18 de dezembro de 2011

Barcelona hipnotizou Santos: 4 X 0

Os jogadores do Santos ficaram hipnotizados diante das jogadas dos jogadores do Barcelona no 1º tempo e o resultado final no Japão, foi 4 a 0 para o Barcelona. Na prática, o Santos jogou contra quase uma seleção mundial. Nenhum time do Brasil teria realizado um jogo diferente. Os jogadores do Santos foram colocados na roda. Os jogadores do Barcelona passearam com a bola e com ela fizeram um treino de final de ano.

14 de dezembro de 2011

Romário fala o que pensa e defende a educação e os educadores

O deputado Romário concede entrevista ao jornalista Cosme Rimoli (TV Record) e solta o verbo, fala o que pensa, pensa para falar, critica a forma como a Copa do Mundo está sendo organizada e adianta os desvios de recursos públicos e da corrupção que ocorrerá durante estes anos de preparação à Copa. Defende a educação e os professores e alerta que o povo precisa se organizar contra a corrupção e os desvios. Leia a entrevista.

14º e 15º salário dos deputados estaduais do Paraná

A mídia tem apresentado reportagens mirabolantes. Cada uma mais escandalosa que outra. Desde os anos de 1990 não engulo a votação dos deputados federais e senadores quando legislaram em causa própria o 14º e 15º salário. A atitude dos congressistas levou a uma avalanche de assembleias legislativas a cometerem o mesmo absurdo. Penso ser inconstitucional, pois todos os demais trabalhadores da sociedade civil ou servidores públicos municipal, estadual ou federal seguem o que determina a Constituição, o recebimento de um 13º salário.
O que acontece em nível do Congresso Nacional acontece camufladamente no Paraná, o que é decepcionante. Os deputados recebem o 14º e 15º salário (AQUI) e pressionado politicamente, o presidente da Assembleia do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB),  "decidiu suspender" o pagamento. A pergunta é: até quando Valdir Rossoni vai segurar a dita suspensão?
O que não me assustou, mas tem me decepcionado, é a atitude do deputado maringaense Ênio Verri (PT), que saiu em defesa do 14º e 15º salário, bravo e, como o próprio deputado disse, "surpreso" com a intenção do presidente da Assembleia, ASSISTA AQUI. O comportamento do deputado na entrevista deixou claro que é a favor do dinheiro extra – QUE VERGONHA.
Enquanto isto, os trabalhadores em geral recebem o que determina a Constituição: o 13º salário e 1/3 das férias.
Sugiro aos eleitores prestarem atenção nos comportamentos dos deputados e de todos os futuros candidatos. O melhor é não votar em 2012 em nenhum senador e deputado estadual ou federal que defende o 14º e/ou 15º salário, assim como em nenhum candidato que pense semelhantemente.

13 de dezembro de 2011

Proposta de mudança do Congresso Nacional


Recebi, concordei e divulgo. Havia divulgado tempos atrás uma proposta mais radical, de acabarmos com as câmaras, assembleias e o Congresso Nacional. Continuo questionando o que fazem os vereadores, deputados e senadores. Mas a proposta abaixo que vem correndo e-mails, sites e blogs, é interessante, LEIA:

"Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte pessoas em sua lista de endereços, por sua vez, pedir a cada um daqueles a fazer o mesmo.
Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo. Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda da Constituição do Brasil)
  1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. E não terá aposentadoria proveniente de seu mandato. Receberá somente pelo mandato.
  2. O Congresso contribui para o INSS. Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congresso participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
  3. Congresso deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.
  4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário - será corrigido durante a correção do salário mínimo.
  5. Congresso perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.
  6. Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõem o povo brasileiro.
Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.
Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem.
A hora para esta emenda na Constituição é AGORA.
É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO. Se você concorda com o exposto, REPASSE."

12 de dezembro de 2011

Possível jogada política


Considerando que a política tem sido utilizada para politicagem por boa parte dos políticos que usam o povo e as estruturas institucionais públicas (câmaras, prefeituras, estados e Federação) para interesses pessoas, familiares e de grupos, não duvido que em Maringá não se esteja planejando algum golpe. Golpe? Por que não?
Não tenho acompanhado os bastidores da política nos últimos anos em Maringá, mas considerando 2012 um ano eleitoral, será que o prefeito Sílvio Barros não possa fazer uma jogada política no início do próximo ano, abdicando do cargo de prefeito, avaliando juridicamente a possibilidade de alguém da própria família se candidatar a prefeito de Maringá? Será? Será? E será que a lei eleitoral permitiria? Qual seria a interpretação dos juízes eleitorais, do Tribunal Superior ou Supremo Tribunal?
O melhor é ficar atento, pois a partir de agora, muita coisa poderá acontecer: acordos, conchavos e jogadas políticas, ameaças, perseguições, compras ou tentativas de compras de votos e de candidatos, denúncias e boletins de ocorrências...

