30 de setembro de 2009

Doação de sangue

URGENTE
Precisa-se, em caráter de urgência, de doadores de sangue tipo O negativo e B negativo para Nilze Maria Telles Cossich (64), que está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Paraná. A coleta de sangue está sendo realizada no Banco de Sangue Dom Bosco, localizado no Av. Cidade de Leiria, 374. Informações pelo telefone (44) 3262-8100 (Dom Bosco).

Maringá X Sarandi – entremeios o lixo

Rogério Rodrigues levantou com propriedade, a preocupação sobre o lixo de Maringá, vez que a Justiça abriu as portas ao autorizar a prefeitura de Maringá a continuar a licitação sobre o mesmo. O que resultará? Já antevejo a população de Sarandi em alerta e os movimentos sociais articulando-se pelas manifestações que não tardarão em começar.

Rixas

Rixas internas nos partidos complicam eleições e muitas vezes sobra à escolha dos leitores os piores dos piores candidatos às eleições. Nos apoios a candidatos pesam a simpatia (nem tanto a competência), pesam os acordos, as possibilidades de emprego a quem ficar desempregado após as eleições. Tudo isto somado, pesa negativamente na política em prejuízo da ética. Situações como esta é bem visível, segundo Messias Mendes, entre o governador do Paraná, Roberto Reguião e seu vice, Orlando Pessuti. Enquanto não se entendem, outros candidatos nadam a braçadas pela lateral da piscina.

Bosque das Grevíleas

As publicações do Ângelo Rigon sobre o Bosque das Grevíleas que desaparece aos poucos dão-nos a dimensão da preocupação da administração pública de Maringá em preservar a história da cidade. O que será que se planeja para aquela área? Serão condomínios? Nova vila olímpica? Um gigante estádio?

A Região Metropolitana de Maringá ainda existe?

Uma dúvida tem sido constante nos últimos dias. Ouvia-se falar tanto na Região Metropolitana da Maringá tentando integrar trens, transporte coletivo, contorno... Com a saída do ex-prefeito João Ivo Caleffi a prefeito, não se ouve falar mais na mesma. A Região Metropolitana está de molho? Ainda existe?

Livro descreve que FHC serviu à CIA

Um livro de 550 páginas da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), intitulado "Quem pagou a conta? - a CIA na guerra fria da cultura", descreve que Fernando Henrique Cardoso (FHC) serviu à CIA por meio da Fundação Ford, lá pelos anos de 1969, momento em que surge o CEBRAP. Milhares de dólares foram investido no serviço. O livro, que não é o primeiro que trata do assunto, pode ser uma bomba para o PSDB.

29 de setembro de 2009

Flash histórico – educação

No início de 1995, alguns meios de comunicação divulgou dados alarmantes sobre a educação ou falta dela no Brasil, resultado de estudo da Unesco e que começou a mudar atualmente. Vamos a eles:
* 94% dos uruguaios terminavam o ensino primário;
* 89% dos moradores de Trinidad e Tobago também concluíam;
* 86% dos venezuelanos faziam o mesmo;
* 80% dos mexicanos não eram diferentes;
* 70% dos paraguaios não ficavam para trás;
* 56% dos colombianos estavam à frente dos brasileiros e;
* 39% dos brasileiros é que terminavam o ensino primário.
Não era por acaso que 20% dos brasileiros eram analfabetos, contra 3,8% do Uruguai, 4,7% da Argentina, 9,9% do Paraguai, 10,7% do Peru, 12,5 do México e, 13,3% da Colômbia. E hoje, como será que está o Brasil no cenário latino-americano?

28 de setembro de 2009

Vereador Humberto Henrique desmente Prefeitura de Maringá

Em Nota, o vereador Humberto Henrique (PT), desmente a Prefeitura de Maringá que alega não ajudar as cooperativas de recicláveis por ser inconstitucional. Henrique prova que é constitucional e o que falta é vontade política da administração pública de Maringá que não prioriza socorrer os pobres, ao mesmo tempo em que se investe dinheiro, por exemplo, no Parque do Japão, que é uma obra particular e não pública. Veja a íntegra da Nota no site do vereador.

Arquidiocese espera reparação da companhia aérea TAP ao Coral Infanto-Juvenil

Em Nota oficial, a Arquidiocese de Maringá lamentou que pelo motivo da greve dos funcionários da companhia aérea TAP, o Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano não se apresentou ao Papa Bento XVI, em Roma, no Vaticano, ontem, domingo, dia 27.
A íntegra da Nota: “A Arquidiocese de Maringá lamenta profundamente a impossibilidade de o Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano de estar nesse domingo, 27 de setembro, na apresentação previamente agendada para o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao meio dia no Vaticano. A impossibilidade da viagem foi provocada pela greve dos funcionários da companhia aérea TAP.
A Arquidiocese de Maringá respeita a legitimidade dos movimentos grevistas, como sempre o fez, no entanto lamenta que a companhia aérea não ofereceu condições para os seus clientes embarcarem aos seus destinos de forma digna. Neste sentido, a greve feriu profundamente o direito de ir e vir e frustrou parcialmente os sonhos de dezenas de crianças e adolescentes que estavam ansiosos para se apresentar ao Santo Padre, o Papa.
“O Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano pede desculpas ao Estado do Vaticano por não poder cumprir o compromisso agendado para esse domingo. A Arquidiocese espera agora que, ao menos, a equipe do Coral seja reparada pelas graves conseqüências deste ocorrido".

Flash histórico – fome

32 milhões de pessoas passavam fome no Brasil em 1994. Mais da metade delas (17,2 milhões) vivia no Nordeste. Lá, 40% da população era atingida pela fome e desnutrição e apesar dos avanços, a desigualdade entre Sul, Sudeste e Nordeste continua gritante.

27 de setembro de 2009

Quanto o Contorno Norte custará em acidentes?

Soube esta manhã que um acidente no meio desta semana contra um operário que foi prensado numa caçamba de um caminhão após descarregar pedra foi mais grave que os dois caminhões que tombaram ontem no Contorno Norte, como divulgado abaixo. A informação é que o operário varria a caçamba erguida após descarregar pedra e o motorista tocou bruscamente o caminhão para frente, freando-o em seguida. O operário deslizou da caçamba e ao veículo ser freado, o operário foi prensado pela tampa, ficando gravemente ferido.
Os acidentes do Contorno Norte - seja em trabalho ou envolvendo ciclistas, pedestres que circulam pelo local ou veículos que caíram nas valas - valeria um estudo de quanto o Contorno Norte custará em acidentes e se os mesmos podem ser considerados acidentes ou poderiam ser evitados.

26 de setembro de 2009

Acidentes no Contorno Norte

Rafael Gotardo foi a campo e registrou os acidentes bizarros com dois caminhões que trabalham na construção do Contorno Norte. De acordo com o blogueiro, os caminhões estavam em local plaino e simplesmente viraram. Muitas são as indagações no local, entre elas sobre a qualidade do serviço realizado. Confira aqui alguns detalhes importantes. Outra informação de que tombaram em local plaino. Agora vai um vídeo com datalhes do acidente e, aqui mais um vídeo.

