SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
30 de setembro de 2009
Doação de sangue
Maringá X Sarandi – entremeios o lixo
Rogério Rodrigues levantou com propriedade, a preocupação sobre o lixo de Maringá, vez que a Justiça abriu as portas ao autorizar a prefeitura de Maringá a continuar a licitação sobre o mesmo. O que resultará? Já antevejo a população de Sarandi em alerta e os movimentos sociais articulando-se pelas manifestações que não tardarão em começar.
Rixas
Bosque das Grevíleas
A Região Metropolitana de Maringá ainda existe?
Livro descreve que FHC serviu à CIA

Um livro de 550 páginas da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), intitulado "Quem pagou a conta? - a CIA na guerra fria da cultura", descreve que Fernando Henrique Cardoso (FHC) serviu à CIA por meio da Fundação Ford, lá pelos anos de 1969, momento em que surge o CEBRAP. Milhares de dólares foram investido no serviço. O livro, que não é o primeiro que trata do assunto, pode ser uma bomba para o PSDB.
29 de setembro de 2009
Flash histórico – educação
* 94% dos uruguaios terminavam o ensino primário;
* 89% dos moradores de Trinidad e Tobago também concluíam;
* 86% dos venezuelanos faziam o mesmo;
* 80% dos mexicanos não eram diferentes;
* 70% dos paraguaios não ficavam para trás;
* 56% dos colombianos estavam à frente dos brasileiros e;
* 39% dos brasileiros é que terminavam o ensino primário.
Não era por acaso que 20% dos brasileiros eram analfabetos, contra 3,8% do Uruguai, 4,7% da Argentina, 9,9% do Paraguai, 10,7% do Peru, 12,5 do México e, 13,3% da Colômbia. E hoje, como será que está o Brasil no cenário latino-americano?
28 de setembro de 2009
Vereador Humberto Henrique desmente Prefeitura de Maringá
Arquidiocese espera reparação da companhia aérea TAP ao Coral Infanto-Juvenil
A íntegra da Nota: “A Arquidiocese de Maringá lamenta profundamente a impossibilidade de o Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano de estar nesse domingo, 27 de setembro, na apresentação previamente agendada para o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao meio dia no Vaticano. A impossibilidade da viagem foi provocada pela greve dos funcionários da companhia aérea TAP.
“O Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano pede desculpas ao Estado do Vaticano por não poder cumprir o compromisso agendado para esse domingo. A Arquidiocese espera agora que, ao menos, a equipe do Coral seja reparada pelas graves conseqüências deste ocorrido".
Flash histórico – fome
27 de setembro de 2009
Quanto o Contorno Norte custará em acidentes?
26 de setembro de 2009
Acidentes no Contorno Norte

Golpistas prendem e torturam opositores em campos de concentração
O número de mortos, feridos e desaparecidos ainda é incerto. A reportagem da Caros Amigos conversou por telefone com Ramon Navarro, ativista da Via Campesina. Ele conta que apesar da repressão violenta, as pessoas saem às ruas para se manifestarem contra os golpistas. Ontem, 23, realizaram uma passeata com mais de 300 mil pessoas pelas ruas da capital hondurenha.
Apenas dois canais televisivos e a Rádio Globo de Honduras não transmitem a versão oficial dos militares. Por isso mesmo, sofrem a sabotagem dos golpistas, que lançam fortes descargas elétricas para danificar os equipamentos desses veículos de comunicação, que agora operam em condições precárias, com várias interrupções em suas programações.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista com Ramon Navarro.
Caros Amigos - Como está a situação em Honduras?
Ramon Navarro – Há uma grande tensão. Reprimem as passeatas contra o golpe de Estado. O Exército e a polícia estão matando nossos companheiros. A polícia reprime, inclusive, nos bairros. Buscam as pessoas que estão reunidas. Estamos debaixo de um estado de sítio. As pessoas são levadas para campos de concentração.
Caros Amigos – Quantos campos de concentração há em Honduras?
