31 de julho de 2009

Posse de Pe. Genivaldo em Paiçandu

Padre Genivaldo Ubinge será empossado amanhã, dia 01 de agosto, na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Paiçandu. A celebração ocorrerá às 20h e espera-se um grande número de pessoas.

30 de julho de 2009

Decidido

Nem foi necessário a reitoria da UEM decidir sobre a gripe na Universidade. O governo estadual decidiu e as aulas nas universidades, faculdades e colégios estaduais se retornarão no dia 10 de agosto. Mais informações no site da UEM.

A gripe Influenza A e a volta às aulas no Paraná

O sistema de ensino público do Paraná está em alerta quanto à volta às aulas nas escolas estaduais e particulares. Soube também que nesta tarde o alto escalão da UEM realiza reunião para discutir o risco da contaminação da gripe devido os alunos procedentes de regiões com alto índice da gripe Influenza A. Penso que a preocupação procede, pois os sistemas de ventilação das salas de aula da UEM e da biblioteca são precários. Janelas apertadas, corredores sem ventilação, salas de professores consideravelmente abafadas... Por outro lado, adiar aulas pode prejudicar o calendário universitário e comprometer as férias do fim do ano para alunos e docentes.

Gripe Influenza A

Ouvi tim-tim-tim de que um homem de pouco mais de 20 anos morreu em Maringá com a gripe Influenza A, mas que o sistema de saúde não divulgou. Será verdade ou boato? Algum leitor tem alguma informação? Caso seja verdade não sei por que não divulgar quando tantas outras pessoas morrem resultado de outras doenças e – infelizmente – a sociedade já banalizou e o sistema de saúde se acostumou.

29 de julho de 2009

A gripe suína pode ser um golpe farmacêutico inteligente

Recebi um e-mail com um texto sem autoria sobre o remédio Tamiflú. O texto já está divulgado em vários blogs de língua portuguesa. Quem o escreveu defende que a gripe suína pode ser um golpe de enriquecimento ilícito da empresa fabricante do remédio, que por ironia - diz o autor - é do secretário de defesa de George Bush, "descobridor" das armas químicas que ocasionou a guerra contra o Iraque. O autor compara as mortes anuais no mundo de outras doenças e da gripe comum com a gripe A Influenza (gripe suína), convencendo os leitores que pode ser uma jogada das industrias para ganhar dinheiro e, muito dinheiro, com anuência e divulgação da mídia. Leia o texto e faça sua crítica.
No mundo, todos os anos morrem dois milhões de pessoas vítimas da malária, que poderia ser prevenida com um simples mosquiteiro. E a mídia não diz NADA.
No mundo, todos os anos dois milhões de meninos e meninas morrem de diarréia que poderia ser tratada com um soro oral de 25 centavos. E a mídia não diz NADA.
Sarampo, pneumonia, doenças curáveis com vacinas baratas, causam a morte de dez milhões de pessoas no mundo todos os anos. E essas notícias não são divulgadas.
Mas há alguns anos atrás, quando a gripe aviária surgiu, inundaram o mundo de notícias, sinais de alarme…
Uma epidemia, a mais perigosa de todas! Uma pandemia! Só ouvia da terrível doença das galinhas.
Porém, o influenza causou a morte de 250 pessoas em todo o mundo. 250 mortos durante 10 anos, para o qual dá uma média de 25 vítimas/ano.
A gripe comum mata meio milhão de pessoas todos os anos no mundo. Meio milhão contra 25.
Um momento. Então, por quê se armou tanto escândalo com a gripe aviária?
Simples. Porque atrás dessas galinhas havia um "galo", um galo de espora grande.
O Laboratório farmacêutico Roche com o seu já famoso Tamiflú, vendendo milhões de doses aos países asiáticos.
Embora o Tamiflú é de efetividade duvidosa, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a população deles.
Com a gripe aviária, Roche e Relenza, as duas grandes companhias farmacêuticas que vendem esses antivirais, obtiveram milhões de dólares de ganância.
Antes com as galinhas e agora com os porcos. Sim, agora a psicose começou com a gripe suína. E os jornalistas do mundo só falam disto.
Eu desejo saber: se atrás das galinhas havia um "galo", atrás desses porcos não haverá um "grande porco"?
Porque indubitavelmente são as multinacionais poderosas que vendem os remédios supostamente milagrosos.
E novamente a "bola da vez" é o "milagroso" Tamiflú? Quanto custa? US$50 a caixa!
50 dólares uma caixa de pastilhas? Que negocião!
A companhia norte americana Gilead patenteou o Tamiflú. O maior acionista desta companhia é um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, o secretário de defesa de George Bush, "descobridor" das armas químicas que ocasionou a guerra contra o Iraque.
Os acionistas dos grupos Roche e Relenza estão se dando as mãos, felizes com as vendas milionárias do duvidoso Tamiflú.
A verdadeira pandemia é o lucro, a enorme ganância destes mercenários da saúde.
Se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se para a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela preocupa tanto, por quê não declara isto como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para a combater?

Evento sobre Pedofilia na Internet

Está aberto até dia 14 de agosto as inscrições (gratuitas) para o Evento “Fórum sobre Pedofilia e Pornografia Infanto Juvenil na Internet”. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada no endereço eletrônico www.oabpr.org.br/eventos. O Evento está sendo organizado pela Comissão da Criança e do Adolescente e Comissão de Vítimas de Crime, com a parceria do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Paraná e Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Paraná. O Fórum ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto de 2009, das 09h00 às 18h00, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná –, na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú, em Curitiba/PR.

28 de julho de 2009

Prefeito no Pinga Fogo falando do lixo - já no youtube

Lixo, eterno lixo

PSTU alerta que possível golpe do lixo vem por aí e Messias Mendes registrou que em ato falho o prefeito Sílvio Barros, no programa do Pinga Fogo, deixou quase que claro que Sarandi – ou seja, a Pajoan – não está descartada de receber as 300 toneladas de lixo de Maringá.
Diante dos rumores, somos induzidos a ficar com dois pés atrás sobre as notas divulgadas pela administração pública de Maringá de que um golpe contra os sarandienses pode estar a vista. Será que o fato de dizer que não há mais interesse não seja uma forma de confirmar que o interesse aumentou, mas não pode ser publicizado?

