30 de junho de 2007

Surpresa agradável

Visitamos esta tarde - pela primeira vez (eu e a esposa) - o escritor Alex Sander Marques, de 28 anos, aluno da ANPR de Maringá, autor do livro "Memórias de um vencedor". Foi uma surpresa agradável que fizemos a ele e que retribuiu com outra surpresa: nos apresentar seu novo computador que ganhou na semana passada. Fez questão em nos mostrar como agora vai escrever seus textos e, quem sabe, o próximo livro. A partir de agora o computador já é parte de sua vida e se sente orgulhoso ao tratar do que vem produzindo. O Alex utiliza agora o caderno de madeira e o computador e, pelo que tudo indica, o computador poderá aposentar o caderno de madeira. O nariz é a forma didática para digitar suas histórias no teclado e enquanto digita, não se cansa de olhar o visor do monitor para conferir o que escreve. Que facilidade. É incrível.
Outra surpresa foi a quantidade de livros que já vendeu em pouco mais de dois meses de lançamento. De acordo com seus cálculos, mais de 800 livros. Poucos são os escritores que conseguem vender - em vários anos de vendas - os minguados 500 livros que geralmente são lançados. O Alex já superou muitos escritores maringaenses em aproximadamente 70 dias e tem sido convidado para falar dele e de seu livro (alguém da família sempre acompanha para assessorar as respostas e dúvidas) em várias escolas, colégios faculdades. Parabéns. Que tenha muito sucesso.

Onde há fumaça, há fogo


Infelizmente a população "acostuma-se" com queimadas mas a natureza não se acostuma. Animais morrem e a população que reside nas proximidades sofre com a fumaça e a sujeiras das cinzas levadas pelo vento. A foto da queimada foi tirada este final de tarde no fundo de vale, Conjunto Guaiapó (ao lado da última rua que está com previsão de asfalto), divisa com Sarandi. Onde há fumaça, há fogo...

Sem muita inspiração

Hoje estou sem muita inspiração e observo que tudo está meio parado. Até parece fim de mês, falta de dinheiro (para quem trabalha na iniciativa privada).

Belezas que encantam

Vários ipês floridos espalhados por Maringá chamam a atenção de quem transita pelas ruas e avenidas. É claro que não é só aqui que tais belezas encantam. Veio no inverno mas veio. Agora é o frio que pode chegar a qualquer momento. Tomara que não venha forte e venham como os preços dos combustíveis, caem, sobem, abaixam, levantam...

29 de junho de 2007

Ato público/religoso

O Sismmar e várias entidades e sindicatos realizaram ato religioso e público, no final desta sexta-feira, lembrando o despejo e prisão de 43 servidores municipais na noite do dia 29 de junho de 2006. Após ato religioso de padre Sidney, o microfone foi aberto e vários oradores fizeram considerações e questionamentos às perseguições por parte da administração, incentivando os trabalhadores a não se desanimarem da luta que desenvolvem. Lembraram também da reintegração dos 6 servidores que ainda não retornaram ao trabalho, pois aguardam decisão judicial.

A resposta um mês depois

No dia 1º de junho, enviei a seguinte mensagem à presidência da República: "Gostaria de saber, enquanto cidadão, se a viagem do presidente Lula à Inglaterra foi unicamente para assistir o jogo amistoso entre Inglaterra X Brasil. Aguardo retorno".
Hoje, 29 de junho, recebo a resposta da presidência da República, eis na íntegra:
"Prezado Senhor,
O procedimento de envio de mensagens ao Presidente da República mudou. Por favor, no endereço www.presidencia.gov.br, entre na opção "Presidente". Em seguida, clique no botão "Fale com o Presidente" e depois clique sobre "Escreva sua mensagem". Finalmente, preencha os campos do formulário que se abrirá e clique em "Enviar".
Por questões de segurança, nosso sistema não permite o envio de anexos. Assim, caso necessite remeter algo diferente de sua mensagem de texto, deverá fazê-lo por via postal, para o seguinte endereço:
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto.
CEP 70150-900 Brasília/DF
Contamos com a sua compreensão,
Diretoria de Documentação Histórica
Gabinete Pessoal do Presidente da República".
Meu pitaco: Tire a sua conclusão em relação ao tempo, à resposta e ao descaso. Não nos parece uma piada?

Sinase - Criança e Adolescente

O Fórum Nacional DCA (Direitos da Criança e Adolescente) produziu 1500 cartazes e 10 mil cartões postais com mensagens de divulgação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O material será utilizado para conscientizar a sociedade sobre a importância e urgência da implantação do Sistema e em complemento à qualificação que vem sendo realizada em todos os estados brasileiros pelo Fórum Nacional DCA.
A distribuição do material já começou a ser feita na semana passada, por meio dos fóruns estaduais, entidades filiadas e parceiros. A idéia é espalhar as peças em ONGs e órgãos públicos de todo o País.
Em seu conteúdo, as peças cobram medidas efetivas em regime fechado, atendimento semi-aberto, liberdade assistida com profissionais qualificados, instalações adequadas e planos de atendimento individuais.
Outra mensagem do material diz que "a implantação do Sinase dá condições verdadeiramente eficazes de recuperação do adolescente autor de ato infracional, pois permite um projeto arquitetônico e pedagógico que pressupõe uma metodologia de atendimento individualizada, promotora de garantias sociais, possibilitando a inclusão do adolescente à sociedade".
O material deverá estar disponível em Maringá e região nos próximos dias, por meio dos conselhos da Criança e Adolescente e dos fóruns ou das organizações das conferências municipais e estadual.

Canteiro de obras do São Francisco é ocupado

Mais de 1.500 pessoas ocupam o canteiro inicial das obras da Transposição do Rio São Francisco, no município de Cabrobó, PE, em defesa do Velho Chico. De acordo com a Nota divulgada pelos ocupantes, depois de o Governo Federal ter fechado todas as negociações e anunciado o início das obras, e de esgotadas todas as vias de diálogo e judiciais, movimentos e entidades ocuparam o canteiro de obras desde o dia 26 de junho. Agora, centenas de indígenas, quilombolas, pescadores, ambientalistas, ativistas de direitos humanos e integrantes de movimentos de luta pela terra se vêem ameaçados por uma ação de Reintegração de Posse do Governo Federal. Pedem apoio de todas e todos os parceiros na luta contra a Transposição, fundamental para garantir o sucesso da luta e a sobrevivência do São Francisco.

Ato Público

Nesta sexta-feira, 29 de Junho, às 17 horas, o SISMMAR, realizará Ato Público intitulado “DIA DE LUTO E LUTA CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS”, visto estar fazendo um ano que a polícia realizou a retirada dos servidores municipais, prendendo naquela noite mais de 40 servidores municipais. O Sindicato convida as entidades e pessoas a comparecerem para "dizer NÃO à criminalização dos trabalhadores".
Local: Praça Raposo Tavares
Data: 29 de Junho (amanhã)
Horário: 17 horas.

28 de junho de 2007

Sílvio Barros recorreu

Noticiou o SISMMAR em sua página que "reintegrar os servidores demitidos é fazer justiça! Recorrer da decisão é perseguição!" e, neste momento leio no blog de Paulo Vidigal, um dos demitidos, que o prefeito recorreu da decisão. Penso que o resultado final será a manutenção da decisão judicial em primeira instância. Ainda mais se o Sindicato anexou provas documentais e entrevistas do prefeito, antecipando durante a greve a intenção em demitir os grevistas.

Boca livre com Ricardo e Cida

Li no Rigon que leitor comentou que "Boca livre" de Ricardo e Cida Barros é método de campanha eleitoral permanente. Destacamos que ex-presidentes e presidentes atuais de bairros são escolhidos a dedo à boca livre. Este ex-presidente do Parque Tuiuti (por exemplo), jamais foi convidado e, mesmo que fosse, não compareceria. É compra de eleitor e cabos eleitorais. Só a justiça eleitoral não percebe. Mas um datado popular antigo já antecipava: "a justiça é cega".

Hoje: Concerto musical

Hoje, às 21 horas, no Auditório LUZAMOR (Rua Néo Alves Martins, 1704), haverá Concerto Musical com a violoncelista MARIA ALICE BRANDÃO de Curitiba e o pianista ALBERTO HELLER de Florianópolis. A entrada é franca.

Brasil 2 x México O

Se a vitória tivesse sido do Brasil, muitos brasileiros hoje estariam cantando alto. Que jogo ruim o Brasil apresentou.
O jogo começou e o time brasileiro demonstrou que não venceria ao ficar tocando a bola, sem tomar iniciativa sobre o México. Resultado: 2 a 0 para o lado de lá.
A péssima apresentação fez-me mudar de canal para assistir um filme aos 11 minutos do segundo-tempo. Somente agora fiquei sabendo do placar pré-anunciado do primeiro-tempo. Vai mal Brasil. Mas também, estavam de peito estufado nas entrevistas, passando a sensação que o México estava no papo e, papados foram os brasileiros.
Foto: uol

Chuva de granizo

Afilhada minha de Curitiba, Letícia, disse que ficou assustada com a chuva de granizo ontem em Curitiba. "Estava no ônibus e fazia um barulho horrível. Todo mundo ficou com medo".