Ramon Navarro – Em Tegucigalpa há três campos de concentração, além dos centros de repressão oficial.
Ramon Navarro – Sim, psicológica e fisicamente.
Caros Amigos – Que tipo de torturas?
Ramon Navarro – Apagam cigarros no corpo das pessoas, golpeiam com garrotes. Há muitas pessoas com ossos fraturados. Estamos tentando obter habeas corpus para essas pessoas.
Caros Amigos – Mas a justiça não está ao lado dos golpistas?
Ramon Navarro – Infelizmente está. A corte suprema de justiça do meu país é golpista.
Caros Amigos – Quantas pessoas foram assassinadas até o momento?
Ramon Navarro – Não temos o número exato de mortos, sabemos que são trabalhadores e camponeses. Há muitos feridos nos hospitais, muitas pessoas estão desaparecidas. Os números são incertos. A empresa de telefonia também é golpista.
Caros Amigos - As manifestações acontecem em todo o país ou estão concentradas em Tegucigalpa?
Ramon Navarro - Acontecem em todo o país. Eu estou em Tegucigalpa, mas ocorrem em nível nacional.
Caros Amigos – Os protestos reúnem quantas pessoas?
Ramon Navarro – Em Tegucigalpa realizamos manifestações com mais de 300 mil manifestantes. Mas há muito temor. Ninguém está armado, as pessoas têm medo de ser reprimidas pelos golpistas.
Caros Amigos – E o toque de recolher?
Ramon Navarro – O país está paralisado. Agora o toque de recolher é das 18h às 06h. Por volta das nove da noite entram em cadeia nacional para anunciar a versão oficial e dizer que o toque de recolher continua.
Caros Amigos – Quem fala em nome dos golpistas?
Ramon Navarro – Micheletti e ultimamente o chanceler Lopes Contreras. Falam em inglês. Não respeitam os hondurenhos.
Caros Amigos – E por que falam em inglês?
Ramon Navarro – Falam para os norte americanos
Caros Amigos – Como a mídia está se comportando?
Ramon Navarro – A televisão de uma maneira geral é de ultra direita. Só temos dois canais de televisão que passam as informações como realmente ocorreram. O canal 36 e o canal 11. E uma rádio, a Rádio Globo de Honduras.
Caros Amigos – Os golpistas censuram esses meios de comunicação?
Ramon Navarro – Cortam os meios de comunicação que nos informam. Enviam fortes correntes elétricas para queimar os transformadores. Isso tira esses canais do ar por algum tempo. As transmissões acontecem com interrupções, com dificuldades. A polícia também reprime esses jornalistas.
Caros Amigos – Como os hondurenhos vêem as eleições que o governo golpista diz que vai realizar?
Ramon Navarro – Não acreditamos nessas eleições se não se reconhece o governo do presidente Zelaya, se não se devolve o status de presidente que ele tem.
Caros Amigos – E em relação à atitude do governo brasileiro de receber Zelaya em sua embaixada?
Ramon Navarro – Agradecemos ao Brasil por ter aberto as portas de sua embaixada para proteger o nosso presidente.
Caros Amigos – O senhor acredita que os golpistas podem invadir a embaixada brasileira?
Ramon Navarro – Eles tiveram a intenção, têm a intenção, mas também têm temor. Zelaya está sem água e sem comida dentro da embaixada.
Caros Amigos – Como o senhor acha que esse impasse será resolvido?
Ramon Navarro – Esperamos que haja participação das organizações internacionais, da ONU e que aconteça de forma pacífica. Exigimos o retorno de Zelaya ao cargo e a convocação de uma assembléia constituinte.
