As ruas e avenidas de Maringá se tornaram pistas de corrida. Cruzá-las são desafios a qualquer cidadão, independente da idade, sobretudo a idosos e crianças. Os veículos: motos, carros de passeio e ônibus trafegam em alta velocidade, sempre com pressa. O contingente que se altera a cada dia nos indica problemas no futuro próximo e certamente será um desafio para as equipes que preparam planos de governo. O que e como fazer com o trânsito de Maringá?
SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
31 de março de 2008
Dividir para governar
44 anos do golpe
Consciente
O coordenador da Região Metropolitana de Maringá e ex-prefeito João Ivo Caleffi (PT), candidato a prefeito, em 2008, pelo PMDB, está consciente das dificuldades da campanha à prefeitura neste ano. Sabe que a eleição de 2008 não está garantida para nenhum pré-candidato. Sente junto ao povo por anda que o momento político é bom, mas nada está consumado e que em ano de eleição todos que o apóiam têm que se dedicar efetivamente à campanha.
Revoltada
Várias pessoas cuidam de horta comunitária no Parque Residencial Tuiuti e se beneficiam da produção e da venda do excedente. Por outro lado, algumas que não conseguem consumir o que produzem e não dão ou vendem o excedente, passam a ser alvo de revoltas de algumas pessoas que também produzem. Uma senhora revoltada, disse: “se não dá conta de comer, por que não dar ou vender? Agora fica o produto lá na horta se perdendo. É um absurdo”.
30 de março de 2008
Novos guardas municipais
Trabalho infantil no Brasil
O estudo "Aspectos Complementares de Educação, Afazeres Domésticos e Trabalho Infantil" apresentado (sexta-feira, dia 28 de março) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 5,1 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalhavam em 2006 no país. Uma diminuição pouco significativa, de 0,3%, em relação a 2004.
Entre as crianças de 5 a 13 anos, no entanto, não houve nenhuma alteração: 1,4 milhões delas continuam trabalhando. No Brasil, o trabalho só é permitido a partir dos 14 anos e na condição de aprendiz. Esse trabalho ilegal, de crianças entre 5 e 13 anos, é praticado majoritariamente, 95,1%, em atividades agrícolas e não-remuneradas. Essa proporção diminui de acordo com o aumento da faixa etária. Conheça a matéria na íntegra.
Trabalho escravo na Itália
29 de março de 2008
Acidente?
28 de março de 2008
"Ruas estreitas" no Santa Felicidade?
Ouvi pela CBN de que a prefeitura alegou como justificativa à aprovação do PAC de que as ruas do Bairro Santa Felicidade são estreitas e impedem a passagem do caminhão de lixo, o que justificaria a alteração no bairro e retirada de famílias. A notícia fez-me lembrar de que ruas estreitas existe sim, mas não no Santa Felicidade. Segue dois exemplos:
1º - De frente o Parque Buracão (Vila Morangueirinha), entre a Rua Bogotá e Avenida São Domingos e, entre a Rua México e Rua Maracanã, existe uma rua tão estreita que dois veículos pequenos que se encontrarem não passam sem que um suba na calçada e espere a passagem do outro. É tão estreita e sem calçada, que a prefeitura no período e os moradores não puderam nem plantar árvores.
2º - Situação semelhante pode ser nas proximidade do Colégio Branca da Motta Fernandes, entre a Avenida Tuiuti e o Parque de Exposições. As ruas são estreitas que dois veículos não passam um pelo outro e, nem por isso, projetos foram elaborados para alteração das ruas e residências.
A cada comparação e informações, fica mais evidente que a questão é política e de valorização da região do Santa Felicidade. Caso os moradores aceitem mudanças, penso que perderão. Tudo indica que a região atual ficará supervalorizada e eles, à distância, ficarão a ver navios, além de arrependidos.
PEM X coronel X agentes
Fui questionado hoje sobre o que segue. A fuga de 15 detentos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), abriu questionamentos sobre a segurança da PEM e direto ou indiretamente sobre o diretor Antonio Tadeu Rodrigues que, em breve deverá recair sobre os agentes penitenciários.
