30 de junho de 2008

Lei seca da bebida alcoólica

Ainda é cedo para qualquer avaliação da Lei Federal nº 11.705, em vigor desde o dia 20, que pune energicamente “todo e qualquer” motorista que tenha ingerido bebida alcoólica e dirija. As experiências nada positivas sobre leis anteriores não deram em nada, mesmo continuando em vigência no esquecimento:

  • Lei do “kit saúde”,
  • Lei do rebaixamento do pára-choque dos caminhões,
  • Lei do rebaixamento dos rabichos (engates traseiros) em veículos,
  • Lei da venda de bebida até 150 metros das rodovias federais...

As evidências do esquecimento das leis pelas autoridades brasileiras não nos dá segurança suficiente de que esta lei seja executada, lembrada e para sempre “seca”. Alguns indícios já nos apontam o fracasso. Estamos com 10 dias da vigência da Lei e a mídia está divulgando ocorrências em diferentes partes do Brasil em que os flagrantes não estão sendo punidos e os motoristas não tem sido presos, talvez pelo fato do policial não acreditar que a Lei seja levada a sério. Defendo uma Lei de punição grave contra a "autoridade" policial que não aplicar a Lei.

Tomara que a Lei seja de fato "seca" e fique. Que todo motorista que tenha ingerido bebida alcoólica pague o preço do ato de beber tendo a carteira retida e multa altamente aplicada. Sou vítima de um acidente na rodovia provocada por motoristas embriagados e não gostaria de passar por outro, assim como não desejo a ninguém.

28 de junho de 2008

Sismmar relembra dois anos das prisões

O dia 29 de junho ficou marcado na história de Maringá. Em 2006, durante a greve dos servidores, o prefeito decidiu retirar do paço municipal, com uso da polícia, servidores que estavam em greve, pacificamente aguardando negociação.
Ultrajados, caluniados, humilhados e violentados, 44 trabalhadores foram presos, sendo dois deles o advogado e o assessor do sindicato – todos vítimas da violência policial, injustiça e da truculência dos governos. Mas, felizmente, a luta permanente da categoria e a capacidade de não se curvar aos demandos, fez com que os governantes não fossem mais poderosos que a classe trabalhadora organizada. [...].
Diante dos ocorridos, para relembrar o dia 29 de junho, que se tornou dia oficial de luto e luta da categoria, a diretoria do SISMMAR realizará um evento no dia 01 de julho de 2008 (terça-feira), às 19h30m, no auditório da biblioteca municipal (matéria completa).
Na programação, está prevista uma palestra sobre a “Criminalização dos Movimentos Sociais”, promovida pelo Advogado e mestrando em ciência política pela UEL, Avanilson Alves Araújo, homenagem aos lutadores e coquetel de encerramento.
Convidamos a todos que são contra a injustiça e estão em defesa dos oprimidos a comparecerem ao evento. Basta de opressão e violência!
SISMMAR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá

Ano eleitoral

Em ano eleitoral acontece de tudo:
  • antecipação do salário dos servidores de Maringá que sempre ocorre no último dia útil (o que seria dia 30 de junho) antecipado para ontem, dia 27 (sexta-feira);
  • inauguração de obras inacabadas;
  • lançamento de 40 de obras com o dinheiro do povo;
  • shows artísticos com dinheiro público;
  • despejo de dinheiro público no Parque do Japão;
  • retorno do circo da cidadania;
  • campanha eleitoral por meio dos programas da mídia maringaense...

27 de junho de 2008

Remuneração dos educadores

Em breve devo postar no blog "Educação e Violência" uma discussão que venho realizando sobre o dia-a-dia dos educadores. Observo no estudo que a baixa remuneração aos educadores por parte do Estado, força-os a trabalharem além do possível, em mais de um emprego, desanimando-os do magistério, impossibilitando-os do tempo necessário para atualização de seus conhecimentos (especialização, mestrado e doutorado). A ausência de reconhecimento do Estado aos professores, além de desanimá-los, força-os a reproduzir as teorias e técnicas em lugar de criar e pesquisar.

Os educadores formam o juiz e o promotor público, o governador e o prefeito, o deputado federal e estadual, o senador e o vereador, ambos ganhando salários exorbitantes para o que fazem ou representam, enquanto o Estado paga aos professores salários de fome, desmotivando-os e explorando-os, não reconhecendo-os como profissionais diante do que fazem.

Combustível

Os proprietários de veículos de Londrina e região tomaram um susto ao abastecerem os carros hoje. Os combustíveis subiram. As pessoas de Maringá que trabalham e abastecem os veículos em Londrina também foram surpreendidos nesta manhã. Não saberia dizer a gazolina e o óleo, mas o álcool que custava R$ 1,09 até ontem, hoje amanheceu na casa de R$ 1,34
O interessante era o preço semelhante em quase todos os postos. Questionamento que ouvi: "não é cartel?"

26 de junho de 2008

Em destruição

Uma das primeiras residências do Parque Residencial Tuiuti (casa de madeira), de frente a nossa residência, está sendo derrubada neste momento para dar lugar ao "progresso" da alvenaria. Cheguei ao bairro em 1988, quando havia pouquíssimas residências e as ruas ainda eram cascalhadas e a casa em demolição já sinalizava "antiga". A partir de amanhã só ficará o sinal.

Criado Comitê de Apoio à Reforma Agrária

Na noite de ontem (quarta-feira, dia 25), foi realizada uma reunião com entidades, movimentos sociais e sindicais, partidos políticos, Igreja, estudantes e professores, no Plenário da Câmara dos Vereadores de Maringá/PR, onde foi criado o Comitê de Apoio à Reforma Agrária no Noroeste do Paraná (aqui a Carta de criação e os anexos-fatos), contando inicialmente com 21 apoios direto:
ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ
ASSOCIAÇÃO DE REFLEXÃO E AÇÃO SOCIAL
MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES - MPA-PR - Regional Norte
SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARINGÁ - PR
SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PAIÇANDÚ - PR
CENTRO CHE - Sarandi - PR
MOVIMENTO NEGRO - Sarandi/PR
MOVIMENTO POR MORADIA - Sarandi/PR
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - DCE/UEM
APP - Sindicato - Núcleo Regional de Maringá
STEEM / CUT - PR
SENGE - Sindicato dos Engenheiros do Paraná
Pastoral da Juventude - Arq. de Maringá
Pastoral da Juventude Rural - PJR-PR
Via Campesina do Paraná
Vida Digna - RENAP
Partido Verde - Maringá
Partido Comunista do Brasil - Maringá
Mandato do Vereador Mario Verri - Maringá
Mandato do Vereador Humberto Henrique - Maringá
Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH/PR

Ato pela vida contra a política de extermínio

Nesta sexta-feira (27), haverá uma concentração na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, às 9 horas, acompanhada de missa, com o objetivo de exigir respeito à vida humana e o fim da política de extermínio.

Charge: perseguição aos movimentos sociais

Recebido por e-mail de Paulo Carbonari

Os corais e as músicas clássicas

Havia agendado e acompanhei na noite desta quarta-feira (25) as apresentações do III Encontro dos Corais da UEM, no Cine Teatro Plaza, em Maringá. Foi muito bom, apesar de que se preocuparam apenas em apresentar músicas clássicas, com exceção da última apresentação envolvendo todos os corais. No processo de educação musical, a Universidade precisa se preocupar também com as músicas contemporâneas e nas apresentações à comunidade, intercalar músicas clássicas, eruditas, sertanejas, pop... Durante as apresentações confesso que vi pessoas cochilando. Mas também, as músicas eram excelentes para nanar após um dia de trabalho. Fica a sugestão ao curso de Música: popularizar as apresentações musicais.

