24 de dezembro de 2009

Este DI@RIO deseja aos visitantes um
FELIZ NATAL
cheio de alegria, harmonia e PAZ.
NÃO BEBA EXAGERADAMENTE, NÃO FAÇA DE SEU VEÍCULO UMA ARMA, NÃO CORRA, NÃO MATA, NÃO MORRA.

23 de dezembro de 2009

3.150 gírias

Aproveito parte destes dias para colocar os blogs em dia. Ontem foi a vez da Biblioteca virtual sobre "Educação do Campo" e hoje atualizei o Dicionário Popular, atingindo 3.150 palavras. Um pequeno aperitivo:
BIRIMBAL = periquito, pênis, pinto, pau quando ereto.
PINTO = periquito, pênis, depois de ereto torna-se pau, birimbal.
COLOCAR A BARBA DE MOLHO = ficar atento, tomar cuidado, ficar preocupado, se preparar para situações adversas, reais e preocupantes.
SACO DE PANCADA = alvo de gozação, bode expiatório, que apanha.
MUQUIFO = lugar sujo, de mau cheiro, horrível, lugar sem condições de morar ou freqüentar.
RODINHA = grupo de pessoas conversando.
CRÁPULA = cara-de-pau, que não presta, não segue regras, vagabundo, extravagante da vida, sem escrúpulo.
MAURICINHO = que se acha, play boy, filho de papai, vida boa.
CABEÇÃO = que tem dificuldade para entender, difícil de entendimento.

22 de dezembro de 2009

Polícia municipal de Maringá

Foto do blog de Lauro Barbosa
  1. Enquanto aguardava o início da Conferência (Audiência) Pública do Plano Diretor de Maringá, observava o comportamento dos servidores municipais concursados, conhecidos como guarda municipal de Maringá e percebi que se comportavam como policiais. Deveriam receber o título de "polícia municipal de Maringá". Olhavam a população presente no Hélio Moreira com ar de repulsa, raiva, deboche e desdém. Nas gravações que correm o youtube durante a Conferência, na Câmara de Vereadores, fica claro que agiam como se fossem policiais.
  2. Algumas interrogações precisam ser provocadas: são guardas patrimoniais ou policiais? O que prescreve a Lei Municipal? Que segurança prestava quando empurravam as pessoas? Que bens públicos defendiam? A quem protegiam? Um dos guardas – ainda jovem – usava óculos pretos o tempo todo como forma de intimidação.
  3. Sabemos perfeitamente que nem todos os guardas agem agressivamente ou pensam-se policiais, mas alguns deles se acham por debaixo do uniforme, parecem incorporarem-se em policiais com as fardas da guarda.
  4. Uma coisa é certa. As pessoas intimidadas ou que sofram agressão física, moral ou psicológica de guardas prepotentes devem denunciá-los individualmente, registrando queixa na Delegacia ou denunciando-os junto ao Ministério Público. À medida que servidores da guarda que se metem a policiais forem processados individualmente e sentirem no bolso que o desgaste psicológico e salarial pode ser maior que a prepotência profissional, podem se comportar de forma diferente junto à sociedade. Devem cumprir suas funções na hora e lugar certo. Guarda patrimonial é guarda patrimonial e não “polícia”. Naquela situação os guardas parecem ter obedecido a ordens de seu superior Paulo Mantovani. Que seja processado o superior e o guarda e não a instituição prefeitura. Caso a ordem tenha partido do prefeito Sílvio Barros, que seja processado o prefeito, o chefe da guarda e os guardas que agiram como policiais.
  5. Que não se confunda os papéis, funções e responsabilidades. Guardas patrimoniais são guardas patrimoniais e policiais são policiais.
    As imagens da guarda realizando papel de polícia parecem oferecer munições para o Ministério Público investigar o uso e abuso da guarda fora do zelo e cuidado do patrimônio público. Prefeito, secretários municipais e vereadores em conferência municipal não são patrimônios públicos. São agentes públicos.
  6. Na prática, nem deveria ter a presença de guardas ou policiais e a Conferência poderia ter sido democrática e transparente, com ampla divulgação. Mas começou errada antes mesmo da abertura.
  7. Resultado: Boletim de ocorrência na Delegacia e Ação Pública. Ainda bem que o povo não dorme com os olhos dos "inimigos" da cidade. Muitos nem da cidade são ou pertencem, fazendo-me lembrar a história do chapeuzinho vermelho.

John aplica golpe antidemocrático

No blog do Carlos Mariucci encontram-se informações gerais do que se passou na continuidade da Audiência Pública (Conferência) na Câmara de Vereadores. Lá prevaleceu a ditadura local, as ameaças, a prepotência da guarda municipal observada pelo chefe Paulo Mantovani e o rolo compressor passando sobre todos. Foi a lei do grito controlado por quem detinha o poder sobre o microfone. Além do vídeo documentário de Carlos Mariucci, veja também o Boletim de Ocorrência contra as ameaças e a carta da sociedade civil.
O governo atual de Maringá não esconde os interesses obscuros de grupos políticos e econômicos e não se intimida nem diante da imprensa. Enfrenta o povo, vereadores contrários, poder judiciário, Ministério Público, ações e denúncias, cientes que empurrarão tudo e todos com a oratória e advogados.

O tempo no dia 25

O Natal em Maringá/PR (existem mais duas cidades com o mesmo nome: Maringá/MG e Nova Maringá/MT) será de sol com muitas nuvens durante o dia. O dia estará casando períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Não mais será um Natal só de chuvas, pelos menos aqui. Mas se preparem, pois teremos um dia bastante quente. Começaremos com aproximadamente 19ºC e poderemos chegar a 31ºC. O que não seria diferente em Nova Maringá, no Mato Grosso. Caso fosse a Maringá, de Minas Gerais, a temperatura não passaria dos 23ºC.

21 de dezembro de 2009

Descontentamento no além

Os ex-prefeitos de Maringá que já partiram para o além devem estar profundamente descontentes com a administração pública dos Barros, entre eles o pai maior. A cada ato que prejudica o povo e a cidade, a cada servidor forçado a votar contra a própria consciência, a cada desobediência judicial e tantos outros atos administrativos, eles acompanham, reúnem-se e choram por não poderem fazer nada.

Arcebispo deseja Feliz Natal pelo youtube

O arcebispo da Arquidiocese de Maringá utiliza youtube para desejar Feliz Natal aos fieis da Arquidiocese. Isto é saber utilizar da influência da internet.

Mais da Conferência: Macieira de olho nos participantes

A conduta do vereador Heine Macieira (PP) no Hélio Moreira parecia de olheiro. Quando alguém estava concedendo entrevista à imprensa, ele se aproximava e a uns 30 centímetros do entrevistado tentava disfarçar olhando de lado. Dava na cara que estava tentando ouvir o que o entrevistado falava. Era simplesmente ridículo.
Era por volta das 10 horas quando o secretário Jurandir Guatassara Boeira pega o microfone para encaminhar a “Audiência pública” e Macieira cochicha em sua orelha e, Guatassara altera a condução do evento (foto ao lado emprestada do Angelo Rigon). Próximo passo de Guatassara foi impedir uma questão de ordem de Sérgio Ignácio do Sindicato dos Engenheiros (Senge).
Eita administração cidadã. A Audiência, chamada também de Conferência, serviu para que todos constatassem mais uma vez que a participação do governo atual de Maringá é 10, ou seja, 100% em benefício de interesses particulares.

