30 de janeiro de 2009

Assista o FSM ao vivo

Acabo de descobrir que a Agência Carta Maior disponibilizou um canal ao vivo para que o mundo acompanhe o Fórum Social Mundial (FSM), da cidade de Belém/PR. CLIQUE AQUI E ACOMPANHE AS DISCUSSÕES.

Da extinção da ação

Leitor entende que no caso da extinção da ação contra Hossokawa, “quem deve ser responsabilizado por essas decisões incompreensíveis é o Tribunal (sempre dominado pela política), pois, é ele quem aprova tais juizes em seus concursos. Alguns até mesmo são aprovados graças a ‘QI’. A bem da verdade, todos estão carecas de saber que a maioria dos cargos é reservada para filhos de juizes, desembargadores, ministros, políticos e áreas afins... O histórico familiar é o que interessa... Só se sobrarem algumas vagas é que os coitados que racharam de estudar terão alguma chance... Isto ocorre porque é quase impossível de se ter acesso às provas dos candidatos aprovados... que é privilégio só dos que as corrigem”.

Dengue no Paraná: 957 casos em 2008

Hoje é dia estadual de combate à dengue. Várias cidades do Paraná programaram atividades de alerta da população sobre os riscos que correm caso não cuidem da limpeza dos quintais e da água parada, objetivando diminuir a quantidade de casos, a exemplo dos 957 registrados em 2008.

29 de janeiro de 2009

Boeing voa baixo sobre o Lixão de Londrina

Foto: João das Águas
Passageiros que embarcam no aeroporto de Londrina podem passar por maus bocados ao pousarem ou decolarem devido a urubus, quero-queros e garças na cabeceira da pista. As aves sobrevivem do lixo depositado na localidade e mesmo cientes do perigo de desastre aéreo, as autoridades não tomam providências. É um desastre aéreo anunciado, noticia a Agência Londrix.

Aberrações eleitorais

O dia de hoje estava bem até eu ler a informação no Rigon de que juiz extingue ação contra Hossokawa. Sendo eu um simples professor que ensina os futuros magistrados, advogados, educadores, políticos, médicos e cientistas, preocupa-me a forma como discutirei junto aos alunos e alunas as decisões de magistrados contra os demandos políticos. A ausência de punição e o descumprimento dos juízes sobre o que determina a lei eleitoral, punindo candidatos ou eleitos com a perda do mandato e multas, incentivam a prática da corrupção e o desrespeito às leis eleitorais e à Constituição. É difícil e dolorido ver e ouvir políticos praticarem aberrações eleitorais contra o povo, leis eleitorais, Constituição, eleitor e o erário público e ficarem impunes, talvez respondendo processos, pagando multas ou prestando "serviços à comunidade". É de rir dos magistrados e das leis que não são cumpridas.
Vez que o Ministério Público (MP) tenha provas suficientes contra os infratores políticos – seja prefeito ou vereador – e que o Poder Judiciário não o fez cumprir, que este acione as instâncias superiores processando juízes que não cumpram ou façam cumprir as leis.
Gostaríamos de confiar no Poder Judiciário, mas da forma como agem, pouco ou nada se pode esperar das decisões dos magistrados e de punições contra os que desrespeitam as leis.

28 de janeiro de 2009

Mais gírias no ar

Acabo de disponibilizar mais 2.712 gírias populares com a colaboração de 62 pessoas de todo Brasil. Eis um aperitivo contido no Dicionário, visite-o:
JAROCA = mistura de alguma coisa;
CO TO = que eu estou (ex.: “é assim memo co to”);
CU VIRADO = bravo, revoltado;
LÁBIA = levar na conversa, enganar, fazer a cabeça;
OROPORTO = Aeroporto;
PROSTA = próstata;
MORGÁ = enrolar, embaçar.

Histórias de salas de esperas em clínicas

Martelada e serrote
As várias horas que estive em clínicas e consultórios nestes últimos dias foram possíveis perceber que as filas ultrapassam a saúde pública. Nos planos pagos agenda-se o horário em algumas clínicas e em outras os pacientes são atendidos pela ordem de chegada, correndo-se o risco de aguardar por mais de cinco horas. Enquanto se aguardava atendimento, ouvia as conversas e avaliações sobre atendentes e médicos. Pacientes descreviam haver um japonês médico ortopedista em Maringá que seu consultório é sujo e indecente. Segundo duas senhoras, o médico retira os gessos dos pacientes à base de martelada e serrote, enquanto o paciente fica assustado e gemendo, quando não grita, tratando-os como não se trata nenhum animal. Fiquei horrorizado quando disseram conhecer pessoas que estão com sequelas graves das cirurgias realizadas por ele. Sugeri que denunciassem anonimamente o médico ao Ministério da Saúde para que providências fossem tomadas.

Terceira idade
Ainda na sala de espera da Clínica algumas idosas viúvas diziam que as dores e a osteoporose estão impedindo de aproveitar melhor a vida. Gostam de dançar e sair, mas a idade começa a pesar. Algumas estavam em tratamento de cirurgias e outras com fisioterapias, em contagem regressiva do tempo que levariam para retornarem às danças. De acordo com duas delas, dançando o tempo passa e esquecem das dores. Sorriam enquanto falavam dos bailes. Pareciam adolescentes trocando confidências. Uma passava dos 70 e a segunda havia completado 80 e foram afirmativas: casar nunca mais, somente aproveitar a vida e moram sozinhas. Não querem saber de morar com filhas ou filhos. Disseram que os filhos querem controlar a vida delas, vendo-as como frágeis. Uma disse: “filho e filha é bom na casa deles e de vez em quando a gente se ver pra matar a saudade”. Brinquei com elas de que nos bailes arrumariam um companheiro. Uma senhora foi rápida na resposta: “de sofrimento chega com o que eu já tive. Agora quero só viver. Os homens de hoje não querem saber de nada. Querem só se encostar. São muito safados e de safado bastava o meu falecido”.

Na perícia médica
Enquanto acompanhava uma perícia médica hoje, ouvia as avaliações dos pacientes sobre o atendimento dos médicos de perícia. Um dos pacientes disse: “os médicos não cumprem o horário. Só chegam atrasados. Agora agente, se chegar dois minutos além do horário, o funcionário já não nos atende”. Outro continuou: “pior é a forma como nos atendem. As médicas até que perguntam alguma coisa. Mas quando é o médico, nem olha na cara, não fala bom dia ou boa tarde. Pega o atestado, assina e manda embora. Tratam-nos com indiferença. Parece que trabalha obrigado. É como se o servidor público fosse um peso para eles”.
Aviso na porta da perícia médica, intimidando os servidores com dores: "Desacato ao perito médico é crime previsto no código penal. Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: PENA: detenção, de seis meses a dois anos, ou multa"

