31 de outubro de 2009

Eventos de Direitos Humanos em Maringá

Maringá sediará dois grandes eventos de direitos humanos nos dias 07 e 08 de novembro. Um dos eventos realizar-se-á na Chácara Vedruna, próximo à PUC, que é o Encontro e Assembléia estadual do MNDH-Paraná, com a presença do coordenador nacional do MNDH, Gilson Cardoso. Neste evento, sairá uma nova coordenação estadual do Movimento. O encontro/assembléia anterior, em 2007, também foi realizado em Maringá, na Escola Milton Santos, ao lado da Penitenciária Estadual.
O outro evento será realizado na Paróquia Santo Antonio - Vila Santo Antonio. É o Seminário: “Economia e Vida” abordando as experiências de entidades e pessoas que trabalham com a ECONOMIA SOLIDARIA a partir dos fundos solidários. Os organizadores do Seminário "Economia e Vida" convidam todos agentes Caritas, articuladores das Campanhas da Fraternidade, membros das pastorais sociais e movimentos, Igrejas Evangélicas, pastores e todos colaboradores.

CDH de Sarandi se rearticula

A comissão de Direitos Humanos de Sarandi (CDH-Sarandi) está se reorganizando. A reunião de articulação ocorrerá neste sábado, 31, às 14h30 na Casa da Cultura de Sarandi, onde elaborarão um plano de ação e escolherão representantes para participar do Encontro e Assembléia estadual do MNDH-PR, marcadas para os dias 07 e 08 de novembro, em Maringá.

29 de outubro de 2009

Câncer de mama - brincadeira de mau gosto

A Rede Globo não perdeu tempo no jornal de ontem e jogou Roberto Requião na mídia. A diferença parece ter sido a intenção. Aproveitou a escorregada do governador do Paraná ao querer "brincar" sobre a procedência do câncer de mama nos homens, atribuindo a doença nos homens às passeatas gays. Brincadeira de mau gosto e pode custar caro à campanha que pretende fazer para Senador, perdendo milhares de votos e até uma derrota eleitoral.
Leio no Messias Mendes que não foi diferente para provocar o deputado estadual do PT, o professor Lemos, suplente de Ênio Verri na Assembléia Legislativa. Aconselhou o ex-presidente da APP Sindicato a não usar silicone nos seios. Será que um dia o governador aprende que com doenças, sentimentos e organizações sociais não se brinca? Imaginem se um dia o governador chegar a ter a doença e, tomara que não, que explicação dará? A quem atribuirá?

CDH de Sarandi cobra a TCCC

A Comissão de Direitos Humanos de Sarandi (CDH-Sarandi), organizada em 2002, está se reestruturando e encaminhou e-mail à TCCC buscando explicações sobre os motivos da empresa de ônibus não estar finalizando as linhas, deixando centenas de usuários no meio do trajeto. Leia AQUI.

28 de outubro de 2009

Dia do servidor - o que comemorar?

O que comemorar no dia do servidor municipal? Esta é a pergunta acompanhada de uma reflexão feita por Paulo Vidigal em seu blog, sobretudo aos servidores de Maringá. LEIA.

A difícil arte de ser mulher

Frei Betto escreveu um texto sobre “A DIFÍCIL ARTE DE SER MULHER” que vale a pena ser lido por homens e mulheres. É uma análise do quanto as mulheres se esforçam – ou se matam – para agradar o homem, ou seja, a sociedade machista. Betto começa analisando o filme “Hours concours em Cannes”, onde a mulher, sempre desvalorizada e perseguida, é assassinada. As contemporâneas se mutilam para agradar os homens. Que homens??? A certa altura escreve Betto:
"Na sociedade capitalista, onde o lucro impera acima de todos os valores, o padrão machista de cultura associa erotismo e mercadoria. A isca é a imagem estereotipada da mulher. Sua autoestima é deslocada para o sentir-se desejada; seu corpo é violentamente modelado segundo padrões consumistas de beleza; seus atributos físicos se tornam onipresentes.
Onde há oferta de produtos - TV, internet, outdoor, revista, jornal, folheto, cartaz afixado em veículos, e o merchandising embutido emtelenovelas - o que se vê é uma profusão de seios, nádegas, lábios,coxas etc. É o açougue virtual. Hipácia é castrada em sua inteligência, em seus talentos e valores subjetivos, e agora dilacerada pelas conveniências do mercado. É sutilmente esfolada na ânsia de atingir a perfeição
". Leia o texto completo na bodega.

A gripe A demorou, mas chegou

Aqui em na família, ninguém esperava a danada da Gripe A. Não é que chegou! Derrubou o sogro e deixou todos em alerta, sobretudo porque moramos vizinhos e estamos constantemente em contatos. O Sintoma pesado ocorreu na segunda-feira e hoje uma central de monitoramento da Gripe ligou para monitorar a situação. Estamos bem, mas cautelosos.

Casado não conversa?

Uma senhora da casa dos 60 aguardava na fila o momento de se auto-servir em um restaurante, no almoço de hoje, no centro de Maringá e, extrovertida conversava com qualquer pessoa. Numa mesa, três homens almoçavam e a senhora puxou conversa. Um deles disse: eu sou casado. A senhora, educadamente e no ato perguntou ao homem: “casado não conversa?”. E continuou a conversar, sem cerimônia. O homem ficou numa cilada. As pessoas nas mesas próximas se seguraram para não rir. Foi cômico.

27 de outubro de 2009

Impostômetro da vida

Guerra não - P A Z sim

Um cantor de Maringá

Comentários agressivos

Andei excluindo textos publicados por não saber suspender comentários agressivos já publicados, pois sempre ocorre de passar um ou outro. Somente esta semana descobri uma ferramenta que permite a suspensão em cada texto. No entanto, pedimos ao leitor que ao fazer comentário, contenha-se nas palavras para tê-lo aprovado.

26 de outubro de 2009

Depoimentos de acusação começaram hoje

Começaram hoje e deve terminar dia 29 os depoimentos das testemunhas de acusação do processo administrativo que Paulo Vidigal responde. As informações que nos chegam é que o processo administrativo mais parece perseguição política, situação bastante corriqueira no serviço público e que deveria ser proibido.
Vidigal tem recebido vários apoios, inclusive de blogueiros e adiantou que o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maringá (SISMMAR) também está acompanhando os depoimentos.

Tancredo Neves

A cerca do Colégio Estadual Tancredo Neves (que parece-me ter mais de 20 anos), no conjunto Branca Vieira, vem caindo aos poucos dia-a-dia e nenhuma escoramento foi providenciado para não deixar chegar ao ponto da foto acima. Ontem (domingo), não aguentei e tirei algumas fotos. O concreto dos postes que sustentam a cerca parece não haver ferragem e um galho de árvore que em um dos temporais havia caído sobre a cerca contribuiu para levá-la ao chão. Vândalos que passam pelo local também contribuiram para derrubá-la utilizando os pés. No entanto, se antes tivesse sido escorada, não teria caído. O ex-presidente Tancredo Neves (onde estiver) não deve estar nada contente com a aquela situação em uma escola que leva seu nome. Outros questionamentos: se a cerca está daquela forma, como estará o Colégio por dentro, vez que tem mais de duas décadas e parece-me nunca ter passado por reformas e ampliação? Como estará a cancha de futebol que tantas vezes joguei?