27 de junho de 2007

Toda criança é extrovertida

A violência nas escolas, agora envolvendo professores faz recordar do texto que publiquei em Educação e violência, no ítem 4, de que por natureza, toda criança é extrovertida. O erro dos adultos – pais e mestres – é quererem transformá-las em pacatas. Eis o que de fato podemos ser sem que nos percebamos: pacatos por indução de nossos pais e mestres que nos domaram para melhor nos dominar. O que fazem hoje os professores e pais, nada mais do que dominar inconscientemente as demais crianças. A reação das crianças para não serem domadas e dominadas em casa ou na escola resulta na “bagunça”, na “violência”, na “rebeldia” e nas “respostas negativas” (entre “aspas” por estar convencido de que precisamos rever estes conceitos). Quem assim precisa rever os conceitos e comportamentos? Os pais e educadores ou as crianças? Penso que somos nós os atrasados no mundo contemporâneo, globalizado e tecnológico.

Será o combustível preço combinado?

Incrível. Em plena luz do dia os preços dos combustíveis foram alterados em igual valor em quase todos os postos. Na manhã de hoje, comecei a observar que alguns postos haviam alterado os valores. Chego agora da UEM e constato que todos os postos já alteraram os valores. O álcool, de R$ 0,94 pulou - i9nexplicavelmente - para R$ 1,38 e a gasolina de R$ 2,06 para R$ 2,48. Em ambos os casos, diferenciando-se em um centavo para cima ou para baixo. Quem garante que o preço não fora combinado pelas partes que "não se conhecem"?

Concerto musical

Amanhã, dia 28 de junho (quinta-feira) haverá Concerto Musical com a violoncelista MARIA ALICE BRANDÃO de Curitiba e o pianista ALBERTO HELLER de Florianópolis. O Concerto será realizado no Auditório LUZAMOR (Rua Néo Alves Martins, 1704), às 21 horas e a entrada é franca. O evento deverá ser bom considerando ter um Brandão como violoncelista. Se der, irei prestigiar.

Meu Deus!!!

Quatro senhoras conversavam sobre seus filhos. A primeira delas disse:
- meu filho é padre e é tão bonito que as moças quando chegam perto dele falam: sua benção, padre e o admiram.
A segunda senhora não ficou por baixo e disse:
- E o meu que é bispo! Ele é tão bonito que as mulheres não aceitam que ele seja o que é, de tão bonito... Ao vê-lo, as mulheres se ajoelham, o admiram e, só depois pedem benção.
A terceira mulher, ao ouvir o que diziam, não resistiu e disse:
- vocês querem ver o meu filho que é cardeal. Ele é tão bonito, mas tão bonito, que as mulheres, independente da idade, chegam nele, se ajoelham, beijam o anel, pedem a benção e pedem para ir para o céu com ele. Dá até nojo ver as disputas das mulheres para se aproximarem dele.
A quarta mulher nada falava. Só ouvia. As três primeiras, inquietas, perguntaram a ela. Ocê não tem filho? Ela então se pronunciou:
- Tenho. Ele é loiro, olhos azuis, alto, magro, musculoso, cabelos grandes e tão bonito que as mulheres ao chegarem perto dele, colocam as mãos no rosto, olham para ele e o admirando dizem ou pensam: meu Deus!!!

Conferências - direitos e deveres em discussão

O Brasil inteiro está mobilizado na realização de conferências municipais dos direitos das crianças e adolescentes. As conferências objetivam discutir os direitos e deveres e escolherem delegados às conferências estaduais e nacional, organizada pela CONANDA. Dia 4 de julho, por exemplo, estarei fazendo a abertura da Conferência de Sarandi.

Em busca de um nome de peso

Em Brasília, jornalistas constatam que o governo luta para ajudar Renan Calheiros a sobreviver por mais alguns dias até que o governo tenha condições de encontrar um nome de peso e aliado do Planalto (e que não corra risco de ser malhado/investigado) para ocupar a cobiçada cadeira de presidente do senado.

26 de junho de 2007

Pesos diferenciados

Entidades de Direitos Humanos e imprensa estão atentas no comportamento da justiça do Rio de Janeiro perante os jovens agressores da doméstica no sábado, dia 23.
Que tratamento dará aos agressores, considerando serem de classe média alta? Tecerá pena na mesma medida que aos integrantes da classe pobre? A Lei seria aplicada de igual forma para classes diferentes?
O pai de um dos jovens já sentenciou o filho e seus colegas de agressão: "não adianta prender. A prisão não vai mudá-los". Uma coisa está certa: para cada um dos agressores, muitos advogados. Se fossem integrantes da classe pobre, nenhum advogado estaria assessorando-os.
Quem errou deve pagar e nem sempre a cadeia seja o meio de recuperação e, não sendo, aplique-se ao pobre e ao rico a mesma metodologia. O que não se deve executar - independente do crime - é a tortura física, psicológica e moral como se pratica nas prisões. A sentença cabe ao juiz e não à polícia. Mas a justiça - em nenhuma hipótese - deve utilizar sentenças diferenciadas aos cidadãos das diferentes classes sociais. Direitos iguais para todos, prescreve a Constituição.
OBS.: O presente texto sofreu alteração porque a versão anterior era apenas um rascunho. Não era para estar publicado. Agora sim. Como havia programado.

Acidente aéreo

O piloto, após decolar e acertar o vôo no piloto automático, pegou a garrafa para tomar um cafezinho. Abriu a garrafa, pegou a xícara, colocou-a entre as coxas, quando foi despejar o café, derramou-o nas pernas. Ao queimar-se, bateu a mão no piloto automático e perdeu o controle do avião que foi jogado para um lado e outro. Ao acertá-lo, pediu desculpas aos passageiros:
  • senhores passageiros e tripulação. Não se preocupem. Tudo sobre controle. Ocorreu que ao colocar um cafezinho para mim, derramei-o em meu colo e ao bater a mão no piloto automático o avião se desgovernou. Mas não tem problema. Tudo sobre controle. Foi por isso que aconteceu esse vexame. Vocês precisam ver como ficou a frente da minha calça.

Um dos passageiros gritou:

  • você precisa ver é como ficou o fundo da minha calça, seu irresponsável...

Dicas para acadêmicos

Enviado por Simone Rosseto Canonici
***COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ENTRAR NA FACULDADE:
1. Não importa o quão tarde é a sua primeira aula, você vai dormir durante ela;
2. Você vai mudar completamente e nem vai notar;
3. Você pode amar várias pessoas de maneiras diferentes;
4. Alunos de faculdade também jogam aviões de papel durante as aulas;
5. Se você assistir às aulas calçado, todo mundo vai perguntar porque você foi tão chique para a faculdade;
6. Cada relógio no prédio mostra um horário diferente;
7. Se você era inteligente no colegial... azar o seu!
8. Não importa tudo o que você prometeu quando passou no vestibular, você vai às festas da faculdade, mesmo que sejam na noite anterior à prova final;
9. Você pode saber toda a matéria e ir mal na prova;
10. Você pode saber nada da matéria e tirar dez na prova;
11. A sua casa é um ótimo lugar para se visitar;
12. A maior parte da educação é adquirida fora das aulas;
13. Se você nunca bebeu, vai beber;
14. Se você nunca fumou, vai fumar;
15. Se você nunca transou, vai transar;
16. Se você não fizer nada disto durante a faculdade, não fará nunca mais na vida, a não ser que você faça uma nova faculdade;
17. Você vai se tornar uma daquelas pessoas que seus pais falaram para você não se meter com elas;
18. Psicologia é, na verdade, biologia;
19. Biologia é, na verdade química;
20. Química é, na verdade física;
21. Física é na verdade matemática;
22. Ou seja, que mesmo depois de estudar anos, você não vai saber nada...
23. Que sentir depressão, solidão e tristeza, não são frescuras de quem não tem o que fazer;
24. Que você sempre vai prometer que no próximo bimestre você vai estudar mais, festejar menos, mas que na real sempre acontecerá o contrário;
25. As únicas coisas que compensam na faculdade são os amigos que você fará lá;
26. Não verá a hora de terminar a faculdade;
27. E quando terminar, perceberá que foi a melhor época de toda a sua vida.
***QUANDO A FACULDADE TERMINA, OS SINAIS DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS NA FACULDADE ACONTECEM QUANDO:
1. Fazer sexo em cama de solteiro é um absurdo;
2. Há mais comida do que cerveja na sua geladeira;
3. 6:00 h da manhã é quando você acorda, e não quando vai dormir;
4. Você escuta a sua música preferida num elevador;
5. Você carrega um guarda-chuva e dá a maior importância para a previsão do tempo;
6. Seus amigos se casam e se divorciam ao invés de ficarem e terminarem;
7. Suas férias caem de 130 para 15 dias por ano;
8. Calça jeans e camiseta não são mais consideradas vestimenta;
9. É você que chama a polícia porque a mulecada do vizinho não sabe como abaixar o som;
10. Você não sabe mais que horas os auto-lanches fecham;
11. Dormir no sofá te dá uma puta dor nas costas;
12. Você não tira mais aquele cochilo do meio-dia as 6 da tarde durante a semana;
13. Você a vai farmácia comprar um remédio para a dor de cabeça e anti-ácidos ao invés de camisinhas e testes de gravidez;
14. Você come as comidas do café da manhã na hora do café da manhã;
15. Em mais de 90% do tempo em que você passa em frente a um computador você está trabalhando de verdade;
16. Você não bebe mais sozinho em casa antes de sair para economizar o dinheiro antes da noitada;
17. E o mais importante... Você não tem tempo nem se quer de ler este e-mail e aproveitar para passá-lo para seus velhos amigos, para que eles lembrem que também estão velhos e os bons tempos da Faculdade já eram...
O TEMPO PASSA DEPRESSA DEMAIS! APROVEITE-O AHHH, FALA SERIO, VC JA DEVE TER FEITO UMAS DESSAS COISAS!!! OU TODAS!!!
Meu pitaco: Descordo de alguns pontos, visto que as pessoas, independente da idade, se comportem ou sejam influenciados da mesma forma em todos os lugares. Enfim...