Audiência pública: a falta de respeito tratora o povo

Quando coordenei o Orçamento Participativo (2001-2003) no município de Maringá, realizamos várias assembléias gerais com até mil pessoas e não ocorreu tumulto a exemplo do que observei hoje no Auditório Hélio Moreira.
A Audiência estava marcada para começar às 08h30min. Cheguei um pouco antes e as pessoas da fila diziam que os crachás azuis com direito a voz e voto não tinham mais. Várias pessoas solicitaram interferência dos vereadores Humberto Henrique e Mário Verri.
Enquanto eu aguardava inscrição na fila, percebi haver crachás que dava direito a voto escondidos na gaveta e que rapidamente foram retirados pelas pessoas que faziam as inscrições (mulher da prefeitura carrega as fichas de inscrições enquanto aguardávamos na fila), deixando-nos a ver navios. Percebemos que algumas irregularidades pode ter sido cometidas e que devem ser investigadas pelo Ministério Público – já que a depender da Câmara não será. A Audiência parece não ter cumprido o prazo determinado; sem que a audiência tenha sido instalada, houve mudanças do número de inscritos, local e horário da audiência; inscreveram mais agentes públicos do que a porcentagem descrita na Lei e Regimento da Audiência, inscrições que começaram a fazer ainda por volta das 07h30min da manhã junto às pessoas que nos deu a entender de interesse da administração (secretários, cargos de confiança, representantes de bairros manipuláveis). Quando a sociedade civil (movimentos sociais, engenheiros, OAB, direitos humanos, igreja, entre outros), chegou ao local, disseram não mais haver inscrições. Tumulto instalado.
Os organizadores foram pressionados e as inscrições retornaram sem os crachás. Mais tumultos. Pois sem os crachás não tinha como os inscritos se expressarem e votar.
Segurança foi chamado. Chegam guardas municipais e policiais. Chega também uma ambulância do corpo de bombeiros. Parecia se prepararem para uma guerra com os maringaenses.
O prefeito Sílvio Barros que por volta das 08h30 min., passava por entre as pessoas, ao perceber que o caldo iria ferver, vazou para seu gabinete e não mais retornou.
Dentro ou fora do Auditório Hélio Moreira o povo não sabia direito o fim daquela irresponsabilidade. Nos estacionamentos ao entorno da prefeitura, frente do Correio e biblioteca municipal os agentes da Secretaria de Trânsito multava os veículos de quem estava na Audiência que, além de raiva, ainda receberão em casa um belo presente (multa) de Natal e Ano Novo. Audiência vergonhosa.

Audiência Pública sobre o Plano Diretor está tumultuada

Tumulto instalado pela administração pública: mais 100 pessoas exigiam credenciamento
Acabo de chegar do Auditório Hélio Moreira onde era para acontecer a Audiência Pública que alteraria o Plano Diretor de Maringá. A revolta da maioria da população que queria participar e não tiveram suas inscrições homologadas está impedindo da Audiência começar. São tantas as pessoas que neste momento o povo está se deslocando para a Câmara de Vereadores. Se tudo correr bem, a Audiência realizar-se-á lá.
Devido a outro compromisso, neste final de manhã, tive que deixar o Hélio Moreira e nem fui à Câmara. Mais tarde escreverei sobre o que presenciei, inclusive com fotos. Adianto a presença de vários guardas municipais, ambulância do corpo de bombeiros, servidores municipais e cargos de confiança da administração deslocados para a Audiência, manipulação, esconde-esconde de crachás com direito a voz e voto, veículos de participantes sendo multados no entorno da prefeitura enquanto a população estava no Auditório...

19 de dezembro de 2009

Dezenove novos técnicos em agroecologia

Dezenove filhos de assentados da turma Haydée Santamaría (2009) foram graduados técnicos em agroecologia no final da manhã de hoje pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A cerimônia ocorreu no auditório da Escola Milton Santos, coordenada por uma equipe pedagógica em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na presença de pais e dezenas de assentados de várias partes do Paraná. Vários educadores que participaram da formação dos novos técnicos estiveram presentes e foram homenageados. O evento encerrou-se com o almoço e bastante música.
Com a formatura de hoje, o Estado do Paraná passa a ter aproximadamente 250 técnicos que desenvolverão atividades nos assentamentos. De acordo com um dos coordenadores da Escola, a necessidade de técnicos é grande e o Estado precisa investir mais na formação dos trabalhadores. Em 2009 o MST festejou 25 anos de mobilização e com a formação de novos técnicos espera-se maior qualidade de vida, melhora no meio ambiente e produção ecológica. A formação dos assentados e acampados é uma preocupação do MST e ajudará direta e indiretamente toda a sociedade, apesar de, mesmo com toda mobilização, somente existirem aproximadamente 380 mil famílias assentadas e 100 mil acampadas aguardando desapropriações em todo Brasil.

17 de dezembro de 2009

Natal com chuva

A possibilidade de chuvas no dia de Natal (25 de dezembro) em Maringá é altíssima. Quem está se preparando para festejos ao ar livre pode pensar alternativas e providenciar cobertura. Na realidade, o tempo deve fechar a partir do dia 23.

Humberto Henrique celebra cinco anos do mandato

O Grupo de formação política GEAP organiza na noite de hoje (17/12), uma celebração eucarística em ação de graças pelos cinco anos do Mandato Participativo do vereador Humberto Henrique (PT). A celebração será às 20 horas, no Centro de Pastorais Sociais Nossa Senhora da Liberdade, no Conjunto Liberdade.

O risco de digitar uma letra errada em um e-mail

Um homem que saiu de férias na semana passada, em Maringá, foi passear pelas praias do litoral nordestino. A sua esposa estava numa viagem de negócios e planejaram se encontrar lá no dia seguinte. Quando o homem chegou ao hotel em Natal, resolveu mandar um e-mail para a sua mulher. Como não achou o papel em que tinha anotado o endereço do e-mail dela, tirou da memória o que se lembrava e torceu para que estivesse certo.
Infelizmente ele errou numa letra e a mensagem foi para a mulher de um pastor de uma cidade da região. Este pastor tinha morrido no dia anterior. Quando ela foi ver os seus e-mails, deu uma olhada no monitor, deu um grito de profundo horror e caiu dura e morta no chão. Ao ouvir o grito, os seus familiares correram para o quarto e leram o seguinte na tela do monitor:
"Querida esposa, Acabei de chegar. Foi uma longa viagem. Aqui é tudo muito bonito. Muitas árvores, jardins... Apesar de só estar aqui há poucas horas, já estou gostando muito. Agora vou descansar. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para a tua chegada amanhã. Tenho a certeza de que também vais gostar... Beijos do teu eterno e amoroso marido. PS: Traga muitas roupas leves. Está fazendo um calor infernal aqui!!!"

16 de dezembro de 2009

Bom motorista ou bom carro?

Motorista arriscou tudo para não ter o carro tomado pela água das chuvas da semana passada, em São Paulo. Foi ousado e se deu bem... Assista.

Mamãe, o que significa virgem?

Vítimas de trânsito

É hoje no final da tarde a Missa pelas vítimas do trânsito de Maringá. Será celebrada às 18h30min., na Catedral de Maringá. A celebração e a diminuição de mortes no trânsito apontadas pelo Angelo Rigon acabaram me provocando, pois ao ver quebra-molas ou lombadas ou popularmente conhecido como "guarda deitado" serem retirados fiquei preocupado com possíveis acidentes. O interessante é que nenhum acidente ocorreu nas proximidades dos locais das antigas lombadas. Do contrário. Aumentou o número de automóveis e diminuiu o número de acidentes, pelo menos aqui nas proximidades de onde resido. Tomara que diminua mais e que os motoristas se atentem a cada quadra e faixa de pedestre.

Felicitações

Final de ano é um momento propício para constatarmos parte de nosso dinheiro dos impostos serem jogado no lixo com as fotos dos políticos que se profissionalizam na política. Além do telefonema gravado de Beto Richa, já retirei de nossa caixa de correio materiais de vários políticos, alguns vereadores e outros pré-candidatos a deputados. O desagradável é saber que, tratando-se dos vereadores e deputados, a conJustificarfecção dos materiais foi realizada com o dinheiro dos impostos. Vou tentar levantar o nome de todas as pessoas que eu receber materiais e publicar no início de 2010.

14 de dezembro de 2009

Sobre a Educação do e no Campo

Publiquei no Porta-da-cidadania, um artigo meu que foi publicado em 1998, na Revista COMUNICAÇÕES, da Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). O artigo discute a problemática da educação voltada aos que trabalham, residem e ou dependem direta ou indiretamente do trabalho no campo: bóias-frias, colonos, peões, meeiros, porcenteiros, diaristas, mensalistas, sem-terra, pequenos agricultores e moradores em vilarejos rurais.

Prefeitura de Sarandi cobra Dnit

Uma equipe da prefeitura de Sarandi identificou durante chuva que as obras do Contorne Norte aumentaram os problemas em alguns bairros, principalmente nos jardins Novo Panorama e Pq. Alvamar.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a equipe constatou que o problema estava sendo causado pela obra do Contorno Norte, que está sendo realizada sobre o acompanhamento do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), pois a empresa construtora construiu uma espécie de canaleta para a captação de água, porém destinando a mesma para dentro da cidade de Sarandi, causando sérios transtornos. A prefeitura cobrará providências do DNIT.