CNBB divulga Nota em defesa das Organizações da Sociedade Civil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB reconhece a grande contribuição das Organizações da Sociedade Civil na construção de uma sociedade democrática, justa e solidária, em consonância com o previsto na Constituição Federal, especialmente nos artigos 194 e 204. LEIA MAIS NA CÁRITAS.

2 de outubro de 2011

Vereador falta decoro, tira a camiseta e tumultua Câmara

Quem pensa já ter visto tudo em Maringá se enganou. Já acompanhei várias sessões na Câmara de Vereadores de Maringá e já presenciei ameaças contra representantes da população mas, um vereador se despir para parar uma sessão foi a primeira vez em Maringá. Penso que os vereadores deveriam dar o exemplo e não discutir o aumento de número de vereadores, mas a abertura de processo de quebra de coro parlamentar do vereador John Alves, por tirar a camiseta durante sessão. Tal atitude nem chegou perto de este sitiante ser contra o aumento do número de vereadores. O ser contra é pelo fato de os vereadores não produzirem politicamente quase nada e ganhar demais pelo que fazem.

Vidigal já fez música para o "descamisado"

Veja a música no Paulo Vidigal sobre o tumulto na Câmara de Maringá.

18 de setembro de 2011

MST questiona Revista

A Revista 'Isto É" elabora matéria totalmente equivocada contra o Movimento Sem Terra e o MST a desmente informando o fim da ética da revista. Algumas revistas, jornais, rádios e televisões costumam produzir matérias contra o MST, movimentos sociais urbanos, partidos políticos de esquerda, ou seja, produzem matérias contra todos que questionam o modelo de sociedade capitalista de concentração de terra, indústria, bancos, comércio... É o absurdo dos absurdos.

2 de setembro de 2011

Justiça despeja sem terra e não despeja quem grilou a terra

Em Americana-SP, sem terras são despejados pela polícia de São Paulo. A ação ocorreu com autorização judicial após juiz não acatar parecer de ouvidor agrário do governo. Leia duas reportagens que oferecem uma noção de como o Estado de direito se comporta diante do estado do dinheiro. Aqui a primeira reportagem e aqui a segunda. E muitos dizem que a justiça pratica justiça. Tudo bem. Pratica. Mas beneficiando quem?

1 de setembro de 2011

MST

  1. Entrevista de João Pedro Stédile deixa claro que a reforma agrária não tem sido prioridade do governo federal e que a concentração de terras cresceu no Brasil. Leia tudo.
  2. Intervozes publicou pesquisa mostrando que imprensa apresenta o MST de forma pejorativa. Quando a mídia fala do MST, fala o mínimo possível e totalmente distorcido, sobre tudo a grande imprensa do Brasil, seja ela televisiva, impressa ou radiofônica. Leia Matéria elaborada antes da divulgação da pesquisa.

27 de agosto de 2011

Professores cobram promessas de Richa

Professores da educação do Paraná podem parar no dia 30 de agosto e o motivo é justo. O governador fez várias promessas (promessas de político) e os professores continuam esperando a concretização. Realizarão a parada para cobrar a concretização das promessas. Leia MAIS.

24 de agosto de 2011

Audiência Pública debate a reforma agrária

Acontece hoje, quarta-feira, dia 24, em Maringá, Audiência Pública com a finalidade de debater o tema reforma agrária no país. O evento deve reunir representantes do Poder Público, entidades e movimentos sociais e começará às 13h30 com concentração na praça ao lado da Prefeitura de Maringá e segue até a Câmara Municipal, onde às 14hs terão início os debates. Leia mais AQUI.

19 de agosto de 2011

Entidades solicitam que policiais sejam proibidos de portar armas de fogo durante Juri Popular

Entidades protocolaram nesta tarde, 19 de agosto, requerimento ao presidente do Tribunal de Juri da Comarca de Maringá, Dr. Cláudio, solicitando que policiais militares que não estejam a trabalho no Fórum Estadual, sejam proibidos de comparecer no Juri do dia 24, portando armas de fogo.
De acordo com representantes de entidades e advogados, tal providência é necessária, pois policiais militares tem comparecido em sessões de julgamento de seus colegas portando armas de fogo e o método é de constrangimento à sociedade civil que acompanhará o julgamento dos policiais que executaram Rodrigo Sales.

