31 de janeiro de 2010

Messias, irradiante

Corrigido - Ao chegar ao Muffato no início da tarde de ontem para almoçar, dei de cara com Messias Mendes. Saia do mercado irradiante. Sorrindo com ar de preocupação. Com algumas garrafas de vinho, disse que era para fazer parte da festa de casamento de sua filha que estava em andamento e ocorreu ontem. Como todo pai que não quer se separar dos filhos, ao mesmo tempo em que demonstrava alegria, evidenciava ar de tristeza, parecia que estava "perdendo" a filha para outro. É Messias, agora a família aumentará e chegará outro momento que o filho Mateus também formará uma nova família. Se prepare. Até ontem vocês eram quatro. Hoje já são cinco e em breve, seis, sete ou mais... Terás que trocar o fogão de quatro para seis bocas – se já não trocou. A geladeira por um freezer. O forno por uma churrasqueira...
Enfim, parabéns ao novo sogro e sogra (Messias e Fátima). Parabéns à filha e ao genro “adotado”. Sucesso ao novo casal.

30 de janeiro de 2010

Damasceno

Recebi um e-mail do Rio de Janeiro informando que João Vieira Damasceno, salvo engano irmão de Antônio Alves Damasceno, pai de meu pai Pedro Alves Canuto, veio para o Paraná antes de 1950 e constituiu uma grande família. Levantei na lista de telefone e descobri em Maringá 09 (nove) "Damascenos". Vai que somos primos... Só falta...
Acabo de saber também que meu avô Argemiro Vieira Brandão parece ter tido um parente - salvo engano uma irmã - que se mudou para Maringá há muitas décadas e de repente os Brandão de Maringá pode ter parentesco. Vai lá saber. Do jeito que este mundo é pequeno... Vai que dará festa no arraiar dos Brandão, Canuto e Damasceno em breve... Rsrsrs.

"Brandão" e "Canuto"

Fiquei curioso e levantei esta manhã a quantidade de pessoas que existem em Maringá, Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu com meu sobrenome "Brandão" e "Canuto". Para surpresa, descobri um "Canuto" e vinte e dois "Brandão". A descoberta aumentou minha curiosidade: será que alguns são parentes distantes? Sei não, mas quando eu tiver um tempinho vou fazer um levantamento. Vai que surge um encontro entre os sobrenomes! Pode resultar num bate-papo e tanto...

Abuso e imprudência no trânsito

A polícia militar precisa investir mais nas abordagens e "batidas surpresas" para pegar condutores de motos e carros dirigindo sem habilitação pelas ruas de Maringá, sobretudo nas periferias. Ao trafegar pela ruas tenho observado alguns rostos que não me parecem habilitados. Além disso, é comum ouvir conversas em mesas de carrinho de lanches (cachorrão), demonstrando que abusam na condução de motos e carros antes mesmo de tirarem as carteiras de habilitação. Alguns se vangloriam de que seus pais não ligam e outros dizem pegar os veículos de forma escondidos, sem autorização para "dar uma voltinha". São riscos eminentes à sociedade, sobretudo pela forma como conduzem os veículos e motos, fazendo rachas como se fossem brinquedos inofensivos. É necessário ações enérgicas permanentes para evitar que transitem sem habilitação, evitando acidentes. Além disso parece-me importante punir os pais por facilitarem ações imprudentes de seus filhos e deles próprios - os pais.

Mais duas avenidas binárias em Maringá

Maringá amanhecerá este domingo, dia 31, com mais duas avenidas binárias, são elas: Avenida Paraná (sentido UEM - Bosque 2) e Avenida São Paulo (sentido Parque do Ingá - Avenida Colombo). Os maringaenses terão assim mais um motivo para sair de casa neste domingo e passear ou treinar como pilotar pelas novas avenidas binárias, visando evitar erros no trânsito, sobretudo os pais e condutores de veículos de transporte escolar que devem levar as crianças às escolas neste início de fevereiro.

28 de janeiro de 2010

Colação de grau da UEM

A cerimônia de colação de grau dos acadêmicos formados em 2009, da UEM na arena coberta do Parque de Exposições, merece alguns destaques. Primeiro, a colação de grau em Pedagogia da índia Rosilda Camargo. Amanhã, dia 20, também serão graduados os índios Ivan Bribis, bacharel em Direito e Silvana Matias, em Enfermagem;
Segundo, o grande número de graduandos por meio de curso à distância. Ainda tenho dúvidas se esta prática manterá a UEM entre as 20 instituições de Ensino Superior do Brasil. Aproximadamente 50% dos formandos desta noite eram de cursos à distância: normal superior e pedagogia à distância. Três cursos quase não tiveram formandos: Ciências Sociais, Filosofia e Música;
Terceiro foi a enorme presença de políticos de várias partes do Estado, visto a formatura à distância de pessoas de suas cidades;
Quarto, a falta de educação dos políticos de Maringá. Assim que a mesa das autoridades foi desfeita para que tomassem as cadeiras reservadas, simplesmente passaram direto e foram embora, um atrás do outro. Vergonhosamente. Fizeram feio para professores, formandos, pais e autoridades do Estado presentes no evento.

