Carta encaminhada ao deputado estadual Tadeu Veneri e outras autoridades pelo diretor do SENGE/PR, Sérgio Inácio, relata que milícias privadas têm ameaçado e atacado diariamente as famílias acampadas do MST, em Terra Rica/PR. De acordo com a carta, as milícias têm atacado com bala o transformador da energia elétrica, deixando-os no escuro e a comunidade também sofre pela falta de água, gerando situações de calamidades.
SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
31 de julho de 2008
Impugnações em Londrina
- deputado federal André Vargas (PT);
- deputado estadual Antônio Belinati (PP);
- deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e,
- advogado Marcos Colli (PV).
Hoje tem debate na Band
30 de julho de 2008
Apuro higiênico
Na manhã de hoje, uma aluna da UEM passou apuro ao fazer suas necessidades e ao mesmo tempo constatar a não existência de papel higiênico no banheiro feminino. Após aguardar que alguém adentrasse o recipiente para pedir socorro, a voluntária que se colocou à disposição para ajudar constatou que não havia papel higiênico em nenhuma das casinhas de segredo daquele bloco. Encontrando uma zeladora, foi informada que também não tinha papel higiênico, obrigando-a a correr a outro bloco em busca do salvador da pátria para a apurada que permanecia aguardando ser socorrida. A acadêmica jamais esquecerá o episódio. Da próxima vez, antes de se assentar sobre o vazo sanitário, possivelmente olhará em seu entorno para constatar a existência do amigo salvatório.
A campanha em Maringá
Parece-nos que o "pega pá capá" dar-se-á no mês de setembro, quando todos os processos já estiverem julgados e as eleições estiverem na boca do balão (05 de outubro). Até lá, o que presenciaremos são veículos outdoors ambulantes, casas marcadas com banners dos candidatos favoritos sem levar em consideração a fidelidade partidária. Estas eleições - em nível nacional - serão marcada pelo voto à pessoa e não a um determinado partido político. Os indicativos é que o voto de legenda este ano não será uma marca como nas eleições anteriores. Milhares de filiados devem votar em candidatos de outro partido, mesmo sem gostar do partido pelo qual o candidato a receber o voto está filiado.
Debate na Band
Sílvio reinterpreta a impugnação
Fiquei na cruel dúvida: será que Sílvio Barros entende que o juiz não foi capaz de impugná-lo e passou a bola para os tribunais superiores? Se para o candidato a decisão do juiz não foi impugnação e sim transferência de decisão, o que é uma impugnação de fato e de direito? Se o juiz "transferiu a decisão", por que então o próprio juiz não o fez ao invés do candidato ter que fazer o recurso? Sobre a interpretação da transferência de decisão, assista o final da entrevista na CBN.
29 de julho de 2008
66,6% dos vereadores foram impugnados
João Ivo e Ênio foram deferidos
Sílvio Barros foi impugnado
Método de fazer "amor"
Expectativa de vida do brasileiro
1970 = 59 anos,
1990 = 66 anos,
2004 = 71 anos.
Candidaturas deferidas e indeferidas
Candidatura deferida para prefeito:
Candidaturas deferidas para vereadores:
* Mario Hossokawa (PMDB),
* Valter Viana (PHS) e
* Umberto Crispim (PMDB).
Candidatura indeferida para prefeito:
Candidaturas indeferidas para vereadores:
* Um do PR: Altamir dos Santos;
* Um do PMDB: John Alves e
* Um do DEM: Marly Martin.
* Dois do PSDB: Dorival Dias e Márcia Socreppa;
* Três do PP: Belino Bravin, Edith Dias e Zebrão.
* Sílvio Barros (PP) – impugnação solicitada pelo MP e pela coligação ‘Governo para todos’ (PMDB e PTN);
* Ênio Verri (PT) – impugnação solicitada pelo PT do B e
* João Ivo Caleffi (PMDB) – impugnação solicitada pelo PT do B.
Porco
28 de julho de 2008
Impugnações
Greve piada
O fim de uma greve que não existiu
Polícia mata três a cada 48 horas no Brasil
Todo tipo de violência é assustador, mas a violência policial é mais ainda porque ocorre a partir daqueles que são pagos por nós para nos proteger. Partindo desta e de outras teorias, Renata Mariz, do Correio Braziliense, a partir de dados do Ministério da Saúde, extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), referente ao ano de 2006, produz matéria a respeito da quantidade de pessoas assassinadas a cada 48 horas no Brasil e observa:
- A cada 48 horas, três pessoas são assassinadas pelas polícias Civil e Militar no Brasil;
- São 46 mortes por mês;
- São 560 mortes anualmente.