Procura-se criança desaparecida

Um colega enviou pedindo ajuda para encontrar a criança acima. É filho de um colega dele que trabalha no Banco do Brasil, em Curitiba.

25 de junho de 2007

Reintegração realizada

Descreve Paulo Vidigal que o ato simbólico (foto ao lado publicado em seu blog) marcou a reintegração dele e de mais 21 servidores aos trabalhos na Prefeitura. Observa que "lá estavam os já conhecidos “arapongas” fotografando e filmando tudo". Segundo Vidigal, cada um dos demitidos recebeu uma cópia da certidão expedida pela Prefeitura que suspende as demissões e nomina os servidores reintegrados.
Foto: blog de Paulo Vidigal

Descontração - dois primos

Ouvi esta piada ontem em Umuarama e sorri bastante:
Dois primos se inscreveram para servirem a Pátria e, ao chegarem na Junta, aguardavam serem chamados. O primeiro foi chamado pelo homem da mesa – mesário – que fazia a inscrição.
- Seu nome – perguntou o mesário.
- Toiô – respondeu o primeiro primo em voz baixa, com medo e de cabeça baixa.
- Toiô não. Antônio, Antônio – disse bravo o mesário. Em seguida perguntou: - O que veio fazer aqui Antônio?
- Tirar o tempo – respondeu Toiô.
- Não é tirar o tempo. É servir a mãe Pátria, viu? E perguntou a ele: quem é aquela ali Antônio?
- A bandeira do Brasil – respondeu Toiô em voz baixa.
- A bandeira do Brasil não, Antônio. É sua mãe – disse o mesário em voz alta e bravo. A partir de hoje ela é sua Pátria mãe. Certo? Defenda ela com unhas e dentes, pois ela é sua Pátria mãe. E encerrou sua inscrição.
- Próximo, próximo!!! - disse o mesário.
- Seu nome – perguntou o mesário ao próximo.
- Pedro, respondeu trêmulo, em voz baixa e com medo de uma bronca.
- Muito bem, Pedro – respondeu o mesário e imediatamente perguntou: - O que veio fazer aqui?
- Servir a Pátria – respondeu Pedro.
- Muito bem. É isto mesmo que se responde – disse o mesário e cperguntou em voz firme: – Quem é aquela ali?
- É minha tia, mãe do Toiô - respondeu Pedro.
E o mesário, sem saber o que dizer, ficou perplexo...

Mesmo criticando a administração

As manhãs são excelentes momentos para observarmos mulheres e homens realizando limpezas nas ruas frentes a cada residência. Comentando o fato, recebi como resposta: “já que a prefeitura não faz e, pagamos para isto, cada proprietário faz sua parte, mesmo criticando a administração”.

Irregularidades no asfalto

Estive neste domingo visitando meus familiares em Umuarama e, na volta, observei que o asfalto, recém recapeado, já está irregular em várias partes entre Umuarama e Cianorte, sobretudo nas subidas. Observei que as irregularidades são consequências dos veículos pesados, formando-se canaletas em plena pista jogando (ou chupando) os veículos pequenos para um lado e outro, à contra-mão, ao acostamento - quando tem - ou para o mato. Caso o D.E.R não tome providências, em breve teremos sérios acidentes, isto se alguns dos que já ocorreram não tiveram como causas as irregularidades da pista.

23 de junho de 2007

Combustível "barato" com dias contados

Alguém me disse hoje que o combustível subirá na próxima semana. Disse: "aproveita para passear este final de semana pois a semana que vem tudo deve subir". Perguntei se subiria muito. Disse: "Não sei quanto. Mas o álcool deve passar de R$ 1,35 e a gasolina pode chegar a R$ 2,50 ou mais".

Marta reage!

No artigo "Quem não pode, desdenha...", Marta Belini pega pesado sobre os comentários de Gilson Aguiar em relação à possível greve dos professores nas universidades públicas do Paraná. Em um parágrafo, diz ela que diferente dos professores da particulares, os da pública apesar de viverem com baixos salários, fazem "pesquisa de qualidade, dando aulas com qualidade, publicando. Esta não é a mesma realidade das privadas.... As faculdades privadas (salvo honrosas exceções), são como acampamentos. Trabalham com livros? Não, com apostilas."

Reintegração dos servidores na segunda

De acordo com o SISMMAR, o prefeito Sílvio Barros oficiou uma reunião entre o Sindicato, os 28 demitidos e o próprio prefeito, mas não compareceu à reunião convocada por ele mesmo. Esclarece o SISMMAR que o prefeito recusou-se a receber o representante legal e substituto processual dos demitidos, o SISMMAR. Apesar do ocorrido, a entidade espera que o prefeito cumpra a determinação judicial. A reintegração de 22 dos 28 servudires está agendada para a próxima segunda feira, dia 24 de junho, às 9 horas, no DRH (Paço Municipal).

22 de junho de 2007

O QUE É A DENGUE?

A dengue é uma das mais importantes viroses (doenças causadas por vírus). O causador da dengue é um vírus, mas seus transmissores – chamados tecnicamente de vetores – são mosquitos do gênero aedes, popularmente conhecidos como pernilongo da dengue. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento:
  • É escuro e rajado de branco;
  • È menor que um pernilongo comum;
  • Pica durante o dia;
  • Desenvolve-se em água para e limpa.
Dicas extraídas de panfleto distribuído pelas Farmácias Nossa de Maringá

TRANSMISSÃO E SINTOMAS DA DENGUE:

A transmissão da doença ocorre a partir da picada da fêmea do mosquito. Eis os sintomas:

  • Dor de cabeça e nos olhos;
  • Febre alta;
  • Dor nos músculos e nas juntas;
  • Manchas avermelhadas por todo o corpo;
  • Falta de apetite;
  • Fraqueza;
  • Sangramento de gengiva e nariz.
Dicas extraídas de panfleto distribuído pelas Farmácias Nossa de Maringá

O QUE É DENGUE HEMORRÁGICA?

A Dengue Hemorrágica é provocada quando alguém que já teve dengue é picado por um mosquito contaminado com um vírus diferente do que provocou a doença da primeira vez. Os sintomas iniciais da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença é que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos e a pessoa, além de sentir fortes dores no abdômen, altera sonolência com agitação. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte.
Dicas extraídas de panfleto distribuído pelas Farmácias Nossa de Maringá

COMO EVITAR DENGUE:

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os “criadouros” (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente. Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito. Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida. Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo. Mantenha as caixas d’água, poços, latões e filtros bem fechados.
Dicas extraídas de panfleto distribuído pelas Farmácias Nossa de Maringá

Orquestra Sinfõnica da UEL em Maringá

Neste sábado - 23/06/2007 - haverá Concerto Musical com a Orquestra Sinfõnica da UEL em Maringá. A apresentação, de acordo com a Secretaria de Cultura do Município, realizar-se-á no Teatro Calil Haddad, na Av. Dr. Luis Teixeira Mendes, 2500, às 21 horas e a entrada é franca, com os ingressos podendo ser retirados uma hora antes do evento.