Sujeira nas ruas do Branca Vieira e Tuiuti

Há quase quinze dias algumas ruas do Conjunto Branca Vieira e Parque Residencial Tuiuti esperam a prefeitura de Maringá limpar os galhos e demais sujeiras causadas pela ventania e chuva da semana retrasada. A foto acima é do início da semana passada e, hoje, durante a caminhada da manhã observei que os galhos e sujeiras continuam no mesmo local, deve ser carregados pela chuva que está chegando para os bueiros.

25 de outubro de 2009

Escola infantil é interditada por suspeita de maus tratos

Escola particular de educação infantil, em Londrina, foi interditada pela justiça, a pedido do Ministério Público, por suspeita de maus tratos praticados contra crianças. A interdição ocorreu após o Núcleo Regional de Educação visitar a escola e constatar irregularidades.

24 de outubro de 2009

Prefeitura persegue Paulo Vidigal

O servidor público do Município de Maringá e blogueiro Paulo Vidigal descreve a perseguição que vem sofrendo do Município de Maringá e o risco que corre de ser demitido por conta da perseguição política. A proxima semana - dias 26, 27 e 29 de outubro - será decisiva, pois as testemunhas de acusação serão ouvidas.

Golpe do baú

A Notificação do prefeito de Sarandi divulgada no dia 21 (veja no Ângelo Rigon), durante a manifestação pública dos moradores daquele Município indicava o "golpe do baú" sobre os manifestantes. Este blogueiro já havia adiantado a estranheza da notificação quando, se fosse séria, deveria – a mau ver – ter sido um Decreto.
Agora veio à tona, em público, por meio de nota abaixo, o golpe político ou recuo do prefeito em dizer que quem decide pelo lixo de Maringá em Sarandi é o prefeito de Maringá e não Sarandi. Parece que os poderes de Sílvio Barros aumentaram. Tratando-se do lixo, parece que mandará aqui e lá, em Maringá e Sarandi. A Nota da Prefeitura de Sarandi é, no mínimo, vergonhosa. Parece que Milton Aparecido Martini lavou as mãos e deixou a cidade à mercê do lixo que produzimos aqui em Maringá.

Prefeito de Sarandi recua em proibir o lixo de Maringá em Sarandi

O Prefeito do Município de Sarandi esclarece:
Em razão da matéria publicada em O Diário, na data de 23/10/09, não condizer com e realidade, em seu direito de resposta tem a informar que a lei No. 1433/2007, é que autorizou a dação do imóvel pelo Município onde está implantado o aterro sanitário da Empresa Pajoan, que foi aprovada na gestão anterior em 05/10/2007, não sendo o atual Prefeito.
Que a empresa Pajoan é empresa privada, não tendo o Município de Sarandi qualquer vinculação com a licitação da Prefeitura de Maringá.
É o Município de Maringá que julgou vencedora da licitação a empresa Pajoan, e portanto, somente o Município de Maringá deverá dizer se poderá ou não assinar contrato com a empresa Pajoan para levar os resíduos sólidos para o aterro sediado em Sarandi.
Esclarece ainda, que ao buscar saber junto a Vara do Fórum de Maringá/PR se havia alguma liminar envolvendo o Município de Sarandi, constatou-se através de certidão daquele cartório, que se trata de ação popular contra o Município de Maringá/PR, não tendo qualquer liminar que solicite ao Prefeito de Sarandi autorização para recebeJustificarr os resíduos sólidos de Maringá/PR
Desta forma, quem vai decidir se a empresa Pajoan poderá ou não receber os resíduos sólidos do Município de Maringá, é o Prefeito de Maringá, Sr. Silvio Barros II

Assessoria de Imprensa
Geraldo Irineu

A CPI do MST pode reverter contra a Sucrocítrico Cutrale

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST pode ser um tiro no pé dos antigos membros da UDR (Ronaldo Caiado e colegas), dos integrantes do agronegócio e dos empresários da Sucrocítrico Cutrale. Instalada a CPI, os deputados irão discutir as imagens divulgadas pela Rede Globo e por outros meios de comunicação a respeito do trator passando sobre pés de laranjas na fazenda da Cutrale. Adentrando a área, terão que discutir a invasão/“ocupação” daquela e outras terras ao seu redor por empresas ligadas à pecuária extensiva e ao agronegócio de madeira, cana-de-açúcar e laranja que, de acordo com o Movimento, pertencem à União.
Caso haja seriedade na CPI, o resultado final das investigações pode reverter contra a Cutrale e outros empresários daquela e de outras regiões do Brasil, além do próprio MST. A atual indústria Cutrale pode ser - quem sabe - estatizada ou cedida ao MST que, em forma de cooperativa pode administrá-la, a exemplo da administração de muitas cooperativas Brasil adentro, como a COPAVI, em Paranacity-PR, ou a Cooperativa de Leite TERRA VIVA, em São Miguel do Oeste-SC.

Dicionários atualizados

De ontem para hoje atualizei meus dois dicionários: o de gírias Populares e o DNA das palavras. Ambos dicionários aguardam colaborações. Visite-os e colabore enviando gírias ou explicações de termos para o DNA.

23 de outubro de 2009

Jovens de Maringá caminharão pela paz

Com o tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, os jovens da Arquidiocese de Maringá celebrarão o Dia Nacional da Juventude (DNJ) com caminhada pela paz, que sairá neste domingo (25) após às 15 horas, da Praça da Igreja São José Operário, na Vila Operária, com destino à praça da prefeitura de Maringá. No início da caminhada terá apresentações culturais e missa presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. Antes de chegar à praça da prefeitura, a caminhada fará uma parada na Praça Raposo Tavares, onde acontecerá um momento de denúncia e reflexão sobre a criminalização da juventude.
O Dia tem por objetivo ajudar a sociedade a refletir sobre temas polêmicos como o crescimento da violência contra os jovens e a proposta de redução da maioridade penal e os organizadores prevêem reunir aproximadamente cinco mil pessoas.
Durante a celebração dom Anuar vai lançar e distribuir uma carta redigida especialmente aos jovens. A iniciativa faz parte dos projetos aprovados na assembléia arquidiocesana, realizada em 2008, que elegeu a juventude como uma das prioridades da Igreja. O encerramento, na praça prefeitura, será com show com o cantor Wilson Rocha e a Banda Tropa de Elite.

Presídio e Trabalho

Recebi da Tatiana Moreira - Sintra, Portugal
PRESÍDIO
Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m.
TRABALHO
Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m.
.
PRESÍDIO
Você recebe três refeições por dia de graça.
TRABALHO
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela.
.
PRESÍDIO
Você é liberado por bom comportamento.
TRABALHO
Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
.
PRESÍDIO
Um guarda abre e fecha todas as portas para você.
TRABALHO
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá.
.
PRESÍDIO
Você assiste TV e joga baralho, bola, dama...
TRABALHO
Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa.
.
PRESÍDIO
Você pode receber a visita de amigos e parentes.
TRABALHO
Você não tem nem tempo de lembrar deles.
.
PRESÍDIO
Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço.
TRABALHO
Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesas dos presos.
.
PRESÍDIO
Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos...
TRABALHO
Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos: Gerente, Diretor, Chefe...
.
PRESÍDIO
Você tem todo o tempo para ler piadinhas.
TRABALHO
Ah, se te pegarem...
.
TEMPO DE PENA
No presídio, eles saem em, no máximo, 15 anos.Justificar
No trabalho você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bom comportamento.