Perseguição política

Em entrevista o procurador do Estado aposentado, Prof. da Unisinos, e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos, Jacques Távora Alfonsin, afirmou que a ação da justiça no Rio Grande do Sul ressuscita práticas da ditadura no Brasil.
Centenas de famílias ligadas ao Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST) foram despejadas de dois acampamentos no município de Coqueiros do Sul, no Rio Grande do Sul, na última terça-feira (17/06). Barracos, plantações, criações de animais e até o posto de saúde e a escola montada pelos sem terra foram destruídos.
As famílias foram jogadas à beira da estrada em Sarandi, cumprindo ordens do poder judiciário. A Brigada Militar expulsou as famílias de duas áreas cedidas por pequenos proprietários. De acordo com um dos promotores responsáveis pela ação civil que determinou o despejo, Luis Felipe Tesheiner, "não se trata de remover acampamentos, e sim de desmontar bases que o MST usa para cometer reiterados atos criminosos".
Ali, não estava em debate a questão fundiária. A decisão judicial se baseia em um relatório do Ministério Público (MP) gaúcho, no qual o MST é considerado uma ameaça à segurança nacional que precisa ser dissolvida. Em tom de denúncia, o documento chega a citar a presença de livros do pedagogo soviético Anton Makarenko. Textos de Florestan Fernandes, Paulo Freire e Chico Mendes são apresentados como exemplos da "estratégia confrontacional" do movimento. Leia a entrevista completa.

25 de junho de 2008

Comitê de apoio à Reforma Agrária

Hoje a noite (dia 25) será realizado uma reunião para a formação de um Comitê de Apoio à Reforma Agrária na Região Noroeste do Paraná.
HORAS: 20 horas;
LOCAL: Câmara Municipal de Maringá;
PARTICIPAÇÃO: É aberta a todos que defendem a Reforma Agrária e desejam um Brasil sem concentrações de terra.

Vereadores em baixa

Não consegui identificar a época em que "O Diário de Maringá" realizou esta enquete sobre os vereadores, apresentando resultado catastrófico contra os vereadores de Maringá.
Vejamos: Ótimo (0,92%), Bom (4,59%), somando-se a esta percentagem mais a metade dos que votaram em Regular (6,42%), constataríamos que apenas 11,93% dos internautas aprovariam os vereadores de Maringá. O resultado da soma Regular (6,42%), Ruim (26,61%) e Péssimo (55,05%) indica que os vereadores estão com a moral baixa junto a 88,07% dos maringaenses. É vereadores. É de se preocupar.
Qualquer enquete realizada sobre outros vereadores de qualquer cidade do Brasil não deveria apresentar resultado diferente. O mesmo aconteceria em relação às Assembléias Legislativas dos estados e em relação à Câmara e Senado Federal, tamanha é a decepção e o descontentamento do povo brasileiro sobre os que se acham representantes legais do povo.
No caso dos vereadores de Maringá, é possível identificar que a maioria se auto-defendem como bons, portadores de ética e moral que os credenciam às eleições deste ano. Já se apresentam como salvadores da pátria às eleições, prometendo que - se eleitos - vão mudar o mundo - município. Interessante. Quem até então não mudou, não mudará. Pouquíssimos vereadores eleitos no pleito de 2004 se salvariam para continuar legislando caso os eleitores agissem pela razão e não pela emoção. Milhares de pessoas votam pela cara do candidato, aparência, muros pintados, adesivos nos carros e casas, banners espalhados, barulho nas ruas e não pelo que se faz e de fato é. Está na hora de mudar.

Errar duas vezes é um absurdo

Recebi por e-mail da Tatiana Moreira, lá de Portugal e gostei a beça. Nada melhor para começar o dia.
"Para testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandoucolocar 500 reais a mais no salário dele. Passam os dias, e o funcionárionão relata nada. Chegando no outro mês, o dono faz o inverso: manda tirar500 reais. No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele:
- Doutor, acho que houve um engano e me tiraram R$ 500 do salário.
- É? Curioso que no mês passado eu coloquei R$ 500 a mais e você não falounada.
- É que um erro eu tolero, doutor, mas, DOIS, eu acho um absurdo !!! "

24 de junho de 2008

Encontro dos corais de música da UEM

Nesta quarta-feira, 25 de junho, às 20h30min., no Cine Teatro Plaza, com entrada franca, o Departamento de Música da UEM realizará o "III Encontro dos Corais". A noite promete com cinco apresentações:
* Coro feminino do CCH;
* Coral da Escola de Música;
* Coro do Laboratório de Regência;
* Coro de Câmara;
* Coro do Curso de Graduação em Música.

Sargento que assumiu ser gay foi preso novamente

Fonte: Agência Estado
O sargento Fernando Alcântara de Figueiredo, de 34 anos, que assumiu recentemente manter um relacionamento homossexual com o companheiro de farda Laci Marinho de Araújo, de 36 anos, desde 1997, foi novamente preso hoje (segunda-feira). Ele havia sido solto no sábado após cumprir oito dias de detenção sob a acusação de ter infringido normas militares. De acordo com nota à imprensa divulgada pelo Exército, o sargento cumpre punição de quatro dias de detenção "por ter se apresentado com o uniforme em desacordo com as disposições em vigor, em entrevista concedida à revista Época".
O Exército destaca que a punição será cumprida no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) sem prejuízo do exercício de suas funções regulamentares no Hospital Geral do Exército. Diariamente, ao final do expediente, Alcântara será encaminhado BGP, onde passará a noite.
De acordo com o secretário geral do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves, a acusação de uso de uniforme incompleto nas imagens publicadas pela revista não procede, pois "os trajes utilizados para a entrevista não eram parte da farda, mas vestimentas que podem ser compradas e qualquer lugar"...
'Homofobia'
Na avaliação de Alves, a intenção do Exército é "calar a boca de Alcântara". "Estão tentando censurá-lo porque está denunciando a grave homofobia que há dentro das Forças Armadas", afirmou. Ele ainda disse que "é necessária a intervenção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no caso, para cessar esse tipo de preconceito". No comunicado, o Exército reafirmou que cumpre rigorosamente os instrumentos legais, agindo com impessoalidade e observando os direitos pétreos previstos na Constituição Federal.
Recebido por e-mail de: Ariel Alves

MST pede socorro

Veemente pedido de socorro ecoa do RS para o Planeta !!! Solidariedade Já !!!
Vimos a vossa presença para lhes pedir solidariedade. Nosso movimento está sofrendo uma verdadeira ofensiva de forças conservadores no Rio Grande do sul, que não só não querem ver a terra dividida, como manda a Constituição, mas querem criminalizar os que lutam pela reforma agrária e impedir a continuidade do MST. Detalhes completos do pedido, NA MÍDIA INDEPENDENTE.

