SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
29 de maio de 2008
Servidores comemoram arquivamento
28 de maio de 2008
Doação de sangue
Perseguições
27 de maio de 2008
ARAS incendeia a consciência política
Aqui é público
26 de maio de 2008
Deficiência não é limite
Recebi este vídeo por e-mail e observei que as ações da mãe (sem braços) que aparece cuidando da criança é um axemplo para muitos que reclamam da vida. Confira. Vale a pena.
Assembléia prioriza a Família
Com uma eleição acirrada, a Família foi o primeiro item escolhido por todos, em seguida veio a Cebs, Promoção da Vida e por fim a Juventude.
O próximo passo, segundo o coordenador da Ação Evangelizadora, Padre Sidney Fabril é configurar os projetos para contemplam estas prioridades, assim como o calendário arquidiocesano. Para isso, será convocado um novo encontro com todos no próximo mês para definir quais atividades serão de competência da Arquidiocese organizar e quais ficaram a cargo dos movimentos, pastorais, paróquias e padres.
25 de maio de 2008
Motoqueiros à procura da morte
Computadores X aprendizagem
Um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que as políticas de inclusão digital, que estimulam o uso de computadores nas escolas, podem estar gravemente equivocadas.
A pesquisa, publicada na revista Educação e Sociedade, coordenada por Jacques Wainer, do Instituto de Computação, e por Tom Dwyer, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, mostra que o uso de computadores para fazer tarefas escolares está relacionado ao pior desempenho dos alunos – principalmente entre os mais pobres e mais jovens. Eis a matéria na íntegra.
O MST mudou
Visitas internacionais
24 de maio de 2008
23 de maio de 2008
Assembléia Arquidiocesana
22 de maio de 2008
Vídeos de Corpus Cristi no Tuiuti
Vídeos da criatividade coletiva das crianças, jovens e idosos da Paróquia São Mateus, no Parque Residencial Tuiuti, em Maringá/PR que, desde as 5 horas da madrugada desta quinta-feira Corpus Cristi enfeitaram as ruas do bairro. Até um cachorro apreciou os desenhos culturais que duraram poucas horas.
Cabelos no canteiro

Mamão estrelado

Ao cortar um mamão esta manhã, deparei-me com uma bela estrela que vale registro. Perfeição da natureza. Admirável.