Golpistas prendem e torturam opositores em campos de concentração

Militares também sabotam mídia que não transmite a versão oficial dos acontecimentos
Por Lúcia Rodrigues - Caros Amigos
Todos os créditos do texto abaixo à Caros Amigos e Lúcia Rodrigues.
A repressão militar em Honduras está cada vez mais intensa contra os opositores do regime. Há informações de que existe em Tegucigalpa, capital do país, pelo menos três campos de concentração para onde são levados os manifestantes presos. No local são praticadas torturas físicas e psicológicas. Os militares apagam cigarros nos corpos dos detidos, além de aplicarem surras com pedaços de pau para quebrar seus ossos.
O número de mortos, feridos e desaparecidos ainda é incerto. A reportagem da Caros Amigos conversou por telefone com Ramon Navarro, ativista da Via Campesina. Ele conta que apesar da repressão violenta, as pessoas saem às ruas para se manifestarem contra os golpistas. Ontem, 23, realizaram uma passeata com mais de 300 mil pessoas pelas ruas da capital hondurenha.
Apenas dois canais televisivos e a Rádio Globo de Honduras não transmitem a versão oficial dos militares. Por isso mesmo, sofrem a sabotagem dos golpistas, que lançam fortes descargas elétricas para danificar os equipamentos desses veículos de comunicação, que agora operam em condições precárias, com várias interrupções em suas programações.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista com Ramon Navarro.
Caros Amigos - Como está a situação em Honduras?
Ramon Navarro – Há uma grande tensão. Reprimem as passeatas contra o golpe de Estado. O Exército e a polícia estão matando nossos companheiros. A polícia reprime, inclusive, nos bairros. Buscam as pessoas que estão reunidas. Estamos debaixo de um estado de sítio. As pessoas são levadas para campos de concentração.
Caros Amigos – Quantos campos de concentração há em Honduras?
Ramon Navarro – Em Tegucigalpa há três campos de concentração, além dos centros de repressão oficial.
Caros Amigos – Os presos estão sendo torturados nesses campos de concentração?
Ramon Navarro – Sim, psicológica e fisicamente.
Caros Amigos – Que tipo de torturas?
Ramon Navarro – Apagam cigarros no corpo das pessoas, golpeiam com garrotes. Há muitas pessoas com ossos fraturados. Estamos tentando obter habeas corpus para essas pessoas.
Caros Amigos – Mas a justiça não está ao lado dos golpistas?
Ramon Navarro – Infelizmente está. A corte suprema de justiça do meu país é golpista.
Caros Amigos – Quantas pessoas foram assassinadas até o momento?
Ramon Navarro – Não temos o número exato de mortos, sabemos que são trabalhadores e camponeses. Há muitos feridos nos hospitais, muitas pessoas estão desaparecidas. Os números são incertos. A empresa de telefonia também é golpista.
Caros Amigos - As manifestações acontecem em todo o país ou estão concentradas em Tegucigalpa?
Ramon Navarro - Acontecem em todo o país. Eu estou em Tegucigalpa, mas ocorrem em nível nacional.
Caros Amigos – Os protestos reúnem quantas pessoas?
Ramon Navarro – Em Tegucigalpa realizamos manifestações com mais de 300 mil manifestantes. Mas há muito temor. Ninguém está armado, as pessoas têm medo de ser reprimidas pelos golpistas.
Caros Amigos – E o toque de recolher?
Ramon Navarro – O país está paralisado. Agora o toque de recolher é das 18h às 06h. Por volta das nove da noite entram em cadeia nacional para anunciar a versão oficial e dizer que o toque de recolher continua.
Caros Amigos – Quem fala em nome dos golpistas?
Ramon Navarro – Micheletti e ultimamente o chanceler Lopes Contreras. Falam em inglês. Não respeitam os hondurenhos.
Caros Amigos – E por que falam em inglês?
Ramon Navarro – Falam para os norte americanos
Caros Amigos – Como a mídia está se comportando?
Ramon Navarro – A televisão de uma maneira geral é de ultra direita. Só temos dois canais de televisão que passam as informações como realmente ocorreram. O canal 36 e o canal 11. E uma rádio, a Rádio Globo de Honduras.
Caros Amigos – Os golpistas censuram esses meios de comunicação?
Ramon Navarro – Cortam os meios de comunicação que nos informam. Enviam fortes correntes elétricas para queimar os transformadores. Isso tira esses canais do ar por algum tempo. As transmissões acontecem com interrupções, com dificuldades. A polícia também reprime esses jornalistas.
Caros Amigos – Como os hondurenhos vêem as eleições que o governo golpista diz que vai realizar?
Ramon Navarro – Não acreditamos nessas eleições se não se reconhece o governo do presidente Zelaya, se não se devolve o status de presidente que ele tem.
Caros Amigos – E em relação à atitude do governo brasileiro de receber Zelaya em sua embaixada?
Ramon Navarro – Agradecemos ao Brasil por ter aberto as portas de sua embaixada para proteger o nosso presidente.
Caros Amigos – O senhor acredita que os golpistas podem invadir a embaixada brasileira?
Ramon Navarro – Eles tiveram a intenção, têm a intenção, mas também têm temor. Zelaya está sem água e sem comida dentro da embaixada.
Caros Amigos – Como o senhor acha que esse impasse será resolvido?
Ramon Navarro – Esperamos que haja participação das organizações internacionais, da ONU e que aconteça de forma pacífica. Exigimos o retorno de Zelaya ao cargo e a convocação de uma assembléia constituinte.

CEEDH e MNDH-PR realizaram reunião em Sarandi

Foto: Edie Eduardo de Souza
O CEEDH de Maringá realizou reunião na manhã deste sábado, em Sarandi, acompanhada de um café-da-manhã, onde os participantes estudaram a questão do direito à propriedade e sobre a função social da terra estabelecido na Constituição Federal de 1988. Ainda de manhã, a coordenação do MNDH Paraná realizou reunião para organizar o encontro e assembléia do MNDH-PR marcada para o início de novembro.

Flach histórico - lixo

O lixo no Brasil é caso de polícia contra os gestores públicos. Este tem sido um problema que ainda enfrentamos em pleno final da primeira década do século XXI. Pouco mudou em relação ao início dos anos de 1990. Naquele início de década, 75% do lixo eram jogados a céu aberto. Apenas 23,2% dele eram tratados. Até o lixo hospitalar tinha quase que sua metade jogada a céu aberto. Atualmente a situação começa a tomar rumo diferente devido às pressões do Ministério Público. Que esta instituição continue pressionando, mais ainda em se tratando dos gestores públicos de Maringá que não tem priorizado o tratamento do lixo, prejudicando o meio ambiente.

25 de setembro de 2009

Contras e a favor da produtividade no Brasil

A assinatura do presidente Lula do índice de produtividade favorecerá os pequenos agricultores, verdadeiros produtores para o abastecimento interno e possibilitará sabermos quem é quem no Brasil contra a concentração de terras. Um apresentador da Rede Bandeirante ontem chegou a ler uma nota da emissora contra Lula, responsabilizando-o por confrontos no campo. Seria a Band uma latifundiária. Nesta noite, a emissora voltou à temática e divulgou que os presidenciáveis José Serra, Ciro Gomes e Aécio Neves são contra a assinatura do índice de produtividade. Entendo que se contra a produtividade significa ser contra os pequenos agricultores e assentados, verdadeiros trabalhadores do Brasil. Quer tirar sua dúvida a respeito? Visite Querência do Norte e verá o quanto o comércio melhorou após a região se tornar um celeiro de assentados.

Um tiro fatal

Assistindo pela mídia o tiro certeiro e fatal de um atirador de elite no Rio de Janeiro ocorrido hoje contra um rapaz que se protegia junto à mulher da farmácia e ameaçava detonar uma bomba, fiquei a pensar sobre as armas que imobilizam as pessoas. A polícia do Rio não utiliza? Assim como por horas alguns policiais negociaram com o rapaz, não poderiam ter se preparado para imobilizá-lo e prendê-lo por meio de arma apropriada?