27 de janeiro de 2009

Colega do MNDH foi assassinado na Paraíba

No dia 24 de janeiro, foi brutalmente assassinado Manoel Mattos, colega do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), entidade que fui conselheiro nacional até abril de 2008. Manoel era advogado militante e morreu aos 40 anos, deixando três filhos e sua esposa.
O crime ocorreu na região de praias de Pitimbu/Paraíba, onde passava o fim de semana com amigos. As informações que nos chegam é que sua morte não foi por acaso, nem por engano, considerando sua atuação na defesa da vida. Atuou na CPI do narcotráfico como assessor do Deputado Federal Fernando Ferro (PT/PE) e contribuiu nas investigações da relatora da ONU, Asmah Jarraji, sobre execuções sumárias no Brasil.
De acordo com os colegas do Pernambuco e do Piauí, o crime foi cruel e os tiros foram à queima roupa, não restando à menor dúvida de que se tratava de uma execução. Dois homens com seus rotos protegidos por panos renderam todos que estavam com Manoel Mattos e diante de deles disseram: "é com você mesmo..." e dispararam dois tiros, o primeiro de doze a queima roupa dilacerou o seu coração e o segundo quando estava tombado, na cabeça. Na sexta-feira, será realizada a Missa de 7º dia e esperam-se centenas ou milhares de pessoas de vários estados.
Manoel Mattos era um advogado militante dos direitos humanos, defensor dos trabalhadores, em particular atuou nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Mata Norte. Fundou o PT no município de Itambé-PE, foi vereador e presidente da Câmara Municipal daquela cidade e era 2º vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco. No período da atuação da CPI da Violência ele foi um dos que denunciaram grupos de extermínio, com participação de policiais militares, que atuavam na região de fronteira entre Pernambuco e Paraíba.
Em função desta sua militância corajosa, viveu um período recente sob proteção policial, pois as ameaças de morte eram constantes. Por volta de um ano atrás a proteção policial foi desativada e agora tivemos este desfecho trágico. Por conta de o crime ter ocorrido no território da Paraíba, competirá à polícia daquele estado a investigação e apuração.

Carta do MST – 25 anos de luta

13º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

1. Nós, mais de 1.500 trabalhadores rurais sem terra, vindos de todas as regiões do Brasil, e delegações internacionais da América Latina, Europa e Ásia, nos reunimos de 20 a 24 de janeiro de 2009 em Sarandi, no Rio Grande do Sul, para comemorar os 25 anos de lutas do MST. Avaliamos, também, nossa história e reafirmamos o compromisso com a luta pela Reforma Agrária e pelas mudanças necessárias ao nosso país.
2. Festejamos as conquistas do nosso povo ao longo desses anos, quando milhares de famílias tiveram acesso à terra; milhões de hectares foram recuperados do latifúndio; centenas de escolas foram construídas e, acima tudo, milhões de explorados do campo recuperaram a dignidade, construíram uma nova consciência e hoje caminham com altivez.
3. Reverenciamos nossos mártires que caíram nessa trajetória, abatidos pelo capital. E, lembramos dos líderes do povo brasileiro que já partiram, mas deixaram um legado de coerência e exemplo de luta.
4. Vimos como o capital, que hoje consolida num mesmo bloco as empresas industriais, comerciais e financeiras, pretende controlar nossa agricultura, nossas sementes, nossa água, a energia e a biodiversidade.
5. Nos comprometemos em garantir à terra sua verdadeira função social; cuidar das sementes e produzir alimentos sadios, de modo a proteger a saúde humana, integrando homens e mulheres a um meio-ambiente saudável e adequado a uma qualidade de vida cada vez melhor.
6. Reafirmamos nossa disposição de continuar a luta, em aliança com todos os movimentos e organizações dos trabalhadores e do povo, contra o latifúndio, o agronegócio, o capital, a dominação do Estado burguês e o imperialismo.
7. Defendemos a Reforma Agrária como uma necessidade popular, que valoriza o trabalho, a agro-ecologia, a cooperação agrícola, a agroindústria sob controle dos trabalhadores, a educação e a cultura, medidas imprescindíveis para a conquista da igualdade e da solidariedade entre os seres humanos.
8. Estamos convencidos de que somente a luta dos trabalhadores, e do povo organizado, pode nos levar às mudanças econômicas, sociais e políticas indispensáveis à efetiva emancipação dos explorados e oprimidos.
9. Reafirmamos a solidariedade internacional e o direito dos povos à soberania e à autodeterminação. Por isto, manifestamos nosso apoio a todos os que resistem e lutam contra as intervenções imperialistas, como hoje faz o povo afegão, cubano, haitiano, iraquiano e palestino.
10. Cientes de nossas tarefas e dos enormes desafios que se colocam, reafirmamos a necessidade de construir alianças com as organizações e os movimentos populares e políticos em torno de bandeiras comuns, para que, unidos e solidários, possamos construir um projeto popular, capaz de romper com a dependência e subordinação interna e externa ao capital, e de construir uma sociedade igualitária e livre – uma sociedade socialista.

Sarandi, 24 de janeiro de 2009
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST

Fórum Social Mundial começa hoje

90 mil pessoas estão sendo aguardadas na 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) que começa hoje, às 14 horas, em Belém do Pará, com uma marcha pelas ruas e avenidas, percorrendo cinco quilômetros. Estima-se 60 mil pessoas de todo o País e 30 mil estrangeiros. Serão cinco dias de Fórum e estão "previstas 2,4 mil atividades, incluindo debates sobre temas como meio ambiente, aquecimento global, crise econômica, miséria e exclusão nos países pobres, além da devastação da Amazônia", informa o blogueiro Valdeci Raimundo.

Boaventura no Fórum Social Mundial

O doutor em sociologia Boaventura de Sousa Santos será o expositor principal da oficina "Justiciabilidade dos Direitos Humanos e a Democratização da Justiça", nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, no Fórum Social Mundial (FSM), em Belém/PA.
Boaventura é doutor em sociologia, professor da Faculdade de Coimbra e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril e realizou recentemente uma pesquisa sobre a advocacia popular no Brasil, partindo de experiências concretas como a da Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP).
Para as organizações promotoras da oficina, é necessário se aprofundar no papel desenvolvido pela advocacia popular no Brasil, já que desde a década de 90 tornou-se perceptível um afastamento entre organizações populares e o poder judiciário. A oficina no FSM será um espaço de discussão e deverá reunir advogados populares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Carta aberta de um portador de deficiência visual de Londrina

Almir Escatambulo, portador de deficiência visual de Londrina, posta carta aberta em seu blog criticando o tratamento dispensado pela empresa de Transporte Coletivo daquela cidade aos portadores de deficiência e diz abrir mão do direito de se locomover gratuitamente devido o desrespeito que os funcionários dispensam a eles. LEIA a carta aberta descrevendo os acontecimentos e sua revolta.