Irmãos iguais na prática

A divulgação pelo Rigon do título "Sem dados" de que o projeto de decreto legislativo 05/2007, que autoriza licença ao prefeito de Maringá, para afastamento do exercício do cargo de 9 a 16 de julho, ainda não ter sido disponibilizado pela assessoria da câmara municipal, deixando a imprensa e a população sem saber o teor do documento que foi aprovado em discussão única no dia 19 passado e, nem a prefeitura ter disponibilizado dados sobre a próxima viagem do prefeito Silvio Barros II, lembra-me de um fato no Parque Tuiuti.
Quando entre 1991 e 1992 o Parque Residencial Tuiuti - entre outros - foram asfaltados, o prefeito Ricardo Barros encaminhou aos moradores um boleto de cobrança. Era impossível pagar os valores recebidos. Buscamos (enquanto representantes da Associação de Moradores) junto à prefeitura informações que provassem os valores e todas as tentativas foram frustrantes. Entramos com reclamação junto ao Ministério Público e este também não teve retorno. Resultado: Ricardo Barros para não apresentar documentos e divulgar o teor deles, suspendeu o cobrança do asfalto dos moradores do Parque Tuiuti que, renegociamos com a administração posterior: Said Ferreira.

21 de junho de 2007

Índios em crescimento

Fui informado, quando criança, que no Brasil, na década de 1970, havia aproximadamente 200 mil índios. Atualmente há cerca de 280 mil. Somando-se aos que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300 mil. Outro destaque que deve ser conhecido por quem reside fora do Norte do Brasil é que a maior parte da terras indígenas (98%) está na Amazônia Legal, onde moram 170.000 índios. Os demais 110 mil vivem em apenas 2% das terras nas demais regiões do Brasil, inclusive o Paraná.

Teste de Emprego

Publicidade: Um homem foi fazer um teste pra conseguir um emprego em uma loja de carros. Então o empregador perguntou:
— Você está em um túnel escuro e vê dois faróis. O que é?
— É um carro! — respondeu o candidato.
— Certo, mas que carro? Uma Mercedes? Um Audi? Uma BMW?
— Não sei, não dá pra ver! Está escuro!
— Certo — respondeu o entrevistador, com cara feia, fazendo anotações — Passemos para outro teste. Você está no mesmo túnel escuro e vê apenas um farol. O que é?
— É uma moto.
— Certo, mas que moto? Uma Yamaha? Susuki? Honda?
— Ué! Eu não sei! Está escuro!
— Você está reprovado!
Ele ficou muito decepcionado e pediu:
— Antes de sair da sala, posso fazer uma pergunta?
— Diga! — respondeu o empregador, seco.
— O senhor está na rua da sua casa e vê uma mulher de cabelo tingido, unha pintada, salto alto, vestido vermelho e rodando a bolsinha. O que é?
— Ora. É uma prostituta.
— Sim, mais qual delas? Sua irmã? Sua mulher? Sua mãe?

Rádios comunitárias em risco

Discussões contra a existência de rádios comunitárias tomam conta da agenda do governo federal (ministério das Comunicações) e dos proprietários das grandes redes de comunicações. Entendem que as rádios comunitárias "praticam piratarias" ou "negócios no tráfico". Vamos a alguns fatos:
Assim como no final da década de 1950 e início dos anos 60, os militares e os burgueses iniciaram programas contra as organizações sociais, divulgando serem comunistas para justificar o golpe militar praticado em 31 de março de 1964, parecem estarem fabricando golpe semelhante contra as rádios comunitárias em todo o Brasil, pregando idéias que rádios comunitárias interferem na comunicação aérea, colocando em risco a vida de quem voa. Vôo sempre e tenho receio no ar, mas penso que, como sempre fizeram, estão produzindo fatos para justificar um possível golpe sobre as comunicações alternativas da população organizada que não tem outras formas de comunicação, a não serem as alternativas/comunitárias.
Penso ser um golpe da burguesia para terem – somente eles – o controle da comunicação social. Cria-se assim um monstro sobre os organizadores das rádios comunitárias que deve ser combatido e destruído e divulgam (vomitam) na sociedade usando os Meios de Comunicação Social deles próprios (TVs, rádios, jornais e revistas). Quero entender melhor esta jogada que parece arriscada contra a sociedade em geral, atingindo de cheio as comunidades e suas formas alternativas de comunicação política, social, cultural e educacional. Não demorará muito e atacarão os blogueiros e pequenos jornais, revistas e programas locais.

20 de junho de 2007

Mobilização das Universidades do Paraná

As Universidades Públicas Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UNIOESTE e UNICENTRO) realizaram assembléias no dia de hoje e aprovaram indicativo de greve por reposição de salário e concurso público para professores nas respectivas instituições de ensino, para 1º de agosto. Maiores informações AQUI.

A questão da reforma partidária

Mura, sua interação (comentário) com o tema "O voto em jogo" que publiquei neste blog merece socializar com aqueles que me visitam. Permita-me. Disse o Mura a este blogueiro: "Sobre a questão da reforma partidária quero ainda salientar que caso seja realmente aprovado a chamada lista, o poder dominante da Camara Federal e do Senado dificilmente sofreria modificações para os próximos 20 anos. Outra questão é o chamado Voto Distrital com o término da legendas, sendo os mais votados eleitos. Você acha que aqueles que possuem mandatos deixariam de usar o poder para reeleger nos seus cargos? Embora nao concorde com o o processo eleitoral que aí esta, mas se for para modificar, ele deveria ser representativo das aspirações da sociedade que hoje nao tem como cobrar dos eleitos atitudes mais coerentes com a função que exerce. Deviamos começar a reforma com o fim do Foro Privilegiado e por aí adiante, nao é mesmo?"
Respondi lá e respondo aqui: Você tem razão Mura. O sistema como um todo precisa ser pensado. A questão, como você mesmo sabe e vivencia, é que os que estão no poder farão de tudo para não prejudicar a eles. Lembro-me de um candidato em 2003 - e foi eleito - que ao fazer a campanha pedia para o povo votar para ajudá-lo a "fazer carreira política". Absurdo. E são estes que influirão nas regras das próximas eleições.

10 mandamentos do trânsito

De acordo com o que se aprende na catequese romana, decisão do Papa e da igreja católica romana não se questiona, se cumpre. Pois, abaixo o que se deve cumprir. Quem sabe agora o trânsito fluirá melhor e menos mortes ocorrerão nas estradas do mundo, nas faixas de pedestres, ciclistas, vôos aéreos e as velocidades serão obedecidos:
  1. Não matarás;
  2. A estrada seja para ti um instrumento de ligação entre as pessoas, não de morte;
  3. Cortesia, correção e prudência para te ajudar a superar os imprevistos;
  4. Ajudar o próximo, principalmente se for vítima de um acidente;
  5. Que o automóvel não seja um lugar de dominação e nem lugar de pecado;
  6. Convencer os jovens sem licença a não dirigir;
  7. Dar apoio às famílias que tenham parentes vítimas em acidentes;
  8. Reúna-se com a vítima com o motorista agressor em um momento oportuno para que possa viver a experiência libertadora do perdão;
  9. Proteger o mais vulnerável;
  10. Você é o responsável pelos outros.

http://elias-brandao.blogspot.com/2007/06/10-mandamentos-do-trnsito.html

Festa junina sem álcool

Uma Lei estadual de 2003 enfim poderá a ser cumprida. Será? As escolas do Paraná estão proibidas de venderem quentão sem cachaça ou vinho nas tradicionais festas juninas e julinas e, quem exige o cumprimento da Lei é o Ministério Público. Lembramos que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê pena de prisão para quem vende bebida alcoólica a menores e como será impossível controlar quem toma a bebida nas festas juninas e julinas, o melhor é evitar a comercialização, entende o promotor de Justiça Cleyton Maranhão.

Enriquece os ricos enganando os pobres

Enquanto o governador Requião engana os pobres com um desconto de 2,04% na energia (próxima matéria), concede desconto de até 100% nas contas de luz das rádios do Paraná, de acordo com o convênio com o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Cezar Telles, assinado ontem (terça-feira), beneficiando 243 emissoras de rádio em troca de "veicular inserções de prestação de serviços ou institucionais da Companhia Paranaense de Energia (Copel)". enriquece os ricos enganando os pobres. Eis o convênio.

Redução no preço da energia

Os consumidores da classe Baixa Tensão da Copel, que abrange a grande maioria das residências, pequenas indústrias, comércio e empresas de serviços terão uma redução de 2,04% em sua tarifa de energia, a partir do próximo domingo, dia 24. Veja aqui.

Transgênico

A juíza substituta da Vara Ambiental, Pepita Durski suspendeu a liberação comercial do milho transgênico “Liberty Link” e, ainda, concedeu liminar proibindo a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de deliberar sobre novos pedidos de aprovação de outros tipos de milho transgênico. Eis a matéria completa.

Conserto musical

Amanhã, quinta-feira, no Auditório Luzamor, Rua Néo Alves Martins, 1704 - às 21 horas, haverá um conserto musical com as Pianistas MARIA LUCIARORIZ e CONSUELO QUIREZE, de Goiânia/GO. Tudo indica que será um show de piano.

