31 de março de 2007

43 anos do Golpe Militar

Hoje (31 de março de 2007) faz 43 anos que o general Castelo Branco coordenou o Golpe Militar no Brasil derrubando João Goulart, em 31 de março de 1964. Aproximadamente metade da população atual não havia nascido, mas sofreu as conseqüências do golpe. Os acadêmicos atuais não imaginam a proporção do que ocorreu na era de seus pais com o Golpe Militar de 1964: perseguições, assassinatos, desaparecimento de políticos, estudantes, sindicalistas, religiosos...
Não me parece isolado a greve dos controladores de vôos no Brasil em plena passagem de 30 para 31 de março de 2007. Pensado ou não, estão contribuindo e derrubando os últimos resquícios dos militares no Brasil por meio do controle dos vôos e espaço aéreo brasileiro. Chega dos militares agindo arbitrariamente como denunciado pelos controladores: ameaçando, perseguindo, removendo e prendendo controladores.
Recordo-me que em pleno momento do Golpe Militar, quando eu ainda era criança, entre 1971 e 1973, nós estudantes primários realizamos uma manifestação/paralização/passeata na Escola em que estudava para evitar a troca do diretor Alaert, em Cafezal – atualmente Cafezal do Sul/PR -, troca truculenta pela administração pública de Iporã. Em uma passeata fomos acompanhados e amedrontados por várias viaturas da polícia deslocadas de Iporã para acabar com a manifestação e passeata que realizamos pelas ruas de Cafezal (tempo bom foi aquele).
Até hoje não esqueço o quanto foi válido minha primeira experiência e participação em mobilização social e política. Era uma época de perseguições e de desaparecimento de estudantes que não era divulgado na Escola. Sofremos pressões, mas garantimos a continuidade do diretor que penso ainda estar vivo.

Pílulas da dengue

Acabo de comprar e tomar duas pílulas para evitar a dengue que, segundo o vendedor, vale por 30 dias e que deve ser chupada (e não mastigada/comida/engolida) em jejum de pelo menos uma hora antes e após tomá-las. Soube das pílulas na quinta-feira e hoje estive na Homeopatia, na Avenida Curitiba, 53. Adquiri as pílulas ao custo de um real. Caso funcione, a Secretaria Municipal de Saúde deveria distribuí-la gratuitamente a toda população nas Unidades de Saúde do Município, uma vez que divulgam pela imprensa que estamos vivendo uma epidemia.

Biblioteca municipal fechada

Recebi por e-mail, do SISMMAR, fotos e documento que denunciam a situação deprimente da Biblioteca Pública do Município de Maringá que, por falta de funcionários para atender a população, diminuiu o expediente desde o dia 26 de março. As fotos da Biblioteca - iguais às que recebi - podem ser observadas no site do blog do Rigon. De acordo com o Sindicato, "desde o dia 26 de março de 2007 (segunda-feira), o setor de periódicos e a sala infantil, que funcionavam das 8:00h às 18:00h, estão fechados no período da tarde. O motivo do se deve à falta de funcionários para desenvolver os trabalhos".
Ressalta a entidade sindical "que, entre os anos de 1987 e 1991, o funcionamento da biblioteca era de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 22:00h, e aos sábados das 8:00 às 16:00h. Entre 1992 a 2003, o funcionamento ocorria de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 19:00h, e aos sábados das 8:00 às 13:00h. A partir de 2004 o horário da Biblioteca reduziu ainda mais, segunda a sexta-feira, das 8:00h às 18:00h, e aos sábados das 8:00 às 12:00h. E, agora, caso não sejam contratados novos funcionários, o horário poderá ser reduzido ainda mais".

30 de março de 2007

Frei Betto critica Bento XVI

Frei Betto disse estar triste devido o papa Bento XVI condenar o teólogo jesuíta Jon Sobrino, de El Salvador, devido seus escritos que, segundo a Congregação da Doutrina da Fé, ex-Santo Ofício (Congregação condenatória de Leonardo Boff), suas obras teológicas não darem suficiente ênfase à consciência divina do Jesus histórico. O teólogo está proibido de dar aulas de teologia e, todos os seus futuros escritos devem ser submetidos à censura vaticana. Para Frei Betto, o parecer condenatório da comissão da Congregação da Doutrina da Fé, ex-Santo Ofício, parte, sem dúvida, de preconceitos. O papa nada avançou religiosamente. Politicamente, nem devemos comentar...

Desculpas de Tony Blair

O Reino Unido celebrou os 200 anos da abolição do comércio de escravos e Tony Blair expressou seu pesar pelo antigo papel dos britânicos no tráfico. As desculpas atrasadas apenas reforçam que foram protagonistas no comércio de escravos. Mas o estrago já foi feito e as reparações ficaram como enxertos nos livros de história e geografia e, nos debates sociológicos.

29 de março de 2007

Enquete

Organizei pela primeira vez uma enquete se o eleitor concorda ou não com a existência de senador por tabela como teremos em Maringá a partir dos próximos dias (senador sem ter recebido nenhum voto). A enquete foi uma experiência para provar a mim mesmo que conseguiria montar uma enquete e disponibilizar no ar. Parece que deu certo. Depende agora de sua participação. Vote

Espaço Marx recomeça filmes

Todo domingo, às 18 horas, no Auditório Ney Marques - UEM - entrada franca, a aprtir do dia 1º de abril de 2007, organizado pelo Espaço Marx de Maringá, haverá discussões sobre questões atuais, geralmente acompanhada de filme e debate. No próximo domingo, está programado o filme/documentário: "Corações e mentes". Direção de Peter Davis. Uma análise da sociedade norte-americana frente à guerra do Vietnã. Todos estão convidados.

Ricardo Barros sem apoio do PT-Maringá

Do site do PT-Maringá
O Partido dos Trabalhadores de Maringá, em razão das notícias de que o deputado federal Ricardo Barros (PP) pode se tornar vice-líder do governo Lula na Câmara Federal, posiciona-se contrário, deixando claro que a nomeação será desconfortável ao Partido local. "Se estamos de acordo com as questões principais, não podemos deixar de externar nosso desconforto e nossa divergência com o caso específico do deputado Ricardo Barros (PP), pois consideramos sua trajetória e seu perfil incompatíveis com a responsabilidade que pode lhe ser atribuída. O deputado nunca poupou esforços e energia para defender seus projetos. O problema é que sua prática e os projetos que sempre defendeu são contrários a tudo o que o governo Lula representa ao povo". A Nota ainda enumera outras situações que descredencia o deputado à vice-liderança do governo Lula na Câmara Federal. Leia a Nota completa AQUI.

28 de março de 2007

Pressões sobre o prefeito de Apucarana

Além da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) - organização da sociedade civil -, também encaminhou Nota de Repúdio ao prefeito de Apucarana/PR, Valter Aparecido Pegorer, condenando as perseguições desencadeadas contra os moradores de rua daquela cidade. O MNDH ainda encaminhou Nota ao Ministério Público de Apucarana, solicitando-o atenção especial ao Inquérito aberto para investigar as denúncias da mídia contra a prefeitura.

Dengue e matagal

Penso que o matagal nos terrenos vazios contribui para a proliferação do mosquito da dengue. O início desta administração mereceu meus elogios visto que priorizaram esteticamente a cidade. Eram roçadas e limpeza pública permanente. Dava gosto. Atualmente, parece terem invertido as prioridades na administração e o que foi sinal visível de uma cidade limpa, tornou-se um caos. Estes dias um conhecido de São Paulo que passava por aqui me perguntou: "a cidade não tem administração?" Fiquei sem resposta. Aí, ele continuou: "Maringá é uma cidade muita bonita e arborizada, mas está visivelmente abandonada". E eu, falar o que. Fiquei na minha enquanto me lembrava do ditado: "quem cala, consente".

Messias e suas recordações políticas

Está valendo as leituras das recordações de Messias Mendes em seu blog. Recupera os acontecimentos sociais e políticos como se fosse hoje, indicando-nos de que nas últimas décadas apenas mudaram os personagens políticos. Os conchavos e as negociantas permanecem idênticas. É Messias. Seus fragmentos farão parte da história de Maringá.

27 de março de 2007

Abatido

Após reunir-se com o ministro da Defesa, Waldir Pires, foi possível observar um presidente da República (Lula) visivelmente abatido. O caos aéreo e as paralisações no aeroporto de Guarulhos/SP, devido a quebra de um aparelho - como se não bastasse os constantes fechamentos de Congonhas/SP -, só pode resultar em preocupações para quem viaja e para quem governa. A pergunta fica: Waldir cai ou permanece? O transporte aéreo vai melhorar ou continuar como está? E o transporte terrestre, ninguém fala, ninguém viu...

Sanguinários


Não encontrei outra denominação para o setor industrial de remédios e farmacêutico, com seus abusivos aumentos. Viver/enriquecer-se propositadamente do sangue alheio, como vivem os setores de saúde, é genocídio. Farmácias são encontradas à revelia, frente a frente, disputando-nos no mercado farmacêutico. Não somos seres humanos ou cidadãos, somos cobaias, trampolins financeiros, caminhos para paraísos financeiros e fiscais.