Os bens do rico. Para quem ficará?

Recebido da Clara Anache

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga aconta do padeiro nada dou aos pobres. '

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Moral da história:
 "A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação. E isso faz toda a diferença..."

Visitas

Pela primeira vez na história deste blog chegou-se a 700 visitas em um único dia. Obrigado a todos que nos visitaram nestas últimas vinte e quatro horas e, continue sempre fazendo visita, inclusive deixando seu comentário.

Viaduto da Tuiuti parece inclinado

Após ter sido informado de que um viaduto parecia inclinado, fui em três deles e, saí com a sensação de que de fato o viaduto do Contorno Norte com Avenida Tuiuti está inclinadíssimo. Não me pareceu ilusão de ótica. Está muito estranho. Quem tiver tempo vá lá e confira. Deve ter uma explicação. Mas está estranho. Um  lado do viaduto está muito baixo e o outro, alto demais para os níveis da pista da Avenida Tuiuti. Será que os engenheiros calcularam corretamente? Penso que é bom o Dnit verificar.

Deixando saudades

Faleceu esta madrugada, em Mauá da Serra/SP, Augusto Alves Canuto, de 88 anos, conhecido como Agostinho. Residente em Santos, sua casa era o local onde boa parte de tios e primos de várias partes do Brasil se encontravam ou passavam as férias, aproveitando as praias de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. Deixa saudades a todos. Era muito querido. O enterro será em Mauá.

27 de janeiro de 2010

Uma equipe do PSF sem médico

[...] Acompanhei uma visita domiciliar de uma equipe a um familiar. Se não me engano eram uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e uma agente de saúde. Antes de mais nada adianto que elas atenderam muito bem o paciente, bom atendimento mesmo. Quando elas acabaram o atendimento perguntei a uma delas quantas equipes do PSF havia no posto em que elas trabalhavam. Respondeu, sem entender o porquê da pergunta, que são três equipes, porém uma delas estaria sem médico. Enquanto isso, continua Paulo Vidigal...

Agradecimento

Apresento agradecimento ao leitor Aparecido que há pouco me ligou sugerindo uma correção ortográfica no blog, no ítem METEOROLOGIA. Disse ser um leitor assíduo do Rigon e deste modesto Diário. Obrigado.

Fonte viola de Chitãozinho e Chororó


Visitando uma colega de pesquisa que reside em Astorga, conheci a Praça que recebeu o nome dos cantores Chitãozinho e Chororó. O prefeito de Astorga não perdeu tempo e fez uma baita fonte de água em formato de viola. Os moradores dizem que a fonte serve mais para juntar lodo e mosquitos da dengue, sendo limpa sempre que os blogueiros da cidade divulgam o abandono da fonte.

Estaciona veículo no meio da rua


Motorista irresponsável deixa seu veículo no meio da rua, no Parque Residencial Tuiuti e vai conversar com o vizinho. Outros veículos que trafegavam pela rua tiveram que desviar do carro mal estacionado. Belo fininho exemplo.

A falta de atenção provoca acidente sêxtuplo


Olha o que aconteceu em frente a Global Papelaria, na Avenida Brasil. Voltava da Prefeitura para casa quando vejo no outro lado da pista carros para todos os lados. Soube pelos presentes que um carro (salvo engano um Kadet) parou para estacionar e outro veículo (salvo engano, um Astra) encheu na traseira jogando o “Kadet” sobre as motos estacionadas. Atrás do “Astra” bateu um Fiorino que atravessou o “Astra” na pista em direção ao centro de Maringá. Pareceu-me que mais um veículo (Fiesta vermelho) foi envolvido. A olho nu foram três veículos e três motos. Prejuízo sêxtuplo.

Acidente na Brasil

Aconteceu há poucos minutos um acidente na Avenida Brasil, em Maringá, envolvendo vários carros e motos. Em breve algumas fotos.

Certidões – ontem, hoje e amanhã

A prova de que existe e tem bons comportamentos são exigências sociais e políticas de séculos. Certidões não são exigências do presente. Em meados do século XIX – pós 1821 – as certidões garantiam boa conduta de uma pessoa. Naquele período, para adentrar uma Universidade, já se exigia, entre outros documentos:
  • Certidão de nascimento e de batismo;
  • Certidão de boa conduta, fornecida pelo padre da paróquia onde o concorrente reside;
  • Certidão de assiduidade aos ofícios da paróquia todos os dias festivos durante os últimos seis meses;
  • Certificado de confissão mensal durante os últimos seis meses anteriores;
  • Certificado de confissão e comunhão pascais referentes à última solenidade de Páscoa, conforme o mandamento da Igreja;
  • Certificado comprovando que os pais possuíam fundos de valor suficiente para garantir a cada um de seus filhos uma renda igual à soma fixada pelo regulamento;
  • Finalmente, certidão da polícia declarando não ter tido participação alguma no movimento constitucional de 1821.
Como se vê, nossos antepassados tiveram que provar idoneidade por meio de certificados, atualmente continuamos a provar boa conduta por certidões e documentos e, nossos posteriores continuarão a provar certificação de boa gente e comportamento.

