28 de fevereiro de 2009

Em Astorga, a mulher mais idosa do mundo completa hoje 129 anos de vida

Foto Google
Estava esquecendo do mais importante apontamento que faria hoje: parabenizar Maria Olívia da Silva, a mulher mais idosa do mundo, completando hoje 129 anos de idade. Dona Maria reside em casa, no município de Astorga/PR. Sua alimentação preferida é arroz, feijão e banana, acompanhada do carinho dos filhos. Já tentei descobrir se Maria Olívia consta no livro dos vencedores como a mais idosa do mundo, mas não consegui esta informação. Parece-me que não consta. Espero estar enganado.
Nome: Maria Olívia da Silva
Nascimento: 28/02/1880
Parabéns pelo aniversário: 28/02/2009
129 anos de experiência, bronca nos filhos, respeito, amor e muitas histórias para contar.

Nirso e o prizidenti

O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: 'Seo Gomis, o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa, Abrasso, Nirso.'
Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro: 'Seo Gomis, os relatório di venda vai xega atrazado proque to fexano umas venda. Temo que manda treis miu pessa. Amanhã tô xegando. Abrasso, Nirso.'
No dia seguinte: 'Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis mil em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso.'
No outro: 'Seo Gomis, Brazilha fexô 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso'.
E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor, um verdadeiro caipira em todos os sentidos. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse:
- Deixa comigo, que eu tomarei as providências necessárias.
E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens de fax do vendedor: 'A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos cum iscrevê serto e cas aparênça esteriô i si preocupá mais cas venda. Acinado:
o Prizidenti.'

27 de fevereiro de 2009

Racismo

Tenho observado que as pessoas – na maioria das vezes de forma natural – utilizam palavras ou expressões de racismo sem se perceberem que em algum momento terão problemas com a justiça. Expressões comuns: “serviço de preto”, “nego fedido”, “parece negro”, “preto igual a um torrão”... Já chamei a atenção de algumas pessoas para tomarem cuidado com o que dizem e alguns defendem: “não dá nada não, estou falando a verdade”. Para os que pensam que nada dá, eis o que aconteceu em Marechal Cândido Rondon, na sexta-feira, dia 20.
Um vizinho chamou o outro de “preto sujo e nojento” e está preso por ser o racismo um crime inafiançável. É indicado que todos que utilizam no dia-a-dia e mesmo por “brincadeiras” expressões de racismo, que se contenham e se fiscalizem para não terem que morar na cadeia por noites e dias.

Suspenso

Passou o carnaval e a Igreja Católica demonstra porque tem sobrevivido a milhares de anos. O arcebispo de João Pessoa Dom Aldo Pagotto, proibiu o padre e deputado federal Luiz Couto, do PT da Paraíba de exercer o sacerdócio naquela Diocese por ter se manifestado contra a discriminação aos homossexuais, favorável ao uso de preservativos, contra o celibato, entre outras coisas. Para piorar, o padre e deputado solicitou proteção policial à Câmara Federal, pois tem recebido ameaças de morte. A situação me fez lembrar dos início dos anos 80, quando vários colegas de Seminário manifestávamos contrários ao celibato e a outros pontos e fomos dispensados nos finais de 84. Sinal de que, entre as quatro paredes da Igreja, o bicho continua pegando.

26 de fevereiro de 2009

Indignado

O leitor Adriano Freitas faz análise pessoal do carnaval 2009:
"Vendo os telejornais de ontem a noite fiquei indignado com o que vi. Realmente o carnaval é uma festa milionária em um país miserável. É isso mesmo,não estou exagerando não, onde cabe tanta falta de vergonha? Um carro alegórico de uma escola de samba custou 500 mil reais, o que é isso, o povo morrendo por falta de hospitais, as penitenciárias lotadas, eu sinceramente não consigo entender o país em que moro. São quatro dias de folia, e qual o real objetivo disso? Cultural? Oras por favor né, ficar quatro dias sem trabalhar, sem produzir, isso é contribuir com a cultura? Daí a hipocrisia corre solta na tal quarta feira de cinzas, todo mundo lá diante do padre se penitenciando, que falta de vergonha na cara, isso sim".

25 de fevereiro de 2009

Métodos novos de recuperação de condenados. Por que não em Maringá?

Do site da APAC: Jardim da APAC, em Itaúna/MG
Como o sistema prisional brasileiro está falido, superlotado e imundo, tenho recebido informações de modelos de casas de recuperação, sobretudo em Minas Gerais, de que são de fazer inveja a muitos modelos de prisões, casas de recuperação e países do mundo. A experiência de Minas tem sido de tal forma positiva que se expandiu para o Estado de São Paulo, cidade de Pedreiras/MA e uma unidade está sendo implantada em Pato Branco/PR, a qual conheci e fiquei impressionado com as explicações e informações recebidas sobre o funcionamento. As informações são de que os detentos não necessariamente ficam presos, mas podem conter várias modalidades: grade, sem grade e sem muro e o detento pode fazer parte das equipes que cuidam do ambiente: limpeza, liberdade, processo de socialização, acompanhamento de um juiz e da comunidade, sem que fujam.
Do site da APAC: Quadro de avaliação disciplinar, em Itaúna/MG
As informações sobre Minas, São Paulo e Maranhão foram impressionantes e riquíssimas. Defendo a idéia de que vale o Conselho de Segurança de Maringá organizar uma expedição, sobretudo a Minas Gerais (pelo pioneirismo), com o objetivo de conhecer as experiências do sistema e, quem sabe, adaptar uma experiência em Maringá. Vai que dá certo! O sistema chama-se APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e aos poucos conquista espaço em diferentes Estados na recuperação e socialização de presos. Aqui um site de uma das associações, clica e CONHEÇA.