2900 gírias

O Dicionário Popular atingiu hoje 2.900 palavras. Parece pouco, mas nem este organizador pensava atingir tantas palavras quantas as já registradas. Falando no Dicionário, criado em março de 2007, já recebeu mais de 18.600 visitas. Tá mais que bom.

27 de julho de 2009

Manipulação

De acordo com Paulo Vidigal, os servidores municipais quem até pouco tempo compravam numa farmácia conveniada à Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM), não podem mais fazê-lo se não se filiarem ao Instituto de Atendimento ao Servidor Municipal (IASM), criado pelo ex-vereador Dorival Dias, que também é presidente da AFMM. Segundo Vidigal, convênios que antes pertenciam a AFMM pertencem agora ao Instituto. Pior, descreve o blogueiro: os vendedores da farmácia apresentam uma ficha de filiação e dizem que não podem vender se a pessoa não for filiada ao instituto. Muitos servidores têm deixado de comprar por não querer se filiar à nova entidade. Seria manipulação de interesses? O blogueiro dá uma dica: que os servidores passem a comprar medicamentos a prazo na farmácia conveniada ao Sismmar. Saiba qual é a farmácia visitando o blog do Paulo.

O mundo não é mais o limite

Adentrei a internet para realizar uma pesquisa sobre mim mesmo e constatei estar citado 8.720 vezes, sendo 124 vezes de forma relevante, alguns exemplos:

“Amigos”, conhecidos e traições

Várias pessoas se assustam quando digo que não tenho amigo. Conheço inúmeras pessoas e vários se fazem de amigo ou porque já trabalhamos juntos ou porque ainda vamos trabalhar. Muitos se aproximam para pegar informações e outros nem isto fazem, já vão direto à rasteira, depois se aproximam fazendo-se de amigo “da onça” e se explicando sobre determinadas situações ou acontecimentos.
Muitos já se aproximaram para solicitar dinheiro emprestado por estar apertado, outro para fazer inscrição de vestibular, outro porque alguém da família passava mal, outro porque estava desempregado e, todos, até hoje – nem satisfação. Outros se fizeram de esquecidos, passam ao lado, cumprimentam, bate nas costas e se fazem de bobo-alegre, ou esperto ao dobro, pensando que somos bobos. Ultimamente a palavra “NÃO” tem sido parte de meu dicionário.

26 de julho de 2009

Chuvinha e chuvona

Confiei no Sinepar de que hoje teríamos tempo nublado com pancadas leves de chuvas e cai do cavalo. Na parte da tarde, ao retornar de Londrina, enfrentamos chuva razoavelmente forte no trajeto. Chegamos em Maringá com uma chuva forte-forte.

25 de julho de 2009

Praticar sexo leva à perca de peso

Sabia que praticar sexo resulta em perca de peso? Pois é. Está na Insoonia e cheguei aqui pela Isileda.
Em média um humano perde 26 calorias por minuto enquanto beija. Além disso, sexo vigoroso durante meia hora ajuda a queimar 150 calorias (três quilos em um ano - se você tiver relações sexuais 7 a 8 vezes por mês). Beijar também é muito bom para os dentes: o excesso de saliva lançado durante o ato ajuda manter a boca limpa.

Lixo – Reino Unido e Brasil X Maringá e Sarandi

O Reino Unido já prendeu três pessoas devido o envio de contêineres com lixo para o Brasil. Parece coincidência, mas quase que ao mesmo tempo o assunto foi parte de discussões em Sarandi para evitar que Maringá enviasse contêineres, ou seja, caminhões de lixo para Sarandi. A diferença é que aqui em Maringá, mesmo que caminhões de lixo tivessem sido enviados para Sarandi, ninguém seria preso ou condenado. E mesmo que fosse, tendo dinheiro ou influências políticas, seria solto quase que imediatamente.

Benção de veículos na Catedral

Neste domingo, dia 26, haverá a benção dos veículos na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. A tradicional benção foi estabelecida por ocasião do dia de São Cristóvão, celebrado em 25 de julho. Todos os veículos que passarem em frente à Catedral no domingo entre 07h30 e 17h, vão receber a benção por meio de sacerdotes e diáconos.

Navegação mais rápida

Os primeiros testes após trocar alguns aparelhos para a ADSL não mais nos complicar indicam que a navegação e postagens ficarão mais rápidas.

24 de julho de 2009

Problemas online

O leitor nos desculpe, mas nestes últimos dias nossa internet está de encomenda. Funciona a trancos e barrancos. Agora a tarde um técnico da GVT esteve por aqui tentando descobrir o motivo. Aumentamos a velocidade para 10 megas e piorou. Trocamos o Modem e nada adiantou. Amanhã trocaremos o ramb "switch". Esperamos que enfim, funcione. Para escrever estas linhas foi um deus nos acuda...

Palestra sobre a Pessoa Idosa

Neste sábado, dia 25, palestra intitulada “Envelhecer de bem com a vida” será realizada no auditório das Livrarias Paulinas, em Maringá, na Avenida Getúlio Vargas, Centro, próximo da Avenida Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3226-3536.

Frio cortante

Eu e a esposa saímos corajosamente por volta das 07h30 de hoje para caminhar e passamos um frio de lascar. O frio era intenso e cortante devido ao vento. No início, chegou a doer. Pior é saber que o sábado e domingo estarão mais frios ainda. Será o último frio deste inverno?

23 de julho de 2009

Honduras ao vivo

Acompanhe Honduras ao vivo. Várias são as notícias, discussões e posições sobre o que está acontecendo em Honduras. À distância não temos muitas informações e as comunicações são controladas. O pouco que se sabe ou se ouve, precisa ser interpretado.

