SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
28 de dezembro de 2010
21 de dezembro de 2010
Visita à Escola de Agroecologia Milton Santos
Visitamos nesta manhã a Escola de Educação do Campo Milton Santos: Curso de Agroecologia, em Maringá e, sugerimos a visita aos leitores, sobretudo neste final de ano. Ao visitar, leve doações, sobretudo carne, refrigerantes, brinquedos e doces.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA DE AGROECOLOGIA MILTON SANTOS:
Até 1970, a área onde se encontra a Escola era zona rural, fazenda de café. Os fazendeiros - naquele período - resolveram iniciar uma olaria e toda a estrutura que se vê atualmente, faz parte da construção do período. Entre 1978 e 1980, começaram a construir a estrutura com o objetivo de fazer uma indústria. De acordo com informações, a construção parou em 1978, pois os proprietários - devido a superfaturamento - perderam para justiça. A prefeitura do Município de Maringá adquiriu a área que foi sendo dilapidada entre 1982 e 1988, por meio da extração de terra e cascalho. Entre 1988 e 2002, a área ficou abandonada. Em 2002, iniciou-se um processo de negociação entre Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Instituto Técnico de Educação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITEPA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) para concessão do uso da área para a implantação de uma Escola de Educação do Campo para oferta do curso de Agroecologia.
O Convênio de concessão da área entre ITEPA/UFPR com a Prefeitura do Município de Maringá foi votado na Câmara de Vereadores de Maringá e assinado com a Prefeitura de Maringá para usufruto até abril de 2024.
Após a assinatura do Convênio, iniciou-se as aulas de formação em agroecologia, em 2003, com 1ª turma da Escola Milton Santos, com 28 alunos, formados como técnicos em agroecologia em nível médio e pós-médio, em 2005. Vale lembrar que o curso se dá em regime de alternância, em cinco etapas de 60 dias cada, sendo uma etapa no sítio Escola e uma etapa na comunidade de origem do educando.
Após a assinatura do Convênio, iniciou-se as aulas de formação em agroecologia, em 2003, com 1ª turma da Escola Milton Santos, com 28 alunos, formados como técnicos em agroecologia em nível médio e pós-médio, em 2005. Vale lembrar que o curso se dá em regime de alternância, em cinco etapas de 60 dias cada, sendo uma etapa no sítio Escola e uma etapa na comunidade de origem do educando.
Objetivo da Escola: promover o diálogo campo-cidade com o método de Educação Popular e, promover o diálogo de saberes com a comunidade.
Para quem não conhece a Escola, sugerimos a visita. Destacamos ainda que no Paraná existem quatro escolas de formação na mesma linha de ação da Escola de Educação do Campo Milton Santos de Maringá; Escola em São Miguel, Escola em Cantagalo e Escola em Lapa (Curso de Tecnólogo).
Em Maringá as aulas são realizadas com professores da UFPR, quadros do MST e Universidade Estadual de Maringá (UEM). As disciplinas são por módulos e os professores são voluntários. Há convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) para repasses financeiros para os cursos e deslocamentos, mas os repasses sempre atrasam, prejudicando os trabalhos da Escola e a formação dos estudantes em agroecologia. Independente das dificuldades, os cursos de formação jamais foram interrompidos e continuarão em 2011, necessitando de nosso compromisso com educação, por meio de contribuições.
20 de dezembro de 2010
Novas gírias no Dicionário Popular
Atualizei o Dicionário Popular. O mesmo ultrapassou três mil palavras. Foram meses sem tempo para ele, sem contar as dificuldades em postar, pois sempre que tentava, não conseguia. Alterei a forma de pesquisar. Agora é pela ordem alfabética. Eis algumas das palavras documentadas.
A FLOR DE ZIÁCO = afrodisíaco.ARREGADO = forte, pomposo, cheio.
DE CAPELINHA EM CAPELINHA = indivíduo que anda de bar em bar, que toma dois copos, um bêbado.
GUIMBA = resto de cigarro.
BITOCA = beijo.
ATORÁ = cortar.
BRINQUIÁ = trocar, de mano ou não.
FINCÁ = cravar.
TÁIO = corte.
PENCA = muitos.
TO DE BOA = sossegado, to cheio, não.
SUSSA = sossegado.
SAZOM = aquele que xaveca a mulher para o amigo catar, tempera a mulher para os outros.
ENFIAR A VIOLA NO SACO = se mandar, ir embora após levar bronca e ficar chateado.
Aglomerações
O 13º começa a levar o povo ao comércio de Maringá. O comércio não aparenta vender muito. Mas o povo está levantando preços, sondando ofertas, olhando vitrinas...
