31 de março de 2010

Limpeza é educativo

A direção do Colégio Estadual Tancredo Neves, No conjunto Branca Vieira, em Maringá, anda na contramão da educação quando se trata do cuidado externo daquela instituição de ensino. Pais, alunos e moradores da proximidade reclamam da falta de cuidado, roçada e calçada pública cimentada na área em que se encontra o estabelecimento. Passa diretor e entra outro e a situação continua a mesma. A quadra esportiva e a calçada da rua são cercadas de mato e lixo.
À exceção das calçadas da Avenida Tuiuti e Rua Rio Paranapanema, as demais laterais do Colégio não tem calçadas e, alunos e moradores precisam caminhar pelo meio das ruas. Simplesmente inacreditável.
Pequenos projetos administrativos resolveriam a situação, elevariam conceitos dos gestores e colocaria o Colégio Tancredo Neves entre os mais bem visualizados de Maringá. Esperamos ações. Tomara que 2010 seja de mudanças visuais no entorno, pois está vergonhoso, desde as condições da cerca antiga até o abandono das calçadas. Limpeza é educação e educativo.

29 de março de 2010

A manipulação da mídia

Escreveu Jeinni Puziol por e-mail que "enquanto a mídia faz a cobertura do julgamento dos Nardoni, enquanto a internet está repleta de piadas sobre Lula e ataques contra Dilma e José Serra, a polícia arrebenta com os professores em greve. E a mídia não fala nada!" Refere-se à greve dos professores do Estado de São Paulo, especificamente em Piracicaba e região. De fato. Sobre a greve e a reação dos policiais, quem sabia? Mas sobre os Nardoni, e-mails sobre Lula, Dilma e Serra ou mesmo sobre o BBB, a mídia não perde tempo. Tem um nome: manipulação social e política da mídia sobre a sociedade.

28 de março de 2010

Ramos

Hoje foi domingo de ramos. Milhões de brasileiros foram aos templos católicos com ramos para serem bentos pelos padres. Por tratar-se de uma mística católica, confundi-me nesta tarde quando várias pessoas passaram por aqui carregando ramos com flores e folhetos e convidando para atividade na Igreja. De imediato pensamos tratar de católicos. Ao recebê-los no portão, se identificaram da Igreja Universal convidando para atividades no templo deles. A dúvida posterior foi: por que estariam eles carregando ramos - mas com flores - em pleno domingo de ramos, mística e prática dos católicos? Estariam tentando confundir os católicos?

26 de março de 2010

Tempero

Almoçando no restaurante Tempero Manero, em Paranavaí, observei que entre os esfomeados estavam policiais rodoviários federais, padres, professores, comerciários, comerciantes e advogados, além de dezenas de anônimos. A disputa por um lugar em mesas chamou-me a atenção. A camaradagem marcava o ambiente, do contrário, muitos teriam que comer em pé pelo fato do ambiente ser pequeno e disputado. O comentário corrente era de que muitos restaurantes quebraram com a chegada da rede Tempero, além dos consumidores elogiarem a qualidade da comida e a diversidade de pratos. Situação semelhante deve acontecer noutras cidades, a exemplo de Maringá.

24 de março de 2010

Escola Nacional Florestan Fernandes pede ajuda

A “Escola Nacional Florestan Fernandes pede a sua ajuda urgente para se manter em funcionamento. Situada em Guararema (a 70 km de São Paulo), a escola foi construída, entre os anos 2000 e 2005, graças ao trabalho voluntário de pelo menos mil trabalhadores sem-terra e simpatizantes. Nos cinco primeiros anos de existência, passaram pela escola 16 mil militantes e quadros dos movimentos sociais do Brasil, da América Latina e da África. Não se trata, portanto, de uma “escola do MST”, mas de um patrimônio de todos os trabalhadores comprometidos com um projeto de transformação social. Entretanto, no momento em que o MST é obrigado a mobilizar as suas energias para resistir aos ataques implacáveis dos donos do capital, a escola torna-se carente de recursos”. Leia a ÍNTEGRA do pedido de socorro.
Está posto o desafio. Participe e ajude. Sugiro que em Maringá seja organizado um Grupo de Apoio à Escola Nacional Florestan Fernandes.