Parece-me que os meios de contenções seriam os governos estaduais e federal, em conjunto com a sociedade civil organizada e representativa, popularizar a fabricação, distribuição e venda dos remédios populares, controlando-os.

26 de março de 2007

Artistas e preservação da Amazônia

Artistas da Globo criam site para mostrar o descontentamento com a situação da devastação na Amazônia e pretendem colher 1 milhão de assinaturas. Minha dúvida é: o que farão com as assinaturas? A Globo bem que poderia usar todo o dinheiro arrecadado neste último Big Brother para projetos de defesa e preservação da mata atlântica, dos rios e da Amazônia, uma vez que milhões de brasileiros movidos pela emoção ligam repassando dinheiro a ela.
Caso queira assinar o manifesto dos artistas e ajudar a preservar o Amazônia, que será para todos uma obrigação, eis o site: http://www.amazoniaparasempre.com.br
OBS.: À parte de meus questionamentos, assinei o manifesto.

Números da dengue

Do Rigon
"Mais de 140 caminhões de lixo foram retirados de seis bairros visitados - este foi o resultado do arrastão contra a dengue, sábado passado, em Maringá.
Os últimos números, segundo o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, apontam 398 casos positivos e 1.818 notificações. Hoje à tarde haverá uma nova parcial dos diagnósticos".
Interferência deste blog:
Para um município com mais de 300 bairros, realizar um trabalho em apenas seis deles significa 2% (dois por cento) dos bairros o que não compreendo que tenha resultado concreto, menos ainda efeito cascata de eliminação do problema. Como leigo, entendo que o trabalho foi paliativo, excelente para bonitas fotos e propaganda.
Volto a afirmar o que disse neste espaço na semana passada que, para combater a dengue é necessário envolver a população de forma direta e não apenas pela mídia. É necessário organizar o povo nos bairros, o que não é fácil. Inclusive, havia sugerido um método:
  • Preparação de equipes de organização/assessoria a reuniões de moradores;
  • Reuniões com os moradores por quadras;
  • Tirar quatro "delegados de combate à dengue", sendo um por quarteirão;
  • Cada delegado se compromete a cobrar/provocar seu vizinho o cuidado necessário;
  • Reunião semanal ou quinzenal de reavaliação e replanejamento da ação anterior;
  • Informação à comunidade e à imprensa dos resultados alcançados.

Mutirão contra a dengue

Realizou-se ontem, um mutirão para "limpeza terrestre" da cidade - visto que as lages e terraços não são considerados - contra os possíveis focos do mosquito da dengue. O que não ficou claro foram os locais onde o mutirão se realizaria. Caso o Parque Residencial Tuiuti - onde resido - tivesse participado colocando o lixo na rua, estaria até hoje, visto que na região não houve sinal de mutirão. Pode ser que na região Tuiuti não tenha o mosquito da dengue e nem sinais de que algum morador tenha sintomas. Tomara...

25 de março de 2007

Desertificação no Brasil

Você sabia que no Brasil, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, 32 milhões de pessoas residem em áreas com potencial de tornarem-se desérticas? Sabia que no total, as áreas em perigo equivalem a 1,3 milhão de km2, ou 15,7% do território brasileiro?

Afetados pela desertificaçao

Você sabia que 250 milhões de seres humanos sofrem diretamente os problemas da desertificação? E que outros 750 milhões de pessoas padecem de forma parcial?
Você sabia que a desertificação atingirá uma área na qual habitam e produz 22% dos alimentos de todo o mundo? Os especialistas indicam que a desertificação provocará ondas imensas de “refugiados ambientais”. Se preparem para o pior...

Avanço do deserto

Você sabia que a cada ano, em todo o planeta, 5 milhões de hectares agrícolas e 35 milhões de hectares de pastagens tornam-se improdutivas por causa da desertificação. O prejuízo econômico decorrente desse processo é de US$ 42 bilhões por ano, segundo o Banco Mundial?

24 de março de 2007

Transa pública

Transar na frente dos outros é comum na contemporaneidade, confira.

Relações Internacionais

Essa do Humortadela é boa.
O Ministro da Fazenda chega em Washington para uma importante reunião com o FMI.
Chegando lá, começa a cair uma terrível tempestade e como o Ministro não quer molhar a barra da calça de seu terno Armani, ele arregaça as calças antes de atravessar a rua e entrar no prédio. Nisso, um de seus assessores lhe aconselha:
- Ministro, não se esqueça de abaixar as calças!
- Eu sei, eu sei – responde o Ministro. – Mas primeiro vamos tentar um acordo...

Dengue - como combater

À distância observo as discussões sobre a dengue e me pergunto: por que as administrações públicas não desenvolvem metodologias que envolvam diretamente a população? Penso que não seja difícil. O povo gosta e se sente bem em participar de ações e projetos que não sejam eleitoreiros. E organizar o povo não é difícil.
Como o problema da dengue ultrapassou os limites da estrutura institucional, as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos, de cada município, deveriam criar equipes e prepará-las a organizar reuniões de conscientização por quadras, em toda a cidade. De cada reunião poderia sair quatro "delegados de combate à dengue", sendo um por quarteirão com o compromisso e não responsabilidade, de provocar o seu vizinho e o vizinho de seu vizinho a - diariamente - observar água parada e a não existência do foco.
Método:
  • Preparação de equipes de organização/assessoria a reuniões de moradores;
  • Reuniões com os moradores por quadras;
  • Tirar quatro "delegados de combate à dengue", sendo um por quarteirão;
  • Cada delegado se compromete a cobrar/provocar seu vizinho o cuidado necessário;
  • Reunião semanal ou quinzenal de reavaliação e replanejamento da ação anterior;
  • Informação à comunidade e à imprensa dos resultados alcançados.

23 de março de 2007

Limpeza das cidades - expulsão dos pobres

Absurdo a atitude da administração pública de Apucarana/PR, denunciada ontem e hoje pela Rede Globo e outros jornais, por meio da capturação, fichamento e deportação (expulsão) dos pobres, sem casa, sem perspectiva de vida, sem trabalho e sem família, que residem nas ruas de Apucarana e de todas as cidades do mundo, independente do tamanho, conhecidos como "moradores de rua".
A atitude de expulsar os moradores de rua é um perigo constante em todas as cidades do Paraná. Camufladamente tem ocorrido diariamente ou semanalmente, sobretudo nas grandes cidades. É que a sociedade (povo e imprensa) não toma conhecimento. Sobre o risco de epidemia da expulsão dos pobres das cidades - os moradores de rua -, o Movimento Nacional de Direitos Humanos do Paraná (MNDH-PR) sugere Audiências Públicas nos municípios para discutirem a questão que é social e política.

Sacolas ecológicas

Dirigentes da Fundação Verde (FUNVERDE), Organização Não-Governamental (ONG), com sede em Maringá, realizaram palestra comemorativa ao Dia da Água, em Paranavaí, abordando a importância da utilização do plástico ecológico (oxi-biodegradáveis) na confecção das sacolas de estabelecimentos comerciais e sacos de lixo, destaca o jornal Diário do Noroeste. As sacolas ecologicamente corretas começaram a ser usadas nesta semana na rede de Supermercados Guguy, a primeira de Paranavaí a fazer a adesão ao produto que gera menos impacto ao meio ambiente. Trata-se de uma mudança que beneficia em muito a natureza, já que as sacolas oxi-biodegradáveis se deterioram em 18 meses, enquanto as convencionais levam até 400 anos para se decompor. A adesão do Supermercado Guguy foi durante o evento que iniciou as comemorações do Dia da Água, realizado na Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí).

22 de março de 2007

Karl Marx

Envolvido em meus trabalhos intelectuais neste momento aqui em meu labirinto e vendo alguns trabalhadores neste instante na rua de meu bairro em busca de recicláveis, pensei no que dizia Karl Marx a mais de 100 anos, de que o operário é aquele indivíduo que, nada possuindo, é obrigado a sobreviver da venda de sua força de trabalho, força esta - mercadoria - que vendemos para sobreviver. Pois é. É o que temos. Enquanto temos nossa força de trabalho para vender, muitos estão dispostos a comprá-la a baixo custo, no ditado popular, a preço de banana, por uma uma moeda intitulada de salário. E que salário...

Dicionário Popular

O Dicionário Popular que organizei sábado, dia 17 de março, com oito palavras, atingiu hoje (cinco dias após a criação) a quantia de 321 palavras. Alguns e-mails chegaram e foram incorporados e novas sugestões por e-mails: (canutobrandao@hotmail.com) estamos recebendo, levando-nos a alterá-lo diariamente.