26 de janeiro de 2010

Viaduto inclinando

Fui informado agora a noite que um viaduto em construção no Contorno Norte - aqui próximo - está se inclinando antes mesmo de seu término. Como nesta região existem quatro viadutos em construção (alguns pela metade) - Córrego Osório e avenidas Tuiuti, Guaiapó e Roosevelt -, tentarei encontrar um tempo nesta quarta-feira para constatar a informação. Seria visão de ótica do terreno? Veremos.

Três índios colarão grau nesta sexta-feira

Além do índio Ivan Bribis, graduando-se em Direito, graduam-se Silvana Matias, em Enfermagem e Rosilda Camargo, em Pedagogia. Os três não vêem a hora da colação de grau na próxima sexta-feira, dia 29. Antes destes graduou-se em Pedagogia na UEM, em 2007, tendo a colação de grau no início de 2008 – a índia Joelma Lourenço Piraí. Pelo que sei, agora são quatro índios graduado na UEM. Outros estão a caminho, em diversos cursos.

25 de janeiro de 2010

Cartório 24 horas

Recebi um e-mail de uma amiga de Portugal informando que vários documentos aqui no Brasil podem ser solicitados por internet e recebidos em casa por sedex. É o Cartório 24 horas. Fui conferir e constatei que vários cartórios de Maringá fazem parte da rede e não são divulgados. Veja só. Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar: www.cartorio24horas.com.br
Pelo Cartório 24 horas a pessoa resolve ainda outras burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis e protestos também podem ser solicitados pela internet. Você sabia. Eu não sabia. Interessante.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário e pagar o serviço em qualquer caixa eletrônico. Depois, o documento chega por Sedex. Agente não fica isento do serviço, mas pode ganhar um tempão.

Índio se forma advogado pela UEM

O índio Ivan Bribis Rodrigues, da Terra Indígena Apucaraninha – próximo a Tamarana/PR –, agora é advogado. Colará grau em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na próxima sexta, dia 29 de janeiro de 2010, às 17h30min, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro (Arena Coberta), em Maringá. Parabéns Ivan Bribis. Não só os índios de Apucaraninha contam com seus conhecimentos advocatícios, como todos os índios das comunidades do Paraná. Mais ainda, todos os índios do Brasil contarão contigo.
PS.: Duas índias também se forma.


23 de janeiro de 2010

Bonecos devem fazer papel de agentes

A implantação das vias binárias nas avenidas São Paulo e Paraná deverá ocorrer no próximo dia 31 de janeiro. Os agentes de trânsito que atualmente são vistos ajudando motoristas e pedestres nos cruzamentos das avenidas Herval e Duque de Caxias devem ser deslocados para ajudar condutores e pedestres nos cruzamentos das avenidas São Paulo e Paraná.
Como não existem tantos agentes de trânsito em Maringá, a Secretaria de Transporte deve substituir vários agentes de trânsito por “bonecos” em alguns cruzamentos das avenidas Herval e Duque de Caxias. Como bonecos não falam, não orientam, nem salva vidas, devem pelo menos conterem informações úteis aos pedestres.

40 anos olhando para o mesmo lado

De acordo com os agentes de trânsito, se contabilizassem o número de possíveis acidentes com pedestres que conseguiram evitar só nesta semana nos cruzamentos das avenidas Herval e Duque de Caxias com a Avenida Brasil e novo centro, poderia chegar a 200. Um senhor foi seguro quando estava para ser atropelado. Em seguida o senhor, assustado, disse ao agente: “moço, faz 40 anos que olho para este lado da avenida, como vou mudar assim tão rápido. Obrigado. Você salvou minha vida”.

As mudanças binárias e os perigos das agulhas

Tirei a noite de sexta-feira para conhecer melhor as mudanças no trânsito de Maringá. Gostei das avenidas binárias, mas confesso que algumas agulhas para a direita nos canteiros centrais das avenidas Herval e Duque de Caxias são violentas e não oferecem o mínimo de visibilidade para os condutores. O trajeto foi realizado por mim com um Fox e caso não estivesse com a esposa, não teria conseguido entrar para a direita em várias locais. Fiquei imaginando um condutor de furgão. Terá total dificuldade. Penso que os engenheiros de trânsito precisam re-estudar as agulhas e refaze-las para a direita com urgência, mudando várias árvores de diferentes pontos das avenidas, re-implantando-as noutro lugar.

22 de janeiro de 2010

Usando o nome do Paulo Vidigal indevidamente

Paulo Vidigal alerta que criaram indevidamente uma página no orkut com o nome dele e pede para não aceitarem a página na comunidade. Veja só que nome deram: "Paulo Vidigal presidente do Sismmar 2011". Agora me digam: Não é sacanagem dos que não o engolem?. Escreveu em seu blog:
É o seguinte. Foi criado um orkut entitulado "Paulo Vidigal presidente do Sismmar 2011".
Não fui eu que criei esse orkut. Já deixei uma mensagem nele para que quem o criou o exclua.
Tô chateado com isso, essa situação de alguém se passar por você é muito ruim.
Dá uma sensação de mal estar mesmo.