Documentário sobre Dom Jaime

Nesta sexta-feira, dia 24, às 19h30min., será lançado o vídeo documentário “Jaime. Uma história de Fé e Empreendedorismo”, que conta a trajetória do primeiro bispo e arcebispo de Maringá. De acordo com o Jornal do Povo, quase 10 pessoas entre cinegrafistas, editores e produtores foram envolvidas no documentário. A partir da semana que vem o documentário, em DVD, estará à venda nas livrarias e na Catedral.

Maringá no Regional Sul II da CNBB

Pedrina Souza Cruz coordenará o Conselho Missionário Provincial da Arquidiocese de Maringá no regional Sul II da CNBB, juntamente com a religiosa irmã Cleonice Ana de Castro da Congregação das Irmãs do Santo nome de Maria, também de Maringá.

ACIM é surpreendida por pesquisa

Ao assistir entrevista de representante da ACIM sobre pesquisa que a entidade realizou a respeito da insatisfação da população com as mercadorias expostas nas calçadas, percebi que a ACIM esperava aprovação da falta de respeito dos comerciantes e empresários. A surpresa da entidade foi em relação à percentagem. É como se ouve na CBN: 76% dos entrevistados são contra o uso das calçadas e 94% são contra o uso de papel picado para chamar a atenção do consumidor. Mesmo assim, os comerciantes insistem em que a Lei municipal de uso das calçadas seja mudada pelos vereadores para terem a invasão legalizada. Haja limite da paciência dos consumidores. Tomara que a partir da pesquisa os comerciantes respeitem os consumidores. Pois o que fazem é invasão do espaço público.
Depois criticam os trabalhadores Sem Terra que ocupam terras ociosas no campo, muitas das terras de cunho especulativas. As calçadas têm função social: passear, caminhar, deslocar-se, transitar. Invadi-las pode custar ação de despejo por parte dos consumidores que se sentirem atentados em seu direito de ir e vir.

22 de julho de 2009

Funções dos conselhos e conselheiros

Atualizado - Geraldo Irineu fez uma fala no final de junho sobre a conselheira tutelar de Maringá que havia sido afastada por ter descartado documentos, só que avançou sobre todos os conselhos e conselheiros. Bateu no conjunto, generalizadamente. Pontos de vista são importantes e posições políticas também, seja de jornalista ou comentarista, seja de político ou sindicalista, seja de professor ou ativista social. Mas é fundamental saber diferenciar funções dos conselhos e conselheiros. (Estou com dificuldade para anexar a gravação que está em mp3)
Os conselheiros dos Conselhos Tutelares exercem a função pública durante o dia e permanecem de plantão 24 horas à disposição das eventualidades e denúncias e, por isso são remunerados. O que temos que fazer é ficarmos atentos na forma como trabalham para não serem usados como trampolim político do Poder Executivo.
Já os demais conselheiros (Criança e Adolescente, Proteção a Vida, Segurança Alimentar, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Segurança Pública, entre outros), quando representantes da sociedade civil, têm suas atividades profissionais, não recebem pelas reuniões, participando das reuniões nas horas vagas ou à medida do tempo de cada um. Estes conselheiros participam por acreditar ser possível contribuir com propostas de políticas públicas de mudança da sociedade e são maioria nos conselhos, seja nos municípios, Estados e em nível federal. Também temos que ficar atentos para que muitos destes conselheiros não usem os conselhos - muitos fazem isto - como trampolim político, não ocupando os conselhos em nome do Poder Executivo para evitar que ações sociais e políticas públicas sejam efetivadas.

Em defesa de Sarandi

Comunicado do “Comitê em Defesa de Sarandi” convoca a população a comparecer novamente nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Sarandi para tentar sensibilizar os vereadores a votarem em defesa da população sarandiense e impedir que o município se transforme num grande depósito de lixo de outras cidades.

21 de julho de 2009

Tentativa de emboscada contra Protógenes

O delegado afastado da polícia federal Protógenes Queiroz, que iniciou investigação contra o banqueiro Daniel Dantas e outros investigados na operação Satiagraha, relata em seu blog uma tentativa de emboscada que quase sofreu sábado, dia 18. AQUI.

Pistola de choque causa incêndio

Li no Abiose Maringá e no Angelo Rigon que um homem foi incendiado no Austrália e internado em estado grave devido a uso de pistola de choque dos policiais. O fato me leva a Umuarama quando, domingo, visitando a feira daquela cidade dei de cara com três guardas municipais armados, no meio dos feirantes. Fiquei na dúvida se usavam pistolas de choque ou armas de fogo.

Enquete

Rafael Gotardo, de Sarandi, iniciou uma enquete para saber quem é contra ou a favor que o lixo de Maringá seja levado para Sarandi, AQUI.

Pessoas "politizadas"

"[...] quando falamos de pessoas 'politizadas', precisamos distinguir entre quem é informado de política e quem é cognitivamente competente para resolver os problemas da política" - Giovanni Sartori

Entidades se manifestam contra ação dos militares no Araguaia

Dezenas de entidades manifestaram indignação às atividades do governo federal na região onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia. De acordo com Carta Aberta, “familiares e companheiros dos mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar, e entidades comprometidas com a luta pela Verdade e por Justiça, manifestamos nossa indignação e repúdio às atividades ora desenvolvidas pelo governo federal na região onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia”.
“Assistimos, estarrecidos, a ida de uma caravana essencialmente militar, sem a presença dos familiares, sem a participação da Comissão Especial para Mortos e Desaparecidos, sem a presença da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Acompanhamos também estarrecidos, as informações divulgadas pela imprensa de que o comandante da operação buscou afastar a presença dos jornalistas”.
Ao ler a Carta Aberta, tive a impressão que a operação pode indicar eliminação de provas do período da Guerrilha que os militares acreditam existir e que um dia poderia cair sobre eles.