Desmilitarização das policias militares estaduais

Proposta de desmilitarização das policias foi aprovada na XI Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília/DF, em dezembro passado e vem recebendo apoio de diversas entidades e movimentos, além de alguns setores do poder público, tornando-se diretriz da Política Nacional de Direitos Humanos.
De acordo com a proposta, a desmilitarização é um passo fundamental para a reforma estrutural das polícias em nosso país, e constitui-se um novo paradigma no trato da segurança pública, pois permite:
1) um maior controle social sobre as instituições responsáveis pela segurança e sobre as atividades policiais, reduzindo as arbitrariedades policiais;
2) a melhoria das condições de trabalho do policial, uma vez que reduz desigualdades oriundas da rígida hierarquia militar;
3)uma objetiva definição sobre o papel do exército e das polícias em uma sociedade democrática, evitando assim a sobreposição de atividades - tais quais se apresentam nos artigos 42, §1o., 142, §§2o. e 3o, da CF/1988.
Considerando a urgência de uma reforma estrutural das polícias em nosso país, que passa necessariamente pela sua desmilitarização e desvinculação do Exército, por meio de alteração do artigo 144 da Constituição Federal de 1988, bem como dos artigos acima mencionados.
Interessados em conhecer e assinar proposta de desmilitarização, clique AQUI.

22 de janeiro de 2009

Periculosidade na Rodoviária

Enquanto esperava o ônibus para viajar, observava os servidores públicos da Rodoviária de Maringá fazerem a limpeza. Percebi que várias lixeiras foram afixadas de forma errada, não girando para descarregarem nos carrinhos, obrigando os servidores a enfiarem suas mãos dentro das lixeiras para recolherem os lixos, podendo ser surpreendidos com objetos cortantes, tóxicos ou infecciosos. Aproximei-me e perguntei a um deles se recebiam periculosidade devido ao risco e à saúde. Surpreendentemente descobri que não e como um deles estava com um holerite, vi que não constava periculosidade. Não me contive e perguntei se também limpavam os banheiros (espaço de risco, de periculosidade devido às fezes, vômitos ou urina no chão) e disseram que sim. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (SISMMAR) deveria acompanhar de perto a questão da periculosidade daqueles servidores. Pode ser que nem todos sem encontrem na mesma situação, mas um caso já é motivo para mobilização da categoria. Fica uma pergunta: Será que situação semelhante não está acontecendo em outros espaços públicos?

Destruição dos ipês da Av. Brasil

A professora e doutora Ângela Caniato, indignada com a derrubada das árvores de Maringá escreve sobre o que ouviu de uma entrevista na CBN Notícias "com uma autoridade pública da cidade de Maringá sobre o planejamento da Prefeitura de Maringá de destruir a 'espinha' da Av Brasil para transformar esta via em mão única para tráfego de automóveis. Isto significa colocar abaixo os pés de ipê desta avenida: destruir a Natureza e a beleza que resplandece destas árvores todos os meses de julho para deixar passar a máquina ... Onde estão os órgão públicos responsáveis pela preservação das árvores em Maringá, cidade conhecida como Cidade Verde? Onde estão os movimentos sociais preservadores da Natureza nesta cidade de quem ainda não ouvi represália a esta barbaridade? Que tal o OBSERVATÓRIO DA CIDADE da UNIVERSIDADE DE MARINGÁ ou outro MOVIMENTO SOCIAL DA CIDADE DE MARINGÁ alavancar um movimento de protesto contra esta DESTRUIÇÃO DA NATUREZA?"

21 de janeiro de 2009

Extintor plastificado

Leitor informa que norma do CONTRAN prescreve o extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem. Diz ele que se um policial rodoviario, estadual ou federal parar o carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico - ele autuará em 5 pontos na carteira, mais uma multa de R$ 127,50 e o motorista só segue viagem após tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia.

Obama e o mundo

O professor e blogueiro Flávio Batista, de Paranavaí, avalia que a eleição de Barack Hussein Obama, pode surpreender os americanos e o mundo. Diz ele: "não podemos ter ilusões com Barack Obama. Antes de tudo ele será presidente dos e para os Estados Unidos. Tem pela frente desafios que exigem medidas urgentes em seu país que, necessariamente, não precisam nem devem ser boas para o Brasil ou para o mundo. Basta lembrar acordos no comércio, na produção de alimentos e a luta contra o terrorismo.

Aguardemos. Acompanhemos. O tempo vai dizer se Obama será, de fato, o presidente desejado pelo povo norte-americano. E pelo mundo também".

Cala boca: cabresto

Paulo Vidigal faz uma análise interessante sobre as gratificações exercidas pela administração pública de Maringá aos servidores e que deveriam ser resultados do trabalho na função pública, mas se tornaram uma forma de calar a boca dos servidores.

19 de janeiro de 2009

Lula na Academia

Foto emprestada de: RicardoStuckert/PR
Dizem que o fato de Lula ter ido à Academia Brasileira de Letras (ABL) explicar a nova ortografia aos imortais, significa que o mundo está para acabar. O certo é que os imortais prestaram a maior atenção!!!!!!

Justiça inicia 2009 caçando blog

A pedido do governador de São Paulo, José Serra e outros, o Poder Judiciário daquele Estado iniciou janeiro intimando o representante da empresa Google Brasil a informar os dados cadastrais do blog “flit-paralisante”, assim como seu IP. Após o fato, o que se viu foi a remoção do blog que permanece fora do ar. Se a moda pega... Não é um atentado à liberdade de expressão?

Memorial da Resistência

Em São Paulo, o Fórum Permanente dos ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, inaugura no próximo dia 24 de janeiro um novo Memorial da Resistência, objeto de muita luta e insistência dos ex-presos políticos daquele Estado. De acordo com os organizadores do Memorial e do evento, não será uma simples reinauguração do mesmo espaço, mas a instalação pública de um projeto museólogo criativo e marcante do período de ditaduras no Brasil.
A inauguração do novo Memorial da Resistência, marca o início de várias atividades:
- Os 30 anos da Lei da Anistia;
- Os 40 anos sem Marighella;
- Os 30 anos sem Santo Dias da Silva;
- Os 40 anos da morte do Almirante Negro, João Candido;
- Os 45 anos do Golpe de 1964;
- Os 40 anos da criação da infame OBAN.
Comunicam os organizadores que o novo Memorial da Resistência quer mostrar que a Humanidade foi mais forte, derrotou a opressão, a tortura e a barbárie. Afirmam que mais importante que tudo é passar para as novas gerações a certeza de que vale a pena lutar por Liberdade, Justiça e por uma Sociedade Justa e Igualitária. A inauguração ocorrerá às 11 horas do dia 24 de janeiro de 2009, na Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66.

18 de janeiro de 2009

Eleições em Londrina

Fonte: Agência Londrix
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná encerra na próxima terça-feira (20) o recesso e deverá marcar a data para a nova eleição em segundo turno para a Prefeitura de Londrina. Desta vez, o confronto será entre Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT).
Os londrinenses terão que voltar às urnas porque o eleito no pleito de 2008, Antonio Belinati (PP), teve sua candidatura cassada por causa da reprovação de contas em 1999, quando era prefeito. Leia Mais.

25 anos do MST

Reportagem da Folha Online faz um balanço dos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com a matéria que pode não indicar a realidade, considerando os interesses sociais, políticos e econômicos da empresa de informação, "Após a chegada do PT ao poder em 2002, o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) mantém sua importância histórica, mas perdeu adeptos, receitas e, ao comemorar seu aniversário de 25 anos neste mês, busca novas formas de se adaptar ao Brasil da era Lula". Leia mais AQUI. Adiantamos que a reportagem completa está disponível no site da Folha somente para assinante do jornal e do UOL.