Diferente dos anos anteriores, chama a atenção a presença da guarda municipal de Maringá pelas ruas e avenidas do centro da cidade. No sábado, andando com os sobrinhos pelo centro da cidade nos deparamos com dois tumultos e aglomerações. Um indicava que camelôs de materiais piratas haviam sido surpreendidos pela guarda municipal e polícia militar (PM). Noutro, eram suspeitos investigados pela PM. Nas duas situações houve aglomerações. O povo não perde tempo.
16 de dezembro de 2010
Roubo no ponto de ônibus da Tuiuti
Passava das seis horas desta manhã quando ouvimos gritos de socorro de uma mulher (a informação é que era uma enfermeira, pois estava toda de branco) correndo pela Rua Rio Ligeiro e gritando desesperadamente pela polícia. Havia sido roubada por um motoqueiro no ponto de ônibus da Avenida Tuiuti, no Parque Residencial Tuiuti. O roubo se deu quando a mulher encontrava-se só no ponto, aguardando o ônibus para ir ao trabalho. Pessoas que se aproximavam do ponto chegaram a ver o roubo, mas não puderam fazer nada. A mulher entrou em desespero e saiu correndo e gritando pela rua em direção a sua casa. Os moradores da Rua Rio Ligeiro foram acordados com os gritos que se ouvia à distância e saíram à rua, mas já era tarde. Alguns saíram em socorro da mulher e outros com carros ou motos fizeram ronda pela região, mas sem sucesso.
13 de dezembro de 2010
Rodovia da morte ou imprudência?
Retornando na tarde de domingo (12/12), de Umuarama, presenciamos várias imprudências. A mais arriscada ocorreu em uma curva próximo a Tapejara. As filas de veículos eram enormes. Algumas atingiam 1000 metros e alguns motoristas impacientes colocavam a em risco vida deles, de seus ocupantes e dos motoristas que transitavam na pista contrária ou na pista.
Próximo a uma curva em Tapejara, quatro ou cinco motoristas imprudentes começam a poder toda uma fila e mesmo durante a curva não param com a aventura quando alguns motoristas desesperadamente começam a jogar os demais veículos da direita para o acostamento. Um dos veículos que também podava, para não colidir com os demais que vinham de frente, jogou para o acostamento da esquerda (na contra-mão) e irresponsavelmente continuou em alta velocidade por aproximadamente 2 km , até que ultrapassasse todos os veículos que seguiam à nossa frente. Talvez seja por isto que a rodovia esteja sendo intitulada como da “rodovia da morte”. A questão é a imprudência, acompanhada pela bebida. A questão é que a rodovia está perigosíssima.
10 de dezembro de 2010
Dia mundial dos Direitos Humanos
Hoje (10 de dezembro) é dia mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Há exatamente 62 anos aproximadamente 150 países concordaram aprovar uma Declaração conjunta de respeito aos direitos dos cidadãos. Muito há que se fazer para que os direitos à educação, saúde, habitação, trabalho, vida digna, lazer, entre outros sejam de fato respeitados. Foi passo importante, mas não podemos vacilar, sobretudo quando o Estado - apesar de assinar a Declaração - sempre foi e continua sendo o principal violador. Abaixo artigo do colega Paulo Carbonari sobre esta data, ou seja, sobre a Declaração Universal.
DIREITOS HUMANOS: UMA LUTA PERMANENTE Paulo César Carbonari 10 de dezembro é o dia mundial dos direitos humanos. A data marca a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (ONU), em Mas, será que estamos convencidos/as de que direitos humanos se constituem em valor universal? O que significa defender direitos humanos? Quais são os principais desafios para realizar os direitos humanos hoje? Refletir sobre estas questões é o chamamento deste artigo. Mesmo que não possa comportar todas as dimensões que as questões suscitam, apresenta alguns aspectos que podem ajudar a despertar consciências e a mobilizar práticas. O conteúdo dos direitos humanos, a dignidade humana, constitui valor universal não só porque proclamada na Declaração, mas porque é o que constitui a humanidade em geral e que se faz realidade em cada pessoa. Ela simplesmente só pode ser valorizada, sem relativizações. Isto, no entanto, não significa que não se possa e nem se deva tomar em conta as condições concretas nas quais se apresenta. Pelo contrário, é só tomando em conta as singularidades e as particularidades que constituem historicamente os seres humanos que se pode valorizar concretamente o que há de comum, o que é universal. Por isso, posturas que advogam, por exemplo, que direitos humanos são apenas para “humanos direitos” não comungam da universalidade, visto que, de princípio, tomam as diferenças como motivo para desigualdades, resultando na exclusão de certos grupos e indivíduos humanos do campo da proteção dos direitos humanos. Por serem discriminatórias, estas posturas resultam em injustiça e em interdição de pessoas como sujeitos em dignidade e direitos. Assim que, se ainda nem todos/as estão convencidos/as do valor universal dos direitos humanos, põe-se uma tarefa pedagógica e política a ser implementada para produzir o debate público no qual as posições sejam explicitadas, para que argumentativamente sejam enfrentadas e, quiçá, resultem Defender