Gripe “suína” – perguntas e respostas – elimine suas dúvidas

1.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.
2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.
3. - Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.- É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.- Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.- Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.- Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.- De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.- O vírus é mortal?
Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada
12.- O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.- Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.- Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.
19.- É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.- Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.- Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.- O virus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.- Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.
26.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomando.
29.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.
30.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.
31.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
32.- O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.
34.- O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.
35.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.- Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.
39.- As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.- Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.- Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

20 de julho de 2009

Os mais ricos do mundo

Em 2006, o mundo tinha 793 pessoas muito ricas (bilionárias), concentrando nada menos que 2,6 trilhões de dólares (18% a mais que em 2005). Do total, 196 bilionários estavam no continente Europeu e concentravam 802 bilhões de dólares. Dos 196 europeus, 55 eram alemães. Vale destacar o mapeamento nos demais continentes e países:
33 bilionários estavam na Rússia;
27 no Japão;
23 na Índia;
8 na China e,
33 bilionários eram latino-americanos, sendo 16 brasileiros (em 2005 eram 8).

19 de julho de 2009

Buracos e congestionamentos

Pegar estrada está cada vez mais complicado. O trânsito está perigoso a cada dia, mais ainda quando os buracos nas rodovias aumentam em proporção ao número de veículos. Falo isto porque acabo de chegar de Cafezal do Sul e Umuarama e enfrentei congestionamentos infindáveis.

Três da semana

Nesta semana, três acontecimentos merecem comentários.
Primeiro foi a reação da administração de Sarandi em evitar que Sarandi recebesse o lixo de Maringá. Maringá tem uma dívida com Sarandi por tê-la como cidade dormitória. Se além disso, também a transformasse em depositária de lixo que produzimos aqui, aí seria um descaso total e falta de respeito com os sarandienses.
Segundo foi o aniversário de 91 anos de idade do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Como disse Messias Mendes, ele representa o fim da resistência de um povo contra a discriminação racial e as injustiças sociais.
Terceiro e lamentavelmente, foi a derrubada do projeto do vereador Humberto Henrique (PT) que criava o portal da Transparência da Administração de Maringá.

18 de julho de 2009

Combustível

Observei na manhã de hoje que o litro de álcool em Água Boa (30 km de Maringá) custa R$ 1,269 e a gasolina custa R$ 2,359. Já em Maringá o preço parece de cartel.

Posse

Neste domingo, dia 19, haverá posse do padre Paulo Felipe dos Santos, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A posse ocorrerá às 19horas.

16 de julho de 2009

Conselho local de saúde

Terminou a pouco no salão da Paróquia São Mateus a escolha dos novos conselheiros locais de saúde da região do Pinheiro, Novo Oásis, Branca Vieira, Tuiuti e muitos outros bairros. Luciana Verri (irmã dos irmãos Ênio e Mário Verri) foi uma das eleitas (escolhida pelo Espaço Nelson Verri) para o conselho local. O comentário corrente fora do salão era de que a irmã dos Verri’s estava emocionada. Imagina se depois dessa escolha resolver seguir o caminho dos irmãos? Confesso que fica a preocupação. Vem à memória os magalhães, os barros, os sarneys...

Reviravolta na educação


RPC – som e imagens desencontradas

Ontem e hoje, por dois momentos que assisti frações de jornais com imagens e sons ao vivo da RPC, observei haver algo de errado. O som e as imagens estavam desencontradas. O som começava antes que os jornalistas ou entrevistados falassem. Milhares de outros telespectadores também devem ter observado.

15 de julho de 2009

A duplicação demorada da rodovia em Iguatemi

Soube que o sítio onde a Viapar não conseguiu liberação para duplicação da rodovia – em Iguatemi – pertence a alguém ou a familiares de quem trabalha no D.E.R. Estaria o D.E.R, beneficiando pessoas? Pela situação daquele pequeno trecho e a demora na resolução do término da duplicação entre Maringá e Iguatemi, nada podemos achar impossível. O que se sabe é que ocorreram vários acidentes, alguns gravíssimos e muitos ainda devem ocorrer até que a rodovia seja definitivamente duplicada.

Motoqueiro irresponsável

Um motoqueiro sai de Iguatemi, entra na Rodovia em direção a Maringá e quase foi colhido por trás. Pilotava com a mão direita, estava em baixíssima velocidade em plena rodovia, o capacete estava semi-erguido e a mão esquerda segurava um cigarro. Se o motorista do veículo à minha frente não adentrasse um pedaço da contramão e no susto o motoqueiro não tivesse jogado a moto para o acostamento – trecho não duplicado –, poderia ter ocorrido um acidente. Foi por pouco.

Rodovia esburacada

Acabo de chegar de Paranavaí e observei que a rodovia entre Mandaguaçu e Paranavaí está um tanto esburacada. Será que a arrecadação da Viapar não está sendo investida na conservação. Vi vários homens trabalhando na limpeza e roçada das margens, menos no tapa-buraco.

14 de julho de 2009

Vencido pelo cansaço

Estou passando para dizer que amanhã estaremos postando. O dia foi corrido e o cansaço me venceu.

13 de julho de 2009

Atos no Judiciário – como são?

Eu não ouvi ainda nenhum comentário, mas não custa questionar. Como são os Atos no Judiciário? Existem Atos Secretos? Todos são públicos?

A farra com o dinheiro público

Imaginemos a farra que os políticos fazem nas câmaras de vereadores em todos os municípios, nas assembleias legislativas em cada Estado da Federação e na Câmara Federal. Na nossa frente, são santinhos. Junto com seus assessores devem maquinar o pior contra a população e sobre isto, Maquievel antecipou indicações. Quando são denunciados, se postam como anjinhos inocentes e desconhecedores das falcatruas. Duas caras para um só político que muda de atitude ou postura dependendo da conveniência.

663 Atos secretos em Brasília foram anulados

O presidente do Senado Federal, José Sarney, anulou por decreto (não secreto) 663 Atos Secretos. Resistiu, resistiu, mas não aguentou a pressão. E olha que parece que 99% dos atos não foram anulados, pois se tratam de "exoneração e nomeação de pessoas que prestaram serviços ao Senado". O negócio no Senado era e é feio e somos os pagadores da festa.

19 anos do ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa hoje 19 anos de idade. Você sabia? Pois é. E os adolescentes têm sido alvos de portarias de juizados em várias partes do Brasil, obrigando-os a saírem das ruas antes da meia-noite. Pesquisas indicam que a maioria da população é a favor do recolhimento. No entanto, a maioria que é a favor do recolhimento não discute alternativas para os adolescentes e jovens. Não se envolve em discussão de políticas públicas de emprego, educação, saúde, lazer... É como aquele ditado: pimenta no olho do outro é refresco.