O comércio de fogos e artifícios em Maringá

A explosão de uma loja em Santo André/SP, com produtos explosivos deve ser uma preocupação em Maringá, sobretudo com as várias lojas de fogos e artifícios que são comercializados ao lado de residências e comércios, como nas avenidas Brasil e Pedro Taques, colocando em risco trabalhadores, moradores e transeuntes. Como se encontra a situação e segurança deste tipo de comércio perigoso e altamente bombástico?

De rodas para o ar

Um acidade ocorrido no meio desta tarde na Avenida Tuiuti - Jardim Campos Elíseos, em Maringá - travou uma via da Avenida no sentido centro e deixou um dos carros de roda para cima. Um dos veíxulos adentrou a Avenida e colidiu lateralmente com o outro que capotou. Confrontando a situação dos veículos com a situação dos motoristas, estes tiveram sorte. O susto foi maior. A curiosidade das pessoas era grande, mais ainda pela situação em que ficaram os veículos.

24 de setembro de 2009

Intelectuais, escritores, docentes e artistas de Honduras pedem socorro

INTELECTUALES, ESCRITORES, DOCENTES Y ARTISTAS DEL MUNDO

NOSOTROS, ESCRITORES, DOCENTES, INVESTIGADORES, ARTISTAS E INTELECTUALES DE HONDURAS LES SOLICITAMOS A TODOS LOS COLEGAS DEL MUNDO, UBICADOS EN CUALQUIER RINCÓN DE LA TIERRA, INFLUIR EN SUS GOBIERNOS PARA QUE EN LAS NACIONES UNIDAS SOLICITEN LA INTERVENCION DE LOS GOBIERNOS DE LA TIERRA PARA IMPEDIR UNA POSIBLE MASACRE DESENCADENADA POR LA PATOLOGÍA DESMEDIDA DE LA REPRESIÓN DE QUIENES OSTENTAN EL GOBIERNO DEL GOLPE DE ESTADO DE HONDURAS.
ESTÁN REPRIMIENDO EN TODO EL PAÍS A CUANTA PERSONA SE ENCUENTRE EN LA CALLE MANIFESTÁNDOSE, PERO, TAMBIÉN A QUIENES SALEN A LA CALLE A COMPRAR AGUA, ALIMENTO O MEDICINAS.
ESTA ES UNA SOLICITUD DE AUXILIO AL MUNDO. NO PERMITAN QUE OCURRA UNA TRAGEDIA SIN PRECEDENTES EN CENTROAMÉRICA.

UNIÓN DE ESCRITORES Y ARTISTAS DE HONDURAS

= TRADUÇÃO =
Intelectuais, escritores, docentes e artistas do Mundo
Nós, escritores, professores, pesquisadores, artistas e intelectuais de Honduras solicitamos a todos os colegas do mundo, localizado em qualquer canto da terra, interferir em seus governos para que as Nações Unidas solicitem a intervenção dos governos para impedir um possível massacre desencadeado pela patologia sem medida da repressão que ostenta o Governo do golpe de Estado de Honduras.
Estão reprimindo em todo o país, encontre a pessoa na casa manifestando-se, também quem sai de casa para comprar água, alimento ou medicamentos.
Esta é uma solicitação de auxílio ao mundo. Não permitam que ocorra uma tragédia sem precedentes na América Central.
União dos Escritores e Artistas de Honduras.

Manifestação pública de articulações e redes sobre Honduras

DECLARACION PÚBLICA

22 de Septiembre de 2009

La MESA de Articulación de Asociaciones nacionales y redes de ONGs de América Latina y el Caribe expresa su más enérgico rechazo al agravamiento de la represión policial-militar desatada en Honduras por órdenes del régimen golpista como reacción al regreso del presidente constitucional Manuel Zelaya.
Desde el golpe de Estado del 28 de junio las organizaciones sociales latinoamericanas han mantenido una actitud de condena al quiebre democrático y de permanente preocupación y vigilancia que se ha manifestado, entre otras iniciativas, en la Misión Tripartita de la Asociación Mundial de Radios Comunitarias – América Latina y Caribe (AMARC ALC); la Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo (ALOP) y la MESA de Articulación de Asociaciones Nacionales y Redes Latinoamericanas de ONG, que visitó Tegucigalpa entre el 2 y el 5 de agosto.
En continuidad con esta visita, María Pía Matta, presidenta de AMARC-América Latina, se encuentra en este momento en Honduras dando seguimiento a la situación de libertad de opinión y expresión en ese país. Con base en la información recopilada por esta misión denunciamos los graves ataques a la población civil apostada ante la embajada de Brasil en Honduras, las detenciones arbitrarias por parte de agentes encubiertos, la implantación del toque de queda, la suspensión vuelos desde el aeropuerto y otras inaceptables medidas represivas.
Hacemos responsables al régimen de facto de la seguridad de las Organizaciones No Gubernamentales, de los medios de comunicación comunitarios y de la integridad de los defensores y defensoras de los Derechos Humanos que desempeñan su labor en Honduras en medio de graves amenazas a su vida.
Llamamos a las instituciones políticas y jurídicas de ese país a asumir sus responsabilidades ante los graves atentados a la vida, la libertad de expresión y la democracia. Exigimos la inmediata restauración del orden constitucional y el respeto irrestricto de los Derechos Humanos de todos los hondureños y hondureñas.
Instamos a la comunidad internacional a apoyar con mayor fuerza los anhelos democráticos de Honduras, incrementando la presión diplomática y exigiendo la inmediata implementación del Acuerdo de San José, en función del interés del pueblo hondureño y el respeto a sus derechos fundamentales.
Asociaciones Nacionales de ONG
ABONG, Asociación Brasileña de ONG, Brasil
ACCION, Asociación Chilena de ONG, Chile
ANC, Asociación Nacional de Centros, Perú
ANONG, Asociación Uruguaya de ONG, Uruguay
CCONG, Confederación Colombiana de ONG, Colombia
CONGCOOP, Coordinadora de ONG y Cooperativas, Guatemala
AD HOC- Convergencia, México
Grupo Propuesta Ciudadana, Perú
POJOAJU, Asociación Paraguaya de ONG, Paraguay
Red ENCUENTRO de Entidades No Gubernamentales, Argentina
SINERGIA, Venezuela
UNITAS, Bolivia
Redes Regionales de ONG
ALOP, Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo
Articulación Feminista MARCOSUR
CEAAL, Consejo de Educación de Adultos de América Latina
CRIES, Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales
PIDHDD, Plataforma Interamericana de Derechos Humanos, Democracia y Desarrollo