Uns rezam, outros brincam


21 de maio de 2008
Maquiagem
Brinquei há pouco com uma atendente de caixa em um grande supermercado de Maringá, parte de uma considerável rede, sobre a maquiagem inquestionável:
- Há um espaço exclusivo para vocês se arrumarem?
- Não – respondeu – fazemos nossa maquiagem no banheiro.
- Banheiro? – indaguei.
- É. Às vezes venho maquiada de casa porque o banheiro é pequeno e somos em muitas neste marcado para se maquiar. Trago a roupa na sacola e venho pronta.
- Pô. O mercado deveria organizar um espaço para vocês se maquiarem. Por que não pedem?
- Já pedimos, mas nem ligaram. Os homens trabalham de qualquer jeito, mas nós temos que atender os clientes nos trinque, com cabelos presos, bem arrumada e maquiadas, mas não temos espaço.
- É. Mas merecem – brinquei.
- Quem sabe um dia – respondeu e deu tchau, indiretamente mandando-me partir, para não ser flagrada conversando sobre um assunto que não deve ser de interesse da rede.
Parei a provocação porque outro cliente aguardava para que seus produtos fossem registrados no caixa, enriquecendo um pouco mais – assim como eu – o proprietário do superrrrrrrr.
Trunfos eleitorais
Passei pela Avenida Mandacaru no início desta noite e observei que a pista de ciclismo parece mais um elefante branco de caminhada que de bicicletas. Ela e tantas outras “obras” em andamento (casas populares) deverão ser utilizadas como trunfos eleitorais. Obras de campanha, aparentemente com a anuência dos poderes. Quem diria que chegaríamos a uma situação desta.
20 de maio de 2008
Propaganda política?
19 de maio de 2008
Veículos de fora
18 de maio de 2008
O papel dos vereadores
Em época de eleições, questionar o que fazem os vereadores é uma constante em nossas atividades sociais e políticas. Foi o que fez hoje o nosso ex-maringaense, Valdeci Raimundo, atualmente em Curitiba.
Serviço Militar: voluntário ou obrigatório?
Cobaias da malária
Um blog sobre direito
17 de maio de 2008
Entidades planejam conferências
Reuniram-se hoje, 17 de maio de 2008, no Centro de Pastoral da Arquidiocese de Maringá/PR (CEPA), na Vila Santo Antônio, em Maringá, 14 representantes de 09 entidades que trabalham na garantia de direitos humanos de Maringá, Sarandi, Londrina e Cambé para o primeiro café da manhã do ano. O conselheiro nacional do MNDH e membro da coordenação do MNDH no Paraná, Clovis Pereira, apresentou um vídeo sobre acessibilidade e alertou sobre as conferências regionais, estadual e nacional de Direitos Humanos que serão realizadas até dezembro de 2008. Leia mais.
16 de maio de 2008
Café da Manhã
15 de maio de 2008
Chapeuzinho vermelho
O poder da reza de uma criança
Um menino de 5 anos queria ganhar 100 reais e rezou durante 2 semanas para Deus. Como nada acontecia, ele resolveu mandar uma carta para o Todo-Poderoso com seu pedido. O correio recebeu uma carta endereçada para Deus-BRASIL". Resolveram mandá-la para o Lula.
Lula ficou muito comovido com o pedido e resolveu mandar uma nota de 10 reais para o menino, pois achou que 100 reais era muito dinheiro para uma criança pequena . O garotinho recebeu os 10 reais e imediatamente notou o endereço do remetente: "Brasilia-DF". Pegou papel e caneta e sentou-se para escrever uma carta de agradecimento:
- Prezado Deus: Muito obrigado por me mandar o dinheiro que pedi, contudo, eu pediria que, na próxima vez, o Senhor mandasse direto pro meu endereço, porque quando passa por BRASÍLIA, aqueles políticos cara-de-pau ficam com 90%!!!
Arquidiocese promove grande show
A Arquidiocese de Maringá está preparando um grande show, no dia 12 de julho, com o objetivo de levantar fundos para concluir as obras do Centro de Encontros, junto ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória.
A apresentação será no Parque de Exposições Feio Ribeiro, em Maringá, com os cantores católicos Pe Zezinho, Pe Antônio Maria e Adriana, no valor de R$ 10,00 por pessoa. Os ingressos podem ser adquiridos nas paróquias de toda arquidiocese, nas Paulinas Livraria, no Cepa ou na Rádio Colméia.
Violência

14 de maio de 2008
Marina Silva frustra atingidos por barragens
Citamos como exemplo dessa política prejudicial, a liberação das obras das usinas de Santo Antonio e Jirau e de tantas outras hidrelétricas previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), atropelando as licenças ambientais dessas obras; a liberação do comércio de produtos transgênicos, prejudicando a agricultura camponesa; a legalização da grilagem de terras na Amazônia; a expansão do monocultivo de cana-de-açúcar, prejudicando o meio ambiente e fazendo vista grossa para o trabalho escravo praticado nessas usinas.
Independente de quem vá ocupar o comando do ministério, o MAB exige do governo federal uma nova política para o setor, que não sirva aos interesses econômicos das grandes empresas transnacionais produtoras de soja e milho transgênicos, produtoras e consumidoras de energia elétrica, das construtoras de grandes obras e dos grileiros de terra. Exigimos uma política de meio ambiente que se preocupe com a nossa soberania, com os nossos povos e com a nossa natureza.
Água e energia não são mercadorias!", conclui a Coordenação Nacional do MAB.
13 de maio de 2008
O fim de uma ex-ministra
Virus pela internet
12 de maio de 2008
Tortura de idosos
11 de maio de 2008
Dia das mães
Amassar bombril = fazer sexo.
Casca grossa = chato, ruim, que não faz nada.
10 de maio de 2008
Parabéns Maringá: 61 anos de agonia
A diferença é que ao completar 61 anos, sente as dores de ver sua história ser dilapidada, desde as históricas construções até as árvores, passando pelas obras caras e o dinheiro público.
Maringá é forte e resistirá às investidas. Resistiu Gianotto, resistirá a tantos outros que insistirem. Noutros aniversários teremos a alegria, de cortar bolos que não sejam de agonias.
Extinção dos legisladores
9 de maio de 2008
Olho no voto