Interessante é que enquanto não ocorreu fuga nos últimos 12 anos, a população nem sabia que existia um coronel diretor na frente da PEM. Aparentemente existiam apenas agentes penitenciários que, por sinal, nunca são elogiados. No entanto, são os agentes que servem os detentos, que são chingados pelos detentos, que enfrentam os embates, as ameaças, as perseguições, que controlam visitas, que levam a fama...
Exemplos:
- Os méritos dos 12 anos sem fuga são e serão atribuídos a quem? Ao coronel.
- As responsabilidades das fugas serão atribuídas a quem? Aos agentes.
- Quem ficava na sala vip nestes 12 anos? O coronel.
- Mas quem cuidou dos detentos sobre as paredes, sol e chuva nestes doze anos? Os agentes.
- Então, por que apenas o coronel levar os méritos? Porque coronel é coronel e, coronel não se questiona...
Formas de corrupção
“Com o conluio dos administradores públicos cúmplices do ‘esquema’, as empresas vendem ao município produtos e serviços superfaturados, ou recebem contra a apresentação de notas de discriminam serviços não executados e produtos não entregues”.
A vida ao contrário
27 de março de 2008
Santa Felicidade
Animais na pista
A população brasileira
Mais de 80% da população do Brasil vive nas cidades. É do campo que vem o arroz, feijão, café, cana-de-açúcar, alface, bata, leite e tantos outros produtos, mas é na cidade que o povo está vivendo, muitas vezes teimosamente e com infinitas dificuldades.
De acordo com o censo do IBGE de 2000, apenas nas regiões Norte e Nordeste tínhamos mais de 30% da população na zona rural. Em contraste, a região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) menos de 10% da população vivia no campo e mais de 90% na cidade. Na região Sul, aproximadamente 19% da população vive na zona rural. Eis alguns indicativos que contribuem com as explicações dos problemas sociais e econômicos em nível nacional. E depois o Estado não quer ter conflitos sociais. Amontoa o povo na zona urbana, ou seja, nas periferias e quer que vivam de sonhos, de pensamento, de pinga... Ainda bem que o governo Lula está possibilitando algumas políticas que amenizam (não acaba) as diferentes situações de miséria.
No próximo censo do IBGE as percentagens da população campo X cidade podem estar piores. Esperamos ao menos que o povo esteja vivendo dignamente.
Denúncia: desvio de recursos públicos no HU
Jogo baixo?
Super interessante
Denúncias contra Socreppa começou em 2001

Cláudio Timossi é um dos denunciantes contra a Márcia Socreppa. Insistente e persistente contra os desmandos da cidade, Timossi ultimamente está “meio” desaparecido, mas em breve deve ser ressuscitado, considerando-se 2008 como ano de eleições, possivelmente seja candidato a vereador. Em sendo, deverá ser pedra no sapato de muitos candidatos como denunciante de irregularidades eleitorais. Que se cuidem: Fogueteiro, Zebrão, Bravin, Márcia, entre outros e outras.
26 de março de 2008
A qualidade da educação

Doação voluntária

Belo João
Soube somente hoje que meu primeiro médico em Maringá, em 1986, o otorrinolaringologista Belo João Araujo, faleceu sábado. Belo João foi o médico que cuidou de minhas alergias e de meu belo nariz, a partir de 1986. O tratamento alérgico ocorreu até por volta do ano 2000. Melhorei muito. Quando na época busquei informações sobre os otorrinos, indicaram o Belo João e alertaram-me que ele era bravo. Francamente, sempre que fui por ele atendido o encontrava de bom humor. Era uma figura e tanta. Deixou recordações a todos seus ex-pacientes.
Combate à corrupção
Diante de denúncias de gastos de viagem dos vereadores, dos custos da ciclovia da Avenida Mandacaru e, dos 20 milhões do PAC para “investimento” no Bairro Santa Felicidade, penso importante discutirmos o combate à corrupção que “deve estar na pauta diária dos cidadãos que têm espírito público e que sonham com um país melhor para seus filhos e netos. Os que compartilham da corrupção ativa ou passivamente, ou dela se servem de alguma forma, devem ser responsabilizados não só, civil e criminalmente, pelos danos que provocam, mas também, eticamente, pois, ao admitirem a corrupção, ela passa a ser aceita como um fato natural no dia-a-dia da vida pública ou admissível, como normal, no cotidiano da sociedade. Não se deve aceitar que a corrupção faça parte da cultura nacional. O combate à corrupção deve, portanto, constituir-se em uma agenda de todo cidadão e de todos os grupos organizados que trabalham pelo desenvolvimento do país e querem construir uma sociedade justa e solidária”.