Concurso Público e Teste Seletivo em Sarandi


A Prefeitura de Sarandi e Águas de Sarandi- Serviço Municipal de Saneamento ambiental, abrirão inscrições para Concurso Público e Teste Seletivo  entre 01 e 19 de fevereiro.  As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.fauel.org.br ou na Agencia do Trabalhador do Município de Sarandi, na Rua Salvador Jordano, 548 – centro, das 08h as 11h e das 13h as 17h.

Blog do Rafael Gotardo – 1 ano de notícias – Parabéns



Tenho acompanhado a maioria das notícias de Sarandi pelo blog do Rafael Gotardo que hoje completa um ano de existência e sucesso. Parabéns Rafael pelo trabalho e teor das informações como as notícias sobre a Comissão Processante e prisões dos membros do Comitê de Lutas de Sarandi.

21 de janeiro de 2010

O medo

Em Sarandi, as divergências de opiniões frente aos acontecimentos políticos da cidade se mesclam com pitacos de revanchismos que promovem o "medo" contra aqueles que se declararam em publico sua opinião cidadã. Continue lendo no Rafael Gotardo.

O filho da mulher de meu pai

Estávamos concluindo nossa caminhada na tarde de ontem quando ouvimos uma conversa entre duas crianças:
- “Sabe aquele moleque entrão?
- Qual? Perguntou o amigo.
- O filho da mulher de meu pai.
- Sei, respondeu o outro.
A distância não nos possibilitou ouvir a continuidade do diálogo. Mas “o filho da mulher de meu pai” marcou. Ele não deve ser nada amigo do filho da mulher do pai dele.

Solta que não tem viatura

Dizem que no Bertioga os moradores seguraram um arrombador de chácara e telefonaram para a polícia que disse não ter viatura para buscá-lo. Obrigaram-se a soltá-lo. O episódio virou chacota na boca do povo.

Conversa de bar: que mulher!!!

Ao passar na frente de um bar no final da tarde de ontem ouvimos uma conversa nada inusitada. Um “amigo” falou para o outro: “Sabe o Chico? Aquele da caminhonete? Pois é. Me chamou para ir na casa dele. Insistiu tanto que fui. Caaaara. Que mulher ele tem!!! É um avião. É de mais. Coloca qualquer homem a se perder”.
O cara parecia ter bebido algumas e sem pensar nas palavras, falava da mulher do outro numa boa. Pra dá um rolo era daqui pra li.

20 de janeiro de 2010

Caminhão

|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…
|
Carregando notícias    |||"|""\__
|_do Diário do Elias_|||_|_
__|)
!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)

Projeto Adolescente Aprendiz forma a 1ª turma em Sarandi

A Associação Nossa Senhora da Esperança, em parceria com a Prefeitura do Município de Sarandi e Universidade Estadual de Maringá, forma a primeira turma do Projeto Adolescente Aprendiz (turma 1 – 2008-2010).

Hoje, quarta-feira, haverá Celebração Ecumênica na Casa da Cultura, às 19h30min. No próximo sábado (23/01/2010) haverá a formatura na Casa da Cultura, às 19h30min.

Diário da Gabi

Corrigido a idade da Gabi - Fui surpreendido com o Diário da Gabi de Umuarama. É minha sobrinha de 11 anos que avisou-me ter criado um blog com o nome de diário. Fui conferir e está uma gracinha. Brinquei com ela ontem a noite que o blog parece de gente grande. Parabéns a ela e ao blog.

19 de janeiro de 2010

Terremoto no Brasil: caos e mortos

Os fortes terremotos na Coréia do Norte, Japão e agora no Haiti faz-me pensar nos tipos de construções que temos no Brasil. Se pelo Japão e Coréia, com construções apropriadas para terremoto ainda se presencia milhares de mortos, imaginemos se chegarmos a sofrer um terremoto acima da escala 6 no Brasil. Caso soframos um único terremoto, o número de mortos poderá ser bem maior que daqueles países, pois o tipo de construções que existem no Brasil – a começar pelas casas populares de lajotas amarradas, sem colunas e vigas – construídas pelos governos municipais, estaduais e federal, a exemplo das casas do PAC, Requião I, II e III, além dos shoppings pré-moldados, a exemplo do antigo Aspen Park e das Unidades de Saúde que apresentam rachaduras ainda em construção. Desmoronarão no primeiro balanço. Talvez não sobre pedra sobre pedra nas câmaras municipais, câmara federal, assembléias legislativas e senado.
Caso aconteça um dia um grande terremoto em pleno horário de atividade política e econômica no Brasil, corremos o risco de termos que começar o Brasil quase do zero, desde a organização dos partidos políticos e eleição de políticos sem contaminação de corrupção. Seria bom ou seria ruim. Bom para a política, ruim para os políticos. Mas que é sério é. Não estamos livres de uma grande chacoalhada, ou seja, revolta da natureza, traduzido num terremoto. Se hoje – sem vento, terremotos ou tempestades – já vemos prédios desabando como conseqüências dos materiais utilizados nas construções, imaginem em caso de tremor da terra. Será um caos total.