Arquidiocese reza pelas vítimas do trânsito de Maringá

Na próxima quarta-feira, às 18h30min., na Catedral de Maringá ocorrerá Missa pelas vítimas do trânsito de Maringá. De acordo com assessoria de comunicação da Arquidiocese, é uma forma de pedir paz no trânsito maringaense pelo segundo ano consecutivo. Diz a nota que a cidade tem um dos trânsitos mais violentos deste país e por isso a preocupação da Igreja é grande quanto a isso. A Missa será presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Milton Santos forma mais uma turma de técnicos em agroecologia

19 estudantes filhos de agricultores assentados concluirão o Curso Técnico em Agroecologia Ensino Médio Integrado, no próximo sábado, dia 19 de dezembro. Os educandos formandos fazem parte da Turma Haydée Santamaría e os estudos foram realizados na Escola Milton Santos (EMS), ao lado da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e foi uma parceria entre a Escola, o Instituto Técnico de Pesquisa na Reforma Agrária (ITEPA) e Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR).
O evento da formatura ocorrerá nos espaços da Escola Milton Santos a partir das 09h30min., no sábado, com apresentação de mística, entrega de certificados e confraternização entre educandos, educadores e familiares. PARABÉNS aos formandos. Como um dos que contribuíram com a formação, estaremos lá.

Defesa de Mestrado sobre o Meio Ambiente

Amanhã (terça-feira, dia 15) o meio ambiente estará em discussão na Universidade Estadual de Maringá (UEM). É a defesa pública de dissertação de Mestrado da pós-graduanda Rebeca Szczawlinska Mucenieck, intitulada "POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO PROPOSTAS POR AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE 1970 a 2005". A defesa começará às 14 horas, no bloco H 12 - Sala 15 - UEM.

13 de dezembro de 2009

Acidente na Castelo Branco com romeiros de Paranavaí

É comum o deslocamento de ônibus com romeiros para Aparecida do Norte/SP, Vale do Paraíba, com o objetivo de visitar o santuário. No final mês passado, presenciei romeiros embarcando na esquina de casa em um ônibus – não sei em que condições – em direção àquela cidade. Não foi diferente o que aconteceu com um ônibus com romeiros que saiu na sexta-feira de Paranavaí/PR com o mesmo objetivo. O diferencial foi que nenhum passageiro chegou ao destino. Um acidente na Rodovia Castelo Branco, próximo a Porangaba/SP, impediu a continuidade da viagem, tirou a vida do motorista e deixou aproximadamente 30 feridos. As informações são de que o motorista colidiu na traseira de um caminhão e devido a violência da pancada, algumas pessoas ficaram presas nas ferragens por um bom tempo.

Pulseiras coloridas


Foto emprestada da Abril.
Está em discussão o uso de pulseiras coloridas pelos adolescentes. Corre a informação de que cada cor de pulseira tem um significado e indica um desejo.
  • Amarela – abraço
  • Rosa – mostrar o peito
  • Laranja – dentadinha de amor
  • Roxa – beijo com a língua, talvez sexo
  • Vermelha – dança erótica
  • Verde – chupões no pescoço
  • Branca – a menina escolhe o que quer
  • Azul – sexo oral a ser praticado pela menina
  • Preta – fazer sexo
  • Dourado – todos os citados acima.
Já conversei com alguns adolescentes e percebi que a maioria já usava pulseiras coloridas antes de inventarem o atual significado das mesmas. No entanto, é bom que os pais e educadores acompanhem a evolução da brincadeira e orientem as crianças e adolescentes para não serem surpreendidos pela desinformação. O correto é o diálogo. A punição pura e simples não é educativa.

12 de dezembro de 2009

Visita cordial ou invasão de privacidade?

Há pouco, enquanto almoçava e assistia o Jornal Hoje o telefone toca. Atendo e digo “pronto!” e sem ter tempo de respirar escuto uma voz que não para de falar. Era uma ligação – gravação – com a voz de Beto Richa – prefeito de Curitiba – entrando em nossa casa pelo telefone. Apresentou-se e desejou tudo de bom e feliz natal, ou seja, fazendo campanha. Por educação assisti até o final, com uma diferença consubstancial, não houve reciprocidade. Fiquei a pensar: foi uma visita cordial ou invasão de privacidade?

Berço do surgimento da moeda – nos templos religiosos

Na Idade Média, parte considerável dos templos foram o berço da civilização monetária. As moedas, por exemplo, tinham gravadas o emblema sagrado. Muitos templos acumulavam riquezas e emprestavam a particulares e ao Estado, dominando a economia, a cultura, a política e a educação.
Para se ter uma idéia, quem emprestava tinha que assinar hipotecas e apresentar fiador e isto já depois dos anos 600. Em poucos séculos a Igreja Católica já controlava quase toda a economia feudal e era a toda poderosa e respeitada. Os mosteiros e conventos por volta de 800 já eram postos avançados do comércio e indústria com milhares de homens trabalhando sob as ordens dos religiosos. Havia sempre aqueles religiosos contrários à prática da Igreja, um deles foi o monge Bernardo, que depois foi tornado santo. Após sua morte, a ordem que fazia parte voltou-se ao comércio e se tornou poderosa frota mercantil dos rios e mares.

A Igreja no passado e no presente

Repassando a história nesta manhã chuvosa, deparo-me com o que foi a Igreja Católica no passado e não sei por que carga d’águas pensei nas práticas das demais igrejas atuais. Por volta dos anos 400 d.C., registra Aníbal Ponce, "uma igreja podia ser propriedade particular de um ou de vários leigos, que mantinham nela um clérigo para os serviços religiosos, e que cobravam os dízimos ou direitos que cabiam à igreja. Quando o negócio não prosperava ou deixava de interessá-los, eles vendiam o seu domínio sobre a igreja, ou sobre uma parte dela, exatamente como se se tratasse de um moinho ou de uma herdade". Venda semelhante li dias destes no jornal. Vende-se uma igreja. Interessados ligar para....... Seria mera semelhança? E tem horas que nos prestamos a pensar que a Igreja Católica jamais se assemelhou com outras igrejas contemporâneas. No passado e no presente não foram tão diferentes e muitas vezes funcionaram como negócios, barganha, comércio, banco, serviço público...

Arruda e sua possível expulsão da maçonaria

Folha online divulgou matéria onde o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), que participa da maçonaria em Brasília/DF, além de um possível impeachment como governador, pode também ser expulso da maçonaria que, segundo seus participantes, não admite deslizes éticos.Justificar

11 de dezembro de 2009

Educação do Campo

De posse de aproximadamente 150 links de trabalhos e artigos sobre Educação do Campo encontrados nos mais diferentes locais e que deu um trabalho danado para levantar, decidi disponibilizar a todos que estudam e pesquisam o assunto, criando uma biblioteca virtual sobre Educação do Campo. Espero que até o final do mês ultrapasse os cem links e até o carnaval de 2010 eu tenha concluído o levantamento. Ficou curioso? Vá lá e visite.

Biz 2006

Pretende fazer bastante economia? Adquira uma biz 2006, prata e em ótimas condições. Fale com Paschoal, nesta sexta-feira, domingo, terça ou quinta-feira: (44) 3025-2529.

10 de dezembro de 2009

Hospital Metropolitano cercado pelos buracos nas ruas

Os buracos nas ruas que dão acesso e fazem o entorno do Hospital Metropolitano em Sarandi envergonha a cidade, torna-se motivo de chacota das pessoas e complicam a vida dos condutores que transportam doentes ou acidentados àquele hospital.
Ao passar pelo local no início desta tarde observei que o Hospital está cercado por dezenas de buracos de todos os tamanhos. Fiquei imaginando o quanto as pessoas devem sofrer quando os veículos passam pela buraqueira que aumenta a cada chuva.
Se um dia o prefeito ou o secretário de saúde ou mesmo o secretário de obras daquele município precisasse chegar com urgência àquele hospital sentiriam na pele o problema. Deveriam agir com urgência e realizar uma operação tapa-buraco, pois está vergonhoso.

61 anos da DUDH

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) está completando hoje 61 anos de vigência. Na prática não temos muito a comemorar. Milhões continuam margeados de todos os direitos prescritos na Declaração, a exemplo do direito de propriedade (moradia, terra, indústria, comércio, bancos...) que continua concentrada em poucas mãos. Os políticos pioraram. As pessoas – com raras exceções – ficam apáticas ou estarrecidas diante das corrupções, guerras, conflitos regionais e locais e, tantas outras desgraças que recai sobre todos, transmitidas quase que simultaneamente pela mídia.