21 de março de 2007

O preço de um estudante

A Resolução nº 1, de 15/02/2007, do Ministério de Estado de Educação, resolve em seu Art. 1º os recursos (valores) a serem aplicados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, sobre cada estudante. Ká entre nós, a aplicação é irrisória e merece discussão. Parece-me desvalorização da educação, subretudo porque na Portaria Normativa nº 4, de 27 de fevereiro, o ministro da Educação normatiza metodologicamente os repasses deixando claro que não ocorrerá de imediato para todas as modalidades e sim em dozes homeopáticas, em até três anos, tempo suficiente para o dinheiro desvalorizar.
- estudante de creche - R$ 0,80;
- estudante de pré-escola - R$ 0,90;
- estudantes das séries iniciais do ensino fundamental urbano - R$ 1,00;
- estudantes das séries iniciais do ensino fundamental rural - R$ 1,05;
- estudantes das séries finais do ensino fundamental urbano - R$ 1,10;
- estudantes das séries finais do ensino fundamental rural - R$ 1,15;
- estudante do ensino fundamental em tempo integral - R$ 1,25;
- estudante do ensino médio urbano - R$ 1,20;
- estudante do ensino médio rural - R$ 1,25;
- estudante do ensino médio em tempo integral - R$ 1,30;
- estudante do ensino médio integrado à educação profissional - R$ 1,30;
- estudante da educação especial - R$ 1,20;
- estudante da educação indígena e quilombola - R$ 1,20;
- estudante da educação de jovens e adultos com avaliação no processo - R$ 0,70
- estudante da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio, com avaliação no processo - R$ 0,70.
E SE DEFENDE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM DOCENTES VALORIZADOS E CAPACITADOS.
COM TAMANHO INVESTIMENTO, O BRASIL CONTINUARÁ APENAS SONHANDO EM MELHORAR A EDUCAÇÃO.

Rigon - O blog de todos

Penso que todos que escrevem ou lêem blog, todos os dias, ao amanhecer, visitam o blog do Rigon. É o meu caso e de tantos outros que conheço. Após visitá-lo, aí sim, perpassamos outros blogs e noticiários. Lembrei disso porque hoje cometi este hábito e lembrei de que outras pessoas também disseram o mesmo, inclusive reclamando quando não havia notícias apimentadas.

Stephanes - Um PMDB no PSDB e agora no PT

O deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) que fez parte do governo do PSDB (Fernando Henrique Cardoso) pode ser o novo ministro da Agricultura, agora no governo Lula e este não pode recusar porque faz parte da cota (acordo) com o PMDB. Com isto, o nome apresentado será engolido com gosto de presunto e mussarela.
Lembramos que Reinhold Stephanes nasceu na divisa de União da Vitória com Porto União em uma pequena comunidade rural no Estado do Paraná. Economista formado na Universidade Federal do Paraná, especializado em administração pública na Alemanha foi Deputado Federal, Ministro da Previdência e Assistência Social por duas vezes e Ministro do Trabalho e da Previdência Social.
Sua biografia: Deputado Federal, 1979-1983, PR, ARENA; Deputado Federal, 1983-1987, PR, PDS; Deputado Federal, 1991-1995, PR, PFL; Deputado Federal, 1995-1999, PR, PFL; Deputado Federal, 2005-2006, PR, PMDB; Deputado Federal, 2007-2011, PR, PMDB.
Professor Universitário, Univ. Católica do Paraná, 1966-1967; Assessor Econômico do Departamento de Fazenda da Prefeitura de Curitiba, PR, 1964; Supervisor de Planejamento Econômico e Social, Gabinete do Prefeito de Curitiba, PR, 1965; Secretário Municipal da Fazenda, Curitiba, PR, 1966-1967; Diretor-Geral da Fazenda, Curitiba, PR, 1966-1967; Inspetor-Geral de Finanças, 1967-1970, Subsecretário de Planejamento e Orçamento e Secretário-Geral Substituto, Ministério da Agricultura, 1970-1973; Diretor, INCRA, 1970-1973; Secretário de Apoio, MEC, 1974; Presidente, INPS, 1974-1979; Secretário de Agricultura do Estado do Paraná, 1979-1981; Ministro de Estado da Previdência Social, 1992 e 1995; Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social, 1995-1998

CPI - Por que o medo dela?

Sou da teoria de que quando tentamos evitar a criação de um grupo de estudo é por que alguma coisa de errada possa ser detectada. Refiro-me à CPI do Apagão Aéreo. O governo está preocupada com sua efetivação. Por que? Se nada de errado há, por que temer?
Nós população também temos interesse em saber o que de fato está acontecendo no ar com os transtornos permanentes. Quando se procura obstruir pode ser porque tenha algo a esconder.

20 de março de 2007

Futricas

A queda de Balbinotti está provocando uma devassa na vida dos demais indicados ao Ministério da Agricultura. Alguns deles também podem cair antes de ser ministro. É briga de gente grande em busca de ibope e representatividade. A fama também chega pela devassa da vida e Odílio sabe disso. Ficou mais conhecido do que muitos ministros do governo Lula que ninguém sabe se existem e o que fazem.

Bastidores de Brasília

Em Brasília o PAC está parado devido as picuinhas entre as forças políticas - governo e oposição - enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), quer montar pré-CPI (comissão especial de trabalho) para investigar crise no setor aéreo brasileiro.

Linha férrea

Messias Mendes descreve que a linha férrea de Maringá está abandonada e a empresa não paga os salários dos vigias dos cruzamentos, sobrando para a Prefeitura de Maringá. Confira AQUI.

A queda de Odílio

Jornais e blogs continuam divulgando a queda do ministro que não foi ministro, Odílio Balbinotti, atribuindo a culpa a um grupo político de Maringá que toda a população de Maringá e Paraná, desconfiamos. As discussões sobre o deputado federal é parte das rodas de bares enquanto se saborea um salgado e espetinho com cerveja.

19 de março de 2007

Balbinotti - Você sabia?

Você sabia que o deputado Odílio Balbinotti tem 23 processos por má versação com recursos públicos e que é diretor de uma Fundação de pesquisa de melhoramento genético?
Você sabia que em 10 anos, o deputado do município de Barbosa Ferraz do PR, aumentou o seu capital em 2.135%?. Veja mais AQUI.

Nota de Repúdio

De Marli Marin

Nota Oficial da Prefeitura de Santa Maria sobre a Veja:
É com extrema indignação e repúdio que recebemos a nota divulgada pela Revista Veja, edição 1999, do dia 14 de março de 2007, na página 84, a cerca do falecimento do Bispo Emérito de Santa Maria e Ex-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ivo Lorscheiter.
Na contramão de todos os demais meios de comunicação do país e até mesmo de fora do país que exaltaram o engajamento social e o trabalho de dom Ivo na criação de inúmeros projetos sociais, a Revista Veja, utilizando termos desrespeitosos e falaciosos, criminalizou covardemente a trajetória de um religioso que dedicou sua vida ao combate às desigualdades e a promoção da paz, dos direitos humanos e da liberdade de imprensa inclusive. Afirmar que dom Ivo apoiou bandos armados é uma provocação imensurável a todos aqueles que militam pelas causas sociais e que lutam por um Brasil mais igualitário e democrático.
Somos defensores da liberdade de imprensa, mas não podemos aceitar de forma alguma uma deturpação deste nível travestida de registro jornalístico. Ao tecer opiniões ideológicas inverossímeis, camufladas de informação, a revista agride não apenas a história de dom Ivo, não apenas os projetos sociais liderados por ele, não apenas a Igreja e a religião brasileira, mas sim toda a comunidade da cidade de Santa Maria, que louvava Lorscheiter pelo seu trabalho de 40 anos na Diocese local. Comunidade esta que no último dia cinco de março chorou e lamentou profundamente a sua morte.
Esperamos que, no mínimo, a revista reveja de forma pública esta posição, sob pena de sofrer profundo descrédito junto à opinião pública brasileira.
Na condição de Chefe do Executivo, mas muito mais como um santa-mariense que conheceu de perto a pessoa e o bispo Ivo Lorscheiter pediria as demais autoridades e membros da comunidade que também divulguem o seu repúdio a esta manifestação ultrajante.
Valdeci Oliveira
Prefeito Municipal de Santa Maria (RS)
Santa Maria, 14 de março de 2007

18 de março de 2007

Conversa do povo

Eis algumas das palavras utilizadas pelo povo que se encontram no Dicionário Popular: http://dicionariopopular.blogspot.com organizado por este:
Bulância = ambulância,
Mergência = emergência,
Úrtima = última,
Oto = outro,
Coizia = coisa pequena, diminutivo de coisa,
Cheguemo = chegamos,
Tônho = Antônio,
Pidi = pedir, solicitar,
Baitela = grande, enorme,
Coisá = fazer sexo, trabalhar, fazer algo,
Di = dei,
Vou i = eu vou, ir a algum lugar...

Careca

Joãozinho ao ver o tio, completamente careca, perguntou:
- O que aconteceu com seu cabelo?
Desconsolado, o coitado respondeu:
- Caiu!
E o moleque:
- E por que o senhor não catou?

Patente

Desvendar: a nova bateu na velha e a velha brigou com a nova. Na briga, a nova pôs a velha para correr. Quem é? CONCLUSÃO: correu para o banheiro e sentou-se na patente.

Barros com Lula?

Minha maior decepção nesta manhã foi ler no Angelo Rigon que o deputado federal Ricardo Barros pode ser líder do governo Lula no Câmara Federal. Como filiado no PT, desde 1986, fico triste e sem motivação de participação partidária em um Partido que tanto admirei e defendi.

17 de março de 2007

Dicionário Popular

Estamos organizando um Dicionário Popular de sinônimos. Leia e participe enviando material para publicação no e-mail: canutobrandao@hotmail.com.