Dicionário popular

O dicionário popular de gírias ficou um pouco mais rico em gírias desde ontem. Quem ainda não o visitou, aproveite e caía na risada. Caso observe ausência de gírias, digite-as e nos envie para publicação. Falando no dicionário, já publicamos desde domingo 3180 palavras mas não consigo atualizar a informação, nem mesmo atualizar o dia e horário da publicação. Estou estranhando a situação. Sempre trava. Quanto mais tento descobrir o motivo, mais me decepciono.

Adrenalinas a mil

Enquanto aguardava atendimento médico de meu pai no Hospital Municipal de Maringá na manhã de hoje, fiquei observando o comportamento, ou seja, a tensão que os homens que transportam valores demonstravam ao abastecer o caixa do Itaú exposto na sala de espera daquele Hospital. Todo mundo parecia suspeito. Se uma pessoa se movimentava, eles olhavam o comportamento dela. Com uma mão do cabo de revólver desatado, a outra de prontidão, os olhos arregalados e vigilantes, o corpo parecia estar com adrenalinas a mil para um possível enfrentamento. Francamente, senti-me inseguro e saímos o quanto antes do local.

17 de janeiro de 2010

A busca de notícias sensacionalistas, jornalistas acabam salvando vidas no Haiti

Jornalistas perambulam pelos escombros no Haiti em busca de construir matérias e enviá-las para seus países e, em alguns casos, acabam contribuindo para salvar uma ou outra pessoa soterrada. Um exemplo foi de uma jornalista brasileira que fez os soldados brasileiros a serviço da ONU pararem o tanque para ela gravar matéria em lugar onde o povo gritava avisando de alguém que gritava embaixo dos escombros de um hospital. Era uma enfermeira que saiu quase sem ferimentos. Situação semelhante aconteceu ontem com uma jornalista americana que contribuiu para salvar uma criança.

A questão é que a lentidão das equipes - algumas ainda nem saíram de seus países - contribuem para o aumento de mortos. Nestes últimos dois dias, centenas de vidas foram ceifadas por falta de socorro, sobretudo ar, soro, sangue, comida e água.

15 de janeiro de 2010

Perigo de assaltos à vista

Os cruzamentos da Avenida Horácio Racanello, entre Avenida Pedro Taques e Avenida Tuiuti, indicam perigos aos motoristas, sobretudo durante a noite. Parar em um cruzamento daquela Avenida e aguardar qualquer semáforo abrir para adentrar as avenidas Monlevade, Rebouças ou Gaspar Ricardo em direção à Avenida Colombo ou BIG, poderá resultar em inesperados assaltos. As muretas de proteção impedem motoristas e passageiros de visualizar a pista contrária e pessoas mal intencionadas podem facilmente se esconder atrás das muretas existentes para surpreender condutores de veículos.
A Secretaria de Transporte deveria rever a altura das muretas nos cruzamentos com aquela avenida, rebaixando-as o suficiente para visualização dos motoristas e colocar grades de proteção sobre os muros. Daria mais segurança aos motoristas e a todos que transitam pela Racanello. Quem avisa antecipa problemas e possíveis assaltos.

Arquidiocese realiza campanha para o Haiti

O terremoto e a situação caótica no Haiti leva a Arquidiocese de Maringá a iniciar campanha de ajuda àquela nação. De acordo com a iniciativa da campanha, diante de tamanha catástrofe sobre o povo Haitiano, onde se multiplicam as vítimas dentre elas a nossa Querida Dra Zilda Arns e vários militares brasileiros em missão humanitária. Também foi colhido o Pastor deste povo, O Arcebispo de Porto Príncipe. A solidariedade se faz sentir por todos os países. Também o Papa Bento XVI pede para todas as nações a generosidade solidária. Leia Mais.

UMES limpará prédio abandonado

Nesta sexta-feira (15), a partir das 9 horas, a União Maringaense dos Estudantes Secundaristas (UMES) irá realizar a limpeza e ocupação de sua sede histórica, localizada na Avenida Cerro Azul, 27, proximidades da Câmara Municipal, na Zona 02. Fundada em 1957, a entidade enfrentou altos e baixos e sua sede, atualmente, se encontra abandonada.

Segundo a nova presidente da entidade, Tainá Alves Silva, a gestão da nova diretoria, eleita em seu 15º Congresso realizado no dia 11 de novembro de 2009, tem como foco principal a reocupação da sede histórica da UMES.

Durante o ato, ainda será lançada a campanha “UMES de volta pra Casa!”, que prevê a reocupação do prédio e um abaixo assinado para que o Poder Executivo tombe o imóvel, reconhecendo o seu valor histórico e cultural para o município de Maringá.