8 de maio de 2008
O aumento de veículos em circulação
Paul Singer

7 de maio de 2008
Stédile

Ciente das pressões investidas pela administração de Maringá sobre a Escola Milton Santos, disse Stédile ser burrice da burguesia (administração pública) querer tomar a Escola Milton Santos. Para evitar situações de ameaças de despejo por parte da burguesia, é importante construir uma aliança campo e cidade, o que garantirá os espaços da Escola em construção.
Disse haver momentos da história do Brasil que o povo e a classe trabalhadora avançaram nos embates e combates e outros momentos que foi necessário recuar, reabastecer o tanque de combustível e voltar à luta, o que não é diferente no momento atual, reconhecendo que o povo brasileiro não se acomoda. São persistentes, mesmos com as dificuldades e ameaças.
Muito diferente dos históricos discursos de “ocupar, resistir e produzir”, Stédile incentivou muito os estudos visando a formação de quadros sociais e políticos. Reconheceu que os movimentos sociais estão em refluxo nos últimos anos e que é mais do que necessário neste momento estudar, se preparar para os momentos oportunos. Alertou que “este é um momento que o povo precisa se fazer de morto para pegar o coveiro desprevenido”. É um momento de estudar, fazer a faculdade e formar lideranças. Alertou que as escolas de formação têm a responsabilidade de investir na educação, na formação. O conhecimento é fundamental para as mudanças sociais e políticas nos movimentos sociais e na sociedade como um todo.
Para ele, o conhecimento científico sozinho não muda – do contrário as mudanças já teriam ocorrido –, só o governo não muda e só o povo não muda. É necessária a união de todos e que para acontecer é necessário estudar indignando-se contra as injustiças sociais, políticas, econômicas e culturais, que são inaceitáveis. Finalizou deixando claro que o objetivo do MST é formar quadros na agroecologia por meio de técnicas agrícolas como as desenvolvidas pela Escola Milton Santos, em Maringá.
Marcados para morrer
NIS III - Inauguração e questionamentos
6 de maio de 2008
O preço de um político
Bispos estão meaçados de morte
5 de maio de 2008
Auxílio funeral ou Vale caixão
Os doze meses do ano
Janeiro: homenagem ao Deus Janus, protetor dos lares;
Fevereiro: mês do festival de Februália (purificação dos pecados), em Roma;
Março: em homenagem a Marte, deus guerreiro;
Abril: derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
Maio: acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas;
Junho: mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
Setembro: era o sétimo mês. Vem do latim septem;
Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
Novembro: Vem do latim novem (nove);
Dezembro: era o décimo mês .
As datas de casamento
Orgasmo de uma Maria gasolina
EnFiat, enFiat! Vem kA, meu Diplomata, da um Cherokee no meu cangote. Vem Logus! EnFiat o seu Picasso na minha Xantia! Eu sei que você Dakota do recado. Tira meu Blazer! Vem que sou toda Parati. Você não imagina o Quantum eu quero Dart, seu Besta!
Ai amor, só você me eleva e me o Fusca. Meu Gordini, desse jeito, eu te dou um Premio. Não Palio! Não Palio! Me Kombi! Me Kombi! Ai amor, Kadett, que eu não estou te achando?! Ai achei. Vou te dar o que eu Tempra você. Vai Variant, porque não dá pra ser todo dia do mesmo Tipo. Vai, enFiat seu Pointer Turbo no meu Courrier!
Ai Comodoro, Comodoro você! Ta doendo mas vai Passat. Não para ainda, me Kombi mais um pouco! Vai,D-10, D-20, D-30! Bem forte, de frente, de Corsa, de Lada. Isso, amor, Ranger os dentes, assim GM! GM! Vai,vai! Eu sou sua mulher, sua Verona, e você, meu Omega. Me abraça, me beija e me Ford. Me chama de Perua! Oggi tudo é Fiesta! Vou Golzarrrrrrrrrrr!!!
Recebido por e-mail e disponível em vários blogs
Questionamentos sobre um fenômeno
Fiscalização e rastreamento
Vendo a reportagem de mais uma embarcação que afundou neste domingo (04) no Rio Solimões causando dezenas de mortes sem que o governo consiga fiscalizá-las, fico a duvidar de possíveis denúncias por nós cidadãos e da capacidade do governo fiscalizar os milhares de postos de combustíveis, assim como em rastrear os milhões ou trilhões de remédios em todo Brasil.
Órfãos
A ganância financeira dos empresários dos postos de combustíveis fala mais alto que as decisões de um governo. Como o mercado é de livre concorrência, todo valor das bombas pode ser alterado com um simples telefonema ou reunião entre os empresários do setor. Ao motorista só resta esbravejar e submeter-se ao preço determinado na bomba, talvez diminuindo apenas esporadicamente a quantidade de litros e de reais, com a sensação utópica de que esteja penalizando o setor de combustível.
Cúpula dos Povos
4 de maio de 2008
Maringá. Queda da temperatura e geada
3 de maio de 2008
A morte de um senador
A sogra pagando o pato
Seminário "Economia Solidária"