O Ministério Público mostra as garras

Recebido por e-mail - EMS
Conselho do Ministério Público defende o fim do MST
Caíram como uma bomba os documentos divulgados pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Passo Fundo na audiência da Comissão de Direitos Humanos e Legislativa do Senado realizada nesta terça-feira (24), em Porto Alegre, para discutir a violência policial contra os movimentos sociais no Rio Grande do Sul. O advogado Leandro Gaspar Scalabrini distribuiu aos deputados e senadores cópia da ata da sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público, ocorrida em 3 de dezembro de 2007, em que o órgão defende medidas para provocar a dissolução do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e declarar a ilegalidade do movimento. O relatório do conselho já teria servido de base para oito ações contra o MST.
Entre as recomendações aprovadas pelos conselheiros estão a suspensão das marchas, colunas ou outros deslocamentos em massa dos sem-terra, intervenção nas escolas do MST, proibição da presença de crianças e adolescentes nos acampamentos e desativação dos assentamentos próximos à Fazenda Coqueiros. O documento é coroado pela sugestão de realização de "investigação eleitoral nas localidades em que se situam os acampamentos controlados pelo MST". Segundo a ata, caso sejam constatadas condutas que possam desequilibrar a eleição, o conselho sugere o cancelamento dos títulos eleitorais dos sem-terra. "As denúncias são muito graves e merecem ser investigadas. Vamos levar todo o material que nos foi fornecido para a Comissão e não descartaremos a realização de uma nova audiência em Brasília convocando todos os envolvidos", avisou o senador Paulo Paim (PT), que presidiu a audiência.
Imagens chocantes
Um vídeo de 20 minutos produzido pela Via Campesina sobre a violência policial no Rio Grande do Sul também foi apresentado aos deputados e senadores. No documentário, são exibidas imagens de manifestações ocorridas em diversos municípios gaúchos que acabaram dissolvidas pela Brigada Militar de forma truculenta. O vídeo começa com a morte do sindicalista Jair da Costa em 2006, em Novo Hamburgo, num ato público contra o desemprego e termina com as cenas de pancadaria promovidas pela Brigada Militar na manifestação contra o governo Yeda no dia 13 de junho. "Depois da ditadura militar, não tinha visto cenas tão chocantes. A polícia não pode continuar tratando o povo desta forma", frisou Paim.
O senador Flávio Arns, do Paraná, fez coro com o colega: "não é necessário desrespeitar os direitos humanos para cumprir a lei".
Em nome da bancada do PT na Assembléia Legislativa, o deputado Dionilso Marcon afirmou que há um movimento orquestrado para criminalizar os movimentos sociais no Rio Grande do Sul. "Os integrantes dos movimentos estão sendo tratados como bandidos. Enquanto o governo desloca policiais para bater nos manifestantes, os verdadeiros criminosos aproveitam para agir.
"Segundo o petista, os recursos repassados pelo governo federal para o Estado não estão sendo usados para garantir segurança pública à população, mas para aniquilar com os movimentos que cobram trabalho da governadora. Ele denunciou também a prática de tortura física e psicológica pela Brigada Militar nas ações de desocupação de terras e de abuso de autoridade.
Depois da audiência, os senadores se reuniram com o comando da Brigada Militar e com o secretário da Segurança, José Francisco Mallmann. Às 15h, o grupo terá audiência com o Ministério Público.
Denise Ritter - Agência de Notícias

23 de junho de 2008

Estrada afundando

Estive ontem visitando meus pais em Umuarama e observei que os motoristas que trafegam neste trecho correm riscos permanentes. Como é grande o número de caminhões em trânsito com peso acima do permitido, o asfalto está afundando rapidamente por onde passam os pneus dos caminhões, dificultando o controle dos carros de passeio.
Tenho a sensação que nos próximos 60 dias a tendência é a situação piorar, isto se não ocorrer algum acidente grave antes. Tive que pilotar com a atenção redobrada, pois logo que saí de Umuarama, antes de chegar à Polícia Rodoviária, em Cruzeiro do Oeste, senti o carro ser puxado para a esquerda e para a direita seguidamente. Para ambos os lados seria acidente na certa com outro veículo ou barranco ou ribanceira.
Para piorar, aumentou em muito o número de veículos em trânsito obrigando-nos em vários trechos a pilotar abaixo de 50 km/hora.

Reunião do Comitê 9840

FONTE: Assessoria de Comunicação OAB / Arquidiocese de Maringá
A Arquidiocese de Maringá, OAB Maringá se reúnem, nesta terça-feira (24), às 20h, no auditório da Subseção (av. JK, 970), com sindicatos, organizações não-governamentais (ONGs), partidos políticos, movimentos sociais, religiosos, juízes eleitorais e entidades de classe para discutir a implantação e funcionamento do Comitê 9840.
De acordo com o presidente da Subseção, César Moreno, todos os membros de comissões e advogados estão convidados para esta reunião. A Arquidiocese de Maringá, por meio da Aras e da Ação Evangelizadora, está convidando todos os padres, diáconos, seminaristas e leigos para comparecer a reunião. O comitê atuará em três frentes: concientização, fiscalização, monitoramento do pleito eleitoral deste ano.

Paulo Freire - a última entrevista

Pelo que nos parece, esta foi a última entrevista de Paulo Freire. A riqueza de sua fala faz qualquer pessoa admirá-lo pelo que foi, fez, vivenciou, disse e escreveu.

MP gaúcho contra o MST

Dois promotores do MP-RS acusam MST de "práticas criminosas" e de "ameaçar a segurança nacional", citando um "notável trabalho de inteligência". Baseado em matérias da imprensa e em relatos do serviço secreto da PM gaúcha, o trabalho fala, em tom de denúncia, da presença de livros de Florestan Fernandes e Paulo Freire, entre outros autores, nos acampamentos do MST e acusa "fraseologia agressiva inspirada no bloco soviético".
A inicial da ação civil pública apresentada pelos promotores Luís Felipe de Aguiar Tesheiner e Benhur Biancon Junior, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, pedindo a desocupação de dois acampamentos do MST, próximos à fazenda Coqueiros (região norte do Estado), parece uma peça saída dos tempos da ditadura, reproduzindo a paranóia delirante anti-comunista dos anos 50 e 60 que alimentou e deu sustentação ao golpe militar no Brasil.
A matéria completa esta na Agência Carta Maior.

Dinheiro público no Parque Japão

Confesso que não estou entendendo os investimentos públicos no Parque do Japão. O Parque é público ou privado? Quanto já foi gasto? Quanto ainda se gastará? Caso seja público, quem o administrará? Quem poderá participar do Parque? Quanto custará aos que lá entrarem?
Quem souber, faça os comentários, possibilitando-nos subsídios para – em caso de obra privada com investimentos de dinheiro público – entrarmos com um requerimento junto ao Ministério Público solicitando investigação e, se necessário, pedindo processo contra o gestor público com a devolução integral e corrigida do dinheiro público dos contribuintes do Município de Maringá aplicados na obra.
Em caso de ação pública da devolução, que a ação seja contra o gestor público de Maringá e não contra a prefeitura. Acionar a prefeitura seria acionar a nós mesmos – os contribuintes.
Enquanto contribuinte, sinto-me lesado no aspecto político e economicamente, ao mesmo tempo em que observo que os valores lá aplicados poderiam ter sido investidos na saúde, educação, cultura, lazer, pavimentação e tantas outras necessidades existentes no Município de Maringá.
Em caso de eventual pedido de investigação por parte do Ministério Público, é interessante ser assinado pelo maior número de pessoas e entidades. Neste caso, é interessante que as pessoas se manifestem para subscrever, enviando pelo e-mail o nome, contato e número de documento a constar no eventual Requerimento.
Vamos cuidar do dinheiro público que é nosso e que é fruto dos impostos: ISSQN, IPTU, IPVA...

