SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
30 de junho de 2009
Avaliando meu blog
Assédio moral
De acordo com o Sismmar, Assédio Moral é todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja, pela repetição, a auto-estima e a segurança de um individuo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, implicando em dano ao ambiente de trabalho, à evolução da carreira profissional ou à estabilidade do vínculo empregatício do funcionário.
CRONOGRAMA:
- 8h 30 – Credenciamento
- 9h – Café
- 9h15 – Abertura
- 9h30 – Palestra: Assédio Moral - Palestrante–Deputado Estadual Tadeu Veneri
- 10h 30 – Debate
- 11h30 – Encerramento
Sarney encurralado
29 de junho de 2009
Honduras – um golpe inaceitável

O golpe militar em Honduras neste domingo (28) depondo o presidente daquele país, Manuel Zelaya, é o primeiro golpe militar do século XXI e precisa ser combatido imediatamente. É inaceitável que os militares e a Suprema Corte pratiquem um atentado contra um governo que foi eleito e está sendo aprovado pelo povo. As formas democráticas de governar devem prevalecer sobre a ditadura, mais ainda quando praticada pelos militares que historicamente tem sido desastrosas e sangrentas. As experiências sobre golpes significam retrocessos, perseguições, assassinatos, prisões arbitrárias e ilegais, desaparecimento de cidadãos, mentiras, queima de arquivos, prepotência dos golpistas, manobras políticas, entre tantas outras formas de ação.
Toda pressão internacional deve ser feita. O povo hondurenho deve ir às ruas. Os trabalhadores devem cruzar os braços e fazer o país parar, forçando o recuo dos militares que posteriormente devem ser punidos pelo ato irresponsável. O golpe de Honduras é simplesmente inaceitável e ao mesmo tempo nos alerta de que os militares – em qualquer país do mundo – não estão inertes e podem, a qualquer momento, jogar contra seu próprio país e contra a democracia.
Não cantar vitória antes do tempo
27 de junho de 2009
Mijador público
Terrenos vazios têm sido utilizados como mijador público na periferia e no centro de Maringá por homens que, na hora do aperto, encontram neles um "ambiente propício" para descarregar ou aliviar a bexiga sem se importarem com quem passa pelo local no momento em que executam a ação. Os protagonistas se preocupam apenas em virar as costas e esconderem o rosto para não serem identificados. As pessoas que passam pelas proximidades e presenciam o fato se envergonham, mas nada podem fazer, a não ser comentar: “que cara de pau”, “que sem vergonha”. Já observei várias situações deste porte e tem sido prática dos homens na hora do aperto.
26 de junho de 2009
Indulgência - retrocesso da Igreja ao fim da Idade Média
No início do século XVI o termo adquire uma conotação negativa, que persiste em parte até a atualidade, pelo fato de que clérigos corruptos denominavam de "indulgência" um papel que supostamente "livraria o fiel de seus pecados" após o pagamento de uma quantia em dinheiro, porém, quando a Igreja corrigiu a prática da indulgência na metade do mesmo século, ela passou não mais em consistir em doações materiais, embora se o fiel desejar fazer doações financeiras poderia apenas auxiliar em obras de caridades, a fim de aumentar neste penitente o desapego aos bens materiais”.
Eis o motivo de meu questionamento sobre a prática Indulgência: surge como prática de corrupção dentro da Igreja por parte de padres corruptos no século XVI, apesar de que hoje não seja assim, levando-me a questionar a Igreja de que não mais deveria utilizar tal prática na Igreja. Será que estou ficando incrédulo? Corro risco de heresia?
Ordenação presbiteral
Pastoral da Criança em Campanha
A Pastoral da Criança investe em campanha de que bebês devem dormir de barriga para cima. A campanha é fruto de resultado de estudos mostrando que o simples fato de colocar o bebê em posição correta para dormir pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. Você tem bebê? Adote a sugestão. Salve a vida dele ou dela.
