31 de março de 2008

Pistas de corrida

As ruas e avenidas de Maringá se tornaram pistas de corrida. Cruzá-las são desafios a qualquer cidadão, independente da idade, sobretudo a idosos e crianças. Os veículos: motos, carros de passeio e ônibus trafegam em alta velocidade, sempre com pressa. O contingente que se altera a cada dia nos indica problemas no futuro próximo e certamente será um desafio para as equipes que preparam planos de governo. O que e como fazer com o trânsito de Maringá?

Dividir para governar

A denúncia de Cláudio Timossi de que a administração promete casas para os filhos casados que residem com os pais no Bairro Santa Felicidade, faz-me lembrar do ditado "dividir para melhor governar". Quanto mais as pessoas são divididas, menos se entendem e melhor será para quem governa que, com facilidade manipula a todos, direcionando os interesses para projetos que bem quiser.
Pode ter sido a intenção da prefeitura? Quem sabe. O certo é que ao se prometer casa para todos, certamente causará divisão nas residências que tem filhos casados morando com os pais. Os filhos podem pressionar os pais a aceitarem (assinarem termos de saída) eventuais termos apresentados pela prefeitura.

44 anos do golpe

O golpe militar (em minúsculo) foi tão desastroso para o povo brasileiro há exatamente 44 anos que eu não estava lembrando do fato se não tivesse passado por alguns blogs, entre eles o do Messias que pincelaram a questão. Os militares e a burguesia chamaram o fato de Revolução. Mas na prática e realidade, foi golpe de Estado, perseguição política e assassinatos de pessoas que simplesmente lutavam por um país onde tudo fosse de todos: indústrias, terras, dinheiro, moradias, bancos, poder...

Dilma Rousseff, chamada de presidente

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao discursar hoje durante lançamento das obras de terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, errou e chamou a ministra Dilma Rousseff de presidente. Ouça ou Leia.

Consciente

O coordenador da Região Metropolitana de Maringá e ex-prefeito João Ivo Caleffi (PT), candidato a prefeito, em 2008, pelo PMDB, está consciente das dificuldades da campanha à prefeitura neste ano. Sabe que a eleição de 2008 não está garantida para nenhum pré-candidato. Sente junto ao povo por anda que o momento político é bom, mas nada está consumado e que em ano de eleição todos que o apóiam têm que se dedicar efetivamente à campanha.

Revoltada

Várias pessoas cuidam de horta comunitária no Parque Residencial Tuiuti e se beneficiam da produção e da venda do excedente. Por outro lado, algumas que não conseguem consumir o que produzem e não dão ou vendem o excedente, passam a ser alvo de revoltas de algumas pessoas que também produzem. Uma senhora revoltada, disse: “se não dá conta de comer, por que não dar ou vender? Agora fica o produto lá na horta se perdendo. É um absurdo”.

30 de março de 2008

Novos guardas municipais

Novos guardas (homens e mulheres) farão parte dos quadros da guarda municipal de Maringá a partir desta segunda-feira. Foram aprovados no último concurso público e começam a trabalhar cuidando dos bens públicos. Um dos aprovados me disse que constava no Edital do Concurso que poderão realizar várias atividades, entre elas ajudar a Polícia Militar.
Brinquei que os guardas serão seguranças do prefeito? O futuro guarda disse que serão guardas do patrimônio público.
Disse-lhe:
- e se o prefeito se considerar patrimônio público?
Retrucou:
- a segurança do prefeito não constava no edital.

Trabalho infantil no Brasil

O estudo "Aspectos Complementares de Educação, Afazeres Domésticos e Trabalho Infantil" apresentado (sexta-feira, dia 28 de março) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 5,1 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalhavam em 2006 no país. Uma diminuição pouco significativa, de 0,3%, em relação a 2004.
Entre as crianças de 5 a 13 anos, no entanto, não houve nenhuma alteração: 1,4 milhões delas continuam trabalhando. No Brasil, o trabalho só é permitido a partir dos 14 anos e na condição de aprendiz. Esse trabalho ilegal, de crianças entre 5 e 13 anos, é praticado majoritariamente, 95,1%, em atividades agrícolas e não-remuneradas. Essa proporção diminui de acordo com o aumento da faixa etária. Conheça a matéria na íntegra.

Trabalho escravo na Itália

Não somente no Brasil executa-se trabalho escravo em pleno século XXI. No sul da Itália, sudaneses, senegaleses, marroquinos, moldávios e ucranianos integram um contingente silencioso de imigrantes ilegais que garantem a colheita agrícola na região. uma parcela desses imigrantes não está apenas na informalidade, e sim em condições de indigência. Sofrem diariamente com violência, vivem em edifícios abandonados, sem eletricidade ou água, e infestados de ratos. Pior: não podem sair diante das dívidas que acumularam com seus patrões. Eis a matéria completa.

29 de março de 2008

Acidente?

Ao chegar em Maringá (vindo de Astorga) por volta das 12h30min., deparei-me com 04 veiculos do corpo de bombeiros (ambulâncias, médicos e o caminhão pipa) que se dirigiam na Avenida Morangueira, direção Avenida Colombo-Iguaraçu. Até o momento não sei o motivo de tantos veículos com os alarmes ligados e em velocidades.

28 de março de 2008

"Ruas estreitas" no Santa Felicidade?

Ouvi pela CBN de que a prefeitura alegou como justificativa à aprovação do PAC de que as ruas do Bairro Santa Felicidade são estreitas e impedem a passagem do caminhão de lixo, o que justificaria a alteração no bairro e retirada de famílias. A notícia fez-me lembrar de que ruas estreitas existe sim, mas não no Santa Felicidade. Segue dois exemplos:
1º - De frente o Parque Buracão (Vila Morangueirinha), entre a Rua Bogotá e Avenida São Domingos e, entre a Rua México e Rua Maracanã, existe uma rua tão estreita que dois veículos pequenos que se encontrarem não passam sem que um suba na calçada e espere a passagem do outro. É tão estreita e sem calçada, que a prefeitura no período e os moradores não puderam nem plantar árvores.
2º - Situação semelhante pode ser nas proximidade do Colégio Branca da Motta Fernandes, entre a Avenida Tuiuti e o Parque de Exposições. As ruas são estreitas que dois veículos não passam um pelo outro e, nem por isso, projetos foram elaborados para alteração das ruas e residências.
A cada comparação e informações, fica mais evidente que a questão é política e de valorização da região do Santa Felicidade. Caso os moradores aceitem mudanças, penso que perderão. Tudo indica que a região atual ficará supervalorizada e eles, à distância, ficarão a ver navios, além de arrependidos.

PEM X coronel X agentes

Fui questionado hoje sobre o que segue. A fuga de 15 detentos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), abriu questionamentos sobre a segurança da PEM e direto ou indiretamente sobre o diretor Antonio Tadeu Rodrigues que, em breve deverá recair sobre os agentes penitenciários.
Interessante é que enquanto não ocorreu fuga nos últimos 12 anos, a população nem sabia que existia um coronel diretor na frente da PEM. Aparentemente existiam apenas agentes penitenciários que, por sinal, nunca são elogiados. No entanto, são os agentes que servem os detentos, que são chingados pelos detentos, que enfrentam os embates, as ameaças, as perseguições, que controlam visitas, que levam a fama...
Exemplos:

  • Os méritos dos 12 anos sem fuga são e serão atribuídos a quem? Ao coronel.
  • As responsabilidades das fugas serão atribuídas a quem? Aos agentes.
  • Quem ficava na sala vip nestes 12 anos? O coronel.
  • Mas quem cuidou dos detentos sobre as paredes, sol e chuva nestes doze anos? Os agentes.
  • Então, por que apenas o coronel levar os méritos? Porque coronel é coronel e, coronel não se questiona...