Monocultura da cana-de-açúcar avança

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), representante dos usineiros, nos próximos seis anos surgirão 73 novas usinas - média de uma por mês. A expansão da demanda sustenta os projetos que vão consumir US$ 14,6 bilhões no período. O que deve dar ao Brasil uma rotina de recordes de safras de cana-de-açúcar ano após ano. Veja a análise social dos impactos.

Álcool, crescimento e pobreza.

Artigo de Vinicius Torres Freire:
"Nos anos 1980, o lavrador fazia cinco toneladas de cana por dia. A mecanização da colheita o obrigou a ser mais produtivo. O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. Para abater toda essa cana, precisa dar 8.000 golpes com seu facão", escreve Vinicius Torres Freire, jornalista, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 11-03-2007. Segundo ele, "Se o corta-cana de produtividade média trabalha no regime "5x1" (cinco dias de trabalho por um de folga), recebe uns R$ 500 por mês". Eis o artigo:

Etanol e meio ambiente

No Brasil, 75% das emissões de gases do efeito estufa vêm do desmatamento, principalmente na Amazônia. Apesar de ter ratificado o Protocolo de Kyoto, o Brasil ainda não se comprometeu com metas concretas de redução de suas emissões.
Num momento em que o Brasil vem tomando medidas para acelerar seu crescimento, o Greenpeace alerta para a necessidade de regulamentação para que a indústria de biocombustivel garanta a sustentabilidade sócio-ambiental. Mais informações aqui.

Protesto ao Etanol

BBC Brasil divulga matéria qualificando os cortadores de cana brasileiros como "escravos do etanol" e rebate do Embaixador brasileiro que protesta contra artigo de jornal britânico.
O jornal britânico The Guardian publicou, neste sábado, uma carta do embaixador do Brasil na Grã-Bretanha, José Mauricio Bustani, na qual ele protesta contra uma recente reportagem que qualificava os cortadores de cana brasileiros como "escravos do etanol".
A reportagem, realizada em Palmares Paulista (SP) e publicada no dia 9 de março, dizia que a indústria brasileira do etanol está "apoiada sobre um exército de 200 mil migrantes pobres" que trabalham em condições que muitos classificam como similar à escravidão.
Em sua carta, Bustani diz que os cortadores de cana "são livres para ir e vir, e têm direito a se filiar a sindicatos".
Longa jornada e mortes na cana. Leia sobre esta questão AQUI e aqui.

Cana-de-açucar

Do Manoel - Marília - sobre o que disse Fernando Rodrigues
Sou um cético. Acho um erro completo essa ênfase dada ao álcool combustível nas relações EUA-Brasil. Vamos virar uma “plantation” de cana-de-açúcar? Produção mecanizada (pouquíssimos empregos) ou arcaica (empregos de péssima qualidade). A commodity terá rapidamente concorrência de outros países pobres –com mão-de-obra tão ou mais barata que a brasileira.
Para os EUA é um grande negócio. Os norte-americanos estão paranóicos com o aquecimento global. Bush sabe disso. Fez bem à sua péssima imagem falar com os irmãos do sul sobre energia renovável.
Para o Brasil, tenho dúvidas. O álcool brasileiro pode ser exportado para os ricos. Eles vão continuar andando de jipões Hummer e indo para o trabalho onde vão inventar e produzir i-Pods e outros gadgets de valor agregado muito maior do que o do etanol brasileiro... Como não dominamos o mercado de manufaturados nem políticas públicas incentivando a educação e a pesquisa em tecnologia de ponta..., vamos plantar cana.

Dicionário popular

Começarei a editar as palavras que ouço o povo falar e que, na nossa concepção, estão "erradas". Alertamos que para os que a emitem, as mesmas estão "corretas". Vamos lá:
Nóis = nós.
Ocêis = vocês.
Ocê = você.
Poque = por que?
Potra ou putra banda = do outro lado, na outra parte, na parte de lá, do lado de lá.
Banda = lado, ou seja, lado de lá e lado de cá.
Réiva = raiva, nervosismo.
As vez = as vezes, às vezes.
Miorô? = melhorou? sarou? ficou boa ou bom?
Pá ou prá = para.
Liga = ligar, dar atenção, fazer funcionar, olhar...
OBSERVAÇÃO: Ajude-nos a levantar palavras para ampliar o dicionário. Encaminhe para publicação neste espaço. Meu e-mail: canutobrandao@hotmail.com

Janela indiscreta

Extraída do humortadela
O casal acaba de se mudar para um novo apartamento e, depois de ver o banheiro, a mulher alerta o marido:
- Alfredo, não gostei nem um pouco dessa janela grande no banheiro! Os vizinhos vão me ver tomando banho todos os dias. É melhor você comprar uma cortina!
- Não se preocupe, querida! Depois que os vizinhos te virem tomando banho pela primeira vez, eles é que vão comprar uma cortina!

Guardando segredo

No escritório, o sujeito cochicha com o amigo:
- Jeremias, você é capaz de guardar um segredo?
- Claro! Amigos são pra essas coisas! Pode falar...
- Cara, é que eu tô precisando de mil reais emprestados...
- Pode ficar tranqüilo! Vou fingir que nem ouvi!

Visitas ilustres

Meus ilustres leitores estão perto e longe. O Valdeci Raimundo, de Curitiba, disse visitar meu blog periodicamente em busca de notícias de Maringá. Nasceu aqui em Maringá onde residiu até dez anos atrás, quando saiu da PMM para residir e trabalhar em Curitiba. Da mesma forma alguns alunos da Faculdade de Paranavaí me disseram ontem que estão me visitando. Que bom. Continuem. A visita nos anima.

16 de março de 2007

Professores universitários colaboradores

Soube há pouco que os professores colaboradores nas universidades e faculdades estaduais do Paraná e que fizeram novos testes seletivos não poderão ser contratados. A decisão, segundo informações, é do Tribunal de Justiça. Tomara que seja revertida a situação, do contrário eu também serei prejudicado.

Dengue: 360 casos

Uma das rádios noticiou hoje de manhã que Maringá atingiu 360 casos confirmados de dengue e mais de 1.100 suspeitos. A população precisa cooperar para que o problema seja sanado.

15 de março de 2007

CPI contra as ONGs

As Organizações Não-Governamentais (ONGs) que sobreviveram com dinheiro público repassado pelo governo federal poderão ter suas contas visitadas a partir da instalação, hoje, da Comissão Parlementar de Inquérito (CPI), articulada pelo vice-presidente do Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR). O funcionamento com 11 senadores titulares e 7 suplentes depende agora da indicação dos líderes dos partidos para iniciar as perseguições sociais e políticas contra as ONGs, contando para isto com R$ 100.000.00 (cem mil reais).
Escrevam: Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Na Câmara e Senado as investigações dos últimos anos tem sido decepcionantes. Como agora é contra a sociedade civil, farão o impossível para prejudicar as entidades e o governo federal.

A vida do Messias - Recordar é viver

O jornalista Messias Mendes começou hoje a expor sua vida aos maringaenses. Lenda viva de nossa Maringá, Mendes sabe e conhece muita coisa da organização social, política, econômica e cultural de Maringá e região. Conheça aqui a primeira parte da história do Messias, o Mendes.

Educação - pior do mundo?

Lula reconhece em Brasília a necessidade de investimentos para melhorar a qualidade da Educação no Brasil. Disse durante cerimônia que "Nós estamos entre os piores do mundo". Eu já sabia da afirmativa e, assim como este pobre educador, meus conterrâneos e colegas de profissão temos alertado há anos. Espero que as observações ultrapasse o campo do discurso político. Outras informações sobre o discurso do presidente aqui.