Honduras – uma embaixada no centro do mundo

O Brasil está no centro das atenções mundiais devido à ocupação da embaixada brasileira em Honduras pelo presidente deposto Manuel Zelaya. Parlamentares brasileiros aparentemente simpáticos a golpes militares ocorrido em 28 de junho parecem torcer para que a situação se complique para o Brasil. Por trás das entrevistas de parlamentares, a impressão que fica é a torcida de que o governo – por meio da pessoa do Lula – seja encurralado e prejudicado. No fundo, as manifestações de “personalidades” brasileiras contrárias à presença de Zelaya na embaixada e de sua volta à presidência de Honduras parecem torcer para que os militares hondurenhos invadam a embaixada, capturem o presidente, inclusive assassinando-o e, o governo Lula seja responsabilizado. Parecem querer ver sangue. Seguem o ditado: quanto pior, melhor. Olham para o próprio umbigo e interesses partidários e políticos. Um claro exemplo tem sido as manifestações de que o governo não deveria ter autorizado ou permitido a entrada de Zelaya na embaixada. O certo é que o ocorrido com a abaixada do Brasil poderia ter sido igual a qualquer outra embaixada na capital hondurenha Tegucigalpa.
Penso que qualquer um que estivesse no lugar do presidente deposto e voltasse à sua capital pátria e percebesse correndo risco de morte teria feito o mesmo buscando socorro em uma embaixada – território inviolável.
Caso o governo brasileiro tivesse negado amparo estaria certamente desrespeitando tratados, intenções, cartas e acordos internacionais, além de estar sendo criticado pela ONU e personalidades políticas e da sociedade civil do Brasil. O certo é que – assim como foi com Brasil – nenhuma nação poderia esquivar-se de proteção, mais ainda quando resultado de golpes militares, totalmente inaceitáveis e antidemocráticos.
Os conhecedores da história do golpe militar no Brasil ocorrido em 1964 e que durou até 1985 e, dos golpes nos países vizinhos: Argentina e Chile, sabem o que o golpe militar em Honduras pode significar e pesar àquele povo, além das conseqüências à América Central e do Sul.
Determinadas ações dos militares dá a impressão de que não tem coração, nem agem pela razão, menos ainda pela emoção. As ordens parecem ser suficiente. Se ordenados a matar, mate-se inclusive os próprios familiares, quanto menos um cidadão deposto da presidência que passa a ter valor, peso e importância aos militares tanto quanto outra pessoa hondurenha, passível de possível perseguição, prisão, tortura ou morte. A ação e conduta dos militares hondurenhos, em pleno século XXI, é questionável e inaceitável e, não se justifica o golpe ao fato de o presidente deposto – Zelaya – ter a intenção de consultar a nação hondurenha para continuar no Poder por mais um mandato.

23 de setembro de 2009

Gírias preconceituosas

O blogueiro Almir Escatambulo, de Londrina, está preocupada e alerta sobre girias preconceituosas:“Estou achando bastante preocupante a onda nova da juventude hoje. É uma gíria ou gírias novas que eles andam reproduzindo nas escolas, cybers, Shoppings enfim em todos os locais Públicos trata-se de uma gíria ou gírias preconceituosa(s), na qual quando um ¨coleguinha¨ comete um erro o outro diz ¨Poxa cara você é deficiente?¨ ou ¨você tem Dawn¨? Não sei quem foi o imbecil que inventou esse tipo de gíria, mais creio que é preocupante. Afinal as pessoas com deficiência sofrem diversos preconceitos em todas as esferas possíveis e ainda me inventam uma destas? Peço por gentileza aos pais que aconselhem seus filhos a não reproduzirem esse tipo de ¨gíria besta¨ e também aos jovens para que sejam inteligentes e façam o mesmo, pois afinal ninguém sabe o dia de amanhã e poderá acontecer de você ter algum filho com deficiência, ai sim você poderá sentir na pele o drama. Peço a todos os blogueiros que me lêem que divulguem este texto, para conscientizar a sociedade Londrinense. Nós Pessoas com deficiência ficamos muito gratos”
Escatambulo é membro da Associação dos Deficientes Visuais de Londrina (ADEVILON) entre outras atividades sociais e políticas.

Internet lenta e decepcionante

Há três dias navego igual a uma tartaruga. Há uns três meses fui convencido pela GVT que ao aumentar a velocidade da internet de 03 para 10 megas eu sentiria uma diferença e tanto. Mas estou observando o contrário. A internet parece ter ficado pior. Após reclamação à empresa, um técnico esteve por aqui e fez uma devassa na linha. Alegou falta de um filtro de linha, além de um conector de energia invertido. Foi embora e quando a conta chegou, a cobrança do adicional do serviço estava lá. Os problemas continuam, aumentando minha decepção. Vejo por outros blogs que o problema não é só comigo. Será que teremos que – em bloco – mudarmos de operadora? E qual seria melhor, quando todas recebem reclamações?

22 de setembro de 2009

Conheça os 57 senadores com o mandato a vencer em 2010

Quais senadores abaixo merecem a reeleição?

DEM

1. Adelmir Santana – DF
2. Antonio Carlos Júnior – BA
3. Demóstenes Torres – GO
4. Efraim Morais – PB
5. Eliseu Resende – MG
6. Gilberto Goellner – MT
7. Heráclito Fortes – PI
8. José Agripino – RN
9. Marco Maciel – PE

PDT
10. Cristovam Buarque – DF
11. Jefferson Praia – AM
12. Osmar Dias – PR
13. Patrícia Saboya – CE

PMDB
14. Almeida Lima – SE
15. Garibaldi Alves Filho – RN
16. Geraldo Mesquita Júnior – AC
17. Gerson Camata – ES
18. Gilvam Borges – AP
19. Leomar Quintanilha – TO
20. Lobão Filho – MA
21. Mão Santa – PI
22. Neuto De Conto – SC
23. Paulo Duque – RJ
24. Pedro Simon – RS
25. Renan Calheiros – AL
26. Romero Jucá – RR
27. Roseana Sarney – MA
28. Valdir Raupp – RO
29. Valter Pereira – MS
30. Wellington Salgado de Oliveira – MG

PR
31. César Borges – BA
32. João Ribeiro – TO
33. Magno Malta – ES

PRB
34. Marcelo Crivella – RJ
35. Roberto Cavalcanti – PB

PSB
36. Antonio Carlos Valadares – SE

PSDB
37. Arthur Virgílio – AM
38. Eduardo Azeredo – MG
39. Flexa Ribeiro – PA
40. João Tenório – AL
41. Lúcia Vânia – GO
42. Marconi Perillo – GO
43. Papaléo Paes – AP
44. Sérgio Guerra – PE
45. Tasso Jereissati – CE

PSOL
46. José Nery – PA

PT
47. Aloizio Mercadante – SP
48. Augusto Botelho – RR
49. Delcídio Amaral – MS
50. Fátima Cleide – RO
51. Flávio Arns – PR
52. Ideli Salvatti – SC
53. Marina Silva – AC
54. Paulo Paim – RS
55. Serys Slhessarenko – MT

PTB
56. Romeu Tuma – SP
57. Sérgio Zambiasi – RS

Flash histórico – qualidade da água e esgoto

Se atualmente temos uma situação dramática em relação à qualidade da água e esgoto na maior parte do Brasil, imaginemos no início dos anos de 1990. A metade de toda água que bebemos vem dos rios. A questão era e continua sendo a qualidade dela. Em 1990, 92% do esgoto brasileiro eram jogados nos rios e apenas 8% do esgoto era tratado, mudando de região para região. Com as atuais políticas públicas de investimento nesta área a partir de 2003, já temos um quadro melhor. Esperamos que a melhora nas próximas duas décadas seja consubstancial, a depender, infelizmente, de quem continue governando o Brasil a partir de 2010.

Um dia sem carro no centro

O carro hoje foi útil apenas para ir à feira-verde no Requião. Segui a risca a campanha mundial. Caminhar para queimar calorias e manter a forma, alterar a rotina do trabalho e, e, e... No entanto, pela movimentação de carros para cima e para baixo desde a manhã, o Dia Sem Carro não deve ter sido nada positivo em Maringá.