22 de outubro de 2009

A pessoa de dom Anuar Battisti receberá título de Dr. Honoris Causa

A PUC-PR entrega título de Doutor Honoris Causa a dom Anuar Battisti, nesta quinta-feira, dia 22. O título é o reconhecimento da PUC-PR de que seu ex-aluno de Filosofia, dom Anuar Battisti é um propulsor do ensino superior católico no Estado, a exemplo da PUC-PR em Toledo e Maringá. Desta forma, o título será entregue a dom Anuar, enquanto pessoa e não ao arcebispo dom Anuar Battisti, diz o reitor da PUC-PR, Clemente Ivo Juliatto. A Cerimônia de Outorga será realizada no Anfiteatro do Colégio Marista de Maringá, às 18 horas, na Avenida Tiradentes, 963.

21 de outubro de 2009

A manifestação de Sarandi repercutiu nos blogs

Vários blogs repercutiram a manifestação realizada pela população de Sarandi na manhã desta quarta-feira, dia 21. Rafael Gotardo foi um blogueiro que mais abasteceu os demais blogs de informações, com títulos como: Multidão se manifestando contrária; parando a Avenida Colombo; comércio baixando as portas; o povo se manifestando ao vivo e mais manifestação.

Pajoan é notificada pelo prefeito de Sarandi

Paulo Vidigal publicou NOTIFICAÇÃO do prefeito de Sarandi à Pajoan. A empresa foi notificada de que não deve receber lixo - por enquanto. Achei estranho o fato de ser uma Notificação. Por que não foi um Decreto?

Fórum Regional da Criança e do Adolescente

Amanhã, quinta-feira, a partir das 14 horas, será realizado uma ASSEMBLÉIA REGIONAL do Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região de Maringá, na Biblioteca Central, ao lado dos Correios, aqui em Maringá. Clique e fique por dentro dos detalhes, informações e pauta de discussões.

20 de outubro de 2009

Ilha das flores

Sarandi se mobiliza contra o lixo de Maringá

O Comitê de luta contra o lixo de Maringá ser levado para Sarandi chama a população da cidade vizinha para uma MANIFESTAÇÃO PÚBLICA na manhã desta quarta-feira (dia 21), a partir das 09 horas. O objetivo da MANIFESTAÇÃO é deixar claro que os sarandienses são contra a ida do lixo de Maringá para Sarandi. A manifestação sairá da Praça do Jardim Panorama em direção a prefeitura e deve durar até por volta das 11 horas.

Participando da CAMPANHA para baixar os preços da gasolina

Uma CAMPANHA para baixar o preço da gasolina corre os e-mails e deve tomar conta também dos blogs. Recebi hoje à tarde, repassei à frente e agora, com mais tempo, publiquei abaixo. Após ter lido o e-mail, fui à feira-verde e ao supermercado . Na volta, vi que tinha que abastecer. Lembrei do e-mail recebido, passei na frente de um posto com bandeira da Petrobrás e pensei: é álcool, mas não vou abastecer aqui. Vou participar da CAMPANHA. Segui em frente até um posto que não era da Petrobrás. Parei e abasteci. Farei o mesmo em outras oportunidades.
Achei interessante a campanha e a depender do esforço coletivo, a Petrobrás poderá sentir na pele logo-logo. Leia o texto na íntegra, abaixo e participe você também da CAMPANHA.

Campanha para baixar o preço da gasolina

CAMPANHA PARA BAIXAR O PREÇO DA GASOLINA
Vamos participar da campanha nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009

É SÓ NÃO ABASTECER G A S O L I N A EM REVENDORAS DA PETROBRÁS

Não deixe de participar, mesmo que vc HOJE não precise abastecer seu carro com gasolina!! Mesmo que você não tenha carro, saiba que em quase tudo que voce consome, compra ou utiliza no seu dia-a-dia, tem o preço dos transportes, fretes e distribuição embutidos no preço de custo e consequentemente repassados a voce. Para você ter uma idéia:
No Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo) a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de alcool;
Na Argentina, Chile e Uruguai que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira e o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool.
Por que Brasil o litro custa acima de R$ 2,67 o litro - caso de Maringá/PR e muitas outras cidades brasileiras?
QUAL É A MÁGICA??
Saiba que o Brasil já é AUTO-SUFICIENTE em petróleo e possui a TERCEIRA maior reserva de petróleo do MUNDO.
Realmente, só tem uma explicação para pagarmos R$ 2,67 (cartel) o litro, a GANÂNCIA, inclusive do Governo com os altos impostos e a busca desenfreada dos lucros exorbitantes.
CHEGA!!!
Não esperemos a gasolina chegar aos R$ 3,00 ou R$ 4,00 o litro? Mas, se você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso participar da campanha, inteligente, ousada e emergencial.Unindo todos em favor de um BEM COMUM !!! A questão é ABASTECER SOMENTE em postos que não sejam da PETROBRÁS.
Sem abastecer ninguém consegue ficar mais que um dia e os empresários vão rir de nossa conduta e estariamos "prejudicando a si mesmos". Além do que, se você não compra gasolina hoje... vai comprar MAIS amanhã. Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem milhões e maioria, controlam e ditam as regras do mercado, e não os VENDEDORES que são "meia-dúzia".
Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!
O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz: o BOLSO. Será não comprando a gasolina deles!!!
MAS COMO??!!
FORÇANDO UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE OS PRODUTORES E COM O GOVERNO POR MEIO DA PETROBRÁS.
Aqui está a idéia: Para os próximo meses (outubro, novembro e dezembro ...) não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR).
Paralisada a venda de sua gasolina, estará a PETROBRÁS inclinada e obrigada a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.
Se a PETROBRÁS abaixar os preços, as outras companhias (Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc...) terão que seguir o mesmo rumo (abaixando seus preços), para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias de mercado.
CHAMA-SE LEI DA OFERTA E DA PROCURA. Para haver um grande impacto, precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás.
Continue abastecendo e consumindo normalmente!! Basta escolher qualquer outro posto ao invés de um BR (Petrobrás).
Porque a BR?
Por tratar-se da maior companhia distribuidora hoje no Brasil e consequentemente com maior poder sobre o mercado e os preços praticados.
Não recue da CAMPANHA e vamos alcançar milhões de pessoas!!
MÉTODO DA CAMPANHA:
Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas. Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos, dez pessoas a mais (30 x 10 = 300) e se cada um desses 300 enviar para pelo menos mais dez pessoas, (300 x 10 = 3.000), e assim por diante, até que a mensagem alcance os necessários MILHÕES de consumidores!
É UMA "PROGRESSÃO GEOMÉTRICA" QUE EVOLUI RAPIDAMENTE E QUE VOCE CERTAMENTE JÁ CONHECE!!
Quanto tempo levaria a campanha? Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas a estimativa matemática (se voce repassá-la ainda hoje) é que dentro de 08 a 15 dias, teremos atingido, todos os presumíveis 30 MILHÕES de consumidores da Petrobrás (BR).
Isto seria um impacto violento e de consequências invariavelmente conhecidas... Além disso, é direito nosso de consumidor encontrar formas de forçar os preços a caírem.
A BAIXA DOS PREÇOS
Agindo juntos, poderemos fazer a diferença.Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte e não tendo carro.
PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES RAZOÁVEIS! ISTO REALMENTE FUNCIONA.
Se você gosta de você, de seu dinheiro, de seu carro ou do carro de seus parentes, ENVIE ESTA MENSAGEM PARA PELO MENOS 10 PESSOAS.
Em janeiro poderemos ter surpresas agradáveis com a gasolina mais barata. Caindo o preço da gasolina, pode cair também o preço do álcool e do óleo. Taí mais um motivo para você não parar esta CAMPANHA.