Formas de corrupção

Em inúmeras prefeituras, o padrão de corrupção tem sido por “notas fiscais fictícias ou ‘frias’, que são aquelas nas quais os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues [...] e há pessoas especializadas em negociá-las”.
“Com o conluio dos administradores públicos cúmplices do ‘esquema’, as empresas vendem ao município produtos e serviços superfaturados, ou recebem contra a apresentação de notas de discriminam serviços não executados e produtos não entregues”.
Exemplos de situações ocorridas e denunciadas pelo Ministério Público indicam que as fraudes e corrupções ocorrem de diversas formas, entre elas, os fornecedores ou prestadores “de serviço agem mediante acordo pré-estabelecido com o prefeito e/ou seus assessores. As empresas emitem notas fiscais e a prefeitura segue todos os trâmites administrativos de uma compra normal. Quando necessário uma licitação, monta todo o procedimento de forma a dirigir o certame para uma empresa ‘amiga’, dificultando ou impedindo a participação de outras. Depois, dá recibo de entrada da mercadoria, empenhada a despesa, emite o cheque e faz o pagamento. Posteriormente, o montante é dividido entre o fornecedor e os membros da administração comprometidos com o esquema de corrupção"
"Em geral, os recursos obtidos dessa maneira chegam ao prefeito e aos que participam do esquema na forma de dinheiro vivo, a fim de não se deixarem vestígios da falcatrua. os corruptos evitam que tais recursos transitem pelas suas contas bancárias, pois seriam facilmente rastreados por meio de uma eventual quebra de sigilo bancário".
Será que alguma administração pública de Maringá já cometeu atos corruptos à semelhança de outras administrações Brasil adentro?
Referência bibliográfica: Cartilha "O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil", organizada pela Transparência Brasil e AMARRIBO, com a colaboração do Instituto Ethos e patrocinado por várias entidades.

A vida ao contrário

Charles Chaplin defendeu que a vida deveria ser o contrário. Não deveríamos acabar com dor, em asilo, sofrendo, temendo a morte... Para ele deveríamos acabar com fases: felhice, adulto, jovem, adolescente, criança, bebê, útero (flutuando) e, por fim, o orgasmo. Que delícia seria a vida assim... LEIA.

27 de março de 2008

Santa Felicidade

Não pude comparecer à reunião de divulgação dos dados sobre o Santa Felicidade realizado pelo Observatório das Metrópoles, mas o Rigon está de Parabéns pela sequência de informações a respeito. Vale ler uma a uma.

Animais na pista

Animais na pista são perigosos a qualquer motorista. Além de danificar o veículo, pode causar danos graves ao condutor e passageiros. Veja o que ocorreu na noite de quarta-feira no Rio, registrado pelas câmaras e divulgado nas TVs e no G1, AQUI.

A população brasileira

Mais de 80% da população do Brasil vive nas cidades. É do campo que vem o arroz, feijão, café, cana-de-açúcar, alface, bata, leite e tantos outros produtos, mas é na cidade que o povo está vivendo, muitas vezes teimosamente e com infinitas dificuldades.
De acordo com o censo do IBGE de 2000, apenas nas regiões Norte e Nordeste tínhamos mais de 30% da população na zona rural. Em contraste, a região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) menos de 10% da população vivia no campo e mais de 90% na cidade. Na região Sul, aproximadamente 19% da população vive na zona rural. Eis alguns indicativos que contribuem com as explicações dos problemas sociais e econômicos em nível nacional. E depois o Estado não quer ter conflitos sociais. Amontoa o povo na zona urbana, ou seja, nas periferias e quer que vivam de sonhos, de pensamento, de pinga... Ainda bem que o governo Lula está possibilitando algumas políticas que amenizam (não acaba) as diferentes situações de miséria.
No próximo censo do IBGE as percentagens da população campo X cidade podem estar piores. Esperamos ao menos que o povo esteja vivendo dignamente.

Denúncia: desvio de recursos públicos no HU

Do blog do Ronaldo Nezo
"A CBN Maringá identificou ontem à tarde um problema muito grave… Em entrevista à emissora, o superintendente do Hospital Universitário revelou que 57 médicos que atendem naquela unidade não têm contrato de trabalho. São médicos que começaram a atender como prestadores de serviço, mas já estão há 3 anos trabalhando de forma irregular sem receber encargos trabalhistas. De acordo com o superintendente do HU, José Carlos Amador, para pagar estes médicos o hospital está desviando recursos que seriam para comprar equipamentos. É isto mesmo que você leu: dinheiro que seria utilizado para adquirir equipamentos tem sido usado para pagar médicos, já que o Estado não contrata".
Pitaco: Esta denúncia é grave por dois motivos: primeiro, está colocando a saúde pública em risco; segundo, está por estar ocorrendo desvio de recursos públicos. A denúncia serve como início imediato de uma ação pelo Ministério Público.

Jogo baixo?

Não é possível fazer outra leitura a não ser a de que o prefeito Silvio Barros II esteja tentando desarticular a imprensa para não comparecer à reunião de divulgação de dados sobre o Santa Felicidade pelo Observatório das Metrópoles logo mais na UEM, ao marcar ontem (26/03/2008) a posse de Shinji Gohara para o mesmo horário da reunião do Observatório marcado há semanas. Seria jogo baixo?

Super interessante

A revista Superinteressante abriu todos seus números para leitura e pesqusa da população desde 1988 até 2006. Que bom que toda imprensa escrita e falada fizessem o mesmo. Seria democratizar as informações e o conhecimento. Parabéns à Super que ficou mais interessante que antes.

Denúncias contra Socreppa começou em 2001

Paulo Vidigal levantou que a denúncia contra a vereadora Márcia Socreppa (que culminou em sua cassação - por enquanto) foi protocolizada no Ministério Público em julho de 2001. Somente após quase 07 anos é que a decisão em primeira instância enfim foi dada. Talvez seja por isso que as pessoas que adentram a política cometem crimes e corrupções. Devem avaliar que os crimes compensam mais que a honestidade e caso haja punições (que por sinal são raras e demoradas) as mesmas são leves: cestas básicas ou pequenas multas, sem a devolução dos desvios, incentivando a corrupção, o mal caráter, a falta de ética e o político cara-de-pau.
Cláudio Timossi é um dos denunciantes contra a Márcia Socreppa. Insistente e persistente contra os desmandos da cidade, Timossi ultimamente está “meio” desaparecido, mas em breve deve ser ressuscitado, considerando-se 2008 como ano de eleições, possivelmente seja candidato a vereador. Em sendo, deverá ser pedra no sapato de muitos candidatos como denunciante de irregularidades eleitorais. Que se cuidem: Fogueteiro, Zebrão, Bravin, Márcia, entre outros e outras.

26 de março de 2008

A qualidade da educação

Em entrevista à CBN Maringá, a doutora em Educação, Maria Aparecida Cecílio, comentou a pesquisa do Ministério da Educação e do Unicef que apontou os municípios com boas práticas na educação. Educadora ressalta que qualidade da educação não significa necessariamente grandes investimentos financeiros. OUÇA A ENTREVISTA, sobretudo aqueles que são educadores.

Doação voluntária

A Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), entidade que presta atendimento educacional e de reabilitação a pessoas com deficiência física motora grave e outras associadas, prevalecendo a deficiência física, atendendo pessoas de Maringá e região, gostaria de realizar algumas mudanças no site da entidade, mas por falta de condições orçamentárias, gostaria que algum voluntário possa doar o tempo e a criatividade reorganizando o site.
Neste caso, ligar na ANPR, fone: 3222-6035 e falar com Ednéia. Seja um voluntário, ajude a ANPR.

Belo João

Soube somente hoje que meu primeiro médico em Maringá, em 1986, o otorrinolaringologista Belo João Araujo, faleceu sábado. Belo João foi o médico que cuidou de minhas alergias e de meu belo nariz, a partir de 1986. O tratamento alérgico ocorreu até por volta do ano 2000. Melhorei muito. Quando na época busquei informações sobre os otorrinos, indicaram o Belo João e alertaram-me que ele era bravo. Francamente, sempre que fui por ele atendido o encontrava de bom humor. Era uma figura e tanta. Deixou recordações a todos seus ex-pacientes.