Foi-se o carnaval, mas continuam as músicas e os teatros

As noites de quinta e sexta-feira desta semana serão marcadas por músicas e teatros.
* No dia 26 (quinta-feira), o pianista Paulo Henrique Baldassi deverá alegrar os que comparecerem no Auditório Luzamor, em Maringá, com entrada franca às 21 horas.
* Já no dia 27 (sexta-feira), o Teatro Barracão estará recebendo o público para o espetáculo "A vida é uma comédia", com Fábio Moraes. A entrada também é franca e iniciará às 21 horas. Quem chegar depois das 21 horas em qualquer dos eventos, pode ficar de fora.

23 de fevereiro de 2009

Acidente com óbito

Ao retornarmos de Umuarama, ontem a noite, enfrentamos um congestionamento de aproximadamente cinco quilômetros por causa de um acidente entre Paiçandu e Água Boa, envolvendo dois veículos. O acidente, em si, não nos pareceu tão grave. Talvez mais o susto e danos materias. As informações dos curiosos que paravam para ver o ocorrido repassavam aos demais motoristas que uma pessoa, após discutir com um policial, foi morta por ele. Optei por não parar, visto que havia várias viaturas, muitos policiais rodoviários, policiais militares e a viatura do IML. Enquanto vários policiais rodoviários organizavam o fluxo de veículo, sobretudo dos que vinham da direção de Doutor Camargo–Maringá, havia um grande tumulto nas proximidades da viatura do IML, com policias no meio. O povo parecia revoltado. Achei estranho o acidente, pois nunca havia visto um envolvendo tantas viaturas e policiais, além da presença da televisão. Estava além do normal.

Baú da Felicidade

Uma senhora desabafou ontem, em Umuarama, de que sua maior decepção neste início de ano foi ter pago um carnê do Baú da Felicidade e receber mercadorias de péssimas qualidades, além dos preços mais caros do que qualquer loja da cidade. Deu exemplos: 1 toalha de banho, de qualidade melhor, nas lojas custam quinze reais, me repassaram por vinte e oito reais. A panela de pressão de três litros que nas lojas não passa de quarenta e cinco reais, me passaram por setenta e cinco... E continuou: “eles pensam que só porque somos pobres podemos receber qualquer produto de qualquer qualidade”. O mais interessante foi a análise do “quem quer dinheiro” do Sílvio Santos. Disse: “quando o Sílvio Santos grita ‘quem quer dinheiro’, uma daquelas notas de cinco, dez ou vente reais, eu sinto ser uma das minhas. Ele usa o dinheiro dos pobres – pois os ricos eu acho que não compram e pagam carnê do baú, pois já tem de tudo – para jogar para o povo. Nunca mais eu caio numa dessa”.

20 de fevereiro de 2009

Estar. Para que serve?

Fala-se tanto em segurança pública, cuidado ao estacionar, mas nos sentimos inseguros nos estacionamentos públicos regulamentados. Pior, além de nossa insegurança, somos obrigados sob risco de multa, a pagarmos o Estar. Neste início de tarde, após pagar uma ora de Estar, observei que a única obrigação de quem me vendeu o cartão era a de anotar a placa do veículo em um momento posterior, visando conferir se o condutor havia colocado cartão e notificá-lo em caso de ausência. Ou seja, o Município – representado pelo agente público – estava preocupado com a renda (o lucro) e não com a segurança e a integridade do veículo. Estabeleceu-se em mim uma dúvida: à medida que o Município cobra dos condutores para estacionar de forma regulamentar, o Município não seria responsável por danos, roubos ou avarias no ou do veículo? Caso algum proprietário tenha seu veículo danificado ou roubado, o município pode ser acionado juridicamente a segurar o veículo, cobrindo todos os gastos? Afinal, para que serve o Estar? Para arrecadar fundos? E o dinheiro, onde é aplicado? O pior, como aconteceu nesta tarde, é pagar o Estar (prefeitura) e ainda o flanelinha. Ambos levaram meu dinheiro e, tenho plena convicção: não cuidaram do veículo.