21 de setembro de 2009

Dia Sem Carro

Esta terça-feira, 22, é Dia mundial "Sem Carro". Farei o possível para não sair de carro nesta terça. Será difícil, masssssssssss. Mundo afora, aproximadamente 1.500 cidades devem participar do "Dia Sem Carro", ou seja, do "World free-car day". No Paraná, Curitiba assumirá o "Dia Sem Carro" fechando 40 quadras de 15 ruas do Centro da capital. O resultado final é imprevisível. A bicicleta poderia ser uma alternativa e tanto. Quero ver este meio de transporte fazer parte da agenda pessoal nesta terça-feira de todos que possuem veículos.

Governadora do Rio Grande do Sul ataca sem-terra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra alerta para mais um massacre que pode ocorrer em São Gabriel (RS), onde 450 sem-terra ocupam as fazendas da Família Antoniazzi. A Brigada Militar prossegue com a barreira que impede a entrada de comida no acampamento desde a semana passada.
O alimento já está escasso, representando um grande problema principalmente às crianças.
Os policiais também dificultam a saída de pessoas doentes do acampamento. A íntegra da matéria acima e a foto, no Diário Gauche sobre o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, por sinal muito parecido com o que o governador Jaime Lerner fez durante seu governo, sobretudo no final dos anos de 1990 contra os sem terra, mais ainda na região de Querência do Norte/PR.

Flash histórico – mortes pela polícia

Em 1991, enquanto a polícia de Nova York matou 27 pessoas, a de São Paulo matou 1.140, ou seja, 42 vezes mais. Ainda em São Paulo, nos dois primeiros meses de 1995, o número de pessoas mortas pela polícia cresceu 57% em relação ao mesmo período de 1994. (Fonte: José Jobson Arruda e Nelson Piletti, em “Toda a História”).

Um novo Conselho no Brasil. Agora é de Segurança Pública

A partir de 2010, mais um conselho nacional fará parte da História do Brasil. O novo conselho é resultado da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que foi realizada em Brasília/DF este ano e intitular-se-á Conasp (Conselho Nacional de Segurança Pública). De cara já se percebe que a composição do conselho nada tem de paritário e a sociedade civil ficará em minoria na composição geral, com apenas 12 cadeiras. As demais cadeiras foram distribuidas em para o governo e para os trabalhadores da segurança pública, como segue:
* Ministro de Justiça;
* Secretário Nacional de Segurança Pública;
* 09 representantes governamentais;
* 09 representantes de entidades de trabalhadores da segurança pública e;
* 09 representantes de organizações da sociedade civil.

Assentamento Dorcelina Folador: parabéns pelos 10 anos

Fonte e fotos: MNDH-PR
Neste domingo, dia 20, os assentados do assentamento Dorcelina Folador - zona rural de Arapongas - estavam em festa. Comemoraram 10 anos de existência juntamente com os 25 anos do MST. Foram diversas atividades: apresentação de mística, como o trabalho da Escola Itinerante, músicas, discursos e um almoço.

20 de setembro de 2009

Relíquias

A exposição de carros/relíquias na praça do centro de convivência de Maringá foi uma das melhores atrações ontem e hoje em Maringá. Os carros eram de todos os tipos, modelos e cores, desde o ano de 1929. Muitos chamaram a atenção e alguns minha máquina não perdoou:

19 de setembro de 2009

Flash histórico - moradia

Mais uma informação que acredito importante. Em 1991, o Brasil tinha 147 milhões de habitantes, equivalendo a aproximadamente 40 milhões de moradias. No entanto, faltavam 10 milhões de moradias às famílias, indicando que 50 milhões de brasileiros viviam em condições extremamente precárias, significando 25% do povo brasileiro morando em cortiços, favelas, loteamentos clandestinos, casebres, choupanas, viadutos, praças, beira de estradas e ruas.
Atualmente a situação começou a mudar, mas uma mudança eleitoral em 2010 pode significar a volta da direita brasileira ao poder e o início do pesadelo para a educação, moradia, reforma agrária. Muitos contratos de financiamentos podem sofrer alterações por Decreto-Lei ou mesmo por Lei, tornando-se pesadelos a milhões de famílias.

18 de setembro de 2009

Coral arquidiocesano na Europa

Em comemoração aos 10 anos do coral mais conhecido como Santa Maria Goretti, coral infanto-juvenil arquidiocesano, embarca no próximo dia 24 para a Europa. São 46 cantores de várias paróquias da Arquidiocese.
AGENDA:
Dia 28 de setembro se apresentam na Basílica de São Francisco, em Assis na Itália;
Dia 29, a apresentação será no Santuário Nossa Senhora das Graças, Nettuno, Itália, onde se encontra a sepultura de Santa Maria Goretti;
Dia 01 de outubro está agendada uma audiência com o Santo Padre o Papa Bento XVI e apresentação na Basílica de San Giovanni, em Laterano, em Roma;
Dia 03 de outubro encerra-se o turnê na Basílica de Fátima.

Liberdade de imprensa vigiada na Argentina

Ouvi no jornal desta manhã que o Congresso Argentino aprovou carta branca que pode levar o governo argentino a perseguir a imprensa em geral.

Esqueçam o que disse

O reitor da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) durante abertura do “IV Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais: Políticas Sociais na América Latina”, na cidade de Cascavel/PR, disse para um plenário lotado, ter sido necessário um torneiro mecânico que nunca estudou em Universidade pública ter assumido a presidência da República do Brasil para investir na criação de instituições federais públicas e na educação, ao contrário de seu antecessor que apesar de professor universitário e estudioso do assunto, além de não ter investido na instituições públicas de educação, ainda disse para esquecermos o que escreveu.

Flash histórico – a concentração da terra no Brasil

Ano que vem, 2010, o IBGE iniciará um levantamento sobre o Brasil e teremos uma noção da concentração da riqueza: indústrias, terras, bancos e comércio em relação aos pobres.
Antes que chegue o novo levantamento, relembremos a concentração da terra na década de 1990. O Brasil tem uma dimensão territorial de 850 milhões de hectares e, no início dos anos 90, 56,7% das terras estavam concentradas em apenas 2,8% de pessoas – os grandes proprietários. Apenas 23,4% das terras estavam distribuídas a 23,4% de pequenos proprietários.
A desproporção é desigual e o Estado brasileiro não investe em políticas públicas que mude radicalmente tal situação que perdura com cenário igual ou pior em 2009. A desigualdade justifica a existência de movimentos em busca da conquista da terra, a exemplo do MST e, naquele período, já existiam 4,8 milhões de famílias sem terra pressionando os governos a fazerem reforma agrária.

Paranavaí fica sem bispo

O bispo de Paranavaí, dom Sérgio Aparecido Colombo, 55 anos, deixará a Diocese de Paranavaí nos próximos dias e assuimirá a Diocese de Bragança Paulista/SP, sucedendo dom José Maria Pinheiro, 71 anos, que renunciou devido a idade. A nomeação de dom Colombo foi feita pelo papa Bento XVI, quarta-feira, dia 16, transferindo-a para o Estado de São Paulo, onde nasceu.