CEEDH e MNDH-PR realizaram reunião em Sarandi
Flach histórico - lixo
25 de setembro de 2009
Contras e a favor da produtividade no Brasil
Um tiro fatal
O comércio de fogos e artifícios em Maringá
De rodas para o ar


24 de setembro de 2009
Intelectuais, escritores, docentes e artistas de Honduras pedem socorro
INTELECTUALES, ESCRITORES, DOCENTES Y ARTISTAS DEL MUNDO
NOSOTROS, ESCRITORES, DOCENTES, INVESTIGADORES, ARTISTAS E INTELECTUALES DE HONDURAS LES SOLICITAMOS A TODOS LOS COLEGAS DEL MUNDO, UBICADOS EN CUALQUIER RINCÓN DE LA TIERRA, INFLUIR EN SUS GOBIERNOS PARA QUE EN LAS NACIONES UNIDAS SOLICITEN LA INTERVENCION DE LOS GOBIERNOS DE LA TIERRA PARA IMPEDIR UNA POSIBLE MASACRE DESENCADENADA POR LA PATOLOGÍA DESMEDIDA DE LA REPRESIÓN DE QUIENES OSTENTAN EL GOBIERNO DEL GOLPE DE ESTADO DE HONDURAS.
ESTÁN REPRIMIENDO EN TODO EL PAÍS A CUANTA PERSONA SE ENCUENTRE EN LA CALLE MANIFESTÁNDOSE, PERO, TAMBIÉN A QUIENES SALEN A LA CALLE A COMPRAR AGUA, ALIMENTO O MEDICINAS.
ESTA ES UNA SOLICITUD DE AUXILIO AL MUNDO. NO PERMITAN QUE OCURRA UNA TRAGEDIA SIN PRECEDENTES EN CENTROAMÉRICA.
UNIÓN DE ESCRITORES Y ARTISTAS DE HONDURAS
= TRADUÇÃO =
Intelectuais, escritores, docentes e artistas do Mundo
Nós, escritores, professores, pesquisadores, artistas e intelectuais de Honduras solicitamos a todos os colegas do mundo, localizado em qualquer canto da terra, interferir em seus governos para que as Nações Unidas solicitem a intervenção dos governos para impedir um possível massacre desencadeado pela patologia sem medida da repressão que ostenta o Governo do golpe de Estado de Honduras.
Estão reprimindo em todo o país, encontre a pessoa na casa manifestando-se, também quem sai de casa para comprar água, alimento ou medicamentos.
Esta é uma solicitação de auxílio ao mundo. Não permitam que ocorra uma tragédia sem precedentes na América Central.
União dos Escritores e Artistas de Honduras.
Manifestação pública de articulações e redes sobre Honduras
DECLARACION PÚBLICA
22 de Septiembre de 2009
La MESA de Articulación de Asociaciones nacionales y redes de ONGs de América Latina y el Caribe expresa su más enérgico rechazo al agravamiento de la represión policial-militar desatada en Honduras por órdenes del régimen golpista como reacción al regreso del presidente constitucional Manuel Zelaya.
Desde el golpe de Estado del 28 de junio las organizaciones sociales latinoamericanas han mantenido una actitud de condena al quiebre democrático y de permanente preocupación y vigilancia que se ha manifestado, entre otras iniciativas, en la Misión Tripartita de la Asociación Mundial de Radios Comunitarias – América Latina y Caribe (AMARC ALC); la Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo (ALOP) y la MESA de Articulación de Asociaciones Nacionales y Redes Latinoamericanas de ONG, que visitó Tegucigalpa entre el 2 y el 5 de agosto.
En continuidad con esta visita, María Pía Matta, presidenta de AMARC-América Latina, se encuentra en este momento en Honduras dando seguimiento a la situación de libertad de opinión y expresión en ese país. Con base en la información recopilada por esta misión denunciamos los graves ataques a la población civil apostada ante la embajada de Brasil en Honduras, las detenciones arbitrarias por parte de agentes encubiertos, la implantación del toque de queda, la suspensión vuelos desde el aeropuerto y otras inaceptables medidas represivas.
Hacemos responsables al régimen de facto de la seguridad de las Organizaciones No Gubernamentales, de los medios de comunicación comunitarios y de la integridad de los defensores y defensoras de los Derechos Humanos que desempeñan su labor en Honduras en medio de graves amenazas a su vida.