A derrota de um aluno

Enquanto viajava ontem para Umuarama, conversava com meu cunhado que também é professor sobre os últimos acontecimentos de pais que assassinam os filhos e negam as ações criminosas. Comentei que muitos alunos quase morrem de ataque - se assassinando - quando no fim de ano depara-se com notas baixas e ainda culpa o professor como se este fosse quem atribuisse nota baixa ao aluno.
Meu sobrinho de oito anos, quieto no banco murmurou em voz alta:
- "A derrota de um aluno é a nota baixa. Como diziam antigamente: a caneta é mais forte que a espada".
Sorrimos e o elogiamos. Filosofando hem?

21 de junho de 2008

Conferência da pessoa portadora de deficiência

O governador Roberto Requião, convocou a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Dificiência, através do Decreto n° 2.883, de 18/06/08, a realizar-se nos dias 5 e 6 de agosto.
2008 é o ano das conferências de Direitos Humanos e a sociedade está se mobilizando para participar do maior número possível. Ainda no final de agosto deve ser realizada a Conferência Estadual de Direitos Humanos, em preparação à Conferência nacional, a ser realizada entre 15 e 18 de dezembro, em Brasília/DF.

Violência doméstica

Na noite de ontem (20/06), a Comissão de Direitos Humanos (CDH de Sarandi) e o Conselho da Mulher, ministraram palestra sobre "Violência doméstica e Lei Maria da Penha", na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Jardim Esperança, em Sarandi/PR.

Internet - o risco do bate-papo

Recebido por e-mail
Caso real – dizem (é longo, mas vale ler):
Leia e faça com que seus filhos, sobrinhos e muitos meninos e meninas leiam também.
Após deixar seus livros no sofá ela decidiu comer um lanche e entrar online. Conectou-se com o seu nome na tela: Docinho14. Revisou sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava conectado. Ela enviou uma mensagem instantânea:
Doçinho14: Oi. Que sorte que vc está aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi esquisito mesmo!
Meteoro123: RISADA. Vc assiste muita TV. Por que alguém te seguiria? Vc não mora em um bairro seguro?
Docinho14: Com certeza. RISADA. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando virei.
Meteoro123: A menos que vc tenha dado teu nome online. Vc não fez isso, né?
Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, vc já sabe.
Meteoro123: Você jogou vôlei depois do colégio hoje?
Docinho14: Sim e ganhamos!
Meteoro123: Ótimo! Contra quem?
Docinho14: Contra as Vespas do Colégio Sagrada Família. RISADA. Seus uniformes são um nojo! Pareciam abelhas. RISADA
Meteoro123: Como se chama teu time?
Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes. São muito legais.
Meteoro123: Você joga no ataque?
Docinho14: Não, jogo na defesa. Tenho que sair. Tenho que fazer minha tarefa antes que cheguem meus pais. Não quero que fiquem bravos. Tchau!
Meteoro123: Falamos mais tarde. Tchau.
Entretanto, Meteoro123 foi ao menu de membros e começou buscar sobre o perfil dela. Quando apareceu, copiou e imprimiu. Pegou uma caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora.
Seu nome: Tatiane
Aniversário: Janeiro 3, 1993.
Idade: 13.
Cidade onde vive: Santo Antônio da Platina
Passatempos: vôlei , inglês, natação e passear nas lojas.
Além desta informação sabia que vivia em Santo Antônio da Platina porque lhe tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até as 6.30 PM até que os pais voltavam do trabalho. Sabia que jogava vôlei nas quintas feiras de tarde com o time do colégio, os Gatos de botas.
Seu numero favorito, o 4, estava estampado na sua jaqueta. Sabia que estava na oitava série no Colégio Sebastião Paraná. Ela tinha contado tudo em conversas online.
Agora tinha suficiente informação como para encontrá-la. Tatiane não contou a seus pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que brigassem com ela e que lhe impedissem voltar caminhando dos jogos de vôlei.
Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única.
Talvez se tivesse irmãos seus pais não tivessem sido tão sobre-protetores.
Na quinta feira Tatiane já tinha esquecido que alguém a seguia. Seu jogo estava em plena ação quando de repente sentiu que alguém a observava. Então lembrou. Olhou desde sua posição para ver um homem observando-a de perto.
Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não parecia alguém de quem temer e rapidamente fugiu o medo que sentiu. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela percebeu seu sorriso mais uma vez quando passou do lado. Ele acenou com a cabeça e ela devolveu o sorriso. Ele percebeu seu nome nas costas da camiseta. Sabia que a tinha achado.
Silenciosamente caminhou numa distância certa atrás dela. Eram só umas quadras até a casa de Tatiane quando viu onde morava voltou logo ao parque para procurar seu carro.
Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa de Tatiane. Foi a uma lanchonete e sentou até a hora de começar seu objetivo.
Tatiane estava no seu quarto, mais tarde essa noite, quando ouviu vozes na sala. 'Tati, vem!', chamou seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava o porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá.
'Senta aí', começou seu pai, 'este senhor nos acaba de contar uma história muito interessante sobre você'.
Tatiane sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto antes de hoje!
'Você sabe quem sou eu?' perguntou o homem.
'Não', respondeu Tatiane.
'Sou polícia e teu amigo do chat, Meteoro123'.
Tatiane ficou pasmada. 'É impossível! Meteoro123 é um menino de minha idade! Tem 14 e mora em Minas Gerais!'.
O homem sorriu. 'Sei que eu disse tudo isso, mas não era verdade.
Veja, Tatiane, tem gente na internet que se faz passar por garotos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para machucar crianças e jovens e fazer dano, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos malfeitores. Vim te encontrar para te ensinar que é muito perigoso falar online. Você me contou o suficiente sobre você como para eu te achar facilmente. Você me deu o nome da tua escola, do teu time e em que posição você joga. O numero e o teu nome na jaqueta fizeram que eu te encontrasse rapidinho.
Tatiane gelou. 'Você quer dizer que não mora em Minas Gerais?'. Ele riu.'Não, moro em Santo Antonio da Platina. Você se sentiu segura achando que morava longe, né?
'Eu tinha um amigo cuja filha era como você. Só que ela não teve tanta sorte. O cara a encontrou e a assassinou enquanto estava sozinha em sua casa. Se ensina as crianças e jovens a não dizer pra ninguém quando que eles estão sozinhos, porém contam isso o tempo todo pela internet. As pessoas maldosas te enganam para tirar informação de aqui e de lá online. Antes de que você saiba você já lhes contou o suficiente como para ele te achar sem você perceber. Espero que você tenha aprendido uma lição disto e que não o faças de novo. Conta a outros sobre isto para que também estejam seguros'.
'Prometo que vou contar!'.
Essa noite, Tatiane e seus pais ajoelharam-se juntos e agradeceram a Deus por protegê-la do que poderia ter sido uma situação trágica.
AGORA: Por favor, envia isto a tantas pessoas que você possa para lhes ensinar a não dar informação sobre elas. Este mundo em que vivemos hoje é perigoso demais, incluso como para dar a idade, isso sem falar de outras informações.
Cuidado com as informações que você passa no orkut, MSN ou por outros meios.