Combate à corrupção

Diante de denúncias de gastos de viagem dos vereadores, dos custos da ciclovia da Avenida Mandacaru e, dos 20 milhões do PAC para “investimento” no Bairro Santa Felicidade, penso importante discutirmos o combate à corrupção que “deve estar na pauta diária dos cidadãos que têm espírito público e que sonham com um país melhor para seus filhos e netos. Os que compartilham da corrupção ativa ou passivamente, ou dela se servem de alguma forma, devem ser responsabilizados não só, civil e criminalmente, pelos danos que provocam, mas também, eticamente, pois, ao admitirem a corrupção, ela passa a ser aceita como um fato natural no dia-a-dia da vida pública ou admissível, como normal, no cotidiano da sociedade. Não se deve aceitar que a corrupção faça parte da cultura nacional. O combate à corrupção deve, portanto, constituir-se em uma agenda de todo cidadão e de todos os grupos organizados que trabalham pelo desenvolvimento do país e querem construir uma sociedade justa e solidária”.

“Dificilmente um projeto social prospera em um ambiente onde predomina a corrupção, pois ele acaba sofrendo os efeitos da mesma, e as suas ações se perdem e se diluem na desesperança. De que adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para um projeto social ou cultural de uma cidade se o poder público municipal, que é o responsável por esses projetos está corrompido pelo desvio do dinheiro público”.

Texto extraído da cartilha "O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil", organizada pela Transparência Brasil e AMARRIBO, com a colaboração do Instituo Ethos e patrocinado por várias entidades.

25 de março de 2008

Pés de maconha em Universidade

Vigilantes da Universidade Federal de Santa Catarina encontraram cinco pés de maconha ao lado da caixa d'água da Faculdade de Química da UFSC e o caso foi parar na Polícia Federal. Isto é que é institucionalizar a cultura... Leia os detalhes.

Curso sobre a crise na Colômbia

O Espaço Marx de Maringá realizará nos dias 12 e 19 de abril (dois sábados) um curso de 16 horas sobre a crise colombiana e a necessidade de resolução humanitária da guerra.
No dia 12, será realizado um relato da história da violência política na Colômbia, seus desenvolvimentos mais recentes, a possibilidade de internacionalização do conflito e a necessidade da nossa intervenção pela paz. Neste dia, haverá apresentação de vídeos sobre a guerra civil colombiana.
No dia 19 de abril, estará presente Pietro Lóra Alarcon, professor da Faculdade de Direito da PUC e integrante do Comitê Permanente pela Defesa dos Direitos Humanos na Colômbia, que traçará um quadro pormenorizado da luta do povo colombiano.
Para efeito de cobertura dos gastos, será solicitada uma contribuição de R$ 10,00 como inscrição que será feita no local, no dia 12 (Auditório Ney Marques, Universidade Estadual de Maringá, a partir das 8:30 horas).

24 de março de 2008

Fome: crueldade desumana

Espreitando a morte Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de foto jornalismo com uma fotografia tomada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro. A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota. Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se. (enviado por e-mail)
O comportamento dos governantes mundiais caminha na direção da imagem acima contra a maioria dos cidadãos. Enquanto poucos concentram a riqueza, a maioria passa fome e milhões de pessoas estão em situações subumanas sem que haja esforços concretos para reverter as situações.

Site da ANPR

Navegando sobre algumas páginas, achei interessante o site da Associação Norte Paranaense de Reabilitação de Maringá (ANPR). Vale conhecer e, os que puderem é só não se acanhar, ajudem-na.

Fuga de detentos

A confirmação da fuga de 15 detentos, nesta madrugada, da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), confirmada pelo coronel Antonio Tadeu Rodrigues, nos faz pensar sobre o modelo das prisões e sobre o que fazem os presos durante as 24 horas do dia em um único espaço, a não ser pensar em alternativas para fugir. Em qualquer modelo de prisão, seja no primeiro ou no terceiro mundo, cedo ou tarde, fugas ocorrerão. A diferença é que o policial civil ou militar, o carcereiro ou agente penitenciário, o delegado ou o comandante, não pensam como aquele que está preso por não ser ele o preso. Qualquer pessoa que se sinta acuada/confinada, após o início da confinação, começa a pensar alternativas de escapar àquela situação. As possibilidades poderão ser ou não encontradas à medida das observações dos presos sobre o comportamento de trabalho e personalidade dos agentes do Estado, nos horários em que os agentes estão menos atentos, das informações das visitas sobre a geografia da prisão e seu entorno, dos presentes recebidos...
As suposições podem ter sido fatores contributivos para a fuga da PEM nesta segunda-feira. Talvez não tenham pensado nas conseqüências posteriores após serem recuperados: perdas de direitos garantidos em Lei. Devem ter pensado apenas na fuga, nos possíveis esconderijos, na “liberdade” da prisão, noutras formas de alimentação, de vestuário, de corte de cabelo, em novos delitos... Menos na volta para a prisão de qualquer dos fugitivos.

23 de março de 2008

Feliz Páscoa a meus leitores

FELIZ PÁSCOA a todos que me visitam.
Muito chocolate,
Controle na bebida,
Não dirigir alcoolizado.

Um jovem pára um comboio

O homem do tanque de Tiananmen Também conhecido como o "Rebelde Desconhecido", esta foi a alcunha que foi atribuída a um jovem anônimo que se tornou internacionalmentefamoso ao ser gravado e fotografado em pé, em frente a uma linha de vários tanques, durante a revolta da Praça de Tiananmen, em 1989, na República Popular Chinesa.
A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa decentenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpô-se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente, as imagens do rebelde foramapresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar.
Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povochinês:apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo, se isso implicava causar algum dano a um cidadão. (Recebido por e-mail).

22 de março de 2008

5 milhões para projetos de inclusão

Fonte: Gilnei Dias Machado
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR) irão destinar R$ 5 milhões a projetos que contribuam com alternativas econômicas, sociais e ambientais para a geração de renda das comunidades tradicionais, povos indígenas, pescadores artesanais, aquicultores familiares e assentados dos programas de reforma agrária.
O objetivo é melhorar a inserção no mercado dos produtos dessas comunidades, que vivem na zona rural ou na periferia dos centros urbanos, e gerar renda utilizando tecnologias de base ecológica apropriadas para a agricultura e a aqüicultura familiares. Confira o Edital.

Comparando greves

Paulo Vidigal faz uma comparação de duas greves: dos professores do Estado do Paraná, em 1988, no governo de Álvaro Dias e a greve dos servidores municipais de Maringá, em 2006, no governo de Sílvio Barros II. Veja o Youtube.

Che Guevara

Você sabia que a famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos, num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois.

O Instituto de Arte de Maryland - EUA - denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história e expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais). Recebido por e-mail.

21 de março de 2008

Moço: meus'ovo, meus'ovo

Foi assim que gritava uma mulher ao Agente de Trânsito após ser acidentada por ter sido fechada com sua Biz por um veículo na Avenida Brasil.
Deitada no chão e agitada, ela dizia para o Agente:
- “Moço: meus'ovo, meus'ovo...”
O Agente:
- Senhora. A senhora é mulher.
- Não moço. Os ovos de páscoa que estão na moto.
- Ah!!!!. Respondeu o Agente que foi verificar e cuidar dos ovos da mulher, na Biz.

De horta comunitária a horta comercial

A horta comunitária do Parque Residencial Tuiuti, na Rua Rio Ligeiro, próximo à Avenida Guaiapó, tornou-se horta comercial. Vende-se alface, couve, almeirão, quiabo e tudo o mais que estiver à disposição do cliente que queira comprar.