Índio surpreende cúpula Européia

Guaicaípuro Cuatemoc
Madri, Espanha - Maio de 2002

O discurso abaixo foi feito por Guaicaípuro Cuatemoc - cacique de uma nação indígena da América Central - aos principais chefes de Estado da Comunidade Européia, deixando-os perplexos e sem palavras, durante a conferência dos chefes de Estado da União Européia, Mercosul e Caribe, em maio de 2002 em Madri. Foi um discurso histórico que merece ser conhecido por todas as nações.
Eis o discurso:
"Aqui estou eu, descendente dos que povoaram a América há 40 mil anos, para encontrar os que a encontraram só há 500 anos. O irmão europeu de aduana me pediu um papel escrito, um visto, para poder descobrir os que me descobriram. O irmão financista europeu me pede o pagamento ao meu país-, com juros, de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei que me vendesse.
Outro irmão europeu me explica que toda dívida se paga com juros, mesmo que para isso sejam vendidos seres humanos e países inteiros sem pedir-lhes consentimento.
Eu também posso reclamar pagamento e juros. Consta no "Arquivo da Companhia das Índias Ocidentais" que somente entre os anos 1503 e 1660 chegaram a São Lucas de Barrameda 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata provenientes da América.
Teria sido isso um saque? Não acredito, porque seriapensar que os irmãos cristãos faltaram ao sétimo mandamento! Teria sido espoliação? Guarda-me Tanatzin de me convencer que os europeus, como Caim, matam e negam o sangue do irmão.
Teria sido genocídio? Isso seria dar crédito aos caluniadores, como Bartolomeu de Las Casas ou Arturo Uslar Pietri, que afirmam que a arrancada do capitalismo e a atual civilização européia se devem à inundação de metais preciosos tirados das Américas!
Não, esses 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata foram o primeiro de tantos empréstimos amigáveis da América destinados ao desenvolvimento da Europa. O contrário disso seria presumir a existência de crimes de guerra, o que daria direito a exigir não apenas a devolução, mas indenização por perdas e danos.
Prefiro pensar na hipótese menos ofensiva. Tão fabulosa exportação de capitais não foi mais do que o início de um plano "MARSHALL TESUMA", para garantir a reconstrução da Europa arruinada por suas deploráveis guerras contra os muçulmanos, criadores da álgebra, da poligamia, e de outras conquistas da civilização. Para celebrar o quinto centenário desse empréstimo, podemos perguntar: Os irmãos europeus fizeram uso racional, responsável ou pelo menos produtivo desses fundos? Não.
No aspecto estratégico, dilapidaram nas batalhas de Lepanto, em navios invencíveis, em terceiros reichs e várias formas de extermínio mútuo. No aspecto financeiro, foram incapazes, depois de uma moratória de 500 anos, tanto de amortizar o capital e seus juros, quanto independerem das rendas líquidas, das matérias-primas e da energia barata que lhes exporta e provê todo o Terceiro Mundo.
Este quadro corrobora a afirmação de Milton Friedman, segundo a qual uma economia subsidiada jamais pode funcionar, e nos obriga a reclamar-lhes, para seu próprio bem, o pagamento do capital e dos juros que, tão generosamente, temos demorado todos estes séculos em cobrar. Ao dizer isso, esclarecemos que não nos rebaixaremos a cobrar de nossos irmãos europeus, as mesmas vis e sanguinárias taxas de 20% e até30% de juros que os irmãos europeus cobram aos povos do Terceiro Mundo. Nos limitaremos a exigir a devolução dos metais preciosos, acrescida de um módico juro de 10%, acumulado apenas durante os últimos 300 anos, com 200 anos de graça.
Sobre esta base, e aplicando a fórmula européia de juros compostos, informamos aos descobridores que eles nos devem 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata, ambas as cifras elevadas à potência de 300, isso quer dizer um número para cuja expressão total será necessário expandir o planeta Terra. Muito peso em ouro e prata... quanto pesariam se calculados em sangue? Admitir que a Europa, em meio milênio, não conseguiu gerar riquezas suficientes para esses módicos juros, seria como admitir seu absoluto fracasso financeiro e a demência e irracionalidade dos conceitos capitalistas.
Tais questões metafísicas, desde já, não nos inquietam, índios da América. Porém, exigimos assinatura de uma carta de intenções que enquadre os povos devedores do Velho Continente e que os obriguem a cumpri-la, sob pena de uma privatização ou conversão da Europa, de forma que lhes permitam entregar suas terras, como primeira prestação de dívida histórica..."
Quando terminou seu discurso diante dos chefes de Estado da Comunidade Européia, o cacique Guaicaípuro Guatemoc não sabia que estava expondo uma tese de Direito Internacional para determinar a Verdadeira Dívida Externa.
Agora resta que algum Governo Latino-Americano tenha a dignidade e coragem suficiente para impor seus direitos perante os Tribunais internacionais. Os europeus teriam que pagar por toda a espoliação que aplicaram aos povos que aqui habitavam, e com juros civilizados. Supõe-se que Evo Morales tenha lido esse discurso dias atrás...

Mais de 200 povos indígenas


Poucos sabem que no Brasil vivem apenas pouco mais de 200 povos indígenas e falam aproximadamente 170 linguas, sendo pouco mais de 340 mil, ou seja, 0,2% (zero virgula dois por cento) da população brasileira, segundo a professora Kimiye Tommasino.

Lula sabe o que faz


Em alterações de ministros não se mete a colher. É melhor que o todo poderoso do Brasil altere como melhor lhe convier. Quatro anos atrás o Partido dos Trabalhadores (PT) interferiu e deu no que deu a partir do terceiro ano do mandato de Lula. Desconsiderando o PT, agora organiza o governo planejando ganhar apoio e governabilidade. Lula sabe o que faz e quer um governo à sua cara e semelhança, se não for surpreendido no decorrer do carro de fogo (profeta Elias - Antigo Testamento).

14 de março de 2007

Balbinotti é Ministro - e se fosse um pequeno agricultor?

Odílio Balbinotti (PMDB-PR), de Maringá ou Barboza Ferraz - não sei -, considerado um dos grandes produtores rurais será Ministro da Agricultura. O anúncio em nível nacional por parte do presidente do PMDB, Michel Temer, levou-me a algumas perguntas (a mim mesmo): o que seria de um Ministro da Agricultura pequeno agricultor, caso nomeado por Lula? Deixariam administrar? Sobreviveria no Ministério? Onde ficam os componentes das classes inferiores? Se neste governo não tiveram e não estão tendo vez, terão um dia?
Elias, pare de pensar e questionar. O povo não pode saber dessas coisas, muito menos pensar, questionar, sonhar, cobrar, exigir... O povo tem que trabalhar, cortar cana...
Pensar e maquinar pelas classes inferiores são para os que controlam a política, o saber e a economia. Vá fazer qualquer outra coisa, caminhar, arejar a cabeça. Não se estresse...

Receberam

Encaminhamos doação de alguns de nossos livros (Elias e Maria Cecílio) para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco, por intermédio de nossa visita em 10/12/2006 à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, de Pato Branco e, após recebê-los, a UTFPR enviou agradecimentos.
De acordo com Neiva Regina Pizato Bresolin, responsável pelo Setor de Comunicação Social, a doação das publicações enriquecerá o acervo do Campus Pato Branco da UTFPR e contribuirá, principalmente, na reciclagem e preparo profissional dos docentes e discentes dos Cursos mantidos naquela Instituição, bem como, do universo de interessados nos mencionados temas tratado nos livros:
a) Educação: campo e cidade – território do saber;
b) Direitos e integridade humana;
c) Lavrar e brincar – o trabalho precoce e as conseqüências para o desenvolvimento humano;
d) História social – da invasão do Brasil ao maxixe e lambari.

Violência contra idosos

A denúncia de violência que resultou no fechamento de um asilo de idosos e deficientes em São José dos Pinhais e prisão de seus proprietários divulgada a pouco pela Rede Globo leva-me a lembrar do fechamento de um asilo em Maringá, em 2001, pelo Ministério Público por abuso e maus tratos contra os idosos, cuja proprietária posteriormente o reorganizou em Sarandi e que foi novamente fechado pelas mesmas denúncias e crimes, salvo engano, em 2005.
É bom que a população de Maringá e Sarandi fique de olho nos asilos de isosos existentes, independente de serem públicos ou particulares e denunciem ao Ministério Público caso observem situações adversas.
Ficar de olho nos asilos novos que estão sendo organizados nesta região contribuirá para evitarmos maus tratos e abusos contra os idosos residentes ou "presos" nestes locais. Buscar informações sobre o passado dos proprietários dos asilos existentes, assim como dos que estão sendo organizados (processos judiciais ou denúncias de abuso e maus tratos) ajudará a fiscalizar os asilos e defender os direitos dos idosos.

Proibido ficar doente

As informações amplamente divulgadas pela mídia de que os remédios ficarão mais caros entre 1% a 3,2%, a partir de abril, prejudicará diretamente os aposentados que são os que mais dependem dos mesmos para sobreviver. O aumento significa o governo e o empresariado estarem contribuindo para a diminuição da expectativa de vida no Brasil, por meio do assassinato – em massa – dos que dependem de medicamentos. E se o governo adotar a política de subsídios para medicamentos? O certo é que está proibido ficar doente.

Posse

Perguntaram-me esta manhã se João Ivo Caleffi havia tomado posse. Pelas informações que tenho, o mesmo está ativo na função sem que uma cerimônia local intitulada "posse" tenha sido ou seja realizada. Mas também, penso, nem precisa. O importante é o resultado concreto de seu trabalho e as condições reais (materiais e humanas) para desempenhar bem a representatividade, visto ser, forçando uma interpretação, um sub-governador, vez perpassar as secretarias de Estado. Peguei pesado...

13 de março de 2007

Gestor e vontade política

Após ouvir um comentário de que qualquer gestor público sabe de tudo que ocorre ao seu redor, não concordei e fiz minhas considerações. Tomara não estar errado, mas transformações sociais, políticas e econômicas não depende exclusivamente de vontade política do gestor público. A vontade política, sem uma equipe de governo engrenada política e ideologicamente com o gestor, resultará em fracasso administrativo, quando não eleitoral.

Mui amigo

Hoje é dia do caminhão recolher lixo em minha região e como é difícil ver parte da população disponibilizar (misturar) orgânico com reciclável e, o pior, amarrar os sacos plásticos com o lixo nos galhos das árvores. Um morador da Rua Rio Cuba foi capaz - nesta manhã no momento em que passava caminhando - de amarrá-lo tão bem escondido que dificilmente os funcionários públicos encontrarão aquelas sacolas. É a ausência de consciência política. O pior, cruzou a rua e amarrou na árvore da frente da casa de seu vizinho. Mui amigo...