8 de dezembro de 2009

Rede Tv entrevista Stédile

O programa "É notícia", da Rede TV, entrevistou no domingo João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A conversa foi longa e Stédile falou dele, de seu trabalho antes de adentrar o MST e de seu engajamento atual. Falou da Reforma Agrária, da relação com o governo Lula e muito mais. São três blocos intercalando assuntos variados em torno da questão agrária.

7 de dezembro de 2009

Marialva – Feira da uva fina

1. Campanha
A feira da uva em Marialva na noite de domingo estava animadíssima. Além do povão, vários políticos de olho na campanha para deputado em 2010, não perderam tempo. Um distribuía panfletos de uma rádio FM de Maringá e outros conversavam com eleitores.
.
2. Barracas
As barracas estavam convidativas e em muitas delas não havia mais mesas e quem se arriscava a um pedido tinha que ter paciência de leão, pois o prato solicitado demorava a chegar.
.
3. Salão de amostras das uvas
O salão de amostras das uvas dos produtores estava muito bonito, porém, parecia uma sala de velório. Um cordão separava as uvas dos visitantes que em fila passava em silêncio na frente das caixas de diversas qualidades, admirando-as. Sobre o alto de cada caixa havia um boque de flores dando a impressão de um mini-caixão de defunto em velório.
.
4. O entorno
As ruas no entorno da festa da uva em Marialva estavam concorridas nas vagas para estacionarem os veículos. Dificilmente se encontrava vagas. Os condutores precisavam percorrer várias ruas até encontrar um local ou pagavam vagas em terrenos vazios ou residências com espaços transformados em estacionamentos. Preços: entre cinco e dez reais por veículo. Alguns salões também foram transformados em estacionamentos de motos.
.
5. Parque e animação
Um parque de animação deixava crianças e seus pais transtornados. Cantores davam show e, no final, a queima de fogos praticamente encerrou a semana da uva fina.

Futebol e violência não combinam

Futebol em si é bonito. Jogadas de craques, gols, comemorações e festas fazem parte do cardápio. Final de campeonato é bom de ser visto. O duro foi ver torcedores estragarem festas como ocorreu no início da noite de ontem em Curitiba com torcedores do Coritiba e outras cidades Brasil adentro. Os torcedores causadores de violência nos campos e fora deles deveriam ser identificados por imagens e punidos severamente pela justiça. Os times possivelmente sofrerão as punições com perdas de mando de campo em 2010. Mas isto será pouco e atingirá um clube, muitas vezes impotente diante da conjuntura do esporte. É diante do que vi ontem e situações anteriores que não tenho sentido vontade de torcer por nenhum time. Gosto de assistir os jogos pela TV. Gosto mais ainda de ver sair gols, independentes dos times e, mais ainda quando saem gols para times considerados inferiores.

6 de dezembro de 2009

Moradores de rua criam Associação

Moradores de rua de Curitiba estão se organizando e criarão no próximo dia 08, às 14 horas, em Curitiba/PR, uma Associação dos Moradores Organizados de Rua (AMOR). Não demorará e moradores de rua de outras cidades se encontrarão para dar continuidade à organização. O passo seguinte poderá ser a organização em rede. Estão certíssimos. Após as perseguições sofridas em Paranaguá e Apucarana, tem mesmo que se organizarem.

Raimundo preside entidade em Curitiba

O maringaense Valdeci Raimundo, ex-funcionário público da Prefeitura de Maringá, que fez parte da diretoria do Sismmar, é atualmente professor da rede estadual de ensino e, nas horas de folga, preside o Centro Social CASDM, entidade que atende crianças e adolescentes e no dia 07 de novembro inauguraram a ampliação da Associação, a CISDIMI, em Curitiba. Meses atrás, Raimundo esteve aqui em Maringá e ao passar em casa disse que não via a hora da conclusão da obra que passaria a atender mais de duas mil crianças e adolescentes. Parabéns Valdeci e todos os envolvidos.

Cinco aninhos

O dia de ontem foi para o sobrinho Pedro que festejou cinco aninhos. Parecia gente grande pela forma como se comportou. Perdeu a pose somente quando algumas crianças tentaram estourar as bexigas. Ele impediu. Quis todas para ele. Estourá-las significava acabar com a festa. Não deixou mesmo.

4 de dezembro de 2009

Mulher morre em acidente envolvendo Setran

Um acidente na tarde de ontem envolvendo uma Parati da Setran e uma moto, resultou na morte de uma mulher e feriu outras duas pessoas, uma criança e o condutor da moto. O acidente deve deixar a Setran de molho em relação aos agentes novos no trânsito. Vários deles foram nomeados em concurso há poucos meses, realizaram um teste de rua relativamente curto e dirigem atualmente pelas ruas – no ditado popular – numa boa, como se fossem os donos das ruas da cidade. Será que estão preparados em experiência e profissionalmente? Há quanto tempo tiraram a carteira e de fato praticam direção? Penso que terão que aprender muito com os agentes mais antigos da Setran e que ainda não se envolveram em acidentes de trânsito.

Drogas: uso e comércio

Muito se comenta sobre drogas e seu uso. As mesmas estão a público, em ruas e avenidas, juntos a adolescentes, jovens e adultos. Alguns idosos – aparentemente fora de qualquer suspeitas – acabam transando as mesmas com facilidade nas periferias e centros das cidades. Começa a ficar tão escancarado que nalguns momentos não sabemos o que as pessoas carregam se cigarros de fumo ou cigarros (papelotes) contendo drogas diversas. O uso e comércio de drogas parecem fora de controle social e político, alimentando uma corrente econômica sem precedente.
Caso o leitor queira flagrar o comércio e uso é só esperar o anoitecer e ficar atento nas proximidades de sua residência, no carrinho de cachorrão, nos bares e restaurantes, nas praças do centros das cidades pequenas, médias e grandes... O que fazer? Liberar? Não sei. Só sei que ver adolescentes e jovens envolvidos causa-me preocupação.

3 de dezembro de 2009

O 1º dia na faculdade de medicina

Numa faculdade de medicina o professor diz:
- Os médicos têm que aprender duas coisas importantes:
1º - Ter muita atenção.
2º - Nem um pouco de nojo. Por isso, vamos fazer um teste.
Trouxeram um cadáver e o professor enfiou o dedo no cú do morto; lambeu e mandou todos fazerem o mesmo.
Todos se entreolharam, com cara de nojo, mas fizeram o mesmo. Depois que todos lamberam o dedo, o professor disse:
- Ótimo! Nojo vocês não têm.
Agora só falta a atenção, pois eu enfiei um dedo e lambi outro.

2 de dezembro de 2009

Um amigo

Simples amigo, AMIGO de verdade e amigo pá-caralho.

1 de dezembro de 2009

Assalto

Fui ao supermercado Pague Pouco aqui no Tuiuti – próximo de casa – e ao chegar lá fiquei sabendo pelo proprietário de um assalto no estabelecimento há uma hora atrás. O proprietário ainda estava inconformado com o ocorrido. Disse: “chegaram com um berro e limparam tudo. Tudo foi muito rápido” e repetia a mesma frase para várias pessoas.

30 de novembro de 2009

Piscinão no Contorno

Soube que esta água parada em plena construção do Contorno, ao lado do futuro viaduto da Avenida Kagogawa tem servido para algumas crianças tomar banho. Em sendo verdade, é um risco. Tudo bem que ultimamente choveu demais. Mas existem centenas de residências ao redor, com alguns milhares de crianças. E sempre há uma ou outra que não pensa duas vezes para adentrar um piscinão barrento como o que lá se encontra.

