SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
30 de janeiro de 2009
Assista o FSM ao vivo
Da extinção da ação
Dengue no Paraná: 957 casos em 2008
Hoje é dia estadual de combate à dengue. Várias cidades do Paraná programaram atividades de alerta da população sobre os riscos que correm caso não cuidem da limpeza dos quintais e da água parada, objetivando diminuir a quantidade de casos, a exemplo dos 957 registrados em 2008.
29 de janeiro de 2009
Boeing voa baixo sobre o Lixão de Londrina
Aberrações eleitorais
Vez que o Ministério Público (MP) tenha provas suficientes contra os infratores políticos – seja prefeito ou vereador – e que o Poder Judiciário não o fez cumprir, que este acione as instâncias superiores processando juízes que não cumpram ou façam cumprir as leis.
Gostaríamos de confiar no Poder Judiciário, mas da forma como agem, pouco ou nada se pode esperar das decisões dos magistrados e de punições contra os que desrespeitam as leis.
28 de janeiro de 2009
Mais gírias no ar
CO TO = que eu estou (ex.: “é assim memo co to”);
CU VIRADO = bravo, revoltado;
LÁBIA = levar na conversa, enganar, fazer a cabeça;
OROPORTO = Aeroporto;
PROSTA = próstata;
MORGÁ = enrolar, embaçar.
Histórias de salas de esperas em clínicas
As várias horas que estive em clínicas e consultórios nestes últimos dias foram possíveis perceber que as filas ultrapassam a saúde pública. Nos planos pagos agenda-se o horário em algumas clínicas e em outras os pacientes são atendidos pela ordem de chegada, correndo-se o risco de aguardar por mais de cinco horas. Enquanto se aguardava atendimento, ouvia as conversas e avaliações sobre atendentes e médicos. Pacientes descreviam haver um japonês médico ortopedista em Maringá que seu consultório é sujo e indecente. Segundo duas senhoras, o médico retira os gessos dos pacientes à base de martelada e serrote, enquanto o paciente fica assustado e gemendo, quando não grita, tratando-os como não se trata nenhum animal. Fiquei horrorizado quando disseram conhecer pessoas que estão com sequelas graves das cirurgias realizadas por ele. Sugeri que denunciassem anonimamente o médico ao Ministério da Saúde para que providências fossem tomadas.
Terceira idade
Ainda na sala de espera da Clínica algumas idosas viúvas diziam que as dores e a osteoporose estão impedindo de aproveitar melhor a vida. Gostam de dançar e sair, mas a idade começa a pesar. Algumas estavam em tratamento de cirurgias e outras com fisioterapias, em contagem regressiva do tempo que levariam para retornarem às danças. De acordo com duas delas, dançando o tempo passa e esquecem das dores. Sorriam enquanto falavam dos bailes. Pareciam adolescentes trocando confidências. Uma passava dos 70 e a segunda havia completado 80 e foram afirmativas: casar nunca mais, somente aproveitar a vida e moram sozinhas. Não querem saber de morar com filhas ou filhos. Disseram que os filhos querem controlar a vida delas, vendo-as como frágeis. Uma disse: “filho e filha é bom na casa deles e de vez em quando a gente se ver pra matar a saudade”. Brinquei com elas de que nos bailes arrumariam um companheiro. Uma senhora foi rápida na resposta: “de sofrimento chega com o que eu já tive. Agora quero só viver. Os homens de hoje não querem saber de nada. Querem só se encostar. São muito safados e de safado bastava o meu falecido”.
Na perícia médica
Enquanto acompanhava uma perícia médica hoje, ouvia as avaliações dos pacientes sobre o atendimento dos médicos de perícia. Um dos pacientes disse: “os médicos não cumprem o horário. Só chegam atrasados. Agora agente, se chegar dois minutos além do horário, o funcionário já não nos atende”. Outro continuou: “pior é a forma como nos atendem. As médicas até que perguntam alguma coisa. Mas quando é o médico, nem olha na cara, não fala bom dia ou boa tarde. Pega o atestado, assina e manda embora. Tratam-nos com indiferença. Parece que trabalha obrigado. É como se o servidor público fosse um peso para eles”.