19 de fevereiro de 2009

Acidente anunciado

Muitos acidentes são previsíveis. Assim como o ocorrido ontem com o servidor público do Município de Maringá, ocorrem também com trabalhadores da construção civil e outros setores. Nesta manhã, por exemplo, enquanto caminhava, observava que por falta de calçadas decentes nas ruas de Maringá, as pessoas realizam as caminhadas ou transitam pelas beiradas das ruas ou pelo meio delas, correndo risco de sofrerem acidentes de trânsito e morrerem devido ao fluxo de veículos que tem aumentado muito, devido à falta de cuidado dos pedestres e devido aos motoristas e motoqueiros apressados e velocistas.

18 de fevereiro de 2009

O cúmulo da ignorância: Belinati apresenta projeto cota contestável

O deputado estadual Antonio Belinati apresentou e está tramitando um projeto de Lei que estabelece percentagem de que pelo menos 80% dos aprovados em vestibulares nas instituições ensino superior sejam do Paraná. Absurdo a proposta. Imaginemos se outros Estados da Federação fizessem o mesmo prejudicando os jovens paranaenses. Será que o deputado está bem de saúde? Seus filhos ou parentes estudaram ou estudam em outro Estado? Ouça a reportagem da CBN.

17 de fevereiro de 2009

Bianco em Brasília

O vereador Bianco (PT), de Sarandi, não está perdendo tempo. Prometeu ao povo que correria atrás dos problemas e já chegou a Brasília. Seu blog registrou ele em um Ministério acompanhando o prefeiro de Sarandi e relatando os problemas da cidade, no Senado com Flávio Arns e na Câmara Federal com Dr. Rosinha. Logo logo chega no Lula.

Ministério Público de Goiás tem portal de notícias gerais

O Ministério Público de Goiás tem um portal de fazer inveja a muitos órgãos da imprensa. São notícias diversas, ultrapassando as decisões internas. Que bJustificarom se outros estados seguissem o exemplo daquela instituição.

Apresentador leva tapa de apresentadora, no rosto

O The News Bizarre publicou vídeo em que o apresentador alemão, ao vivo, coloca a mão no seio de sua colega de trabalho. Resultado: um inesperado tapa no rosto. Não maior cara de pau o apresentador continua o programa.

Roubo de senha em caixa eletrônico

Criminosos instalam câmera em máquina eletrônica para filmar e roubar senhas de clientes de um banco. Azar deles. Barraram na esperteza de uma mulher que desconfiou de que a aparência de um caixa desvirtuava dos demais. Assista a reportagem abaixo:

16 de fevereiro de 2009

Hugo Chávez pode se reeleger indefinidamente

A mídia do mundo todo divulgou a vitória um tanto apertada de Hugo Chávez, da Venezuela, neste domingo (15), podendo se reeleger presidente daquele país quantas vezes o povo quiser. A divulgação não foi marcada por destaques na maioria dos jornais de maior peso no mundo. Considerando que o voto na Venezuela não é obrigatório, o comparecimento nas urnas foi expressivo: mais de 70%.
A vitória levou os venezuelanos à festa com buzinaços, fogos de artifício, música e dança nas ruas de numerosas cidades. Na prática festejavam a reeleição de Hugo Chávez por mais quantos mandatos o presidente almejar.
Nestes dez anos do governo Chávez, ocorreram 15 eleições (presidenciais, parlamentares, regionais e referendos) e o presidente obteve 14 vitórias. A única derrota foi para o referendo da reforma constitucional, em dezembro de 2007. De acordo com Hugo Chávez, a vitória serve para ''continuar a revolução'' iniciada a dez anos atrás.

15 de fevereiro de 2009

Na contramão

Leitor diz que é rotina durante a madrugada presenciar entregador trafegar na contramão no Novo Centro. Outros que aprontam são os seguranças que prestam serviços de monitoramento. Disse: “Eu já vi um deles contornar a esquina da Bento Munhoz da Rocha com a São Paulo pela calçada e na contramão e isso por volta da 0,0 horas”.

Condutor de ambulância coloca acidentado em risco

Aproximava-se das 14 horas quando uma ambulância do Corpo de Bombeiros socorreu um acidentado, na Avenida Tuiuti, em frente à chácara dos Villanova - da famosa canafístula que a prefeitura derrubou. Em direção ao hospital, no cruzamento com a Avenida Mauá, o semáforo estava fechado para quem seguia na Tuiuti e o condutor da ambulância pediu passagem buzinando, quando deveria - além do giroflex ligado - ter ligado também a sirene (será que estava com problema), vez que havia um outro veículo à frente aguardando o sinal abrir e tantos outros veículos trafegando pela Mauá. Na minha avaliação de leigo, o condutor da viatura colocou em risco as pessoas da ambulância e as de outros veículos. O acidentado foi conduzido à Santa Casa. No local do acidente ficou um reboque da PM para dar os encaminhamentos finais.