A UMES foi a sexta entidade historicamente registrada em Maringá. O prédio foi construído pelos próprios estudantes da época. Seu tombamento já foi autorizado pelo Poder Legislativo (Lei 5114/2000).

14 de janeiro de 2010

Lula: o filho do Brasil

Na noite de ontem – quarta-feira – assisti o filme “Lula: o filho do Brasil”. Pelo que sei da história de Lula, confesso que esperava mais. O produtor do filme investiu muito tempo na infância, adolescência e juventude de Lula, correndo na parte final do filme que ficou prejudicado. A vida política de Lula mereceu pouco investimento. Lula é Lula não pelo fato de ter saído de Garanhuns/PE e de seu modo de vida até conhecer a vida sindical e partidária. Lula é Lula a partir da inserção político-sindical. Após iniciar participação no Sindicato é que aparece o Lula que o Brasil conhece. Adquiri consciência social, sindical e política. Vê e lê a vida, o trabalho, o emprego-desemprego, a educação e a saúde de ângulo até então não lida e vista. Por este ângulo, o filme ficou pobre, terminando bruscamente, deixando quem assisti um tanto frustrado. Independente deste olhar, o filme é bom e vale o investimento em assistir.

13 de janeiro de 2010

Catástrofe no Haiti

Um forte terremoto no Haiti provoca um desastre indescritível. Milhares de pessoas podem ter perdido a vida durante o primeiro grande tremor e outras centenas devem morrer em decorrência dos tremores que continuam.

Entre os mortos se encontram vários brasileiros: soldados da força da paz e a coordenadora das pastorais da criança e do idoso no Brasil, Zilda Arns.

Desde a manhã ouço noticiários da TV TeleSur, da Venezuela que, diferente dos canais de televisões do Brasil, transmite quase que direto e simultaneamente notícias, informações e imagens atualizadas da tragédia no Haiti.

12 de janeiro de 2010

Governo pressionado

Alas conservadoras da Igreja, militares, ruralistas e setores da imprensa tentam criar antipatia ao Plano Nacional de Direitos Humanos lançado pelo governo federal. Temendo perder mordomias que sempre tiveram no Brasil, reagiram violentamente contra os direitos humanos. Na prática, não estão com a população, com os pobres, com os indefesos. Estão preocupados em defender suas mordomias: terras, controle dos meios de comunicação, dinheiro, mídia, igrejas e informações de torturas.

Temendo um recuo do presidente Lula, várias entidades de dirJustificareitos humanos e movimentos sociais tem emitido Notas de apoio ao Plano e esperam que o governo Lula não seda às pressões - entre elas as de alguns de seus ministros - e mantenha o Plano Nacional que não é resultado do ministro Paulo Vannuchi nem do presidente Lula e sim de inúmeras reuniões e assembléias realizadas por aproximadamente 14000 mil pessoas em todo o Brasil, inclusive aqui da região de Maringá.

11 de janeiro de 2010

Decreto presidencial provoca desavenças políticas

O Decreto assinado no final de 2009, pelo presidente Lula, sobre as torturas ocorridas durante a ditadura militar causa divisão entre ministros (Nelson Jobim – Defesa –, Paulo Vannuchi – Direitos Humanos – e ministros militares). O resultado pode ser um novo Decreto fadado a enrolar as investigações e a história do Brasil.

Uma possível reedição do Decreto do Plano Nacional de Direitos Humanos igualando violadores e violados dos direitos humanos, a meu ver, pode esconder para sempre a possibilidade de estudos e investigações sobre a história recente do Brasil (entre 1964-1985), mais ainda quando sabemos que os militares produziram as condições para o golpe militar justificando riscos de comunismo no Brasil e perseguiu estudantes, professores, religiosos, políticos, jornalistas e sindicalistas. Perderemos para sempre a possibilidade de conhecermos o que ainda existe de documentos e fatos sobre aquele período obscuro da história.

Caso o presidente Lula volte atrás no Decreto ou o altere consubstancialmente, perderá a oportunidade de entrar para a história como o presidente que contribuiu para que violações de direitos humanos sejam investigadas a fundo. Arrepender-se-á no futuro e será tarde, contribuindo com a continuidade da pior mancha de sangue que marcou o Brasil no século XIX.

Buraqueira em Umuarama

Umuarama, a Capital da Amizade pede socorro. A buraqueira nas ruas e avenidas em Umuarama causa perplexidade em qualquer motorista e motoqueiro de lá e de fora.
Moradores e visitantes ficam impressionados com os tamanhos e quantidades de buracos que estão por todos os cantos e lados: frente do Campus da UEM, região da Praça Tamoio, Sam Remo ou Panorama. Nem mesmo a região central escapa. Eu que o diga. Desde o fim de ano por lá, sofri a beça. Desviava de um buraco ou cratera pública e caía em dois ou três. Fiquei imaginando as viaturas do corpo de bombeiros ou ambulâncias transportando acidentados ou doentes. Complicadíssimo. Ciclistas e motoqueiros são jogados para cima dos acentos ao trafegarem, isto sem registrar aqueles que caem e se machucam.