27 de janeiro de 2009
Colega do MNDH foi assassinado na Paraíba
Em função desta sua militância corajosa, viveu um período recente sob proteção policial, pois as ameaças de morte eram constantes. Por volta de um ano atrás a proteção policial foi desativada e agora tivemos este desfecho trágico. Por conta de o crime ter ocorrido no território da Paraíba, competirá à polícia daquele estado a investigação e apuração.
Carta do MST – 25 anos de luta

2. Festejamos as conquistas do nosso povo ao longo desses anos, quando milhares de famílias tiveram acesso à terra; milhões de hectares foram recuperados do latifúndio; centenas de escolas foram construídas e, acima tudo, milhões de explorados do campo recuperaram a dignidade, construíram uma nova consciência e hoje caminham com altivez.
3. Reverenciamos nossos mártires que caíram nessa trajetória, abatidos pelo capital. E, lembramos dos líderes do povo brasileiro que já partiram, mas deixaram um legado de coerência e exemplo de luta.
4. Vimos como o capital, que hoje consolida num mesmo bloco as empresas industriais, comerciais e financeiras, pretende controlar nossa agricultura, nossas sementes, nossa água, a energia e a biodiversidade.
5. Nos comprometemos em garantir à terra sua verdadeira função social; cuidar das sementes e produzir alimentos sadios, de modo a proteger a saúde humana, integrando homens e mulheres a um meio-ambiente saudável e adequado a uma qualidade de vida cada vez melhor.
6. Reafirmamos nossa disposição de continuar a luta, em aliança com todos os movimentos e organizações dos trabalhadores e do povo, contra o latifúndio, o agronegócio, o capital, a dominação do Estado burguês e o imperialismo.
7. Defendemos a Reforma Agrária como uma necessidade popular, que valoriza o trabalho, a agro-ecologia, a cooperação agrícola, a agroindústria sob controle dos trabalhadores, a educação e a cultura, medidas imprescindíveis para a conquista da igualdade e da solidariedade entre os seres humanos.
8. Estamos convencidos de que somente a luta dos trabalhadores, e do povo organizado, pode nos levar às mudanças econômicas, sociais e políticas indispensáveis à efetiva emancipação dos explorados e oprimidos.
9. Reafirmamos a solidariedade internacional e o direito dos povos à soberania e à autodeterminação. Por isto, manifestamos nosso apoio a todos os que resistem e lutam contra as intervenções imperialistas, como hoje faz o povo afegão, cubano, haitiano, iraquiano e palestino.
10. Cientes de nossas tarefas e dos enormes desafios que se colocam, reafirmamos a necessidade de construir alianças com as organizações e os movimentos populares e políticos em torno de bandeiras comuns, para que, unidos e solidários, possamos construir um projeto popular, capaz de romper com a dependência e subordinação interna e externa ao capital, e de construir uma sociedade igualitária e livre – uma sociedade socialista.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST
Fórum Social Mundial começa hoje
Boaventura no Fórum Social Mundial

Carta aberta de um portador de deficiência visual de Londrina
Desmilitarização das policias militares estaduais
De acordo com a proposta, a desmilitarização é um passo fundamental para a reforma estrutural das polícias em nosso país, e constitui-se um novo paradigma no trato da segurança pública, pois permite:
22 de janeiro de 2009
Periculosidade na Rodoviária
Destruição dos ipês da Av. Brasil
21 de janeiro de 2009
Extintor plastificado
Obama e o mundo
O professor e blogueiro Flávio Batista, de Paranavaí, avalia que a eleição de Barack Hussein Obama, pode surpreender os americanos e o mundo. Diz ele: "não podemos ter ilusões com Barack Obama. Antes de tudo ele será presidente dos e para os Estados Unidos. Tem pela frente desafios que exigem medidas urgentes em seu país que, necessariamente, não precisam nem devem ser boas para o Brasil ou para o mundo. Basta lembrar acordos no comércio, na produção de alimentos e a luta contra o terrorismo.