AMA de Maringá com sede nova

Lixo eletrônico

Na manhã de hoje, logo após o comércio abrir as portas, uma loja comercial colocou duas carcaças de monitores de computadores na calçada da Avenida Brasil – proximidades da Praça Rocha Pombo. Parei o carro à procura de uma imobiliária e quase tropecei sobre os monitores jogados na calçada. Abaixei e tirei uma foto do lixo eletrônico (pena que me esqueci de salvar). O medo de parar na mídia levou o pessoal de uma loja a retirar as carcaças em menos de dois minutos, sem que percebêssemos a ação. O agravante é que quase de frente há uma loja de informática entre outros comércios. Daria muito na cara.

22 de março de 2010

Abuso no volante e no trânsito

Quando vemos Maringá noticiada entre as cidades violentas no trânsito, não devemos nos assustar. É simplesmente absurdo o que presenciamos em, sobretudo jovens, dirigindo e bebendo cerveja e ou conversando ao celular, sobretudo nos finais de semana e feriados. Ontem (domingo) fiquei de cara em presenciar várias infrações deste porte aqui no Tuiuti, no centro de Maringá e na região do Itaipu.
Os pontos mais concorridos são: pontos de venda e distribuição de cervejas, gelos e carvão; ponto de venda de vinho, próximo a Floriano; postos de combustíveis com espaços de venda de bebidas...
Como já fui vítima de um acidente, em 2005, quando retornava de Paranavaí, sofrendo um impacto frontal cruel (30 dias sentindo dores indescritíveis), devido ao condutor do outro veículo estar dirigindo embriagado, sei na pele que bebida não combina com volante.
O interessante é que está na cara o abuso em Maringá, todo mundo vê, a polícia militar e os agentes de trânsito também sabem e vêem, mas por falta de fiscalização, inclusive com policiais a paisanas nos pontos chaves, vemos os acidentes continuarem e o abuso se alastrar descontroladamente.

H1N1 - mensagens por celulares

As operadoras começaram hoje a enviar mensagens por celulares sobre a vacina H1N1. A mensagem lembra da vacina e indica aos portadores o portal da vacina: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/index.asp

18 de março de 2010

Etanol ou etanós

Fui a Paranavaí nesta tarde e com exceção de Maringá, na maioria dos postos de combustíveis desde as cidades de Sarandi – onde abasteci o carro – até Paranavaí, o etanol está a R$ 1,49. No entanto, em Maringá, passa da casa de R$ 1,64. Muito estranho. Ainda bem que em Maringá os preços não são combinados entre os proprietários dos postos. Os preços são iguais ou semelhantes por mera coincidência.

17 de março de 2010

Laranjas

As investigações realizadas pelos profissionais da comunicação no Paraná sobre os atos de desvio de dinheiro público por meio do uso de terceiros (laranjas) organizados pelos deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Paraná são mais que vergonhosos. Cabe CPI, perda de mandatos, processo criminal e tudo mais que for possível e a Constituição possibilitar.
Os eleitores paranaenses, assim como os brasileiros e estrangeiros que assistiram a matéria globalmente divulgada, ficaram e continuam perplexos diante dos fatos apurados e divulgados pela imprensa.
Os envolvidos e culpados não somente devem ser processados como precisam ter seus bens confiscados e devolvidos ao Estado, pois são resultados dos impostos que cada um de nós eleitor pagamos.
Esperamos que a justiça funcione, a fiscalização aumente e os deputados envolvidos não sejam reeleitos.

16 de março de 2010

ASSINDI teve aprovado Centro de Educação Infantil

A Associação Indigenista-ASSINDI, de Maringá, teve autorização da Secretaria de Estado de Educação (Resolução nº 212/2010) para funcionamento de um "Centro de Educação Infantil Mitangue-Nhiri" naquela localidade, saída para Paranavaí. O objetivo do Centro é atender crianças indígenas de 0 a 5 anos. A construção do espaço foi concluída em janeiro de 2009 e teve apoio direto (recursos) de um projeto apresenado para a KINDERMISSIONSWERK-Alemanha e, aguardava autorização, o que, enfim, aconteceu neste início de 2010.
Diz a direção da ASSINDI que o próximo passo é obter apoio do município de Maringá para o funcionamento do Centro: móveis, merenda e pessoal.