“Dificilmente um projeto social prospera em um ambiente onde predomina a corrupção, pois ele acaba sofrendo os efeitos da mesma, e as suas ações se perdem e se diluem na desesperança. De que adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para um projeto social ou cultural de uma cidade se o poder público municipal, que é o responsável por esses projetos está corrompido pelo desvio do dinheiro público”.
Texto extraído da cartilha "O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil", organizada pela Transparência Brasil e AMARRIBO, com a colaboração do Instituo Ethos e patrocinado por várias entidades.
25 de março de 2008
Pés de maconha em Universidade
Curso sobre a crise na Colômbia
No dia 12, será realizado um relato da história da violência política na Colômbia, seus desenvolvimentos mais recentes, a possibilidade de internacionalização do conflito e a necessidade da nossa intervenção pela paz. Neste dia, haverá apresentação de vídeos sobre a guerra civil colombiana.
No dia 19 de abril, estará presente Pietro Lóra Alarcon, professor da Faculdade de Direito da PUC e integrante do Comitê Permanente pela Defesa dos Direitos Humanos na Colômbia, que traçará um quadro pormenorizado da luta do povo colombiano.
Para efeito de cobertura dos gastos, será solicitada uma contribuição de R$ 10,00 como inscrição que será feita no local, no dia 12 (Auditório Ney Marques, Universidade Estadual de Maringá, a partir das 8:30 horas).
24 de março de 2008
Fome: crueldade desumana

Site da ANPR
Fuga de detentos
As suposições podem ter sido fatores contributivos para a fuga da PEM nesta segunda-feira. Talvez não tenham pensado nas conseqüências posteriores após serem recuperados: perdas de direitos garantidos em Lei. Devem ter pensado apenas na fuga, nos possíveis esconderijos, na “liberdade” da prisão, noutras formas de alimentação, de vestuário, de corte de cabelo, em novos delitos... Menos na volta para a prisão de qualquer dos fugitivos.
23 de março de 2008
Um jovem pára um comboio

A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa decentenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpô-se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente, as imagens do rebelde foramapresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar.
22 de março de 2008
5 milhões para projetos de inclusão
Comparando greves
Paulo Vidigal faz uma comparação de duas greves: dos professores do Estado do Paraná, em 1988, no governo de Álvaro Dias e a greve dos servidores municipais de Maringá, em 2006, no governo de Sílvio Barros II. Veja o Youtube.
Che Guevara

Você sabia que a famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos, num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois.
O Instituto de Arte de Maryland - EUA - denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história e expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais). Recebido por e-mail.
21 de março de 2008
Moço: meus'ovo, meus'ovo

Deitada no chão e agitada, ela dizia para o Agente:
- “Moço: meus'ovo, meus'ovo...”
O Agente:
- Senhora. A senhora é mulher.
- Não moço. Os ovos de páscoa que estão na moto.
- Ah!!!!. Respondeu o Agente que foi verificar e cuidar dos ovos da mulher, na Biz.
De horta comunitária a horta comercial
A horta comunitária do Parque Residencial Tuiuti, na Rua Rio Ligeiro, próximo à Avenida Guaiapó, tornou-se horta comercial. Vende-se alface, couve, almeirão, quiabo e tudo o mais que estiver à disposição do cliente que queira comprar.
Ué, mas a horta não é comunitária? A horta sim. A produção não. Quem planta tem produção de graça. Quem não planta, se quiser tem que comprar de quem produz na horta que é comunitária. A não ser que seja "amigo" do horteiro.
20 de março de 2008
Feliz da vida
Contou que em uma conversa com uma professora de História da Universidade, descobriu que sabia mais de História Antiga que ela. Estava feliz da vida por descobrir que o fato de gostar de ler possibilitava-o conhecer o mundo sem sair de casa e conversar de "igual para igual" com “pessoas cultas”. Era só ir ao Sebo e comprar os livros mais baratos possíveis e lê-los até o fim, sem pressa.