UNESPAR - Encontro de Iniciação Científica - EIC

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí) realizará o II Encontro de Iniciação Científica (EIC), nos dias 26 e 27 de setembro de 2011. As inscrições com apresentação de trabalhos já estão abertas desde o dia 10 de agosto, encerrando-se no dia 09 de setembro.
O encontro conta o apoio da Fundação Araucária e visa tornar público os resultados concretos dos projetos de pesquisa em andamento pelos acadêmicos no período 2010-2011. Informações gerais e detalhes do encontro e formas de inscrições para trabalhos ou participação, AQUI.

Colegiados da UNESPAR-Paranavaí em ação

Os Colegiados de Administração, Educação Física, Contábeis e Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí), programaram eventos para o mês de agosto e semestre de 2011. Confira a programação, inscreva trabalhos e participe:

Juri Popular em Maringá

O Fórum de Maringá estará movimentado na manhã da próxima quarta-feira, dia 24. Advogados, acadêmicos de direito, ativistas sociais e policiais devem acompanhar o Juri Popular do caso do jovem morto durante ação da polícia militar no bairro Santa Felicidade alguns anos atrás. O Juri foi antecipado pelo Presidente do Tribunal de Juri da Comarca de Maringá para quarta-feira, dia 24, às 08h30 e mães se mobilizam para solicitar ao juiz que os policiais que acompanharem o Juri, não estejam armados no Fórum e no recinto do Juri.

15 de agosto de 2011

Veículo é arrombado de frente shopping em Maringá

Atualizado - Veículo foi arrombado para furto de rádio-cd-dvd em uma das avenidas que passa em frente do Shopping Avenida Center. O arrombamento ocorreu na tarde deste feriado municipal de Maringá, dia 15 e dezenas de pessoas paravam para olhar o resultado do atrevimento dos arrombadores. De acordo com os presentes, o mesmo estava arrombado desde a metade da tarde e já era noite e o proprietário não havia aparecido. Deverá passar muita raiva e ficar no prejuízo.
Fotos: Anne Caroline:


25 de julho de 2011

Plebiscito para decidir o número de vereadores na Câmara de Maringá

As Câmaras municipais de todo Brasil estão debatendo o número de vereadores que desejam para suas cidades. Maringá não é diferente e já vi e ouvi entrevistas sobre o assunto e tenho recebido e-mails de movimentos da sociedade convidando para participar de discussão e assinar documentos pelo número ampliado de vereadores. Mas porque as entidades, organizações e movimentos sociais de Maringá não iniciaram um movimento em defesa de um PLEBISCITO POPULAR?
O aumento do número de vereadores deveria ser assunto para PLEBISCITO. Isto sim é democracia, o povo participando diretamente da decisão do número de vereadores na Câmara Municipal por meio do voto.
Pessoalmente não sou a favor do aumento do número de vereadores em nenhuma Câmara Municipal em todo Brasil e faria de tudo para que PLEBISCITOS fossem realizados.
Tratando-se de Maringá, eis a oportunidade de vereadores e movimentos sociais organizados ouvir o povo e iniciarem imediatamente uma campanha pelo Plebiscito para que o povo decida - no voto - o número de vereadores que desejam para a Câmara Municipal.
Pelo plebiscito, SIM.
Pelo simples aumento do número de vereadores, NÃO.

18 de julho de 2011

Brasil: deve ser campeão em 2014

De acordo com meu sobrinho Felipe Bonini (11 anos), o Brasil será campeão em 2014. Enquanto o Brasil disputava ontem com o Paraguai, o garoto torcia para que o Brasil não continuasse na competição. Perguntei o motivo da torcida e me disse que nos últimos torneios da Copa América que o Brasil foi vencedor, perdeu a Copa do Mundo. Assim, o melhor seria perder a Copa América e vencer a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Ao Brasil perder os quatro pênaltis para o Paraguai, o sobrinho comemorou a derrota e justificou os motivos: "o Brasil será campeão em 2014", gritava. Fui levantar as informações e percebi que o garoto tinha informações corretas dos últimos 14 anos:
1997, Campeão da Copa América e não vence a Copa do Mundo de 1998;
2001, não vence a Copa América e vence a Copa do Mundo de 2002;
2004, Campeão da Copa América e não vence a Copa do Mundo de 2006;
2007, Campeão a Copa América e não vence a Copa do Mundo de 2010.
Vamos esperar a Copa do Mundo de 2014 para constatar se o Felipe tem razão.

Jogadores milionários humilham brasileiros

17 de julho de 2011. Dia inesquecível. Paraguai elimina o Brasil da Copa América, nos pênaltis. O Brasil errou nada mais que quatro pênaltis e não marcou nenhum gol. Dos quatro chutes, três foram jogados para fora, sendo dois para o "céu". Agora é aguardar a Copa do Mundo em 2014.

