A Seção Sindical dos Docentes da UEM cria blog para discutir temas como educação, ciência, tecnologia..., além da divulgação da Carta de Fortaleza, resultado do último Conad.
SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
27 de julho de 2010
25 de julho de 2010
Meteorologistas erram previsões
Observações dos meteorologistas no dia 19 indicavam que hoje (domingo, 25) estaria nublado, com pancadas de chuvas em Maringá. Registraram que amanhã (segunda-feira) enfrentaríamos frio de aproximadamente 6ºC. Nada se confirmou as previsões deles e iniciaremos uma semana quente. Os antigos estão acertando mais que os jovens meteorologistas. Ouvindo alguns destes, aprendi que não esfriaria e a afirmação era baseada ao comportamento do vento, lua e nuvens. Será que os meteorologistas terão que retornar às salas de aula?
19 de julho de 2010
A próxima semana iniciará com um frio de arrepiar
Preparemo-nos para o frio da próxima segunda-feira, 26 de julho. A baixa temperatura que enfrentamos hoje já está indo embora. Esta terça-feira amanhecerá aparentemente fria e a tarde poderá passar dos 25ºC. Os dias quentes vão até sábado. Serão dias de muito sol e temperaturas de até 28ºC. No próximo domingo, 25, o tempo fecha, chove e a temperatura volta a cair. Na segunda-feira de manhã, 26, veremos muita gente pedindo arrego e reclamando do frio. Levantaremos para trabalhar com temperaturas na casa de 6ºC. Não é fácil não. Ai de nosso corpo com este sobe e desce de calor e frio, vento, chuva e sol. Os dados não são de minha responsabilidade. Fui no Tempo Agora, pois não conheço nada de tempo.
17 de julho de 2010
Especulações políticas
Começaram as sondagens e especulações se se participarei de coordenação de campanha, além de curiosidades sobre em quem votarei no Estado, seja para deputados ou governador. Em nível nacional as coisas estão mais fáceis. Em nível estadual, no primeiro turno, também está claro e ligeiramente pensado. Complicará um pouco para um eventual segundo turno no Estado, mais ainda se passar dois defensores do agronegócio. Confesso: não vislumbro bons administradores públicos para nosso futuro próximo.
12 de julho de 2010
Trote policial ???
Estava trabalhando na sexta-feira quando recebo uma chamada do número 4141-1133. O missiva se identifica como policial militar membro da Associação dos policiais de Maringá, no Jardim Alvorada com Morangueira e estava vendendo rifas para melhorarem as condições da Associação. Não me perguntou se eu gostaria ou poderia comprar um número. Intimou-me a comprar três números e queria entregá-los e receber o dinheiro. Dei corda para entendê-lo melhor.
Perguntei o valor da rifa e por que três números.
Respondeu-me que o valor era de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
Perguntei: os três números?
Respodeu: cada número.
Disse-lhe que o valor era alto e iria pensar. Pedi que deixasse o contato que daria retorno.
Respondeu: não. Vou até você.
Respondi: primeiro dar-te-ei um retorno, pois seu telefone ficou gravado.
Em seguida perguntei: por que está ligando de um telefone com inicial 41?
Quando fiz a pergunta, o cara desligou o telefone na minha cara e não mais incomodou.
11 de julho de 2010
A cara da campanha eleitoral
As amarrações políticas no Paraná nos deixam encurralados. Estamos sem opções. Ou seja, as opções se voltam para candidatos desconhecidos, alguns marinheiros de primeira viagem. As coligações existentes nos decepcionaram.
Não vislumbro coisas boas para um eventual segundo turno. Os dois candidatos mais badalados e conhecidos no Estado – Osmar e Beto – têm demonstrado posições contrárias às organizações dos trabalhadores e movimentos sociais, lutas por moradia e salário, defesa da reforma agrária, organização sindical, entre outros.
Temos no primeiro turno a alternativa de escolher algum candidato entre os desconhecidos. Mas em caso de termos segundo turno e ficar Beto e Osmar, o que fazer, vez que nenhum dos dois não nos passam segurança e confiabilidade? Prefiro não pensar em outubro. Mas já me preocupa. Ambos parecem representar somente o agronegócio em prejuízo do ensino, da pesquisa, dos concursos públicos, da moradia, emprego, organização social, reforma agrária...