O pouso que pode virar filme

Cineastas americanos já devem estar planejando o próximo filme com recordes em bilheterias em todos os países. Alguns possíveis títulos:
1. Pouso no Rio Hudson;
2. Minutos de pânico;
3. O último vôo;
4. O piloto e seu último vôo;
5. O piloto herói.

17 de janeiro de 2009

Pouso e resgate no rio Hudson - EUA, em 15/01/2009, após os 2 min.

O responsável pelos registros da guarda costeira americaca somente se deu conta de que era um avião após 35 segundos do pouso na água. Pelo desespero da câmara, observamos que jamais esperavam um acontecimento inédito e real como aquele. Observa-se nos momentos seguintes o desespero em acompanhar a movimentação das embarcações para socorro dos passageiros e tripulação.

16 de janeiro de 2009

O cabelo levanta o astral

Enquanto cortava meus cabelos, ouvia os comentários da cabeleireira sobre seu trabalho semanal. Dizia que o mais fácil de todos os cabelos são os dos homens. Dificilmente mudam o corte. Não são exigentes ou preconceituosos contra si. Em poucos minutos tudo está concluído. Diferente são as mulheres que dificilmente estão felizes com elas mesmas. Algumas chegam com os cabelos bonitos e bem arrumados, mas dizem estarem feias, com um cabelo horrível e querem mudança. Algumas nem sabem o que querem. Nem os elogios recebidos alteram o estado das que estão descontentes com o jeito de ser delas. Disse que boa parte delas pede cores que os produtos químicos utilizados acabam ressecando o cabelo dificultando a recuperação. Em seguida disse: como estamos aqui para isto, fazemos o que nos pedem e pagam. O importante é que se sintam felizes, mesmo com o cabelo estragado. Em seguida arrematou: independente de quem seja, o cabelo levanta o astral, seja do homem ou da mulher. Aí pensei: pelo jeito vou sair daqui com meu astral em alta.

A inteligência

A inteligência não pode ser jamais mero funcionalismo mecânico. A inteligência é a capacidade para receber diretamente a essência, o real, o que é verdadeiro. Autor desconhecido (a.d.)

15 de janeiro de 2009

SISMUNE em nova sede

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e Uniflor (SISMUNE), está de sede nova e em novo endereço: Av. Rocha Pombo, 666 - Próximo ao Colégio São Vicente, na cidade de Nova Esperança/PR, 40 km de Maringá e 450 de Curitiba.

Quer um bicho?

Achei interessante o blog dedicado aos animais sem lar de Londrina e região. A mantenedora deixa claro sua intenção: ajudar que os animais sejam adotados. Escreve ela: Procurando por um amigo? Então não compre, A-D-O-T-E!!!!!
Muito bom o blog, mais ainda para aqueles que gostam de animais. O link está registrado ao lado.

Pela frente - pelas costas

"As coisas mais desagradáveis que os nossos piores inimigos nos dizem pela frente não se comparam com as que nossos amigos dizem de nós pelas costas" - autor desconhecido.

Novas gírias

Aproximadamente 80 novas palavras passaram a compor o Dicionário Popular. Confira algumas delas:

  • ACABAR EM PIZZA = acordo denotando acertos corruptos sem punição a culpados, onde no final, todos festejam o resultado com pizza.
  • ADVOGADO DO DIABO = pessoa que vê coisa boa onde aparentemente só há situações negativas e ruins.
  • BACALHAU = mulher feia.
  • PEGACRIA = baile com música sertaneja, rela-bucho.
  • 171 ou “UM-SETE-UM” = pessoa estelionatária. 171 é o artigo do Código Penal.
  • 59 ou “CINCO-NOVE” = sigilo absoluto.
  • NERGÚMENO = bobo, besta, burro.
  • ABOTOAR O PELETÓ = morrer, falecer, partir para o “além”.
  • PÊ DA VIDA = nervoso, revoltado, bravo.

14 de janeiro de 2009

Curriculo é virus

Um vírus intitulado "curriculo" e vindo na maioria das vezes de endereços e-mails de pessoas conhecidas, entidades ou parentes tem sido recebido nos computadores.
Todo cuidado contra ele é pouco. Como aparentemente procede de conhecidos, a tendência é abrir. No abrir está o perigo, sobretudo se o sistema de proteção antivírus não for capaz de impedi-lo.

Multas

Estou ancioso para descobrir a quantidade, ou seja, quantas mil multas foram executadas em Maringá no ano de 2008 sobre os condutores de veículos. Já adentrei a página da Prefeitura, mas nada encontrei. Soube que até a metade do ano aproximava-se de 60 mil. É multa a beça.

Na cara do agente

É comum presenciarmos motoqueiros, motoristas e ciclistas avançarem semáforos vermelhos, mas na cara do agente de trânsito como hoje no centro de Maringá, foi para sorrir. Um motoqueiro do jeito que vinha entre os carros parados no semáforo e os veículos estacionados avançou o sinal e nem se importou com o agente que estava parado meio do canteiro, de frente para os veículos e o motoqueiro. A diferença é que o agente estava: distraído e coçando o ouvido. Depois o condutor leva uma multa, vai reclamar do agente e ainda entrar com recurso.

13 de janeiro de 2009

Fim do analfabetismo

A Bolívia é mais um país na América Latina que conseguiu acabar a com o analfabetismo. O objetivo foi alcançado com a implementação do método de alfabetização cubano “Sim, eu posso”. Em 33 meses foram alfabetizadas 820 mil pessoas, cerca de 10% da população do país. Cerca de 70% dos alfabetizados foram mulheres, a maioria indígena e residente na área rural do país.

12 de janeiro de 2009

A invasão de Gaza

Para compreendermos melhor a invasão de Gaza por israel indicamos a leitura de Michel Chossudovski. Analisa o autor que os bombardeamentos aéreos e a presente invasão de Gaza pelas forças terrestres israelenses têm que ser analisados num contexto histórico. A operação "Chumbo Fundido" ("Cast Lead") é uma missão cuidadosamente planeada que, por sua vez, faz parte de uma estratégia militar-serviços secretos formulada pela primeira vez em 2001. Leia a matéria completa com citações que amparam as informações.

Silêncio para Gaza

De Pedro Jorge

Camaradas:
O que acontece em Gaza não é uma guerra, muito menos um confronto ou uma ofensiva. É genocídio! É assassinato!
É a destruição de um povo que luta pelo elementar direito de continuar vivendo na terra que sempre foi sua.
E isto não começou há duas semanas atrás: há 60 anos as potências imperialistas decidiram transformar a palestina em um grande campo de concentração e deram ao Estado sionista de Israel a tarefa de ser a guarda deste campo. De lá para cá, os refugiados palestinos não mais tiveram direito de voltar aos seus lares, os que ficaram sofrem humilhações inimagináveis, tem suas terras tomadas para a construção de colônias judias, tem o seu direito de livre circulação submetido à boa vontade do invasor, tem suas fontes de sobrevivência seguidamente destruídas...A população adulta masculina está praticamente destruída na Palestina.
Chamar isto de guerra é hipocrisia.
Mostrar meia dúzia de foguetes caseiros lançados pelo Hammas contra Israel é cinismo das penas de aluguel, sempre de plantão.
Apelar para a naturalidade de "uma guerra que nunca acaba" é podridão espiritual.
Em Gaza e na Cisjordânia as crianças são despedaçadas pelas bombas de Israel e somente a indigência moral permitiria ver isto como catástrofe natural, ou encontrar culpados dos dois lados...
Diante disso, não perguntem por quem os sinos dobram...
Eles dobram por todos nós, humanos.
PS. Segue uma muito mal traduzida poesia de Mahmoud Darwish, poeta palestino, odiado por Israel, recentemente falecido.