Nota de Ana Pagamunici

De Ana Pagamunici
A prresidente do Sismmar postou comentário neste blog e no blog do Rigon sobre uma notícia veiculada no Cascudo e que reproduzo a seguir:
"Para evitar o clima de terrorismo que se implantou nessa administração, é importante esclarecer que o SISMMAR não recebeu nenhum comunicado oficial. O que sabemos, desde o início, é que o prefeito quer demitir todos aqueles que se posicionam contra as arbitrariedades da Administração. De um prefeito que permite que uma diretora agrida um funcionário o que poderemos esperar? O processo foi todo viciado, não há provas contra os trabalhadores. A comissão foi nomeada pelo Exmo. Recebeu e recebe adicional no salário para fazer o serviço "que lhe cabe". Qualquer punição será injusta, ilegal e anti-democrática. Afinal, não há outro nome para qualquer ato do prefeito nesse sentido, senão o de perseguição aos que lutam.
Para completar, o mesmo prefeito que pretende demitir funcionários que lutam pela categoria utilizou carro oficial para fins particulares, está sendo processado pelo Ministério Público por contratação sem licitação, não repassa o direito legal do reajuste e ainda cortou a CAPSEMA. Por isso, antes de colocar o peso forte da caneta para dizer quem deve ou não ficar no serviço público, faço um desafio ao prefeito: que consulte a categoria e deixe que os servidores escolham quem deve ser demitido - os servidores que participaram da greve ou o prefeito.
12 Março, 2007 - 20:28"
Comentário: É como escrevi ontem quando li no Cascudo sobre as demissões. Primeiro não quero acreditar que as demissões ocorram porque greve, organização social, política e partidária é um direito adquirido por Lei, portanto, constitucional. Por outro lado, lembro-me do que meu pai dizia: "filho, onde há fumaça, há fogo. Todo cuidado é pouco e esteja sempre preparado para o pior".
Diante da nota, lembro de documentos oficiais e observo que organizar-se e fazer greve são direitos adquiridos desde a Segunda Guerra Mundial, como na Declaração Universal dos Direitos Humanos que descreve no Art. 20 o "direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas". Entendo aqui que o sindicato é uma das associações pacíficas e a greve, como ocorreu em Maringá, pareceu-me pacífica. Acrescente-se que o Artigo 23 da mesma Declaração prescreve que o Sindicato é um órgão "para defesa dos seus interesses", ou seja, interesses da categoria, como fez o Sismmar, amparado pela Constituição do Brasil, que no Art. 8º explicita ser "livre a associação profissional ou sindical" e no inciso III diz que "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas", o que, pela minha leitura, o fez no período da greve, a tal ponto que não soube de intervenção judicial declarando-a ilegal e inconstitucional.
Entendo assim que em caso de demissões caberão recursos e os cofres públicos serão onerados devido os processos que poderão ocorrer por perseguição política, danos e prejuízos morais e psicológicos.

12 de março de 2007

Livro de Alex Sander - no prelo

No dia 16 de abril de 2007, deveremos ter uma publicação altamente original. É o livro de Alex Sander Aparecido Marques, deficiente que estuda na Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), de Maringá. O livro que está no prelo (organizado por mim) foi escrito desde sua infância e foi notícia em "O Diário" no início de dezembro de 2006. O autor (Alex Sander) não vê o momento de que seus pensamentos sejam lidos pelo maior número de pessoas. Agende sua presença e acompanhe notícias sobre o local do lançamento.

Demissões?

No blog Cascudo 2007 está a informação de que hoje haverá demissões de servidores que participaram da greve no ano passado. Penso que não possam ocorrer demissões porque são concursados e é necessário todo um processo legal. Ainda acrescento que sendo verdade, os servidores poderão recorrer judicialmente com possibilidades de ganharem na Justiça, mesmo que em longo prazo, retornando aos trabalhos na Prefeitura e, o pior, onerando os cofres públicos por danos morais, psicológicos, entre outros. O interessante é que o blogueiro sabe até quem serão demitidos.

Messias

Tenho visitado o blog do Messias Mendes mas não tenho encontrado notícias. Parece-me que o camarada está com dificuldades em navegar e postar. Sou um aprendiz, Messias, mas se precisar de um apoio, é só chamar... Tu sabes como me encontrar.

Susto no mercado

Recomendado para buscar frutas e verduras no mercado assustou-me os preços dos produtos. Só não desmaiei por estar com minha pressão em equilíbrio. O quilo de tomate a R$ 2,92 (dois reais e noventa e dois centavos), o quilo de vagem a R$ 4,38 (quatro reais e trinta e oito centavos) e o quilo de banana maça a R$ 2,25 (dois reais e vinte e cinco centavos). Comprei apenas 3 (três) tomates, 42 gramas de vagem e 6 (seis) bananas). Parece brincadeira, mas é pura verdade. Ao comentar o preço da vagem, ainda levei um puxão de orelha por ter comprado. Vamos economizar nas compras para forçar a queda dos preços. A coisa está feia.

11 de março de 2007

O papel do PT na desorganização da classe trabalhadora

Avanilson Araújo, advogado
Mestrando em Ciências Sociais – UEL.

A conjuntura política brasileira tem proporcionado ao PT cumprir um papel fundamental para o capital, ou seja, configurar-se como um dos principais mecanismos utilizados na desorganização dos interesses da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que organiza os interesses das classes dominantes.
E cumpre este papel, a partir de um instrumento típico deste modelo de dominação de classes: o discurso ideológico de que o Estado seria um defensor de “todos”, do “bem comum”, para justificar sua atuação contra interesses da classe trabalhadora. Algumas passagens dos episódios políticos dos últimos dias refletem muito bem esta perspectiva de análise.
Apenas para citar exemplos concretos desta atuação do PT com o objetivo de desorganizar os trabalhadores e organizar os interesses da burguesia brasileira, basta citar o PAC – Programa de Aceleração ao Crescimento e as recentes investidas para proibir o direito de greve dos servidores públicos.
Em relação ao PAC o discurso teórico-ideológico é todo marcado pelo rigorismo fiscal, em detrimento de uma utilização do Estado como propulsor de geração de direitos e garantias para as classes trabalhadoras. O próprio texto do PAC afirma expressamente, isto já na sua exposição de motivos:
As ações e metas do PAC estão organizadas em um amplo conjunto de investimentos em infra-estrutura e um grupo de medidas de incentivo e facilitação do investimento privado. O programa também prevê a melhora do gasto público, com contenção do gasto corrente e aperfeiçoamento da gestão pública, tanto no orçamento fiscal quanto no orçamento da previdência e seguridade social.
Facilitação para o setor privado, com a concessão de áreas de exploração econômica com subsídios públicos (infra-estrutura, saúde pública, saneamento básico, lixo urbano) e restrição ao direito dos trabalhadores, através de cortes com gastos em setores essenciais como previdência e seguridade social, projeto este refletido em todas as esferas, inclusive, a nível local, quando o Prefeito Silvio Barros II (por enquanto sem partido burguês) suprime ilegalmente o repasse para o fundo de saúde do servidor vinculado a CAPSEMA, caixa de assistência municipal.
A outra tática, talvez a mais eficaz, caso os trabalhadores não a derrotem na luta política, é aquela em que o governo Lula investe, de forma organizada com todos os demais setores que representam o Estado burguês, na destruição do direito de greve dos servidores públicos, com o Projeto de Emenda Constitucional que proíbe expressamente a greve em determinados setores considerados, por ele, essenciais.
E isto, é perfeitamente demonstrável quando se analisa o discurso do governo lula para justificar sua atuação política como garantidora dos interesses das classes dominantes brasileiras. Veja-se, neste sentido, os depoimentos de dois de seus Ministros que melhor simbolizam esta situação. Os dois, ex-sindicalistas e, o que é pior, um deles Ex-presidente Nacional da CUT:
Secretários de 24 Estados se unem ao governo para limitar greve ao servidor (...)
O ministro Paulo Bernardo se mostrou satisfeito com o apoio ao projeto. Segundo a Folha Online apurou, o ministro admite que a aprovação da PEC será difícil no Congresso, por causa da pressão dos sindicatos contrários a regulamentação. Por isso, considerou o apoio dos Estados fundamental para garantir o apoio dos Parlamentares.
Exatamente, o governo lula (PT), ao mesmo tempo em que afirma que sindicatos rebeldes ao pacto do PT com a burguesia internacional podem barrar o projeto de proibição de greve no setor público, considera fundamental o apoio dos Estados para restringir este mesmo direito.
Um cenário político em que a classe trabalhadora precisa enxergar seus inimigos de classe e, como diria Chico Sciense, se organizando, desorganizar os interesses das classes dominantes, com o enfrentamento ao PAC e a proposta de proibição de greve dos servidores públicos.