Beto Richa nada bobo
25 de junho de 2009
Licitação de obra pública
- Um pela mão-de-obra.
- Um pelo material.
- E um para meu lucro.
- Dois pela mão-de-obra.
- Dois pelo material.
- E dois para mim... mas o serviço é de primeira!
- Nove paus? Espantou-se o prefeito. Demais! Por quê?
- Três para mim.
- Três para você.
- E três para o cabeludo fazer a obra.
Arquivos da ditadura militar
Acabo de ler no blog do Instituto Humanitas Unisinos que Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o major Curió, o oficial vivo mais conhecido do regime militar (1964-1985), abriu ao Estado o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os documentos, guardados numa mala de couro vermelho há 34 anos, detalham e confirmam a execução de adversários da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas. Visite a página para maiores detalhes.
Conferência da Criança e do Adolescente
Começou nesta tarde e terminará no final da tarde desta sexta-feira a 5ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sarandi, realizada na Casa de Cultura Irmã Antona.
O povo pede a cabeça do ministro Gilmar Mendes


A esquerda encolheu
Peritos para a Prevenção da Tortura e da Violência Institucional
O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), assina nesta quinta-feira (25), Portaria que institui, no âmbito da SEDH/PR, o Grupo Multidisciplinar de Peritos Independentes para a Prevenção da Tortura e da Violência Institucional. O grupo inédito e permanente será composto por 29 peritos independentes. Fica um questionamento: assim como a "lei seca", será mais uma ação sem continuidade
É hoje – Lula sob pressão
Vence hoje – quinta-feira – o prazo para que Lula decida vetar alguns pontos da Medida Provisória (MP) 458 que trata sobre o desenvolvimento da região Amazônica, evitando sua privatização, como querem os empresários ruralistas.
Milhares de pessoas congestionaram as linhas telefônicas do Gabinete Presidencial nas últimas semanas pedindo o veto do presidente sobre as partes perigosas da MP e hoje o presidente precisa assinar a Medida. Por outro lado, Lula vem sofrendo fortes pressões da bancada ruralista dentro do próprio governo, tendo mudado seu discurso e a pressão popular também pode pesar a noite de hoje sobre a decisão crucial em defesa da proteção da Amazônia. Participe clicando abaixo para enviar mensagem ao presidente Lula: http://www.avaaz.org/po/lula_prazo_final. Vale destacar que a medida não é toda ruim. São alguns pontos que devem ser vetados, aqueles manipulados exclusivamente pelos interesses do agronegócio, desmatamento e ocupação ilegal e violenta do Amazônia. O site da Avaaz descreve alguns dos apelos e espera-se que o governo esteja atento e sensível:
- Vetar a ocupação e exploração “indireta”, para que apenas as pessoas que moram nas terras tenham suas propriedades regulamentadas;
- Vetar regularização para empresas privadas, somente pessoas físicas devem ter direito à regularização;
- Proibir a comercialização das terras regularizadas por 10 anos, ao invés dos propostos 3 anos, evitando assim a especulação comercial das terras.
24 de junho de 2009
Correria
Três novos livros
23 de junho de 2009
Colombo sem pardal
22 de junho de 2009
Benefícios
Guia blogs Toscorama desatualizado
Viver com Maria
Dia: 23 - terça-feira
Local: Av. Duque de Caxias, 51 (Centro Pastoral: sala Nossa Senhora Aparecida)
Horário: 20 horas
21 de junho de 2009
Kadett e Corsa se chocam e sete pessoas se ferem
20 de junho de 2009
Crackingá
Novas gírias no dicionário popular
RALA RALA = baile.
ENCAFIFOU = pôs na cabeça, pensativo, ficar repetindo uma idéia ou informação.
APÊ = bairro, região.
DERREIÁ = derreter, desmanchar.
INFURNADO = preso dentro de casa, detido.
ATAZANÁ = provocar, tirar a paciência.