De acordo com o blog da Economia Solidária, estão previstas as conferências do líder do Movimento Sem Terra, João Pedro Stédile, sobre “Agroenergia e o Agronegócio – o modelo de desenvolvimento e a soberania alimentar”, e do professor e secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, sobre a “Importância da Economia Solidária para a organização coletiva da agricultura familiar”.
O objetivo do seminário é apresentar uma proposta de produção agroenergética e estimular práticas autogestionárias, organizadas pela cadeia produtiva da agricultura familiar, através do modelo de organização coletiva e da Economia Solidária, para a diversificação de suas culturas, tornando viável a produção de biocombustível como alternativa ao modelo de monocultura.
O seminário terá a apresentação da experiência de organizações autogestionárias do campo e da cidade, apresentação das políticas governamentais de incentivos às agroenergias com soberania alimentar e mesa redonda sobre as ações e programas de apoio às energias renováveis. Para visualizar melhor a programação, clique sobre a mesma, abaixo:
2 de maio de 2008
Fotos da Romaria do Trabalhador
Gelinton Batista envia links de fotos da Romaria do Trabalhador em Maringá, confira: primeira opção: http://fotos.sapo.pt/slideshow.html?u=pjmaringa&a=27. Segunda opção: http://fotos.sapo.pt/pjmaringa/playview/27. As imagens fazem parte da galeria de fotos do portal da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá: http://www.pjmaringa.com.br/canais/galeriadefotos.htm
1 de maio de 2008
A Romaria no Santa


A Romaria teve início no pátio do CEFET e após a abertura pelo Arcebispo de Maringá dom Anuar Battisti, seguiu em direção ao Conjunto Santa Felicidade, fazendo várias paradas para apresentações durante o trajeto.

Vários cartazes, faixas, banners, bandeiras e roupas denunciavam as injustiças que eram lembradas pelas equipes e músicas no som do caminhão que animava os romeiros.

A diferença desta Romaria para as primeiras romarias do trabalhador da arquidiocese na década de 80 foi o tom eminentemente católico, com a maioria das músicas voltadas para a religião.