Serra X Dilma e X Aécio

Luis Nassif avalia que José Serra não deve sobreviver à disputa eleitoral em 2010 com o avanço galopante de Dilma, podendo perder campo para Aécio Neves. Diz ele que "O jogo político está adquirindo uma dinâmica curiosa, intensa, previsível. Mas, quando explodir, apanhará grande parte da opinião pública de surpresa, porque a partidarização da mídia mantém esse movimento nos subterrâneos da política. São esses os fatos": LEIA.

19 de outubro de 2009

O Pânico (TV) aprontou com Lula

Uma Silva sucessora de um Silva?

Este é o tema de um artigo semanal publicado por Leornardo Boff em seu site. Analisando as eleições de 2010, Leornardo Boff, elogia a eleição de Lula, em 2002 e 2006 como conquista do povo brasileiro, principalmente daqueles que foram sempre colocados à margem do poder e de que Lula introduziu uma ruptura histórica como novo sujeito político e isso parece ser sem retorno. Agora, depois de oito anos de governo se lança a questão que seguramente interessa à cidadania e não só ao PT: quem será seu sucessor?
Boff analisa a trajetória do PT e descrente em uma reviravolta diz que “em grande parte, o PT virou um partido eleitoreiro, interessado em ganhar eleições em todos os níveis. Para isso se obrigou a fazer coligações muito questionáveis, em alguns casos, com a parte mais podre dos partidos, em nome da governabilidade que, não raro, se colocou acima da ética e dos propósitos fundadores do PT” e que ainda há uma ilusão que o PT deve romper. Por trás das palavras publicadas parece ter-se declarado acreditar no potencial da amazonense Marina Silva como sucessora de Lula. Leia o artigo completo Uma Silva sucessora de um Silva? e faça sua análise.
Leonardo Boff tem razão em sua análise? O PT agora se tornou eleitoreiro tanto quanto outros partidos, corrompendo-se por meio de suas lideranças? Romperá um dia com as coligações? Marina Silva poderá ser a sucessora de Lula? O PT e outros partidos de direita, centro direita e de esquerda permitirão que Marina Silva se destaque e avance na campanha presidencial?

18 de outubro de 2009

Fora do ar

Um blog que fez tanto barulho para ser criado e desapareceu do mapa foi o do prof. Rubem Mariano. A criação antecipadamente anunciada criou expectativas que durou pouco. Até festa de criação ocorreu. Não se encontra mais nas comunidades do Angelo Rigon e pelo link do Marino Gonçalves não é possível acessá-lo. O que aconteceu? Por que está fora do ar? Será reativado?

17 de outubro de 2009

Leitor indignado com as posições do Globo contra Lula

José Lopes, enviou comentário indignado com a forma como o Globo tem se posicionado contra o governo Lula. Deixarei agora que ele fale aos leitores:
Os despeitados do globo continuam fazendo oposição ao governo Lula. A manchete de primeira página de hoje é a seguinte: COBRADO SOBRE VIAGENS, LULA CHAMA OPOSIÇÃO DE ‘OCIOSA’.
Eu pergunto: quem tem moral para cobrar algo do presidente Lula? Quem é essa oposição repulsiva para questionar os passos do maior presidente de todos os tempos? Quem é esse jornaleco fascista representante dos abastados poderosos e daqueles que em governos passados teimaram em atrapalhar o progresso do Brasil para questionar o presidente do povo? Essa oposição de o globo não me surpreende. O que poderíamos esperar de um jornal que cresceu mamando nas tetas de governos golpistas e ditadores e que criou o maior império de comunicações com o beneplácito desses governos?
Agora fica este jornal representante da oposição, dando uma de moleque de recados do PSDB e do DEM. Estão com saudades naturalmente das benesses e das informações privilegiadas de governos corruptos de que fez parte essa oposição medíocre e golpista. O globo, por exemplo, está mais do que comprometido com aquela gente, veiculava em quase todas suas páginas matérias e comerciais pagos por esses governos a peso de ouro e ninguém podia dizer nada por falta de transparência.
O jornal o globo ainda não se deu conta que estamos em outro governo, diferente daqueles tempos em que mandava e o governo obedecia. Saiba de uma coisa pessoal do globo, o governo Lula não vai abaixar a cabeça para vocês e nem beijar as suas mãos. O presidente Lula gosta mesmo é do cheiro rude do nosso proletariado e está trabalhando para esse proletariado. Está se lixando pra vocês.
Querido (a) leitor (a) desse Blog, se você quiser protestar contra o globo mande e-mail para cartas@oglobo.com.br. Cuidado! Vão tentar empurrar na sua goela a assinatura desse jornal. Mande-os para a... . Você sabe.

Semáforo e desatenção

Um motorista apressado que seguia pela Avenida Mauá quase atropela algumas pessoas sobre a faixa da Avenida Mauá com Avenida São Paulo, por volta das 15 horas. O semáforo fechou e do jeito que o condutor veio com a família no carro, adentrou a faixa aproximadamente um metro, mesmo vendo que o veículo da direita já havia parado antes da faixa. Freou praticamente sobre as pessoas que cruzavam a faixa. Eu estava pisando na faixa quando observei que o condutor vinha em velocidade e invadiria a faixa. O condutor afastou o veículo e, talvez nervoso ou embriagado, ficou sorrindo e falando com quem estava dentro do veículo. Talvez pedindo desculpas. A mulher que o acompanhava colocou as mãos na cabeça e nem quis olhar para os pedestres. Possivelmente ficou envergonhada. No banco de trás havia crianças.

A responsabilidade do ouvido

Adcock, em Manual de psicologia, trata dos reflexos locomotores e de postura e diz que o simples ato de ficarmos em pé, parado, exige uma complexa série de coordenações que é controlado por um sistema indicador do equilíbrio, existente no ouvido interno. Portanto, se não cuidarmos direito dos ouvidos, podemos sofrer as consequências e pagar caro.

16 de outubro de 2009

Horário de verão

O horário de verão muda neste final de semana. Do sábado para o domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora. Neste domingo dormiremos uma hora a menos e os dias ficarão mais longos até o início do ano de 2010. Bom para quem pratica esporte. Bom para programas em clubes e piscinas. Mas muitos não gostam. Particularmente eu acho interessante, no entanto o corpo reclama e biologicamente sofre a beça até se adaptar ao novo horário.