Observei que os buracos são consequências da qualidade do asfalto que é uma casca de ovo: aproximadamente três a cinco centímetros de asfalto sobre uma terra de arenito batido. Pela qualidade do asfalto, o preço cobrado dos moradores tem sido exorbitante, reclama os cidadãos decepcionados das administrações públicas anteriores e atual.

10 de janeiro de 2010

80 anos

Ontem (09-01) foi dia de festa. Meu pai completou 80 anos de vida. Parecia criança ganhando presentes. Mais de 50 pessoas compareceram na casa da família em Umuarama para um jantar comemorativo. As crianças se divertiram numa cama elástica.

8 de janeiro de 2010

Boris: "Que merda"

A frase dita por Boris Casoy contra os lixeiros, mas que no fundo foi contra todos aqueles que são pobres e ganham salários baixos no Brasil "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades,dois lixeiros, do alto das suas vassouras, os mais baixos da escala de trabalho" são ditas também por milhares de radialistas, comentaristas políticos ou econômicos, empresários e políticos pelo Brasil a fora. Em férias no início desta semana, passei pelo Forte de São Francisco do Sul, em Santa Catarina e fomos conhecer a praia do Capri. Ficamos abismados com as casas dos magnatas construídas em áreas de preservação ambiental. Para chegarem nas altas construções, precisam passar por dezenas de casas simples, de pescadores, de pessoas pobres que respeitam as leis e não invadem terrenos públicos e áreas ambientais. No momento lembrei-me do comentário do Boris e pensei: estes ricaços devem pensar e fazer comentários semelhantes ao do Boris e na frente dos pobres se passam como bonzinhos e coitadinhos. Agora, de volta a Maringá, passei por alguns lugares que não me fizeram pensar diferente. Interessante que somos nós, os trabalhadores, que produzimos para os ricos concentradores.

7 de janeiro de 2010

DEDÃO

Enquanto cuidava de meu pai no quarto do hospital, em Umuarama, no final da manhã do dia 02, pacientes eram acomodados pelos enfermeiros e técnicos de saúde em outras camas. Na cama ao lado colocaram um senhor de 63 anos, com o pé direito e um dedo do pé esquerdo amputados, correndo risco de ter a perna direita amputada no joelho. Foi deixado no leito enquanto a esposa retornou na residência para buscar roupas. Uma senhora que os trouxe ao hospital e os acompanhou até a enfermaria disse ao senhor:
- se cuida bem se Chico para depois dar um trato na esposa com muito amor.
Ele imediatamente respondeu:
- deste mato não sai mais coelho.
A senhora espondeu:
- mas nem com o dedão funciona seu Chico?
Não teve um paciente do quarto que não sorriu da resposta da mulher. A esposa do paciente estava e continuou séria. Parecia não gostar da brincadeira da senhora. O senhor também ficou sério e nada respondeu. Não deve ter gostado da ousadia da mulher nem da risada de quem estava no quarto-enfermaria.

5 de janeiro de 2010

PRESENTE DE FIM DE ANO

Disseram-me que essa história ocorreu no fim de 2009 e, pelo que dizem, pode ter sido em Maringá.
Uma senhora bastante pobre telefonou para um programa de rádio que costuma ajudar os que necessitam. Ligou pedindo ajuda.
Contou a situação. Disse que passaria as festas de fim de ano sem nada, pois até o momento nada tinha.
O(a) atendente do telefone pegou seu endereço e resolveu passar-lhe um trote.
De posse da compra, mandou uma equipe ir à casa da senhora e orientou a equipe que ao serem interrogado sobre quem havia enviado, que dissessem ter sido o diabo.
Chegaram à casa da mulher e foram bem recebidos. A mulher pegou os alimentos, agradeceu e foi logo guardando. O pessoal da equipe já estavam inquietos, pois a senhora não perguntava quem havia mandado os alimentos. Perguntaram a ela: a senhora não vai questionar quem lhe enviou esta compra?
A mulher pobre e simples respondeu:
- Prá que, meu filho... Não é preciso perguntar. Aprendi que quando agente pede a Deus, ele manda e até o diabo obedece!