O tamanco, o salto alto e o ego

Nesta manhã de horário novo de verão, avisto uma mulher (mulherona?) andando dura e aparentemente segura. Ao passar por mim vejo que a “mulherona” é uma mulher baixa, acima do peso e passas-se por alta devido ao tamanco utilizado (aproximadamente 10 centímetros) que a faz ficar aparentemente magra, andando dura e aparentemente segura. Seria medo de cair? Insegurança? Naquele tamanco, qualquer mulher vira mulherona, engana a si para preencher o ego pessoal e aos outros(as), além do risco de pisar em falso e cair sobre o pé, danificando-o. Não é diferente quando vemos as admiráveis sobre salto alto. São aparentemente bonitas, mas nem sempre atraentes, pois as fazem andar duras como se estivessem andando sobre cordas. Muitas chamam atenção por endurecer o corpo e se equilibrarem sobre saltos que nos parece mais atrapalhá-las do que nos encantar. Admiro as que são o que são sem subterfúgios que nos enganem. Mas existem os que admiram e preferem. Outros dizem que o importante é ser feliz, mas os médicos ortopedistas não indicam, nem orientam. Sabem que no futuro - lá pela terceira idade - as dores falarão mais alto e será tarde para recuperar o que foi danificado quando adolescente, jovem e adulto.

Flagrante 1: Jornaleiro viola leis de trânsito

Distribuidor de jornal em moto transita pela Rua Rio Cuba e sem a menor cerimônia adentra a contramão da Rua 28 de junho - Vila Morangueirinha. Pôs em risco um acidente contra ele e contra terceiro. Poderia ter dado de frente com um veículo, outro motoqueiro, um pedestre ou uma viatura e ter sido multado. Talvez cometa a infração todos os domingos de manhã de pouco movimento. Seria a pressa ou falta de responsabilidade? – 08h15min.

Flagrante 2: Mulher joga lixo da calçada no bueiro

Uma senhora de um estabelecimento comercial da esquina das ruas (salvo engano) Pioneiro Joaquim dos Santos com Rua Rio Cuba, no Jardim Novo Oásis, sem a menor cerimônia e na frente de todos que passavam, varre a calçada e parte da rua no bueiro da frente de seu estabelecimento enquanto desculpa-se de que enquanto era ela que cuidava da churrasqueira e dos espetinhos, não os deixava jogado na calçada – 08h35min.

Flagrante 3: Mulher varre a calçada, a rua e limpa o bueiro

Pouco mais a frente do flagrante anterior, no mesmo bairro (Novo Oásis), outra mulher varre a calçada e a rua da frente de sua casa e limpa a entrada do bueiro, dando-nos uma lição de boa conduta – como dizem muitos: lição de cidadania. Esta merece um certificado em público pelo exemplo de defesa do meio ambiente – 08h40min.

14 de fevereiro de 2009

2010 a todo vapor

João Arruda, secretário geral do PMDB-PR, distribui e-mail – não sei como descobriu meu endereço, talvez pelo blog – afirma categoricamente que “o PMDB do Paraná terá como candidato a governador o senhor Orlando Pessuti. O diretório estadual do PMDB não apoiará NENHUM candidato a governador do PSDB, nem que a vaca tussa”, reafirma. Continua a missiva, informando que a “legenda vai conversar com o PT depois do Carnaval. Também estabelecerá contatos com outras agremiações”. Ué, o PT não terá candidatura própria? É, a campanha política para 2010 a todo vapor de Brasília a Curitiba em busca de garantir o controle do governo e da administração pública no Paraná. São os partidos se mobilizando pelo poder, conchavando-se dia e noite. E o povo óóóóóóóó.

Caiu na rede, é peixe

A rede é a caixa de meus e-mails. Informes, notícias, comunicados, alertas e outras contribuições que caírem na caixa de e-mails e avaliadas possíveis de divulgação, não tenham dúvidas que divulgarei. Agradecemos as notícias recebidas e aguardamos mais colaborações.

Humberto Henrique (PT) presta conta a eleitores pelo Correio

O vereador maringaense, Humberto Henrique (PT), envia boletim informativo do "mandato participativo" prestando contas aos eleitores. O informativo está sendo recebido via Correio contendo várias informações de interesse público. No de janeiro de 2009, o vereador alerta sobre os cargos de confiança criados pelo prefeito Sílvio Barros II; sobre a taxa de lixo que pode custar 40% do salário mínimo por ano; sobre o fim da democracia nas escolas municipais à medida que pais e alunos não poderão escolher a direção das escolas municipais; sobre a eleição do novo presidente da Câmara de vereadores para o biênio 2009-2010 e sobre a elaboração de um estudo sobre os gastos da Câmara que, se medidas forem tomadas, pode-se economizar até R$ 4 milhões por ano, entre outras medidas, o corte de cargos de comissão na instituição.

Copel do Paraná faz campanha solidária para Santa Catarina

A Copel do Paraná está enviando junto com o talão da luz, uma carta intitulada "Paraná Solidário", solicitando contribuição dos paranaenses para ajudar os atingidos pelas chuvas de Santa Catarina no final de 2008, por meio de autorização a ser incluída na conta de luz, em 3 vezes acima de 3 reais mês até o valor desejado pelo contribuinte. A contribuição somente terá valor caso o contribuinte preencha os dados autorizativos na "Carta - Resposta" e devolva-a à Copel para efetuar a cobrança nas próximas faturas.