Pós-temporal, a lenta limpeza

Ainda são muitos os galhos de árvores caídos nas ruas de Maringá. O temporal foi mais forte em outras cidades, mas por aqui, além das dezenas de árvores que caíram, também outras dezenas de galhos não resistiram ao vento e desceram ao chão, ainda permanecendo nas calçadas em muitos bairros. Para complicar ainda choveu demais hoje a tarde. Tomara que este sábado seja de sol.

15 de outubro de 2009

Flash histórico – população carcerária no Paraná

Em junho de 2009, a população carcerária do Paraná atingiu nada menos que 36.371 presos, sendo que 23.263 estavam custodiados. A maioria dos presos era analfabetos ou no máximo tinham o ensino fundamental incompleto. Para se ter uma idéia, dos 23.263 presos, 2.620 eram analfabetos, 3.686 sabiam ler ou escrever pouca coisa e 10.143 presos tinham o ensino fundamental incompleto, totalizando nada menos que 16.449 pessoas. Com ensino superior havia 184 pessoas e destes, 10 eram especialistas, mestres ou doutores. Para termos uma idéia, 93,6% dos presos do Paraná são homens. As mulheres são mais conscientes, racionais e responsáveis? Está aí um ponto a ser discutido nas políticas públicas, no sistema educacional e sistema carcerário. Por que os homens se envolvem mais em crimes que as mulheres? Outro fato que chama a atenção sobre os presos é a idade destes. Dos 23.263 presos, ou seja, 15.386 tinham menos que 30 anos de idade e, destes tinham menos que 24 anos, o que significa 38% do total de presos. Não é preocupante? O que fazer para diminuir os crimes e a população carcerária? Há o que fazer? No Brasil, a população carcerária passa de 400 mil presos. É muita gente reclusa em espaços desumanos. Os advogados que o digam.
Fonte: Ministério da Justiça. Dpto Penitenciário Nacional. Sistema Integrado de Informações Penitencias - InfoPen.

O Dia do professor - Nosso Dia

Hoje é nosso Dia de pensar sobre o quanto somos exigidos e chamados por alunos, grupos, organizações e movimentos; por entidades e instituições;
Hoje é nosso Dia de lembrar que formamos o advogado, promotor, juiz, vereador, deputado, senador, prefeito, governador, presidente da República;
Hoje é nosso Dia de recordar que muitos de nossos colegas de profissão ganham menos de um salário mínimo e os que mais recebem ao mês em início de carreira – com doutorado, livros publicados e pesquisas realizadas – não atinge sete mil reais, enquanto qualquer outro cidadão formado por nós e sem especialização, adentre função pública dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ganhando entre 7 e 25 mil reais, a exemplo do vereador, prefeito, deputado, senador, presidente da República, juiz, promotor, policial federal...;
Hoje é nosso Dia de raciocinar sobre as disparidades sociais e econômicas que nos distanciam de quem formamos e não nos reconhecem social e politicamente;
Hoje é nosso Dia de planejar ações (políticas públicas) que resultem em nosso respeito, reconhecimento e valorização profissional e econômica à altura do que somos e merecemos.

Trovões e chuva forte

Em Maringá o tempo fechou desde a madrugada. Chove forte e troveja sem parar. Em alguns momentos as pancadas e os trovôes nos assusta. O clima promete permanecer ativo por todo o dia.

14 de outubro de 2009

Doações de aviões

O governo brasileiro encaminhou ao Poder Legislativo dois Projetos de Lei pedindo autorização ao Poder Legislativo para que o Executivo possa doar cinco aviões a países vizinhos. Um é o Projeto de Lei 6.175/2009 que deve autorizar o Poder Executivo a doar aeronave C-115 Buffalo à Força Terrestre Equatoriana. O segundo e mais audacioso é o Projeto de Lei 6.176/2009 que deve autorizar o Poder Executivo a doar quatro aeronaves H-1H à Força Aérea Boliviana. É o Brasil de bom coração.

Algumas gírias publicadas hoje

DÁ FÉ = perceber, cair na real.
SAIR DESEMBESTADO = sair na carreira, sair apressado.
ARROXA = aperta.
ARRUDEIA = dá volta.
AVOADO = distraído, sem paciência.
ENGOMADO = passado, limpo, certinho.
ESTIBADO = rico, cheio da grana.
DE CUMÊ = pedir comida (dê cumê?).
SUVAQUEIRA = mau cheiro nas axilas.
RAPARIGUEIRO = mulherengo.
TUCAIAR = cuidar, vigiar.
PINOTE = pulo.
BUCHUDA = grávida.
GOTA SERENA = bravo, irritado.
CABRA DE PÊIA = corajoso.
ARRÊIA OS PNEUS = apaixonado, cheio de amor.
PEGA PRA CAPÁ = correr, dá no pé.
TUFÃO = movimento, muvuca, bagunça.
TIRAR = zombar, explicar, brincar com a cara de alguém.
ME ERRA = sai do meu pé, me larga, não me enche.
SAI DO MEU PÉ = me larga, não me enche, me erra, para de encher o saco.
SUPIMPA = demais, legal.
SUPIMBA = dá, penetrar, dá neles.
MAIOR LOUCO = muito legal, demais, massa.
PEDRO BÓ = atrasado, bobo, besta.
SERÁ O BENEDITO? = espanto, pasmo, pergunta.
ARRAIAL = lugarejo, vila.
RÊS = gado, (vaca, boi, bezerro).
CACIMBA = poço d’água.
OLHO D’ÁGUA = nascente, mina de água.
MONJOLO = pilão de mão.
METER = atitar, jogar, manter relação sexual com alguém.
BAIÃO DE DOIS = feijão com arroz.

3050 gírias

Acabei de publicar quase uma centena de gírias no Dicionário Popular. Agora são 3050 palavras para os visitantes percorrer e sorrir.

13 de outubro de 2009

Deputados cara de pau

Os deputados estaduais Nelson Justos (esquerda) e Durval Amaral (direita) estão aparecendo nos canais de TV para se vangloriarem de que estão praticando transparência com o Portal da Transparência da Assembléia Legislativa do Paraná. Sempre que questionados pela imprensa e por deputados favoráveis à transparência dos gastos, se demonstraram contrários ao Portal e agressivos a quem os questionavam, agora saem cantando de galo, se vangloriando como se sempre estivessem a favor. São deputados cara de pau. Deputados assistam as entrevistas concedidas por vocês nos últimos quatro meses. Certamente se envergonharão de vocês mesmos.
Fotos acima de Denis Ferreira Netto

Os semáforos na Avenida Colombo

Imagem: blog do Angelo Rigon
A Prefeitura de Maringá quando foi impedida legalmente de não mais multar motoristas e motoqueiros na Avenida Colombo por ser ela uma Rodovia Federal, retirou os pardais e os agentes. Mas hoje, ao passar pela mesma avenida comecei a observar a situação dos semáforos.
* Considerando ser a Avenida Colombo uma rodovia federal pedagiada;
* Considerando a manutenção dos semáforos, corrosão, oxidação, custeio da energia e gastos das lâmpadas que se queimam serem arcados com o dinheiro dos contribuintes de Maringá e;
* Considerando que os lucros dos pedágios ficam no caixa da Viapar e não são revertidos aos cofres públicos de Maringá para as situações alencadas acima.
Não estariam o prefeito Sílvio Barros e o secretário de Transporte Walter Guerlles cometendo improbidade administrativa ao manterem com dinheiro público serviços (mão-de-obra dos servidores municipais) e despesas (manutenção de serviços e gastos com lâmpadas e energia) que pertence e é responsabilidade a uma empresa particular, a Viapar? Está aí uma dúvida para o Ministério Público dirimir. Confesso que não consegui resposta a ela.