20 de junho de 2008

Transferência de presos

Soube há pouco que aproximadamente 20 presos têm sido transferidos diariamente da 9ª SDP para o Centro de Detenção Provisória (CDP), na divisa de Maringá com Paiçandu, resultado de decisão judicial. Soube também que as mulheres presas não fazem parte da transferência, devendo permanecer presas na cadeia da Avenida Mandacaru (9ª SDP) e que o local onde se encontram detidas é subumano. É bom o Ministério Público dá uma acompanhada no local e conhecer as condições das presas.

Clima Tempo

Confiando na previsão do Clima Tempo, afirmei antes do almoço que hoje não choveria. Informado que outras previsões indicavam chuva, fui conferir no Simepar e de fato havia previsão. Em seguida a chuva caiu e fui obrigado a excluir o símbolo do Clima Tempo da lateral que por várias vezes me enganou.

A ratoeira e o rato medroso

Para começar o dia, nada melhor que uma história ratal: O rato diante da ratoeira.
O objetivo de uma ratoeira armada - todo mundo sabe - é pegar um rato. Vejam o que acontece: O rato vê a roteira e sabe que significa perigo a vista. Questionamentos:
O que fazer?
A quem pedir ajuda?
Quem ajudará o rato?
Quem negará ajuda?
O que acontecerá com o rato e com aqueles a quem o rato pediu ajuda?

19 de junho de 2008

Números

Atualmente temos no Brasil aproximadamente 70 mil vereadores, 513 parlamentares federais e 81 senadores, além das dezenas de parlamentares estaduais em cada Estado, que deve ultrapassar a casa de 1000 em todo Brasil. Só no Paraná, são 54 parlamentares estaduais.
Para “assessorar” (fazer campanha) todos estes parlamentares nas três instâncias: Município, Estado e Federação, deve existir mais de 200 mil pessoas em todo Brasil.
O montante de dinheiro público (impostos que pagamos) para sustentá-los é incalculável a olho nu.
Como os parlamentares praticamente nada constroem, a não ser fazer da política um cabide de emprego, avalio não valer a pena sustentá-los. Pensar uma forma de eliminá-los é um desafio.

Ônibus show

Em Maringá/PR, um padre inventa um ônibus show. O projeto do ônibus é do padre, ou seja, monsenhor Geraldo Schneider e intitula-se "Areópago 3º Milênio". O lançamento será dia 29 de junho de 2008 e, segundo Schneider o ônibus ter por objetivo levar a palavra de Deus para todos os cantos de Maringá, "principalmente aqueles lugares que há a presença massiva da comunidade, como o terminal rodoviário, praças e shoppings". De acordo com a nota, além de leituras e cantos bíblicos, o ônibus vai levar também cultura, teatro, arte, que de acordo com Shneider "é necessário para uma evangelização completa". O ônibus começará a circular pela cidade a partir do dia 29 e se fizer muito barulho, com certeza haverá reclamações contra o projeto. Imaginemos o veículo estacionado em uma esquina de avenida visando atingir "evangelizar" as pessoas nas proximidades, em pleno horário de descanso. Vai dar chiadeiro.

História do salário mínimo brasileiro

Conheça a história do salário mínimo brasileiro, desde 1940, quando ainda era réis, depois cruzeiro, novo cruzeiro, cruzado, novo cruzado e reais, assim como os decretos, portarias, leis e medidas provisórias. AQUI.

Parasitas do Poder

Criei na segunda-feira e conclui hoje, um blog discutindo (ou propondo) o fim dos legisladores. Seu nome: "Parasitas do Poder". É ousado e causará revoltas aos parasitas que se candidatam a cargos públicos pensando no bolso, na família, nos amigos, na possibilidade de se enriquecer e comprar fazendas, na aposentadoria após alguns mandatos, no que ganhará como político, nas possibilidades de desvio de verbas públicas, nos acordos e conchavos...
O blog estará aberto a correspondentes de todo Brasil e do exterior, desde que identificados.
Pretendemos linkar matérias e informações de jornais e blogs (com a devida indicação da fonte) que tratem especificamente do Poder Legislativo em todas as instâncias: municipal, estadual e federal.

Perda dos dedos

Foto: Andye Iore/Gazeta do Povo
Soube que e-mails tem sido encaminhado para o e-mail do prefeito sobre a lamentável tragédia na creche do distrito de Floriano, que resultou na perda de dois dedos da mão esquerda da criança. A tragédia, amplamente divulgada pela imprensa: Rigon, Gazeta do Povo, Messias Mendes, poderia ter sido evitada caso não houvesse portas na creche.
Para começar, nenhuma Escola de Educação Infantil deveria ter porta nas salas de aprendizagem. A existência das portas significa potencial risco a acidentes leves e graves contra as crianças. Estas, num piscar de olho, realizam proezas.
Solicitamos às pessoas que enviaram e-mails ao prefeito, que enviem cópias dos mesmos aos blogs. Que a população aprenda a enviar e-mails aos políticos com cópias à imprensa – sobretudo os blogs - para divulgarmos, vez que as sugestões e reclamações encaminhadas pela população às autoridades públicas (prefeitos, vereadores, deputados, presidente da República) na maioria absoluta das vezes não são divulgadas, ficando a sensação que não recebem cobranças da população.

18 de junho de 2008

Andando

Ontem, enquanto caminhávamos para manter a forma física e a saúde, encontramos João Ivo Caleffi também fazendo sua parte. "Andava" pelo Tuiuti em direção a sua casa. Muito bem, João Ivo, falta "correr" um pouco. Enquanto pré-candidato a prefeito de Maringá, o senti muito animado às eleições.
Foto emprestada do Rigon

Comitê de combate à corrupção eleitoral

Na próxima sexta-feira, dia 24 de junho, haverá reunião para concretizar o Comitê de Combate à corrupção eleitoral, sustentado na Lei nº 9840. A reunião será no Auditório da OAB, às 20 horas.
Que o Comitê a ser organizado tenha êxito neste ano eleitoral que promete ser pesado. Participei ativamente do Movimento pela Ética na Política (MEP), em 2003/04, que tinha o mesmo objetivo do Comitê em andamento e os flagrantes e denúncias constatados e protocolizados no Ministério Público não tiveram resultados satisfatórios. Nenhum candidato foi punido. Ocorreu o inverso. Os denunciantes foram os que ficaram envergonhados e decepcionados. Foi frustrante. Tomara que agora seja diferente, sobretudo porque a atuação do comitê consiste em três eixos:
"Fiscalização, para assegurar o comprimento da Lei 9840 por meio do recebimento de denúncias, acompanhamentos de processos e encaminhamento de representações junto aos órgãos competentes";
"Educação, que visa contribuir para consolidação de uma consciência dos eleitores de que o “voto não tem preço, tem conseqüências”. Para isso será realizado em todo o país encontros, palestras e seminários";
"Monitoramento das ações do parlamento brasileiro em relação à Lei 9840, como também o controle social do orçamento público e da máquina administrativa, objetivando evitar desvio de recursos com finalidades eleitorais".
O Comitê terá que estar preparado para também denunciar (processar) promotores e juízes que desrespeitarem a Lei 9840, não dando continuidade às denúncias protocolizadas. É bom ficar de olho nos políticos e no Poder Judiciário.

Espaço da Cidadania?