Cala boca: cabresto
19 de janeiro de 2009
Lula na Academia
Justiça inicia 2009 caçando blog
Memorial da Resistência
- Os 30 anos da Lei da Anistia;
- Os 40 anos sem Marighella;
- Os 30 anos sem Santo Dias da Silva;
- Os 40 anos da morte do Almirante Negro, João Candido;
- Os 45 anos do Golpe de 1964;
- Os 40 anos da criação da infame OBAN.
Comunicam os organizadores que o novo Memorial da Resistência quer mostrar que a Humanidade foi mais forte, derrotou a opressão, a tortura e a barbárie. Afirmam que mais importante que tudo é passar para as novas gerações a certeza de que vale a pena lutar por Liberdade, Justiça e por uma Sociedade Justa e Igualitária. A inauguração ocorrerá às 11 horas do dia 24 de janeiro de 2009, na Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66.
18 de janeiro de 2009
Eleições em Londrina
Os londrinenses terão que voltar às urnas porque o eleito no pleito de 2008, Antonio Belinati (PP), teve sua candidatura cassada por causa da reprovação de contas em 1999, quando era prefeito. Leia Mais.
25 anos do MST

O pouso que pode virar filme
1. Pouso no Rio Hudson;
2. Minutos de pânico;
3. O último vôo;
4. O piloto e seu último vôo;
5. O piloto herói.
17 de janeiro de 2009
Pouso e resgate no rio Hudson - EUA, em 15/01/2009, após os 2 min.
O responsável pelos registros da guarda costeira americaca somente se deu conta de que era um avião após 35 segundos do pouso na água. Pelo desespero da câmara, observamos que jamais esperavam um acontecimento inédito e real como aquele. Observa-se nos momentos seguintes o desespero em acompanhar a movimentação das embarcações para socorro dos passageiros e tripulação.
16 de janeiro de 2009
O cabelo levanta o astral
A inteligência
15 de janeiro de 2009
Quer um bicho?
Pela frente - pelas costas
Novas gírias
Aproximadamente 80 novas palavras passaram a compor o Dicionário Popular. Confira algumas delas:
- ACABAR EM PIZZA = acordo denotando acertos corruptos sem punição a culpados, onde no final, todos festejam o resultado com pizza.
- ADVOGADO DO DIABO = pessoa que vê coisa boa onde aparentemente só há situações negativas e ruins.
- BACALHAU = mulher feia.
- PEGACRIA = baile com música sertaneja, rela-bucho.
- 171 ou “UM-SETE-UM” = pessoa estelionatária. 171 é o artigo do Código Penal.
- 59 ou “CINCO-NOVE” = sigilo absoluto.
- NERGÚMENO = bobo, besta, burro.
- ABOTOAR O PELETÓ = morrer, falecer, partir para o “além”.
- PÊ DA VIDA = nervoso, revoltado, bravo.
14 de janeiro de 2009
Curriculo é virus
Todo cuidado contra ele é pouco. Como aparentemente procede de conhecidos, a tendência é abrir. No abrir está o perigo, sobretudo se o sistema de proteção antivírus não for capaz de impedi-lo.
Multas
Na cara do agente
13 de janeiro de 2009
Fim do analfabetismo
12 de janeiro de 2009
A invasão de Gaza
Silêncio para Gaza
Camaradas:
O que acontece em Gaza não é uma guerra, muito menos um confronto ou uma ofensiva. É genocídio! É assassinato!
É a destruição de um povo que luta pelo elementar direito de continuar vivendo na terra que sempre foi sua.