Requião na UEM - troca UEM pela UEL: farpas, discussão e vaias

O blog Proletário Libertário não perdeu tempo e postou dois vídeos no youtube sobre a visita do governador Roberto Requião para inaugurar blocos da Universidade Estadual de Maringá. Protestos foram organizados e Requião não se calou. Abaixo três vídeos captados do youtube.

Flash histórico – população brasileira da Colônia

Quem atualmente reside na região de Maringá/PR e conhece bem a distribuição da população talvez não imagine como foi no Brasil Colônia. Nesta região, as cidades não estão distantes umas das outras mais de 15 quilômetros. Algumas estão interligadas a exemplo de Maringá-Sarandi, Maringá-Paiçandu ou Sarandi-Marialva.
No Brasil Colônia (lembremos do tamanho deste território), a distribuição da população irregular. Havia apenas núcleos e alguns eram bastante densos, mas irregulares e outros eram ralos, com poucos habitantes, quase inexistentes, além da distância entre um e outro que se distribuía pela costa brasileira. Destaquemos que a dispersão da população é devida a extensão do Brasil. De Norte a Sul são aproximadamente 5 mil quilômetros em uma extensão de terra a perder de vista que, no final do século XVIII – lá pelos anos de 1790 – toda população do Brasil, excluindo-se os nativos/índios, não passava de 3 milhões. Era a mesma população que, em 2005, viviam em Curitiba e região metropolitana.

Manual de saúde

Recebi por e-mail e parece-me interessante aos leitores deste blog. É um Manuel de Saúde com orientações sobre diversas situações. Na prática é uma biblioteca médica virtual.

12 de outubro de 2009

MST afirma que depredações da Cutrale foi montagem para prejudicar o Movimento

O MST divulgou Nota, em seu site, desmentindo o que a imprensa - sobretudo a Rede Golbo - divulgou de que os sem terra destruiram os bens da Fazenda Cutrale. De acordo com o MST, a depredação foi produzida "para responsabilizar o MST pela depredação".
O Movimento admite ter derrubado pés de laranja, mas não o laranjal todo como divulgado pela mídia que tentou a toda força descaracterizar os trabalhadores sem terra. Diz a nota: "fizemos algumas pichações para deixar registrado o nosso protesto contra a grilagem da área", mas as destruições, como divulgadas, foi uma montagem e citam o caso dos tratores: "uma empresa com esse porte possui oficina mecânica dentro das fazendas e, portanto, faz a manutenção das suas máquinas dentro da própria área.
As imagens mostram tratores e peças que já estavam abandonadas e desmontadas antes das famílias chegarem lá. Quem tem que responder pelo estado dos equipamentos é a Cutrale e não o MST". Da mesma forma explicam o caso do dito "roubo de combustíveis e venenos" e outras acusações da mídia e da multinacional - Cutrale - que se enriquece sobre uma terra pública grilada do Estado e que produz para exportação, enquanto trabalhadores lutam por terra e trabalho. Mais esclarecimentos do Movimento.

Agente Penitenciário é assassinado em Londrina

Um Agente Penitenciário foi assassinado nesta madrugada na cidade de Londrina. Por enquanto não se sabe o motivo do crime.

11 de outubro de 2009

As veias da América Latina continuam abertas

"O que eu descrevia continua sendo certo. O sistema internacional de poder faz com que a riqueza siga sendo alimentada pela pobreza alheia. Sim, as veias da América Latina ainda seguem abertas", diz Eduardo Galeano em reportagem Itálicopublicada no jornal espahol El País. O escritor uruguaio recebeu semana passada, em Madri, a Medalha de Ouro do Círculo de Belas Artes. Na reportagem, ele conta que seu mestre, Juan Carlos Onetti disse-lhe algo que não esqueceu: "As únicas palavras dignas de existir são aquelas melhores que o silêncio".

Avenidas binárias

Faltam 80 dias para o fim de 2009 e a promessa de campanha do prefeito Sílvio Barros de que tornaria binárias as avenidas do centro de Maringá parece que não será concretizada. Caso alguém tenha informações a respeito, que nos atualize em relação à temática.

10 de outubro de 2009

Flash histórico – A constituição do Brasil

Viajando para conhecer a essência da nossa formação – formação do Brasil – constatamos que desde o início (1500) fomos constituídos fornecedores de pau Brasil, açúcar, tabaco... Séculos mais tarde fornecemos ouro e diamantes e, adiante, algodão, café. Atualmente o Brasil continua fornecedor de carne de boi, porco, frango, soja, trigo... Inclusive fornecedor de mão-de-obra barata. As grandes propriedades atuais concentradas em poucas mãos que o digam. Os empresários rurais têm por preocupação a produção para exportação, o agronegócio. O abastecimento interno não é preocupação do Brasil. Fornecer aos outros é prioridade política e econômica. Aqui ficam os restos, os refugos, o que não passa na seleção.

9 de outubro de 2009

Pressão contra o IAP

A população de Sarandi e Maringá está sendo chamada a participar do protesto na frente do IAP em Maringá visando impedir que o lixo daqui (Maringá) seja depositado ali em Sarandi. Os blogs de Sarandi participam da campanha, a exemplo do Wesley.

8 de outubro de 2009

Discriminação em Londrina

Camila Taari, de Londrina, envia e-mail descrevendo discriminação sofrida em uma churrascaria:
"Eu e minha companheira passamos por uma situação, no mínimo, vexatória em uma churrascaria da elite londrinense, a ‘Vento Sul’, situada na Av. Tiradentes, reduto de churrascarias na cidade. Fomos comemorar o aniversário dela com mais dois casais heterossexuais, um amigo gay e uma amiga heterossexual nesse estabelecimento e um dos atrativos era a suposta "promoção para casal". Confesso que nem me ative a esse detalhe, realmente não faria diferença, estávamos lá para comemorar! O que me causou constrangimento foi o momento em que chegou a conta. Os preços estavam divididos em categorias: rodízio casal e apenas rodízio. Não entendendo o que realmente tinha acontecido, pois não participávamos de promoção alguma, fomos informados pelo gerente que os "três casais" da mesa estariam pagando o preço da 'promoção'. Os três casais apontados por ele eram os dois casais heterossexuais mais o meu amigo gay e minha amiga. Ou seja, um amigo gay e uma amiga heterossexual, sentados longe, um do outro, apenas por estarem à mesa conosco foram considerados um 'casal' e nós, num relacionamento estável de mais de quatro anos, fomos meramente menosprezadas por sermos do mesmo sexo. Após ser questionado, o funcionário desculpou-se, alegando que pessoas do mesmo sexo não participavam da "promoção". Minha companheira apenas exigiu que se retratassem ao questionar o que eles considerariam como um casal. Isso estava explícito de alguma forma ou outros casais homossexuais passariam por mesmo constrangimento?
É inexplicável o sentimento de repulsa que ainda tenho por uma sociedade tão medíocre. Então ainda subentende-se por casal o verbete constado num dicionário?
O caso repercutiu na imprensa:
O que fiz foi registra um boletim de ocorrência. Porém precisamos de um auxílio legal. Será que podem nos ajudar?"