Título Honoris Causa será em 14 de agosto

Li a semana passada que o arcebispo de Maringá receberia amanhã o título de Doutor Honoris Causa, oferecido pela PUC do Paraná. A cerimônia não ocorrerá dia 14 de julho como divulgado e sim dia 14 de agosto. Portanto, falta um mês.

Frio

Muitas pessoas que nos visitam são de regiões quentes ou do exterior. Saiba-se que ontem e hoje em Maringá esteve, ou seja, está bastante frio. Olho pela janela e vejo mulheres e homens agasalhados. Motoqueiros encapotados dos pés à cabeça, sem se esquecerem das mãos e, por cima, ou para piorar, está ventando, aumentando a sensação de que o frio é mais intenso. Esperamos que a partir de amanhã comece a esquentar.

11 de julho de 2009

Assédio moral

Ganhamos hoje um livrinho organizado pelo mandato do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que trata de “Assédio moral – subsídios para a defesa dos direitos do trabalhador”. O livro discute o termo assédio, as situações de assédio moral, os efeitos e reações, além de formas de combate ao assédio por via judicial, entre outras interessantes temáticas. É um livro educativo e formativo. Muito bom para orientar e debater a questão.

Caldo de mocotó

Acabamos de chegar de Nova Esperança, onde participamos da reunião do CEEDH e de um delicioso almoço prato predileto: caldo de mocotó, na casa da Edenilce (vice-presidente do SISMUNE). O dia esteve propício para a refeição. Foi "dimais".

10 de julho de 2009

Direitos Humanos

Neste sábado (11), duas entidades de direitos humanos realizarão reuniões no Norte do Paraná. O Coletivo de Estudos e Educação em Direitos Humanos de Maringá (CEEDH), reúne-se na cidade de Nova Esperança, a partir das 08h30min., para estudar o artigo 5º da Constituição Federal. Em Londrina, quem se reúne é o Centro de Direitos Humanos daquela cidade (CDH), a partir das 08 horas da manhã.

Faxinal do Céu

Encerrou-se hoje um encontro sobre educação com pedagogos do campo, em Faxinal do Céu, município de Pinhão e, outro encontro já está agendado para ocorrer entre 15 e 18 de agosto com educadores/as negros/as do Estado, ambos coordenados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, tendo como tema principal “Identidade e Formação Política”.
De acordo com o convite da SEED, o evento fundamenta-se no contexto da construção da diversidade como prática cotidiana e na edificação de relações raciais parietárias – em quatro grandes e importantes decisões: o desafio lançado na III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e formas conexas de intolerância, que aconteceu em Durban, África do Sul, em setembro de 2001; a Lei 10.639/2003 que, alterando a LDB, trata da inclusão da História e Cultura da África e dos afro-brasileiros nos currículos escolares; o Parecer 03/2004 do Conselho Nacional de Educação; e a Deliberação 04/06 do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
O Encontro deve reunir 650 (seiscentos) participantes de todo o Estado, entre membros da equipe pedagógica, professores/as, direção, auxiliares administrativos e serviços gerais. Estão previstos: oficinas, palestras e conferência sobre a história e cultura africana e afro-brasileira, além de espaços propícios para o debate referente à Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Eleição de conselho local de Saúde

A semana que vem promete aqui na região (Pinheiro, Novo Oásis, Branca Vieira, Tuiuti e outros bairros). É que deverá acontecer reunião para eleição dos conselheiros locais da saúde do Jardim Pinheiro. Por enquanto está tudo quieto, ou parado. Nada se houve a respeito. A não ser nas reuniãos entre agentes de saúde e chegados do Unidade Básica. Mas por baixo dos panos deve estar rolando água.

Morre pai de padre

Morreu ontem, Francisco Capelatti, pai do padre Roberto Aparecido de Souza, da paróquia Nossa Senhora Rainha, de Atalaia-PR. O velório foi em Kaloré e na manhã de hoje teve Missa de corpo presente. O Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, esteve por lá.

Cachorro atropela motoqueiro e morre

O sol da tarde de ontem já partia quando um cachorro entrou na frente de um motoqueiro e morreu no local. O fato ocorreu na Avenida Tuiuti, esquina com Rua Rio Ligeiro. O barulho foi preocupante. O motoqueiro não caiu e, assustado, parou a moto. Vizinhos e comerciantes (inclusive eu) fomos para a Avenida pensando o pior. Após o motoqueiro se acalmar do susto, deu partida na moto e desapareceu. Um popular avaliou o estado do animal, viu que havia partido para o infinito e arrastou seu corpo do meio da avenida, jogando-o na calçada ao lado. Na manhã de hoje a Prefeitura foi avisada (fone 5555) por um comerciante que espera até agora que o corpo do animal seja retirado ainda hoje.

Ordenação de padre

Na noite desta sexta-feira (10) haverá ordenação presbiteral do diácono Claudenir Bernardino de Matos, às 20 horas, na Paróquia Santo Cura D’Ars, em Paiçandu. O futuro padre tomará posse no dia 12 de agosto na Paróquia São Mateus, no Parque Residencial Tuiuti e será nosso vizinho. Não se arrempederá. O povo daqui é muito bom. Prova é a quantidade de igrejas uma próxima da outra. Em torno da Igreja - Paróquia - São Mateus (raio de 100 metros) surgiram mais três igrejas evangélicas. Aqui virou um centro religioso. Sobre a ordenação, assista no you tube:

9 de julho de 2009

Dia corrido

Hoje foi um dia corridíssimo e dentre as atividades, li rapidamente um único blog. Amanhã estaremos com mais tempo. Vou descansar.

8 de julho de 2009

Terceira encíclica

Papa Bento XVI fala sobre crise econômica mundial em sua terceira encíclica.