Ué, mas a horta não é comunitária? A horta sim. A produção não. Quem planta tem produção de graça. Quem não planta, se quiser tem que comprar de quem produz na horta que é comunitária. A não ser que seja "amigo" do horteiro.

20 de março de 2008

Feliz da vida

Em busca de alguns livros no SEBO nesta tarde, ouvi um senhor - pedreiro - conversando com a atendente que os livros de História geral que ele compra no Sebo ajudavam-no demais e por isso estava de volta para adquirir outros que lhe interessasse.
Contou que em uma conversa com uma professora de História da Universidade, descobriu que sabia mais de História Antiga que ela. Estava feliz da vida por descobrir que o fato de gostar de ler possibilitava-o conhecer o mundo sem sair de casa e conversar de "igual para igual" com “pessoas cultas”. Era só ir ao Sebo e comprar os livros mais baratos possíveis e lê-los até o fim, sem pressa.

Posse e primeira reunião do COPED-PR

O Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná – COPED – convida todos os conselheiros eleitos ou escolhidos para a posse no próximo dia 24 de março, às 14,30 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, à Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº, 4º andar – Palácio das Araucárias, Curitiba/PR.
Para os que desconhecem o Conselho, o mesmo foi criado e instalado com o objetivo de promover a defesa dos Direitos Humanos, através da implantação de ações que permitam o enfrentamento de qualquer violação dos direitos fundamentais a todos os cidadãos paranaenses. Após a posse, os conselheiros realizarão a primeira reunião da gestão de dois anos.

João Benis no PSC

Encontrei hoje o antigo conhecido e incansável lutador, João Bênis, de Sarandi. Continua firme e forte. Parece que não envelhece nunca. Construtor civil e participante da Pastoral Operária, não faltava aos embates políticos do PT em Sarandi e Maringá. Decepcionado com os últimos acontecimentos políticos do PT (Partido dos Trabalhadores) do Lula, Gleisi Hoffmann e Ênio Verri, foi para o PSC (Partido Social Cristão), do Ratinho Júnior. Será que fez uma boa escolha? Cada um sabe (acho) o que faz. Penso?

19 de março de 2008

Lei Colombo

Ouvi na CBN que o vereador Zebrão apresentou projeto de Lei obrigando os caminhões a trafegarem em uma única pista na Avenida Colombo. Gostei da proposta, mas tenho minhas dúvidas que a mesma seja cumprida. Quem e como fiscalizar? Por que os vereadores não gastam parte do tempo (no lugar das viagens) em busca de alternativas políticas - ou seja, recursos financeiros - para a construção do Contorno Norte, o que desafogaria a Colombo?

Criança e veículo não combinam

Uma criança de 3 anos, que nem filho era do proprietário do carro, adentrou o veículo, soltou o freio de mão do carro que desceu uma rua por 100 metros até atropelar outra criança de 4 anos que teve a perna amputada. A tragédia ocorreu em Itaquaquecetuba, na grande São Paulo, na tarde de terça-feira, quando dois senhores do veículo pegavam informações sobre aluguel da casa da criança de 3 anos.
Fato semelhante aconteceu comigo, em 1999. Em visita ao assentamento Pontal do Tigre, em Querência do Norte, enquanto eu conversava fora do Escort com uma família assentada, uma criança de aproximadamente 3 anos entrou no carro e girou a chave da ignição e o Escort foi parar em uma cerca de arame. Por sorte ninguém se feriu. Mas ficamos assustadíssimos.
Conclusão: Temos que estar de olhos abertos para com as crianças. No piscar dos olhos elas aprontam e o proprietário do veículo é quem poderá pagar o pato.

Pesquisa sobre o Santa Felicidade

As entidades que assinaram o manifesto de solidariedade aos moradores do Santa Felicidade e a imprensa de Maringá estão sendo convidados pelo Observatório das Metrópoles para participarem de um encontro que divulgará pesquisa realizada no Santa Felicidade que analisa os impactos do projeto da prefeitura que prevê requalificação urbana e social no bairro.
O Observatório das Metrópoles/UEM está realizando um minucioso estudo sobre o "Projeto de Requalificação Urbana e Social – Zeis - Santa Felicidade" de autoria da Prefeitura Municipal de Maringá, a ser implementado com recursos do PAC.
Para se ter uma idéia, além da análise desse projeto, o Observatório coordenou uma pesquisa domiciliar no bairro com o objetivo de definir o perfil da ocupação residencial atual e projetar, assim, o impacto da intervenção daquele projeto sobre a população.
Os resultados preliminares desse trabalho serão divulgados no dia 27/03, quinta-feira, às 15:00hs, no Bloco Q-03, Prédio da Reitoria da UEM, sala de reunião do Conselho Universitário (COU).

Olympio Sotto Maior é indicado ao Prêmio de Direitos Humanos

O Procurador de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, foi mais um indicado a concorrer o Prêmio nacional de Direitos Humanos que o MNDH conferirá ao vencedor na noite de 18 de abril, em Vitória/ES. Sotto Maior foi coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná e atualmente integra e é coordenador da 1ª Procuradoria de Justiça Criminal do Ministério Público do Paraná. Eis os detalhes da apresentação.

O preço dos combustíveis

São inaceitáveis os preços dos combustíveis praticados em Maringá. Estive em Umuarama no final da semana e fui observando os preços dos combustíveis nos postos e não há preços mais caros do que aqui. O interessante é o que dizem alguns frentistas: "buscamos o combustível em Maringá".
Para se ter uma idéia, Cafezal do Sul, onde residi, está a duzentos quilômetros de Maringá e os caminhões se deslocam até aqui para buscar os combustíveis. E os preços são semelhantes ao que se pratica aqui, quando não mais barato. Há explicação que nos convença de que algo estranho encontra-se no ar entre os proprietários dos postos?
Até o posto da COOPAR, da qual sou cooperado e que foi organizado devido os preços altos, não tenho sentido diferença consubstancial, a não ser algumas migalhas de centavos aos cooperados que não nos convence.

18 de março de 2008

Sedentarização desde a infância

Tenho visto algumas crianças fora do padrão estético e penso – para não dizer que tenho certeza – que os pais são culpados. Imagine ver uma criança sentada em uma cadeira e brincando com um carrinho. A diferença é que a criança controlava o brinquedo por meio do “controle remoto”, mexendo apenas os dedos e o olhar. Aquela era verdadeiramente uma criança sedentária. E depois os pais reclamam que a criança está “gorda”, não corre, é mole, sem criatividade... De quem é a culpa? Da criança?...

Reeducação alimentar

Colesterol alto é um problema. Caminhar já não é a solução. Diante dos fatos, cai esta noite nas mãos de uma nutricionista. Recebi como "castigo" a partir de amanhã, uma reeducação da alimentação. Em breve estarei “esbelto”. Me aguardemmmmmmm

O sorriso das pessoas

Caminhando esta tarde – como sempre – recebi um “oi” acompanhado de um sorriso que não me pareceu verdadeiro e fiquei a pensar: aquele era um sorriso sincero ou falso? Artificial ou artístico? Na dúvida busquei informações sobre o sorriso para saber interpretar os sorrisos das pessoas e, mais ainda, quando for sorrir evitar a artificialidade. Descobri que para sorrir “são necessários 23 músculos para um sorriso verdadeiro. E com um sorriso transmitimos uma potente mensagem positiva aos outros. Os três principais tipos de sorriso, segundo Lambert são:
  • Sorriso simples, com os lábios fechados e para cima nos cantos, que é quando a pessoa sorri para si mesma;
  • Sorriso para cima, com os lábios para cima nos cantos e aberto, usado geralmente quando sorrimos para outra pessoa;
  • Sorriso largo, com os lábios para cima e com os dentes claramente à mostra, usado geralmente quando nos estamos a divertir”.