direitos humanos significa assumir uma postura pessoal e pública que toma os seres humanos simplesmente como valor. Significa agir de forma a promover todos os direitos humanos de todas as pessoas. Significa ser capaz de identificar os mais fracos e agir no sentido de protegê-los de todo tipo de ameaça, não de forma assistencialista, mas acreditando e investindo em sua condição de sujeitos de direitos. Significa também, em situações de conflito e violação, decidir, se posicionar, se pronunciar e agir a favor da vítima, o que significa cobrar a reparação das violações. Lutar pelos direitos humanos não é fazer revanchismo, mas é fazer valer a justiça. Agir em favor dos direitos humanos é fazer uma leitura consistente e profunda da realidade e associar-se aos sujeitos que lutam para que seus próprios direitos sejam respeitados, o que é sempre uma luta para que todos os direitos de todas as pessoas também sejam reconhecidos e respeitados. Assim, é em cada realidade concreta que se faz a luta por direitos humanos, mas sempre agindo de forma coerente com a concepção de que direitos humanos são um valor universal. Nos dias de hoje emergem alguns desafios fundamentais para realizar os direitos humanos, muitos recorrentes. Como esforço analítico, referimos alguns: a) assumir os direitos humanos como valor universal com respeito à diversidade, fazendo frente aos relativismos e a todo tipo de intolerância e de preconceito; b) compatibilizar a promoção dos direitos humanos com a proteção e a preservação do ambiente natural; c) enfrentar as novas formas de trabalho que de flexíveis nada tem; d) garantir acesso e qualidade aos direitos sociais, particularmente a previdência, a saúde e a educação; e) mediar conflitos e fazer frente às diversas formas de violência; f) viabilizar sociedades justas, fazendo frente às graves desigualdades, à pobreza e à miséria; g) reposicionar projetos de desenvolvimento que violam direitos humanos e desrespeitam o ambiente natural; h) reverter a lógica consumista que tende a valorizar as coisas e a pôr preço nas pessoas; i) afirmar a memória, a verdade e a justiça como direitos fundamentais a fim de promover o “nunca mais” do totalitarismo, das ditaduras, da tortura, do tratamento cruel, desumano e degradante, do trabalho escravo e infantil, do extermínio de povos originários; enfim, j) educar a sociedade para que compreenda os direitos humanos como valor universal que se concretiza na singularidade de cada pessoa. A celebração do dia dos direitos humanos, além de momento para afirmar posturas e valores, é também momento para assumir compromissos e responsabilidades com a humanidade que está em cada um de nós e que se revela a nós pela relação com os outros. Superar todos os impedimentos e todas as interdições que os têm inviabilizado é a tarefa que se põe como chamado. Mais uma vez é momento de dizer: queremos todos os direitos humanos, para todas as pessoas, já! ________________ Doutorando em filosofia na Unisinos. Professor de filosofia no IFIBE. Ativista de direitos humanos na CDHPF/MNDH. |
8 de dezembro de 2010
Paraná - anos piores se anunciam
À medida que o governador eleito do Paraná, Beto Richa, anuncia nomes de secretários para compor o governo do Estado, visualizo anos desagradáveis em todas as áreas: educação, cultura, ensino superior, agricultura, indústria e comércio, segurança...
Não merecemos continuar viajando pelas estradas pedagiadas sem que sejam duplicadas, nem termos a rodovia Maringá-Guaíra pedagiada. Não merecemos, mas são ações possíveis, mais ainda quando observamos os nomes anunciados para secretários de Estado. Não adianta espernearmos. Anos piores se anunciam. Alguns dirão: serão apenas quatro ou oito anos e passam rápidos. Os anos até que podem passar, mas os estragos realizados em um governo permanecerão por décadas.
5 de dezembro de 2010
Ventos fortes e queda de árvores em Maringá e região
Passeava pelo Shopping quando o vento e a chuva surpreendeu a todos nesta tarde em Maringá. O barulho indicava que fora do recinto os estragos poderiam ser grandes. Temi pelo veículo que estava estacionado no entorno, pois as árvores em Maringá estão caindo aos montes sempre que os ventos chegam em velocidade. Na região Norte da cidade os estragos não foram tantos, mas na região Sul e em rodovias da região, árvores foram ao chão. Para maiores informações visite a Gazeta Maringá.
3 de dezembro de 2010
Lei seca molhada
Está molhada a lei que se dizia seca. A mesma foi divulgada como enérgica contra os motoristas abusados, mas não saiu do papel. O alarde indicava que acabaria com a farra do dirigir embriagado, que puniria motoristas que dirige telefonando, assim como motoristas que abusam da velocidade. Nada foi levado a sério. Tudo engodo. Vejo motoristas bebendo e dirigindo numa boa e, pior, aumentou o uso e abuso do telefone, da velocidade e das latas de cerveja no trânsito. Alguns vão dirigindo e bebendo. Na frente de casa, já presenciei motoristas passando dirigindo e bebendo ou telefonando e dirigindo. É absurdo e revoltante, sobretudo quando sabemos que é um pulo para um acidente de trânsito.