Estes dados não são reais, pois ocorre uma subnotificação, ou seja, nem todos os estados informam corretamente o motivo das mortes, nem a totalidade exata dos casos.
- A região Sudeste é a campeã. Registrou 490 assassinatos de civis;
- O Rio de Janeiro respondeu por 290 ocorrências;
- Logo atrás aparece São Paulo com 198 notificações;
- Pior, os dois estados reúnem conjuntamente quase 90% dos registros nacionais de 2006.
27 de julho de 2008
Campanha sem tutu
Os sábados e domingos são especiais para os candidatos sem recursos fazerem campanha sem tutu. Vi hoje aqui pela região um batalhão de voluntários distribuindo panfletos sem nada receber. Simplesmente para ajudar um candidato funcionário público – gari. Tive curiosidade sobre quantas pessoas distribuiam materiais e disseram que eram voluntários e estavam em mais de 20 pessoas. Fiquei admirado da disposição do grupo e pensei: quantos candidatos terão tantos voluntários assim?
26 de julho de 2008
Panfletos e carros de som
Rádio comunitária
Seminário ECA
Horário político
25 de julho de 2008
Denúncias de maus tratos
24 de julho de 2008
Comitê 9840
Festival
23 de julho de 2008
80 vigilantes da UEM
Lista suja
Criminalização
Movimentação nacional está sendo organizado em apoio aos trabalhadores do campo participantes do MST (Movimento Sem Terra) que vem sofrendo perseguição justamente por quem deveriam defendê-los, integrantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Na próxima terça-feira, dia 29, a Justiça Federal de Carazinho/RS, julgará pedido de denúncia criminal na qual o Ministério Público Federal pede o fim o MST, incrimina lideranças sociais e defensores de direitos humanos.
Caravanas com representações de entidades, igrejas e advogados de várias partes do Brasil se organizam para estarem em vigília em Carazinho no dia 29. O leitor poderá se organizar para viajar ou contribuir na organização de grupos. De Maringá a Carazinho (proximidades de Passo Fundo) a distância pode alcançar 850 km e dura mais ou menos 11 horas de viagem.
22 de julho de 2008
Calmaria
Vitória dos trabalhadores
Pedido de ajuda
21 de julho de 2008
Eleições precedidas de concursos
- O que é política?
- Funções e responsabilidades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, ou seja, o que fazem os diferentes poderes?
- A importância da Constituição Federal?
- O que é e para que serve a Lei de Responsabilidade Fiscal?
- Democracia, o que é e sua história?
- Conhecimento de história do Brasil;
- Estatutos do Idoso, Criança e Adolescente, entre outros;
- Programas de Direitos Humanos, entre outras temáticas.
O processo eleitoral no formato atual é, em si, um convite aberto à corrupção e compra de votos, vez não exigir dos candidatos qualquer conhecimento e antecedentes éticos e morais. Muitos participam pensando no dinheiro que – caso eleitos – possam ganhar, assim como nos cambalachos ou aposentadoria precoce.
Emenda Constitucional poderia corrigir este disparato e toda pessoa interessada em disputar uma eleição deveria passar antecipadamente por um concurso público de conhecimentos gerais e específicos provando seu conhecimento para o cargo a ser disputado.
Sejamos francos: se a OAB aplica prova para os futuros advogados; se os professores passam por processos seletivos e concursos públicos; se os médicos praticam residência médica, por que vereadores, prefeitos, deputados e senadores também não passam por concurso público de conhecimentos gerais e específicos? Penso que daria uma reviravolta nos poderes e evitaria que pessoas fossem eleitas sem o mínimo de conhecimento sobre seu papel e responsabilidade, evitando o assistencialismo, a compra de votos e tantas outras formas erradas de campanhas políticas que se pratica em todo Brasil.
Uma coisa é certa, o número de candidatos possivelmente diminuiria para menos da metade em todas as cidades brasileiras.
Teste psicológico
19 de julho de 2008
Dança perfeita
A priminha não se conteve com a música serteneja e deu o show. Caso continue assim, deixará muitas garotas no futuro a ver navios. Tem talento.