Posse e primeira reunião do COPED-PR
Para os que desconhecem o Conselho, o mesmo foi criado e instalado com o objetivo de promover a defesa dos Direitos Humanos, através da implantação de ações que permitam o enfrentamento de qualquer violação dos direitos fundamentais a todos os cidadãos paranaenses. Após a posse, os conselheiros realizarão a primeira reunião da gestão de dois anos.
João Benis no PSC
19 de março de 2008
Lei Colombo
Criança e veículo não combinam
Pesquisa sobre o Santa Felicidade
As entidades que assinaram o manifesto de solidariedade aos moradores do Santa Felicidade e a imprensa de Maringá estão sendo convidados pelo Observatório das Metrópoles para participarem de um encontro que divulgará pesquisa realizada no Santa Felicidade que analisa os impactos do projeto da prefeitura que prevê requalificação urbana e social no bairro.
O Observatório das Metrópoles/UEM está realizando um minucioso estudo sobre o "Projeto de Requalificação Urbana e Social – Zeis - Santa Felicidade" de autoria da Prefeitura Municipal de Maringá, a ser implementado com recursos do PAC.
Para se ter uma idéia, além da análise desse projeto, o Observatório coordenou uma pesquisa domiciliar no bairro com o objetivo de definir o perfil da ocupação residencial atual e projetar, assim, o impacto da intervenção daquele projeto sobre a população.
Os resultados preliminares desse trabalho serão divulgados no dia 27/03, quinta-feira, às 15:00hs, no Bloco Q-03, Prédio da Reitoria da UEM, sala de reunião do Conselho Universitário (COU).
Olympio Sotto Maior é indicado ao Prêmio de Direitos Humanos
O preço dos combustíveis
Para se ter uma idéia, Cafezal do Sul, onde residi, está a duzentos quilômetros de Maringá e os caminhões se deslocam até aqui para buscar os combustíveis. E os preços são semelhantes ao que se pratica aqui, quando não mais barato. Há explicação que nos convença de que algo estranho encontra-se no ar entre os proprietários dos postos?
Até o posto da COOPAR, da qual sou cooperado e que foi organizado devido os preços altos, não tenho sentido diferença consubstancial, a não ser algumas migalhas de centavos aos cooperados que não nos convence.
18 de março de 2008
Sedentarização desde a infância
Tenho visto algumas crianças fora do padrão estético e penso – para não dizer que tenho certeza – que os pais são culpados. Imagine ver uma criança sentada em uma cadeira e brincando com um carrinho. A diferença é que a criança controlava o brinquedo por meio do “controle remoto”, mexendo apenas os dedos e o olhar. Aquela era verdadeiramente uma criança sedentária. E depois os pais reclamam que a criança está “gorda”, não corre, é mole, sem criatividade... De quem é a culpa? Da criança?...
Reeducação alimentar
O sorriso das pessoas
- Sorriso simples, com os lábios fechados e para cima nos cantos, que é quando a pessoa sorri para si mesma;
- Sorriso para cima, com os lábios para cima nos cantos e aberto, usado geralmente quando sorrimos para outra pessoa;
- Sorriso largo, com os lábios para cima e com os dentes claramente à mostra, usado geralmente quando nos estamos a divertir”.
17 de março de 2008
Mega acumulada

Agentes penitenciários
A educação dos filhos
Ouvindo algumas teorias de pais que parecem não entender seu papel e responsabilidade diante dos filhos, tomei a liberdade de refletir sobre a questão.
Existem pais que pensam que a educação dos filhos cabe aos professores. Pensam que ao matricular seus filhos em uma escola/colégio, estão livres do acompanhamento e formação dos filhos. Puro engano. Primeiro, porque os professores são aqueles que ficam o menor tempo de um dia com os filhos de alguém. Segundo, não foram os professores que fizeram os filhos e, terceiro, os professores acompanham dezenas de crianças, adolescentes e adultos ao mesmo tempo.