17 de julho de 2011

Terreno na Franklin: vende-se ou troca por chácara

Vende ou troca por chácara, terreno de 488m², no valor de R$ 155 mil reais, na Avenida Franklin Delano Roosevelt, ao lado do número 2551a, em Maringá/PR, próximo da Escola de Educação infantil Maria Doná Ferraz e Escola Municipal Odete Alcântara Rosa. Interessados contatar pelo celular: 9813-1630

4 de julho de 2011

Bazar beneficente


A Associação Maringaense dos Autistas (AMA) promoverá um bazar beneficente com mercadorias doadas pela delegacia da Receita Federal de Maringá. Será de 6 a 9 de julho na av. Colombo, 7485, em frente ao banco SICOOB, próximo à Estância Gaúcha.
O bazar vai oferecer produtos eletroeletrônicos, de pesca, roupas, cosméticos, brinquedos, celulares, máquinas fotográficas, lingerie, além de inúmeros itens de outros gêneros.
De quarta a sábado, o evento estará aberto ao público das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. As compras poderão ser pagas em dinheiro ou no cartão de crédito em até três parcelas.
O bazar será totalmente informatizado. Todos os produtos estão cadastrados e fotografados, com códigos de barras para leitura ótica. Os organizadores dizem que haverá mais agilidade e mais segurança, tanto para a AMA quanto para os compradores.
O dinheiro arrecadado servirá para concluir a sede própria da AMA, que já está ocupada, mas em condições precárias. Além de pintura, ampliação e serviços hidráulicos e elétricos, os recursos vão permitir a construção de uma piscina para os 50 alunos e alunas da instituição.

2 de julho de 2011

Evite ser assaltado 1

O CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJAS e outros locais de encontros coletivos pode evitar um assalto.
Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade no povo e na Polícia. COMO? Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo... De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.
Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...
O jeito, em caso semelhante é ir acompanhado! Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.
Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos...

13 de junho de 2011

Em Paranavaí - show a Luiz Gonzaga

Está agendado para o dia 1º de julho, às 20h30, na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, organizado pela Fundação Cultural, um tributo a Luiz Gonzaga com o maestro e músico José Alfredo Braga e convidados. Aproximadamente 20 composições de Luiz Gonzaga fará parte do repertório. Este nordestino acredita que deva ser um grande show.

10 de junho de 2011

Festival de Música e Poesia de Paranavaí

Estão abertas inscrições para o 46º FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Os interessados têm até o dia 26 de agosto para inscrever até dois trabalhos nas modalidades conto, poesia e música.
Os 44 classificados nas três modalidades receberão o troféu “Barriguda”, CDs, antologias do Festival e ajuda de custo. Será destinado R$ 500,00 aos selecionados na fase regional e R$ 1.000,00 aos escolhidos da fase nacional. O regulamento pode ser baixado no site: www.novacultura.com.br

9 de junho de 2011

Do Rio Grande do Norte para Maringá: Amanda Gurgel

A professora da rede pública do Rio Grande do Norte (RN), Amanda Gurgel, que ficou conhecida em todo Brasil pelo youtube e pela participação no programa do Fausto Silva, resultado de seu depoimento sobre a situação da educação do Estado do Rio Grande do Norte, ao calar a secretária da Educação e deputados de seu Estado, estará em Maringá neste sábado, dia 11 de junho, para debater "A situação da Educação no País e a Luta dos Trabalhadores em Educação". A vinda da professora está sendo organizada por vários grupos, a exemplo da ANEL/UEM, CSP-Conlutas, entre outros.
Questões da pauta de discussão:
* O Plano Nacional de Educação (PNE), o financiamento da educação pública e a importância da construção de uma campanha nacional em defesa de 10% do PIB imediatamente para a educação;
* A situação dos trabalhadores em educação hoje;
* A necessidade da implementação da Lei do Piso Salarial Nacional;
* A experiência dos trabalhadores em educação pelo país.
LOCAL DO DEBATE: Anfiteatro Maior da ADUEM, às 14 horas.

Alerta sobre a conta de luz

Alertamos nossos leitores que residem no Paraná a observarem a conta de luz do mês de junho e julho. Em caso de aumento acima do normal, reclamem na Copel e em não sendo revisto os valores, reclamem no Procon e em não sendo resolvido, reclamem na Justiça de Pequenas Causas ou se organizem e recorram judicialmente. O alerta é importante, pois em cidades do Paraná está ocorrendo situações assustadoras de aumento.

3 de junho de 2011

Pobreza

A presidenta Dilma lançou plano de 80 bilhões de reais até 2014 para diminuir a pobreza. Ela disse não concordar com a pobreza e nem que esta seja uma fatalidade. Ainda bem que pensa assim. Pois motivar-se-á mais em lutar por um Brasil melhor. Tomara. Leia mais AQUI.