Seleção brasileira de masters goleia em Maringá
A maior atração de Maringá, na noite desta sexta-feira, foi o jogo da seleção brasileira de masters contra um selecionado da cidade. Não sei o resultado final, mas até aos 20 minutos do 2º tempo, o Brasil batia Maringá por 6 a 1.
30 de novembro de 2010
Motoristas voltam a abusar na Colombo
Motoristas voltam a correr acima de 60 k/h na Avenida Colombo, alguns são tão abusados que ultrapassa 80 km , obrigando-o a costurar entre uma pista e outra. A velocidade aumenta nos horários que se sabe da ausência dos policiais rodoviários federais nos canteiros ou quando se sabe os pontos em que costumam ficar com os radares.
Visitando o sítio
Opa. Após um mês de ausência, apareci em meu sítio. Confesso. A correria neste último bimestre na Universidade foi considerável, mas começa a dar uma folga, permitindo-me aparecer. Por que foi corrido? Além das aulas, trabalhos e avaliações, contribui com um longo curso para os professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) dos núcleos da Região de Paranavaí e Loanda.
Este mês ainda foi marcante pelo fato de ter meu netbook recém comprado roubado enquanto almoçávamos. Roubaram também um notbook de um colega professor e dois data-show da Faculdade. Tirando os atropelos, dezembro se aproxima, o verão promete e natal e ano novo - como sempre - serão repetitivos. À parte dos acontecimentos e da correria, tentarei nos próximos meses dar um pouco mais de atenção a este sítio, assim como atualizar meu dicionário popular que tanto tenho recebido cobranças.
1 de novembro de 2010
Dilma Rousseff faz seu primeiro pronunciamento
Logo após a Justiça Eleitoral declarar Dilma Rousseff presidente eleita do Brasil, a mesma se dirigiu ao encontro dos militantes e realizou seu primeiro pronunciamento como presidente eleita do Brasil. Eis a ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO.
O Brasil tem a primeira presidente em 510 anos
O povo brasileiro elegeu ontem (31 de outubro), Dilma Rousseff, a primeira presidente do Brasil em 510 anos de história. A presidente eleita, sucederá Lula e terá grandes desafios políticos, sociais e econômicos. Assumirá em momentos de crises mundiais e com parte da população brasileira dividida entre um grupo derrotado que mais parecia desejar um Brasil atrasado.
O povo que Rousseff dê continuidade nas políticas e projetos iniciados em 2003 pelo presidente Lula e que ela mesma foi uma das que ajudou a planejar, a exemplo dos PACs 1 e 2 - Programas de Aceleração do Crescimento.
Pela história da presidente eleita, a mesma não deve fugir à raia e abandonar o barco. Não fugiu do Brasil quando perseguida, sendo presa e torturada. Não fugiu do governo Lula quando as tempestades o acometeram e assim, não deve fugir às tempestades que ocorrerão nos próximos quatro ou oito anos de seu governo. Boa sorte Dilma Rousseff.
27 de outubro de 2010
Decreto aprovando Estatuto da UEPR
DECRETO Nº 8593 - 20/10/2010 Publicado no Diário Oficial Nº 8327 de 20/10/2010 |
Súmula: Aprovado o Estatuto da Universidade Estadual do Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-SETI...
.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 87, inciso V e VI, da Constituição Estadual, o contido no inciso IV do artigo 10 combinado ao art. 17 da Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e tendo em vista o contido nos protocolados nº 10.603.770-1 e nº 10.603.715-9,
DECRETA:
Art. 1º Fica aprovado o Estatuto da Universidade Estadual do Paraná, criada pela Lei Estadual nº 13.283, de 25 de outubro de 2001 e alterada pela Lei Estadual nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, autarquia de regime especial, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, com sede no município de Curitiba e foro nas Comarcas onde estão jurisdicionadas as Instituições Estaduais de Ensino Superior que a compõem, formando cada uma campus próprio.
Art. 2º O anexo contendo o Estatuto da Universidade Estadual do Paraná faz parte integrante do presente Decreto.
Art. 3 Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Curitiba,em 20 de outubro de 2010, 189ºda Independência e 122ºda República.
ORLANDO PESSUTI,
Governador do Estado
NILDO JOSÉ LÜBKE,
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
NEY CALDAS,
Chefe da Casa Civil
.
ANEXOS:
--------Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial.