PADOKA = panificadora, padaria.
SALTO ALTO = que se acha, metido(a).
POZINHO = metido, todo cheio, que se acha, que anda nos trinque, chato.
NOS TRINQUE = bem arrumado, bem vestido.
PIPOCADA = falta, falha, pular para trás.
ALPARGATAS = chinelo de pés feito de brim, lona ou couro.
19 de junho de 2009
Concurso Público X Cargos Comissionados
18 de junho de 2009
Prorrogadas inscrições de trabalhos
Co-piloto e vice tem vez no mundo
17 de junho de 2009
Estacionamentos disponíveis
Assustei-me com a quantidade de vagas disponíveis no centro de Maringá em pleno meio do dia desta quarta-feira. Será por ser metade do mês? Pela primeira vez nos últimos anos tive opções de escolha de local para estacionar.
Sessões da Câmara
Policial irresponsável
Dedução de Imposto de Renda
Arcebispo reúne-se com o clero da arquidiocese
Por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal, clero (arcebispo e padres) da arquidiocese de Maringá realizarão reunião geral nesta quinta-feira, dia 18.
Acordos políticos para o governo do Paraná
16 de junho de 2009
Mura no futebol da colônia
Projeto de Lei em Sarandi
Em Sarandi, projeto em andamento pode levar os agentes de Combate a Dengue e do PSF (Programa Saúde da Família) a não mais serem dispensados quando do encerramento do contrato de teste seletivo. O projeto é do poder executivo e se aprovado pelos vereadores como já ocorreu em 1ª votação, os contratados poderão trabalhar por tempo indeterminado. Segundo nota da prefeitura, o projeto tornando-se lei, os agentes passarão a ter os mesmos direitos dos funcionários públicos municipais. Penso que em se tornando lei, cedo ou tarde, a lei municipal poderá resultar em ação judicial de inconstitucionalidade. Aguardemos o desenrolar futuro.
Alexandre Rossi lança livro sobre Maria

15 de junho de 2009
Absurdo dos absurdos: absolvição de deputados infiéis
Blogs em apoio aos presidenciáveis
Serra é campeão de registros no site de relacionamento Orkut, servindo de tema para 139 comunidades. Destas, 35 têm por objetivo atacá-lo. Já Dilma conta com 63 comunidades, sendo 11 contrárias a sua candidatura. E Aécio aparece em 111, 18 contra ele.
Hugo Chávez começa a formar comunas
Mulheres que gostam de apanhar do marido
14 de junho de 2009
Eleições 2010
13 de junho de 2009
Redução da maioridade penal - os adolescentes que se cuidem
De acordo com Campos, para além da discussão sobre a superlotação das cadeias e penitenciárias brasileiras, da alta reincidência gerada por fatores como falta de perspectiva de sociabilização da vida pós-prisão, alto índice de violência física, psicológica e moral cometidas nos espaços de reclusão, é preciso avaliar a historicidade da construção do conceito de infância e juventude. Estes, não podem simplesmente ser desfeitos sem uma discussão ampliada na sociedade sobre o porquê do crescimento da marginalidade e da violência entre crianças e adolescentes.