31 de maio de 2011

Dicionário Popular

Estou impressionado com a quantidade de visitas em meu Dicionário de Gírias e Expressões populares. Passam de 330 visitas por dia e de vez em quando recebo e-mails elogiando o dicionário. Agora preciso de tempo para postar as palavras que tenho na fila de espera.

30 de maio de 2011

João Ivo

Após ter sido submetido a uma cirurgia de emergência e ficar dias sem poder receber visitas, João Ivo Caleffi se recupera bem. Estamos torcendo para que saia o quanto antes do hospital e volte à vida normal.

16 de maio de 2011

Vereadores querem aumentar o número na Câmara

Atualizado. Lendo a manchete de domingo do jornal "O Diário" de que "Maioria da Câmara quer 23 vereadores", penso que tratando-se da população o querer é o contrário: "Maioria da população quer que o número de vereadores diminua". Sobre este polêmico assunto, o melhor será que o Congresso Nacional realize um PLEBISCITO em todo Brasil, ouvindo o povo sobre aumentar ou não o número de vereadores nos municípios. Por que também não ouvir o povo em relação ao número de deputados estaduais, federais e senadores? A diminuição do número de vereadores - em Maringá, por exemplo -, significará (a princípio) mais dinheiro público para o Poder Executivo investir na saúde, educação, cultura, habitação, limpeza pública... Ao lado, ENQUETE sobre o que pensa o leitor deste Sítio sobre o assunto.

13 de maio de 2011

Participação em debate na Rádio em Sarandi

Convidado há quase um mês para participar do Programa do Antonio Santos, na Radio Banda 1 - AM, em Sarandi, consegui agenda para a manhã de hoje. Considerando o assunto que colocaria em pauta no ar, o radialista também convidou para o debate o padre Décio, o cirurgião dentista Allan Silva, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, José Luiz e o presidente do Partido DEM Jovem, Fagner.
O programa parece de excelente audiência e qualidade, recebeu vários elogios e alguns telefonemas. Percebi ser um espaço de reclamações e cobranças da população, como também de formação da consciência por meio do debate. Quando eu tiver mais um tempinho, retornarei para contribuir mais um pouco.
Na oportunidade falei das responsabilidades dos poderes Executivo e Legislativo, assim como da população cobrar ações e se organizar politicamente. Tratei também do papel do Ministério Público e da importância de assembleias e audiências nos bairros convidando o prefeito, o delegado, o vereador, o comandante da polícia, o promotor público e o juiz para ouvirem o povo e orientar a população sobre os direitos e deveres de ambas as partes.
Tratei também da confusão dos papeis e responsabilidades dos vereadores que se intrometem nas ações do poder executivo. Vereadores são eleitos para fiscalizar as ações do prefeito, secretários e diretorias. No entanto, muitos  agem politicamente como se tivessem sido eleitos para executar obras e construir. As funções e responsabilidades dos vereadores são fazer leis, fiscalizar, entre outras e, não prometer o que não lhe pertence. EXEMPLO DE RESPONSABILIDADES DO VEREADOR: fiscalizar as obras públicas e a qualidade delas, fiscalizar os contratos e licitações celebrados entre o Poder Público e empresas contratadas e, não ficar prometendo troca de lâmpadas, roçadas, poda de árvores ou mudança de nome de ruas para simplesmente se reeleger vereador anos depois.
A função de cada Poder está contida na divisão constitucional dos poderes. Poder Legislativo (para legislar e fiscalizar) e Poder Executivo (para executar, fazer, cuidar, zelar). Veja o que discuti anos atrás com os políticos de Jandaia do Sul-PR, sobre as responsabilidades de cada Poder.

Assembleia extraordinária dos servidores municipais de Maringá

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar) convocou a categoria para uma assembleia geral extraordinária neste sábado (14), às 8h na Câmara Municipal. O risco de ficar sem plano de saúde nos próximos dias e a demora para aprovação do plano de carreira são os principais assuntos que estarão em pauta.

Roubo X Esperteza

Presenciei duas situações extremas e revoltantes:

  • De um lado, empresários de rede hoteleira superfaturando seus produtos: comidas e bebidas, com mais de 400% sobre o valor real. Exemplo: uma garrafa de água mineral de 330ml, por R$ 3,50;
  • Por outro, trabalhadores vendendo água mineral ou doce nos semáforos, debaixo de um sol cancerígeno, para ganhar talvez 100% sobre o valor real. Exemplo: uma garrafa de água mineral de 500ml, por R$ 2,00 ou R$ 2,50.