Quem faz filhos é quem deve cuidar e educar. A responsabilidade dos professores é contribuir no desenvolvimento do conhecimento científico, social, econômico, cultural, civil... Mas a educação cabe aos pais e estes, quando foram displicentes em relação à educação dos filhos, devem ser denunciados por qualquer pessoa (inclusive pelos filhos, professores ou vizinhos) ao Ministério Público ou ao Conselho Tutelar, para que estas instituições tomem as providências legais.
E você, o que pensa a respeito? Já tentou transferir responsabilidades suas às instituições de ensino e, mais especificamente, aos professores que, na maioria das vezes nem os conhece?
Corrupção
Panfleto

Concursado
Disse ele:
- Muitos fazem concurso e ficam eufóricos para assumir a vaga. Estou concursado e não tenha pressa em assumir a vaga de meu concurso. E parou a conversa.
Ficamos olhando para ele e um irmão perguntou:
- Que concurso, papai?
Respondeu ele:
- O Concurso do Cemitério.
Outro questionou.
- Cemitério?
Continuou ele:
- Estou concursado para uma vaga e morar lá definitivamente, mas não tenho pressa em assumir.
Foi só risadas... E ele continuou:
Já fiz todos os exames possíveis, mas nenhum deles deu APTO para assumir a vaga. Ainda bem. Quanto mais demorar, melhor.
A conversa dele foi para distrair a todos.
Rádio de presente
Visitando os pais
15 de março de 2008
A Páscoa e os ovos
Flanelinhas, flanelinhas
Manhã de verão, com cara de inverno
De tanto estufa, a camada de ozônio também poderá estufar e aí, tudo que estiver no espaço poderá ir aos ares... E vão jogar a culpa nos moradores do Bairro Santa Felicidade, nos estudantes da Escola Milton Santos (MST), nos ciclistas que usam a ciclovia da Mandacaru, nos blogueiros...
14 de março de 2008
Religiões comerciais
A educação e o BIRD
Realizando algumas leituras deparei-me com uma orientação do Banco Mundial (BIRD) e que tanto ouço os professores reclamarem. Até parece que os gerenciadores do BIRD estão no Brasil realizando cursos com os educadores e ao ouvir seus reclames, aconselha-os a “corrigir as distorções na distribuição de recursos entre os subsetores educacionais, priorizando a educação básica, buscando outras formas e fontes de financiamento para a educação secundária e, sobretudo, para superior, além de corrigir outros aspectos concernentes à relação professor / aluno, às taxas de rendimento escolar, à diminuição da evasão / repetência, à intensificação dos turnos, ao melhor aproveitamento dos espaços escolares, ao ensino simultâneo de séries e de níveis”, entre outros.
Extraído de Antônio Lisboa Leitão de Souza. Estado e Educação Pública: tendência administrativas e de gestão. In.: Política e gestão da educação. Dalila Andrade Oliveira e Maria de Fátima Felix Rosar (Orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
De endereço novo
Coordena o Grupo de Estudo "EL MALESTAR EN LA CULTURA" e, com um grupo de psicólogos, mestrandos em Psicologia da UEM e orientandos de Iniciação Científica, fazem uma releitura e discussão sistematizada de textos psicanalíticos – em especial da obra de Sigmund Freud .
Permanece na Universidade de Maringá no Curso de Mestrado em Psicologia - linha de pesquisa "PSICANÁLISE E CIVILIZAÇÃO" -, trabalhando como pesquisadora e orientadora acadêmica no Projeto de Pesquisa Intervenção “PHENIX: a Ousadia do Renascimento do Indivíduo Sujeito - Fase II”, que se atualiza no Centro Social Marista (CESOMAR).
Perseguição política
13 de março de 2008
PSTU x PT
Maringaenses são indicados a prêmios
Desumanização e caos no SAS
Alguns pacientes tinham que enfrentar a senha duas vezes: a primeira para encaminhamento ao médico e a segunda para liberação de exames. Houve momentos de zum zum zum e revolta na sala cheia de pessoas aguardando o grito do número da senha pelos funcionários do Hospital Santa Rita. Pra piorar, o ar condicionado não estava vencendo e olha que não havia sol, pois o tempo estava nublado.