Llamamos a las instituciones políticas y jurídicas de ese país a asumir sus responsabilidades ante los graves atentados a la vida, la libertad de expresión y la democracia. Exigimos la inmediata restauración del orden constitucional y el respeto irrestricto de los Derechos Humanos de todos los hondureños y hondureñas.
Instamos a la comunidad internacional a apoyar con mayor fuerza los anhelos democráticos de Honduras, incrementando la presión diplomática y exigiendo la inmediata implementación del Acuerdo de San José, en función del interés del pueblo hondureño y el respeto a sus derechos fundamentales.
Asociaciones Nacionales de ONG
ABONG, Asociación Brasileña de ONG, Brasil
ACCION, Asociación Chilena de ONG, Chile
ANC, Asociación Nacional de Centros, Perú
ANONG, Asociación Uruguaya de ONG, Uruguay
CCONG, Confederación Colombiana de ONG, Colombia
CONGCOOP, Coordinadora de ONG y Cooperativas, Guatemala
AD HOC- Convergencia, México
Grupo Propuesta Ciudadana, Perú
POJOAJU, Asociación Paraguaya de ONG, Paraguay
Red ENCUENTRO de Entidades No Gubernamentales, Argentina
SINERGIA, Venezuela
UNITAS, Bolivia
Redes Regionales de ONG
ALOP, Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo
Articulación Feminista MARCOSUR
CEAAL, Consejo de Educación de Adultos de América Latina
CRIES, Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales
PIDHDD, Plataforma Interamericana de Derechos Humanos, Democracia y Desarrollo
Honduras – uma embaixada no centro do mundo
Penso que qualquer um que estivesse no lugar do presidente deposto e voltasse à sua capital pátria e percebesse correndo risco de morte teria feito o mesmo buscando socorro em uma embaixada – território inviolável.
Caso o governo brasileiro tivesse negado amparo estaria certamente desrespeitando tratados, intenções, cartas e acordos internacionais, além de estar sendo criticado pela ONU e personalidades políticas e da sociedade civil do Brasil. O certo é que – assim como foi com Brasil – nenhuma nação poderia esquivar-se de proteção, mais ainda quando resultado de golpes militares, totalmente inaceitáveis e antidemocráticos.
23 de setembro de 2009
Gírias preconceituosas
Escatambulo é membro da Associação dos Deficientes Visuais de Londrina (ADEVILON) entre outras atividades sociais e políticas.
Internet lenta e decepcionante
22 de setembro de 2009
Conheça os 57 senadores com o mandato a vencer em 2010
DEM
1. Adelmir Santana – DF
2. Antonio Carlos Júnior – BA
3. Demóstenes Torres – GO
4. Efraim Morais – PB
5. Eliseu Resende – MG
6. Gilberto Goellner – MT
7. Heráclito Fortes – PI
8. José Agripino – RN
9. Marco Maciel – PE
PDT
10. Cristovam Buarque – DF
11. Jefferson Praia – AM
12. Osmar Dias – PR
13. Patrícia Saboya – CE
PMDB
14. Almeida Lima – SE
15. Garibaldi Alves Filho – RN
16. Geraldo Mesquita Júnior – AC
17. Gerson Camata – ES
18. Gilvam Borges – AP
19. Leomar Quintanilha – TO
20. Lobão Filho – MA
21. Mão Santa – PI
22. Neuto De Conto – SC
23. Paulo Duque – RJ
24. Pedro Simon – RS
25. Renan Calheiros – AL
26. Romero Jucá – RR
27. Roseana Sarney – MA
28. Valdir Raupp – RO
29. Valter Pereira – MS
30. Wellington Salgado de Oliveira – MG
PR
31. César Borges – BA
32. João Ribeiro – TO
33. Magno Malta – ES
PRB
34. Marcelo Crivella – RJ
35. Roberto Cavalcanti – PB
PSB
36. Antonio Carlos Valadares – SE
PSDB
37. Arthur Virgílio – AM
38. Eduardo Azeredo – MG
39. Flexa Ribeiro – PA
40. João Tenório – AL
41. Lúcia Vânia – GO
42. Marconi Perillo – GO
43. Papaléo Paes – AP
44. Sérgio Guerra – PE
45. Tasso Jereissati – CE
PSOL
46. José Nery – PA
PT
47. Aloizio Mercadante – SP
48. Augusto Botelho – RR
49. Delcídio Amaral – MS