SILÊNCIO PARA GAZA
Mahmoud Darwish

Gaza não tem garganta,
Fala por seus poros
em forma de suor, sangue e fogo.

Por isso, o inimigo a odeia até a morte
e a teme até o crime
e procura jogá-la ao mar.

E por isso, seus próximos e amigos
a querem com uma timidez
cheia de zelos e medo às vezes,

Porque Gaza é lição brutal...
E exemplo brilhante para amigos
e para inimigos por igual.

Gaza não é a cidade mais bela
Sua costa não é tão azul como a costa de outras cidades árabes
Sua laranjas não são as melhores do mediterrâneo

Gaza não é a cidade mais rica,
Não é nem mesmo a mais elegante
ou a maior dentre elas.

Mas encerra a história de uma nação,
porque é a mais feia,
mais pobre, mais miserável
e mais cheia de vícios
aos olhos de seus inimigos

Porque é a mais capaz, entre nós,
De alterar o humor e a comodidade dos inimigos,
porque é o seu pesadelo.

Porque está repleta de laranjas,
de crianças sem infância,
de velhos sem anos,
de mulheres sem desejos.

Porque, de todas as cidades
é a mais bela, rica e pura...
E a que mais amor merece

Abraços,
Pedro Jorge

11 de janeiro de 2009

Em Maringá, por que o ato em recinto fechado?

O Ato Público contra o terrorismo do Estado de Israel sobre os palestinos que residem na Faixa de Gaza marcado para quarta-feira, dia 14 de janeiro, às 20 horas, na Câmara Municipal de Maringá/PR, bem que deveria ser em praça pública, em horário que o povo possa participar e a imprensa divulgar.
Penso que um ato fechado – e pelas informações ocorrerá no Plenarinho da Câmara, que por sinal é um espaço reduzidíssimo – pode ficar sem eco social e político. As pessoas e eventuais “lideranças” sociais e políticas poderão falar um para o outro, fechados em quatro paredes. Pelo mundo os atos têm sido realizados em praça pública com considerável participação da sociedade. Por que em Maringá o ato foi marcado para um recinto fechado?

Gaza não merece o holocausto

Terrorismo, holocausto, ausência de socorro a feridos, campos de concentração, entre outros, podem estar sendo cometidos pelo Estado de Israel – acobertado pelo governo Bush – contra os palestinos que residem na Faixa de Gaza. Qualquer nação não tem o direito de invadir e praticar mortes sobre uma população de outro país, região ou faixa, simplesmente para exterminar pessoas de grupos reacionários, por meio de horrores sociais, políticos, econômicos e culturais sobre cidadãos inocentes como está acontecendo na Palestina. Israel está fazendo sobre Gaza o que os Estados Unidos tem feito sobre países em várias partes do mundo: invasão, holocaustos, violação dos direitos humanos por meio da negação em socorrer crianças, adultos e feridos.
A situação indica também a inoperância da Organização das Nações Unidas (ONU) em não intervir e resolver a questão. À medida que não agem, parece indicar conivência e parcialidade sobre os acontecimentos em favor de Israel.
A forma como Israel e indiretamente os norte-americanos agem sobre a Palestina não indica a resolução dos problemas regionais e de limites geográficos, mas resultará nas décadas vindouras na formação de um povo revoltado contra estes dois estados. Israel está formando alunos conscientes politicamente (palestinos revoltados) de forma negativa devido a perda de familiares e amigos, podendo lhe custar muito caro em menos de 50 anos. Quem viver, verá.
Imagem: Portal Vermelho - www.vermelho.org.br

9 de janeiro de 2009

Maringá realizará ato de solidariedade ao povo palestino

Entidades e partidos políticos de Maringá e região, entre eles o PCdoB, PT, UNE e Comunidade Arabe, realizarão ato contra o terrorismo de Estado de Israel sobre os palestinos que residem na Faixa de Gaza. O ato está marcado para o próximo dia 14 de janeiro (quarta-feira), às 20:00hs, no Plenarinho da Câmara Municipal de Maringá/PR. Este espaço fica aberto à divulgação das informações pertinentes ao Ato.

Sapato atirado em Bush faz aumentar vendas

A marca do sapato atirado no presidente norte-americano, George W. Bush, fabricado na Turquia, de modelo 271 agora se chama "Bye Bye Buch" e está rendendo muitas vendas no Iraque e Oriente Médio ao proprietário da indústria, levando-o a contratar aproximadamente 100 novos funcionários para atender os pedidos. Leia mais.

Encharcamento na Prefeitura de Maringá

Paulo Vidigal trata em seu blog sobre o encharcamento na Prefeitura de Maringá.
"Dias atrás foi aprovado na câmara de vereadores o projeto do executivo que reajustou os FG's (função gratificada) e o salário dos Cargos Comissionados, os famosos CC's. Contratados sem concurso público, muitos deles são cabos eleitorais que se empenharam bastante na última eleição. Parece que aproveitar os servidores de carreira não é muito bem visto."

Ato de solidariedade à Palestina

Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Fotografia: Rafael Duarte (Agência Petroleira de Notícias)

Cerca de mil pessoas participaram de um comovente ato público nesta quinta, 8, na Cinelândia, no centro do Rio, em solidariedade à luta do povo palestino. Da Cinelândia, os manifestantes saíram em passeata até a porta do Consulado dos Estados Unidos. Em protesto, jogaram sapatos sobre as paredes do consulado, num gesto simbólico de repúdio ao imperialismo estadunidense, que lembrou a sapatada atirada contra o presidente George W. Bush. As bandeiras dos Estados Unidos e de Estado terrorista de Israel foram queimadas.
Ao mesmo tempo em que a população do Rio se manifestava em apoio à causa palestina, os bombardeios israelenses à Faixa de Gaza se intensificavam. Um telefonema direto da Palestina, a um familiar residente no Brasil, informava que pessoas estavam soterradas sobre os escombros, sem receber ajuda, ambulâncias serviam de alvo "e quem escapava dos bombardeios era atingido por metralhadores, por terra". A maioria das vítimas era formada por mulheres e crianças.
O ato em apoio aos palestinos reuniu um grande número de sindicatos, entidades humanitárias, movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais. Dentre os sindicatos, havia dirigentes e militantes dos Correios, Bancários, SEPE, Sintuff, Sindipetro-RJ. Os partidos políticos PT, PC do B, PSTU, PCB, P-SOL. As centrais sindicais CUT, Intersindical, Conlutas e CTB. O Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino do Rio de Janeiro esteve à frente da organização, que também contou com a presença da Sociedade Brasileira Muçulmana, dentre inúmeras outras entidades.
Desde a retomada dos ataques de Israel sobre a Faixa de Gaza, em 27 de dezembro, os brasileiros já realizaram manifestações em várias capitais, em favor dos palestinos. Florianópolis, Manaus, São Paulo e Salvador foram as primeiras. No Rio, as organizações que integram o Comitê reuniram-se após o ato desta quinta, para discutir os novos passos da luta contra o holocausto palestino.
Os manifestantes reivindicam que o Brasil rompa diplomaticamente com o Estado terrorista de Israel, propõem o cancelamento do Tratado Comercial entre Brasil e Israel e estão dispostos a mover uma campanha internacional de boicote aos produtos e corporações sionistas.