Contorno e transtornos

Já viajei um bocado por este Brasil e passei por muitos contornos. De antemão percebi queo Contorno Norte de Maringá, nalgumas partes, pode servir muito bem como pista de corrida e noutros, como dificuldade de acesso. Percebi que o contorno parece prejudicar moradores de algumas regiões, a exemplo do Jardim América (Av. Osires Guimarães, futura Av. Jinroku Kubota), Jardim Andrade, Alvorada 3 e Avenida Pedro Taques. Também os que dependiam da Avenida São Judas Tadeu. Em alguns lugares as obras estão tão devegar quase parando que nem tirei fotos, a exemplo da Avenida Guaiapó e Avenida Tuiuti. Acompanhe as fotos do tur:
1 – viaduto de Sarandi;
2 – Jardim América (a princípio parece que não liga nada a ninguém);
3 – Av. Franklin D. Roosevelt - Guaiapó-Requião (mal sinalizada) e bastante cru;
4 – Córrego Osório/Monrangueiro;
5 – Avenida Kakogawa;
6 – Avenida São Judas Tadau (um baita buraco);
7 – Córrego Mandacaru;
8 – Ribeirão Maringá;
9 – Avenida Alziro Zarur (por sinal, o mais adiantado de todos).

1 - Viaduto de Sarandi

2 - Jardim América - Liga aonde?

3 - Av. Franklin D. Roosevelt - Guaiapó-Requião - por sinal, mal sinalizada

4 - Córrego Osório e Morangueiro - Batel com Jardim Andrade

5 - Avenida Kakogawa - bastante cru

6 - Da Av. São Judas Tadeu, agora só um buraco profundo

7 - Córrego Mandacaru

8 - Ribeirão Maringá

9 - Avenida Alziro Zarur - a mais adiantada de todas.

Contorno Norte

Um tur pelo Contorno Norte - desde Sarandi ao Ney Branga - na tarde de ontem, antes da derrota do São Paulo para o Goiás, resultará em uma série de fotos sobre o Contorno e seus viadutos. Aguardem para o início da noite desta segunda-feira, AQUI.

Crateras no asfalto

O asfalto está afundando em dois difentes pontos da Rua Nicarágua, entre a Rua Alexandra e Avenida Linroku Kubota - entre Jardim Pinheiros e Conjunto Patrícia, proximidades da nascente do Córrego Osório. As crateras são assustadoras e estão distantes uma da outra em torno de 150 metros. Caso não sejam tomadas providências - apesar da aparente interdição - motoqueiro ou ciclista pode cair ou ser sugado em caso do asfalto afundar bruscamente.

Três anos de vida e 80 mil visitas

Este blog completou três anos de vida neste mês e, apesar de ainda criança e da falta de experiência nas postagens e domínio da internet, acabo de observar ter ultrapassado a casa de 80 mil visitas. Está muito bom para quem ainda está aprendendo. Pelo andamento, em abril de 2010 poderemos atingir cem mil visitas, dependerá do público.

Avenida recém inaugurada começa a desmoronar

Uma pista da Avenida Jinroku Kubuota, próximo à Avenida Tuiuti, recém inaugurada pela administração de Maringá já está desmoronando sobre o córrego Osório. Em termos de engenharia, os serviços devem ter ficado a desejar. Veja nas fotos - acima e abaixo - o estado da avenida e os enormes tubos levados pela águas.

29 de novembro de 2009

Para animar o dia

1. Dois litros de leite atravessaram a rua e foram atropelados. Um morreu, o outro não, por quê?
Por que um deles era Longa Vida...
2. Por que o elefante não pega fogo?
Porque ele já é cinza.
3. Se o cachorro tivesse religião, qual seria?
Cão-domblé.
4. O que o cavalo foi fazer no orelhão?
Passar um trote...
5. O que dá o cruzamento de pão, queijo e um macaco?
X-panzé.

27 de novembro de 2009

Disparidade entre custo educação e custo prisão

Disparidades inacreditáveis entre custos educação e custo prisão. Soube hoje que enquanto um aluno da educação básica custa (Custo Aluno Qualidade - CAQ - do governo federal):
Por ano = R$ 1.221,34
Por mês = R$ 101,78
Por dia = R$ 3,36
Um aluno do ensino superior no Brasil, que é o mais caro da América Latina, custa:
Por ano = R$ 10.200,00
Por mês = R$ 850,00
Por dia = R$ 28,33
Um preso de uma penitenciária federal de segurança máxima custa:
Por ano = R$ 57.600,00
Por mês = R$ 4.800,00
Por dia = R$ 160,00

Notas falsas

Ao adquirir créditos para o celular em uma banca de revista, no centro de Maringá, observei o cuidado do comerciante para com o dinheiro recebido e perguntei se é comum receber notas falsas na banca. Disse que é comum e as informações correntes é de um derrame de notas falsas em Maringá, sobretudo em valores de 20 e 50 reais. O pior de tudo foi este blogueiro fazer a pergunta, obter a informação e em seguida receber o troco e não conferir a veracidade das notas do troco. Somente agora, quase 20 horas depois, por ocasião desta postagem é que fui observar as notas. Que alívio, são verdadeiras. Tentarei a partir de hoje ser mais atento e conferir a veracidade dos dinheiros recebidos, inclusive nos caixas eletrônicos.

25 de novembro de 2009

Balanço Brasil

Recebi o balanço abaixo por e-mail e não resisti deixá-lo fora deste blog. Tire suas conclusões:

24 de novembro de 2009

Tiraram o quebra-mola e esqueceram de nivelar o asfalto

Funcionários da prefeitura de Maringá retiraram um quebra-mola da Avenida Tuiuti, proximidades do Colégio Tancredo Neves e casa paroquial, na quinta ou sexta-feira da semana passada e até o início da noite desta terça-feira ainda não haviam nivelado o asfalto, ficando um buraco considerável na pista. Se esqueceram do serviço e deixaram pela metade?

O último discurso de "O grande ditador"

23 de novembro de 2009

Número de votantes no PT em Maringá

Cheguei de viagem nesta manhã e por várias vezes naveguei em diferentes sites e blogs em busca de várias notícias sobre Maringá, uma delas, sobre a eleição interna do PED no PT. Vi que Mário Verri venceu o pleito com mais de 70% dos votos válidos, enquanto Humberto Henrique recebeu quase 30%. A dúvida que não consegui descobrir e que não aparece nos noticiários e sites do partido ou dos candidatos é sobre quantos filiados compareceram para votar nas eleições internas em Maringá.

Pista de ciclismo com baixo custo

Andei ontem (domingo) sobre uma pista de ciclismo em plena rua da capital Florianópolis/SC. A administração pública daquela capital encontrou um jeito simples, eficiente e econômico para o transporte na cidade, favorecendo motoristas, motoqueiros e ciclistas, evitando acidentes. De cada rua ou avenida em mão única (binária), demarcaram aproximadamente um metro da pista (com tinta e sinalizadores) em sentido único para ciclistas (foto acima). Os veículos motorizados ficaram com duas vias e os ciclistas com uma pista, sem a necessidade de disputarem espaços e causarem acidentes.
A administração de Maringá poderia muito bem ter construído pistas semelhantes na Avenida Mandacaru e poderá – se quiser – construir tantas quantas planejarem nas ruas e avenidas da cidade, gastando pouquíssimo em tintas, mão-de-obra e sinalizadores. Penso faltar apenas vontade política e planejamento estratégico.

Transformador estoura e assusta moradores no Tuiuti

Um transformador da rede de energia elétrica na Avenida Tuiuti, no Parque Residencial Tuiuti - em frente nossa casa - estourou na tarde de ontem e assustou os moradores da redondeza, deixando muita gente sem energia por várias horas. O resultado após a volta da energia pode ser visto nesta manhã de segunda-feira. Para os trabalhadores de a Copel trocar o transformador e restaurar a energia, tiveram que devastar a árvore.

Possíveis acidentes na Franklin com o Contorno Norte

A construção do viaduto no Contorno Norte com Avenida Franklin Delano Rosevelt, no Conjunto Requião, à semelhança de acidentes em outros pontos do Contorno, poderá também neste ponto causar acidentes graves a qualquer momento. A sinalização no local está encima da obra - acima da placa vê-se as vigas do futuro viaduto -, podendo levar algum motorista ou motoqueiro que desconheça a construção sobre a avenida a sofrer um acidente grave ao deparar-se com a rede, vigas e um baita buraco interrompendo a Avenida Franklin.

22 de novembro de 2009

Correria

Hoje estou sem tempo. Passei só para perceberem que passei. Nesta segunda postarei novidades. Uma delas é sobre pista de ciclismo em plena rua ou avenida com custo baixíssimo, a menos de 10% dos valores que a administração pública de Maringá gastou na Mandacaru.