17 de setembro de 2009

A baixaria pode tomar conta das campanhas políticas

O resultado das votações na Câmara e Senado Federal em andamento, liberando os fichas-sujas para continuarem legislando em causa própria pode indicar que as eleições em 2010 seja marcada também pela baixaria. Podemos ter políticos sem qualidade política e ética, carregando corruptos de todos os tipos e qualidades, que - infelizmente - serão representantes do povo nas instâncias dos poderes Executivo e Legislativo. As práticas de violação como roubo, desvio, atentados a vida, contratações indevidas, entre outras veiculadas pela mídia nacional, podem resultar em processos que não constituem pré-requisito de impedimento a muitas candidaturas, possibilitando a eleição de sujeitos desprovidos de qualidades necessária ao pleito de "representante" de um povo, com grande percentagem de ausência de conhecimento e consciência social e política. Ou seja, a decisão finalizada pelos parlamentares, em Brasília, estabelece o caos eleitoral e político, legislando em causa própria, pois parte considerável deles - Câmara e Senado -, caso não aprovassem um código garantindo-os na campanha de 2010 e anos posteriores, não disputariam o pleito, pois as fichas-sujas não permitiria muitos à disputa. O pior é que os eleitores, possivelmente, manterão na política muitos que não deveriam ser nem representante de bairros ou famílias.

15 de setembro de 2009

Hora de faxina no Senado Federal – 57 senadores com a cabeça na forca do voto

2010 é ano de eleição e ano de faxina no Senado e Câmara Federal. Só no Senado são 57 senadores em fins de mandato. No fundo não vejo sentido no Senado e na Câmara Federal. Como a Constituição não nos dá alternativa, senão elegermos “representantes do povo” para deitar e rolar em Brasília-DF, não fiquemos parados esperando que Deus nos ilumine o voto. Façamos nossa parte.
Vamos mexer os pauzinhos e discutir cada senador eleito que atualmente, nos oito anos de mandato, deve ganhar mais de um milhão de reais, enquanto o trabalhador que recebe a faixa salarial de um mil reais/mês, não ajuntaria nos mesmo período (oito anos) mais que dez mil reais. O aposentado de um salário mínimo, no final de oito anos, possivelmente estaria devendo para filhos, filhas, netos e financiadoras. Sugiro que os eleitores avaliem bem cada senador acima. Estão com o mandato vencendo em 2010. Eis uma pergunta: será que vale a pena reelegê-los? Do Paraná são dois senadores: Flávio Arns e Osmar Dias.

Flash histórico – desproporção nos gastos de campanha eleitoral

Nas eleições presidenciais de 1994, dois candidatos disputaram a presidência da república e os gastos de campanha eleitoral foi astronômico. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), gastou oficialmente 31,7 milhões de reais (discurso de posse após ganhar as eleições à presidência) e Luís Inácio Lula da Silva (PT), gastou oficialmente 4,2 milhões. A diferença foi nada mais ou menos que 27,5 milhões de reais. Isto oficialmente, pois os gastos podem ter sido maiores. Com tanto dinheiro investido pelo grupo de FHC, não deu outra, foi eleito presidente por duas vezes. Por isso o alerta. Observa os gastos que os candidatos realizam. Quanto mais dinheiro um candidato consegue para a campanha, mais ele fica com o “rabo”, a mão, a cabeça e o corpo todo preso ao grupo que lhe financiou, no entanto, o discurso que utilizará é o discurso que os eleitores precisam e querem ouvir: melhorias na saúde, educação, emprego, meio ambiente, cultura, reforma agrária... Ou seja, milhares de candidatos de grupos econômicos ou financiados por eles se vestir-se-ão de cordeiros para enganar o povo e a maior parte da população – infelizmente – vai cair de gaiato na conversa deles, elegendo às assembléias legislativas, Câmara e Senado Federal pessoas de qualidades duvidosas.
Em Maringá, muitos candidatos devem ser financiados por grupos econômicos que enganarão milhares de eleitores e depois – infelizmente – vão virar as costas, importando-se com o que vão ganhar e gastar em propagandas pessoais, assessores desnecessários, viagens de familiares, pesquisas duvidosas e até mesmo elegendo-se para mandatos no Legislativo e o abandonando em troca de cargos no Poder Executivo.
A desculpa de muitos de “sempre” ter sido assim não significa continuar sendo. É importante aproveitarmos o avanço da tecnologia (o telefone, o blog, a música, o teatro...) e começarmos a conscientizar as pessoas de que pode ser diferente e os políticos devem mudar, não elegendo candidatos de porte duvidoso.

Dom Anuar visita Mandaguari

O arcebispo de Maringá dom Anuar Battisti, está em visita pastoral em Mandaguari desde domingo, com previsão de ancerra-la no próximo domingo, dia 20. Aproveita para visitar escolas, creches, Faculdade, Prefeitura, Câmara municipal, secretarias de governo, granjas, associações, hospital, asilo, bairros, agricultores, doentes, entre outros, além das missas em diferentes localidades e igrejas.

14 de setembro de 2009

Orientação sobre higiene - proibido para menores de idade

Flash histórico: A inflação no Brasil no fim do governo Sarney

A maioria dos jovens não se lembra do governo Sarney no final dos anos 80 e início dos anos 90 e da inflação que era naquele período. Relembro aos que me lêem que entre 15 de fevereiro e 15 de março de 1990, a inflação no Brasil atingiu nada mais nada menos que 84,32%. Foi um recorde histórico. Jamais havia ocorrido uma situação daquela. Imaginemos nós assalariados vivíamos. Era triste. O índice acumulado da inflação entre março de 1989 e março de 1990 foi de quase cinco mil por cento. Para sermos exatos, foi de 4.853,90%.
Que jamais a inflação exarcebada faça parte de nossa história. Para quem presenciou sabe o quanto foi difícil para sobreviver, vez que as mercadorias sofriam alterações várias vezes durante um dia. O salário mínimo recebido em um dia, valia menos no dia seguinte. Os produtos nos mercados eram disputados antes de serem remarcados na frente do consumidor.

Flash's históricos

Tomarei a liberdade de quando em vez colocar em meu blog um fleche histórico para que nossa memória não apague o passado recente com todos os acontecimentos sociais, políticos, ecocômicos, culturais e religiosos. Caso alguém tenha sugestão de assunto, nos envie que sistematizaremos, colocaremos o crédito e publicaremos.

13 de setembro de 2009

Peixada

Ontem a tarde fizemos um aperitivo no pesqueiro São José - fundo do Horto Florestal -, administrado pelo João Cícero, colega da prefeitura, época do OP. Além da natureza, por do sol e ar fresco, os pernilongos aproveitaram de meu sangue e não me deixaram quieto um só instante. Mas valeu a pena. As porções estavam deliciosas e minha sobrinha, que não comia peixe em nenhuma hipótese, quebrou o tabu dando o primeiro passo. Aos poucos conseguiu comer um pedaço inteiro. Já foi alguma coisa. Na próxima comerá dois ou três pedaços e, em breve uma porção.

Pensamento

"Não fuja de seus problemas nem se desespere. Encare-os de frente com coragem e determinação, pois se não resolvê-los no dia de hoje, certamente terá que fazê-lo no dia de amanhã porque eles continuarão existindo enquanto não forem resolvidos, prolongando o seu sofrimento". (Autor desconhecido)

Nordestino

Descobri dias atrás a existência de uma União de Nordestino em Maringá. Hoje descobri o endereço e senti uma vontade profunda de conhecer os conterrâneos, vez ter nascido em Alagoas, com raízes em vários estados daquela região, a exemplo de Pernambuco e Sergipe.