Interessante:
  • O rico super-fatura produtos e não é considerado assalto e, sim esperteza. Está ganhando dinheiro - o mundo é dos mais espertos;
  • O pobre trabalhador, ao vender água nos semáforos para sobreviver, é visto como ato indigno, roubo, assalto - alguns pensam em mandar trabalhar.
Não é contraditório?

Central do "blogger.com" fora do ar

Todo blogueiro ficou sem condições de postar notícias ou reorganizar postagens por mais de 50 horas desde o dia 11 deste mês. Motivo: a central dos blogs ficou fora do ar para manutenção, deixando-nos a "ver navios". Perdi uma postagem realizada na manhã de ontem, dia 12.

10 de maio de 2011

Dois pesos, duas medidas

Acabo de chegar de Curitiba e ver uma grande movimentação na frente do Parque de Exposições de Maringá. O movimento era contagiante. Algumas poucas famílias de empresários e fazendeiros estão ganhando dinheiro a beça. E o dinheiro é do povão que não mede esforços para desembolsar e pagar entrada no Parque, comer, beber, brincar, sorrir, cantar... É uma grana aqui, um quilo de alimento ali e de grão em grão o caixa dos organizadores se fortalece.
O povo, sobretudo as crianças, os adolescentes e os jovens prestigiam mesmo. Muitos adultos vão devido a pressão dos filhos. Outros tantos vão por serem da região e não terem outro atrativo visual e de diversão.
O Parque me provoca um questionamento: Para o funcionamento do Parque houve muitos investimentos. Será que houve investimento público? Caso tenha tido, vejo contradições, pois quando os gestores públicos são chamados a investirem em ações que ajudam projetos que beneficiam comunidades necessitadas/pobres, a desculpa é de que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ou a Constituição Federal não permitem. Quando as ações beneficiam grupos econômicos ou empresas particulares, os gestores públicos fazem de conta que a LRF ou a Constituição não existem, resultando em dois pesos e duas medidas. O povo não enxerga?

6 de maio de 2011

Morreu

Esqueci de comentar o nascimento e morte da sigla UEPR. Nasceu oficialmente no início do 2º semestre de 2010, durante o governo Pessuti e começou agonizar a partir de 1º janeiro de 2011. Houve momentos de preocupação se a sigla sobreviveria, mas, não teve o que fazer. Esteve na UTI e na berlinda, ouve-se tentativas de reanimação, mas a pouca idade da sigla não contribuiu para sua longa vida. Não resistiu, morreu e foi enterrada em meados de abril de 2011, mais especificamente no dia 18, de morte prematura. Sobreviveu aproximadamente 07 meses. É. Com 07 meses precisaria de cuidados especiais. Não deu. Muitos choram a morte, mas, calma, a vida continua, gente. Doravante, se tudo correr bem e, caminha-se na direção de que a sigla da Universidade Estadual do Paraná, seja UNESPAR.

5 de maio de 2011

Bin Laden morreu?


Confesso que tive dúvida do assassinato de Bin Laden pelos Estados Unidos da América (EUA), por vários dias e, simplesmente, devido ao fato de os americanos inventarem situações para invadir um país, ganhar status e não ficar atrás na corrida política ou econômica local e global, como aconteceu contra o Iraque e tantos outros países.
Começo a aceitar as informações de que de fato foi assassinado, visto não ter lido ou ouvido notícias de manifestação da organização Al-Qaeda desmentindo os americanos por meio da mídia independente, blogs ou facebook.
Fica a pergunta: Bin Laden morreu? Pode ter morrido, mas já deve ter dado lugar a tantos outros bin ladens, semelhante ao que ocorreu no Brasil com o assassinato de Tiradentes ou do argentino Che Guevara, assassinado na Bolívia, em 1967.