Conferência em Sarandi

Nesta quarta-feira, às 13 horas, inicia-se a II Conferência Municipal de Meninos e Meninas de Sarandi. A Conferência continua amanhã, quinta-feira, a partir das 08 horas. O evento realizar-se-á na Casa da Cultura de Sarandi, com a participação de Marquinhos do Projeto de Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo-SP.

19 de junho de 2007

Queres ser ministro?

Propor impeachment ao presidente, criticar, votar contra os projetos e medidas provisórias resultará em prémios no alto escalão do governo: ministro. Exemplo é o novo ministro Roberto Mangabeira Unger. Tanto criticou que foi nomeado ou calado.

Renúncia a vista

O cerco fecha e Renan Calheiros poderá renunciar a qualquer momento. Por mais cara de pau que esteja sendo não dá mais para vê-lo enganando repórteres, eleitores, pares do senado. Já se tornou ridículo. Seu comportamento não é político e educativo. É o mesmo que dizer aos brasileiros: "sejam espertos. Façam o que faço e se façam de honesto, sério, ponderado. Sejam político. Pratiquem a malandragem e a corrupção e neguem os fatos. Nunca assuma o que faz. Não se condene".
Em breve o Calheiros poderá afirmar: "a jornalista eu nunca vi e o filho não fiz. As notas e recibos não foram por mim apresentadas e as fazendas não são minhas. Não tenho gado e não sou nordestino". "Não sou o Renan que procuram ou dizem, menos ainda o Calheiros. Não sou caloteiro".
Aguardemos o próximo noticiário. Quem sabe será: "Calheiros está fora do senado e deverá receber o salário integral de senador sem exercer a função".

O voto em jogo

A votação da lista fechada (ou flexível), em discussão na Câmara Federal pelos deputados coloca em risco o voto de todos. O voto está em jogo. Se com a liberdade de escolher em quem votar já resultava em eleições de péssimos representantes, pior ficará com lista fechada, vez que quem decidirá a ordem dos que poderão ser eleitos será do partido político. Pior, não adianta um e outro querer ser candidato se os caciques dos partidos não quiserem. Caso um ou outro que não seja da nata do partido tenha o nome na lista dos candidatos, o mesmo possivelmente seja colocado no final da lista, iludindo o candidato a, quem sabe, ser eleito. Pobre sonho. Pobre candidato. Pobre coitado...

18 de junho de 2007

Feliz da vida

O vereador Humberto Henrique está feliz da vida com o resultado da Rua do Lazer ontem no Conjunto Liberdade, onde mais de 300 crianças participaram. O vereador relata as abordagens das crianças: “Tio quando vai ter de novo?”. Também, quem não gosta de brincadeiras, palhaço e pipoca! Pelo que relata, parece que se fez crianças com as crianças. Veja aqui a matéria completa.

Vitória dos servidores demitidos

Os 28 servidores municipais que haviam sido demitidos pelo prefeito Sílvio Barros ganharam antecipação de tutela, devendo ser reincorporados ao trabalho nos próximos dias. O prefeito de Maringá, a partir do momento que receber a notificação - o “cumpra-se” - da justiça, terá cinco dias para reitegrar os servidores nos devidos setores. Todos os servidores (demitidos ou não) estão em festa com a decisão da justiça, assim como os maringaenses que tomam conhecimento dos fatos. Mesmo que a prefeitura recorra da decisão, a possibilidade de perder nas instâncias superiores é altíssima.
Declara a juíza Carmen Lúcia Ramajo, da 3ª Vara Cívil, em um tracho da decisão: “No caso, indícios, ao menos do que se verifica dos autos até este momento, de que as garantias fundamentais concernentes ao devidos processo legal não foram respeitadas (...) eis que o senhor Prefeito Municipal, que teria sido vítima da insubordinação dos servidores foi quem decidiu pela punição a ser aplicada...”. Mais informações no blog do Sismmar: http://sismmar.blogspot.com/

Zumbi na Agência Brasil

O Elson Borges, conhecido como Zumbi, que foi diretor e secretário de Agricultura na prefeitura de Maringá, governo do José Cláudio e João Ivo, no tempo em que fui diretor do Orçamento Participativo, saiu em matéria na Agência Brasil. Zumbi fala de seus estudos, da COPAVI de Paranacity - e quem não a conhece deve visitá-la - e critica os órgãos de comunicação que associam o movimento à promoção de “baderna” ou ações fora-da-lei. “Essa manipulação da informação é uma outra arma para desumanizar o pobre. O MST faz o caminho contrário, qualifica...". Lei AQUI a matéria completa.

17 de junho de 2007

Sinalização fora de visualização

Há na Avenida Guaiapó, a partir do Parque Residencial Tuiuti em direção ao Jardim Paulista, várias placas de sinalização fixadas no meio dos canteiros. Algumas, escondidas dos condutores. A maioria de indicativo: "PARE". Não é possível saber se é proibido estacionar no meio do canteiro ou na beira do meio-fio. Exemplificamos por foto (abaixo), uma placa da sinalização de limite de velocidade que se encontra atrás de uma árvore, fora do campo de visão do condutor.



Não estamos, com isto, cogitando o corte da árvore e sim a mudança das placas de locais.

Lua e satélite

Após a caminhada, a lua e o satélite chamou-nos a atenção e os registramos. Se fosse a lua cheia seria um espetáculo a mais.

Pôr do sol

Caminhar queima calorias e possibilita alguns flagrantes, entre eles o pôr do sol. Muito bonito para quem sabe apreciar.

Torneio no Tuiuti

Um torneio de futebol animou o Parque Tuiuti no domingo passado e hoje. O local tornou-se ponto de parada ou passagem para muitos e muitas.

16 de junho de 2007

Ausência de comportamento dos educadores

Trecho do ponto 3, que discorro na temática "Educação e violência - trabalhar as diferenças". Referindo-me aos comportamentos dos educandores, coloco que, já fomos criança e, infelizmente, negamos a natureza de criança que fomos, temos e somos nas crianças que contribuímos com a educação (exemplos são de quando em reuniões pedagógicas não nos concentramos, nem nos comportamos – enquanto educadores – nas orientações da coordenação pedagógica ou direção e, conversamos entre os pares, sendo necessário chamarem a atenção sem que percebamos que estamos cometendo os mesmos atos e “delitos=bagunça” que os alunos em sala de aula, seja no ensino fundamental, médio ou superior). Outras idéias a respeito, visite-me em http://educacaoeviolencia.blogspot.com/

Carlos Lamarca receberá indenização

A indenização aprovada pela Comissão de Anistia ao ex-guirrilheiro Carlos Lamarca, assassinado pelos militares durante o regime militar, provocou revolta entre alguns militares.
O homem que matou Lamarca em 1971, o general e ex-secretário de Segurança do Rio Nilton Cerqueira, ficou revoltado. “Ele é um traidor, desertor, assaltante e assassino”, afirmou Cerqueira, que era major na época em que liderou a emboscada a Lamarca no sertão da Bahia. Matéria completa aqui.

15 de junho de 2007

Renan agoniza

Que chato o senador Renan Calheiros ser de meu Estado (Alagoas). Que chato aqui do Paraná ver um conterrâneo contribuindo com a desmoralização do Congresso Nacional e da política brasileira, se já não bastasse o mau exemplo de Fernando Collor no início dos anos 90, que também é de Alagoas. Se os componentes da Comissão de Ética do Senado praticarem honestidade - e podem praticar devido as denúncias que pesam contra o senador -, Calheiros perderá a presidência, podendo perder a cadeira de senador. Lembro que os senadores adiaram para terça-feira a decisão sobre a análise dos documentos apresentados por Renan.

Denúncia improcedente?

Os reflexos das desconfianças que recaem sobre o Poder Judiciário deixa-me duvidando de que seja improcedente a denúncia feita pelo MP contra a Prefeitura de Maringá referente à contratação, sem licitação, de uma empresa para executar obras de emergência no lixão de Maringá. Não consigo acreditar que o MP inicie um processo vazio, gratuitamente. Qual o interesse? Por outro lado, o juiz pode ter suas razões em não acatar a denúncia.
Será que havia ausência de provas documentais no processo? Pela Constituição e Lei de Responsabilidade Fiscal, nenhum órgão público pode realizar contratações sem licitações - com raras excessões, parece-me que em situações de calamidades públicas - e se a administração de Maringá o fez, cometeu improbidade administrativa, o que deveria seu gestor legal ser penalizado - processado. Ou a lei só vale para os pobres, negros e fracos economicamente?
Penso que em breve o Ministério Público estará realizando processos também contra os juizes, caso entendam que arbitram em prejuízo da sociedade beneficiando grupos políticos e econômicos.

Problemas no computador

O blog do Angelo Rigon - mais visitado de Maringá - está com problemas em seu computador desde a tarde de ontem, deixando os leitores sem novidades sobre os bastidores de Maringá.