12 de setembro de 2009

A primeira greve de caráter social da História

Perguntei no mês passado se alguém saberia quando ocorreu a primeira greve de caráter social da história. Uma leitora chegou a arriscar, mas não foi muito longe. De acordo com José Jobson Arruda, em "Toda a história", em 494 a.C. ocorreu uma revolta dos plebeus que sofriam sérias discriminações sociais de várias formas e a revolta dos plebeus é tida por muitos historiadores como a primeira greve de caráter social da História. Na prática, o que os plebeus fizeram foi uma retirada para o Monte Sagrado, a poucos quilômetros de Roma, abandonando a cidade e sua defesa em plena época de ameaças. Os patrícius, sem alternativas, concederam várias das exigências dos plebeus, entre elas a criação dos tribunos da plebe. Vale lembrar que continuando a discriminação, tiveram que fazer outras revoltas no decorrer dos séculos.

11 de setembro de 2009

Enfim o fim de uma novela enganadora

Daqui ouço as conversas e músicas da uma novela que se finda: “Caminho das Índias” ou, como dizem os atores do Caceta: “Com a minha nas índias”, com a participação de Maria Bethânia. De quando em vez via cenas da novela, antecipando o que viria nas semanas seguintes, inclusive, seu fim que se finda.
O incrível é ver o quanto a tal da novela prende milhões de pessoas. Qualquer novela que seja levada ao ar envolverá aos poucos quem não tiver afazeres noturnos, seja criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso. Homem ou mulher. Alguns se defendem afirmando assistir para passar o tempo, mas tenho minhas dúvidas.
Particularmente prefiro assistir um bom filme histórico e político ou um futeborrrr, ao menos é real e menos lúdico. O duro é que segunda-feira a Globo substituirá esta por outra, envolvendo, enganando e manipulando as consciências de milhões de telespectadores por mais alguns meses.

11 de setembro: fim do World Trade Center.

Nova York relembrou hoje, em silêncio, as vítimas do dia 11 de setembro. Não parece, mas já faz oito anos que os ataques terroristas ocorreram e, sempre que as vítimas forem homenageadas, as pessoas que assistiram ao vivo as cenas daquela manhã, relembrarão. Recordo-me como se agora, assistimos na sala de imprensa do gabinete do prefeito José Cláudio, estarrecidos as cenas que não pareciam reais. Todos se questionavam: será verdade? Será real? De repente o World Trade Center começou a desabar. Veio abaixo na frente de todos. Parecia filme, ficção, pesadelo. Hoje, não podemos duvidar de nada. Assim como se provoca uma guerra, inventa-se prova para incriminar alguém ou um governante visando justificar guerras ou invasões territoriais, também grupos organizados podem planejar e praticar terrorismo, assalto, sequestro. Do homem não podemos duvidar nem confiar. Precisamos estar atentos a tudo, dando dois passos à frente e preparado para, se necessário, recuar um.

Seminário sobre Juventude

Também estará em Maringá amanhã e domingo (dias 12 e 13) o padre Hilário Dick para assessorar um seminário de formação para jovens e lideranças pastorais da arquidiocese de Maringá. O seminário será realizado no salão de eventos da Paróquia São Miguel Arcanjo, na Zona 8, próximo ao antigo aeroporto. Maiores informações e inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da Pastoral da Juventude: http://www.pjmaringa.com.br/.

Um dia quase perfeito

Andar pelo centro hoje estava quase perfeito. Encontramos fila nas ruas, nos bancos, no Maringá Liquida e na Expo Flores. No entanto, observei que os maringaenses estão se acostumando com a situação, sobretudo das infindáveis filas de carros disputando espaço nas ruas, avenidas e vagas nos estacionamentos "públicos". Os motoristas pareceram mais calmos, assim como os consumidores de modo geral. Somente os motoqueiros é que continuam abusados. Dois deles passaram entre eu e outro carro em movimento e em alta velocidade. Se um deles batesse em um retrovisor de um dos veículos, poderia ter virado sanduíche e ainda complicaria a vida dele ou deles e dos motoristas que não tinham nada haver com a situação.

Segregação social

Neste sábado e domingo (12 e 13) será realizado em Maringá a 2ª Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais com o tema: “Segregação social. Implicações e desafios na cidade e no campo”. A Conferência ocorrerá no salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua e contará com a presença de dom Tomás Balduíno (um dos fundadores da CPT- Comissão Pastoral da Terra e do CIMI- Conselho Indígena Missionário) que falará no primeiro dia sobre "Os desafios na cidade e no campo diante da segregação social". Também participará como palestrante a Drª Ana Lúcia Rodrigues, professora da UEM, discorrendo sobre "A pobreza mora ao lado", tema de sua tese de doutorado. Uma mesa redonda tratará sobre: "As Instituições, os movimentos sociais e pastorais frente à segregação social".

10 de setembro de 2009

Novas gírias no Dicionário

66 novas gírias foram incorporadas hoje ao Dicionário Popular. O dicionário conta agora com 2966 palavras, entre elas:
NUTILIZADO = inutilizado, inútil.
PADARIA = bunda, nádegas.
PASSAR A MÃO = furtar, roubar.
PEBADO = perdido, ferrado, com dificuldade, passando apertado.
PÉ-DE-BOI = forçudo, persistente, que não desiste.
SAÇARICO = maçarico.
TER MENINO(A) = ter parido, ter dado a luz, ganhou nenê, foi mamãe.
XAVASCA = órgão genital feminino, vagina, "xana", "buceta".
CAGANDO GOMA = pessoa chata ou pessoa metida.
BABADO = fofoca, falador, língua solta, fala o que não deve para outra pessoa.
ESTALO = lembrar, lembrança.
NO CALO = caminhando, a pé, de a pé, fazer um trajeto a pé.

9 de setembro de 2009

Podas e remanejamentos de árvores

O Diário do Norte do Paraná noticiou em sua página que “queda de árvores custa R$ 420 mil por ano em indenizações”. Perplexo com o valor, realizei algumas projeções. Caso houvesse concurso público à área de podas e remanejamentos de árvors em Maringá e cada concursado recebesse um salário bruto médio de R$ 800,00 mês e a Prefeitura mantivesse duas equipes permanentes de 5 servidores em cada, o investimento anual em recursos humanos ficaria na casa de R$ 125 mil reais. Mesmo acrescentando um caminhão para transporte dos galhos e madeiras; um CC cabo eleitoral e um veículo pequeno com um motorista para transportar o CC “vigilante” das equipes, não se gastaria mais que R$ 250 mil reais/ano. Depois a administração pública culpa os temporais de culpas exclusivas de má administração. Nos meus cálculos, teríamos uma economia aproximada de R$ 170 mil ao ano. Ou seja, com os gastos de R$ 420 mil ao ano, parece possível organizar no mínimo mais três equipes além das que já existem atualmente, sem a necessidade de terceirizar podas e remanejamentos.

8 de setembro de 2009

Comemorações

Sabia que hoje (08 de setembro) comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização? Os católicos comemoram também, hoje, a Festa da Natividade de Nossa Senhora, Virgem Maria, Mãe de Deus.

Para os políticos

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos" (Provérbio chinês)

Desespero das farmácias

A decisão de que as farmácias não poderão mais trabalhar no modelo de shopping, vendendo de tudo em um mesmo espaço, está levando algumas delas ao desespero, sobretudo aquelas que trabalham em formas de rede, com várias lojas e com muitos produtos disponíveis aos consumidores. Carros de som começam a circular nas ruas anunciando ofertas dos mais diferentes produtos: beleza, limpeza e alimentação. Ao ver o veículo caracterizado com o nome de uma farmácia, anunciando produtos de mercado, pensei: os farmacêuticos devem estar revoltados com o fim da venda de tais produtos. O veículo faltou anunciar produtos para matar barata, formiga, alimentos para cachorro, gato, papagaio... Faltou anunciar também grandes descontos em todos os remédios.