6 de outubro de 2009

Em Apucarana - guardas municipais abusam da autoridade

Escuridão

O forte temporal em Maringá fez boa parte da população ficar na escuridão total desde as 18 horas. A energia - em definitivo, penso - voltou às 22h20. Ainda não sei se foi em toda Maringá e o que ocorreu.

Tempo e temperatura

Tenho desconfiança de temperatura elevada. Temporais podem se formar com intensidade como neste momento já se vê sobre Maringá e causar transtornos indesejáveis com ventos, granizos... A caminhada planejada parece que vai pros ares.

Fala de Sarandi e recebe repúdios

Fábio Guillen escreve em seu blog a visão que tem de Sarandi e recebe críticas de colega e repúdio dos vereadores.

Congestionamento

O tempo fechou por volta da hora do almoço e os maringaenses parecem ter resolvido tirar os carros das garagens. Resultado: congestionamento na maioria das avenidas que davam acesso ao centro.

Rigon - fora do ar

O blog do Rigon é solicitado judicialmente a sair do ar pela 3ª vez. Ainda bem que o juiz negou o pedido e os leitores sairam ganhando.

5 de outubro de 2009

Honduras: fim do estado de sítio

Fou suspenso hoje o Estado de Sítio em Honduras. No entanto, a crise parece não ter um fim à vista sem a posição da Suprema Corte daquele país. Mais informações AQUI.

Recursos do pré-sal na promoção da igualdade entre as raças e os gêneros

Um Seminário Nacional em Curitiba está discutindo nesta segunda-feira (5) a utilização de cotas de recursos do pré-sal para promover a igualdade entre as raças e os gêneros. Membros do governo federal e de entidades do movimento popular estão debatendo a função social do petróleo para reduzir as desigualdades no país.
O presidente do Instituto Adolpho Bauer (IAB), Adilton de Paula, disse que uma das formas de reduzir as desigualdades seria utilizar cotas do pré-sal para financiar alunos do Programa Universidade Para Todos (ProUni). De acordo com o presidente do IAB, cerca de 60% dos cotistas são pobres e negros. O evento deverá ser encerrado às 18 horas desta segunda-feira.

Sarandi - 28 anos de emancipação


A história secreta da Rede Globo

Recebi a dica do camarada Manoel Antonio da Silva, de Marília/SP, e muitos leitores terão interesse também. É a dica de como baixar e conhecer o estudo da construção da Rede Globo e está disponível gratuitamente na internet. É a dissertação de mestrado de Daniel Heiz (jornalista), realizado na Universidade de Brasília (UnB), intitulado "A História Secreta da Rede Globo". Mais detalhes sobre o livro e as dicas para baixar o livro, no blog "Baixando na faixa". Tendo interesse, vá lá e teste.

Nordestinês

Nordestino
Não fica solteiro, ele fica "solto na bagaceira".
Não vai embora, ele "pega o beco".
Não diz 'concordo com você', ele diz: issssso, homi!!!
Não conserta, ele "imenda".

Nordestino
Quando se empolga, fica com a "mulesta dos cachorro".
Não bate, ele 'senta-le' a mão.
Não bebe um drink, ele "toma uma".
Não corre, ele "dá uma carreira".
Não malha os outros, ele "manga".

Nordestino
Não conversa, ele "resenha".
Não toma água com açúcar, ele toma "garapa".
Não mente, ele "engana".
Não percebe, ele "dá fé".
Não sai apressado, ele sai "desembestado".
.
Di agora só um piritivo.
Qué maisi? Leia AQUI e ria até os bofi sai pela boca.
Maisi cuidado pá num tê caganera.

Ditados populares digitais

A inclusão digital está fazendo o ser humano mudar alguns ditados que se popularizam a cada dia. Eis alguns deles:
1. A pressa é inimiga da conexão.
2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. Antes só, do que em chats gays
4. A arquivo dado não se olha o formato.
5. Diga-me que chat frequentas e te direi quem és.
6. Para bom provedor uma senha basta.
7. Não adianta chorar sobre o arquivo deletado.
8. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
9. Em terra off-line, quem tem 486 é rei.
10. Hacker que ladra, não morde. Continue lendo.

4 de outubro de 2009

Desabafo de um professor em defesa do Lula

Um professor do Núcleo, leitor do blog disse mais ou menos nestes termos:
Muito se critica o Lula e eu também tenho questionamentos, mas há de admitirmos que entre os presidente do Brasil, este é de se tirar o chapéu. Após a escolha do Rio às Olimpíadas, não resisti e bati boca com alguns colegas dentro do Núcleo. Criticavam o Lula e comecei a descrever o que ele já fez. Diminuição na diferença da renda concentrada; incentivo à aquisição da casa própria e enfim consegui ter coragem de fazer um financiamento para sair do aluguel em definitivo; desenvolvimento econômico; diminuição da dívida externa; relacionamento e prestígio internacional; aumento no número de universidades e institutos federais, coisa que outros presidentes não fizeram; aumento de salário dos servidores públicos; bolsa família e educação, entre outras ações. No lado cultural e esportivo, ta sendo em seu governo que se realizou os jogos pan -americanos, garantiu-se a Copa do Mundo para 2014 e, agora, as Olimpíadas para 2016. Tem gente que parece que só ta bom quando o outro ta pior. Só não vê quem se faz de cego. Quanto melhor pior. Dá até raiva e desânimo trabalhar com colegas professores que melhoraram de vida nos últimos seis anos e ainda criticam o governo como o pior de todos. Não enxergam um palmo adiante do nariz. São cegos e surdos politicamente...

Vereadores ou cabos eleitorais?

Lendo o levantamento parcial do Akino Maringá, no blog do Ângelo Rigon, sobre as funções da câmara de vereadores e confrontando com um texto que produzi por ocasião de uma palestra aos vereadores em Jandaia do Sul, em 2005, vejo cada vez menos sentido à existência atual de um vereador. A votação em Brasília pelos deputados federais e senadores do aumento do número de vereadores em todo Brasil, nos decepciona e os vejo cabos eleitorais de candidatos a deputados estaduais, federais, senadores e prefeitos. A necessidade deste tipo de peça política, “o vereador”, precisa-se ser repensada. Ganham demais para pouco fazerem. Pior, ainda sustentamos uma “carrada de mama teta” em cada gabinete ou, comitê eleitoral. Diante do que fazem, praticam e não fazem, penso que cada Município – e Maringá se encaixa perfeitamente nesta situação – não precisaria ter mais que 50% de representantes em relação ao número atual. Atualmente temos em Maringá 15 vereadores. Bastava-se 07 ou 09 e ainda ficariam supérfluos diante do que fazem. O salário não deveria passar de três mil reais e seria demais. De alguns deles, o “trabalho” gratuito sairia caro, prejudicariam o município. Causam mal à sociedade, ao partido que representam e à política em si. Que se prove o contrário na prática.