17 de março de 2008

Mega acumulada

O próximo sorteio da Mega Sena - concurso 953 -, que correrá na próxima quarta-feira, dia 19 de março, deverá pagar em torno de 20 milhões para aquele que acertar as 6 dezenas (se acertar). Não ganharei, pois não jogarei. Mesmo que jogasse: 99,999% é de que também não ganharia. Mas é tentador. Boa sorte para os que jogarem.

Agentes penitenciários

Foto: Hora H News
Um microônibus e uma van com futuros agentes penitenciários - fora os que viajaram de automóveis - se descolocaram na noite de domingo de Maringá para Curitiba para escolherem vaga em alguma das sete regiões onde existem penitenciárias do Paraná. Foram mais de 1.000 agentes reunidos em Curitiba com o mesmo objetivo: escolherem vaga o mais próximo possível de suas cidades de origem, o que foi praticamente impossível, considerando os remanejamentos dos agentes que há anos trabalham distante de suas origens.
No início da madrugada desta terça-feira, os futuros agentes que residem em Maringá estarão desembarcando na frente da UEM, cada um sabendo o seu destino profissional como servidor estadual e Agente Penitenciário. O próximo passo será a entrega de documentos pessoais e posteriormente a nomeação. Os futuros agentes residentes em Maringá devem trabalhar em Penitenciárias de Curitiba e Região Metropolitana, Francisco Beltrão, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Guarapuava.
Hoje (segunda-feira) foi a vez dos homens escolherem as vagas. Amanhã (terça-feira), será a vez das 105 mulheres aprovadas no concurso também realizarem suas escolhas.

A educação dos filhos

Ouvindo algumas teorias de pais que parecem não entender seu papel e responsabilidade diante dos filhos, tomei a liberdade de refletir sobre a questão.
Existem pais que pensam que a educação dos filhos cabe aos professores. Pensam que ao matricular seus filhos em uma escola/colégio, estão livres do acompanhamento e formação dos filhos. Puro engano. Primeiro, porque os professores são aqueles que ficam o menor tempo de um dia com os filhos de alguém. Segundo, não foram os professores que fizeram os filhos e, terceiro, os professores acompanham dezenas de crianças, adolescentes e adultos ao mesmo tempo.
Quem faz filhos é quem deve cuidar e educar. A responsabilidade dos professores é contribuir no desenvolvimento do conhecimento científico, social, econômico, cultural, civil... Mas a educação cabe aos pais e estes, quando foram displicentes em relação à educação dos filhos, devem ser denunciados por qualquer pessoa (inclusive pelos filhos, professores ou vizinhos) ao Ministério Público ou ao Conselho Tutelar, para que estas instituições tomem as providências legais.
E você, o que pensa a respeito? Já tentou transferir responsabilidades suas às instituições de ensino e, mais especificamente, aos professores que, na maioria das vezes nem os conhece?

Corrupção

"Os efeitos visíveis da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e manutenção dos serviços da cidade, pois se isso fosse feito facilitiria a circulação de recursos, a geração de empregos e riquezas. os corruptos tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais de origem para não chamar atenção, e isso funciona como um dreno aos recursos da comunidade.
A corrupção afeta a qualidade da educação e a assistência aos educandos, pois, os desvios desmotivam os professores, subtraem recursos da merenda e do material escolar, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida mais limitada no futuro.
A corrupção compromete também os recursos para a saúde, o bem estar dos cidadãos, encurtando as suas vidas e os condenando a doenças que poderiam ser facilmente curadas e tratadas. O desvio de recursos públicos, pelo prejuízos que povoca, devetia ser equiparado ao crime hediondo, pois compromete a vida dos cidadãos de hoje e das crianças, que são o futuro do país, condenando a nação ao subdesenvolvimento econômico crônico".
Texto extraído da cartilha "O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil", organizada pela Transparência Brasil e AMARRIBO, com a colaboração do Instituo Ethos e patrocinado por várias entidades.

Panfleto

Extraído do Rigon
O panfleto acima distribuído a funcionários públicos por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março), não nos parece propaganda política? Por que o prefeito de Maringá tinha que aparecer no panfleto, juntamente e apenas com sua família? Por que não outras mulheres da cidade? Mais ainda. Quem pagou a impressão, onde e para quem mais foram distribuídos, além dos funcionários públicos? Foram distribuídos nas repartições públicas ou na saída dos turnos? Distribuídos por servidores públicos concursados e cargos de confiança? Foram distribuídos em horário de serviço ou fora dele?

Concursado

Ontem foi dia de sorrir de meu pai (Pedro Canuto) que, aos 78 anos e, já um tanto cansado resultado das sete décadas de sofrimento desde o nordeste brasileiro, apareceu com uma conversa em pleno horário de almoço, tirando a todos do sério.
Disse ele:
- Muitos fazem concurso e ficam eufóricos para assumir a vaga. Estou concursado e não tenha pressa em assumir a vaga de meu concurso. E parou a conversa.
Ficamos olhando para ele e um irmão perguntou:
- Que concurso, papai?
Respondeu ele:
- O Concurso do Cemitério.
Outro questionou.
- Cemitério?
Continuou ele:
- Estou concursado para uma vaga e morar lá definitivamente, mas não tenho pressa em assumir.
Foi só risadas... E ele continuou:
Já fiz todos os exames possíveis, mas nenhum deles deu APTO para assumir a vaga. Ainda bem. Quanto mais demorar, melhor.
A conversa dele foi para distrair a todos.

Rádio de presente

De José Nildo Brandão
A mulher chegou para o marido e fez um pedido irrecusável:
- Meu bem, você gosta de mim?
Respondeu ele:
- Gosto muito, meu bem. Por que esta dúvida?
Ela disse:
- É porque eu gostaria tanto de ganhar um presente.
Perguntou o marido:
- Que presente? Peça que lhe dou. Você é um amor e merece. Peça, peça...
Disse ela:
Eu queria tanto ganhar um rádio com FM e que tocasse CD.
Respondeu o marido:
- Meu bem. Vou lhe dar com todo prazer. Que tipo de rádio você quer? Pode pedir. Para você dou a marca que quizer.
Disse ela:
- Dá mesmo? Posso pedir?
Respondeu ele:
- Pode meu bem. Você é um amor e merece tudo. Como é o rádio. Peça.
Ela então pediu:
- Amor............. Pode ser qualquer rádio que acompanhe um carro por fora.
E o marido perdeu a fala e travou os olhos.

Visitando os pais

Aproveitei o domingo para visitar, dar e receber atenção de meus pais, em Umuarama. Nada mais fiz a não ser ficar com eles durante o dia. Retornei para Maringá somente a noite.

15 de março de 2008

A Páscoa e os ovos

Passamos nesta tarde por vários supermercados e observamos que a marca atual são os ovos de páscoa que encantam a todos, mais ainda as crianças. Os preços são de cair de costa. Muitas pessoas já estavam investigando tamanhos, procedências e preços. Comprando, por enquanto, pouquíssimos. Mas a semana que vem deverá ser uma correria. Ainda bem que estou orientado a evitar chocolates e massas.

Flanelinhas, flanelinhas

Por volta das 13h30min., estacionamos o carro na Av. Brasil e um senhor de nº 82, observado pelo nº 88, solicitou "olhar" o carro. Autorizamos e saimos. Na volta, com alguns centavos em separado, fiquei olhando para o nº 82 que estava do outro lado da avenida, adentramos o veículo, demos partida, saímos e ele não percebeu. Bela olhada... Ainda bem que não pediu para "cuidar".

Manhã de verão, com cara de inverno

A manhã deste sábado está típica de inverno. O sol e o vento não parecem da estação verão. Se assim estamos em pleno março de verão, imaginemos quando chegar o inverno. Ou fará muito frio, ou teremos um inverno razoavelmente quente. Será o efeito estufa? Estufa o peito, estufa a barriga, estufa as nádegas...
De tanto estufa, a camada de ozônio também poderá estufar e aí, tudo que estiver no espaço poderá ir aos ares... E vão jogar a culpa nos moradores do Bairro Santa Felicidade, nos estudantes da Escola Milton Santos (MST), nos ciclistas que usam a ciclovia da Mandacaru, nos blogueiros...