Posses de padres

Datas das posses de alguns padres transferidos na Arquidiocese de Maringá
  1. Padre Altair Ciarallo – paróquia Nossa Senhora do Rocio em Ivatuba: dia 08 de julho às 20h
  2. Padre Jair Presinate - paróquia Divino Espírito Santo em Maringá: dia 11 de julho, sábado, às 15h
  3. Padre Luiz Carlos Targino – paróquia São Francisco de Assis: dia 16 de julho às 20h
  4. Padre Claudenir Bernardino de Matos e padre Sidney Fabril – paróquia São Mateus Apóstolo: dia 12 de agosto às 20h
  5. Padre Ivaldir Camaroti dos Reis - paróquia Santa Joaquina de Vedruna: dia 13 agosto às 20h
  6. Padre Israel Zago – paróquia Santa Izabel de Portugal: dia 16 de agosto às 19h
  7. Monsenhor Orivaldo Robles – Catedral Nossa Senhora da Glória: dia 21 de agosto às 18h30
  8. Padre Zenildo Megiatto – paróquia Bom Pastor de Mandaguari: dia 23 de agosto às 8h
  9. Padre Bruno Elizeu Versari – paróquia Santa Maria Goretti: dia 23 de agosto às 18h
  10. Padre Nelson Molina – paróquia São Pedro Apóstolo de São Pedro do Ivaí: dia 30 de agosto às 19h30

Em breve, mais informações sobre novas posses.

Hoje vou trabalhar em dobro

Como amanhã (dia 09) completarei mais um ano de vida, vou trabalhar bastantão hoje para descansar um montão amanhã. Será? Rsrsrs. Não aceito telefonemas. Somente presentes e dinheiro na conta.

Duas

  1. Coordenador nacional do MNDH diz que a tortura no Brasil persiste.
  2. Messias Mendes escreve que a mídia tupiniquim omitiu da sociedade brasileira o verdadeiro motivo da visita do presidente Lula à França nesta terça-feira.

Constrangimento

Ao caminharmos na manhã de hoje, deparamos com um senhor puxando um carrinho de recicláveis. Ao se aproximar, observamos que disfarçava o olhar e a cabeça. Ao cruzarmos por ele, tivemos a impressão conhecê-lo de algum lugar ou de tempos atrás. Conversando a respeito, a lembrança nos levou à década de 1980 e nos recordamos que o senhor parecia alguém muito ativo na comunidade religiosa no Jardim Campos Elíseos. Deve ter se aposentado e, para completar a renda, investe em materiais recicláveis. Também pode ter ficado desempregado e, para sobreviver, encontrou nos recicláveis uma fonte de renda. Um dia vou descobrir se é quem pensamos. Não nos importa. Mas nos chamou a atenção o comportamento ao se aproximar. Pareceu constrangido ao se aproximar. Caso tenha ficado, não vemos motivos. Recolher recicláveis é um trabalho admirável e respeitado.

7 de julho de 2009

Alívio, o Balestra retornou

Confesso que nos últimos dias fiquei pensativo sobre o blecaute do blog do José Balestra. Nesta noite, após um dia super atarefado, leio no Rigon que o advogado e blogueiro está de casa nova, ou seja, blog novo. Chama-me atenção o jeito do Balestra escrever. Pena foi observar que as matérias escritas durante tanto tempo foram deletadas. Aí doeu a beça.

Inconformado

O servidor público municipal e blogueiro, Paulo Vidigal, está inconformado com o que os vereadores governantes fizeram hoje em votação contra os servidores da saúde e nomina cada um deles.

Informado

A minha primeira atividade de hoje foi ler o Boletim Informativo do mandato participativo do vereador Humberto Henrique (PT), recebido na tarde de ontem pelo correio. O boletim discute a queda no preço dos materiais recicláveis, derrubando a renda dos coletores; a questão do lixo doméstico que estava sendo entregue ao sistema Biopuster; a rejeição da reforma administrativa da Câmara; a cobrança que o vereador tem feito sobre a transparência dos gastos da prefeitura pela internet; além de uma lei normatizando o uso dos contêineres pela cidade, o que, segundo o vereador, evitaria acidentes.

5 de julho de 2009

Zunzuns

1º zunzum
Ouvi zunzuns de que os viadutos não contemplados no decorrer do Contorno Norte, a exemplo do viaduto da São Judas Tadeu e Pedro Taques, não serão mesmo construídos no pacote atual, mas poderão ser feitos em outros momentos, ou seja, em outros governos que tenham recursos. As perguntas inquietam: Por que não se planejou todos os viadutos do Contorno quando da elaboração do projeto para obtenção dos recursos do PAC, em Brasília? Uma vez que o bonde – o Contorno – está em velocidade e temos um secretário de Planejamento em Curitiba que se também se intitula deputado estadual, por que não se consegue o dinheiro do Paraná Urbano, deixando todos os viadutos construídos? É impossível ou seria conceder muita corda à administração do PP?
2º zunzum
Comenta-se pelos botecos que os recursos para executar as mudanças em sentido único em Maringá, inclusive alterando radicalmente a Avenida Brasil, viriam do Banco Mundial ou BIRD e que não virão mais e que o Município fará o que conseguir com recursos próprios. Será verdade ou será mentira? Em usando recursos próprios, parte seria das multas de trânsito em Maringá?