© 2008 - Casa Civil do Governo do Estado do Paraná
Palácio das Araucárias - Rua Jaci Loureiro de Campos, s/n - 80.530-140 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná
21 de outubro de 2010
Governo do Paraná assina mensagem autorizando criação da UEPR
Matéria divulgada no site do governo do Paraná informa que o governador Orlando Pessuti, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke e o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, assinaram quarta-feira (20), em Curitiba, mensagem autorizando a criação da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). A mensagem a ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná substitui o projeto da UNESPAR pela implantação da UEPR.
Como é mensagem a ser apreciada e aprovada pelos deputados estaduais, fico com um pé atrás, pois deverá ser motivo de discussões nas próximas semanas ou meses e, sei haver interesses contrários para que todos os Campis sejam parte da UEPR. É importante acompanharmos o desenrolar das discussões na Assembleia. Leia a íntegra da matéria.
14 de outubro de 2010
Católicos e evangélicos assinam manifesto apoiando Dilma Rousseff
Vários blogs e sites (entre eles o site do Movimento Marina Silva) estão divulgando um Manifesto dos católicos e evangélicos apoiando Dilma Rousseff para presidente. O apoio dos cristãos é resultado dos inúmeros ataques por e-mails e vídeos à candidata petista, Dilma Rousseff, realizado pelo candidato do PSDB, José Serra e sua equipe de campanha, sobretudo à questão do aborto. AQUI.
Meu voto
- Como não quero que os mais pobres fiquem pagando aluguel o resto da vida;
- Como quero que as pessoas continuem comprando carro, moto, televisor, fogão, casa própria, reformando ou ampliando suas casas;
- Como quero que os jovens mais pobres continuem estudando em Universidades públicas ou tenham acesso ao PROUNI para estudar em faculdades particulares;
- Como não quero ver as estradas federais ainda não pedagiadas, serem esquartejadas como nos governos anteriores a Lula, tornando-se pedagiadas a preços exorbitantes;
- Como não quero que o salário fique estacionado em R$ 600,00 (seiscentos reais), caindo aos poucos, correndo o risco de voltar à casa dos US$ 100 (cem dólares) ou menos...
Como não quero e não quero, votarei na Dilma. Não quero correr riscos. Conheci o passado dos governos anteriores e conheço o presente do governo Lula com seus defeitos que inclusive, por causa de alguns componentes de seu governo, fiquei muito triste. Mas nem por isto vou votar de qualquer jeito. Enquanto cidadão preciso olhar o passado e o presente, tendo clareza que os defeitos e prejuízos ao Brasil nos governos anteriores a Lula foram piores. Por outro lado, se meu visitante tem posição diferente e quer que:
- O Brasil volte ao passado de antes de 2002;
- As estradas federais não pedagiadas sejam pedagiadas a preços exorbitantes;
- O Brasil volte a se endividar junto ao FMI;
- Não mais tenhamos concursos públicos em todas as áreas e esferas do governo federal;
- As investigações da polícia federal sobre os desvios do dinheiro público sejam interrompidas;
- Os juros dos financiamentos da casa própria e veículos corram riscos de sofrerem alterações a juros altos e as famílias correrem risco de perder o que financiaram..., o que fazer???
Defendo que pense melhor para decidir com a menor margem de erro possível para não chorar depois. Na minha avaliação, Dilma Rousseff cometerá equívocos, mas representa menos riscos que seu concorrente, José Serra. Prefiro questionar um governo vendo o povo indo para a frente, feliz, comprando, gastando, que o vendo reclamando e passando dificuldades.
Golpe baixo da imprensa
Paulo Henrique Amorin, publica em seu blog Conversa Afiada as tramas da Folha de São Paulo contra a candidatura Dilma Rousseff visando favorecer José Serra. Pela leitura, observamos que o que for ruim para Dilma e contribuir para derrubá-la nas pesquisas à presidência, a Folha fará de tudo para publicar. O que for ruim para Serra, a Folha fará de tudo para abafar e esconder do povo. É a jogada conhecida como "dois pesos e duas medidas". Leio como pura deslealdade da imprensa, ou seja, golpe baixo. Pela leitura da matéria no blog do Amorim, lemos que a Folha está fazendo campanha aberta para Serra.
Mas a Folha não me parece o único meio de comunicação a jogar contra Dilma. Outros canais de televisão, rádios e jornais escritos também estão jogando o "tudo ou nada" para derrubar Dilma e eleger Serra.
13 de outubro de 2010
3 de outubro de 2010
Beto Richa é nosso novo governador
Foto emprestada de mafiadolixo.com
O Paraná acaba de saber quem é o novo governador: Beto Richa. O eleito sempre esteve na frente da disputa durante os três meses de campanha e a situação somente começou a sofrer alterações nas últimas duas semanas, o que indicava Osmar Dias se aproximando de Beto Richa, o que não soubemos com certeza, pois oficialmente desconheço as pesquisas. Por outro lado e espertamente, o vencedor das eleições no Paraná usou dos poderes legais de impugnação das pesquisas eleitorais no Estado para garantir-se no jogo e ser o vencedor do pleito.