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do ICEP Brasil - Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil

Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, debateram o nome pelo qual elas desejam ser chamadas. Mundialmente, já fecharam a questão: querem ser chamadas de “pessoas com deficiência” em todos os idiomas. E esse termo faz parte do texto da Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência, a ser aprovada pela Assembléia Geral da ONU em 2004 e a ser promulgada posteriormente através de lei nacional de todos os Países-Membros. Conforme Sueide Miranda Leite presidente do ICEP Brasil “A imprensa não demonstra nenhum interesse em pronunciar o termo correto, Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência , já foi aprovada e a imprensa continua a usar o termo portadores de necessidades especiais ou portadores de deficiência como fez um dia desse o Alexandre Garcia na Edição do DF TV. A inclusão que tanto defendemos passa também pelo respeito as normas aprovadas pelos ativistas do movimento de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela Legislação Brasileira. Queremos por parte da imprensa que cumpra o que já é Lei, afinal vivemos no Estado Democrático de Direitos e a própria imprensa foi e continua sendo muito importante na conquista da Democracia em que vivemos”. Para saber mais, clique aqui.

A nova ortografia

Em busca de entender as mudanças ortográficas, disponibilizei para mim e para todos que se apropriarem, ao lado deste blog, alguns caminhos úteis e rápidos para pesquisa, estudo e praticidade. Temos até 2012 para aprendermos.

8 de janeiro de 2009

Pé atrás com o lero-lero de mecânicos

Ao trocar dois pneus de nosso veículo e fazer balanceamento e alinhamento, fui informado que o carro precisava de cambagem para que o alinhamento ficasse em 100%. Após informarem o valor da cambagem, quase cair de costa. Considerando o estado semi-novo do veículo, solicitei um mapa das diferenças. Apresentando-o em outro local de alinhamento manual e após nova conferência do mesmo, fui orientado em não fazer cambagem. O profissional adiantou que muitos motoristas que executam serviços em “certas especializadas”, acabam fazendo serviços desnecessários, vezes que os números do computador, inclusive com os mínimos detalhes, podem ser manipulados para ludibriar o cliente que acaba fazendo serviços desnecessários e trocar peças boas, judiando do veículo e gastando o que não precisaria. Ao ouvi-lo, fiquei pensando que é importante ficar com um pé atrás com o lero-lero de certos mecânicos sobre nós motoristas - e parecem ser orientados para tal - para executarem serviços que nem sempre são necessários nos veículos. Adiantou o mecânico que cambagem significa judiar, bater, forçar o veículo e, ao forçar pode quebrar ou danificar peças que obrigatoriamente tenha que ser trocada e, o mecânico, não vai falar que quebrou. Vai dizer que a peça está com problema e que se não trocar não dará alinhamento e o veículo terá problemas de direção e possível acidente. Sobra para o proprietário que, desentendido do assunto, acaba assumindo o ônus.

7 de janeiro de 2009

Emir Sader e a Faixa de Gaza

Emir Sader levanta 14 questões sobre o que está acontecendo entre Israel contra a Faixa de Gaza.
1) A questão de fundo dos conflitos na Palestina é o veto dos EUA e a oposição militar de Israel contra a resolução da ONU do direito de existência de um Estado de Israel e de um Estado Palestino. O Estado israelense existe, porém os EUA – com seu veto no Conselho de Segurança – e Israel, com a ocupação dos territórios palestinos, impedem que a resolução da ONU seja posta em prática – única solução justa e com possibilidade de promover uma paz duradoura na região. Para ler as demais 13 questões, clique sobre a linha.

Governo reconhece 1.289 comunidades quilombolas

A Fundação Cultural Palmares publicou no Diário Oficial da União uma portaria que reconhece mais 37 comunidades - em dez Estados - como população remanescente de quilombos. Com isso sobe para 1.289 o total de comunidades já reconhecidas e em condições de reivindicar a posse legal das terras onde vivem e de cobrar programas especiais de assistência dos órgãos públicos. Mas, a julgar por outros indicadores, os dados mostram que se trata apenas do início de uma escalada.

Os americanos e o desconhecimento histórico-cultural

A utilidade pública da internet

Recebi ontem o e-mail abaixo que demonstra que o mundo não tem limite e que Maringá está ao redor de Lisboa:
"Exmos. Srs.,
Estamos através deste a dar conhecimento do seguinte,
Somos uma casa que se dedica totalmente á reciclagem de material obsoleto como computadores, fogões servidores, esquentadores, maquinas, prateleiras metálicas, alumínios, ferros, ups, carregadores, todo o tipo de cabos de ligação, aquecedores, peças de informática soltas avariadas etc.
Todos estes materiais são separados por peça e enviados para os vários locais diferentes para reciclagem.
Fazemos recolhas a qualquer hora que seja combinada em Lisboa e arredores, sem qualquer custo para V.exas
Na expectativa que este serviço possa interessar, ficamos aguardar as vossas prezadas noticias.
Sem qualquer outro assunto, Aceitem os mais respeitosos Cumprimentos.

Obs: Este serviço é só para lojas e empresas.

(Por Favor Divulgue Este Serviço Obrigado)

Bom Ano

Paula Dias
Campo de Ourique - Lisboa
Telem: 96 015 58 54
E-mail:
reciclatudo.lda@clix.pt"

Horror em Gaza

Eyad Al Serraj, psicólogo clínico em Gaza, descreve o horror da guerra que estão vivendo devido a invasão promovida pelo governo de Israel. É comovente. São mortos e feridos para todos os lados. Serraj escreve antes da invasão por terra. Atualmente a situação deve estar pior.