507 candidatos
Prova de conhecimento
Olhando Maringá de Curitiba
18 de julho de 2008
Obras políticas em andamento
Umuarama
16 de julho de 2008
Campus da UEM em Umuarama
Rex e o político de renome
Telefona ao pai e sai com esta:
- Pai, você não pode acreditar nas maravilhas da moderna educação neste país. Pois não é que eles aqui têm um curso para ensinar os cachorros a falar?
O pai, um sujeito simplório, fica maravilhado:
- E como é que faço para que aceitem o Rex aqui de casa?
- É só mandar ele para cá com U$ 5.000 que eu faço a matrícula.
E o pai, é claro, cai na conversa e segue a orientação do filho.
Passados mais alguns meses, o rapaz torra a grana e liga outra vez:
- E daí, meu filho? Como vai o Rex?
- Fala pelos cotovelos, pai. Mas agora abriram um outro curso aqui, para os cachorros aprenderem a ler.
- Não brinque! E podemos matricular o Rex?
- Claro! Me mande U$ 10.000 e deixe comigo!
E o velho, mais uma vez, manda o dinheiro.
O tempo vai passando, o final do ano vai chegando e o rapaz se dá conta que vai ter que se explicar. O cachorro, é claro, não fala uma palavra, não lê porra nenhuma, enfim, continua exatamente como sempre.
Sem nenhuma consideração, solta o pobre bicho na rua e pega o avião de volta para casa.
A primeira pergunta do pai não podia ser outra:
- Onde está o Rex? Comprei uma revista sobre animais, em inglês, para que ele leia para mim.
- Pai, você não imagina. Já tinha tudo pronto para a viagem de volta, quando ví o Rex no sofá, lendo o New York Times, como fazia todas as manhãs. E aí ele me saiu com esta:
'Então, vamos para casa... Como será que está o velho? Será que continua comendo aquela viúva que mora na casa da frente?'
E o pai, mais do que rapidamente:
- Mas que cachorro lazarento... Espero que você tenha metido uma bala nesse filho da puta, antes que venha falar com tua mãe!
- Mas é claro, pai. Foi o que fiz!
- É assim que se procede, filho!
Dizem que o rapaz se formou com louvor e tornou-se um político de renome.
15 de julho de 2008
Seminário Estadual sobre o ECA
1) O evento é aberto a qualquer pessoa interessada no tema; 2) Não há limite de inscrição por município, podendo participar quantos queiram; 3) As despesas com locomoção, hospedagem e alimentação são por conta do participante. O valor da inscrição R$ 15,00 é para cobrir parte das despesas de organização do evento.
Os interessados em participar, basta efetuar a inscrição preenchendo os dados (nome, cidade, RG e e-mail), fazer o depósito R$ 15,00 no Banco SICREDI (748), Agência 0710 - conta 17376-2 em nome de Associação Paranaense de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. NÃO ESQUECER DE ENVIAR FICHA E COMPROVANTE POR E-MAIL (fdcapr@yahoo.com.br) OU FAX (45) 30252440.
Não havendo SICREDI na cidade, pode depositar na CEF (104) - agência 0589 - conta 3312-8 - Associação de Proteção a Vida. As inscrições somente serão aceitas até o dia 25/07 (sexta-feira) após essa data não será mais possível.
Despreocupação com as eleições
Observando o comportamento das pessoas na rua (por meio de conversas), a menos de três meses para as eleições de vereadores e prefeitos de Maringá, aproximadamente 90% da população nem sequer sabe em quem votar, nem está preocupada com o que acontecerá em 05 de outubro. É como se a eleição dos “representantes” do povo na Câmara e na Prefeitura não fosse importante, nem merecesse investimento por parte de cada cidadão eleitor.
Somente começam a pensar em quem votar a menos de dois meses da eleição, somente na véspera do voto, quando não há tempo suficiente para conhecer o candidato. A questão é que quando se preocupa com as eleições somente na hora das eleições, acaba-se elegendo pessoas indevidas, desonestas, mal intencionada, sem ética. Ou seja, elege-se qualquer candidato, sem saber direito quem ele é, menos ainda o quem tem em bens móveis e imóveis, se está sendo processado e sobre o que cometeu no passado.
Penso que somente mudaremos o comportamento dos eleitos quando a Constituição Federal for alterada impedindo a reeleição dos legislativos (câmaras e assembléias) e dos executivos (prefeituras, governadores e presidente da República).