50. Fátima Cleide – RO
51. Flávio Arns – PR
52. Ideli Salvatti – SC
53. Marina Silva – AC
54. Paulo Paim – RS
55. Serys Slhessarenko – MT
PTB
56. Romeu Tuma – SP
57. Sérgio Zambiasi – RS
Flash histórico – qualidade da água e esgoto
Se atualmente temos uma situação dramática em relação à qualidade da água e esgoto na maior parte do Brasil, imaginemos no início dos anos de 1990. A metade de toda água que bebemos vem dos rios. A questão era e continua sendo a qualidade dela. Em 1990, 92% do esgoto brasileiro eram jogados nos rios e apenas 8% do esgoto era tratado, mudando de região para região. Com as atuais políticas públicas de investimento nesta área a partir de 2003, já temos um quadro melhor. Esperamos que a melhora nas próximas duas décadas seja consubstancial, a depender, infelizmente, de quem continue governando o Brasil a partir de 2010.
Um dia sem carro no centro
21 de setembro de 2009
Dia Sem Carro
Governadora do Rio Grande do Sul ataca sem-terra

Flash histórico – mortes pela polícia
Um novo Conselho no Brasil. Agora é de Segurança Pública
* Ministro de Justiça;
* Secretário Nacional de Segurança Pública;
* 09 representantes governamentais;
* 09 representantes de entidades de trabalhadores da segurança pública e;
* 09 representantes de organizações da sociedade civil.
Assentamento Dorcelina Folador: parabéns pelos 10 anos

20 de setembro de 2009
Relíquias
19 de setembro de 2009
Flash histórico - moradia
Atualmente a situação começou a mudar, mas uma mudança eleitoral em 2010 pode significar a volta da direita brasileira ao poder e o início do pesadelo para a educação, moradia, reforma agrária. Muitos contratos de financiamentos podem sofrer alterações por Decreto-Lei ou mesmo por Lei, tornando-se pesadelos a milhões de famílias.
18 de setembro de 2009
Coral arquidiocesano na Europa
Liberdade de imprensa vigiada na Argentina
Ouvi no jornal desta manhã que o Congresso Argentino aprovou carta branca que pode levar o governo argentino a perseguir a imprensa em geral.
Esqueçam o que disse
Flash histórico – a concentração da terra no Brasil
Ano que vem, 2010, o IBGE iniciará um levantamento sobre o Brasil e teremos uma noção da concentração da riqueza: indústrias, terras, bancos e comércio em relação aos pobres.
Antes que chegue o novo levantamento, relembremos a concentração da terra na década de 1990. O Brasil tem uma dimensão territorial de 850 milhões de hectares e, no início dos anos 90, 56,7% das terras estavam concentradas em apenas 2,8% de pessoas – os grandes proprietários. Apenas 23,4% das terras estavam distribuídas a 23,4% de pequenos proprietários.
A desproporção é desigual e o Estado brasileiro não investe em políticas públicas que mude radicalmente tal situação que perdura com cenário igual ou pior em 2009. A desigualdade justifica a existência de movimentos em busca da conquista da terra, a exemplo do MST e, naquele período, já existiam 4,8 milhões de famílias sem terra pressionando os governos a fazerem reforma agrária.
Paranavaí fica sem bispo
17 de setembro de 2009
A baixaria pode tomar conta das campanhas políticas
15 de setembro de 2009
Hora de faxina no Senado Federal – 57 senadores com a cabeça na forca do voto
Vamos mexer os pauzinhos e discutir cada senador eleito que atualmente, nos oito anos de mandato, deve ganhar mais de um milhão de reais, enquanto o trabalhador que recebe a faixa salarial de um mil reais/mês, não ajuntaria nos mesmo período (oito anos) mais que dez mil reais. O aposentado de um salário mínimo, no final de oito anos, possivelmente estaria devendo para filhos, filhas, netos e financiadoras.