E isto não começou há duas semanas atrás: há 60 anos as potências imperialistas decidiram transformar a palestina em um grande campo de concentração e deram ao Estado sionista de Israel a tarefa de ser a guarda deste campo. De lá para cá, os refugiados palestinos não mais tiveram direito de voltar aos seus lares, os que ficaram sofrem humilhações inimagináveis, tem suas terras tomadas para a construção de colônias judias, tem o seu direito de livre circulação submetido à boa vontade do invasor, tem suas fontes de sobrevivência seguidamente destruídas...A população adulta masculina está praticamente destruída na Palestina.
Chamar isto de guerra é hipocrisia.
Mostrar meia dúzia de foguetes caseiros lançados pelo Hammas contra Israel é cinismo das penas de aluguel, sempre de plantão.
Apelar para a naturalidade de "uma guerra que nunca acaba" é podridão espiritual.
Em Gaza e na Cisjordânia as crianças são despedaçadas pelas bombas de Israel e somente a indigência moral permitiria ver isto como catástrofe natural, ou encontrar culpados dos dois lados...
Diante disso, não perguntem por quem os sinos dobram...
Eles dobram por todos nós, humanos.
SILÊNCIO PARA GAZA
Mahmoud Darwish
Gaza não tem garganta,
Fala por seus poros
em forma de suor, sangue e fogo.
Por isso, o inimigo a odeia até a morte
e a teme até o crime
e procura jogá-la ao mar.
E por isso, seus próximos e amigos
a querem com uma timidez
cheia de zelos e medo às vezes,
Porque Gaza é lição brutal...
E exemplo brilhante para amigos
e para inimigos por igual.
Gaza não é a cidade mais bela
Sua costa não é tão azul como a costa de outras cidades árabes
Sua laranjas não são as melhores do mediterrâneo
Gaza não é a cidade mais rica,
Não é nem mesmo a mais elegante
ou a maior dentre elas.
Mas encerra a história de uma nação,
porque é a mais feia,
mais pobre, mais miserável
e mais cheia de vícios
aos olhos de seus inimigos
Porque é a mais capaz, entre nós,
De alterar o humor e a comodidade dos inimigos,
porque é o seu pesadelo.
Porque está repleta de laranjas,
de crianças sem infância,
de velhos sem anos,
de mulheres sem desejos.
Porque, de todas as cidades
é a mais bela, rica e pura...
E a que mais amor merece
Abraços,
Pedro Jorge
11 de janeiro de 2009
Em Maringá, por que o ato em recinto fechado?
Gaza não merece o holocausto

A situação indica também a inoperância da Organização das Nações Unidas (ONU) em não intervir e resolver a questão. À medida que não agem, parece indicar conivência e parcialidade sobre os acontecimentos em favor de Israel.
A forma como Israel e indiretamente os norte-americanos agem sobre a Palestina não indica a resolução dos problemas regionais e de limites geográficos, mas resultará nas décadas vindouras na formação de um povo revoltado contra estes dois estados. Israel está formando alunos conscientes politicamente (palestinos revoltados) de forma negativa devido a perda de familiares e amigos, podendo lhe custar muito caro em menos de 50 anos. Quem viver, verá.
9 de janeiro de 2009
Maringá realizará ato de solidariedade ao povo palestino
Sapato atirado em Bush faz aumentar vendas
Encharcamento na Prefeitura de Maringá
Ato de solidariedade à Palestina

Fotografia: Rafael Duarte (Agência Petroleira de Notícias)
O ato em apoio aos palestinos reuniu um grande número de sindicatos, entidades humanitárias, movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais. Dentre os sindicatos, havia dirigentes e militantes dos Correios, Bancários, SEPE, Sintuff, Sindipetro-RJ. Os partidos políticos PT, PC do B, PSTU, PCB, P-SOL. As centrais sindicais CUT, Intersindical, Conlutas e CTB. O Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino do Rio de Janeiro esteve à frente da organização, que também contou com a presença da Sociedade Brasileira Muçulmana, dentre inúmeras outras entidades.