14 de março de 2010

Eleições e alianças

Ainda não temos oficialmente os nomes dos candidatos ao governo do Paraná, mas já estamos em processo eleitoral, com campanhas camufladas em todas as regiões. A corrida por alianças e as negociações políticas não param e não sabemos que se juntará com quem. Se o PMDB não se coligar com o PT, este pode se coligar com o PDT. O PDT, se brincar, não se coligará com nenhum dos anteriores e sim com o DEM ou PP ou, ou...
Para os candidatos e, tratando-se de eleições, não está em jogo os interesses públicos, o povo, o Estado ou o País. A preocupação dos partidos, seus representantes e candidatos é particular. Primeiro o interesse próprio, depois os interesses do grupo político e econômico e, por último, a máquina pública e o eleitor.
A preocupação com as alianças é evidente. Até o presidente Lula tem se preocupado com o encaminhamento das alianças do PT no Paraná e as relações políticas com os partidos. A preocupação não é mais os trabalhadores, o povo, a democracia e a badalada "democracia participativa". Agora, as preocupações são o poder, o controle da máquina, o governar a qualquer custo, quase que a qualquer preço e com qualquer pessoa ou candidato.

Punição de militar

Um militar de alta patente foi punido em Curitiba pelo Superior Tribunal Militar. O processo julgado pelos ministros tratava-se de denúncia de sexo do militar com seu subordinado. A maioria dos ministros julgou o ato incompatível com a vida militar. Para uma ministra-juíza, relacionamentos fora do recinto de trabalho é assunto estritamente pessoal entre os envolvidos e não votou pela condenação do militar. AQUI.

Assembleia de servidores

Paulo Vidigal comenta os encaminhamentos - em ganhos e negociações - da Assembleia dos servidores municipais de Maringá. Dos aproximados 8 mil servidores, apenas 40 compareceram na assembleia organizado pela Sismmar neste sábado, dia 13.

12 de março de 2010

Em perigo

Recebido por e-mail - Anistia Internacional
Membros da FRENA, uma rede de ativistas da Guatemala, correm grave risco. Três de seus membros foram assassinados desde outubro de 2009. O ataque mais recente foi o assassinato de Octavio Roblero, em 17 de fevereiro de 2010. O motivo destes ataques não está claro e ninguém foi processado pelos homicídios. Outros membros da FRENA têm recebido ameaças de morte. Envie seu apelo!


DETENÇÃO DE ESCRITORA
A escritora síria Raghdah Sa’id Jassan, 38 anos, está encarcerada em regime de incomunicabilidade após ser presa em 10 de fevereiro. Poderá ser prisioneira de consciência, detida unicamente pelo exercício pacífico de seu direito à liberdade de expressão. Corre o risco de sofrer tortura e outros maus-tratos. Envie seu apelo!

11 de março de 2010

Pipoco e fogo

Os alunos do Colégio Tancredo Neves, em Maringá, estão sem aula desde a noite de quarta-feira (dia 10) por problemas de risco de incêndio no Colégio. Os alunos estudavam quando escutaram estouros e a iluminação interna começou a dar sinal de perigo. De repente o Colégio ficou no escuro e os alunos foram dispensados. Se não bastasse, até os alunos que estudam durante o dia também estão em casa pelo resto da semana. Penso que seria um bom momento para atividades extra-sala e de campo. Enquanto eu e a esposa comíamos um cachorrão agora a noite nas proximidades de casa, escutávamos alguns alunos conversando sobre os pipocos e fogo que diziam terem visto e ouvido. Estavam em férias em fora de período.

Eclipse

Um Eclipse, que mais parecia um carro de corrida, subiu a Avenida Laguna costurando e fazendo inveja aos demais condutores. O condutor era jovem e parecia querer mostrar seu “talento” esportivo. A qualquer hora vai se dá mal e ainda complicará a vida de outros condutores.

Prisioneira por crime de consciência

Notícia da Anistia Internacional
Hengameh Shahidi foi novamente detida no dia 25 de fevereiro para começar a cumprir uma condenação de seis anos de prisão, por acusações relacionadas com suas atividades políticas e jornalísticas. A Amnesty International a considera prisioneira de consciência.  Envie seu apelo!

9 de março de 2010

Defesa de Mestrado

A pós-graduanda Dominique Guhur, filha dos professores Jean e Vera Guhur, defende Dissertação de Mestrado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na manhã desta quarta-feira, dia 10. Guhur realizou estudo sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o tema da Dissertação é: "Contribuições do Diálogo de Saberes à Educação Profissional em Agroecologia no MST: Desafios da Educação do Campo na Construção do Projeto Popular". A defesa é aberta a quem quiser assistir e farão parte da banca examinadora: Profa. Dra. Irizelda Martins de Souza e Silva (orientadora-UEM); Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes (UNESP-Presidente Prudente/SP) e Profa. Dra. Maria Aparecida Cecílio (UEM). A defesa ocorrerá amanhã, dia 10 (quarta-feira), às 11 horas, no bloco H-12, sala Paulo Freire.