O fim de uma seringueira - Postagem número: 2.000

Corrigido - Uma seringueira centenária existente na esquina da Rua La Paz com a Rua Cuba, no Jardim Morangueira, em Maringá, está com a vida em contagem regressiva. Com um tronco aproximado de 4 x 5, chegando a 20 m², vem sofrendo com a falta de sensibilidade humana e a fúria da natureza.
A moradora da esquina teme a queda da seringueira sobre sua casa de madeira. Disse que aparentemente a árvore está condenada devido a idade e o fogo que constantemente a atinge. Olhando para a árvore, disse: “desde que nasci já via esta árvore. Ela é anterior à minha avó que foi quem primeiro residiu aqui. Mas agora ela está podre. Não tem jeito. Ultimamente ela começou a cair para os lados. Temos medo que caia sobre nossa casa”. De acordo com a moradora, vários pedidos de poda já foram protocolados junto à prefeitura, mas até o momento nada foi feito e a seringueira está caindo por si, correndo risco de cair sobre a casa. A única poda de alguns galhos tem sido por parte da Copel, desde que os fios da rede estejam em risco.

Conjuntura de 2008

Para quem organiza palestra ou assessorias e necessita de preparação sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, vai aqui uma dica de leitura sobre a conjuntura social, política, econômica, cultural, conflitos, guerras, educação, entre outras, ocorridas no decorrer de 2008 e realizada pelo Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT.
A organização analisa os destinos do homem e a crise mundial; o ano em que o capitalismo estremeceu; o governo Lula e a política externa do governo; os movimentos sociais e a relação com o governo, incluindo as tensões existentes; a criminalização dos movimentos sociais e sua resistências, assim como a América Latina e os diferentes governos com suas formas ideológicas de pensar e agir.

Recordando encontros inesperados

Ao assistir o filme de "A Grande Família" nesta noite de desta terça-feira – agora já é madruga de quarta – e vendo a participação especial de Paulo Betti, lembrei-me de quando o conheci de perto, ou seja, ao meu lado, no início de setembro de 2003, no Palácio do Planalto, no gabinete do Gilberto de Carvalho e, logo em seguida, na sala da imprensa, com o presidente Lula, momento em que o presidente Lula lançou a nova nota de um real, com o então ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Paulo Betti estava de cabelos compridos e ao vê-lo, não o reconheci. Quando o presidente Lula agradecia os presentes, teceu elogios ao Paulo Betti, dizendo admirá-lo. Neste momento é que a ficha caiu e o reconheci. O momento também marcou porque o presidente além de cumprimentar cada presente, se dispôs a tirar foto com cada grupo presente no local. Quando se dirigia para a porta que dava acesso ao seu gabinete, lembrou-se que alguém havia se apresentado como de Maringá. Virou-se, olhou para o nosso grupo e perguntou para mim: “é você de Maringá?” e me chamou. Queria informação sobre a saúde do prefeito José Cláudio. A conversa entre eu, Lula e Gil, durou aproximadamente 1 minuto. No final, ele virou para o Gil e disse estar preocupado com a saúde do amigo e que se pudesse ainda gostaria de visitá-lo, o que jamais aconteceu, pois José Cláudio faleceu uns 10 dias depois, em 16 de setembro.
A participação de Paulo Betti também me fez lembrar de outro ator – Francisco Cuoco – que também encontrei por acaso no Hotel Elo, em Maringá, em agosto de 2005. Eu aguardava o sub-secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República que veio para a abertura do “I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano”, quando Cuoco veio até o sofá onde eu estava. Aproximou-se, sorriu e disse boa tarde. Educadamente, o retribui. Fiquei olhando e pensando: “conheço este cidadão. Quem será!”. Nisto, dois hóspedes que estavam no sofá ao lado, se levantaram e solicitaram-lhe fotos com o ator. Eu, na minha, fiquei olhando a tietagem. Cuoco, com aquele vozeirão, foi educadíssimo. Em seguida, juntamente com outros atores, se dirigiram para um veículo que os aguardavam e embarcaram em direção a Callil Haddad para ensaio de uma peça teatral. A ficha de que era o Francisco Cuoco somente caiu quando ele estava adentrando o veículo. Interessante é que tais encontros ocorrem em momentos inesperados e como eu não sou muito ligado a atores, filmes, músicas e tenho incontáveis contatos com personalidades diferentes, menos com atores, até cair a ficha sobre quem são, quase que já se foram.
Descrevi os ocorridos simplesmente porque vi, nesta noite, o Paulo Betti de cabelos curtos, diferente daquela manhã de setembro de 2003.

6 de janeiro de 2009

Carta a Lula

Em outubro de 2008, os movimentos sociais do Brasil, por meio das entidades que os representam, enviaram uma Carta a Lula, cumprimentando-o, combrando-o e apresentando sugestões de ações sociais, econômicas, políticas, culturais, educacionais e de direitos humanos. Vale apena conhecer a íntegra.

IDH do Brasil cresce; país é 70º no ranking

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil aumentou entre 2005 e 2006 e o país manteve a 70ª posição em um ranking entre 179 nações (o maior número já considerado no índice, com dois territórios em relação ao ano anterior), de acordo com os dados inéditos divulgados pelo PNUD nesta quinta-feira. O fator mais relevante para a melhoria do país foi o crescimento no índice relativo à taxa de alfabetização; PIB per capita e longevidade, outros dois indicadores que compõem o índice, também apresentaram aumento.

Arquivos da ditadura militar poderão ser acessados

O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, confirmou nesta terça-feira que o governo federal lançará em janeiro um pacote de medidas para permitir o acesso do público aos arquivos da ditadura militar (1964-1985).

5 de janeiro de 2009

De grão em grão, a galinha enche o papo

Corrigido - Mais uma vez saí de um Supermercado questionando alguns centavos que de tanto que vamos deixando lá, aumenta o faturamento diário e mensal de seus proprietários. Hoje foi no Super Muffato. A compra foi de R$ 8,03 (oito reais e três centavos) e dei R$ 20,00 (vinte reais) para o pagamento. A operadora do caixa perguntou-me se eu tinha cinco centavos. Após consultar a carteira, disse-lhe que não. Ela então me voltou R$ 11,95 (onze reais e noventa e cinco centavos), sendo R$ 1,95 (um real e noventa e cinco centavos) em moedas. Ou seja, eu poderia "perder" dois centavos, mas o mercado não poderia perder três centavos. Não importa, nos "conformemos", pois quem ficou com o prejuízo foi eu, o consumidor. Foram apenas dois centavos. Mas de dois de dois em dois centavos por cliente, no final do dia a “mais valia” fará uma boa diferença em favor dos empresários. Parece “mixaria”, mas há um ditado que diz que “de grão em grão, a galinha enche o papo”.
Situação semelhante ocorreu semanas atrás nos Supermercados Cidade Canção. Lá também deixei três centavos. Interessante é que o consumidor pode perder, mas os proprietários dos mercados, não. Não reclamei com nenhuma das operadoras porque elas são funcionárias e talvez sejam orientadas para tal, sob risco de cobrirem as “diferenças negativas” no fim do dia. Assim, tomei a iniciativa de divulgar neste espaço. O efeito pode ser maior. Os mercados deveriam repensar sobre tal política. Os consumidores não são bobos. E olha, outros consumidores também já me confessaram situações semelhantes.