Flash histórico – desproporção nos gastos de campanha eleitoral
Nas eleições presidenciais de 1994, dois candidatos disputaram a presidência da república e os gastos de campanha eleitoral foi astronômico. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), gastou oficialmente 31,7 milhões de reais (discurso de posse após ganhar as eleições à presidência) e Luís Inácio Lula da Silva (PT), gastou oficialmente 4,2 milhões. A diferença foi nada mais ou menos que 27,5 milhões de reais. Isto oficialmente, pois os gastos podem ter sido maiores. Com tanto dinheiro investido pelo grupo de FHC, não deu outra, foi eleito presidente por duas vezes. Por isso o alerta. Observa os gastos que os candidatos realizam. Quanto mais dinheiro um candidato consegue para a campanha, mais ele fica com o “rabo”, a mão, a cabeça e o corpo todo preso ao grupo que lhe financiou, no entanto, o discurso que utilizará é o discurso que os eleitores precisam e querem ouvir: melhorias na saúde, educação, emprego, meio ambiente, cultura, reforma agrária... Ou seja, milhares de candidatos de grupos econômicos ou financiados por eles se vestir-se-ão de cordeiros para enganar o povo e a maior parte da população – infelizmente – vai cair de gaiato na conversa deles, elegendo às assembléias legislativas, Câmara e Senado Federal pessoas de qualidades duvidosas.
Em Maringá, muitos candidatos devem ser financiados por grupos econômicos que enganarão milhares de eleitores e depois – infelizmente – vão virar as costas, importando-se com o que vão ganhar e gastar em propagandas pessoais, assessores desnecessários, viagens de familiares, pesquisas duvidosas e até mesmo elegendo-se para mandatos no Legislativo e o abandonando em troca de cargos no Poder Executivo.
A desculpa de muitos de “sempre” ter sido assim não significa continuar sendo. É importante aproveitarmos o avanço da tecnologia (o telefone, o blog, a música, o teatro...) e começarmos a conscientizar as pessoas de que pode ser diferente e os políticos devem mudar, não elegendo candidatos de porte duvidoso.
Dom Anuar visita Mandaguari
14 de setembro de 2009
Flash histórico: A inflação no Brasil no fim do governo Sarney
A maioria dos jovens não se lembra do governo Sarney no final dos anos 80 e início dos anos 90 e da inflação que era naquele período. Relembro aos que me lêem que entre 15 de fevereiro e 15 de março de 1990, a inflação no Brasil atingiu nada mais nada menos que 84,32%. Foi um recorde histórico. Jamais havia ocorrido uma situação daquela. Imaginemos nós assalariados vivíamos. Era triste. O índice acumulado da inflação entre março de 1989 e março de 1990 foi de quase cinco mil por cento. Para sermos exatos, foi de 4.853,90%.
Que jamais a inflação exarcebada faça parte de nossa história. Para quem presenciou sabe o quanto foi difícil para sobreviver, vez que as mercadorias sofriam alterações várias vezes durante um dia. O salário mínimo recebido em um dia, valia menos no dia seguinte. Os produtos nos mercados eram disputados antes de serem remarcados na frente do consumidor.
Flash's históricos
13 de setembro de 2009
Peixada
Ontem a tarde fizemos um aperitivo no pesqueiro São José - fundo do Horto Florestal -, administrado pelo João Cícero, colega da prefeitura, época do OP. Além da natureza, por do sol e ar fresco, os pernilongos aproveitaram de meu sangue e não me deixaram quieto um só instante. Mas valeu a pena. As porções estavam deliciosas e minha sobrinha, que não comia peixe em nenhuma hipótese, quebrou o tabu dando o primeiro passo. Aos poucos conseguiu comer um pedaço inteiro. Já foi alguma coisa. Na próxima comerá dois ou três pedaços e, em breve uma porção.