Hoje tem BBB

Entre hoje (domingo) e terça-feira dia 13, a Rede Globo poderá levar mais de 20 milhões de brasileiros a transferir do próprio bolso para a operadora de telefonia e a esperta emissora (Rede Globo) nada mais que R$ 6 milhões de reais.
Há poucos dias, em um dos paredões, 29 milhões de ligações foram realizadas pelo povo brasileiro simplesmente para eliminar um dos candidatos. Calculando cada ligação ao custo de R$ 0,30 centavos, o resultado foi exorbitante: R$ 8.700.000,00 (oito milhões e setecentos mil reais), em um único paredão. Coisa de louco. Como é fácil ganhar dinheiro sobre milhões de brasileiros e brasileiras, ricos e pobres, brancos e negros. Desta forma é fácil dizer que o vencedor do BBB levará R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Também, não é a Rede Globo que paga!
Uma coisa é certa. Enquanto milhões de brasileiros ficaram mais pobres em no mínimo R$ 0,30 centavos - caso tenha realizado uma única ligação - a Rede Globo e a operadora de telefonia do 0300 enriqueceram em poucas horas. Se estiverem dividindo o montante arrecadado, no paredão de 29 milhões de ligações, cada empresa (Rede Globo e operadora de telefonia) embolsou nada menos que R$ 4.350.000,00 (quatro milhões e trezentos e cinqüenta mil reais). Que facilidade.
Seja você feliz e bonzinho. Ajude a Rede Globo e a operadora de telefonia 0300. Continue ligando, participando e transferindo rendimentos. Faça parte da estatística da Globo. Você está sendo um BBB (Bacana Bobo Barato).

Os inquilinos da antiga rodoviária de Maringá

Ronaldo Nezo lembra que os inquilinos da antiga rodoviária ainda não sabem o que fazer da vida. Tem muita gente passando por dificuldades financeiras; outros, em estado depressivo. Enquanto isso, a administração pública, que prometeu apresentar uma alternativa na última quarta-feira, só dialogou com os proprietários do prédio - o encontro foi na noite de quinta-feira.
Embora concorde que é preciso revitalizar o local e até aceite a idéia de colocar no chão o antigo prédio da rodoviária, o governo municipal não pode postergar o diálogo com esses comerciantes. Quem está com as contas batendo em sua porta não pode esperar pelo que vai acontecer amanhã.
Um amigo costuma dizer: “o que não tem solução, solucionado está”. Essa deve ser a lógica sempre. Se não sabe o que propor aos inquilinos, é melhor o prefeito Silvio Barros ser sincero e mandar cada um se virar e decidir o que vai fazer da vida.

Deveres do Di Menor

Meu camarada prof. Joaquim Pacheco - o Pio - do Conselho Tutelar, salvo engano de Cambé, disse ter blasfemado em uma entrevista devido aos direitos e deveres das crianças e adolescentes. A certa altura da entrevista atirou sobre o empresariado que se passa por bonzinho:
- "você nunca surrupiou o fundo público, negando, buscando mecanismos para não pagar impostos ao Estado responsável em manter projetos sociais das políticas públicas". E continuou a entrevista colocando que a não contribuição dos empresários inviabilizou projetos sociais, sendo eles também responsáveis pelo descaso, abandono social e situações que resultam em crianças e adolescentes cometendo crimes.
Para o professor, "existe uma pesquisa de 2004 que aponta que 87% dos empresários são corruptos e atentam a lei por ação ou omissão. Você empresário reordenou sua responsabilidade social na criação de mais emprego no saldo da sua taxa de lucro. Ou faz como a Rede Globo que recolhe contribuições da sociedade no Programa Criança Esperança e abate no IRPJ. E aos jornalistas, e outros profissionais liberais, que como ventrílogo reproduzem as idéias do big brother capital". A reportagem completa AQUI.

10 de março de 2007

"Etá nól" !!!!

Esse tal de "etá nól" que tanto bem dizem trazer, tenho lá desconfianças. Olho o passado terra e lembro de plantações de café, mamona, feijão, arroz, amendoim, milho, algodão, fumo... (produtos que ajudei a plantar e colher até meus quatorze anos) e hoje vejo o predomínio da cana. De açúcar? Não. Mudou. Agora é "cana de etanol". Cana de açúcar faz parte do passado, é coisa do século XX. Estamos no XXI, começando com etanol. Etanol no café da manhã, almoço e jantar. Etanol na sala de aula com os fundamentais, médios e universitários. Mestres e doutores também etanolezearão.
As línguas comerciais (usineiros, presidentes do Brasil e EUA) dizem que o álcool virou a principal estrela do mercado e é o energético global. Em breve - escrevam - ocupará o lugar do viagra, do guaraná, do açaí...
Meu vizinho tem alguns pés de cana e irei propor fabricar o etanol. Por que não? É só aprender um pouco de química e começar a ganhar dinheiro. Dinheiro não. Dólar. "O etanol pode ser obtido da fermentação de grãos e açúcares... O ponto de fusão do etanol sólido é de–114.1°C, e de ebulição e de 78.5°C".
Em breve veremos nosso povo passando mais necessidade do que já passa, pagando o álcool próximo ao preço da gasolina; pouca terra para plantios de gêneros de primeiras necessidades; desaparecimento do trigo, soja, gado... Só veremos cana, cana, cana... e, exportação, exportação...

Café de Direitos Humanos

Seis entidades que desenvolvem ações de Direitos Humanos de Maringá e Sarandi, participaram do Café da Manhã de Direitos Humanos realizado no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora do Rosário, no Conjunto Requião IV, em Maringá, nesta manhã.
Entre outras programações, agendaram cursos de formação para lideranças sociais e mais quatro cafés até o final de 2007 . Um dos momentos perplexos foi a informação (denúncia) de que guardas municipais de Maringá estão agindo como se fossem policiais, perseguindo e ameaçando jovens e adolescentes no centro e nos bairros de Maringá. Sobre esta questão, as entidades presentes decidiram que o MNDH-Paraná oficialize o Conselho da Criança e Adolescente, solicitando providências. Mais informações, acesse AQUI.

9 de março de 2007

Café da manhã

Amanhã de manhã, no salão paroquial do Conjunto Requião IV, reunião das entidades e movimentos sociais de Direitos Humanos, a partir das 08 horas.

Entre nós

Todos sabemos que o presidente Buch está entre nós. Que venha a nós o vosso reino americano, maquinando em nos explorar um pouco mais. Mas o que nos importa se já somos atrocidados desde 1500? Os cidadãos já banalizaram a fome, a dívida externa, o desemprego, a moradia, a saúde e a educação. Agora banalizar o "poderoso" presidente americano é só mais um acidente de percurso.

Dengue

Quem não se cuidar em Maringá poderá ficar dengado. O número passou de 211 casos e a tendência, devido ao tempo quente e os cuidados que os maringaenses não exercem, de aumentar o número. Evite a dengue. Não deixe água parada e limpe seu quintal. Este trabalho deve ser estendido às cidades em torno de Maringá.

8 de março de 2007

A todas as mulheres do mundo

De Vânia Menezes
O mundo é feito por diversos tipos de mulheres...
Mulheres que curam com a força do seu amor...
Mulheres que aliviam dores com a sua compaixão...
Mulheres que cantam o que a gente sente...
Mulheres que escrevem o que a gente sente...
Mulheres GLAMOUROSAS...
Mulheres MARAVILHOSAS...
Mulheres que nos fazem rir...
Mulheres BATALHADORAS...
Mulheres TALENTOSAS.
O mundo também é feito por outros tipos de mulheres, nem tão conhecidas ou famosas.
Mulheres que deixam para trás tudo o que têm, em busca de uma vida nova...
Mulheres que, todos os dias, encontram-se diante de um novo começo...
Mulheres que sofrem diante das injustiças...
Mulheres que sofrem diante de perdas inexplicáveis...
Mães AMOROSAS...
Mulheres que se submetem a duras regras...
Mulheres que se perguntam qual será o seu destino...
Mulheres que têm escrito na face todos os dias de sua vida.
Todas, MULHERES especiais...
Todas, MULHERES tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do MUNDO um lugar muito melhor para se viver.
08 de Março - Dia Internacional da Mulher
Parabéns pelo seu dia!

Direitos Humanos com Café da Manhã

O Movimento Nacional de Direitos Humanos do Paraná (MNDH-PR) e o Fórum Regional de Entidades de Direitos Humanos (FREDH) realizarão neste sábado, dia 10 de março, das 08 às 10 horas, um Café da Manhã com entidades e movimentos sociais que desenvolvem ações de Direitos Humanos em Maringá e região (Crianças e Adolescentes; Meio Ambiente; Idosos; Saúde; Educação; Índios; Negros; Moradia...). Para saber sobre a programação e local da reunião, acesse AQUI.

7 de março de 2007

Polícia na Maria Doná Ferraz

Resido próximo ao Centro de Educação Infantil Maria Doná Ferraz (Jardim São Francisco - vizinho de meu bairro: Parque Tuiuti) e no final desta tarde os rumores da presença da Polícia Militar no Centro de Educação foi de arrepiar. As informações é de que a diretora do Centro havia agredido uma servidora municipal por estar distribuindo materiais do Sindicato dos Servidores juntamente com uma equipe do Sismmar.
Sendo verdade, o caso deve terminar na Justiça por violar o direito/liberdade de expressão e de organização política, social e ideológica garantido na Constituição.