12 de junho de 2009
Ordenação de padre
Crianças na frente da ONU
11 de junho de 2009
10 de junho de 2009
A difícil planilha do transporte coletivo
Rigon noticiou que Sílvio Barros recorre ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para não tornar transparente a planilha da tarifa do transporte coletivo urbano de Maringá. Oras bola, acredito Rigon. Mais ainda de quem se trata. Irmão do Ricardo. Dias desse comentei em meu blog sobre a cobrança do asfalto feito na época do então prefeito Ricardo Barros. Na época, secretários do prefeito dizia-nos que o dinheiro do asfalto era do governo federal e de “fundos perdidos” e que ficássemos despreocupados. Depois de feito, convocaram os proprietários para, individualmente, comparecerem na prefeitura para assinar o contrato e pegar o carnê do asfalto. Veio o susto. Preços exorbitantes. Mensalidades questionáveis, altíssimas. Como presidente da Associação de Moradores do Parque Residencial Tuiuti (AMPART), protocolizamos ofícios no gabinete do prefeito solicitando provas devido ao alto valor do asfalto e não fomos atendidos. Em assembléia no Escola Odete Alcântara Rosa, os moradores decidiram que a diretoria deveria procurar o Ministério Público e adentrar com ação contra a prefeitura. Fui ao promotor – na época era Joel Coimbra – que solicitou documentos para analisar se tínhamos razão. Para não apresentar documentos ao promotor público, a administração do prefeito Ricardo Barros optou por suspender a cobrança do asfalto dos moradores do Parque Residencial Tuiuti. Resultado: somente pagamos o asfalto na administração seguinte (Said Ferreira), após várias reuniões de negociação e valores correspondentes a preço de pão francês ou preço de banana.
Diante das lembranças recentes, penso que Sílvio Barros não seja diferente do irmão Ricardo ou por ele orientado. Vai fazer de tudo para não apresentar as planilhas do transporte coletivo, mesmo sabendo que documentos públicos qualquer cidadão pode ter cópia, salvo quando em segredo de justiça, que não parece o caso.
Quem sabe do Mura?
Defensoria pública
DATA: 02 de julho de 2009;
HORA: 9:00
LOCAL: Auditório do Ministério Público Estadual - Rua Marechal Hermes, 751
REALIZAÇÃO: Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Paraná
Educador social
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), apresentou projeto de lei esta semana para que seja criado a profissão de educador social no Brasil. A profissão possui profundo caráter social e engloba os profissionais envolvidos em atividades educativas fora do âmbito escolar tradicional, beneficiando, por exemplo, pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, violência e exploração física ou psicológica. Destaca o deputado que "Uma vez que a o projeto se transforme em lei, haverá um grande e concreto benefício para milhares de brasileiros que já atuam como educadores sociais e passarão a ter sua profissão reconhecida formalmente".
9 de junho de 2009
Decepção com a saúde pública de Maringá
Encontrei-me com uma freira agora a noite no Atacadão e conversa vai, conversa vem, surgi a frase mais comum nos dias de hoje: “correria e falta de tempo”. Nesta parte da conversa disse a freira que a sexta-feira foi corridíssimo, mais ainda por ter acompanhado um senhor até uma Unidade de Saúde próxima do lugar onde trabalha e lá, devido a demora no atendimento e descaso das atendentes com quem esperava para ser atendido, tanto no trato (atendimento) quanto no chamar a ambulância, colocou em seu carro particular o senhor e uma senhora que estava na Unidade contorcendo-se de dor, levando-os para o Hospital Municipal. Ao sair, informou às atendentes que denunciaria o descaso ao 156. A irmã estava decepcionadíssima com o atendimento na saúde, tanto na Unidade de Saúde, quanto no HM. Disse: "eles tratam as pessoas desumanamente. É pura falta de ética. Nem para medir a pressão tem pressa. Precisa ser denunciado".
8 de junho de 2009
Mc Donald´s está sendo processado
Este blog na Central dos Blogs
Previsão do tempo para esta semana
Maringá, por exemplo, de acordo com o Simepar, não deve chover hoje, mas o tempo ficará nublado. Amanhã e quarta-feira, além de nublado, poderemos ter pancadas de chuvas, o que não deve ocorrer na quinta e sexta-feira, mas a temperatura pode cair em pleno feriado, bom para dormir até tarde. No dia dos namorados também deverá ficar frio à beça.
Contradição - Por outro lado, o Tempo Agora apresenta uma previsão diferenciada para Maringá. Para o Tempo, a quinta não será tão fria e chove, assim como na sexta-feira dia dos namorados. As contradições das previsões deixam-nos uma dúvida: em quem confiar se os meteorologistas apresentam previsões diferenciadas?