Compulsividade

Deparei-me este fim de semana com duas situações comuns nas filas de dois supermercados e que não demorou mais que cinco minutos cada situação. Que situação era? As pessoas falarem de seu trabalho ou vida familiar sem nos conhecer.
Primeiro supermercado – Um homem, servidor público (motorista), começa dizendo que temos que saber com quem conversa (e não me conhecia) e que como motorista de órgão público, por não saber quem transporte, deve agir como se nada ouvisse e visse. Para surpresa, depois de ter adiantado que é necessário ser ético no serviço e fora dele, comentou sobre quem transporta. Achei um absurdo e percebi o quando é fácil conseguir informações do que fazem as personalidades públicas – seriam autoridades. É só se aproximar de pessoas simples que convivem ou trabalham com eles. Disse que sua vontade era construir casas e obter rendas de aluguel, mas que a segurança como servidor era mais garantido e por isso iria viver a vida sem se preocupar com outros rendimentos. Como motorista não ganha bem, mas é o suficiente para sobreviver com a família. O interessante da história é que o mesmo adiantou no início da conversa que é necessário ser ético e saber com quem anda ou conversa. E nunca me viu mais gordo ou magro, alto ou baixo.
Segunda situação – Uma senhora que não aparecia ter mais que 50 anos, mãe de um professor universitário, de uma freira que mora e trabalha em São Paulo e de um pai solteiro. Confidenciou em cinco minutos que o professor é o mais novo dos filhos e tem mais cabeça que o mais velho que é pai solteiro. Confidenciou criar o neto que é filho do filho mais velho e que não mais se namoram e que o neto pouco vê a mãe, a não ser no final de semana e, mesmo assim, não gosta de ir com a mãe que mora em kitnet e que é doida pelo filho.
Não sou psicólogo, mas percebi que muitas pessoas descontroladamente sentem uma necessidade imensurável para falar de si. É como se fossem um lava-alma. Compulsividade pura e altamente perigosa, para não dizer, prejudicial. Após o lava-almas, pareceram aliviadas.

4 de julho de 2009

Corajosos

Meus pais, acompanhado de meu irmão, resolveram fugir do frio do Sul e enfrentaram as estradas para passar algumas semanas no Norte do Brasil, em Rondônia. Viajaram 53 horas de ônibus entre Umuarama/PR e Machadinho D’Oeste/RO – de quarta-feira (01/07) a sexta a tarde (03/07). Confesso que fiquei apreensivo enquanto durou a viagem. Não pela viagem em si, mas pelo meu pai, devido os seus 79 anos. Na realidade foram dois presentes: os 50 anos de casados de meus pais e o aniversário de meu irmão Zé Nildo, completado no dia em que iniciaram a viagem. Mas que entre uma cidade e outra é muito longe, não discuto. É longe à beça. São mais de 2.500 km. A informação é que não estão perdendo tempo e desde que chegaram batem pernas pelas ruas de Machadinho, conhecendo a cith. Que aproveitem muito bem o passeio.

Arquidiocese de Maringá divulga resultado de pesquisa

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Na tarde de quinta-feira, 02, a Arquidiocese de Maringá divulgou os dados de uma pesquisa inédita feita durante os meses de julho, agosto e setembro de 2007 em 53 paróquias em 27 municípios da região arquidiocesana. O objetivo foi conhecer melhor a realidade sócio-religiosa dos habitantes da Arquidiocese de Maringá quanto: a religião atual; se teve outra religião; como os não católicos consideram a Igreja Católica; se mudou de religião e qual o principal motivo dessa mudança.
Foram entrevistadas o total de 9.808 pessoas. A margem de erro decorrente deste processo de amostragem é de 1% para mais ou para menos com uma confiabilidade de 95% para as estimativas obtidas.
A pesquisa contou com a orientação técnica dos professores Carlos Roberto do Carmo Leite (professor aposentado do Departamento de Estatística da UEM) e Ivani Aparecida Basso da Silva (professora em exercício do Departamento de Estatística da UEM).
O resultado do trabalho deve gerar interesse não só da comunidade católica, mas também de membros de outras religiões e pesquisadores acadêmicos que, inclusive, já solicitaram os dados para estudos científicos no meio universitário. O levantamento serve para dar base ao plano de Ação Evangelizadora para os próximos 4 anos na arquidiocese.
Conforme a pesquisa, a população católica da arquidiocese de Maringá representa o total aproximado de 73,72% dos moradores. 21,15% são evangélicos; 1,46% espíritas; 0,24% muçulmanos; 0,15% budistas; e 2,67% não pertencem a nenhuma religião.
1,07% dos pesquisados que mudaram de religião nos últimos anos responderam que fizeram isso por causa da acolhida. 2,42% mudaram por influência de familiares. A doutrina da Igreja Católica motivou a saída de 2,99% dos entrevistados. “Encontrei um apoio para mudar de vida”. Essa foi a resposta de 1,12% dos pesquisados que deixaram a Igreja. Já 3,15% responderam que optaram pela mudança motivados pela “experiência de encontro com Deus”. E as questões financeiras, como dízimos e ofertas, fizeram que 0,20% deixassem a Igreja Católica Apostólica Romana na Arquidiocese.

3 de julho de 2009

Trabalhe, mas não muito

O lema de meu primo Benedito de Machadinho-RO é: "Faça igual eu. Trabalhe, trabalhae e trabalhe, mas não muito e jamais atrapalhe quem trabalhaaaaaaa".

Como evitar a gripe Influenza A

  • Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade;
  • Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura;
  • Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico;
  • Coloque bastante cebola na sua alimentação;
  • Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico;
  • Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora);
  • Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas);
  • Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico;
  • O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe;
  • Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados;
  • Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus – inclusive o da gripe – nem chegarão perto de você.

Preços dos combustíveis

Tenho evitado abastecer o carro em Maringá, à exceção dos preços em “ofertas”. É um protesto ao abuso de supervalorização da gasolina e álcool. Vamos exemplificar com o álcool que é o produto que utilizo. Quando se sai em direção a Londrina, Paranavaí ou Campo Mourão, encontra-se álcool abaixo de R$ 1,10 e indo na direção de Cianorte, encontra-se abaixo de R$ 1,15. Portanto, para que encher o tanque em Maringá?
Muitos postos da região buscam o produto em Maringá e vendem mais barato que aqui. Não é de se questionar? Deste questionamento não escapa nem o posto da Coopar que surgiu para beneficiar seus associados. Mesmo com os “descontos minguados” não compensa abastecer na cooperativa. Andando um pouco em postos pela periferia de Maringá, distrito de Iguatemi ou Região Metropolitana, encontra-se combustível mais em conta.
Pior é ver que os tablóides nos postos parecem ser fotocópias um do outro: casados nos preços. Alteram-se apenas os centavos e o tamanho da letra. Seria complô entre os proprietários? Não estariam os proprietários praticando crime contra os consumidores? Em Londrina o Ministério Público tem interferido. E em Maringá, por que a inoperância?