Pessoalmente não via nenhum dos dois candidatos como interessante para nos governar. Mas também nenhum dos demais me entusiasmava. Desde que o cenário político foi definido no Paraná, no começo de julho, antecipei minhas decepções e adiantei no final de agosto em quem votaria. Agora o eleito precisa demonstrar que governará para todos, investindo em todas as áreas, a partir da educação, em todos os níveis, respeitando os movimentos sociais, em especial os camponeses que lutam por terra.
24 de setembro de 2010
19 de setembro de 2010
14 de setembro de 2010
Bazar Beneficente
Um bazar de roupas usadas em benefício à Associação Indigenista de Maringá (ASSINDI) está sendo organizado em Maringá. O bazar está situado na Vila Operária.
LOCAL: Rua Néo Alves Martins, 1185 - fundos
HORÁRIO: das 14 às 18 horas
DIAS: Segunda a sexta-feira, durante todo o mês de setembro.
9 de setembro de 2010
11 de setembro: a experiência popular e o golpe militar no Chile
O Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociológicos e Políticos (IPEGESP), promoverá debate sobre o 11 de setembro, nesta sexta-feira, na UEM.
O debate terá como título: 11 de setembro: a experiência popular e o golpe militar no Chile.
DIA: 10 de setembro de 2010 (sexta-feira)
HORAS: 19h30min.
LOCAL: Auditório do Bloco F-67 – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
COMPOSIÇÃO DA MESA:
Antonio Ozaí da Silva (DCS)
Pedro Jorge de Freitas (DCS)
José Henrique Rollo (DHI)
Manuel José Espech Almeyda (Manolo) – Presidente do IPEGESP
Victor Santander (Sociólogo aposentado) - Chileno
28 de agosto de 2010
Eleição para governador do Paraná
Dois candidatos disparam na frente, o que não significa ganhar e governar bem. Entre outras, representam o agronegócio e nas propostas disponíveis em seus sites, não vemos perspectivas que favoreçam o povo paranaense como um todo (http://www.betoricha.com.br/artigos/ver/295 e http://osmardias.com.br/). Esta é uma eleição que nos deixa numa situação delicada. Os acordos políticos com partidos e empresários que realizaram e ou realizam devem ser de arrepiar. Conforme o vencedor, não acredito que as parcerias-acordos partidárias dure o governo todo. O pior é que antevejo as áreas da educação, saúde, ciência e tecnologia, habitação, trabalho, reforma agrária, cultura, entre outras em risco eminente nos próximos quatro ou oito anos. Tomara que eu esteja enganado. Ainda bem que temos uma alternativa: Avanilson Araújo no primeiro turno.
24 de agosto de 2010
Plebiscito pelo Limite da Terra no Brasil e Grito dos Excluídos

Entidades e movimentos sociais realizarão reunião (plenária) para organizar o "Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da Terra" no país e o "Grito dos Excluídos".
- DIA: 26 de agosto de 2010 (quinta-feira);
- LOCAL DA PLENÁRIA: Rua Joubert Carvalho - Sala de reuniões da APP-Sindicato - Edifício Atalaia - 8ª andar.
- CONVIDADOS: Entidades sindicais e populares, partidos políticos, comunidades de base, MST, estudantes e todos que poderem participar da plenária em organização ao plebiscito.
23 de agosto de 2010
Oficina sobre os movimentos sociais no campo
No próximo sábado, dia 28, realizar-se-á uma Oficina do CEEDH (Coletivo de Estudos e Educação em Direitos Humanos de Maringá), sobre os movimentos sociais no campo. Os leitores estão convidados. Mais informações, AQUI.
DIA: 28 de agosto de 2010;
HORÁRIO: das 14 às 17 horas;
LOCAL: Bloco I 12, sala 112 - UEM - ao lado do Bloco de Geografia;
TEMA: "Educação em Direitos Humanos: Movimentos sociais do campo no Brasil e Moçambique";
FACILITADORES: Prof. Elias Canuto Brandão (Brasil) e prof. Horácio Domingos Justino (Moçambique).
17 de agosto de 2010
Acorda Brasil
Recebi o quadro abaixo sem identificação do autor. Independente disso, o valor do mesmo está na comparação inquestionável.
Como é época de eleições, precisamos estar atentos ao que foi e é o Brasil. As diferenças entre o governo anterior e o atual é grande. A comparação dirá por si.
De acordo com a informação, os dados foram retirados do jornal "THE ECONOMIST", comparando os Governos FHC e Lula.