Acabou de passar um veículo anunciando que o prefeito de Maringá, Sílvio Barros II, estará nesta quinta-feira, dia 19/06, no Parque Residencial Tuiuti prestando conta no "Espaço da Cidadania" (pelo endereço, o local do "Espaço" pertence à Paróquia São Mateus). Interessante é que o anúncio induz as pessoas a irem e perguntarem diretamente ao prefeito. No entanto, distribuíram de casa em casa – ao mesmo tempo – um panfleto CONVITE intitulado "PERGUNTE AO PREFEITO". Cada pergunta deve ser identificada com nome, endereço, telefone e e-mail. Isto é que é ser democrático. Além do acesso do cidadão ao prefeito ser restrito (por escrito), o “convidado” tem que se cadastrar/identificar. Será para possível visita eleitoral? Ou será controle da pergunta? É vizinho de casa, mas não sei se vou. Vou ou não vou? Eis a questão.

Sem-terra - desde Roma

A questão agrária é um problema histórico. Estudando a organização dos grupos sociais e seus deslocamentos para sobreviverem, observamos que à medida que os séculos se passaram surgiram os espertos que controlaram as terras e excluíram os pobres. Tais situações são visivelmente observadas no Egito, na Mesopotâmia, na Grécia, em Roma, nos Estados Unidos ou no Brasil.
Os políticos romanos, por exemplo, devido a grande desigualdade social que atingia a maior parte da população, tiveram que discutir a questão agrária por volta de 130 a.C. Tibério Graco inclusive conseguiu a aprovação de uma lei agrária limitando a extensão dos latifúndios da nobreza. Na época, autorizou a distribuição de terras públicas para os desempregados e os latifúndios não podiam aumentar suas terras. Alguns tiveram até que diminuir. A Lei desagradou os grandes proprietários que acabaram assassinando Tibério e aproximadamente 500 pessoas que concordavam com a Lei.
O que vemos hoje em relação à questão agrária – latifundiários X políticas públicas de reforma agrária – são reflexos do que a história já vivenciou desde a história antiga e continuará vivenciando.

17 de junho de 2008

Saúde da Família de São Paulo pede socorro

Um e-mail circula objetivando recrutar médicos para trabalhar no Programa de Saude da Familia em São Paulo. Diz o e-mail: "Estamos com falta de médicos para trabalhar no Programa de Saúde da Familia. No momento estamos com quase 20 vagas em aberto. O mercado de trabalho para médicos na cidade de São Paulo está particularmente aquecido com muitas oportunidades de trabalho tanto no setor publico quanto no setor privado", ainda com vagas para pediatras e generalistas, diz a circulante.

Contato: Associação Saúde da Familia - Praça Marechal Cordeiro de Farias, 65
Fone: (11) 3154-7050 ou Celular: (11) 9656-9192

Pesquisa sobre movimentos sociais

O MST divulgou em seu site resultado de pesquisa sobre os movimentos sociais do campo no Brasil: MST, MAB, movimentos quilombolas e CPT.

"A pesquisa realizada pelo Ibope foi encomendada pela empresa mineradora Vale, que é alvo de protestos dos movimentos sociais, em função dos impactos sociais negativos causados causados por sua atuação nos estados de Minas Gerais, Pará, Maranhão e Rio de Janeiro.

A pesquisa aponta que 46% são favoráveis ao MST, enquanto 50% são desfavoráveis. Entre as palavras que descrevem o MST, 27% é “coragem”, 24%, Reforma Agrária; 21%, organização da sociedade; e 21%, justiça e 21%, igualdade social. 65% dos entrevistados manifestaram afinidade com o MST, embora 31% tenham declarado não concordar com o Movimento. Ao mesmo tempo, 45% dos pesquisados associam MST à violência, 61% a prejuízos à economia e 28% não concordam com seus objetivos". Eis a matéria completa.

Parque dos nordestinos

Como a prefeitura está investindo dinheiro público na realização do Parque do Japão, porque não pensar seriamente no Parque dos Nordestinos?
Os nordestinos ou descendentes em Maringá fazem parte da construção de toda a cidade (prédios, casas, apartamentos, ruas, estradas rurais, escolas), inclusive da construção do Parque do Japão e o que usufluirão? Falta-nos um justo espaço. E daí prefeito Sílvio Barros, assumirás a proposta?

Hospitais do Brasil são ineficientes, diz Banco Mundial

Da Reportagem Local - Folha de São Paulo - 14/06/2008
Em uma escala de 0 a 1, a rede hospitalar brasileira -pública e privada- recebeu nota 0,34, de acordo com estudo divulgado anteontem em São Paulo por especialistas do Banco Mundial. Para eles, as instituições de saúde são ineficientes, caras e gerem mal os recursos públicos, o que encarece os custos.
Segundo os pesquisadores Bernard Couttolenc e Gerard La Forgia, autores do relatório, o problema é sistêmico, não só do SUS. No escore de eficiência, quanto maior o hospital, melhor foi a pontuação.
As instituições que possuem mais que 250 leitos obtiveram nota superior a 0,45. As que têm 99 leitos ficaram abaixo de 0,35. Do total da rede nacional, foram testados 488 hospitais. No país, há 7.426 hospitais públicos e privados.
Os nomes das instituições não foram divulgados. Segundo os pesquisadores, foram usados dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e os hospitais foram numerados.
O relatório defende os modelos de governança em que há mais autonomia e responsabilização da gestão, como as organizações sociais.
A pesquisa mostra que 52% dos hospitais fora de São Paulo não têm critérios sobre diagnósticos para controle de vigilância contra infecção ou perderam os dados sobre isso.
O relatório defende que o modelo hospitalar seja reformado e diz que não adianta criar mais fontes de recursos, mas, sim, gastar bem o dinheiro. A referência foi à CSS (Contribuição Social para a Saúde), a nova CPMF aprovada pela Câmara.

Boa para Agentes Penitenciários e Polícia Civil

ESTRATÉGIA
Um senhor vivia sozinho. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado.
Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:
- "Querido Filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorava as flores e esta é a época do plantio. Mas eu estou velho demais e sem forças para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema. Mas sei que você não pode me ajudar, pois infelizmente estás na prisão. Com amor, Seu pai."
Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama:
- "PELO AMOR DE DEUS, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos"...
Como as correspondências eram monitoradas na prisão..., às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes penitenciários, FBI e policiais civis e militares apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.
Confuso com o que havia ocorrido, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
Eis a resposta do filho:
- "Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento."
Estratégia é tudo!
Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.
O pai não imaginava que o filho fosse estrategista. Os policiais realizaram a escavação da terra, deixando-a pronta para plantar.
Recebido por e-mail

Sou classe média


A música "sou classe média" fala o que de fato ocorre no dia-a-dia de nossa sociedade. Vale assistir.

16 de junho de 2008

A noite promete

Tudo indica que a noite desta segunda-feira, aqui na divisa do noroeste com o norte do Paraná, será de um frio que há anos não se vê. Neste momento, ainda com sol em Maringá, o ventinho já está cortante. Como não estará mais tarde? Imaginemos então como não ficará o Sul: Curitiba e Lapa. Etá que saudade de meu nordeste brasileiro: calor, praia... (o lado bom da vida, claro).

Educação: Sem Terrinha

Gostei muito do vídeo sobre a Reforma Agrária e a educação dos sem terrinha elaborado por Xuxa, disponível AQUI e que recebi de Simone Bordonal, do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA), na UEL, onde lecionei uma disciplina neste final de semana. Obrigado Simone.

15 de junho de 2008

Correria

A correria dos últimos dias tem me proporcionado pouco tempo para abastecer este blog. Sexta e sábado, por exemplo, estive na UEL administrando uma disciplina no curso de especialização. Esta semana também não será muito diferente, mas farei de tudo para diariamente abastecê-lo.