2 de julho de 2009

A evolução dos CCs na prefeitura de Maringá nesta década

Ainda não se sabe o claro motivo, mas o prefeito de Maringá pode estar por trás da retirada da terceira votação da Lei Municipal que reduziria para 219 o número de CCS em Maringá. De acordo com o vereador Humberto Henrique (PT), o prefeito está por trás. Diz ele "Prefeito rejeita emendas e pede arquivamento da reforma". O vereador aproveita para fazer um comparativo do aumento gradual de CCs na prefeitura nesta década, intitulando como Linha do tempo:
  • 2004 = 253 cargos comissionados – nomeados durante o governo do PT (José Claúdio e João Ivo Caleffi);
  • 2007 = 348 cargos comissionados - nomeados durante o governo do PP (Sílvio Barros);
  • 2008 = 396 cargos comissionados - governo do PP;
  • 2009 = 506 cargos comissionados. - governo do PP que agora, pressionado pelo Ministério Público, apresentou Projeto de Lei para diminuir para 260 e o vereador Humberto Henrique apresentou emenda para diminuir para 219 cargos.
Em breve, quem sabe, saberemos o que aconteceu nestes últimos dias para que os governistas de Maringá solicitassem a retirada do projeto de Lei. No fundo a gente disconfia. É que se faiz de besta. Aqui em Maringá, de bobo a gente só tem a cara e o jeito de andar. Se fazemos de bobo pra inganar quem pensa ser muito isperto. Em breve nóis vai sorrir de vê gente importante respondendo processo até Deus dará, gastando o que tem e num tem.

Toque de recolher crianças e adolescentes

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), diante de tentativas de autoridades públicas locais querem executar "toque de recolher" contra crianças e adolescentes à mercê do Estatuto da Criança e do Adolescente, pronunciou-se em reunião no dia 18 de junho contrário a qualquer ato jurídico naquele sentido. O CONANDA deixou claro que o Estatuto da Criança e do Adolescente é quem norteia as ações e não a vontade particular de autoridades locais: promotores, juízes, policiais e membros de conselhos tutelares. Na decisão, os conselheiros afirmaram que “toque de recolher” cerceia a liberdade de ir e vir. As autoridades precisam é vigiar e punir os comércios onde as crianças e adolescentes não deveriam estar, assim como os comércios que vedem bebidas alcoólicas para menores ou comercializam sexos envolvendo menores.

Cascalhamento e tapa buracos

Operações cascalhamento e tapa buracos em ruas onde os buracos no asfalto deixam os motoristas irritados e causam estragos nos veículos e acidentes em ciclistas e motociclistas são na verdade jogar o dinheiro do contribuinte no esgoto, pois se perde tempo, ocupa trabalho de várias pessoas, utilização de veículo, gastos com peças e combustível, além do material utilizado no cascalho ou buraco “tapado”, pois a partir do primeiro veículo que passa sobre o local, o material começa a se soltar e, a partir da primeira chuva os problemas retornam, sendo necessário refazê-los. Cascalhamento e tapa buracos deveriam ser proibidos por lei.
Eis dois exemplos: A operação cascalhamento no jardim Novo Independência, em Sarandi, realizada esta semana (foto à esquerda) e uma operação tapa buracos em fevereiro de 2006 nas ruas dos jardins: Quebec e Ebenezer, em Maringá (foto à direita). Tais ações não merecem aplausos. Foram paliativas, enganando o povo. Merecem críticas.
O asfalto está com rachaduras ou buracos? Que se faça a recuperação 100% retirando uma margem além do buraco ou rachaduras, colocando uma pavimentação completa, a exemplo do que fazem os médicos quando da retirada de um tumor ou mancha no corpo de uma pessoa. Tira-se uma margem além do apresentado para impedir que os problemas retornem.

Gilmar Mendes processa blogueiro

O blogueiro Leandro Fortes do "Brasília, eu vi", divulga estar sendo processado "pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, por ter revelado, em reportagem publicada por Carta Capital, em 6 de outubro de 2008, o funcionamento do Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP. Na ação indenizatória movida contra mim, Gilmar Mendes pede 100 mil reais porque, entre outras alegações, o referido instituto teria sido prejudicado financeiramente pela matéria. Curioso, fui pedir a ajuda da organização não governamental Contas Abertas para atualizar os ganhos do IDP e dimensionar o tamanho do prejuízo que causei. Estupefato, constatei que o instituto não parou de faturar". Confiram no blog do Leandro Fortes as informações sobre as atualizações feitas pelo Contas Abertas.

1 de julho de 2009

Bueiro não é lixeira

De longe avistei uma senhora varrendo a calçada e atirando a sujeira em direção ao bueiro. Quando passei pelo local, tudo estava limpo e não havia sacos ou sacolas com o lixo da rua para o caminhão de lixo recolher e fiquei na dúvida se a cidadã jogou todo o lixo varrido no bueiro ou se jogou apenas os restos finais dele. A conduta me leva novamente ao entendimento que tenho que a Secretaria de Serviços e Obras do Município deveria realizar um trabalho de conscientização da população para que o lixo – muito ou pouco – não seja atirado ao bueiro. Tal trabalho não precisaria ser realizado sobre todas as famílias de Maringá, mas nas residências beneficiadas com um bueiro na frente de seu terreno ou casa. Ká entre nós: dói vê alguém jogando lixo no bueiro. É pura falta de responsabilidade social. É jogar contra a própria pessoa, sua família e vizinhos. Bueiro não é lixeira e as pessoas precisam se atentar da importância de mantê-los limpos e livres à água da chuva, evitando catástrofes ambientais.

219 CCs na prefeitura ainda são demais

Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura de Maringá reduzindo de 506 para 260 o número de cargos de confiança na prefeitura pode chegar a 219 com a apresentação de cinco emendas defendidas pelo vereador Humberto Henrique (PT). Faz parte da redução o impedimento que direção direção de unidades básicas de saúde, escolas municipais e centros de educação infantil sejam ocupados por cargos comissionados que não sejam concursados.