21 de novembro de 2009

Quebra-quebra

As reclamações sobre lixos acumulados nas ruas de Maringá não são por acaso. Ouvi informações de que alguns caminhões se quebram com frequência. Nesta semana, um deles foi parar duas vezes na oficina e os garis ficaram parados. Enquanto isto, o lixo se acumulou pelas calçadas, árvores, canteiros e lixeiras. Quando o quebra-quebra começa, ai ai da população e do mal cheiro. Em quem a culpa cairá?

20 de novembro de 2009

10 de novembro: Dia da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, é dia para a sociedade tomar consciência sobre o que os brancos praticaram contra os negros no Brasil e no mundo. No Brasil, o dia 20 de novembro marca o massacre ocorrido, em 1695, contra os negros. Foi o dia em que milhares de soldados atacaram a comunidade Quilombo dos Palmares e assassinaram milhares de negros e Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga, no Estado de Alagoas, não muito longe da cidade onde nasci, em 196o.
Atualmente, aproximadamente 750 cidades brasileiras já aprovaram feriado nesta data para que a população tome consciência da importância do debate sobre o que aconteceu em nossa história do Brasil. Falta agora a administração pública de Maringá e os vereadores tomarem consciência da importância do feriado e colocarem o debate na pauta/agenda de discussão política, visando aprová-la para o ano de 2010, quando celebraremos 315 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Oxalá que Sílvio Barros (recém batizado), Ricardo Barros e os vereadores que os apóiam (penso), reflitam sobre a questão e tenhamos em definitivo o feriado municipal.
SUGESTÃO: Estive na Serra da Barriga em 1998 e, francamente, por ocasião dos 315 anos, em 2010, do massacre contra os Quilombos dos Palmares, valeria a pena ser organizado (de ônibus ou avião) uma viagem de estudo das origens da população brasileira, conhecendo a história do movimento negro a partir do massacre contra os negros na “Serra da Barriga”, para o dia 20 de novembro do ano que vem (2010).
Agenda para hoje - 20/11:
19:00 horas – Auditório do Bloco H-35
Mesa Redonda: ENSINO E HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Componentes: Prof. Delton Aparecido Felipe; Prof. Jairo Carvalho; Prof. José Henrique Rollo Gonçalves; Profa. Ana Lúcia Silva; Prof. Luciano Gonsalves Costa - mediador.
Na Biblioteca Central: De hoje até 28 de novembro haverá exposição: INTELECTUAIS NEGROS NO BRASIL. Participe.

Paschoal Lemme, educação e consciência

Começo o dia refletindo sobre o que disse em vida Paschoal Lemme, um dos grandes educadores que o Brasil já conheceu: “Essa onda de insânia antiliberal e antidemocrática que percorria o mundo deveria chegar até nós. Tínhamos para isso todos os ingredientes necessários. Nosso povo, em sua grande maioria, sofrido, desassistido, estava muito longe de alcançar a cidadania que lhe permitisse influir, de forma significativa, na constituição dos governos, em todos os níveis. Facilmente poderia se transformar em 'massa de manobra' para o primeiro aventureiro mais ousado que lhe acenasse com alguma melhoria que o viesse tirar da situação de penúria em que vivia. Aliás, é essa, até nos nossos dias de hoje, a forma mais comum pela qual se exerce a atividade política entre nós.” ( vol. V)
A fala de Lemme faz-me observar que as pessoas ainda continuam “massa de manobra” para a primeira pessoa que chega, pede voto e cria expectativa com promessas mirabolantes. Tal situação ocorre com frequência em eleições internas nos partidos políticos. Humberto Henrique deve estar sentindo isto na pele. É a ausência de conhecimento e consciência sócio-política e educacional das pessoas, mesmo naqueles que se acham conscientes e politicamente capacitados para as situações sociais, políticas, econômicas e culturais.

19 de novembro de 2009

No domingo, PT elegerá presidentes em todo Brasil

No próximo domingo, dia 22 de Novembro, os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) estarão participando do Processo de Eleição Direta (PED), elegendo as direções do Partido em nível nacional, estadual e municipal. Após o pleito eleitoral, muitos filiados sairão contentes e outros descontentes com o rumo que o Partido tomará e que alianças farão às eleições de 2010. Como a democracia deverá prevalecer, os que não ganharem as eleições do PED, continuarão organizados em grupos/tendências internas se preparando para lançarem candidatos próprios às eleições de 2010.
Dois candidatos de Maringá estão no páreo. Ambos são vereadores e trabalham juntos na Câmara Municipal (Humberto Henrique e Mário Verri), mas na disputa pelo comando do Diretório Municipal do PT, pensam e apresentam propostas diferentes.
O grupo que apóia Mário Verri para presidente do PT em Maringá, deverá continuar a política até então em vigor em Maringá, muitas vezes sem se exporem politicamente contra determinadas ações políticas e sociais da gestão pública local, estadual e nacional, inclusive fechando acordos com partidos de direita e centro-direita no Paraná e em nível nacional, sem falar da ausência de manifestação pública incisiva sobre a construção das habitações que estão em risco de desabarem antes de serem concluídas e que estão sendo levantadas com dinheiro do PAC.
Humberto Henrique e o grupo que o apóia à presidência do PT em Maringá, defendem mudanças internas no Partido e manifestações públicas diante de situações que prejudicam a sociedade, a exemplo do investimento do dinheiro público do PAC, apoiando os movimentos e organizações da sociedade civil. As propostas do grupo de Henrique contemplam os militantes críticos e questionadores da política partidária local, estadual e nacional que querem mudanças no partido, na política, na economia, cultura, educação, saúde, meio ambiente...

18 de novembro de 2009

Perseguição contra quilombolas

A consciência negra denuncia que quarta-feira passada, dia 11 de novembro, aproximadamente 100 militares chegou pela manhã na comunidade quilombola de São Domingos (Conceição da Barra/ES) literalmente caçando os quilombolas lá residentes, dizendo estar cumprindo um mandado de busca e apreensão, em que pese não ter sido apresentado às famílias quilombolas nenhum mandado judicial. A ilegal, abusiva e autoritária operação militar resultou na detenção de 30 trabalhadores quilombolas, que algemados e lançados nos camburões, foram conduzidos à delegacia local, onde passaram o dia inteiro, com sede e fome, sendo interrogados sobre supostos furtos de madeira (restos de madeira de eucalipto) consoante inquérito instaurado a pedido da empresa FIBRIA (ex-Aracruz Celulose Capitalista). Protestando, porque indignada com a truculenta operação, uma adolescente, filha de quilombolas, foi agredida fisicamente por um militar com um tapa no rosto, sob ameaça de ser conduzida à delegacia por desacato a autoridade.

17 de novembro de 2009

Pedintes

Tenho observado que de um ano para cá diminui consideravelmente a quantidade de pessoas que pediam comida, dinheiro, passagem ou roupas nas casas. Depois de muito tempo, ontem a noite é que um senhor – aparência de 30 anos e aparentemente agitado, talvez envergonhado – tocou a campainha e pediu comida. Depois que partiu, alimentando-se, comecei a pensar que há meses ninguém passava pedindo. Deve ser a situação sócia, política e econômica do país que tenha melhorado consideravelmente e pouquíssimas pessoas percebem. Tomara que melhore mais os empregos e diminua mais a pobreza.

16 de novembro de 2009

3.139 gírias no ar

Atualizei hoje o Dicionário Popular com pouco mais de 50 novas gírias. Atualmente o Dicionário conta com 3.139 palavras. Eis algumas publicadas hoje:
ENCAFIFADO = pensativo, pensando, imaginando, preocupado.
MATUTANDO = pensando, imaginando.
POR UM FIO = quase, por pouco.
VAGUEIAR = perambular, andar desorientadamente, caminhar, mudar de um lugar para outro sem objetivo.
MORGAR = enrolar, passar o tempo.
SUBI NO PÉ DE ALFACE = ficar sem fazer nada, não tomar nenhuma atitude, morgar, ficar parado.
PUTZGRILO = caramba! Que absurdo!
FOLGADO = aproveitador, devagar, pessoa que enrola.
CABEÇA DURA = que tem dificuldade para entender alguma coisa, que não presta atenção.
MIOLO MOLE = que tem dificuldade para entender alguma coisa, que não presta atenção.
CABEÇA OCA = pessoa que parece não ter nada na cabeça, que parece não pensar, planejar, que quase nada sabe.
MIOLO DE GALINHA = que não pensa, que não é esperto.