6 de junho de 2009
Bebedeira em postos de combustíveis
Enquanto aguardava na fila de um posto para uma ducha em meu carro nesta tarde, fiquei observando o quanto alguns motoristas são irresponsáveis ao consumirem bebidas alcoólicas enquanto aguardam seus veículos serem lavados. O pior é presenciá-los conduzindo seus próprios veículos depois de limpos. Um deles consumiu no mínimo três latas e um segundo aproximadamente cinco. Adentraram em seus veículos e seguiram “numa boa”, certos da impunidade e de que não praticariam acidentes. Há postos que se tornaram pontos de encontros de jovens que bebem à vontade e saem em alta velocidade, inclusive cantando pneus, obrigando os motoristas que transitam pelas avenidades a se precaverem para não se envolver em acidentes. Um destes postos é na Avenida Tuiuti, próximo ao córrego Osório. Caso policiais à paisana permanecessem em alguns deste postos observando a movimentação e repassassem informações a viaturas próximas do local, pegariam vários deles com a boca na botija, ou seja, embriagados. É preocupante ver tamanhas irresponsabilidades, sobretudo no meu caso que já sofri um acidente por causa de um motorista alcoolizado.
Pastoral Familiar promove “Dia Especial”
Dom Anuar Battisti visita Jandaia do Sul
O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti iniciou esta noite visita pastoral a Jandaia do Sul e deve durar um mês, programado para encerrar somente no dia 05 de julho. O primeiro compromisso da visita foi a Missa, celebrada esta noite, às 19h30, no ginásio de esportes do município e a visita pastoral àquela região deve ser uma das mais extensas do arcebispo, informa a assessoria de imprensa da arquidiocese que adianta que devido ao cumprimento de outros compromissos na arquidiocese, o arcebispo deve se ausentar de Jandaia em determinados momentos.
5 de junho de 2009
Especulação: o avião do vôo AF 447 pode ter sido sugado para o espaço?
Após tomar conhecimento de que as peças encontradas em alto mar não pertencem ao avião AIR FRANCE, pensei: qual a possibilidade da aeronave ter sido elevada – sugada – para o espaço, espedaçando-se e virando lixo espacial na órbita da terra, sem que satélites possam identificar os destroços? Não pode ser uma hipótese? Tal possibilidade parte da entrevista que assisti de um piloto de grandes aeronaves – salvo engano na terça-feira a um dos canais de TV – de que aeronave que pilotava, após entrar em uma grande tempestade de fortes correntes de ventos e granizo, foi elevada a vários quilômetros acima da linha imaginária que seguia e teve sorte de trazer a aeronave de volta à terra. Como não sou nada entendido de avião e de espaço e ao realizar viagens aéreas fico me questionando como um avião consegue realizar vôos, elevando-se a milhares de pés, faço apenas especulação.
Piada ou sacanagem? Lula presidente do Banco Mundial
A Revista Exame acaba de chegar às bancas com a especulação de que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a título de que ele é o cara, está sendo sondado pelo presidente norte americano, Obama, para presidir o Banco Mundial e mudar seu perfil em favor dos países de terceiro mundo. Ahahahahaha.
Reunião Pastoral Familiar
A Comissão da Pastoral familiar do Regional Sul 2 da CNBB, reúne-se neste sábado em Maringá. A reunião, que irá discutir assuntos ligados ao trabalho pastoral será na capela Santa Rita de Cássia, na Vila Marumbi, às 8h. O encontro vai contar com a presença do bispo Dom João Bosco, da diocese de União da Vitória.
4 de junho de 2009
Parabéns Elizabeth
Gazeta agradece o blog
Máscara
Sílvio fura reunião no Hermann Moraes
A prática de Sílvio Barros é cópia das atitudes de seu irmão, Ricardo Barros quando prefeito. Este blogueiro era presidente do Parque Residencial Tuiuti quando ele foi prefeito e tivemos embates políticos pelo fato do então prefeito não ouvir a população sobre obras a serem realizadas, tentando empurrar seus desejos políticos goela abaixo, levando-nos a acionar o Ministério Público devido a altos valores do asfalto feito no Tuiuti. Os moradores vão conseguir.