2 de outubro de 2009

Não resistiu e faleceu

Faleceu hoje, por volta das 11 horas, Nilze Maria Telles Cossich (64). Solicitação de doação de sangue havia sido feito e, como este, alguns blogs divulgaram. Cossich estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Paraná desde o início da semana, devido à complicação no quadro clínico. O velório está sendo realizado no Prever e o enterro será amanhã - sábado - em Cianorte. A família Telles e Rocha agradece a todos que atenderam ao pedido de doação de sangue.

Flash histórico - O Brasil de ontem e de hoje

Pesquisas indicam que as pequenas e médias propriedades do Brasil é que abastecem o mercado interno com arroz, feijão, carne, frutas, legumes e verduras. O rico e o pobre são alimentados pelos pequenos produtores e pequenos agricultores. Parece contraditório que os ricos – entre eles os latifundiários – sejam alimentados pelo pequeno, mas é verdade, pois apesar de serem latifundiários, produzem para exportação e não para o abastecimento interno, isto quando não apenas concentram terras para especulação.
Há diferenças com o Brasil colonial? Nem tanto. Naquele período, o que se produzia no Brasil, produzia-se para exportação, à Europa. Era açúcar, pimenta, tabaco, anil, arroz, algodão... Hoje, à exceção dos pequenos agricultores, os latifundiários continuam exportando para a Europa e outros continentes como forma de aumentar a riqueza e a terra. Até quando?

Lula em 2016

Lula continua surpreendendo seus adversários políticos no ato de ser um político de ação constante. Tem muitos defeitos, mas joga pelo Brasil. Na defesa das Olimpíadas em 2016 no Brasil, ou seja, no Rio de Janeiro, jogou no ataque o tempo todo e defendeu quando necessário. Deixará o governo em 2010 e, de repente poderá sair candidato, em 2014, para estar presidente do Brasil durante as Olimpíadas no Rio de 2016. Será que ganharia uma nova eleição? É bom ficarmos de olho e não duvidarmos dele que certamente está mais amadurecido politicamente.

Quentinhas

  1. Duas notícias do Ângelo Rigon duras de digerir: Lixo na rua de leitora indignada e John Alves sendo isentado da questão dos laptops.
  2. Messias Mendes captura que Requião pode apoiar Dilma Rousseff.
  3. A discussão come aberta entre vereadores em Londrina, observa Almir Escatambulo.
  4. Wilson Rezende descobre que Antonio Erminio de Moraes namora o PSTU – demaisssssssss.
  5. São Paulo realizará ato público, nesta sexta-feira, às 17 horas, em apoio ao povo hondurenho.

1 de outubro de 2009

Sarau – Acadêmico da UEM redime-se de erro e descreve ações da PM

No último sarau da filosofia (18-09) infelizmente eu cometí um erro grave e gerei o primeiro problema sério a ocorrer num sarau. O sarau começou tranqüilo como sempre, todos estavam se divertindo. Após o primeiro CEEB da gestão do Bonde, muitos alunos estavam mobilizados havia mais de uma semana em preparação ao segundo CEEB, que seria no dia seguinte. O sarau era para ser um momento de descontração e alívio das tensões geradas pelos CEEBs. Os portões da UEM estavam trancados no dia do sarau, mas mesmo assim vários alunos compareceram (estimo que pouco menos que 100 pessoas). Ao começar a chover, o sarau foi transferido para a área da cantina do Restaurante Universitário, uma área coberta. Eu já estava tomando havia algumas horas quando comprei uma garrafa de vodca. No sarau as bebidas acabam sendo quase que coletivas, pois sempre compartilhamos, com espírito fraternal, nossas bebidas com amigos e conhecidos. Para não ficar sem bebida, uma vez que compartilhamos com os outros, eu comecei a tomar um pouco mais rápido. Eu acabei tomando demais e muito rápido e fiquei excessivamente alterado. Perdí momentaneamente minha racionalidade. Após me envolver numa discussão, já muito alterado (não me lembro deste momento), cometí o erro grave de quebrar uma janela do R.U. com um soco. Não machuquei ninguém mas acabei me cortando ao cometer esta estupidez embriagada. Quero me desculpar, do fundo do meu coração e com toda a sinceridade do mundo, à todas as pessoas que foram afetadas por minha falta de sobriedade e, por conseqüência, de responsabilidade. Me arrependo profundamente do ato que cometí num momento de embriaguez. O álcool é uma droga potente e perigosa... Leia a íntegra do texto de Bartolomeu Parreira. Interessa a todos e todas.

CUT elabora cartilha de orientação cutista sobre a Conferência de Comunicação

Será realizada em Brasília/DF, entre os dias 1º e 3 de dezembro, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), sobre a temática “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. O evento deverá ser um importante espaço na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.
Para não chegar de pára-quedas na Conferência, além dos movimentos sociais que já se mobilizam e se preparam em todo o Brasil, a CUT preparou uma cartilha de orientação à militância, intitulada “Os Cutistas na Conferência Nacional de Comunicação: Construindo Direitos e Cidadania”. A publicação é resultado o V Encontro Nacional de Comunicação da CUT, realizado de 15 a 17 de julho, sob a bandeira “Democratizar, Libertar e Incluir”, que reuniu professores, intelectuais, profissionais da área e sindicalistas.
Muito bem. Preparar-se é o melhor caminho. Chegar despreparado em uma conferência corre o risco de ser engolido pelas discussões e aprovações de políticas públicas contrárias aos interesses da sociedade.

Prefeitura de Maringá demite servidores do SAMU

Quatro servidores do SAMU foram demitidos "por justa causa”. A alegação da administração pública de Maringá é que trabalham em dois empregos e o Tribunal de Contas recomendou a demissão, divulga indignado o servidor público municipal e blogueiro Paulo Vidigal que alerta que os atendimentos do SAMU podem ficar debilitados.

Lixo: Sarandi "contra" Maringá

O jogo do lixo promete. Não vejo como caminho que o lixo de Maringá seja levado para Sarandi. Isto seria uma forma de lavar as mãos de um material que é de responsabilidade de Maringá, produzido aqui e aqui não priorizado.
A preocupação dos sarandienses está correta. Que resolvamos o problema do lixo que produzimos. Diante da temática que voltou à tona nos últimos dias, setores da população de Sarandi já se manifestam e os blogs terão papel fundamental na formação e informação do assunto. Dois deles (Claudinei Codonho e Rogério Rodrigues) já faiscaram e o IAP, em Maringá, no próximo dia 09, é o alvo para uma manifestção pública.

Flash histórico – concentração da riqueza

Na década de 1990, os paises liberais mantinham e mantém uma diferença inaceitável entre seus “cidadãos” e, o Brasil destacava-se com a pior cifra. Vamos a alguns exemplos: nos Estados Unidos e Austrália, os 20% mais ricos concentravam 11 vezes mais riquezas que a dos 20% mais pobres. No Brasil, em 1994, os 20% mais ricos concentravam 32 vezes mais riquezas que os 20% mais pobres. Para se ter uma idéia, os 10% mais ricos ganhavam, em 1990, 78 vezes mais que os 10% mais pobres. Tal diferença no Brasil parece ter diminuído um pouco e o cenário não é nada animador na diminuição da desigualdade social.