Iniciar uma campanha para que os candidatos a deputados federais e senadores da próxima legislatura assumam o compromisso de – em sendo eleitos em 2010 – defendam Emenda Constitucional da não reeleição, traria benefício à sociedade e diminuiria radicalmente a festa que os atuais eleitos praticam nas câmaras, prefeituras, assembléias legislativas, palácios governamentais, senados e presidência da República.
Viaturas do SAMU

14 de julho de 2008
Paulo Vidigal após 30 dias
Beliscões
- você deixaria um filho seu se casar com sua ex-namorada?
- deixaria, disse.
Ela arregalou os olhos e questionou:
- deixaria?
- sim, porque não, vez que apenas foi “ex”.
Ela perguntou de novo:
- você deixaria um ex-namorado de sua esposa se casar com sua filha?
- deixaria, respondi.
Ela ficou de boca aberta. Então perguntei:
- por quê?
Ela respondeu:
- Porque está acontecendo comigo. Meu ex-namorado, com quem dormi várias vezes, está namorando minha filha de 18 anos e a pediu em casamento. Não sei o que faço. É muito estranho. Como posso permitir aprovar, mesmo sabendo que é gente boa demais. O conheço por inteiro. Não sei como me comportar em saber que meu “ex” está dormindo com minha filha.
Perguntei:
Qual idade dele?
- 35 anos.
- mas você se questiona devido a diferença de idade?
- não. Pelo fato de ter sido meu namorado. O rapaz é solteiro até hoje e é muito bom. É muito legal.
Continuem a responder me preparando para ir para o carro onde a família me esperava observando que conversava com a mulher:
- a diferença de idade não é problema e não vejo nenhum problema. Penso que você se acostumará com a idéia e a realidade.
Ela ficou pasma. Sai e fui para o carro para continuar a viagem, onde levei alguns beliscões por estar respondendo as dúvidas da mulher do caixa. Doeu, hai, hai.
12 de julho de 2008
Pré-conferência
Parabéns COPAVI
11 de julho de 2008
Maravilha número 1

O “M” representa a Catedral, símbolo religioso que pela influência que tem junto ao povo, poderia muito bem desencadear “sermões” que possibilitasse consciência social, política e religiosa no povo, mudando para melhor a história de nossa Maringá;
O “ARIN” representa a periferia com seus problemas sociais, políticos, econômicos e culturais, em vermelho e preto.
O “G” representa o símbolo da UEM (Universidade Estadual de Maringá - confira com o símbolo da UEM que está a caráter - http://www.uem.br/), espaço de conhecimento que poderá no futuro, possibilitar quadros sociais e políticos que governe Maringá e Região Metropolitana de forma democrática.
Por fim o “A” – em verde – representando o terminal rodoviário de Maringá, símbolo inesquecível da cidade, que Sílvio Barros II quer demolir a todo custo e esperança de que não seja demolida. Esperamos que o ano eleitoral não permita a demolição e, para cada tentativa, ações judiciais de entidades e movimentos sociais impeça a intenção do prefeito de Maringá colocá-la ao chão.
10 de julho de 2008
Pré-Conferência de Direitos Humanos
De acordo com o blog do MNDH/PR, podem participar da Pré-Conferência entidades e movimentos da sociedade civil e representantes dos governos municipais que desenvolvem ações de direitos humanos. Farão parte das discussões em grupos:
a) Proteção do direito à vida e à saúde;
Requião no TC
Mesmo defendendo que não ajudará na aprovação das contas do irmão governador Roberto Requião, ninguém duvidará da ação em favor do irmão e de seus amigos ou chegados, mesmo que de forma sutil, apesar de o eleito ter rebatido as críticas contra ele dirigidas pela bancada de oposição na Assembléia Legislativa, pelos setores da imprensa e pela sociedade em geral. A "simples" inscrição de Maurício Requião já dava margem para desconfianças por mais que se explicasse.
O pior é que o salário dos componentes do TC - e assim o de Maurício Requião - é vitalício (para sempre, amém). Este é o pior dos absurdos. Nenhum outro trabalhador ganha salário vitalício, a não ser a aposentadoria de fome. Porque então os membros do Tribunal de Contas, os ex-governadores e ex-vices, assim como os deputados federais e senadores ganharem salários vitalícios, alguns deste após o segundo mandato?
Sou extremamente a favor de que este debate faça parte do código de ética dos próximos candidatos a deputados federais e senadores propondo mudança na Constituição a partir da próxima legislatura.