Interessante seria os moradores formarem uma comissão, marcarem reunião diretamente com o Dnit e viajar a Curitiba, o quanto antes, para discutir o projeto diretamente com o órgão responsável e fiscalizador.
3 de junho de 2009
O aumento da verba de gabinete
Senha não é segurança
Descontração - sexo 20 anos depois de casado
Violência política
As ações da maioria dos vereadores são péssimos exemplos para qualquer cidadão que um dia queira exercer cargo público. Praticam descaso com o voto dos eleitores e do dinheiro público. É imoralidade pública. É legislação em causa própria, tornando a Câmara um curral eleitoral de acomodação de pessoas, talvez incompetentes profissional e politicamente, em prejuízo dos cofres públicos.
MP questiona ao Ministério das Comunicaçôes o trabalho dos artistas mirins na TV
Ministro do Meio Ambiente encurralado
Tal situação tem levado o ministro a realizar alianças políticas com os movimentos sociais e pedir ajuda diretamente ao presidente Lula, inclusive dedando alguns de seus colegas do governo, a exemplo do ministro Reinhold Stephanes (Agricultura), Alfredo Nascimento (Transportes) e Mangabeira Unger (Secretaria de Assuntos Estratégicos).
Deputados ruralistas e outros que não são a favor da proteção ambiental, divulgado pela Carta Maior - LEIA, estão apresentando um novo projeto de lei que acaba com o Código Florestal, Lei de Crimes Ambientais e Política Nacional de Meio Ambiente e reúne tudo em um único conjunto de normas, que se chamaria Código Ambiental.Estejamos preparados para o pior. Nossos descendentes correm riscos de não conhecerem matas, reservas florestais e muitos rios, riachos e córregos, a não ser nos documentários, viveiros e centros de estudos científicos. Em caso de aprovação de nova Lei Ambiental, inclusive acabando com a autonomia de órgãos como o IBAMA, corremos o risco de ter também nossos bosques e o Parque do Ingá extintos, dilapidados por administrações públicas que venderão as madeiras, podendo ocorrer em futuro próximo.
2 de junho de 2009
Atestado de óbito à reforma administrativa
Questionado pela vereadora Marly Martin sobre a devolução pelo prefeito Sílvio Barros à Câmara da Lei da Reforma Administrativa, o presidente Mário Massao Hossokawa, informou que sancionou a Reforma Administrativa no dia de ontem, mas já vai conceder o atestado de óbito. Assim, um novo projeto entrará em discussão. O novo projeto, antes mesmo de adentrar a pauta, já é questionadíssimo pelos vereadores que não fazem parte do grupo que até o momento não deu sinal visível de que tem preocupação com o dinheiro público, provando não serem seus guardiões, tendo levado Humberto Henrique e mais alguns vereadores a discutir sua importância. De acordo com HH, a nova proposta trará grandes prejuízos aos maringaenses - ver o assunto abaixo: "inchaço na Câmara" -, beneficiando apenas os vereadores complacentes com as gastanças do dinheiro público.
Reunião no Conjunto Hermann
Inchaço na Câmara
Aumento na verba vai permitir a contratação de até 210 funcionários nos gabinetes da Câmara; Humberto defende a proposta que economiza mais de R$ 3,5 milhões por ano e não inventa cargos para acomodação política.
Uma nova proposta de reestruturação de cargos para a Câmara Municipal de Maringá deve ser apresentada hoje (2) para votação em regime de urgência. Aumento de 62% na verba de gabinete, criação de cargos ilegais e mudança na forma de calcular o impacto financeiro chamaram a atenção do vereador Humberto Henrique (PT).