8 de março de 2010

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher surge durante a Conferência das Mulheres Socialistas ocorrida na Dinamarca, em 1910. Vários são os fatores que levaram a escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional e, tudo indica que a data foi estabelecida posteriormente, talvez após a Revolução Russa. Vamos aos acontecimentos para entendermos melhor o Dia Internacional da Mulher, não como dia de festa e sim como dia de estudo sobre a criação do Dia e sobre as condições de trabalho e vida da mulher contemporânea.
Primeiro fato foi a greve das mulheres operárias de uma fábrica de tecido (tecelãs) que se registra ter ocorrido em 1857, em Nova Iorque-EUA, no início da Revolução Industrial. Os registros indicam que elas trabalhavam até 16 horas/dia e reivindicavam uma carga horária para 10 horas/dia, melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens, além de tratamento digno dentro das fábricas. Registra-se que a repressão policial foi exagerada e mais de 100 mulheres morreram queimadas dentro da fábrica. Há dúvidas sobre os motivos do incêndio. Se provocado ou se resultado das péssimas condições de instalação das fábricas.
O segundo fato ocorre também em Nova York, 50 anos depois. Nova greve entre 22 de novembro de 1909 a 15 de fevereiro de 1910 (ver este e demais fatos).
O terceiro fato ocorreu 25 de março de 1911. Foi um grande incêndio resultado das péssimas instalações das fábricas têxteis. Morreram 146 pessoas, sendo 125 mulheres. Como as portas da fábrica estavam fechadas para evitar dispersão dos trabalhadores na hora do almoço, ninguém conseguiu escapar, resultando numa catástrofe indescritível.
O quarto fato remete á Revolução Russa. Vários pesquisadores, entre eles a canadense Renée Cote e a espanhola Ana Isabel Álvarez González observam que no “dia 8 de março 1917 (23 de fevereiro no Calendário Juliano), trabalhadoras russas do setor de tecelagem entraram em greve e pediram apoio aos metalúrgicos”, levando ao surgimento da data de 08 de março.
Hoje, portanto, não é dia de festa e sim de reflexão e análise sobre as condições de trabalho da mulher, em qualquer parte do mundo, por meio da realização de conferências, debates e reuniões, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual: baixo salários, jornada de trabalho, violência sexual e psicológica, entre outros.

7 de março de 2010

Combustível em queda em Maringá

Não da para entender o mercado do combustível. Acabo de abastecer o carro, pagando o álcool a R$ 1,379 o litro e a gasolina está custando R$ 2,34 e soube que preço semelhante pode ser encontrado em alguns postos. Sei que o governo federal está importando gasolina, mas não sei se é a causa da queda de preço nos postos. Uma coisa é certa. À medida que cai o preço sobe dúvidas sobre a qualidade dos combustíveis. Os empresários do setor acrescentaram água ou qualquer outro produto para compensar o desconto? Caso a qualidade esteja comprometida, danificará o motor do veículo? Como não temos certeza da qualidade e precisamos nos locomover, não nos sobra alternativas a não ser abastecermos. Foi o que fiz. Esperamos que o produto seja de qualidade.

6 de março de 2010

Paz ciência

Paciência ou "paz ciência". Este é o termo que motoristas e acompanhantes precisaram adotar ao sair ao centro de Maringá hoje. Primeiro sábado do mês e muito movimento. Até parece que todos resolveram tirar carros e motos e saírem ao mesmo tempo. Os mercados e supermercados estão altamente movimentados e deve continuar até fecharem. No ataca adão, por exemplo, estava difícil encontrar uma vaga. As filas dos caixas em qualquer deles estão enormes. Haja paciência e paz ciência.

5 de março de 2010

Porecatu

A reportagem na RPC na manhã de hoje sobre a desocupação da Usina de açúcar, em Porecatu, pelos trabalhadores assalariados fez um atendente de um hotel comentar: “Tá certo estes trabalhadores. Os donos de usinas desviam dinheiro para outros negócios usando laranjas para não serem pegos e depois deixam os trabalhadores à deriva. Passam também o Estado para trás. Pega dinheiro e depois dão o calote. Inclusive prejudicam o comércio. Sei que fazem isto porque tenho uma parenta que está metida em rolos desses e depois se passam por bonzinhos, coitadinhos e pobrezinhos. Os trabalhadores têm que parar mesmo.