6 de julho de 2010
Por onde ando
Ando tanto que para me encontrar também precisas andar. Este sítio tornou-se um espaço onde passo quando tenho tempo. Quando não estou em Maringá, estou em Paranavaí. As atividades acadêmicas me exigem tempo e dedicação. Mas não se preocupe. Estou sempre on-line. Podem me encontrar também no:
GEPPPEC ou
Dicionário de Gírias Populares ou
Porta da Cidadania, além de outros que abasteço ou atualizo: CEEDH, JORPED...
5 de julho de 2010
Conferências sobre movimentos sociais e educação
Três conferências tratando de movimentos sociais e educação marcarão a inauguração da Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá, divisa com Paiçandu. As duas primeiras conferências ocorrerão na Universidade Estadual de Maringá e a terceira fará parte do ato de inauguração dos prédios da Escola. Abaixo o cronograma para que possa participar:
Dia 07/07, 19:30 h
Conferência: "Universidade e Movimentos Sociais: desafios do momento histórico" – Ademar Bogo - Coordenação Nacional do MST. Filósofo, poeta e escritor.
Local: Auditório do bloco I12, UEM – próximo ao bloco de Geografia. Inscrições no local
Dia 09/07, 19:30 h
Conferência: "O Brasil no contexto mundial: desafios e perspectivas para o século XXI" – João Pedro Stédile - Coordenação Nacional do MST e da Via Campesina Brasil. Economista.
Local: Auditório do PDE, UEM. Inscrições no local.
Dia 10/07, 8:00 h
Conferência: "Sobre a Educação e a Reforma Agrária" – João Pedro Stédile - Coordenação Nacional do MSTe da Via Campesina Brasil. Economista. Luiz Carlos de Freitas - UNICAMP - Pós-doutor em Educação.
Local: Escola Milton Santos (estrada velha para Paiçandu).
Observação: As atividades fazem parte do ato de inauguração da Escola Milton Santos.
3 de julho de 2010
Argentina zomba do Brasil, leva goleada e também vai embora
O Brasil retorna à terra natal com uma derrota de 2 X1 para a Holanda. Pior foi Argentina que também retorna com uma derrota de 4 X 0 para a Alemanha. A derrota da Argentina foi surpresa mundial. Havia brasileiros torcendo para que a Argentina perdesse. Mas a surpresa foi a goleada. Perder sim, mas não com tantos gols. Foi muita humilhação. Sorriram muito cedo do Brasil. Poderiam ter esperado 24 horas para soltarem fogos. Passado o terceiro gol, quem soltava fogos eram os brasileiros. Que maldade.
Resultado: Os brasileiros já não estão mais tristes por terem saído da Copa. Festejam a saída de seu maior rival em futebol. Gostaria pessoalmente que algum país ainda sem título fosse o campeão em 2010, mesmo respeitando a qualidade do futebol dos alemães.
2 de julho de 2010
O Brasil fez dois gols e volta para o Brasil
O Brasil demorou quatro jogos para sair da África. Fez dois gols: um a favor e um contra. Com o segundo gol da Holanda, deu adeus à África. Não retornou antes porque caiu em uma chave fraca (Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal). Os placares foram apertados na primeira rodada. Passou pelo Chile porque já o conhece bem. Mas as vitórias da Holanda no decorrer da Copa indicavam que os jogadores brasileiros não encontrariam molezas. Complete-se o nervosismo dos jogadores brasileiros durante a partida, entre eles, Robinho. Estavam tensos. Psicologicamente descontrolados. Pareciam seguir o nervosismo do treinador brasileiro que, ao contrário de Maradona que cumprimenta e até “beija” seus jogadores, Dunga parece tratá-los com broncas e cara feia.
Após o segundo gol da Holanda, a reclamação de muitos integrantes da torcida era de que não haveria mais folga de trabalho na próxima semana. “Agora temos que trabalhar direto”, ou: “Que pena. Era tão bom ser dispensados para assistir o Brasil”. Outra reclamação que ouvi: “agora vou ter que devolver todas as vassouras, pois estão com as cores do Brasil”. Nisto olhei para um veículo e o vi repleto de vassouras. O comerciante havia estacionado para assistir o jogo e almoçar. Teve que refazer seu plano de trabalho para o resto desta tarde. Não foi diferente para os ambulantes, comerciantes e indústrias. Bandeiras, camisetas, chapéus, vuvuzelas, aptos..., ficarão estocados aguardando a próxima Copa do Mundo, no Brasil, em 2014.
Assinar:
Postagens (Atom)