Ato contra as demissões

Do SISMMAR- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá
Ato contra as demissões dos 28 servidores municipais de Maringá estará sendo realizado neste sábado, a partir das 10h30min., por meio de exposição de faixas nos semáforos da área central de Maringá. Durante o ato será distribuída uma carta aberta à população denunciando as injustiças cometidas pelo prefeito no processo de exoneração dos servidores.

14 de junho de 2007

Denuncie tortura contra idosos

Idosos sofrem torturas e maus tratos físicos, morais e psicológicos junto às famílias, nas ruas, asilos e casas de repousos. Em Maringá, no ano de 2001, o Ministério Público e a Prefeitura Municipal fecharam um ou dois lares. Em Sarandi, em 2006, também um Lar foi fechado, ambas situações por maus tratos contra idosos. Sempre que situações semelhantes forem constatadas ou sinais de torturas observadas, denunciar pelo telefone 0800-410001

1.5 bilhão teria sido distribuido aos MCS

Messias Mendes comenta a divulgação de Roberto Requião, na escola do governo, do montante de dinheiro público "gasto", ou como o governador suspeita ter sido distribuidos para veículos de comunicação e comunicadores no governo Jaime Lerner: 1.5 bilhão de reais. Foi muito dinheiro.

Educar é trabalhar as diferenças

Enquanto colegas educadores não perceberem que educar é trabalhar as diferenças com os diferentes em sala e fora dela, sem ser papagaio de idéias de terceiros, encontrarão dificuldades de interação social, educacional e política, resultando em confrontos desnecessários com os alunos durante o ano letivo, em algumas situações com ameaças indiretas, diretas e boletins de ocorrências por agressão física, morais ou psicológicas nas delegacias de polícias. Veja discussão que realizo a respeito no meu blog que organizei para o assunto: http://educacaoeviolencia.blogspot.com/

Restos mortais encontrados

Lembram-se daquele engenheiro brasileiro sequestrado no Iraque no início de janeiro de 2005? Os restos mortais foram encontrados e já foram repatriados. Chegaram na madrugada desta quinta-feira a São Paulo e foram enviados para o funeral, que ocorre amanhã às 16h no Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora (MG). Detalhes completos AQUI.

Preocupação com o futuro do MP

Preocupa-me o resultado da decisão em julgamento no Supremo Tribunal Federal, nos próximos dias, se o Ministério Público tem a função de investigar ou não ações criminais ou se a responsabilidade de investigação será específica da polícia civil e federal. Concordo ser necessário clarear o que fará cada órgão público, mas não tolher/amordaçar o MP que desenvolve um excelente trabalho contra as maracutais de pessoas e grupos organizados em todo o país, situação que até então as policiais não realizavam. Pode-se perceber que as quadrilhas têm medo do MP e não da polícia e estão vibrando e - quem sabe - mexendo os pauzinhos para que tirem o poder de investigação do MP.

Greve preocupa acadêmicos

O indicativo de greve e a paralisação no próximo dia 20 de junho pelas universidades estaduais de Maringá e Londrina, que possivelmente deverá ser complementada pelas demais instituições de ensino superior do Estado, surtiram efeito entre os acadêmicos. Não reclamam da greve, mas de como recuperarão os dias parados.

13 de junho de 2007

Drogas no entorno das escolas - NÃÃÃOOO

Ao passar na frente de um Colégio no momento em que os alunos saiam, observei um alvoroço incomum. Perguntei o que ocorria. Apenas uma menina arriscou-se a dizer: “é que uns caras estranhos ficam vendendo drogas na saída da escola e nos chamam para conversar. Temos medo deles”. Perguntei: como vocês sabem que vendem drogas? Respondeu e correu para alcançar as colegas que se distanciavam: “porque sabemos. Todo mundo sabe”.
Pela expressão da menina, os estudantes parecem conhecer o que é droga. Não é estranho? Será que conhecem? Todos ou alguns conhecem?
Como a violência nas escolas, clubes e famílias aumentam, penso que o problema das drogas terá que ser enfrentado e discutido nas instituições de ensino pelos educadores. Como é uma questão social, por que não fazer parte de uma disciplina ou curso com alunos e professores, orientados por profissionais com conhecimento de causa (médico, policial...), acompanhado dos produtos para amostragem: maconha, cocaína, craque...? Por que não se discutir com todos os prós e contras a saúde humana, ao vivo e a cores, em vez de simplesmente proibir?
Considerando que mais de 400 mil pessoas estão presas no Brasil em um sistema penitenciário falido, questionável e punitivo, com capacidade para aproximadamente 150 mil e aproximadamente outras 800 mil estão com prisões decretadas e sem espaço para cumprir a pena, o que fazer?
Tenho observado que os presos, ao saírem das prisões, têm dificuldades de se reintegrarem à sociedade. Ou seja, a cadeia não integra, reintegra ou socializa. Ao contrário, revolta o preso, o advogado, o defensor público e a população que toma conhecimento da situação degradante das cadeias e penitenciárias.
Um ex-presidiário sai mais revoltado com a sociedade e com o sistema penitenciário do que quando adentrou, tornando-se um perigo maior com a “metodologia de recuperação” praticada pelo Estado.
Temos que buscar outros meios de educar nossas crianças, adolescentes e jovens para evitar que sejam futuros presidiários. Minha preocupação justifica-se para evitarmos que em breve tenhamos nossos ex-alunos nas manchetes de jornais, revistas e televisões, noticiando que se encontram atrás das grades. Imagine você educador carregar no curriculum vitae a marca negativa de que “educou” futuro preso ou delinqüente.
As discussões a respeito das drogas são mais que necessárias, visto ser cada vez maior o número de usuários na sociedade, aumentando a violência e atingindo as instituições de ensino. Não é de se pensar em buscar alternativas educacionais? Não se educa ameaçando, prendendo, batendo ou dizendo apenas NÃO.
Educamos orientando, dialogando, apresentando os perigos, os riscos... Educar é prevenir enquanto estão em desenvolvimento e prevenir é melhor que prender e perder.
Imagem/desenho: www.celipoesias.net

Seminário sobre Economia Solidária

A Unitrabalho-UEM promove Seminário sobre Economia Solidária nos dias 14 e 15 de junho no Auditório Adelbar Antônio Sampaio - Bloco F67-UEM, das 8h30 às 22h. Informações completas sobre o evento no site da Unitrabalho: http://www.unitrabalho.uem.br/EveCmp.htm

Descaso à saúde

Não fiquei convencido da entrevista do secretário de saúde do município de Maringá, Antônio Carlos Nardi, concedida ao jornal da TV Cultura ao meio dia de hoje. Primeiro pela linguagem utilizada dificultando o entendimento por parte da população; segundo foi desculpar que o Hospital Municipal realiza apenas atendimentos de baixa complexidade enquanto é notório a falta de leitos e quadros humanos e, terceiro foi a impressão que deixou na falta de empenho para resolver o problema da saúde da população, melhorando o Hospital Municipal e o atendimento nas unidades de saúde.
Foto: www.maringa.pr.gov.br/adm/imagens/nardiap.jpg

Encontro sobre Comunicação

Nos dias 21 e 22 deste mês, realizar-se-á em Brasília o I Encontro Nacional de Comunicação, com o lema "Na luta por democracia e Direitos Humanos", no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. As entidades que participam da organização, encaminharam abaixo assinado ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, pedindo uma Conferência Nacional de Comunicação, para discutir a democratização da comunicação. Sobre o assunto veja em http://www.midiaemdebate.com.br/

SÉRIE: Educação e violência nas escolas (1)

Como educar é trabalhar as diferenças, a experiência ensinou-me que pelo fato de termos estudado por durante anos não nos coloca em pedestal superior. Se na escola e sala de aula não nos tornarmos humildes enquanto educadores, não nos respeitarão e a tendência é o confronto de conhecimento, a indisciplina e conseqüente “violência” na sala de aula, escola, família e sociedade. Dói-me ver e ouvir colegas petulantes (e aqui não coloco “aspas” porque alguns de fato aparentam ser) se acharem: o “bicho da goiaba”, o "estudado", o "detentor de conhecimento" e, por isso, “o professor” e, que, seus “alunos” devem-se “colocar no lugar deles”, rebaixando-se perante "o professor" e seus “conhecimentos universitários", ou seja, provoca um distanciamento entre ele (professor) e o aluno, bloqueando a interação, a socialização, a cidadania, a democracia... e, provocando a indisciplina, a violência, a revolta..., talvez sem perceber.
Sobre esta questão, estou escrevendo em http://educacaoeviolencia.blogspot.com/ e aceito críticas e sugestões.