Leitura de Boaventura sobre Obama

A Revista Fórum entrevistou Boaventura de Souza Santos sobre as eleições nos Estados Unidos e sobre o Fórum e, de cara, disse Boaventura que "É evidente que pela minha formação marxista não estou acostumado a que os homens individualmente transformem a história e tenho reservas em relação a esperar demasiado de uma pessoa quando o sistema que a elegeu praticamente se mantém o mesmo. Mas, dito isto, não há dúvida para uma pessoa que, para lembrar José Martí, vive nas entranhas do monstro, onde este sentimento de crítica à orientação imperialista agravou-se extraordinariamente durante o governo Bush, que a vitória do Obama foi um acontecimento muito especial. Aliás, especial não apenas para os EUA como para o mundo.
Em 2009, um presidente negro vai entrar em uma Casa Branca que foi construída por escravos. Há 40 anos, em alguns estados nos quais ele ganhou eleitoralmente, branco não podia casar com preto. Sua mulher descende de escravos e vai entrar para a Casa Branca como primeira dama. É uma grande transformação simbólica, um grande ato de política simbólica e não uma vitória qualquer. Um ativista dos direitos civis nos anos 60 e 70, ao ver a vitória de Obama, me disse: “Durante todos os anos tenho me considerado um afroamericano, mas a partir de hoje tenho a impressão de que eu sou simplesmente um americano”. É uma transformação simbólica de identidade.
Depois que a autoestima dos americanos foi completamente corrompida pela incompetência, avareza, belicismo inconsequente e absolutamente frustrante, esta transformação é importante para os Estados Unidos. Foram guerras ilegais e agressivas que não resolveram nenhum dos problemas apontados, exceto aquele objetivo nunca confessado, que era assegurar o controle da produção de petróleo no Oriente Médio.
Apesar de terem sido grande referência para muita gente no mundo, já que a globalização cultural é também a americanização através da grande indústria do entretenimento, a imagem dos EUA degradou-se extraordinariamente, a tal ponto que os americanos às vezes tinham vergonha de visitar alguns países, uma situação absolutamente inaudita para eles. É evidente que deste ponto de vista a eleição do Obama permitiu o orgulho de outra vez serem americanos.
Isto pode ser bom e pode ser mau. Pode trazer de volta o triunfalismo e o sensacionalismo porque foram capazes de fazer o provável pior presidente dos EUA, Bush, mas também de eleger um negro num país que teve uma situação de escravatura e discriminação racial tão fortes". A entrevista completa aqui, vale a pena ler.

13 de fevereiro de 2009

Empresários se aproveitam da crise

Milhares ou milhões de empresários do setor industrial, comercial e agroindustrial – no Brasil e no mundo – se aproveitam da crise mundial para dispensar trabalhadores e não contratar novos para suas empresas. Duvido que o todo esteja tendo prejuízos financeiros com a crise mundial. O que está acontecendo é ganharem (faturarem) menos que o acostumado nos últimos anos. Se em 2007 lucraram (faturaram) absurdos, na casa dos milhões de reais ou dólares, em 2008 tiveram lucros menores (faturaram menos) que em 2007, porém tiveram lucros, ou seja, faturaram. Exemplo: se em 2007 lucraram (faturaram) 800 milhões de dólares, queriam lucrar (faturar) em 2008 na faixa de 1 bilhão. Como, por exemplo, lucraram (faturaram) 799 milhões, divulgam que tiveram prejuízos, visando justificar a demissão de centenas ou milhares de trabalhadores e se terem acesso (apropriação “indevida”) do dinheiro público.

Encontro entre PMDB e PT

E-mail detalha encontro entre PMDB e PT após Carnaval. De acordo com a informação, a relação PMDB/PT-Paraná está firme e forte, havendo inclusive agenda de um encontro entre as duas legendas para depois do feriado de Carnaval visando as eleições de 2010