30 de abril de 2011

Dia do trabalhador X o dia seguinte

Amanhã, domingo, dia 01 de maio, é dia do trabalhador. Muitos insistem afirmar ser um dia de festa do  trabalhador. Vale apena observar que o dia do Trabalhador não é dia de festa e sim dia de reflexão sobre como surgiu esta data. Ela é resultado das manifestações dos trabalhadores exigindo melhores condições de trabalho e salário nos Estados Unidos da América (EUA), em fins do século XIX. Portanto, não é dia de festa.
Visando a discussão do dia do Trabalhador, ocorrerá em Sarandi-PR, neste domingo, dia 01 de maio de 2011, a 22ª Romaria do Trabalhador, organizado pela Arquidiocese de Maringá. A Romaria do Trabalhador de Maringá iniciou-se em 1988, mesmo ano da promulgação da Constituição atual do Brasil.
Interessante é que a mesma cidade que sediará a Romaria do Trabalhador de 2011, poderá sediar no dia seguinte, 02 de maio, uma grande mobilização de policiais (há rumores que deve passar de 200 homens) para "oferecer" cobertura à mudança (não poderá ser despejo?) de mais de 100 famílias que residem numa área conhecida como Conjunto Mutirão. De acordo com o blogueiro Hilário Gomes, a área na qual residem as famílias dará lugar a um Hospital Municipal, um quartel da Polícia Militar e a uma delegacia de polícia.
Interessante é o silêncio em torno da ação que deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 02 de maio. Há rumores no mutirão que haverá força policial e que não haverá aulas na escola ao lado.
Em sendo mudança para o Conjunto Floresta, qual o motivo de não haver aulas na Escola? O que a mudança tem haver com as aulas? Haverá mesmo força policial? Em havendo, não se caracterizará despejo?

Publicação de livros online

Tenho recebido manifestações - para não dizer reclamações - pelo fato de meu Sítio estar um tanto abandonado, como se estivesse sendo tomado pelo mato, capoeira e cerrado. Acontece que não estou dando conta das demandas profissionais e políticos-sociais: pesquisa, leituras, orientações, aulas, produções acadêmicas...
Por falar em produções acadêmicas-científicas, a Gráfica e Editora Massoni começou a publicar online alguns livros, entre eles, os nossos. Visite o site da Editora, no espaço "E-book" e aprecie as publicações. Eis dois livros meus:
  1. BRANDÃO, Elias Canuto (Org.). Orçamento Participativo: avanços, limites e desafios. O livro é enriquecido com palestras realizadas no Seminário Estadual do Orçamento Participativo, realizado em Maringá, em 2003.
  2. BRANDÃO, Elias Canuto. História social: da invasão do Brasil ao maxixe e lambari. Este livro é resultado da pesquisa de Mestrado em Educação, realizado na Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP), onde pesquisei a educação e formação da consciência social, crítica e política dos assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

17 de abril de 2011

1996-2011: 15 anos do massacre de Eldorado do Carajás

Há 15 anos - em 17 de abril de 1996 - assistíamos um dos piores massacres do Brasil: o massacre de Eldorado do Carajá, no Pará. Policiais daquele Estado assassinaram 19 trabalhadores rurais sem terra e deixaram mais de 100 pessoas feridas (crianças e adultos - mulheres e homens).
Tudo aconteceu em uma estrada de terra - numa curva, conhecida como curva do S - quando os trabalhadores se dirigiam à capital e foram impedidos pelos policiais e pistoleiros de continuarem a viagem.
Até este 17 de abril de 2011 a "justiça" não condenou nenhum policial e mandantes. A morosidade da "justiça" nos leva ao descrédito com perguntas como: temos "justiça" no Brasil? Que "justiça" temos? "Justiça" a favor de quem?

1 de abril de 2011

Moto taxi

Descia pela Avenida Tuiuti, Jardim Novo Oásis, sentido centro, quando um motoqueiro em alta velocidade me ultrapassou. Ao passar, li no colete: "moto taxi". O condutor, em velocidade que devia ultrapassar os 80km/h, inclinou-se para trás e tampou a placa da moto para não ser identificado pelo radar. Imaginei a "responsabilidade" ou irresponsabilidade dele transportando clientes.

23 de março de 2011

Cordel sobre o Big Brother


BIG BROTHER BRASIL
Autor: Antonio Barreto,
Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,residente em Salvador.
 


                                Curtir o Pedro Bial
                                E sentir tanta alegria
                                É sinal de que você
                                O mau-gosto aprecia
                                Dá valor ao que é banal
                                É preguiçoso mental
                                E adora baixaria.
 
                                Há muito tempo não vejo
                                Um programa tão ‘fuleiro’
                                Produzido pela Globo
                                Visando Ibope e dinheiro
                                Que além de alienar
                                Vai por certo atrofiar
                                A mente do brasileiro.
 
                                Me refiro ao brasileiro
                                Que está em formação
                                E precisa evoluir
                                Através da Educação
                                Mas se torna um refém
                                Iletrado, ‘zé-ninguém’
                                Um escravo da ilusão.
 
                                Em frente à televisão
                                Lá está toda a família
                                Longe da realidade
                                Onde a bobagem fervilha
                                Não sabendo essa gente
                                Desprovida e inocente
                                Desta enorme ‘armadilha’.
 
 
                                Cuidado, Pedro Bial
                                Chega de esculhambação
                                Respeite o trabalhador
                                Dessa sofrida Nação
                                Deixe de chamar de heróis
                                Essas girls e esses boys
                                Que têm cara de bundão.
 