O relógio do Bush

Uma das versões da Casa Branca de que o presidente George W. Bush tirou o relógio do pulso e colocou no bolso deixou-me intrigado. Teria o presidente pensado que os albaneses seriam ladrões e roubariam seu relógio? Se caiu, foi encontrado e não foi devolvido, visto que não apareceu até o momento à imprensa, teria o segurança do presidente roubado?
Foto: citadino.blogspot.com

12 de junho de 2007

Debate no RU sobre a situação da Universidade

Nesta quinta-feira, 14/06/2007, às 20 horas no Restaurante Universitário, haverá Debate sobre a situação da Universidade, intitulado "O PAC e a Universidade nova no contexto das Universidades Estaduais Paranaenses", com a presença de Cyro Garcia, Luiz Fernando Reis e Luiz Allan, organizado pelo SINTEEMAR, ADUEM, Comitê de Luta Estudantil, Centros Acadêmicos da UEM, CONLUTE e Movimento Caminhando.

Atritos entre ribeirinhos e COPEL em Ortigueira

Reunião com os ribeirinhos convocada pela COPEL, no dia de ontem, em Ortigueira, não terminou bem para a COPEL. O representante da Copel Jorge Andriguetto teria se negado a responder questionamentos dos trabalhadores ribeirinhos que serão atingidos pela barragem da futura usina hidrelétrica de Mauá e, ao não serem ouvidos, abandonaram a reunião e denunciaram ao Procurador da República João Akira Omoto, de Londrina (que estava presente na reunião) as práticas dos empreendedores contra eles. Entre outras, os trabalhadores reclamam que o cadastro feito pela empresa é cheio de falhas em prejuizo dos ribeirinhos. Além do procurador, a reunião também foi acompanhada pelo prefeito de Ortigueira, Geraldo Magela. Detalhes completo AQUI.

Ação para suspender as demissões

Do blog do Sismmar
Hoje pela manhã o advogado do SISMMAR Avanilson Alves Araújo e a advogada do conlutas Eliana Lúcia Ferreira, entraram na justiça com o pedido de tutela antecipada, para os 28 servidores municipais demitidos por participarem da greve em 2006. Os advogados estão solicitando do juiz na ação a "tutela antecipada" que é medida processual objetivando suspender os efeitos da demissão e que permite aos servidores continuarem exercendo suas funções, sem trazer prejuízo à população no atendimento público, até o final do processo.

Temperatura em queda

Nosso corpo começa a sentir que a temperatura está em queda. Não é sensação. É realidade. Observando a metereologia, observa-se que desde domingo o ar sofreu alteração e poderá ficar até 4ºC menos até o final de semana.

33 milhões sofrem insegurança alimentar nos EUA

A professora americana Sharman Apt Russell, lançou livro tratando da fome e até escrevê-lo não imagina que havia americanos que passava fome. Revelou a escritora em entrevista no Caderno Mais da Folha de São Paulo, do dia 10 de junho, que depois de escrever, passou a observar a situação da cidade dela, Silver City. Constatou que das crianças do Novo México, 20% perdem alguma refeição por conta da pobreza. Confessou: “mesmo depois de escrever o livro, custei a acreditar que nos EUA houvesse crianças com fome. Não chega a ser desnutrição, mas os adultos não provêm todas as necessidades. Nos EUA, 33 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar. Não é caso para um programa Fome Zero, como no Brasil, mas algumas famílias têm dificuldades no fim do mês”. Finaliza que onde quer que seja, em Paris, nos EUA ou no Brasil, é só olhar em volta, há fome.
(Grande descoberta da autora americana. Como brasileiro fiquei emocionado. Também não sabia que aqui, nos Estados Unidos ou França o povo passava fome. Penso que os americanos não sabe o que é passar fome no mundo. Espero que um dia se conscientizem do que de fato é passar fome. Passar fome não é apenas sofrer de insegurança alimentar).
Foto: reencontro.blogs.sapo.pt

11 de junho de 2007

Manipulação de informação pela administração?

Paulo Vidigal está questionando em seu blog O QUE A ADMINISTRAÇÃO NÃO MOSTRA SOBRE AS DEMISSÕES.
Embora a administração municipal tenha tentado passar para a população que a demissão dos 28 servidores está relacionada com o “quebra-quebra” do gabinete, veja no decreto abaixo que oficialmente, o motivo das demissões é outro: Repare que o decreto oficial 671/2007, diz que estou demitido conforme o art 187 inciso VI, do estatuto do servidor. Veja abaixo o que diz o artigo 187 inciso VI: Ou seja, estou sendo demitido por insubordinação grave em serviço e não por depredação do patrimônio público. Fica mais fácil convencer a opinião pública justificando que as demissões foram em virtude do dano ao patrimônio. Porém, como não há prova nenhuma disso, demitiu os servidores, inclusive eu, por “insubordinação grave em serviço”. Acontece que não estávamos em serviço. Estávamos em greve. Numa greve o contrato de trabalho fica suspenso. Tanto é que todos servidores em greve tiveram os dias parados descontados. As demissões são mais uma prova de perseguição e retaliação política, como tantas outras que acontecem nessa administração. Sugiro que todos sejam prudentes ao relacionar os nomes dos 28 servidores demitidos à responsabilidade pelos danos ao patrimônio. Qualquer um dos 28 pode recorrer à justiça se sentir prejudicado.



Panorama informativo

  • A Caixa de Pandora está de férias mas não perde tempo em atualizar os principais temas dos blog's em "Espiando os blog's" - parabéns pela iniciativa;
  • Não sabia, assim como milhares de maringaenses, que há 50 anos um avião da esquadrilha da fumaça, durante uma apresentação havia caido em Maringá, matando o piloto. E o povo que assistia, nada aconteceu? Ninguém se machucou? Veja no Angelo Rigon, na matéria "5o anos depois";
  • Marta Bellini ficou furiosa com um anônimo que se diz servidor municipal de Maringá e que entrou em seu blog fazendo comentários maldosos. Disse Marta que ele deixou algumas patinhas na tela. As patinhas serão examinadas pela polícia. Que chato, não? Visite-a.
  • O PMDB não quer saber de Sílvio Barros II em seus quadros. Quem descobriu a informação foi Messias Mendes;
  • O Mura postou fotos solicitando que a prefeitura dê exemplos de cidadania realizando a remoção dos entulhos em vários locais da cidade, sobretudo na região do Ney Braga, contribuindo com a eliminação da dengue. Mas a vergonhoso mesmo, Mura;
  • Conheça o desenvolvimento da educação em Maringá e a história da primeira professora, assim como eram os espaços educativos, visitando o blog do Wilson Resende;
  • Os servidores públicos demitidos realizaram um ato no final da semana passada para informar a população do ocorrido contra eles. Foram bem recebidos pela população. Só a administração não está observando este fato. As informações encontram-se no blog do Sismmar;
  • Andye Iore - Toscorama teve um final de semana corrido devido as notícias desde um setor policial agitado com o assassinato do professor em Apucarana, a prisão dos envolvidos no assassinato do estudante Tiago, além da polêmica envolvendo o advogado e procurador jurídico da prefeitura de Maringá, Laércio Fondazzi.

Palmeiras morrendo?




As palmeiras plantadas no canteiro da Avenida das Palmeiras, parecem estar secando/morrendo. É falta de água, frio ou de cuidado? As fotos são deste domingo a tarde e as imagens são desoladoras e preocupantes.

10 de junho de 2007

Artistas da religião

Levantei disposto a não escrever hoje, a não ser que surpresas aparecessem e apareceram.
Não tenho o costume de receber as duplas de Testemunhas de Jeová que visitam as casas "pregando a palavra de Deus". Acho estranho e não me convenço.
Mas hoje, como havia um integrante da dupla que eu gostaria de seus serviços profissionais, fiquei como uma estátua ouvindo-os. Um dos componentes da dupla era uma verdadeira maritaca. Era um artista. Fazia encenação. Observei que até lágrimas escorriam de seus olhos enquanto encenava. Conversava igual "o homem da cobra" com vários exemplos decorados. Estava treinado para falar, falar, falar, sempre se apegando na Bíblia e em nenhum momento me perguntando se estava entendendo alguma coisa ou dando espaço para que eu participasse da encenação. De quando em vez, dizia “nosso diálogo”, mas só ele falava. Constantemente dizia: "o que a Bíblia nos diz?"; "a Bíblia nos diz que..."; "está na Bíblia..."; "veja o que estes trechos da Bíblia nos diz..."(e vai lá o homem ler e fazer suas interpretações).
Enganação
Não concordo com certas práticas, sobretudo voltada à religião. Acho enrolação e enganação. Segundo porque tenho a Bíblia em casa e a utilizo como um livro, ou seja, um conjunto de registros históricos de fatos, idéias, vontades, desejos, intenções e práticas históricas de pessoas, grupos sociais, religiosos e governos num certo tempo e lugar do globo terrestre.
Acontece que com o tempo, os mais espertos, para dominar os menos espertos, passaram a utilizar os relatos orais e posteriormente escritos como "palavras de Deus" agrupadas na Bíblia. Ficou então esta conhecida como “palavra de Deus”. Mas não a vejo como tal. Por isso não me convenço das pregações. Ainda bem que meia hora depois, após dizer “vamos deixar uma revista para você refletir” (sem me perguntar se sabia ler ou se concordava ou não com o que disseram), a dupla foi embora. Imagine agüentar meia hora ouvindo o que você não acredita... Tem que ser artista... De lá e de cá.