Pensamento
"Não fuja de seus problemas nem se desespere. Encare-os de frente com coragem e determinação, pois se não resolvê-los no dia de hoje, certamente terá que fazê-lo no dia de amanhã porque eles continuarão existindo enquanto não forem resolvidos, prolongando o seu sofrimento". (Autor desconhecido)
Nordestino
12 de setembro de 2009
A primeira greve de caráter social da História
11 de setembro de 2009
Enfim o fim de uma novela enganadora
11 de setembro: fim do World Trade Center.
Seminário sobre Juventude
Também estará em Maringá amanhã e domingo (dias 12 e 13) o padre Hilário Dick para assessorar um seminário de formação para jovens e lideranças pastorais da arquidiocese de Maringá. O seminário será realizado no salão de eventos da Paróquia São Miguel Arcanjo, na Zona 8, próximo ao antigo aeroporto. Maiores informações e inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da Pastoral da Juventude: http://www.pjmaringa.com.br/.
Um dia quase perfeito
Segregação social
10 de setembro de 2009
Novas gírias no Dicionário
PADARIA = bunda, nádegas.
PASSAR A MÃO = furtar, roubar.
PEBADO = perdido, ferrado, com dificuldade, passando apertado.
PÉ-DE-BOI = forçudo, persistente, que não desiste.
SAÇARICO = maçarico.
TER MENINO(A) = ter parido, ter dado a luz, ganhou nenê, foi mamãe.
XAVASCA = órgão genital feminino, vagina, "xana", "buceta".
CAGANDO GOMA = pessoa chata ou pessoa metida.
BABADO = fofoca, falador, língua solta, fala o que não deve para outra pessoa.
ESTALO = lembrar, lembrança.
NO CALO = caminhando, a pé, de a pé, fazer um trajeto a pé.
9 de setembro de 2009
Podas e remanejamentos de árvores
O Diário do Norte do Paraná noticiou em sua página que “queda de árvores custa R$ 420 mil por ano em indenizações”. Perplexo com o valor, realizei algumas projeções. Caso houvesse concurso público à área de podas e remanejamentos de árvors em Maringá e cada concursado recebesse um salário bruto médio de R$ 800,00 mês e a Prefeitura mantivesse duas equipes permanentes de 5 servidores em cada, o investimento anual em recursos humanos ficaria na casa de R$ 125 mil reais. Mesmo acrescentando um caminhão para transporte dos galhos e madeiras; um CC cabo eleitoral e um veículo pequeno com um motorista para transportar o CC “vigilante” das equipes, não se gastaria mais que R$ 250 mil reais/ano. Depois a administração pública culpa os temporais de culpas exclusivas de má administração. Nos meus cálculos, teríamos uma economia aproximada de R$ 170 mil ao ano. Ou seja, com os gastos de R$ 420 mil ao ano, parece possível organizar no mínimo mais três equipes além das que já existem atualmente, sem a necessidade de terceirizar podas e remanejamentos.
8 de setembro de 2009
Comemorações
Sabia que hoje (08 de setembro) comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização? Os católicos comemoram também, hoje, a Festa da Natividade de Nossa Senhora, Virgem Maria, Mãe de Deus.
Para os políticos
Desespero das farmácias
6 de setembro de 2009
5 de setembro de 2009
Segurança Pública
O MNDH-Nacional analisa a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada em Brasília, e que terminou no último domingo (30 de agosto). A Conferência reuniu cerca 3 mil representantes da sociedade civil (40% do total dos participantes), trabalhadores no setor (30%) e gestores públicos (30%), além de observadores e convidados.
Eventos de formação social e político-religioso
Dias 12 e 13 de setembro, dois eventos interessantes acontecerão em Maringá. Um é a “Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais” com o tema “Segregação social. Implicações e desafios na cidade e no campo” e acontecerá no salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Maringá, com a presença de dom Tomás Balduíno (um dos fundadores da CPT- Comissão Pastoral da Terra e do CIMI- Conselho Indígena Missionário). O bispo falará sobre "Os desafios na cidade e no campo diante da segregação social". Informações sobre o evento: Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS: 3028-1557; 3263 4887 ou www.aras.org.br.