Trabalhadores Sem Terra ocupam sede do INCRA

No Ceará, aproximadamente 400 trabalhadores do MST ocuparam hoje a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). São poucas as reivindicações, mas tiveram que ocupar o INCRA para serem ouvidos: a atualização dos índices de produtividade pelo governo federal que o ministro da Agricultura já adiantou não assinar com o presidente Lula, renegociação das dívidas dos pequenos agricultores e assentados, mais infra-estrutura para assentamentos do estado e protesto contra a criminalização dos movimentos sociais.

15 de novembro de 2009

Ventos e estragos

Estive hoje em Umuarama e durante o trajeto observei que os fortes ventos durante a noite derrubaram aproximadamente dez árvores na beira da estrada. A chuva e os ventos desta tarde nos pegaram em Umuarama e foram fortes, assustando muita gente. Ainda bem que passou sem causar tantos estragos. Agora vou descansar.

14 de novembro de 2009

Invasão de cupins

Estou desde ontem em guerra contra duas frentes de cupins que invadiram nossa residência. Do vizinho dos fundos adentraram a parede de alvenaria e se instalaram em um canto da lavanderia. Lá encontrei vários quartos, cozinhas, salas de espera, corredores, banheiros, suítes, área de lazer, cobertura de primeiro mundo, avançados esconderijos e tudo mais que eles “têm direito”. Da casa principal seguiram por diferentes caminhos para diversos locais que contem madeiras. Já matei milhares, mas a cada 10 horas, observo que iniciaram novos ataques, construindo novos caminhos.
Do vizinho da esquerda chegou outra frente por dentro das mangueiras da energia elétrica e invadiram a biblioteca. Atacados por mim com veneno, recuaram num primeiro momento, mas tenho observado que continuam ativos, talvez se preparando para novo ataque. Penso ter sido uma estratégia deles. Acredito que já perpassaram quase todas as mangueiras internas que passam pelas paredes da casa. Temo agora que, a qualquer momento, resolvam sair ao mesmo tempo para fora das caixas de tomadas, nos despejarem e ocuparem nossa residência. Como diz o Balestra, “valei-me meu padre Cícero”.

Estudantes do Colégio Tancredo em festa

Os estudantes do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves - Conjunto Branca Vieira, em Maringá/PR, estão em festa hoje. Divertem-se em um Park Aquático na região de Maringá, próximo a Iguaraçu. A alegria estava estampada no rosto de cada adolescente que juntos cantavam e gritavam acompanhados de instrumentos musicais que carregavam, a exemplo de pandeiros e tambores.
O triste foi ver três ônibus de a empresa Viação Garcia Metropolitano pegar a estrada em direção a Iguaraçu com superlotação. Se haviam 40 lugares em cada veículo, observei que todos estavam ocupados, mas, além deles viajaram em pé ou sentados nas escadas de entrada e saída do veículo outros 20 ou 30 estudantes. Os pais nem estavam por perto para questionar a situação do transporte e os adolescentes, assim como os motoristas e os adultos que acompanhavam, devem ter concordado com as condições do transporte ou, se abstiveram de questionar.
Caso a direção do Colégio não providencie mais ônibus para o transporte de volta, os estudantes pegarão a rodovia no final da tarde da mesma forma como para lá se deslocaram.

13 de novembro de 2009

50 anos da Barbie


Tempo. Ou falta dele

Confesso que nestes últimos dias estive sem tempo e nos próximos continuarei a não ter tanto tempo para o blog. Tentarei diariamente postar alguma notícia ou informação. Espero que em breve a falta de tempo seja superada.

12 de novembro de 2009

A caneta e a enxada

Sempre gostei da música "a caneta e a enxada" de Zico e Zeca. Para o leitor que também gosta, segue abaixo:

Acadêmicos da UEM se mobilizam pelo DCE

Uma das chapas que concorre ao DCE na UEM (Chapa Descentralize - 1), organizou comitê no bloco 4, sala 8 (do lado da cantina central da UEM) e diz que romperão com o paradigma centralizador e exclusivo de quem ganha as eleições para o DCE-UEM. Um pouco do que pensam e defendem encontra-se no comentário que postaram na matéria abaixo, "venhão".

11 de novembro de 2009

"Venhão" conferir nossas novidades

A foto abaixo do mini-mercado Ki-grão foi tirada na entrada (saída) de um posto de combustível, em Guarapuava, ao lado do trevo para Pitanga e Campo Mourão, durante a Jornada que realizamos com os acadêmicos, docentes e pós-graduandos da UEM de Maringá e Cianorte no sábado e domingo (7 e 8).
Foto: Darlene Novacov

10 de novembro de 2009

Por que o céu é azul?

A luz, que é formada pela junção de várias cores, em contato com a atmosfera, espalha-se por causa de partículas que existem no ar. Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento. As mais curtas se dispersam mais. E o comprimento da onda azul se dispersa o suficiente para dar tonalidade ao céu. À tarde, os raios de luz têm outra inclinação, o que os obriga a tomar um caminho mais longe para chegar à Terra. Isso espalha a luz azul e evidencia a vermelha, que é maior em comprimento.

Viajou para sempre

Viajou para sempre nesta madrugada, em Cafezal do Sul/PR, próximo a Umuarama, meu tio José Alves Brandão, aos 80 anos. Já estava adoentado há meses e, agora deixa saudades a filhos, esposa, irmãos, sobrinhos e amigos. Fica as lembranças de quando criança eu caminhava acompanhando-o durante altas horas da noite - escuridão total - pelas estradas e trilhas no meio do pasto, entre Cafezal até o sítio de meu avô. De quando em vez eu tomava uns sustos, caia, tinha medo, mas fazia de conta que era gente grande. Tio Zé é na realidade meu padrinho. Tenho muitos padrinhos e madrinhas. Coisa do Nordeste passado: de batismo, vela, crisma, apresentação, consagração, mau olhado, sorte, coragem... Padrinho Zé parece-me ser de consagração. Depois de tantas décadas, nem minha mãe lembra direito.

9 de novembro de 2009

Casas do PAC no Conjunto Paulino

Quando o terreno do Conjunto Paulino Carlos Filho começou a ser organizado, todo mundo da região que passava pelo local via os riscos e não precisava de engenheiro para tal. Era questão de dias e tudo desabaria. Estava a vista. Sabia que recursos do PAC (recursos públicos) seriam jogados barranco abaixo com as primeiras chuvas. Ainda não desabaram, mas é questão de chuvas.
Lendo no Ângelo Rigon sobre a possibilidade da demolição, vejo que não precisaríamos chegar a tanto. Interessante seria o promotor de Defesa das Garantias Constitucionais, Maurício Kalache, que teve tantas vezes os pedido negados pelo juízo da 1ª Vara Cível da comarca de Maringá, como descreve o Rigon, abrisse processo contra o magistrado(a) para responder juntamente com os políticos e construtores o dinheiro público jogado barraco abaixo.
Tais obras não poderiam ter sidas iniciadas e o representante da justiça parece dever responder conjuntamente pelos danos públicos, seguindo o que prescreve a Constituição “todos somos iguais perante a Lei”.
SUGESTÃO: Que os juízes de Maringá façam um turnê pela cidade para conhecerem Maringá, passando pelas obras do PAC, Contorno NorJustificarte, Contorno Sul, fundos de vale, entre outras obras e locais para que, quando forem decidirem uma ação, saberem melhor as decisões a tomarem. A melhor escola para os magistrados neste momento histórico é visitar a cidade, conhecendo a periferia, onde as obras são bonitas por fora e um perigo por dentro. No caso das casas do Conjunto Paulino Carlos Filho, são perigosas por fora e por dentro.

Debate entre Humberto Henrique e Mário Verri

No próximo sábado, dia 14, haverá debate no Partido dos Trabalhadores (PT) e Maringá. É o processo de eleições diretas (PED) em disputa que acontecerá no dia 22 deste mês em todo o país, renovando a direção do partido nos níveis municipal, estadual e federal. Em Maringá os vereadores Humberto Henrique e Mário Verri concorrem à presidência e, no próximo sábado (14), a partir das 15 horas na sede da ADUEM, os dois candidatos participam de um debate para apresentar aos filiados suas idéias e propostas.
De acordo com a assessoria da chapa “O Partido que Queremos“, um dos principais temas em discussão tem sido a política de alianças. Humberto Henrique e a chapa defendem os princípios do partido e, por isso, são contrários a possibilidade de coligação com siglas ou candidatos que atuam de maneira oposta aos valores defendidos pelo PT.
Debate entre os candidatos à presidência do PT em Maringá
DIA: Sábado, 14 de novembro de 2009;
HORÁRIO: 15 horas;
LOCAL: Sede da ADUEM: Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 305.
PS.: No dia 22 não estarei por aqui. Se eu estivesse e votasse, votaria no Humberto Henrique.