Seleção de professores do campo

Está aberto o processo de seleção de professores QPM para atuar no Programa Projovem Campo - Saberes da Terra. "O Edital tem por objetivo regulamentar a Seleção de Professores Efetivos do Quadro Próprio do Magistério, para atuarem como Professores no Ensino Fundamental, na forma integrada, e como coordenadores do programa ProJovem Campo – Saberes da Terra nos 15 Núcleos Regionais de Educação Área Metropolitana Norte, Cascavel, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Paranaguá, Pato Branco, Pitanga, Umuarama, União da Vitória, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Irati, Ivaiporã, Francisco Beltrão e Wenceslau Braz.
A atuação será por área do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte e LEM), Linguagem Matemática e Ciências da Natureza (Ciências e Matemática), Ciências Sociais (História e Geografia).
Para ler o edital e fazer a inscrição acesse a página: http://www.diaadia.pr.gov.br/dedi/cec/modules/noticias/article.php?storyid=4

4 de março de 2010

Pensamento do dia: "as prioridades da vida"

Um professor de filosofia, parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e o encheu com pedras de uns 2 cm de diâmetro. Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Ele então, pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os dentro do vidro agitando-o levemente, os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras.

Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro preenchendo o restante.

Olhando calmamente para as crianças o professor disse:

- Quero que entendam, que isto, simboliza a vida de cada um de vocês.

As pedras, são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a vida.

Os pedregulhos, são as outras coisas que importam: como o emprego, a casa,um carro...

A areia, representa o resto: as coisas pequenas...

Experimentem colocar, a areia primeiro no vidro, e verão que não caberá as pedras e os pedregulhos...

O mesmo vale para suas vidas.

Priorizem, cuidar das pedras, do que realmente importa.

Estabeleçam suas prioridades.

O resto é só areia!

Após ouvirem a mensagem tão profunda, um aluno perguntou ao professor se poderia pegar o vidro, que todos acreditavam estar cheio, e fez novamente a pergunta:

- Vocês concordam que o vidro esta realmente cheio?

Onde responderam, inclusive o professor:

- Sim está!

Então, ele derramou um copo D'AGUA  dentro do vidro.

A areia ficou ensopada, pois a AGUA foi preenchendo todos os espaços restantes, e fazendo com que ele, desta vez ficasse realmente cheio.

Todos ficaram surpresos e pensativos com a atitude do aluno, incluindo o professor.

ENTÃO ELE EXPLICOU:

NÃO IMPORTA O QUANTO SUA VIDA ESTEJA CHEIA DE COISAS E PROBLEMAS, SEMPRE SOBRA ESPAÇO PARA UMA SOLUÇÃO !!!!!!

3 de março de 2010

Academia de Polícia festeja 39 anos e Dia Internacional da Mulher

No próximo dia 08 de março, em Curitiba, a Academia de Polícia de Guatupê, realizará duas comemorações: 39º Aniversário da Academia e Dia Internacional da Mulher. As policiais da Academia devem estar a mil, sobretudo pelo apoio do comandante à realização da solenidade. Veja abaixo o convite:

2 de março de 2010

Falta de tempo

A falta de tempo tem nos impedido de abastecer o blog com mais frequência. Assim, pedimos desculpas ao leitor que sempre espera encontrar matérias de interesse pessoal, social e político. Estamos atento e sempre que temos conhecimento de alguma matéria ou acontecimento, não medimos esforços em divulgar.

1 de março de 2010

Ano político em ação

Após o carnaval ficar para trás, as aulas iniciarem-se, catástrofes acontecerem por terra e ar e Brasília estar sendo sacudida por desastres políticos, vemos os candidatos à presidência da República e os candidatos a governos estaduais mostrarem suas caras. Em nível nacional a mídia investe em dois candidatos: Dilma e Serra, sem dar ênfase aos demais. No Paraná, três candidatos fazem de tudo para decolar na corrida pelo governo: Beto Richa e Álvaro Dias (PSDB) e Orlando Pessuti (PMDB). Outros candidatos do Paraná também estão no páreo, mas além dos partidos que fazem parte não estar priorizando a divulgação dos nomes, a mídia não tem dado espaço para conhecimento público e, quanto mais tempo leva para sair a público, menores as possibilidades de decolar politicamente. Acrescentemos ainda as desconfianças dos eleitores sobre os candidatos que mais objetivam interesses particulares e de grupos que públicos, prejudicando a credibilidade dos eleitores nos políticos, na democracia e no Estado.