Especialista em contabilidade, ao analisar a proposta da Mesa Executiva, Henrique constatou o acréscimo de 1/3 de férias incluído no valor de R$ 1.7 milhão que está sendo anunciado como a economia da nova proposta. “Se consideramos essa forma [de cálculo], a economia com a nossa proposta passa de R$ 4,7 milhões por ano”. Uma diferença de R$ 3 milhões, ou o custo equivalente a construção de 66 casas populares.
O vereador acredita que a mudança na forma de calcular as despesas causa uma falsa sensação de economia maior em relação a proposta aprovada em abril, que propunha redução de R$ 750 mil por mês.
Quanto aos cargos sem concurso público na estrutura administrativa do Legislativo, agora a previsão é cortar 49 e manter 29. Desses, Humberto listou 19 que considera ilegais. “São cargos sem função específica, inventados exclusivamente para acomodação política, e isso é imoral,” esclarece.
O vereador se refere a criação dos cargos de Assessor Parlamentar da Mesa (6), Assessor Técnico (1), Assessor de apoio para Assuntos de Planejamento (1), Assessor Executivo (1), Assessor de Relações Institucionais (4) e Assessor para Assuntos Comunitários (6), que juntos vão consumir, por ano, mais de R$ 1,1 milhão, ou cerca de 25 casas populares.
Excluindo esses 19 cargos apontados como ilegais e desnecessários, restam os 10 cargos de comissão que de fato a Câmara tem necessidade, como já proposto no estudo elaborado pelos vereadores Humberto Henrique, Mário Verri, Marly Martin, Flávio Vicente e Manoel Sobrinho. Para Henrique isso não é coincidência, “é uma prova de que o nosso relatório está correto e atende as necessidades da Câmara, pois não estamos criando cargos para acomodação política”.
Atualmente, cada vereador pode indicar a contratação de até de10 funcionários para assessoramento das tarefas de seu gabinete, mas este número geralmente é menor porque a soma dos salários, que são pré-definidos por uma resolução, não pode passar de R$ 7.215,74 por mês. Já a nova proposta aumenta esse limite para R$ 11.700,00, o que vai permitir até 14 funcionários em cada gabinete, ou 210 somando a cota dos 15 vereadores juntos.
Para Henrique, a preocupação é que o aumento na verba de gabinete poderá servir apenas para acomodar os cargos sem concurso que deverão ser cortados na estrutura administrativa da Câmara, seja pela reforma ou por intervenção do Ministério Público.
O novo projeto também pode ser considerado inconstitucional, pois as constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica de Maringá estabelecem que os “vencimentos dos cargos do Poder Legislativo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo”, mas enquanto na Prefeitura o teto para o salário de um comissionado é R$ 4.750,00, na Câmara a proposta prevê um valor 60% maior, R$ 7.548,71 por mês.
Considerando os diversos problemas constatados no novo projeto e a indisposição dos vereadores autores em dialogar, Humberto Henrique afirmou que já está sendo elaborado um substitutivo que será apresentado pelos cinco vereadores que defendem a adequação da estrutura da Câmara dentro da sua real necessidade, o que vai proporcionar mais de R$ 3,5 milhões em economia, ou R$ 4,7 milhões considerando o cálculo com 1/3 de férias [...].
*R$ 45 mil cada unidade
** Tabela CISAMUSEP
OS VEREADORES JÁ TÊM SEUS ASSESSORES, PORTANTO, NÃO PRECISAM DE MAIS CC’S NA ESTRUTURA DA CÂMARA.
"AA Emergência" no celular
As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, a idéia é de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contactos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergência' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito às ambulâncias do SAMU, Corpo de Bombeiros ou quem estiver ajudando a prestar socorro. Aproveite o fim desta leitura e registre em seu celular "AA Emergência" e em seguida divulgue para outras pessoas.
