27 de outubro de 2010

Decreto aprovando Estatuto da UEPR

DECRETO Nº 8593 - 20/10/2010
Publicado no Diário Oficial Nº 8327 de 20/10/2010

Súmula: Aprovado o Estatuto da Universidade Estadual do Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-SETI...
.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 87, inciso V e VI, da Constituição Estadual, o contido no inciso IV do artigo 10 combinado ao art. 17 da Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e tendo em vista o contido nos protocolados nº 10.603.770-1 e nº 10.603.715-9,

DECRETA:

Art. 1º Fica aprovado o Estatuto da Universidade Estadual do Paraná, criada pela Lei Estadual nº 13.283, de 25 de outubro de 2001 e alterada pela Lei Estadual nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, autarquia de regime especial, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, com sede no município de Curitiba e foro nas Comarcas onde estão jurisdicionadas as Instituições Estaduais de Ensino Superior que a compõem, formando cada uma campus próprio.

Art. 2º O anexo contendo o Estatuto da Universidade Estadual do Paraná faz parte integrante do presente Decreto.

Art. 3  Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Curitiba,em 20 de outubro de 2010, 189ºda Independência e 122ºda República.


ORLANDO PESSUTI,
Governador do Estado

NILDO JOSÉ LÜBKE,
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

NEY CALDAS,
Chefe da Casa Civil
.

ANEXOS:

--------Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial.

© 2008 - Casa Civil do Governo do Estado do Paraná

Palácio das Araucárias - Rua Jaci Loureiro de Campos, s/n - 80.530-140 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná

21 de outubro de 2010

Governo do Paraná assina mensagem autorizando criação da UEPR

Matéria divulgada no site do governo do Paraná informa que o governador Orlando Pessuti, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke e o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, assinaram quarta-feira (20), em Curitiba, mensagem autorizando a criação da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). A mensagem a ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná substitui o projeto da UNESPAR pela implantação da UEPR.
Como é mensagem a ser apreciada e aprovada pelos deputados estaduais, fico com um pé atrás, pois deverá ser motivo de discussões nas próximas semanas ou meses e, sei haver interesses contrários para que todos os Campis sejam parte da UEPR. É importante acompanharmos o desenrolar das discussões na Assembleia. Leia a íntegra da matéria.

14 de outubro de 2010

Católicos e evangélicos assinam manifesto apoiando Dilma Rousseff

Vários blogs e sites (entre eles o site do Movimento Marina Silva) estão divulgando um Manifesto dos católicos e evangélicos apoiando Dilma Rousseff para presidente. O apoio dos cristãos é resultado dos inúmeros ataques por e-mails e vídeos à candidata petista, Dilma Rousseff, realizado pelo candidato do PSDB, José Serra e sua equipe de campanha, sobretudo à questão do aborto. AQUI.

Meu voto

  • Como não quero que os mais pobres fiquem pagando aluguel o resto da vida;
  • Como quero que as pessoas continuem comprando carro, moto, televisor, fogão, casa própria, reformando ou ampliando suas casas;
  • Como quero que os jovens mais pobres continuem estudando em Universidades públicas ou tenham acesso ao PROUNI para estudar em faculdades particulares;
  • Como não quero ver as estradas federais ainda não pedagiadas, serem esquartejadas como nos governos anteriores a Lula, tornando-se pedagiadas a preços exorbitantes;
  • Como não quero que o salário fique estacionado em R$ 600,00 (seiscentos reais), caindo aos poucos, correndo o risco de voltar à casa dos US$ 100 (cem dólares) ou menos...
Como não quero e não quero, votarei na Dilma. Não quero correr riscos. Conheci o passado dos governos anteriores e conheço o presente do governo Lula com seus defeitos que inclusive, por causa de alguns componentes de seu governo, fiquei muito triste. Mas nem por isto vou votar de qualquer jeito. Enquanto cidadão preciso olhar o passado e o presente, tendo clareza que os defeitos e prejuízos ao Brasil nos governos anteriores a Lula foram piores. Por outro lado, se meu visitante tem posição diferente e quer que:
  • O Brasil volte ao passado de antes de 2002;
  • As estradas federais não pedagiadas sejam pedagiadas a preços exorbitantes;
  • O Brasil volte a se endividar junto ao FMI;
  • Não mais tenhamos concursos públicos em todas as áreas e esferas do governo federal;
  • As investigações da polícia federal sobre os desvios do dinheiro público sejam interrompidas;
  • Os juros dos financiamentos da casa própria e veículos corram riscos de sofrerem alterações a juros altos e as famílias correrem risco de perder o que financiaram..., o que fazer???
Defendo que pense melhor para decidir com a menor margem de erro possível  para não chorar depois. Na minha avaliação, Dilma Rousseff cometerá equívocos, mas representa menos riscos que seu concorrente, José Serra. Prefiro questionar um governo vendo o povo indo para a frente, feliz, comprando, gastando, que o vendo reclamando e passando dificuldades.

Golpe baixo da imprensa

Paulo Henrique Amorin, publica em seu blog Conversa Afiada as tramas da Folha de São Paulo contra a candidatura Dilma Rousseff visando favorecer José Serra. Pela leitura, observamos que o que for ruim para Dilma e contribuir para derrubá-la nas pesquisas à presidência, a Folha fará de tudo para publicar. O que for ruim para Serra, a Folha fará de tudo para abafar e esconder do povo. É a jogada conhecida como "dois pesos e duas medidas". Leio como pura deslealdade da imprensa, ou seja, golpe baixo. Pela leitura da matéria no blog do Amorim, lemos que a Folha está fazendo campanha aberta para Serra.
Mas a Folha não me parece o único meio de comunicação a jogar contra Dilma. Outros canais de televisão, rádios e jornais escritos também estão jogando o "tudo ou nada" para derrubar Dilma e eleger Serra.

3 de outubro de 2010

Beto Richa é nosso novo governador

Foto emprestada de mafiadolixo.com
O Paraná acaba de saber quem é o novo governador: Beto Richa. O eleito sempre esteve na frente da disputa durante os três meses de campanha e a situação somente começou a sofrer alterações nas últimas duas semanas, o que indicava Osmar Dias se aproximando de Beto Richa, o que não soubemos com certeza, pois oficialmente desconheço as pesquisas. Por outro lado e espertamente, o vencedor das eleições no Paraná usou dos poderes legais de impugnação das pesquisas eleitorais no Estado para garantir-se no jogo e ser o vencedor do pleito.
Pessoalmente não via nenhum dos dois candidatos como interessante para nos governar. Mas também nenhum dos demais me entusiasmava. Desde que o cenário político foi definido no Paraná, no começo de julho, antecipei minhas decepções e adiantei no final de agosto em quem votaria. Agora o eleito precisa demonstrar que governará para todos, investindo em todas as áreas, a partir da educação, em todos os níveis, respeitando os movimentos sociais, em especial os camponeses que lutam por terra.