The Economistpublicou!
| Nos tempos de FHC | Nos tempos de LULA | |
Risco Brasil | 2.700 pontos | 200 pontos | |
Salário Mínimo | 78 dólares | 210 dólares | |
Dólar | Rs$ 3,00 | Rs$ 1,78 | |
Dívida FMI | Não mexeu | Pagou | |
Indústria naval | Não mexeu | Reconstruiu | |
Universidades Federais Novas | Nenhuma | 10 | |
Extensões Universitárias | Nenhuma | 45 | |
Escolas Técnicas | Nenhuma | 214 | |
Valores e Reservas do Tesouro Nacional | 185 Bilhões de Dólares Negativos | 160 Bilhões de Dólares Positivos | |
Créditos para o povo/PIB | 14% | 34% | |
Estradas de Ferro | Nenhuma | 3 em andamento | |
Estradas Rodoviárias | 90% danificadas | 70% recuperadas | |
Industria Automobilística | Em baixa, 20% | Em alta, 30% | |
Crises internacionais | 4, arrasando o país | Nenhuma, pelas reservas acumuladas. | |
Cambio | Fixo, estourando o Tesouro Nacional. | Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central | |
Taxas de Juros SELIC | 27% | 11% | |
Mobilidade Social | 2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza | 23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza | |
Empregos | 780 mil | 11 milhões | |
Investimentos em infraestrutura | Nenhum | 504 Bilhões de reais previstos até 2010 | |
Mercado internacional | Brasil sem crédito | Brasil reconhecido comoinvestment grade |
É como disse o autor:
É claro que houve tantos outros fatos negativos e muita corrupção no atual governo, porém a liberdade para denúncia e para investigações pelas autoridades competentes, permitiu a todo o Brasil tomar conhecimento e exigir providências legais e punições. Todos nós sabemos que em outros governos a corrupção também existiu, talvez até pior, mas ficou sempre encoberta.
"ACORDA BRASIL!"
16 de agosto de 2010
10 de agosto de 2010
Começou o barulho da campanha eleitoral
Veículos transitando com som divulgando os mais diferentes candidatos começam a incomodar. Panfletos (alguns chamam de santinhos) de candidatos começam a encher nossas caixas de correio. Os candidatos parecem disputar entre eles, quem distribui o panfleto de melhor qualidade ou que sai mais bonito na foto. Existirão aqueles que usarão ONGs como comitês eleitorais e outros já usam. Como prometi para mim mesmo que este ano somente votarei e não me envolverei de forma direta com algum candidato, começo a avaliar a campanha com outros olhos, o de eleitor. Espero que a campanha seja limpa, vez que muitos candidatos não são mesmo sendo autorizados pela Justiça – ou injustiça.
3 de agosto de 2010
Macaco caseiro
Um macaco tem me chamado atenção no começo da Rua Rio Guandu, Jardim Novo Oásis, próximo da Avenida Guaiapó. Está enjaulado e parece muito esperto. É permitido criar macaco em casa?
Maço de cigarros também é lixo
Caminhava esta manhã quando uma moça que seguia para o trabalho tirou seu último cigarro do maço e o atirou no meio do asfalto. Ela estava distante e achei muito feio. Além de se matar, ainda prejudicou a natureza. Ao passar pelo maço vazio, observei a foto externa e constatei um pé danificado pelo cigarro, indicando que fumar faz mal à saúde e alertando que o pulmão deve ficar danificado, levando à morte ou diminuindo vários anos da vida.
27 de julho de 2010
Seção Sindical da UEM organiza blog
A Seção Sindical dos Docentes da UEM cria blog para discutir temas como educação, ciência, tecnologia..., além da divulgação da Carta de Fortaleza, resultado do último Conad.
25 de julho de 2010
Meteorologistas erram previsões
Observações dos meteorologistas no dia 19 indicavam que hoje (domingo, 25) estaria nublado, com pancadas de chuvas em Maringá. Registraram que amanhã (segunda-feira) enfrentaríamos frio de aproximadamente 6ºC. Nada se confirmou as previsões deles e iniciaremos uma semana quente. Os antigos estão acertando mais que os jovens meteorologistas. Ouvindo alguns destes, aprendi que não esfriaria e a afirmação era baseada ao comportamento do vento, lua e nuvens. Será que os meteorologistas terão que retornar às salas de aula?
19 de julho de 2010
A próxima semana iniciará com um frio de arrepiar
Preparemo-nos para o frio da próxima segunda-feira, 26 de julho. A baixa temperatura que enfrentamos hoje já está indo embora. Esta terça-feira amanhecerá aparentemente fria e a tarde poderá passar dos 25ºC. Os dias quentes vão até sábado. Serão dias de muito sol e temperaturas de até 28ºC. No próximo domingo, 25, o tempo fecha, chove e a temperatura volta a cair. Na segunda-feira de manhã, 26, veremos muita gente pedindo arrego e reclamando do frio. Levantaremos para trabalhar com temperaturas na casa de 6ºC. Não é fácil não. Ai de nosso corpo com este sobe e desce de calor e frio, vento, chuva e sol. Os dados não são de minha responsabilidade. Fui no Tempo Agora, pois não conheço nada de tempo.