1 de junho de 2009
Curso para conselheiros tutelares
À semelhança da Prefeitura de Maringá, Serra e Reitoria da USP usam força policial contra trabalhadores
Desde a madrugada de hoje, 01 de junho, nós, trabalhadores da USP, estamos sofrendo mais um ato de repressão inadmissível. A universidade amanheceu completamente sitiada pela polícia. Em cada unidade da universidade há pelo menos uma viatura, e em frente ao prédio da reitoria há uma concentração de dezenas de policiais. Os policiais estão com uma atitude provocativa frente aos trabalhadores, arrancando as faixas dos grevistas, buscando abertamente causar incidentes. Isso se dá justamente após a reitoria, apoiada pelo governo do estado, ter suspendido as negociações com os trabalhadores de maneira completamente arbitrária.
Nós, trabalhadores da USP estamos em greve desde o dia 5 de maio por aumento de salário, em defesa de 5 mil trabalhadores que tem seus postos de trabalho ameaçados, pelas demandas do hospital universitário, e outras pautas específicas, e pela reintegração de Claudionor Brandão, diretor do SINTUSP demitido. A demissão de Claudionor Brandão é produto da perseguição política aos trabalhadores e ao sindicato, protagonizada pela reitoria e pelo governo Serra. Trata-se de uma política marcada pela prática anti-sindical e anti-democrática que abre um gravíssimo precedente para todos os trabalhadores brasileiros. Não podemos permitir que os trabalhadores da USP e sua legítima mobilização em defesa da democracia na universidade sofram esta coerção policial.
Chamamos todos os meios de comunicação, ativistas dos direitos humanos, sindicatos, organizações políticas, estudantes e integrantes dos movimentos sociais a se unirem a nós e impedirem esta ofensiva, que é parte da escandalosa criminalização dos movimentos sociais, prática que tem se generalizado pelo país. Chamamos todos a enviarem moções de repudio para a reitoria da USP, exigindo a retirada imediata dos efetivos policiais, e a se concentrarem na frente da reitoria, e cercar de solidariedade os trabalhadores da USP em greve há 27 dias.
Comando de Greve da USP
E-mail do SINTUSP para moções de apoio: mailto:sintusp@sintusp.org.br
E-mail da reitoria da USP para envio de moções de repúdio: gr@usp.br
VOO AF 447 – Nacionalidade dos desaparecidos, segundo G1
Segundo o G1 - eis os desaparecidos do avião na noite passada:
80 brasileiros;
73 franceses;
18 alemães;
9 italianos;
6 americanos;
4 húngaros;
5 chineses;
2 espanhóis;
2 ingleses;
2 marroquinos;
2 irlandeses;
1 angolano;
1 belga;
1 turco;
1 norueguês;
1 russo;
1 eslovaco;
1 austríaco;
1 argentino;
1 polonês;
1 romeno;
1 sueco;
1 islandês;
1 filipino;
12 tripulantes, entre eles alguns brasileiros e franceses.
Prisões femininas
Você sabia que de "acordo com o relatório final da CPI do Sistema Carcerário, em 2008 havia 27 mil mulheres presas no Brasil, o que representava 6% da população carcerária da época, de 450 mil pessoas"?
Você sabia que a "CPI concluiu que há 508 presídios com mulheres no País, dos quais 58 são exclusivamente femininos e 450 para ambos os sexos?
Você sabia que nas "unidades mistas, há pavilhões e celas adaptados, mas sem diferença real em relação à estrutura destinada aos homens"?
Você sabia que "apenas 27,45% dos estabelecimentos têm instalações específicas para gestantes; 19,61% contam com berçários e somente 16,13% mantêm creches e que, mesmo assim, há crianças recém-nascidas na maioria dos presídios"?
Você sabia que muitas das presas, "vivem em condições subumanas: na Colônia Penal Bom Pastor, em Recife, foi encontrado um bebê de somente 6 dias dormindo no chão, em cela mofada e superlotada"?. Mais leitura, no Portal dos Deputados.