6 de setembro de 2009

Mata Grande-AL

Recebi de Clara Anache/RJ, a foto da cidade onde nasci em 1960 - Mata Grande/AL. Por sinal, muito bonita. Falta agora conhecê-la pessoalmente e espero ser o mais breve possível.

5 de setembro de 2009

Segurança Pública

O MNDH-Nacional analisa a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada em Brasília, e que terminou no último domingo (30 de agosto). A Conferência reuniu cerca 3 mil representantes da sociedade civil (40% do total dos participantes), trabalhadores no setor (30%) e gestores públicos (30%), além de observadores e convidados.

Eventos de formação social e político-religioso

Dias 12 e 13 de setembro, dois eventos interessantes acontecerão em Maringá. Um é a “Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais” com o tema “Segregação social. Implicações e desafios na cidade e no campo” e acontecerá no salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Maringá, com a presença de dom Tomás Balduíno (um dos fundadores da CPT- Comissão Pastoral da Terra e do CIMI- Conselho Indígena Missionário). O bispo falará sobre "Os desafios na cidade e no campo diante da segregação social". Informações sobre o evento: Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS: 3028-1557; 3263 4887 ou www.aras.org.br.
O segundo evento é o Seminário sobre juventude, na mesma data, com assessoria do padre Hilário Dick e está voltado à formação dos jovens e lideranças pastorais da arquidiocese de Maringá. As inscrições para este Seminário podem ser realizadas no site www.pjmaringa.com.br.

Federais na Colombo

Vi hoje, pela primeira vez, dois policiais rodoviários federais na Avenida Colombo com Pedro Taques observando o trânsito. Pareciam estátuas ao lado da viatura. Falando em Colombo, a cada dia torna-se mais complicado transitar por ela. Quanto caminhão tomando todas as pistas. O pior é quando nos aproximamos da UEM. Para ser mais exato, é próximo da Gráfica Massoni. Uma empresa de ônibus colocou um depósito de encomendas e os ônibus e caminhões param na pista para carregar e descarregar mercadorias, causando o maior transtorno. Puro abuso de trânsito. Lá os policiais precisam marcar ponto e multar os veículos da empresa.

4 de setembro de 2009

Sobre o andamento de minha "nomeação"

Vou tentar explicar o que não se explica. Por que isto? Tenho sido alvo de muitos questionamentos sobre o andamento de minha nomeação em Sociologia na FAFIPA (Concurso de 2007), vez que fui convocado em março deste ano e até o momento nada de concreto. Dizem que houve um erro de convocação e após todos os exames médicos realizados e aprovados pelo Estado (publicado no Diário oficial), com a nomeação em andamento, o processo parou e parece ter sido arquivado. O que tenho recebido são explicações de erros de convocação, injustificáveis. Uma coisa é certa. A "nomeação" está enrolada e espero que seja desenrolada o quanto antes. Mas estou confiante, otimista e de cabeça erguida.

Em momentos como este é possível ler as pessoas que se faz de amigos, bate nas costas, ao mesmo tempo em que parece passar a perna, torcer pela nomeação dar errada, preocupando-se cada um com seu umbigo. Nem um contato telefônico chegam a fazer, com uma única excessão, de forma rápida, sem retorno após a ligação cair.

Fila dupla com alerta ligado

A falta de respeito de alguns motoristas pelas ruas e avenidas de Maringá complica mais ainda o trânsito. Está se tornando comum os motoristas pararem em fila dupla, ligar o alerta e sair para resolver seus problemas particulares, provocando congestionamentos. É como se o espaço publico pertencesse apenas a eles. Só na Avenida Bento Munhoz, em menos de 800 metros, dois veículos travavam o trânsito hoje de manhã, um deles era uma kombi do correio. Vou começar a fotografar tais aberrações e colocar no ar. É muita cara de pau de quem faz barbaridades deste tipo. O aumento do número de veículos não justifica os atos. Se todo mundo for pelo mesmo caminho, o caos público se fixará e não é justo, certo e de direito.

PT divulga nota sobre a produtividade

No dia 31 de agosto, o MST discutiu no Plenário da Câmara de Maringá a lei que deverá corrigir a produtividade no campo e que envolve a assinatura dos ministros da Reforma Agrária, Agricultura e do presidente Lula. Ontem, 03/09, o PT nacional (entendo ter sido um setor, com anuência da Executiva) divulgou nota favorável à correção, deixando claro o estranhamento da posição contrária - podemos dizer radical - da bancada ruralista na Câmara Federal que deverá pressionar o ministro da Agricultura a não assinar. Caso tal possibilidade ocorra, o presidente Lula tem um caminho, demitir o ministro.

2 de setembro de 2009

Comentando a dita fila do BB

Balestra, comentando o poster abaixo disse ter visto fila tamanha na agencia do BB perto da Igreja Divino Esp. Santo. Lá o povo fica em fila pelo lado de fora, sob argumento de prevenção à tal gripe. Só que no salão maior as janelas continuam fechadas, e o ar naquela área menor ainda que o interior da agência, fica "carregado"... e de quebra, todo mundo tentando se espremer.
Mas uma coisa não entendo nesse nosso país; porque que nas filas as pessoas tem de ficar tão encostadinhas na gente, mesmo que não seja nossa esposa, namorada e et ceteras mais? Tô cansado de cheirar cheiro que não devo.. nem quero!
Valei-me meu São Serapião, 'caba logo c'oessa gripe, que antes tava tão bão...

O dia de amanhã

Estou prevendo que amanhã será um dia corridíssimo. Talvez não seja possível postar.

Direito é direito

É a segunda vez na vida que atento um direito por meio de advogado. Hoje foi dia de iniciar aquele direito que está para extinguir, o de reaver a taxa de iluminação pública cobrada entr 1994 e 2002. Espero em breve estar de posse da verba. Tomara, porque da vez anterior (salvo engano foi do combustível cobrado a mais), a ação está enrolada até hoje.

1 de setembro de 2009

Nova tática do Banco do Brasil

Por duas vezes hoje, desisti de efetuar o pagamento do seguro obrigatório do veículo no Banco do Brasil ao ver a fila desde a calçada. Faltavam alguns minutos para as 16 horas quando retornei pela terceira vez ao BB e novamente fui surpreendido pela enorme fila. Sem alternativa, adentrei e pacientemente cheguei à porta eletrônica. Para minha surpresa, dentro não havia fila. A fila estava do lado de fora. Os vigias controlavam a entrada, permitindo no máximo três pessoas dentro do espaço dos caixas. Achei interessante a metodologia e mais seguro para os vigias e para quem se dirige à agência. Com a nova tática, as gerências dificultarão as ações dos grupos de assaltos e não coloca em risco a vida de quem adentra a agência e se dirige aos caixas.

Ações do MST

Com a participação de aproximadamente 30 pessoas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) coordenou reunião do Fórum de Apoio à Reforma Agrária na noite de ontem, 31/08, no Plenário da Câmara de Vereadores. Representantes de movimentos sociais, igreja, direitos humanos, sindicatos, estudantes e partidos políticos ouviram uma explanação a respeito das ações do Movimento em relação à Jornada Nacional de Lutas e assinaram um manifesto de apoio à decisão do presidente Lula atualizar os índices de produtividade, mesmo com a posição contrária do ministro da Agricultura que – de acordo com João Flávio, representante da coordenação estadual do MST – já adiantou não assiná-la.