14 de março de 2008

Religiões comerciais

Observando hoje a quantidade indiscriminada de igrejas (religiões) abertas, com os mais estranhos nomes, fez-me lembrar de Marx quando disse que a religião é o ópio do povo. Acrescento que além de ópio, muitas são co-responsáveis por tornar parte do povo pacato diante dos acontecimentos sócio, político e econômicos, aceitando-os como normais.
Aparentemente o objetivo de muitas delas parece ser exclusivamente financeiro. Concentrar riquezas. Apropriar-se do dinheiro do povo utilizando-se da boa vontade das pessoas em acreditar em Deus, por meio de uma religião e, por consequência, realizam doações. Exploram “os fiéis”. Não pode ser comércio puro? Atualmente várias igrejas são abertas nas avenidas ou ruas comerciais, de forma indiscriminada.
Imaginemos o dia em que os “fiéis” tornarem-se infiéis. O que acontecerá? Muitos dos administradores – nem todos – parecem pensar: “venha a nós o vosso dinheiro, aqui na terra e depois dela”. O pior é saber que muitas pessoas, acreditando no "pastor", doam parte do que possuem ou recebem.

A educação e o BIRD

Realizando algumas leituras deparei-me com uma orientação do Banco Mundial (BIRD) e que tanto ouço os professores reclamarem. Até parece que os gerenciadores do BIRD estão no Brasil realizando cursos com os educadores e ao ouvir seus reclames, aconselha-os a “corrigir as distorções na distribuição de recursos entre os subsetores educacionais, priorizando a educação básica, buscando outras formas e fontes de financiamento para a educação secundária e, sobretudo, para superior, além de corrigir outros aspectos concernentes à relação professor / aluno, às taxas de rendimento escolar, à diminuição da evasão / repetência, à intensificação dos turnos, ao melhor aproveitamento dos espaços escolares, ao ensino simultâneo de séries e de níveis”, entre outros.
Extraído de Antônio Lisboa Leitão de Souza. Estado e Educação Pública: tendência administrativas e de gestão. In.: Política e gestão da educação. Dalila Andrade Oliveira e Maria de Fátima Felix Rosar (Orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

De endereço novo

A professora da UEM e psicóloga clínica, Drª Ângela Caniato, avisa que mudou de endereço profissional. Atende na Rua Néo Alves Martins, 3107 - Maringá-Paraná permanece com as atividades profissionais na área de Psicologia Clínica, realizando Diagnóstico e Psicoterapia Individual de base Psicanalítica.
Coordena o Grupo de Estudo "EL MALESTAR EN LA CULTURA" e, com um grupo de psicólogos, mestrandos em Psicologia da UEM e orientandos de Iniciação Científica, fazem uma releitura e discussão sistematizada de textos psicanalíticos – em especial da obra de Sigmund Freud .
Permanece na Universidade de Maringá no Curso de Mestrado em Psicologia - linha de pesquisa "PSICANÁLISE E CIVILIZAÇÃO" -, trabalhando como pesquisadora e orientadora acadêmica no Projeto de Pesquisa Intervenção “PHENIX: a Ousadia do Renascimento do Indivíduo Sujeito - Fase II”, que se atualiza no Centro Social Marista (CESOMAR).
Contatos: (44) 9916 7348 - E-Mail: ampicani@onda.com.br

Perseguição política

Paulo Vidigal, servidor público municipal de Maringá e blogueiro, descreve possível perseguição política sobre ele. "No início da tarde de quinta-feira, 13/03, mais uma vez fui transferido de local de trabalho durante essa administração. Para justificar a transferência, o ofício diz que: “... pela falta de profissionais qualificados para trabalhar na central de material...” e “... pelo fato do servidor Paulo Vidigal ter sido colocado á disposição pela chefia direta...”.
A justificativa não condiz com verdade", descreve. Detalhes completos.

13 de março de 2008

PSTU x PT

O programa gratuito do PSTU durante o intervalo do Jornal Nacional da TV Globo, nesta noite, fez-me recordar os programas do PT a 15 ou 20 anos atrás. Batia, batia, batia... E no futuro próximo será que o PSTU assemelhar-se-á ao PT?

Maringaenses são indicados a prêmios

O MNDH-PR indicou a experiência da Escola Milton Santos (MST) e a presidente da ASSINDI, Darcy Dias de Souza, ambos de Maringá/PR, para concorrerem ao recebimento do prêmio nacional de Direitos Humanos. A Escola Milton concorrerá na categoria "Ação/Experiência" e Darcy Dias de Souza, concorrerá na categoria "Personalidades". O prêmio será entregue aos vencedores na noite do dia 18 de abril, em Vitória/ES e concorrem pessoas, organizações e experiências de todo Brasil. Entre os vencedores no passado esteve Leonardo Boff.

Desumanização e caos no SAS

Estive em busca de atendimento nesta manhã pelo SAS e tive que aguardar 40 minutos para marcar uma consulta. A situação é preocupante. Observei tensão entre pacientes e atendentes devido ao grande número de pessoas na sala misturando-se entre dois convênios: SAS (estadual) e SAMA (municipal).
Alguns pacientes tinham que enfrentar a senha duas vezes: a primeira para encaminhamento ao médico e a segunda para liberação de exames. Houve momentos de zum zum zum e revolta na sala cheia de pessoas aguardando o grito do número da senha pelos funcionários do Hospital Santa Rita. Pra piorar, o ar condicionado não estava vencendo e olha que não havia sol, pois o tempo estava nublado.
Um paciente reclamou: “quando o atendimento era somente para os servidores do Estado (SAS), as consultas e exames não demoravam mais que uma semana. Agora chega a 20 dias ou mais. Pior, a prefeitura de Maringá e o Hospital Santa Rita se aproveitaram da estrutura do Estado e acrescentaram os servidores municipais do CAPSEMA. É vergonhoso e ainda nos cobram um real e cinqüenta centavos por consulta, fora o dinheiro que a prefeitura repassou para o Hospital se aproveitando da estrutura já montada para o Estado”.
Na entrada da sala uma recepcionista tentava amenizar a situação entre pacientes e atendentes entregando senha e tentando convencer de que deveria ser daquele jeito para que todos fossem atendidos. A mesma perguntava a cada um que adentrava na sala se o mesmo era servidor do SAS ou SAMA, entregando-lhe a senha correspondente.
A situação pareceu-me dramática e desumana por parte do Hospital Santa Rita. Como não há estrutura física para atendimento a todos, porque celebrou convênio com a prefeitura? O Estado precisaria tomar providências considerando que a prefeitura se aproveitou de uma estrutura existente de atendimento aos servidores estaduais e afunilou aproximadamente 20 mil servidores em uma estrutura sem condições.
Para piorar, por volta das 09h45min., ocorreu algum problema no único banheiro feminino dentro da sala, sendo interditado pela zeladora. Possivelmente neste momento deve estar ocorrendo muitas reclamações.

12 de março de 2008

Entrevista sobre perseguição aos vereadores

A polêmica envolvendo a votação dos gastos de viagens dos vereadores - e termos conceituais utilizados pelos vereadores Valter Viana e vereadora Norma -, resultou em uma entrevista concedida à CBN-Maringá por mim, nesta tarde. OUÇA.

Câncer de mama

O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha. Cabe a nós atendermos sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (federal, estadual e/ou municipal) será seu fim!!! Vamos salvar o site do câncer de mama? Não custa nada. O Site do câncer de mama está com problemas pois não tem o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'. Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam, que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.