11 de junho de 2008

Protestos da Via Campesina

Cerca de 300 agricultores do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e da Via Campesina estão acampados na hidrelétrica de Salto Santiago, no Paraná, em protesto contra a transnacional franco-belga Suez-Tractebel, dona da barragem. É a segunda vez no ano que a UHE de Salto Santiago é ocupada por trabalhadores rurais. Eles também protestam contra lei que impede agricultores de viverem a menos de cem metros da mata ciliar no entorno do lago da barragem. Os manifestantes exigem uma rodada de negociações com o governo para resolver os problemas dos atingidos pela barragem. Os protestos acontecem em todo Brasil.
Recebido por e-mail

Lei de extinção dos vereadores de Maringá

Os vereadores atuais deveriam aprovar uma Lei estabelecendo que em Maringá não seja eleito vereadores para o próximo mandato (2009-2012) e quando necessária a aprovação de alguma Lei ou projeto em benefício do Município, um determinado número de pessoas – nunca menos que 100 –, iniciaria a convocação de uma Assembléia Popular para as finalidades necessárias, entre elas a aprovação do Orçamento Público do Município e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, deveriam passar pela população que seria informada pela imprensa, sobretudo pelos blogs. A população interessada e preocupada com o município compareceria na Câmara (que não mais seria a “casa dos vereadores” e sim a casa do povo, com uma secretaria no local para receber sugestões e reclamações, assim como possíveis convocações de assembléias populares). Em assembléia devidamente registrada com o nome, documento e endereço do comparecido, decidiria o melhor para a cidade. A assembléia poderia durar uma hora ou uma noite, mas seria de fato participativa e democrática, o que não se vê nos últimos anos em Maringá.
Mais. Ao se acabar com o papel do vereador, estaria pondo fim aos projetos emergenciais encaminhados pelo Poder Executivo, muitos vezes em benefício de interesse de grupos econômicos, trancando pautas. O Executivo teria que cumprir a Lei Orgânica e qualquer mudança nesta somente seria executado pela Assembléia Popular convocada para tal fim por um mínimo de presentes a ser estabelecido pela primeira assembléia popular.

Provocações

Paulo Vidigal relata em seu blog a provocação sofrida ontem a noite durante a votação do aumento do salário dos vereadores de Maringá que, felizmente não reajustaram os vencimentos. Nada mais justo diante do que fazem.

Comentários

Vários comentários estão na caixa de entrada e os liberarei a qualquer momento, aguardem.

10 de junho de 2008

A Unimed e as ATIs

Não é fácil pagar um plano de saúde, como em nosso caso à Unimed e ver que indiretamente estamos contribuindo com as politicagens do prefeito por meio das Academias da Terceira Idade (ATIs) doadas pela Unimed. Direta e indiretamente as doações saem do bolso de quem tem planos. A Unimed deveria investir na saúde de seus associados ou, fazer desconto das mensalidades ou, aumentar o número de credenciados(as) ou, pagar melhor seus prestadores de serviços e não ficar financiando "indiretamente" campanhas eleitorais.

9 de junho de 2008

Rádio peão

Neste final de semana ouvi de um senhor aposentado da prefeitura que passa dos 70 anos dois de idade, dois questionamentos curiosos que soube dentro da circular da TCCC, possivelmente divulgados por meio de rádio peão.
O primeiro: que Ana Pagamunici estaria deixando o Sindicato para ser CC de Sílvio Barros II.
O segundo: que João Ivo não mais seria candidato a prefeito.
Ainda brinquei com o senhor. Perguntei: “acreditou no que disseram?
Ele ficou me olhando e respondeu: “Não sei. Neste mundo tudo pode acontecer”.
* Confesso que fiquei preocupado com o que devem estar fazendo com a consciência do povo simples nos ônibus e nos bairros.

7 de junho de 2008

Farmácia: 15 minutos

É comum os motoristas de Maringá se depararem com a placa "Permitido por 15 minutos" de frente as farmácias. A Lei que regulamentava o tempo máximo de estacionar em frente as farmácias em "15 minutos" não mais existe e qualquer veículo pode ficar estacionado o tempo que desejar. As farmácias são comércios tanto quanto qualquer outro comércio e não mais fazem serviços unicamente voltados para atendimento à saúde como se fazia tempos atrás, a exemplo de medir pressão. Os proprietários das farmácias e redes colocam as placas com a intenção de confundir os motoristas e manterem as vagas livres para ganhar clientes. É esperteza pura.

Novela da trimestralidade

Minutos atrás encontrei um servidor na Avenida Brasil que havia participado da assembléia dos servidores municipais e o mesmo relatou sua impressão sobre a proposta do prefeito aos trabalhadores no que se refere ao pagamento da famosa trimestralidade. Disse que "o prefeito promoveu um regasso em sua campanha política ao fazer uma proposta indecente aos servidores. Foram mais de 99% de votos contrários à proposta", arrematou.
De acordo com outro servidor, Eliel Gonçalves, a assembléia deliberou por formar uma comissão que encaminhará as propostas da assembléia junta a administração, principalmente pedindo esclarecimentos sobre os pontos obscuros e a falta de dados na proposta para acordo.
Assim, este blogueiro fica a pensar: A proposta é prova de imobilidade política do prefeito ou falta de respeito aos servidores municipais?

A trimestralidade em discussão

Corrigido - Os servidores públicos municipais de Maringá estão em assembléia do Sindicato para avaliar a proposta de pagamento da trimestralidade encaminhada pelo prefeito Sílvio Barros II. A assembléia que estava marcada para o Auditório da Biblioteca Municipal foi transferida para o Auditório Hélio Moreira. Os servidores estavam sendo informados no momento em que chegava na Biblioteca.
Conversando com alguns aposentados, constatei que muitas eram as dúvidas deles: aceitar a proposta ou não? Quais os prejuízos em aceitar e, em caso de não aceitar, quando receberão seus direitos?
A direção do Sindicato tem uma baita responsabilidade perante os servidores. Desde a dívida iniciada no governo de Ricardo Barros, irmão do atual prefeito Sílvio Barros II, muitos servidores aposentados já faleceram e muitos temem falecer antes de receberem seus direitos.
Esperamos que a proposta encaminhada seja decente e que os servidores não tenham prejuízos. Dívida é dívida e a prefeitura tem que cumprir. Direito é direito e, os servidores não podem ficar à mercê da vontade de quem administra o poder público, usando-os como moeda de troca e negociação, ludibriando-os.

6 de junho de 2008

Transporte coletivo mais caro

A partir de domingo o transporte coletivo em Maringá deverá passar de R$ 1,85 para R$ 2,00. Ninguém estranhe caso ocorra um pequeno desconto quando estivermos próximos às eleições. Em Maringá, tudo pode acontecer: obras caras e outras inacabadas (passarela em frente o BIG), terrenos públicos para equipamentos comunitários sendo usado para interesses particulares (habitação eleitoreira), pista de ciclismos além do divulgado, PAC questionável... Vez que tudo isto acontece, por que não ocorrer diminuição no valor do transporte coletivo durante o período eleitoral? Sobe-se 0,15 centavos agora e tira-se 0,05 ou 0,10 centavos logo mais. Por que não? E ainda engana a população que depende do transporte coletivo, presenteando-a com rádio peão para elogiar a administração. Aguardemos.