Desde a retomada dos ataques de Israel sobre a Faixa de Gaza, em 27 de dezembro, os brasileiros já realizaram manifestações em várias capitais, em favor dos palestinos. Florianópolis, Manaus, São Paulo e Salvador foram as primeiras. No Rio, as organizações que integram o Comitê reuniram-se após o ato desta quinta, para discutir os novos passos da luta contra o holocausto palestino.
Os manifestantes reivindicam que o Brasil rompa diplomaticamente com o Estado terrorista de Israel, propõem o cancelamento do Tratado Comercial entre Brasil e Israel e estão dispostos a mover uma campanha internacional de boicote aos produtos e corporações sionistas.
Como chamar as pessoas que têm deficiência?

A nova ortografia
8 de janeiro de 2009
Pé atrás com o lero-lero de mecânicos
7 de janeiro de 2009
Emir Sader e a Faixa de Gaza
Governo reconhece 1.289 comunidades quilombolas
A utilidade pública da internet
Estamos através deste a dar conhecimento do seguinte,
Somos uma casa que se dedica totalmente á reciclagem de material obsoleto como computadores, fogões servidores, esquentadores, maquinas, prateleiras metálicas, alumínios, ferros, ups, carregadores, todo o tipo de cabos de ligação, aquecedores, peças de informática soltas avariadas etc.
Todos estes materiais são separados por peça e enviados para os vários locais diferentes para reciclagem.
Fazemos recolhas a qualquer hora que seja combinada em Lisboa e arredores, sem qualquer custo para V.exas
Na expectativa que este serviço possa interessar, ficamos aguardar as vossas prezadas noticias.
Sem qualquer outro assunto, Aceitem os mais respeitosos Cumprimentos.
Obs: Este serviço é só para lojas e empresas.
(Por Favor Divulgue Este Serviço Obrigado)
Bom Ano
Paula Dias
Campo de Ourique - Lisboa
Telem: 96 015 58 54
E-mail: reciclatudo.lda@clix.pt"
Horror em Gaza

O fim de uma seringueira - Postagem número: 2.000
Conjuntura de 2008
A organização analisa os destinos do homem e a crise mundial; o ano em que o capitalismo estremeceu; o governo Lula e a política externa do governo; os movimentos sociais e a relação com o governo, incluindo as tensões existentes; a criminalização dos movimentos sociais e sua resistências, assim como a América Latina e os diferentes governos com suas formas ideológicas de pensar e agir.
Recordando encontros inesperados

Paulo Betti estava de cabelos compridos e ao vê-lo, não o reconheci. Quando o presidente Lula agradecia os presentes, teceu elogios ao Paulo Betti, dizendo admirá-lo. Neste momento é que a ficha caiu e o reconheci. O momento também marcou porque o presidente além de cumprimentar cada presente, se dispôs a tirar foto com cada grupo presente no local. Quando se dirigia para a porta que dava acesso ao seu gabinete, lembrou-se que alguém havia se apresentado como de Maringá. Virou-se, olhou para o nosso grupo e perguntou para mim: “é você de Maringá?” e me chamou. Queria informação sobre a saúde do prefeito José Cláudio. A conversa entre eu, Lula e Gil, durou aproximadamente 1 minuto. No final, ele virou para o Gil e disse estar preocupado com a saúde do amigo e que se pudesse ainda gostaria de visitá-lo, o que jamais aconteceu, pois José Cláudio faleceu uns 10 dias depois, em 16 de setembro.

A participação de Paulo Betti também me fez lembrar de outro ator – Francisco Cuoco – que também encontrei por acaso no Hotel Elo, em Maringá, em agosto de 2005. Eu aguardava o sub-secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República que veio para a abertura do “I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano”, quando Cuoco veio até o sofá onde eu estava. Aproximou-se, sorriu e disse boa tarde. Educadamente, o retribui. Fiquei olhando e pensando: “conheço este cidadão. Quem será!”. Nisto, dois hóspedes que estavam no sofá ao lado, se levantaram e solicitaram-lhe fotos com o ator. Eu, na minha, fiquei olhando a tietagem. Cuoco, com aquele vozeirão, foi educadíssimo. Em seguida, juntamente com outros atores, se dirigiram para um veículo que os aguardavam e embarcaram em direção a Callil Haddad para ensaio de uma peça teatral. A ficha de que era o Francisco Cuoco somente caiu quando ele estava adentrando o veículo. Interessante é que tais encontros ocorrem em momentos inesperados e como eu não sou muito ligado a atores, filmes, músicas e tenho incontáveis contatos com personalidades diferentes, menos com atores, até cair a ficha sobre quem são, quase que já se foram.