9 de junho de 2007

Canários coloridos - exposição


Uma exposição de canários no Shopping Maringá deixa-nos de boca aberta. Francamente, dói ver centenas de canarinhos presos em gaiolas cantarolando à espera de alguém que os adquira. Só não sabem que continuarão sem liberdade de voar à espera da morte. Vivem assustados quando nos aproximamos e gritam desesperadamente...

Feira dos índios no Mufato


Está muito bonito a exposição de produtos dos índios Kaingang e Guarani no Supermercado Mufato. A feira foi organizada pela Associação Indigenista de Maringá (Assindi). Vale a pena visitar.

Condutor irresponsável

Um condutor de um gol modelo antigo cometeu alguns graves erros à minha frente agora a tarde:
1º) conduzia o veículo com uma criança de aproximadamente 2 anos no colo da mãe;
2º) bebia cerveja enquanto dirigia;
3º) jogou a lata no meio do canteiro da Av. Guaiapó em frente ao Parque de Exposição;
4º) pilotou por quase todo o trajeto pelo lado esquerdo da Avenida, impedindo as ultrapassagens dos demais veículos;
5º) bateu com o veículo no meio fio da Praça Thereza Rosa Bariquelli Covre, entre as Av. Guaiapó e Jinroku Kibota, fazendo zigue zague em seguida. Irresponsabilidade total.

Reclamações de idosos

Hoje pela manhã, duas irmãs idosas conversavam por telefone e reclamavam da idade, não da vida:
Thereza: Derrame é uma bosta. Deixa a gente sem fazer nada.
Lena - "suposta responta": É bom não ter.
Thereza: Não presta ficar velho não. É melhor morrer mais cedo.
Lena - "suposta responta": É verdade.
Thereza: A gente só vevi para tomar remédio. Tomo uns 10 por dia.
Lena - "suposta responta": Eu também tomo um punhado.
Thereza: A gente velha só dá trabalho para os outros. Não faz mais nada...

Agressões a trabalhadores assentados

Na quinta-feira, Corpus Cristi, trabalhadores rurais do Projeto de Assentamento Fartura, localizado no Município de Porto Alegre do Norte – MT, foram vítimas de agressões e constrangimentos por nove homens fortemente armados, prováveis pistoleiros que, de acordo com esses mesmos homens, estavam ali a mando do Deputado Estadual pelo Estado de Goiás, Samuel de Almeida, do PSDB-GO. Além dos depoimentos, várias entidades assinaram denúncia e pedem soluções. A denúncia completa com os depoimentos encontram-se em Ação Política.

Desvio de verbas públicas para igrejas

Colaboração: Cinthia Pereira Paschoal
Não à Lei Rouanet para "Templos Religiosos"
O Senado está a um passo de aprovar um projeto de lei, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) que incluiria as igrejas entre as beneficiárias do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Mais conhecida como "Lei Rouanet", aprovada em 1991 pelo Congresso Nacional, o Pronac permite que empresas invistam em projetos culturais até 4% do equivalente ao Imposto de Renda devido. O projeto chegou a ser aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação, mas um recurso para que fosse apreciado pelo plenário impediu que seguisse para a Câmara. Uma emenda apresentada pelo senador Sibá Machado (PT-AC) obrigou a volta do texto para a comissão. Ainda precisará ser votado no plenário do Senado e depois ir à Câmara. Como o projeto original fazia referência apenas a “templos”, sem especificar sua natureza, ao estender a eles os benefícios da Lei Rouanet, o senador Sibá considerou necessário acrescentar um adendo. A emenda, que teve o parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada pela Comissão de Educação e deixa mais claro que o Pronac poderá ser usado para contemplar não só museus, bibliotecas, arquivos e entidades culturais, como também “templos de qualquer natureza ou credo religioso”. A proposta agora segue novamente para o plenário, onde alguns senadores prometem reagir contra a idéia. Está mais do que na hora de as pessoas envolvidas e/ou preocupadas com a verdadeira cultura em nosso País, reagirem e tomarem uma providência.
POSIÇÃO DO BLOG: Absurdo a aprovação desta Lei. Todos que forem contra, favor enviar e-mail ou fax para o Senado Federal e pressionar deputados federais e senadores para não aprovarem Lei como esta. Penso ser um golpe contra a saúde, educação e cultura pois caracteriza desvio de verba pública para fins religiosos. Religião não é cultura...

8 de junho de 2007

Previsão de sol até quarta-feira


Segundo previsões do Simepar, Maringá terá tempo bom e com poucas núvens até a próxima quarta-feira, dia 13. Sábado, domingo e segunda-feira poderá chegar aos 30ºC. Terça e quarta não passará dos 29ºC. A mínima prevista será de 17ºC no domingo e de 16ºC na quarta-feira. Para quem enfrentou um frio danado nestes últimos dias, um calor nos próximos não será nada mal. Minha renite alérgica é quem agradecerá. Tomara que as previsões se confirmem.

Feira de arte


A Associação Indigenista de Maringá (Assindi) promove amanhã sua Primeira Feira de Arte Indígena Kaingang e Guarani, no Super Muffato, com a presença do grupo de dança guarani Nhandewa. As apresentações acontecerão às 11h30 e 14h. Peças estarâo à venda no local.

Moção de Repúdio a remanejamento de verba

De Paulo Vidigal
O conselho local de saúde do Nis Ney Braga repudiou através de moção, o remanejamento da verba de mais de R$ 1,2 milhão do Hospital Municipal para reformas em parques e jardins. Detalhe: até a diretora do posto de saúde assinou a moção de repúdio.

Unimed pode estar prejudicando os clientes patrocinando clubes

Todo cliente da Unimed, realiza contrato esperando que o investimento seja destinado para a saúde dos clientes. Deixa-nos intrigados ver a Unimed utilizando nosso dinheiro para patrocinar, por exemplo, times (clubes) de futebol, entre outros, a exemplo do Fluminense. Pagamos a Unimed para investir em nossa saúde, não na “saúde” de clubes de futebol. Para mim é caso de investigação do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal.
Diante do que tenho presenciado, leio as dificuldades criadas pela entidade em liberar determinados procedimentos a clientes como metodologia para sobra de dinheiro em caixa, justificando os patrocínios. Como a entidade se explicará?
Foto: Jornal Nacional/Rede Globo

Essa é boa. Paga-se para não desmatar

Hoje, em Washington (EUA), uma reunião com várias autoridades do mundo, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) discutirão formas de "Pagamento para evitar o Desmatamento: Perspectivas da América Latina e do Caribe". Maringá – quem sabe – poderá fazer parte da discussão. A questão será: desmata por necessidade ou por ambição lucrativa? Ganhe por não desmatar e, mais ainda, por reflorestar. Reportagem completa AQUI.

Sabia que elefantes se comunicam pelas patas?

Pois é. Pesquisadores americanos descobriram que elefantes também se comunicam (ouvem) a quilômetros de distância utilizando as patas. São capazes de discernir se os chamados são de socorros, amor, decepção... Reagem de forma diferente de acordo com quem está chamando. Veja AQUI.

Lula exigente

Na Alemanha, o presidente exigiu a participação do Brasil, África do Sul, China, Índia e México na elaboração dos documentos do grupo formado por EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia. Participar não é problema e pode dar a sensação de interferência, ajuda. Agora ser engolido por eles é um problema. Mais notícias AQUI.

7 de junho de 2007

Seja a favor do prefeito

Foto: notícias.uol.com.br
Tenho observado um enorme descontentamento com o prefeito Sílvio Barros em relação à sua administração: derrubar a antiga rodoviária; desarborização da cidade; saúde em decadência... Mas espera aí. Quanto mais as pessoas forem contra, mais ele parece fazer como desaforo contra os que criticam. Parece-me seguir o ditado: praticar o que é proibido é melhor e mais excitante. Sugiro a todos que a partir de hoje sejamos a favor do prefeito, visando melhorar e preservar Maringá:
  • A favor de melhorar a saúde;
  • A favor de preservar a rodoviária antiga e não derrubá-la, liberando aos comerciantes;
  • A favor de parar com os cortes das árvores;
  • A favor de uma política de arborização onde já foi cortada;
  • A favor da admissão dos 28 servidores públicos demitidos;
  • A favor de cuidar melhor dos bairros de Maringá;
  • A favor de melhorar a educação;
  • A favor de não repintar as obras construídas pela administração anterior;
  • A favor, a favor, a favor...