Um paciente reclamou: “quando o atendimento era somente para os servidores do Estado (SAS), as consultas e exames não demoravam mais que uma semana. Agora chega a 20 dias ou mais. Pior, a prefeitura de Maringá e o Hospital Santa Rita se aproveitaram da estrutura do Estado e acrescentaram os servidores municipais do CAPSEMA. É vergonhoso e ainda nos cobram um real e cinqüenta centavos por consulta, fora o dinheiro que a prefeitura repassou para o Hospital se aproveitando da estrutura já montada para o Estado”.
Na entrada da sala uma recepcionista tentava amenizar a situação entre pacientes e atendentes entregando senha e tentando convencer de que deveria ser daquele jeito para que todos fossem atendidos. A mesma perguntava a cada um que adentrava na sala se o mesmo era servidor do SAS ou SAMA, entregando-lhe a senha correspondente.
A situação pareceu-me dramática e desumana por parte do Hospital Santa Rita. Como não há estrutura física para atendimento a todos, porque celebrou convênio com a prefeitura? O Estado precisaria tomar providências considerando que a prefeitura se aproveitou de uma estrutura existente de atendimento aos servidores estaduais e afunilou aproximadamente 20 mil servidores em uma estrutura sem condições.
12 de março de 2008
Entrevista sobre perseguição aos vereadores
Câncer de mama

O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha. Cabe a nós atendermos sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (federal, estadual e/ou municipal) será seu fim!!! Vamos salvar o site do câncer de mama? Não custa nada. O Site do câncer de mama está com problemas pois não tem o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'. Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam, que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.
Repassem a 10 amigos para que eles repassem a mais 10 amigos ainda hoje! E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante. Este gesto fará uma enorme diferença.
http://www.cancerdemama.com.br/
Noite musical
Denegrir
Já utilizei, refleti o seu significado e não mais uso. Penso que todos – mais ainda os políticos – deveriam pensar no significado da palavra "denegrir" (que vem da pessoa de cor negra) criada pela elite dominante durante a escravidão no Brasil como diminutivo ou desvalorização social, política e educacional dos negros. Lamentavelmente os organizadores dos dicionários insistem em aceitá-las com normais e muitas pessoas a utilizam como também fosse normal.
A melhor notícia do dia
11 de março de 2008
Alerta de combate à corrupção
Datas significativas em 2008
- 10 anos que FHC venceu Lula no 1º turno das eleições presidenciais (1998);
- 10 anos que o Brasil perdeu a Copa do Mundo para a França por 2 X 0 (1998);
- 10 anos que Ronaldo passou mal antes do jogo Brasil X França (1998);
- 20 anos da criação do Fórum DCA – Direitos das Crianças e Adolescentes (1988);
- 20 anos da promulgação da Constituição do Brasil (1988);
- 30 anos da Conferência dos Bispos Latino-Americanos, Puebla, no México (1978);
- 30 anos da última reeleição de Lula a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, após isto, ele se dedicou ao Partido dos Trabalhadores (PT) - (1978);
- 40 anos da Conferência dos Bispos Latino-Americanos, em Medellín, na Colômbia (1968);
- 40 anos da implantação do Movimento das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica no Brasil, a começar pelas comunidades rurais no nordeste (1968);
- 40 anos do Ato Institucional nº 5 – (AI-5) – Regime Militar (1968);
- 50 anos dos primeiros movimentos sociais no campo lutando por Reforma Agrária (1958);
- 50 anos que o Brasil ganhou a 1ª Copa do Mundo (1958);
- 60 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948);
- 60 anos da criação da Organização dos Estados Americanos (OEA) - (1948);
- 60 anos do assassinato de Mahatma Gandhi na Índia (1948);
- 60 anos que os parlamentares comunistas do Brasil tiveram seus mandatos cassados (1948);
- 70 anos do fim do Movimento do Cangaço no nordeste brasileiro, destacando-se Lampião (1925-1938);
- 70 anos em que a "Hora do Brasil" passou a ser irradiada para todas as rádios do País (1938);
- 80 anos do início da guerrilha de Sandino na Nicarágua (1928);
- 80 anos da deportação de Trotsky para a Sibéria - exílio (1928);
- 100 anos da morte de Machado de Assis (1908);