12 de fevereiro de 2009

Papo de MSN: Por que 31 de março mudou a história de nosso país

Por José Roberto Torero
Escritor, roteirista de cinema e TV.
Fê: E aí?
Dado: Firmeza. E aí?
Fê: Show de bola. Fez o homework?
Dado: Que homework?
Fê: O que a profe pediu.
Dado: Putz, caraca! A de história, né?
Fê: Só.
Dado: Que saco, esqueci! Qual que era a bagaça mesmo?
Fê: Espera que eu vou ver.
...
Dado: Achou?
Fê: Espera, pô! Ah, tá aqui: "diga por que o dia 31 de março mudou a história do nosso país."
Dado: Tem idéia?
Fê: Nadica.
Dado: Então a gente se fala tipo daqui a pouco. Bj.
Fê: Bj.
...
(Meia hora depois...)
Fê: E aí, foi no Google?
Dado: Fui. E vc?
Fê: Total.
Dado: Matou a charada?
Fê: Matei.
Dado: Então fala aí, gata, por que o 31 de março mudou a história do nosso país?
Fê: Se liga: no dia 31 de março de 1889 a Torre Eiffel foi dedicada à cidade de Paris.
Dado: Bizarro. Mas o que isso tem a ver tipo com o Brasil?
Fê: Ah, sei lá! Antes não tinha a torre, entendeu? Aí os brasileiros não entravam numas de ir pra fora, conhecer o mundo. Fez a torre, aí abriu pra ir, visitar e os caras começaram a viajar. Por isso que tem tanto brazuca lá fora, tá ligado?
Dado: Louco.
Fê : Você achou algum treco?
Dado: Uma pá de coisa!
Fê: Fala uma.
Dado: Tipo, eu achei que nesse dia, em 1492, uns reis lá expulsaram os judeus da Espanha.
Fê: E aí? Onde que o Brasil entra nessa?
Dado: É que aí os judeus tiveram que ir pra Alemanha, o Hitler caiu em cima dos caras e eles vieram pra cá.
Fê: Pra Higienópolis?
Dado: Tudo a ver.
Fê: Sabe, cara, tô achando que pode ser outra coisa.
Dado: Tipo o quê?
Fê: É que eu também achei isso, ó : no dia 31 de março de 1900 saiu o primeiro anúncio de carro da história. Era uma firma da Filadélfia, meu, e eles publicaram o anúncio num jornal que chamava Saturday Evening Post. Vai ver é isso, porque aí os brasileiros acharam o anúncio o maior chique, começaram a comprar carro e acabou dando esses congestionamentos.
Dado: Sei não, nada a ver... Eu estou numa de que é uma coisa mais... sabe?, um troço mais zoado.
Fê: Mas, meu!, o quê?
Dado: Sei lá, um treco tipo guerra, entende?
Fê: Nadica.
Dado: Eu li num lugar aí que teve uma revolução aqui.
Fê: Aqui? No bairro? Xi, agora só vou sair na rua de capacete.
Dado: Pô, gata, é sério!
Fê: Rs, rs, rs, rs.
Dado: Olha só: parece que teve uma revolução mesmo, tipo um negócio com general.
Fê: Se liga, vc acha que teve guerra aqui?
Dado: Pô, de repente teve, sei lá...
Fê: no Brasil. Com esse negócio de espião, granada, metralhadora? Você pirou! Daqui a pouco vc vai dizer que torturaram neguinho
Dado: Pode ser. Que nem fizeram no Iraque. Eu vi no YouTube.
Fê: Ai, meu, sei lá... pra mim isso é viagem sua.
Dado: Pô, a gente fica com o que, então?
Fê: Paris, meu. Relaxa que é aquele lance da Torre Eiffel.
Dado: Tá bom, vou na sua. Me atacha a sua pesquisa que eu colo no arquivo.
Fê: Tá indo... Tá indo... Foi.
Dado: Valeu. Agora eu vou jogar umas duas horas de Mortal Annihilation.
Fê: E eu vou dar um rolê no Shopping. Blz?
Dado: Blz.

11 de fevereiro de 2009

Desde 2007 Ministério Público do RS tenta fechar escolas do MST

E-mail enviado do Rio Grande do Sul informa que as perseguições continuam sobre o MST, naquele Estado. De acordo com a missiva, o Ministério Público Estadual, através de uma decisão de seu Conselho Superior (CSMP), decidiu colher dados e produzir um relatório sobre a atuação do MST no Rio Grande do Sul (processo n° 16.315-0900/07-9). O Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul em Ata no 1.116, de 03/12/2007, decidiu “que o referido expediente tem caráter confidencial...”, e aprovou o voto e os encaminhamentos com as seguintes recomendações:
[...] designar uma equipe de Promotores de Justiça para promover ação civil pública com vistas à dissolução do MST e a declaração de sua ilegalidade”.
[...] o voto é pela intervenção do Ministério Público nas três ‘escolas’ referidas a fim de tomar todas as medidas que serão necessárias para a readequação à legalidade, tanto no aspecto pedagógico quanto na estrutura de influência externa do MST [...]. Sugere-se sejam tomadas medidas para, se necessário, ocorrer o ajuizamento de ações civil públicas com vista à proteção da infância e juventude em relação às bases pedagógicas veiculadas nas escolas mantidas ou geridas pelo MST, nitidamente contrárias aos princípios contidos na Constituição Federal e que embasam o Estado Democrático de Direito. Da mesma forma, sugere-se a tomada de medidas judiciais, se necessário, para impedir a presença de crianças e adolescentes em acampamentos, assim como em marchas, colunas ou outros deslocamentos em massa de sem-terras, tendo em vista serem ambientes notoriamente inadequados para pessoas em processo de desenvolvimento [...]”. Obtenha outras informações em Brasil de Fato.

12 anos depois

Corrigido - Os historiadores, graduados pela Universidade Estadual de Maringá, em 1996, estarão se encontrando no dia 21 de março (e não mais em 18 de fevereiro), para comemorar 12 anos de graduados. O encontro acontecerá na ASPP, Jardim Novo Oásis, em Maringá. Maiores detalhes e comentários estão disponíveis no blog da turma de história organizado e abastecido pela Elizabet Peciani: http://www.historiauem2006.blogspot.com/.