17 de julho de 2010
Especulações políticas
Começaram as sondagens e especulações se se participarei de coordenação de campanha, além de curiosidades sobre em quem votarei no Estado, seja para deputados ou governador. Em nível nacional as coisas estão mais fáceis. Em nível estadual, no primeiro turno, também está claro e ligeiramente pensado. Complicará um pouco para um eventual segundo turno no Estado, mais ainda se passar dois defensores do agronegócio. Confesso: não vislumbro bons administradores públicos para nosso futuro próximo.
12 de julho de 2010
Trote policial ???
Estava trabalhando na sexta-feira quando recebo uma chamada do número 4141-1133. O missiva se identifica como policial militar membro da Associação dos policiais de Maringá, no Jardim Alvorada com Morangueira e estava vendendo rifas para melhorarem as condições da Associação. Não me perguntou se eu gostaria ou poderia comprar um número. Intimou-me a comprar três números e queria entregá-los e receber o dinheiro. Dei corda para entendê-lo melhor.
Perguntei o valor da rifa e por que três números.
Respondeu-me que o valor era de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
Perguntei: os três números?
Respodeu: cada número.
Disse-lhe que o valor era alto e iria pensar. Pedi que deixasse o contato que daria retorno.
Respondeu: não. Vou até você.
Respondi: primeiro dar-te-ei um retorno, pois seu telefone ficou gravado.
Em seguida perguntei: por que está ligando de um telefone com inicial 41?
Quando fiz a pergunta, o cara desligou o telefone na minha cara e não mais incomodou.
11 de julho de 2010
A cara da campanha eleitoral
As amarrações políticas no Paraná nos deixam encurralados. Estamos sem opções. Ou seja, as opções se voltam para candidatos desconhecidos, alguns marinheiros de primeira viagem. As coligações existentes nos decepcionaram.
Não vislumbro coisas boas para um eventual segundo turno. Os dois candidatos mais badalados e conhecidos no Estado – Osmar e Beto – têm demonstrado posições contrárias às organizações dos trabalhadores e movimentos sociais, lutas por moradia e salário, defesa da reforma agrária, organização sindical, entre outros.
Temos no primeiro turno a alternativa de escolher algum candidato entre os desconhecidos. Mas em caso de termos segundo turno e ficar Beto e Osmar, o que fazer, vez que nenhum dos dois não nos passam segurança e confiabilidade? Prefiro não pensar em outubro. Mas já me preocupa. Ambos parecem representar somente o agronegócio em prejuízo do ensino, da pesquisa, dos concursos públicos, da moradia, emprego, organização social, reforma agrária...
6 de julho de 2010
Por onde ando
Ando tanto que para me encontrar também precisas andar. Este sítio tornou-se um espaço onde passo quando tenho tempo. Quando não estou em Maringá, estou em Paranavaí. As atividades acadêmicas me exigem tempo e dedicação. Mas não se preocupe. Estou sempre on-line. Podem me encontrar também no:
GEPPPEC ou
Dicionário de Gírias Populares ou
Porta da Cidadania, além de outros que abasteço ou atualizo: CEEDH, JORPED...
5 de julho de 2010
Conferências sobre movimentos sociais e educação
Três conferências tratando de movimentos sociais e educação marcarão a inauguração da Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá, divisa com Paiçandu. As duas primeiras conferências ocorrerão na Universidade Estadual de Maringá e a terceira fará parte do ato de inauguração dos prédios da Escola. Abaixo o cronograma para que possa participar:
Dia 07/07, 19:30 h
Conferência: "Universidade e Movimentos Sociais: desafios do momento histórico" – Ademar Bogo - Coordenação Nacional do MST. Filósofo, poeta e escritor.
Local: Auditório do bloco I12, UEM – próximo ao bloco de Geografia. Inscrições no local
Dia 09/07, 19:30 h
Conferência: "O Brasil no contexto mundial: desafios e perspectivas para o século XXI" – João Pedro Stédile - Coordenação Nacional do MST e da Via Campesina Brasil. Economista.
Local: Auditório do PDE, UEM. Inscrições no local.
Dia 10/07, 8:00 h
Conferência: "Sobre a Educação e a Reforma Agrária" – João Pedro Stédile - Coordenação Nacional do MSTe da Via Campesina Brasil. Economista. Luiz Carlos de Freitas - UNICAMP - Pós-doutor em Educação.
Local: Escola Milton Santos (estrada velha para Paiçandu).
Observação: As atividades fazem parte do ato de inauguração da Escola Milton Santos.
Assinar:
Postagens (Atom)