4 de janeiro de 2009

Maringá: falada e badalada

Conversando com um curitibano neste fim de semana ele avaliava que até pouco tempo Londrina se destacava em fama e badalação no interior do Paraná. Hoje é Maringá que se destaca, é mais conhecida, falada e badalada. O interessante são os motivos da fama de Maringá – na minha avaliação –, negativas:
* atitudes políticas dos vereadores e prefeito,
* acidentes,
* assaltos,
* corte/destruição das árvores,
* pista de caminhada,
* taxa de tratamento do lixo,
* dinheiro investido no clube dos japoneses e, assim por diante...
Confesso que fiquei envergonhado, não da cidade, mas dos destaques que deveriam atingir a moral e a ética dos administradores públicos e fiscalizadores. E o visitante tem razão. Comentou que vinha acompanhando os jornais e blogs e estava transtornado com as reuniões convocadas pelo Poder Executivo neste final de semana de Ano Novo para votarem projetos que prejudica o Orçamento do Município e diretamente os contribuintes. Mais razão tem o visitante, ao considerarmos que Maringá “nunca na história deste país” saiu tanto na mídia nacional – de forma pejorativa – quanto nestes últimos quatro anos.

8,4 milhões de reais/ano

O vereador Humberto Henrique aponta que 8,4 milhões de reais/ano deverá ser o custo da reforma administrativa proposta pelo prefeito Silvio Barros ao aumentar a quantidade e a remuneração de cargos de confiança.
O vereador ainda avalia que o excesso de cargos de confiança provoca inchaço na estrutura da Prefeitura e não resulta em benefício para a população.
Pitaco - Sugiro que o vereador estude a possibilidade de acionar o Ministério Público, vez que a maioria dos vereadores parece apenas obedecer - com raríssimas excessões e pressões - o que se planeja e se determina no Poder Executivo.

3 de janeiro de 2009

Ângelo Rigon: destaque da comunicação regional de 2008

Este blog destaca o blog do Rigon como o blog do ano de 2008 de Maringá e região. Penso que nenhum meio de comunicação regional negaria este destaque ao Ângelo Rigon pelas notícias, fatos, política e informações em geral. É um blog político e social, diferenciando-se de muitos outros que priorizam desgraças, sangue, prisões, acidentes, tiroteios e outros apenas a natureza, fotos ou poesias, o blog do Rigon parece-me eclético e aberto a tudo e a todos, inclusive à participação dos leitores com seus comentários, muitos vezes desaforados.
O blog do Rigon tornou-se um órgão informativo de utilidade pública. Mesmo os críticos, os revoltados, os chatos, os malhadores..., os que o visitam para saber o que existe de novidades e informações: blogueiros, imprensa falada, escrita e televisiva, acadêmicos de todas as áreas, entre eles os de comunicação, além dos formadores de opinião, professores, políticos, comerciantes, industriais, sindicalistas, servidores públicos, compradores, vendedores, representantes comerciais, artistas ou garçons.
O jornalista Rigon adentrou 2009 trabalhando a beça. No primeiro dia do Ano Novo (01/01/2009), realizou nada menos que 30 postagens, indicando que não descansou e provando ser, de fato, jornalista dedicado, cobrindo as posses de prefeitos e vereadores da região. Em 2009, precisa ter cuidado com um novo stress e emoções para novamente não parar no hospital.

Os feriados de 2009

O ano de 2009 será especial para quem gosta de emendar feriados e descansar. Dos 11 feriados nacionais, 10 deles caem em dias de segunda, terça, quinta ou sexta-feira. Apenas o dia 15 de novembro cai no domingo. Dos 365 dias de 2009, milhares de brasileiros devem emendar feriados e descansar aproximadamente 30 dias. Caso seja funcionário público, descansará de 114 a 122 dias, incluso os feriados de aniversário e padroeiro da cidade. Resumindo, este é um ano propício para todos. Aproveitemos.

2 de janeiro de 2009

Dicionário atingiu 2596 gírias

O Dicionário Popular acaba de atingir 2596 gírias, cada uma mais paca que a outra, entre elas, estas:
LOGO ALI = próximo, perto.
RESSACA = entregue após beber demais, bêbado.
ESCARCEL = grito, barulho, bagunça proveniente o medo e susto.
VENTO EM POUPA = sempre em frente, de bem com a vida, vitorioso.
TORRÃO = difícil de negociação, seco, direto.
SOSSEGAR O FACHO = aquietar-se, não ficar exaltado.
SI FU = foi-se, acabou-se.
BUSCAR FOGO = pressa, rapidez.
QUETA O FACHO = fique quieto, assenta-se.
TRUCÊ = torcer, apertar.
ESCALDANTE = quente.
PETELECO = tapa ou soco no pé da orelha.
DE BRAÇOS DADOS = juntos, dupla.
DEU GRILO = confusão, rolo, problema.
POIS É = fusca.

Aracruz está nas últimas

Acabo de ler em Diário Gauche que a Aracruz Celulose está nas últimas e não é coisa da novela Favorita das 08 que começa quase as 09. De acordo com o Diário, é real. Será que a novela está levando a empresa à falência? Ou a Favorita foi pensada a partir dos riscos da falência da empresa? Há Flora ou floras envolvidas? AQUI.

Massacre na Palestina

Humberto Henrique: destaque político de 2008

Em busca de destaques políticos do ano de 2008, tenho lido nestes últimos dias a respeito de vários políticos de Maringá e confesso que a cada observação aumentaram minhas dúvidas e decepções. Assim - respeitando os que pensam diferente - este blog destaca unicamente o vereador Humberto Henrique (PT) que, pelo seu comportamento, na Câmara e fora dela tem demonstrado responsabilidade, compreensão sobre as FUNÇÕES DO VEREADOR, fiscalização sobre o Pode Legislativo e Executivo, além da preocupação na prestação de contas, contra o assistencialismo, churrascadas gratuitas, fogatórios, festivais de músicas e futebóis. O reconhecimento começou pela expressiva votação recebida, tendo ultrapassado a casa dos 70% em relação a votação do primeito mandato de vereador. Nenhum outro político teve a mesma aceitação, significando aprovação, respeito e confiabilidade de que fará muito mais, sem a preocupação de ser amigo do rei e dos súditos.
  • Em defesa do povo: HUMBERTO HENRIQUE (PT);
  • Em defesa de si próprio: por se tratar da maioria, não há como descrever;
  • Em defesa dos grupos de apoio financeiro: por se tratar da maioria, não há como descrever.

Salões comunitários inacabados

É início de 2009 e os salões comunitários das associações de moradores continuam inacabados. Alguns estão em fases mais avançadas que outros e muitos têm sido usados como esconderijo de andarilhos ou uso de drogas, motivo de críticas por parte dos moradores das redondezas. Na manhã de hoje, moradores do Champanhat e Itaparica questionavam a construção inacabada ao lado da Avenida Tuiuti: “quando será que isto vai ter um fim?”. Os salões comunitários fazem parte de uma novela desde governos passados. Durante o governo José Cláudio já se negociavam as construções e talvez passe o governo Sílvio sem que os salões sejam concluídos por completo.

Adormecida

Maringá ainda continua adormecida pelo feriado de 1º de janeiro. Poucas indústrias e comércios abriram até o momento. São poucos os veículos que circulam pelas ruas, o que mudará após as 11 ou 12 horas.