O tempo fechou acompanhado de chuva

Após um forte calor e sol, o tempo mudou radicalmente e fechou em Maringá. Ainda bem que não chegou revoltado. Mas veio acompanhado de ventos e chuva.

Unioeste realizará Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Cascavel), Promoverá o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente, de 28 a 30 de abril de 2009, no Campus da Unioeste, em Cascavel/PR, situada estrategicamente em território limite com os países do Mercosul, através dos Campi de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Beltrão. O evento internacional tem como meta congregar pesquisadores, técnicos, professores e acadêmicos de diversos países para discutirem as políticas públicas do meio ambiente e desenvolvimento regional.

10 de fevereiro de 2009

A história das coisas

Por sugestão do Manoel Antonio da Silva, de Marília/SP, colega de filosofia no início dos anos de 1980, disponibilizo abaixo um vídeo sobre "a história das coisas", interessante para professores de história, educação, economia, sociologia e filosofia - é evidente que não só. Aos defensores do meio ambiente é um prato cheio. Aproveitem. O vídeo foi elaborado e editado nos Estados Unidos da América (EUA) e é bom a beça. Em inglês - no original -, AQUI:

Rádio peão sobre Sílvio em Brasília

Um servidor público municipal aposentado telefona para outro para repassar o que ouviu sobre a viagem do prefeito de Maringá a Brasília: “sabia que o prefeito Sílvio Barros foi num encontro de prefeitos em Brasília a pedido de outros prefeitos para ensinar como administrar bem uma cidade, pois os outros acham que Maringá é mil maravilhas”. O servidor que ouviu ficou admirado do motivo da viagem e há pouco veio me perguntar se era verdade que o prefeito foi para Brasília para ensinar os prefeitos que lá estavam. Não agüentei o caí na risada. Em seguida o servidor aposentado disse: “mas eu estava assistindo televisão e falaram do encontro dos prefeitos e não vi o prefeito, nem citaram o nome dele. Pior, você viu quanto é a diária lá? O apresentador disse que custa mil reais!!! Uma refeição, cem reais. Que absurdo. É nosso dinheiro. Será verdade?

No entorno das bancas de supermercados se ouvem de tudo

No entorno das bancas de frutas, verduras e legumes dos supermercados se ouvem de tudo. Nesta manhã, três mulheres se encontram e, enquanto escolhem tomates, discutem os preços dos produtos e as ofertas. Uma delas fala da economia que faz para aproveitar as ofertas e reclama do marido que não está com a paçoca dos preços. Preocupa-se mais com a cerveja do fim do dia do que com a família e a alimentação. A certa altura disse: "se eu não der meus pulos até as coisas em casa chega a faltar. Marido é bom no serviço e de vez em quando na cama e olha lá...". Falou alto e não teve que não ouvisse. Após falar, olhou para os lados, mas já era tarde. Sua opinião pareceu um grito de desespero...

Sintomas de esquizofrenia

  1. Você envia e-mail ou msn para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;
  2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras;
  3. Esquecendo seu celular em casa, coisa que você não tinha há 20 anos, você fica apavorado e volta a buscá-lo;
  4. Você levanta pela manhã e liga o computador antes de tomar o café;
  5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps ...;
  6. Você não sabe o preço de um envelope comum;
  7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);
  8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular!!!);
  9. Você digita o '0' para telefonar de sua casa;
  10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando e volta para casa quando já escureceu;
  11. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou;
  12. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo.

9 de fevereiro de 2009

A novela da trimestralidade

O SISMMAR realizou assembleia no sábado nas dependências da Câmara de Vereadores de Maringá para discutir a trimestralidade com os servidores públicos que votaram aceitando a proposta da prefeitura, desde que haja uma incorporação de 36%. O Sindicato não disponibilizou no blog o teor da proposta da prefeitura.

Segunda casa

Lugar privilegiado para descansar é a pousada e restaurante dos Galeguinhos, em Santa Cruz do Rio Pardo/SP. É barato e com um café da manhã incomparável com muitos hotéis de três ou cinco estrelas. Há um restaurante com dezenas de pratos, cada um mais gostoso que o outro. Como dizia minha memorável avó: “é de lamber os beiços”. Quem estiver viajando para São Paulo e optar por um descanso, vale conhecer e pernoitar. Desde 2001, tem sido nossa segunda casa, a um preço incomparável: R$ 50,00 o casal.

Cemitério Japonês

Conhecendo lugares novos e turísticos, deparamos com um cemitério japonês, em área rural, no município de Álvares Machado, próximo a Presidente Prudente/SP. O espaço é bonito e caprichado, nada comparado aos cemitérios municipais, largados e de corpos amontoados.