O segundo evento é o Seminário sobre juventude, na mesma data, com assessoria do padre Hilário Dick e está voltado à formação dos jovens e lideranças pastorais da arquidiocese de Maringá. As inscrições para este Seminário podem ser realizadas no site www.pjmaringa.com.br.
Federais na Colombo
Vi hoje, pela primeira vez, dois policiais rodoviários federais na Avenida Colombo com Pedro Taques observando o trânsito. Pareciam estátuas ao lado da viatura. Falando em Colombo, a cada dia torna-se mais complicado transitar por ela. Quanto caminhão tomando todas as pistas. O pior é quando nos aproximamos da UEM. Para ser mais exato, é próximo da Gráfica Massoni. Uma empresa de ônibus colocou um depósito de encomendas e os ônibus e caminhões param na pista para carregar e descarregar mercadorias, causando o maior transtorno. Puro abuso de trânsito. Lá os policiais precisam marcar ponto e multar os veículos da empresa.
4 de setembro de 2009
Sobre o andamento de minha "nomeação"
Vou tentar explicar o que não se explica. Por que isto? Tenho sido alvo de muitos questionamentos sobre o andamento de minha nomeação em Sociologia na FAFIPA (Concurso de 2007), vez que fui convocado em março deste ano e até o momento nada de concreto. Dizem que houve um erro de convocação e após todos os exames médicos realizados e aprovados pelo Estado (publicado no Diário oficial), com a nomeação em andamento, o processo parou e parece ter sido arquivado. O que tenho recebido são explicações de erros de convocação, injustificáveis. Uma coisa é certa. A "nomeação" está enrolada e espero que seja desenrolada o quanto antes. Mas estou confiante, otimista e de cabeça erguida.
Em momentos como este é possível ler as pessoas que se faz de amigos, bate nas costas, ao mesmo tempo em que parece passar a perna, torcer pela nomeação dar errada, preocupando-se cada um com seu umbigo. Nem um contato telefônico chegam a fazer, com uma única excessão, de forma rápida, sem retorno após a ligação cair.
Fila dupla com alerta ligado
A falta de respeito de alguns motoristas pelas ruas e avenidas de Maringá complica mais ainda o trânsito. Está se tornando comum os motoristas pararem em fila dupla, ligar o alerta e sair para resolver seus problemas particulares, provocando congestionamentos. É como se o espaço publico pertencesse apenas a eles. Só na Avenida Bento Munhoz, em menos de 800 metros, dois veículos travavam o trânsito hoje de manhã, um deles era uma kombi do correio. Vou começar a fotografar tais aberrações e colocar no ar. É muita cara de pau de quem faz barbaridades deste tipo. O aumento do número de veículos não justifica os atos. Se todo mundo for pelo mesmo caminho, o caos público se fixará e não é justo, certo e de direito.
PT divulga nota sobre a produtividade
2 de setembro de 2009
Comentando a dita fila do BB
O dia de amanhã
Direito é direito
1 de setembro de 2009
Nova tática do Banco do Brasil
Por duas vezes hoje, desisti de efetuar o pagamento do seguro obrigatório do veículo no Banco do Brasil ao ver a fila desde a calçada. Faltavam alguns minutos para as 16 horas quando retornei pela terceira vez ao BB e novamente fui surpreendido pela enorme fila. Sem alternativa, adentrei e pacientemente cheguei à porta eletrônica. Para minha surpresa, dentro não havia fila. A fila estava do lado de fora. Os vigias controlavam a entrada, permitindo no máximo três pessoas dentro do espaço dos caixas. Achei interessante a metodologia e mais seguro para os vigias e para quem se dirige à agência. Com a nova tática, as gerências dificultarão as ações dos grupos de assaltos e não coloca em risco a vida de quem adentra a agência e se dirige aos caixas.
Ações do MST