Energético

Dizem que é bom para os necessitados. Não é o meu caso. De acordo com as informações encaminhadas, o suco é energético.
Leva: 01 folha de couve, uma fruta de sua preferência; uma colher de semente de linhaça colocada em um copo de água na noite anterior e, se desejar coloque umas folhas de ortelã. Bata tudo no liqüidificador e tome em jejum. Se quiser adoçar, use mel de abelha ou açucar mascavo. O mais saudavel é tomá-lo ao natural. Este suco além de energético, faz limpeza, promove bem estar ao estomago, restabelece a flora intestinal, combate o estresse e dá uma sensação de bem estar.

6 de março de 2007

Concursos e testes públicos

Alguns concursos e testes seletivos não nos deixam saudades, sobretudo quando percebemos pelo comportamento de alguns dos integrantes das bancas públicas a forma como se comportam. Os inscritos em concursos públicos e testes seletivos estão ficando peritos em observar o comportamento dos integrantes das bancas pelo olhar de cada componente; forma de se sentarem; desinteresse sobre as exposições; perguntas realizadas aos apresentadores, o que, antecipadamente indica o resultado final positivo ou negativo. Alguns componentes de bancas até são satíricos na forma de questionar, dando a entender que a "vaga em disputa" já está pré-determinada e que o concurso/teste é apenas pró-forma.

5 de março de 2007

Debate sobre o Haiti

De Simão Junior
A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMC) do Paraná, juntamente com o Jubileu Sul Américas, estarão realizando nesta terça-feira, 06 de março, às 09 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, em Curitiba/PR, debate sobre a ocupação do Haiti por forças extrangeiras. O convite, intitulado "SOLIDARIEDADE COM O POVO HAITIANO" tem por objetivo iniciar uma "campanha em apoio ao Haiti a favor da retiradadas tropas estrangeiras, o fim do saque financeiro e a reparação das dívidas históricas, sociais e ecológicas das quais o povo haitiano é o verdadeiro credor", diz o convite que informa que "o debate terá a presença de Didier Dominique, de Batay Ouvriye, (Batalha Operária), Coordenador da comissão para as zonas francas e Porta voz da organização. Batalha Operária é um dos principais movimentos sindicais do Haiti cujo trabalho principal é a organização dos trabalhadores e trabalhadores super explorados pelas empresas estrangeiras que se instalaram na fronteira com a República Dominicana. O Haiti pequeno país que luta há mais de 200 anos por sua verdadeira independência sempre foi palco de invasões militares e disputas entre Canadá, EUA e França. Há mais de dois anos sofre uma ocupação militar comandada pelo Brasil".

Fascismo no AIR

Ocorrerá no próximo dia 19 de março, das 13h30m às 17h, no SINTEEMAR, o Seminário "Fascismo On AIR", orientado pela Profa. Dra. Iray Carone, que tratará do FASCISMO ON AIR. Os divulgadores comunicam que para a psicologia, os estudos da autora e o seminário em si, são de primordiais importâncias, pois "permite fazer uma Psicanálise que leve em consideração a dimensão histórica da subjetividade em sua inserção com a cultura - o que Freud analisou em muitos momentos de sua obra. Certamente, dominando essa relação, poderemos sair da alienação do intimismo psíquico, tão a gosto de certas instituições psicanalistas aqui no Brasil".
As Inscrições estão abertas a partir desta segunda feira, no BLOCO 27 da UEM, no horário das aulas e no CAPSI (Centro Acadêmico de Psicologia), na parte da TARDE.

Café da Manhã

O Movimento Nacional de Direitos Humanos, Estado do Paraná (MNDH-PR), estará coordenando, em 2007, uma série de reuniões intituladas "Café da Manhã" com entidades e movimentos que desenvolvem ações de Direitos Humanos e começará pela região de Maringá. O Café da Manhã será no próximo sábado, 10 de março, no salão paroquial do Conjunto Requião IV, a partir das 08 horas, acompanhado de discussões e planejamento de ações para 2007. Mais informações no blog do MNDH-PR.

Turbulência aérea

Uma aeromoça - de folga - viaja ao meu lado entre Brasília a Congonhas (São Paulo), na noite de ontem e dialogamos durante todo o percurso. Entre outros assuntos, um foi sobre turbulências. Ela falou que a tripulação torce para que haja turbulência pois além de não ser perigoso é o único momento que conseguem descansar enquanto viajam entre uma ponte aérea e outra: “Pena que não há turbulência em todo vôo”. E continuou: “andar servindo os passageiros - para lá e para cá - o dia todo, em todos os vôos, é cansativo. Quando o piloto alerta sobre uma área de instabilidade podemos nos sentar e, por alguns minutos, descansar”. Sorri e respondi: pois pensamos o contrário. Preferimos uma viagem sem áreas de instabilidade e contei que no “ano passado o avião, durante uma área de instabilidade, despencou em queda livre quando sobrevoávamos Campinas e a experiência não foi agradável”. Ela respondeu: “Mas não tem perigo, o medo é que assusta os passageiros. Neste caso, somente se machucam aqueles que não obedecem ao alerta sobre a turbulência por não colocarem cinto de segurança. Algumas pessoas chegam a danificar o teto da aeronave e se machucam, pois são atiradas do assento ao teto com força e até sangram”. O diálogo me transmitiu segurança.
Sempre que houver turbulência em uma viagem, pensarei naquela aeromoça e na tripulação que está descansando por alguns minutos enquanto alguns passageiros sofrem silenciosamente. Só não quero pensar como a tripulação pensa, de que a turbulência perdure por longo tempo.

Banalização da violência

Há distância dos acontecimentos de Maringá e próximos dos de Brasília, discutimos a conjuntura social e política nacional voltado à violação dos direitos humanos e constatamos haver uma "certa acomodação", "normalização" e "banalização" da violência por parte da população e dos grupos sociais organizados. As violências, agressividades, ameaças e torturas, de tanto que ocorrem, estão provocando passividade nos cidadãos que não mais se sensibilizam e se organizam para sua eliminação. Estamos perdendo a sensibilidade social e política, desde o educador, passando pelo jornalista, o pastor e o bispo, atingindo o advogado, o médico e o psicanalista. Parece estarmos perdendo o significado da vida, banalizando os acontecimentos, não nos indignando com a corrupção, o superfaturamento nos órgãos públicos e privados, a tortura, a violência social, política e econômica, o tráfico, assassinatos seja por parte de grupos e milícias organizados, seja por parte da polícia...

Onde há fumaça, há fogo

Na coluna do Francês (domingo), na última notícia, no blog do Rigon, o jornalista adianta o que temos alertado de que o ex-prefeito João Ivo, na última hora, poderá ficar sem legenda na disputa à prefeitura de Maringá, em 2008. O interessante é que ele coloca que a os indicativos partem dos trabalham contra o ex-prefeito. O alerta faz-me lembrar do que aprendi: onde há fumaça, há fogo.

2 de março de 2007

Em reunião

Neste sábado e domingo estarei em reunião do Conselho Nacional do MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos) em Brasília e não sei se terei tempo para postar. Fui...

Criança Esperança

Circula na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo: Criança Esperança:
Diz o texto:
Você está pagando imposto da Rede Globo! Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo)entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: doação feita à Unicef no valor de... aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores!
Agora se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro Criança Esperança, não pode, sabe por quê? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o Unicef é aceito. E não há crime nenhum. Aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém, por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não na sua?
Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de Leão Esperança.
Lição:
Se a Rede Globo tem o poder de fazer chegar a mensagem dela a tantos milhões de televisores, também nós temos o poder de fazer chegar a nossa mensagem a milhões de computadores!

1 de março de 2007

Ética e moral

Observando os comportamentos dos políticos e as críticas a eles sobre a ausência de ética e moral, busquei o significado de ética e encontrei no dicionário de filosofia que ética, do grego ethikos, significa o que é habitual. Se gregamente falando a ética é o que é habitual, então os políticos parecem estar certos, ou seja, se habituaram a fazer o que entendemos errados, mas para eles é habitual, ou seja é ético, por exemplo: desviar erário público; maquinarem contra a população; usarem a máquina administrativa em proveito próprio e de grupos; enganar o povo...
Não diferente da ética, moral é relativo a costumes. Ou seja, o que os políticos fazem ou deixam de fazer, para eles é normal, é costume. Se acostumaram a fazer o que entendemos errados de tal forma que para eles é certo. Desta forma, ética e moral são apenas palavras. Se para nós é errado, imoral e antiético, roubar, desviar e enganar, para os que se acostumaram a praticar tais atos, é completamente normal praticá-los. Se tornaram habituais, costumeiros e, portanto, certos, morais e éticos. Talvez seja por isto que os que praticam desvios nas instituições públicas não são condenados nem presos. A própria justiça parece ter-se habituado/acostumado ao que entendemos errados. Também debruçados sobre dezenas de processos diários deve-se habituar-se, acostumar-se...

A primeira semana

A primeira semana de aula para os alunos é uma incógnita. É o que percebi nas turmas que iniciei 2007. Todos preocupados com o que estudar; com os desconhecidos professores; com a forma de avaliação... Olham-nos com interrogações e poucos tomam iniciativas para perguntar. Ao se apresentarem, a voz presa e trêmula indica nervosismo. É um barato. É assim em todos os inícios de ano letivo com os primeiros anos de cada curso na Faculdade. Parabéns aos que estudarão comigo em 2007, na FAFIPA-Paranavaí/PR.