Escolas de Maringá estendem as férias escolares

Atualizado - Os alunos de Maringá que estudam em escolas municipais e estaduais nas regiões sem água devem continuar sem aulas até que a Sanepar regularize o abastecimento. Na manhã de hoje – primeiro dia do ano letivo – a festa dos alunos do Colégio Tancredo Neves, no Conjunto Branca Vieira, foi comemorada com sorrisos e muita alegria. Caso a água não seja normalizada até o início desta terça-feira, os alunos podem ficar mais um dia de férias. Ao mesmo tempo em que estão ansiosos para retornarem aos estudos e encontrar os colegas do ano passado e conhecerem os novos, também festejam por ficarem em casa curtindo o início do ano letivo.
PS = Minha sobrinha estuda no Colégio e informou que a direção da instituição está providenciando água para que os estudantes não sejam prejudicados. Segundo ela, o turno da tarde já deve ter aula normalmente.

7 de fevereiro de 2009

De férias

Minha ausência se justifica pelo descanso e aquisição de forças para o "resto" do ano. Na ASPP, em Caiobá (Matinhos), aproveitamos o intenso sol de ontem e tempo nublado, mas de intenso calor de hoje. A semana que vem estaremos de volta. Até breve.

4 de fevereiro de 2009

Em defesa da ninhada

Uma galinha passeia calmamente com a ninhada à beira da rodovia entre Mauá da Serra e Imbaú. O único momento em que se tornou agressiva foi ao ser fotografada.

3 de fevereiro de 2009

Ipê "imperial" pode ser protegido de corte

O vereador Humberto Henrique (PT) apresentou e foi aprovado em primeira discussão a proteção contra corte do Ipê, conhecido como Imperial. O vereador fundamentou o projeto em lei federal para proteger um ipê, na Avenida Brasil, frente a Igreja São José Operário, que em 1978, encantou o então príncipe herdeiro do Japão, Akihito e a princesa Michiko, durante visita a Maringá. Saiba mais visitando o site do vereador. Na próxima quinta-feira o projeto segue para votação em segunda discussão.

Agentes da dengue se reúnem em praça pública

Ao realizar minha caminhada matinal de hoje, deparei-me com um grupo de agentes de combate à dengue realizando reunião em plena praça pública, na esquina da Rua Cuba com Rua Quito, ao lado do Parque de Exposições, sobre uma mesa de concreto para jogos de dama e truco. Concentradas preenchiam formulários e pareciam acertar os detalhes finais dos trabalhos desta terça-feira.

Terceirização

Ouvi bafafá de que a saúde da família em Maringá está a caminho de ser terceirizada. Não sei se o termo correto é terceirizar, privatizar ou cooperativar. Os agentes estão preocupados com o futuro da saúde da família e com o futuro deles. Quem fica e quem sai? Como fica o atendimento à população? O zumzum me fez lembrar da gestão Ricardo Barros, onde a terceirização foi uma das marcas daquele governo, o que não pode ser descartado na gestão atual do irmão dele, Sílvio Barros. Sou apreciador do ditado de que onde há fumaça, há fogo.

Invadiu a preferencial e pá

Caminha vê reuniões, aprecia a natureza, cumprimenta as pessoas e ainda captura notícias para o blog, a exemplo de acidentes de trânsito. Na Rua Cuba com a Rua Rio Guandu, uma condutora de um Fiat Uno não respeitou a placa de preferencial e encheu em um Chevette. Havia acabado de cruzar a rua quando ouvi a cacetada. Olhei para trás e só vi o Chevette parando. Retornei e apenas observei o acontecido. A condutora reconheceu seu erro e se prontificou em concertar o Chevette que transportava uma criança no banco traseiro, aparentemente sem cinto de segurança. A condutora – aparentemente – consciente do ocorrido ficou mais preocupada com a integridade física da criança do que com os veículos amassados.

2 de fevereiro de 2009

Divulgando o Paraná?

O governo do Paraná está divulgando um Jornal público das ações do Governo, aparentemente com distribuição generalizada. Aqui em casa recebemos dois exemplares (oito páginas) sem identificação de destinatário. No jornal, só vantagens. Tudo em percentagens. É 49,4% daqui ou 77,6% dali. E assim vai...

1 de fevereiro de 2009

Supercapitalismo e assistencialismo

O americano Robert Reich lançou ano passado mais um livro, agora intitulado Supercapitalismo. O autor que nasceu em Scranton, Pensilvânia, nos EUA, em 1946 e sofre de displasia epifisária múltipla, doença genética rara que afeta o crescimento, tem 1,48 metro de altura e já escreveu nada mais do que 11 livros, por enquanto. Em entrevista à revista Época disse que nos últimos tempos, virou uma espécie de sacrilégio criticar as ações de responsabilidade social das empresas. Elas se tornaram tão valorizadas pela sociedade que, hoje, qualquer empresa que se preze precisa ter seu projeto social. Mas, para Robert Reich, autor do livro Supercapitalism, recém-lançado nos Estados Unidos e ainda sem tradução no Brasil, não cabe às empresas fazer o papel de instituições de caridade. “Quem dá aos executivos das empresas o direito de decidir o que é do interesse público?”, diz. “É para isso que temos uma democracia, para determinar as regras do jogo.”