Descrevi os ocorridos simplesmente porque vi, nesta noite, o Paulo Betti de cabelos curtos, diferente daquela manhã de setembro de 2003.
6 de janeiro de 2009
Carta a Lula
IDH do Brasil cresce; país é 70º no ranking
Arquivos da ditadura militar poderão ser acessados
5 de janeiro de 2009
De grão em grão, a galinha enche o papo
4 de janeiro de 2009
Maringá: falada e badalada
* atitudes políticas dos vereadores e prefeito,
* acidentes,
* assaltos,
* corte/destruição das árvores,
* pista de caminhada,
* dinheiro investido no clube dos japoneses e, assim por diante...
Confesso que fiquei envergonhado, não da cidade, mas dos destaques que deveriam atingir a moral e a ética dos administradores públicos e fiscalizadores. E o visitante tem razão. Comentou que vinha acompanhando os jornais e blogs e estava transtornado com as reuniões convocadas pelo Poder Executivo neste final de semana de Ano Novo para votarem projetos que prejudica o Orçamento do Município e diretamente os contribuintes. Mais razão tem o visitante, ao considerarmos que Maringá “nunca na história deste país” saiu tanto na mídia nacional – de forma pejorativa – quanto nestes últimos quatro anos.
8,4 milhões de reais/ano
3 de janeiro de 2009
Ângelo Rigon: destaque da comunicação regional de 2008
O blog do Rigon tornou-se um órgão informativo de utilidade pública. Mesmo os críticos, os revoltados, os chatos, os malhadores..., os que o visitam para saber o que existe de novidades e informações: blogueiros, imprensa falada, escrita e televisiva, acadêmicos de todas as áreas, entre eles os de comunicação, além dos formadores de opinião, professores, políticos, comerciantes, industriais, sindicalistas, servidores públicos, compradores, vendedores, representantes comerciais, artistas ou garçons.
O jornalista Rigon adentrou 2009 trabalhando a beça. No primeiro dia do Ano Novo (01/01/2009), realizou nada menos que 30 postagens, indicando que não descansou e provando ser, de fato, jornalista dedicado, cobrindo as posses de prefeitos e vereadores da região. Em 2009, precisa ter cuidado com um novo stress e emoções para novamente não parar no hospital.
Os feriados de 2009
2 de janeiro de 2009
Dicionário atingiu 2596 gírias
RESSACA = entregue após beber demais, bêbado.
ESCARCEL = grito, barulho, bagunça proveniente o medo e susto.
VENTO EM POUPA = sempre em frente, de bem com a vida, vitorioso.
TORRÃO = difícil de negociação, seco, direto.
SOSSEGAR O FACHO = aquietar-se, não ficar exaltado.
SI FU = foi-se, acabou-se.
BUSCAR FOGO = pressa, rapidez.
QUETA O FACHO = fique quieto, assenta-se.
TRUCÊ = torcer, apertar.
ESCALDANTE = quente.
PETELECO = tapa ou soco no pé da orelha.
DE BRAÇOS DADOS = juntos, dupla.
DEU GRILO = confusão, rolo, problema.
POIS É = fusca.
Aracruz está nas últimas
Massacre na Palestina
Humberto Henrique: destaque político de 2008

- Em defesa do povo: HUMBERTO HENRIQUE (PT);
- Em defesa de si próprio: por se tratar da maioria, não há como descrever;
- Em defesa dos grupos de apoio financeiro: por se tratar da maioria, não há como descrever.