Sobre a eleição de Maurício Requião, leia AQUI e AQUI.
8 de julho de 2008
Saudade da colônia
Processo contra militante de DH
7 de julho de 2008
Laptops para professores

O anúncio agradou, mas não é tudo. Apesar do custo do aparelho, milhares de colegas do ensino básico, técnico e superior não conseguirão adquirir o laptop, visto o salário que recebem, pior àqueles que trabalham pelo interior do país.
O melhor mesmo seria o governo pagar salários condizentes para os educadores. Ganhando o merecido, nos organizaríamos de acordo com as necessidades: moradia, transporte, cultura e equipamentos, sem a necessidade de esmolas.
5 de julho de 2008
Preços de alimentos
Olhei para a pessoa que me questionou e não discordei.
A questão é praticar a política da não exportação em um país onde se planta para exportação. No início desta semana o governo federal anunciou um pacote financeiro e menos de 20% dos recursos foram destinados aos pequenos agricultores. Quase que a totalidade do bolo financeiro foi disponibilizada para o agronegócio para exportação, segundo o governo federal para "acabar" com a fome no mundo.
- E a fome no Brasil?
- E os preços dos alimentos que sobem por falta de alimentos internos para abastecer as necessidades dos brasileiros?
- Como fica o incentivo ao plantio de arroz e feijão para o abastecimento interno?
- Como fica a carne de gado, frango e porco para o consumo interno, quando os incentivos são voltados para exportação?
- Será que teremos que inventar mais febres nos animais, carunchos nos alimentos do tipo exportação para que sobre alimentos e carnes para o consumo interno, com preços legítimos?
4 de julho de 2008
Adeus a Foguinho
Ingrid Betancourt - a novela está começando
Direitos das Pessoas com Deficiência
Ações improcedentes
Tomando conhecimento por meio do blog do Rigon de decisão do Juiz Belchior de improcedência de ação da Prefeitura de Maringá contra o Sismmar, fico a pensar como leigo em legislação que, por direito, as decisões judiciais deveriam atingir os representantes dos que propõem a ação. Tratando-se de Prefeitura, esta pode ser a proponente, mas o gestor e/ou departamento jurídico são os representantes. Nada mais justo que o prefeito e o secretário da pasta interessada sejam responsabilizados judicialmente, arcando com as despesas judiciais e não penalizarem a população que nada tem haver por “ações políticas” que propõem, muitas vezes apenas para prejudicarem a vida de quem consideram adversários políticos ou organização social/política ou mesmo para prejudicarem uma pessoa em si.
Que adianta o juiz condenar o município a pagar R$ 8 mil reais de honorários advocatícios sendo que quem estará pagando por meio dos impostos municipais, somos nós contribuintes: eu, o leitor, o promotor, o juiz, o delegado, o empresário, o blogueiro... Gostaria que revissem as decisões judiciais atingindo os verdadeiros culpados, sem nos penalizar.
3 de julho de 2008
Povo marcado
FLU versus LDU
O Fluminense dançou na conquista do título da Libertadores por falta de cobradores de pênaltis. Eu já vi cobradores ruins, mas igual ao jogo de ontem contra a LDU tô pra ver outros, sem falar nos erros gravíssimos cometidos pelos jogadores da defesa. Ser vice ficou de bom tamanho.
2 de julho de 2008
A exploração do ser humano
Os incontáveis atos cometidos pelas mais diferentes pessoas em diferentes locais, cidades, regiões, estados e países, leva-nos a alguns indícios que merecem investigações. A sociedade capitalista explora o ser humano ao máximo. Força-o a trabalhar acima de suas potencialidades:
* Caminhoneiros viram 24 horas no volante.
* Médicos, enfermeiros e auxiliares, também praticam o mesmo que os caminhoneiros, com o agravante de cometerem erros nos atos cirúrgicos.
* Professores passam até 24 horas na ativa, trabalhando em sala de aula por três períodos consecutivos para completar sua renda salarial e mais um período corrigindo trabalhos escolares ou preparando aulas para o primeiro período do dia seguinte. Não é diferente para outras tantas profissões que poderíamos usar como exemplo neste ensaio.
* Por outro lado, milhares de políticos e servidores dos altos órgãos públicos não trabalham mais que 6 horas/dia, ganhando salários exorbitantes em prejuízo à nação e aos que de fato trabalham e sustentam a economia do país.