Repassem a 10 amigos para que eles repassem a mais 10 amigos ainda hoje! E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante. Este gesto fará uma enorme diferença.
http://www.cancerdemama.com.br/

Noite musical

Claudiana Melo e Iuri Pingo, cantarão e tocarão (Canto e Piano) nesta quinta-feira, às 21 horas, no Auditório Luzamor, Rua Néo Alves Martins, 1704, em Maringá. A entrada é franca.

Denegrir

A palavra "denegrir" a imagem do legislativo, utilizada no discurso na Câmara de Vereadores pelo vereador Valter Viana nada tem a ver com os gastos que realizaram, considerando que o que gastaram não diz respeito a negros ou à cor preta. Pareceu-me uma forma - mesmo que camuflada - de racismo. Como se o negro fosse aquele que falasse mal, fizesse coisas erradas e que todos que agora questionam as ações do legislativo, agem como os negros. O nobre Edil pode não ter percebido a gafe, mas fez mal à sociedade: brancos, negros e amarelos, orientais e ocidentais. Deveria se retratar.
Já utilizei, refleti o seu significado e não mais uso. Penso que todos – mais ainda os políticos – deveriam pensar no significado da palavra "denegrir" (que vem da pessoa de cor negra) criada pela elite dominante durante a escravidão no Brasil como diminutivo ou desvalorização social, política e educacional dos negros. Lamentavelmente os organizadores dos dicionários insistem em aceitá-las com normais e muitas pessoas a utilizam como também fosse normal.

A melhor notícia do dia

Não há notícia melhor que um primeiro telefonema assim que o dia amanhece, convocando para os exames médicos para admissão em concurso público. Foi o que aconteceu há pouco. Estarei assim, em breve, nos quadros da FAFIPA - Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí/PR, no Departamento de Ciências Sociais, lecionando Sociologia. Compartilho minha alegria com meus leitores.
PS.: Um erro imperdoável da Faculdade em não observar que havia um concursado à minha frente, fez-me acreditar contratado por 32 horas. Fui avisado dos exames na quarta de manhã e na quinta a tarde, quando já havia realizado alguns exames, fui comunicado do erro que eles cometeram. Continuo assim na expectativa de ser contratado no decorrer da validação do concurso.

11 de março de 2008

Alerta de combate à corrupção

O exercício da cidadania pressupõe que os cidadãos participem da vida comum, organizem-se para alcançar o desenvolvimento do lugar onde vivem e exijam o desempenho adequado tanto dos poderes constituídos, quanto dos serviços públicos.
A corrupção nas suas mais diversas formas é um dos grandes males que afetam o poder público, principalmente o municipal e, consequentemente, é uma das causas decisivas da pobreza do país e das cidades.
A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras. O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos, gera o desemprego e traz o abandono de obras indispensáveis à cidade e ao país; ele atrai a ganância, estimula a formação de quadrilhas e evolui para o crime organizado, o tráfico de drogas e armas. Uma coisa atrai a outra e, quase sempre, estão todas associadas. Por outro lado, os investidores sérios afastam-se de cidades e regiões onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo.
Penso tanto quanto os organizadores da cartilha "O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil", organizada pela Transparência Brasil e AMARRIBO, com a colaboração do Instituo Ethos e patrocinado por várias entidades, de onde tirei este alerta. Farei outros, da mesma cartilha, assim que o tempo permitir.

Datas significativas em 2008

  • 10 anos que FHC venceu Lula no 1º turno das eleições presidenciais (1998);
  • 10 anos que o Brasil perdeu a Copa do Mundo para a França por 2 X 0 (1998);
  • 10 anos que Ronaldo passou mal antes do jogo Brasil X França (1998);
  • 20 anos da criação do Fórum DCA – Direitos das Crianças e Adolescentes (1988);
  • 20 anos da promulgação da Constituição do Brasil (1988);
  • 30 anos da Conferência dos Bispos Latino-Americanos, Puebla, no México (1978);
  • 30 anos da última reeleição de Lula a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, após isto, ele se dedicou ao Partido dos Trabalhadores (PT) - (1978);
  • 40 anos da Conferência dos Bispos Latino-Americanos, em Medellín, na Colômbia (1968);
  • 40 anos da implantação do Movimento das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica no Brasil, a começar pelas comunidades rurais no nordeste (1968);
  • 40 anos do Ato Institucional nº 5 – (AI-5) – Regime Militar (1968);
  • 50 anos dos primeiros movimentos sociais no campo lutando por Reforma Agrária (1958);
  • 50 anos que o Brasil ganhou a 1ª Copa do Mundo (1958);
  • 60 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948);
  • 60 anos da criação da Organização dos Estados Americanos (OEA) - (1948);
  • 60 anos do assassinato de Mahatma Gandhi na Índia (1948);
  • 60 anos que os parlamentares comunistas do Brasil tiveram seus mandatos cassados (1948);
  • 70 anos do fim do Movimento do Cangaço no nordeste brasileiro, destacando-se Lampião (1925-1938);
  • 70 anos em que a "Hora do Brasil" passou a ser irradiada para todas as rádios do País (1938);
  • 80 anos do início da guerrilha de Sandino na Nicarágua (1928);
  • 80 anos da deportação de Trotsky para a Sibéria - exílio (1928);
  • 100 anos da morte de Machado de Assis (1908);
  • 110 anos do nascimento de Bertolt Brecht (1898-1956);
  • 110 anos da Indepência de Cuba dos Estados Unidos (1898);
  • 120 anos do nascimento de Anton Makaranko (1888-1939);
  • 120 anos do Movimento Abolicionista no Brasil (1878-1888);
  • 120 anos da assinatura da Lei Áurea - 13 de maio (1888);
  • 120 anos da invenção do motor a gasolina (1888);
  • 150 anos da Revolta de Vassouras, em Paraíba do Sul/RJ (1858);
  • 160 anos da grande revolta da Comuna de Paris (1848);
  • 160 anos do Manifesto Comunista (1848);
  • 160 anos da Revolução Praieira em Pernambuco (1848);
  • 170 anos da eclosão da "Balaiada", ou seja, revolta no Maranhão (1838);
  • 180 anos do fim da Guerra Cisplatina – conflito bélico envolvendo Brasil e Argentina, na região do Rio da Prata e independência do Uruguai (1825-1828);
  • 190 anos da coroação a rei do Príncipe Regente D. João ao título de D. João VI (1818);
  • 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil – (1808);
  • 210 anos da Conjura dos Alfaiates ou Inconfidência Baiana (1798);
  • 210 anos da Revolução dos Jacobinos Negros na Bahia (1798);
  • 220 anos das primeiras reuniões dos inconfidentes de Minas Gerais (1788);
  • 230 anos da morte de Voltaire (1694-1778);
  • 230 anos de morte de Rousseau (1712-1778);
  • 340 anos da fundação de Curitiba/PR (1668);
  • 360 anos da fundação de Paranaguá/PR (1648);
  • 460 anos em que Martim Afonso de Souza foi nomeado primeiro Governador Geral do Brasil (1548);
  • 470 anos da chegada do primeiro navio com escravos africanos no Brasil (1538).

Transparência na Câmara


863 expressões

Acabo de atualizar o dicionário popular. Atingiu 863 expressões como as que seguem:
Chibiu = órgão genital;
Meia boca = não está bom nem ruim;
Espião da casa do caraio = ginecologista;
Bater cascão = pedir esmola;
Palitó de madeira = caixão de defunto, entre outras.

10 de março de 2008

Pegou fogo

Texto reformulado a partir da contribuição de um anônimo,
o qual agradeço pela contribuição.
Fica esclarecido que errá é umano.
A disputa das prévias à prefeitura de Curitiba, pegou fogo. À medida que os pré-candidatos apresentam suas propostas, as intenções de amarros e acordos políticos ficarão claros aos filiados que comparecem nos debates. Vendo a nota do Messias Mendes sobre um dos debates, fiquei "impressionado" (deus está vendo minha impressão), com a teoria da Gleisi, de que “Com os iguais, caminhamos juntos. Com os diferentes, fazemos alianças”.
Imediatamente meus neorônios começaram a pular e a pensar: Os "iguais" caminham juntos, farão a campanha em nome da ideologia partidária e depois ficarão chupando o dedo.
Os "diferentes" serão felizes por fizerem alianças sem a necessidade de ideologia, simplesmente pelo poder e, como prêmio receberão secretarias e diretorias. Alguém duvida?