- 110 anos do nascimento de Bertolt Brecht (1898-1956);
- 110 anos da Indepência de Cuba dos Estados Unidos (1898);
- 120 anos do nascimento de Anton Makaranko (1888-1939);
- 120 anos do Movimento Abolicionista no Brasil (1878-1888);
- 120 anos da assinatura da Lei Áurea - 13 de maio (1888);
- 120 anos da invenção do motor a gasolina (1888);
- 150 anos da Revolta de Vassouras, em Paraíba do Sul/RJ (1858);
- 160 anos da grande revolta da Comuna de Paris (1848);
- 160 anos do Manifesto Comunista (1848);
- 160 anos da Revolução Praieira em Pernambuco (1848);
- 170 anos da eclosão da "Balaiada", ou seja, revolta no Maranhão (1838);
- 180 anos do fim da Guerra Cisplatina – conflito bélico envolvendo Brasil e Argentina, na região do Rio da Prata e independência do Uruguai (1825-1828);
- 190 anos da coroação a rei do Príncipe Regente D. João ao título de D. João VI (1818);
- 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil – (1808);
- 210 anos da Conjura dos Alfaiates ou Inconfidência Baiana (1798);
- 210 anos da Revolução dos Jacobinos Negros na Bahia (1798);
- 220 anos das primeiras reuniões dos inconfidentes de Minas Gerais (1788);
- 230 anos da morte de Voltaire (1694-1778);
- 230 anos de morte de Rousseau (1712-1778);
- 340 anos da fundação de Curitiba/PR (1668);
- 360 anos da fundação de Paranaguá/PR (1648);
- 460 anos em que Martim Afonso de Souza foi nomeado primeiro Governador Geral do Brasil (1548);
- 470 anos da chegada do primeiro navio com escravos africanos no Brasil (1538).
863 expressões
Chibiu = órgão genital;
Meia boca = não está bom nem ruim;
Espião da casa do caraio = ginecologista;
Bater cascão = pedir esmola;
Palitó de madeira = caixão de defunto, entre outras.
10 de março de 2008
Pegou fogo
Defensor de direitos humanos é defensor de bandidos?
9 de março de 2008
Fotos de maquetes
Condomínio dos Idosos
Pesquisa viciada
Miura X Guerles
De volta
8 de março de 2008
Rodô shopping
6 de março de 2008
Criança de 8 anos matricula-se na universidade
5 de março de 2008
Leis - II parte
80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu, baseada no único livro que você não leu.
LEI DA QUEDA LIVRE.
1. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda, provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
2. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo,é proporcional ao valor do carpete.
LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS.
A fila do lado sempre anda mais rápido.
Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.
LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA.
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.
LEI DO ESPARADRAPO.
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.
LEI DA VIDA.
1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral ou engorda.
LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS.
Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.
Dia Internacional da Mulher
O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) lembrará o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), próximo sábado, realiza ato público e entregará panfletos à população na sexta-feira, 07 de março, no Terminal Urbano (em frente à antiga rodoviária), a partir das 17h30min. O Partido informa no material de divulgação que "o Dia Internacional da Mulher não deve ser lembrado como um dia de comemorações e sim, mais um dia de luta contra a exploração e opressão sofridas pelas mulheres trabalhadoras".
PS-1.: No passado remoto, iniciativas como esta era do Partido dos Trabalhadores (PT).
PS-2.: Manifestações semelhantes estão sendo organizadas em todo o Brasil por partidos políticos de diferentes siglas, associações, movimentos sociais, sindicatos e igrejas.
Churrascada no Lar Escola
A churrascada custará R$ 12,00 e poderá ser apreciada na Rua Martin Afonso, 1441 - Jd. Novo Horizonte – Maringá-Pr. Informações: (44) 3227-3030
Cardápio para almoço no local: Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; arroz a grega; farofa; pão; Salada de tomate; salada de cebola romana; maionese; salada de repolho chinesa; mix de folhas; molhos e vinagretes.
Cardápio para marmitex: Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; farofa; pão; Salada de tomate; maionese; salada de repolho chinesa.
Sobremesas e bebidas à parte.
Obs.: Isento de convite, menores de 8 anos, acompanhado dos pais.