4 de janeiro de 2010

CHORADEIRA ORIENTAL

Enquanto aguardava a sobrinha comprar miudezas em uma loja de presentes na Avenida Brasil, em Maringá, logo após o Natal, presenciei duas moças orientais realizando compra na mesma loja. Uma gastava e a outra dava palpites. A que queria gastar reclamava que não devia gastar, pois dizia ter adentrado no limite do cartão:
- meu Deus. Já estou no vermelho. Não posso comprar. Mas é tão bonita esta bolsa. Ah! Mas, vou entrar o ano devendo? Que faço?
A acompanhante perguntou:
- você gostou?
Respondeu a possível consumidora:
- gostei.
A vendedora não é boba, entrou no meio e fez o maior esforço para realizar a venda. Para se ter uma idéia, a venda deveria alcançar noventa e cinco reais e, no geral, as pessoas realizavam gastos de cinqüenta centavos a vinte reais. Espertamente disse a vendedora:
- moça, todo mundo se indevida. Leva. Você não vai se arrepender. Você gostou?
A consumidora resmungava, pensava, levantou-se do sofá que estava sentada. Olhava no espelho – foi aí que vi seu rosto de uma jovem de seus vinte e poucos anos. Oriental aparentemente bonita. Mexeu nos cabelos. Ajeitou a blusa. Olhou para amiga e para a vendedora, suspirou, sorriu e disse:
- gostei. É muito linda. Ah! Vou levar. Não devia. Vou levar. Mas estou no vermelho. Meu Deus.
Olhou novamente para a vendedora e perguntou:
- faz um desconto a mais?
Respondeu a vendedora:
- já demos o desconto. Não é possível dar mais.
Retrucou a cosumidora:
- pega cheque? É especial. Já entrei no limite mas é especial. Não sei como vou cobrir o banco depois.
Respondeu a vendedora:
- sim, pegamos desde que a vista.
Continuou a consumidora:
- Se eu comprar a bolsa, você me dá de presente este brinco de um real e cinqüenta centavos? Mas a bolsa é no valor a vista.
Conclusão: Recebeu vinte reais de desconto, fez a compra no valor de noventa e cinco reais à vista, em cheque especial, e ainda levou um brinde.
Talvez estivesse falando a verdade de estar endividada. Mas a amiga que lhe acompanhava resmungou ao lado que ela chorava de barriga cheia.
Após saírem da loja, a vendedora comentou pra mim: “os orientais são desse jeito. Dizem estar endividados, chora até conseguir descontos que nenhum outro consegue e depois de conseguir ainda pede brinde. Não dá para cair na deles. Eles têm dinheiro e dizem que não tem. São muito espertos. Agente faz isso de vez em quando para ganhar o cliente”.

3 de janeiro de 2010

CAMINHONETE ENCHE POSTE NA COLOMBO

Nem bem acabava de ver um acidente na Rodovia Água Boa-Paiçandu, passava por outro na Avenida Colombo, em Maringá, momento em que a Copel estava no local para trocar um poste que uma caminhonete havia derrubado. O trânsito estava sendo controlado pela Polícia Rodoviária Federal. Não parei, mas observei que a caminhonete estava bastante danificada e o poste da rede elétrica estraçalhado. Deve ter sido uma pancada razoavelmente pesada.

ACIDENTE EM ÁGUA BOA

Quando retornava de Umuarama para Maringá, presenciei um acidente que havia ocorrido naquele instante. Era por volta das 18 horas quando achei estranho osJustificar veículos à frente, de ambas as pistas, começarem a para rapidamente e as pessoas correrem em direção às árvores. Era um veículo que – não sei como – havia derrapado na pista seca e foi parar no meio das árvores. Também parei e fui ao local. O condutor e um passageiro haviam acabado de pular do veículo e estavam terminando de subir o barranco, aparentemente sem arranhões e aparentando embriaguez.
O acidente foi há uns dois quilômetros de Água Boa, em direção a Paiçandu. O veículo gol de uma empresa de Maringá saiu da pista, cruzou a pista contrária (apesar do grande movimento de veículos, naquele momento não trafegava nenhum veículo de frente) passou entre duas árvores de porte médio e encheu numa árvore grossa (descascando-a) ficando de cabeça para baixo preso entre outras árvores.

CELULAR DENTRO DA BOCA

Muitos motoristas estão cada vez mais abusados no uso e abuso de celular enquanto dirigem. Alguns nem se importam com os agentes de trânsitos ou policiais ou, de tão com centrados na conversa, nem os vêem, levando multas e pontos na carteira. Já ocorreu também de motoristas ao verem um agente ou policial, assustarem-se e atirar o celular ainda ligado na boca, passando pelo agente ou policial com a boca estufada, pensando evitar o fragrante. Muitos dos acidentes diários pelas ruas, avenidas e rodovias podem ser resultados da prática de conversar ao celular enquanto dirige.

2 de janeiro de 2010

PÉSSIMO FIM DE ANO

2009 findou péssimo. Tomara que 2010 seja totalmente o contrário. Passei o fim de ano acompanhado meu pai num quarto-enfermaria de um hospital em Umuarama, internado desde o dia 28 de dezembro. Do hospital ouvíamos os fogos (eu, meu pai e mais um internado) e entre nós desejamos Feliz Ano. Em seguida ficamos em silêncio ouvindo os fogos. Vinte minutos depois uma chuva sobre Umuarama silenciou os fogos. Foi a primeira chuva do ano de 2010 da cidade. Será um bom sinal? Voltando a meu pai, ainda bem que nesta noite (02 de janeiro) recebeu alta e foi para casa em ótimo estado e, eu retornei para Maringá. No próximo sábado, dia 09, fará 80 anos de pura experiência. Agora, após o sufoco, retornarei aos poucos a postar no blog. Nos próximos dias ainda um pouco devagar.