Defensor de direitos humanos é defensor de bandidos?

Interessante texto foi publicado no blog do MNDH do Paraná sobre se defensores de direitos humanos são defensores de bandidos. A questão publicada é uma dúvida frequente entre jornalistas e policiais.

9 de março de 2008

Fotos de maquetes

Acabo de ver um panfleto divulgando obras do governo municipal de Maringá e observei que várias fotos são de maquetes e não de obras reais, a exemplo da passarela na Av. Colombo que nem concretizada foi. Vale lembrar que por aqui o panfleto foi distribuído por adolescentes.

Condomínio dos Idosos

No panfleto distribuído, chamou-me a atenção a do “Condomínio dos Idosos”. Colocar idosos em condomínio com escadas é desrespeitar o Estatuto do Idoso. Quem diariamente acompanha pessoas idosas, sabe que escadas e degraus são riscos eminentes para tombos. A não ser que o condomínio da foto seja pós-contemporâneo e tenha elevador e rampas exclusivas, sem degraus e escadas.

Pesquisa viciada

Passou hoje uma pesquisadora com perguntas direcionadas. A maioria se voltava ao prefeito atual. Uma das perguntas era: quem você acha que vai para o segundo turno com Sílvio? Não nos parece viciada? Como ela sabia que Sílvio disputará o segundo turno?

Miura X Guerles

Seria interessante um estudo comparando os acidentes, mortos e multas no trânsito, além de roubos de carros e assaltos após a troca de responsáveis pela Secretaria de trânsito de Maringá: Miura X Guerles. Parece-me que aumentaram. A proporção nos é desconhecida.

De volta

Após uma semana de atividades na UFG, em Goiânia, acabo de retornar nesta tarde de domingo e pelo que observei nos noticiários, Maringá continua com os problemas de sempre, desde a política na Câmara, passando pela prefeitura, os flanelinhas e as discussões sobre o bairro Santa Felicidade.

8 de março de 2008

Rodô shopping

Quem adentra a Rodoviária de Goiânia/GO, não precisa em sair dela com rapidez. É um verdadeiro shopping e tudo é muito limpo. Nem parece as rodoviárias que conheço Brasil adentro, entre elas a de Maringá.

Liberação

Não estou conseguindo liberar os comentários do blog. Espero liberá-los o quanto antes.

6 de março de 2008

Criança de 8 anos matricula-se na universidade

Parece brincadeira mas é verdade. Uma criança de apenas 8 anos de idade se inscreveu, fez as provas, foi aprovado e efetuou a matrícula no curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP), campus de Goiânia/GO. Está dando o que falar por aqui. Foram envolvidos no debate a Secretaria de Educação, Núcleo de Educação, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério da Educação e estão se vendo em uma telha de aranha. Não sabem o que fazer...
* Como pode uma criança ter sido aceito pela Universidade quando ainda está na 5ª série?
* Como ficará a devolução da inscrição que os pais alegam terem pago?
* As universidades e faculdades particulares existentes Brasil adentro estão preocupadas em quem serão os futuros advogados?
Imagine uma criança adentrando a faculdade de direito ou medicina, assim como qualquer outra e aos 13 ou 15 anos estar exercendo a profissão.
* Você contrataria um advogado de 13 anos para sua defesa?
* Submeteria-se a uma cirurgia com um médico de 15 anos recém-formado?
* Se consultoria com um psicólogo ou psiquiatra de 13 anos?

5 de março de 2008

Leis - II parte

LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS.
80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu, baseada no único livro que você não leu.

LEI DA QUEDA LIVRE.
1. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda, provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
2. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo,é proporcional ao valor do carpete.

LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS.
A fila do lado sempre anda mais rápido.
Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.

LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA.
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

LEI DO ESPARADRAPO.
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

LEI DA VIDA.
1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral ou engorda.

LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS.
Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.

Dia Internacional da Mulher

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) lembrará o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), próximo sábado, realiza ato público e entregará panfletos à população na sexta-feira, 07 de março, no Terminal Urbano (em frente à antiga rodoviária), a partir das 17h30min. O Partido informa no material de divulgação que "o Dia Internacional da Mulher não deve ser lembrado como um dia de comemorações e sim, mais um dia de luta contra a exploração e opressão sofridas pelas mulheres trabalhadoras".

PS-1.: No passado remoto, iniciativas como esta era do Partido dos Trabalhadores (PT).

PS-2.: Manifestações semelhantes estão sendo organizadas em todo o Brasil por partidos políticos de diferentes siglas, associações, movimentos sociais, sindicatos e igrejas.

Churrascada no Lar Escola

O Lar Escola da Criança de Maringá promoverá churrascada beneficente no próximo domingo, 09 de Março de 2007, entre as 11h30min às 13h30min.
A churrascada custará R$ 12,00 e poderá ser apreciada na Rua Martin Afonso, 1441 - Jd. Novo Horizonte – Maringá-Pr. Informações: (44) 3227-3030
Cardápio para almoço no local: Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; arroz a grega; farofa; pão; Salada de tomate; salada de cebola romana; maionese; salada de repolho chinesa; mix de folhas; molhos e vinagretes.
Cardápio para marmitex: Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; farofa; pão; Salada de tomate; maionese; salada de repolho chinesa.
Sobremesas e bebidas à parte.
Obs.:
Isento de convite, menores de 8 anos, acompanhado dos pais.

4 de março de 2008

Ônibus urbano a R$ 0,45

Estou em serviço na UFG de Goiânia, desde domingo e aproveitei este final de tarde, após os compromissos deste dia, para andar de coletivo pela capital. Imaginem o valor da passagem, cruzando a cidade de um canto ao outro, em 40 minutos, 16 quilômetros: somente R$ 0,45. Isto mesmo. Quarenta e cinco centavos. Imaginem se esta moda pega em cidades do Paraná, como Maringá, Londrina ou Curitiba.
Existem linhas em Goiânia que custam R$ 1,80 (um real e oitenta centavos), mas passagem por 25% do valor integral, somente aqui em Goiânia. Embarquei em dois coletivos até a Rodoviária e paguei R$ 045. Fiquei abismado. Na volta, paguei R$ 1,80 em dois coletivos. Com excessão de Goiânia, não vi até hoje nenhuma outra cidade do Brasil com preço tão baixo. Se aqui em Goiânia é possível é possível, porque Maringá também não seja? É de se pensar...

3 de março de 2008

Dobradinha

Acabo de ler a notícia que Ricardo Barros confirma dobradinha do PT com o PP em aproximadamente 100 cidades do Paraná, com excessão, por enquanto, de Maringá. Quem diria que chegaríamos a este ponto. Fico triste, apesar de que alguns comportamentos de ambas as partes indicavam para esta situação. Eu que tanto disse eu reuniões políticas que o PT era diferente dos outros partidos, não mais tenho (a algum tempo) a coragem de dizer aquelas falas "convictas". E tenho certeza que não fui eu que mudei... Quanta surpresa...

2 de março de 2008

Flanelinhas

Em Maringá, os flanelinhas começaram a usar coletes de identificação com um número.
Em Goiânia, os flanelinhas usam coletes com a identificação "segurança". São coisas do mundo globalizado ou experiências novas para o Mercosul.

1 de março de 2008

Correria

Desculpe meus leitores pela correria. Assim foi ontem e assim será os próximos dias. Sobrou-me pouco tempo para este blog e para fazer ou participar de algumas atividades sociais e políticas. Faz parte da vida e a luta continua.