                                O seu pai e a sua mãe,
                                Querido Pedro Bial,
                                São verdadeiros heróis
                                E merecem nosso aval
                                Pois tiveram que lutar
                                Pra manter e te educar
                                Com esforço especial.
 
                                Muitos já se sentem mal
                                Com seu discurso vazio.
                                Pessoas inteligentes
                                Se enchem de calafrio
                                Porque quando você fala
                                A sua palavra é bala
                                A ferir o nosso brio.
 
                                Um país como Brasil
                                Carente de educação
                                Precisa de gente grande
                                Para dar boa lição
                                Mas você na rede Globo
                                Faz esse papel de bobo
                                Enganando a Nação.
 
                                Respeite, Pedro Bial
                                Nosso povo brasileiro
                                Que acorda de madrugada
                                E trabalha o dia inteiro
                                Dar muito duro, anda rouco
                                Paga impostos, ganha pouco:
                                Povo HERÓI, povo guerreiro.
 
                                Enquanto a sociedade
                                Neste momento atual
                                Se preocupa com a crise
                                Econômica e social
                                Você precisa entender
                                Que queremos aprender
                                Algo sério – não banal.
 
                                Esse programa da Globo
                                Vem nos mostrar sem engano
                                Que tudo que ali ocorre
                                Parece um zoológico humano
                                Onde impera a esperteza
                                A malandragem, a baixeza:
                                Um cenário sub-humano.
 
                                A moral e a inteligência
                                Não são mais valorizadas.
                                Os “heróis” protagonizam
                                Um mundo de palhaçadas
                                Sem critério e sem ética
                                Em que vaidade e estética
                                São muito mais que louvadas.
 
                                Não se vê força poética
                                Nem projeto educativo.
                                Um mar de vulgaridade
                                Já tornou-se imperativo.
                                O que se vê realmente
                                É um programa deprimente
                                Sem nenhum objetivo.
 
                                Talvez haja objetivo
                                “professor”, Pedro Bial
                                O que vocês tão querendo
                                É injetar o banal
                                Deseducando o Brasil
                                Nesse Big Brother vil
                                De lavagem cerebral.
 
                                Isso é um desserviço
                                Mal exemplo à juventude
                                Que precisa de esperança
                                Educação e atitude
                                Porém a mediocridade
                                Unida à banalidade
                                Faz com que ninguém estude.
 
                                É grande o constrangimento
                                De pessoas confinadas
                                Num espaço luxuoso
                                Curtindo todas baladas:
                                Corpos “belos” na piscina
                                A gastar adrenalina:
                                Nesse mar de palhaçadas.
 
                                Se a intenção da Globo
                                É de nos “emburrecer”
                                Deixando o povo demente
                                Refém do seu poder:
                                Pois saiba que a exceção
                                (Amantes da educação)
                                Vai contestar a valer.
 
                                A você, Pedro Bial
                                Um mercador da ilusão
                                Junto a poderosa Globo
                                Que conduz nossa Nação
                                Eu lhe peço esse favor:
                                Reflita no seu labor
                                E escute seu coração.
 
                                E vocês caros irmãos
                                Que estão nessa cegueira
                                Não façam mais ligações
                                Apoiando essa besteira.
                                Não deem sua grana à Globo
                                Isso é papel de bobo:
                                Fujam dessa baboseira.
 
                                E quando chegar ao fim
                                Desse Big Brother vil
                                Que em nada contribui
                                Para o povo varonil
                                Ninguém vai sentir saudade:
                                Quem lucra é a sociedade
                                Do nosso querido Brasil.
 
                                E saiba, caro leitor
                                Que nós somos os culpados
                                Porque sai do nosso bolso
                                Esses milhões desejados
                                Que são ligações diárias
                                Bastante desnecessárias
                                Pra esses desocupados.
 
                                A loja do BBB
                                Vendendo só porcaria
                                Enganando muita gente
                                Que logo se contagia
                                Com tanta futilidade
                                Um mar de vulgaridade
                                Que nunca terá valia.
 
                                Chega de vulgaridade
                                E apelo sexual.
                                Não somos só futebol,
                                baixaria e carnaval.
                                Queremos Educação
                                E também evolução
                                No mundo espiritual.
 
                                Cadê a cidadania
                                Dos nossos educadores
                                Dos alunos, dos políticos
                                Poetas, trabalhadores?
                                Seremos sempre enganados
                                e vamos ficar calados
                                diante de enganadores?
 
                                Barreto termina assim
                                Alertando ao Bial:
                                Reveja logo esse equívoco
                                Reaja à força do mal…
                                Eleve o seu coração
                                Tomando uma decisão
                                Ou então: siga, animal…