Almoço do vereador Humberto Henrique (PT) reúne 350 pessoas

A Chapa “O Partido que Queremos” que disputa o processo de eleições diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores em Maringá no próximo dia 22, presidida pelo vereador Humberto Henrique (PT), reuniu ontem (dia 08) aproximadamente 350 pessoas em um almoço em Maringá. Não é fácil reunir 350 pessoas em um almoço para discutir política partidária, ouvir propostas de campanha do PED, mais ainda quando cada filiado, candidato ou simpatizante paga o seu almoço político. Neste sentido eu parabenizo ao Humberto e aos que compareceram para fazerem a campanha. Os filiados simpatizantes da chapa “O Partido que Queremos” devem ter saído abastecidos em busca de votos dos indecisos ou dos que ainda não foram procurados por algum dos candidatos. Fiquei sabendo do almoço dias antes e na semana que antecedeu o almoço fui convidado pelo próprio vereador que esteve em casa. Apesar de sempre ter comparecido em almoços ou jantares organizados pelo vereador e simpatizantes, desta vez foi impossível. Estava em trabalho de campo com os acadêmicos da UEM, nada mais ou menos que em Guarapuava.

Catedral de Maringá terá novo pároco

A morte do padre Chiquinho causa mudanças em várias paróquias a partir de janeiro de 2010 e, a partir de fevereiro, o novo pároco da Catedral de Maringá será padre Virgílio Cabral dos Santos, divulgou a assessoria da Arquidiocese de Maringá em nome do arcebispo dom Anuar Battisti. Atualmente padre Virgílio é pároco em Jandaia do Sul.A alteração dá-se também devido o pedido de renúncia do monsenhor Antônio de Pádua Almeida como pároco da Catedral, por motivos de saúde e de mudanças na Paróquia em Mandaguaçu. Eis o quadro futuro:
  • Padre Emerson Cícero de Carvalho e Padre Onofre Teodoro de Souza, respectivamente pároco e vigário da Paróquia São João Batista em Jandaia do Sul;
  • Padre Domingos Chagas, será pároco da paróquia Divino Espírito Santo, em Bom Sucesso;
  • Padre José Moreira da Silveira, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Nova Esperança e Diácono Jeferson Batista da Cruz;
  • Monsenhor Antônio de Pádua Almeida, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua e Padre Sidney Fabril como vigário e Coordenador da Ação Evangelizadora e Moderador do Centro de Pastoral (CEPA);
  • Padre Cesar Hipólito, pároco da Paróquia São Sebastião de Mandaguaçu e Diretor Espiritual do Seminário Propedêutico São João Maria Vianey e Padre Pedro Jorge Delgado Bento, vigário e Reitor do Seminário Propedêutico;
  • Diácono Renato Quezini, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Itambé;
  • Diácono Sérgio Meschini Filho, administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, de Presidente Castelo Branco;
  • Diácono Rodolfo Rodrigo Benedeti, colaborador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva.

8 de novembro de 2009

Assenbleia do MNDH-PR, em Maringá, elege coordenação

O encontro e assembleia do MNDH-PR, realizada neste sábado e domingo, em Maringá, elegeu uma nova coordenação estadual.

Em Jornada de campo

Ontem e hoje estivemos desenvolvendo estudo de campo entre docentes e acadêmicos da UEM (campus de Maringá e Cianorte) na Região de Guarapuava/PR, visitando trabalhadores rurais dos faxinais e conhecendo outras formas de organização dos trabalhadores em Guarapuava e Entre Rios, que resistem ao avanço do agronegócio. O estudo de campo faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional (GEPPGE), da UEM. É a 7ª Jornada que desenvolvemos. Desta vez participaram aproximadamente 50 estudiosos (docentes e acadêmicos) e tivemos a assessoria do prof. Dr. Elpído Serra, do Depto de Geografia da UEM. Foi cansativo, mas valeu as caminhadas e estudos realizados. No ano de 2008 a Jornada foi na Cooperativa Vitória (COPAVI) dos Assentados em Paranacity-PR. Até o momento estava sem acesso a internet e blog.

6 de novembro de 2009

Duas em um mesmo supermercado

Em um supermercado em um grande shopping de Maringá havia grandes filas em todos os caixas e mais que triplo nos caixas rápidos. O povo então começou a gritar “queremos caixa, queremos caixa”. Passava das 18 horas e foi constrangedor. Após quase meia hora enfim chegamos ao caixa e a moça procurava uma caneta para alguma anotação exigida pela empresa. Um cliente ofereceu a dele, mas pediu de volta. A atendente reclamou que o supermercado não oferecia a caneta (ferramenta de trabalho) para eles trabalharem e tendo que providenciar cada um a sua, trazendo de casa ou comprando no supermercado. E olha que o supermercado era mais que um supermercado... A parte da caneta foi o cúmulo.

5 de novembro de 2009

Em Paiçandu, palanque desaba com Requião

Palanque pode não ter aguentado o peso do governador do Paraná, Roberto Requião e desabou em Paiçandu, ferindo várias pessoas. As notícias estão em vários blogs, a exemplo do Angelo Rigon. Deve ter sido um susto e tanto para quem estava sobre o palanque e para quem presenciou o desabamento. A queda e as especulações políticas deverão fazer parte de quadros humorísticos e da campanha política do governador e adversários em 2010.
O governador está importante. Desde terça-feira passada está na mídia estadual e nacional. Foi parar na mídia quando lançou o Programa de combate ao câncer de mama e não mais parou. Já falou dos silicones implantados pelas mulheres e, nesta terça não perdeu a pose e disse ficar irritado quando não vê platéia na escolinha do governador, insinuando que a falta dos homens poderia ser por estarem no Rio de Janeiro participando da manifestação gay. Este sabe produzir mídia. Veio para o interior e novamente foi notícia nacional com a queda do palanque.

4 de novembro de 2009

SAMU

O SAMU de Maringá precisa de socorro. As informações de Paulo Vidigal e Angelo Rigon deixam-nos preocupado. Será que o prefeito também está?

Boa na lábia

Enquanto aguardava uma reunião hoje de manhã, na Secretaria de Justiça do Estado, no Centro Cívico, observava a copeira fazendo cafezinho e negociando venda roupas feminina. Boa na lábia, não escapava ninguém. Nem os homens servidores públicos. “Gostou”, perguntava ela a eles. “Leva prá esposa. Ela vai adorar”. Em meia hora, percebi que a copeira realizou duas vendas. O salário dela que deve ser bem baixo terá um bom acréscimo com uma freguesia conhecida que dificilmente lhe dará o calote. Aquela senhora sabe ser uma boa comerciante.

2 de novembro de 2009

Em Maringá não está compensando abastecer a álcool

Passando esta manhã pelos postos de combustíveis de Maringá, constatei que de ontem para hoje houve reajustes do álcool e gasolina nas bombas. Há postos vendendo o álcool a R$ 1,799 e a gasolina a R$ 2,549. Outros estão vendendo o álcool a R$ 1,75 e a gasolina a R$ 2,54. Acabo de fazer os cálculos e constato que com tais valores não compensa abastecer os veículos flex a álcool. A partir de hoje, caso o álcool não esteja em oferta nas bombas, compensa abstecê-los a gasolina. Para compensar o abastecimento a álcool, a diferença entre álcool e gasolina não deverá alcançar a casa dos 70%. O cálculo é simples: pegue o valor do álcool e divida pelo valor da gasolina, exemplo: álcool a R$ 1,799 dividido por R$ 2,549 = 70,57%. Ultrapassou o recomendável em desgastes de peças e motor do veículo abastecido a álcool. Desta forma, compensa abastecer a gasolina.
Existe uma campanha que para o abastecimento a gasolina não seja realizado em postos da Petrobrás para forçar a estatal abaixar o preço de seus produtos no mercado e, por consequência forçar as outras distribuidoras a também fazerem o mesmo. Se vai dar certo não tenho certeza, mas já comecei a seguir a sugestão que corre os e-mails em todo Brasil. Postos com bandeira Petrobrás tenho deixado de lado.