Atualizado

Novas gírias foram incorporadas no dicionário popular, entre elas estão:
Joroca = mistura de várias coisas...;
Beleléu = partiu...;
Bater as botas = morreu;
Asmuié = as mulheres;
Ozômi = os homens...

5 de junho de 2008

MNDH e a prisão do sargento do Exército

O MNDH divulgou Nota de Repúdio contra a prisão do sargento Laci do Exército, no dia 03, em São Paulo, pela Polícia do Exército sob a alegação de suposto crime de deserção. As leituras são de que a prisão seja devido a entrevista concedida à Revista Época.
De acordo com o MNDH, "dizer quer as regras disciplinares do Exército autorizam procedimentos deste porte é escamotear a questão e pedir à sociedade brasileira que ignore o direto à livre orientação sexual do cidadão brasileiro (art. 5º, caput e art. 3º, inciso IV da Constituição Federal).
Não é a primeira vez que esta questão surge nas fileiras das Forças Armadas brasileira e não é a primeira vez que o acontecimento é manipulado e abafado.
O MNDH entende que já é tempo de as instituições nacionais abrirem debate sobre este e outros temas candentes, que perpassam todo e qualquer segmento da sociedade nacional". Leia Nota na íntegra AQUI ou AQUI.

Furou o sinal: acidente na certa

No final da tarde de ontem - e havia esquecido de registrar - um caminhão e um carro de passeio se estranharam no cruzamento da Avenida Tuiuti com Avenida Dona Sophia Rasgulaeff. Um dos veículos furou o sinal e não deu outra: pááááááá. Estávamos na farmácia quando escutamos a brusca freada. Nos preparamos para escutar a pancada. Ainda bem que não foi com um motoqueiro.
O caminhão nada sofreu por ter recebido a pancada na roda traseira, mas o "carro do ano" teve sua frente arrancada, além de ter ficado torcido.

Devastação das florestas no Paraná

Valdeci Raimundo descreve com autoridade sobre o meio ambiente e a devastação das florestas no Paraná e que temos que nos preocupar. Segundo ele, o que acontece no Paraná em relação ao meio ambiente fica esquecido e passa despercebido pela nossa imprensa, hoje o sul do Paraná é uma região onde mais sofre com a degradação do meio ambiente, florestas inteiras de pinheiros (araucárias - Centenárias), são cortados para dar espaço para a agricultura (soja, cana, fumo, Pinus etc.).

Segredos de um banheiro masculino

Uma primeira característica do banheiro masculino é o silêncio. Ao contrário do feminino, onde - como em qualquer encontro de 3 ou mais fêmeas - as visitantes cacarejam animadamente, no dos homens impera uma quietude franciscana. Não se cumprimenta o próximo, não se cruza olhares. Até mesmo amigos evitam conversas.
O texto completo com todas as implicações e explicações sobre o banheiro e a curiosidade das mulheres sobre o que se passa em um banheiro masculino foi disponibilizada pelo prof. Joaquim.

4 de junho de 2008

Parabéns Elizabeth

Parabéns à minha mãe que hoje faz 68 anos de vida.
Lição como ela tem dado merece mais que parabéns.
Sofreu para pari e criar, sofre com a distância dos filhos.
Acalenta-se com um telefonema e espera logo nos ver.

Interessante como toda mãe é, e a minha não é diferente.
Fica boba no telefone, ri, sorri e agradece sem parar.
Se a linha fosse um túnel, qualquer mãe seria capaz de passar,
Isto que é mãe: contenta-se, entende e espera.

Sabe que os filhos cresceram e se multiplicaram...
O esperar trás alegria em dobro: netos para brincar.
A ela, todos os filhos sabem agradecer. És um tesouro de verdade.
Parabéns Elizabeth. A mãe que por muitos anos há de viver...

3 de junho de 2008

As prisões da Áustria

Recebido por e-mail
Enquanto na Áustria as prisões são ***** estrelas, aqui pelo Brasil é só moquifo. Os colarinhos brancos brasileiros em breve solicitarão cumprir pena na Áustria. Não, não... Colarinho branco no Brasil não cumpre pena, paga-se cestas básicas.



A ausência


Sexta, sábado e domingo foram dias corridíssimos. Nem este blog escapou de minha falta de tempo.
Na sexta-feira (foto acima) dialoguei, em Nova Esperança, com os jovens e mulheres trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela região, onde conversamos sobre a história da organização da sociedade e o surgimento dos sindicatos urbanos e rurais.

No sábado e domingo (foto acima), estivemos assessorando um curso de formação de lideranças em direitos humanos de todo o Paraná. No fim da tarde de domingo, o que fiz foi descansar. Nem cheguei perto de computador. Fotos: Maria Cecílio

2 de junho de 2008

Anistia Internacional

A Anistia Internacional divulgou Relatório mundial intitulado "Direitos Humanos: "O outro lado da moeda" e dedicou o informe de 2008 à "situação dos Direitos Humanos no mundo", por ocasião da comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, homenageando a coragem dos defensores/as de DDHH. No blog do MNDH-PR está uma resenha do contraste entre as promessas de 1948 e a realidade de 2008, vale conferir. Abaixo um aperitivo do que pode ser lido lá:
ARTIGO 1 - Promessa formulada em 1948: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
Realidade em 2008: Na primeira metade de 2007 morreram, no Egito, cerca de 250 mulheres devido à violência exercida por seus esposos ou membros de sua família, e uma média de 2 mulheres era violentada no país a cada hora.

ARTIGO 3 - Promessa formulada em 1948: Todo individuo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Realidade em 2008: 1.252 pessoas, em 24 países distintos foram executadas por seu respectivo Estado, em 2007; no entanto, 104 países votaram a favor de uma suspensão mundial da pena de morte.
Os demais artigos e respectivas realidades, AQUI.

Realidade carcerária, revolta e repressão

Recebido por e-mail
O sistema prisional, muito longe de oferecer algo ligado à educação, existe apenas como depósito de seres humanos a serviço da burguesia, onde o castigo e a punição são contínuos.
Considero o cárcere por si só uma séria violação de condição humana. É impossível almejar algo bom prendendo e excluindo o ser humano.
O cárcere é a vingança do Estado contra os pobres. Contra as pessoas que não se aliam aos seus mecanismos de opressão.
A comunidade carcerária, além do veneno de estar excluída, convive diariamente com as covardias ilegais praticadas por funcionários do Estado (agentes penitenciários, policiais...) que descontam ali seu ódio do povo.
Torturas, humilhações, superlotação, ociosidade, isolamento, castigo, morosidade judiciária, condições precárias de higiene, péssima alimentação, falta de assistência médica e odontológica, doenças, violação de pertences pessoais, etc... são aracterísticas do cotidiano prisional. E isso só gera muito ódio e muita revolta.
Qualquer grupo discriminado/oprimido só consegue ter seus direitos ouvidos e respeitados com sua união e luta.
Assim foi com o movimento de mulheres, com o movimento negro, com o movimento homossexual... E assim foi também com a comunidade carcerária.

O uso de espaços políticos

Tenho observado que não é só o prefeito de Maringá que utiliza da máquina para fazer campanha. Pessoas de entidades e movimentos sociais também praticam tamanha sacanagem (bem claro, pessoas) e, em muitos casos utilizam cargos de lideranças ou vices. O pior é que ao fazerem prejudicam o grupo do qual fazem parte.