24 de janeiro de 2011

Viagem para ficar na história


Pela primeira vez e após 45 anos, retornei ao lugar onde nasci. Fui acompanhado da esposa e conhecemos o sítio onde nasci. Vi os restos dos tijolos e do barro da casa onde fui parido e residi por alguns anos. Atualmente os restos da casa estão tomados pela grama do pasto, pisados pelos animais e destruídos pelo tempo. Chegamos ao local acompanhados por um tio que nos contou que naquele exato local nasceram 27 pessoas, sendo 26 filhos de meu avô paterno e eu. No local, relembrei as informações contadas pelos pais e tios que por pouco não nasci devido a uma complicação no parto. Vimos o pé de imbu que servia como poleiro das galinhas e os pés de mangas plantados pelo tio que nos acompanhou como guia e que reside em Paulo Afonso-BA. Segundo ele, os pés foram plantados por volta de 1950. À exceção da casa, o imbuzeiro e dois pés de mangas continuam preservados. O sítio pertence atualmente a um primo segundo e está utilizado como pasto.
Conhecemos também a pequena e animada cidade de Mata Grande-Alagoas, o Rio São Francisco e canais de transposição das águas do Rio São Francisco pelo sertão de Alagoas. No dia seguinte, fomos conhecer de perto três Usinas do São Francisco: Paulo Afonso, Apolônio Sales e Itaparica. Valeu a viagem, o resto foi descansar nas praias de Alagoas, pois em breve o tempo estará exclusivo à Universidade.


Usina de Paulo Afonso-BA e Rio São Francisco

Usina de Paulo Afonso-BA e Rio São Francisco

18 de janeiro de 2011

Rodovia de risco

A rodovia Maringá-Umuarama está mesmo arriscada. Nesta terça, dia 17, em visita a meus pais, em Umuarama, fiquei preocupado com a possibilidade quase real de quatro acidentes provocados por condutores apressados que colocaram em risco a vida deles e de outros. Dois dos condutores pareciam fazer teste com veículos novos da wolks, pois as placas eram – salvo engano – verdes. Como o número de veículos aumenta a cada dia, as filas se tornam gigantescas e os riscos de acidentes aumentam. Aumenta também nossa responsabilidade para evitar acidente ou sofrermos acidentes provocados pelos apressados.

15 de janeiro de 2011

Projeto obriga políticos eleitos a matricular filhos na escola pública


Um Projeto de Lei  no Senado (Projeto nº 480/2007), do senador Cristovam Buarque, obriga todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, senador, governador, presidente da República) a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014. Ainda não tenho certeza sobre a veracidade e tramitação da Lei, mas poderá resultar em maior seriedade a educação pública. Será? Leia AQUI o projeto.

11 de janeiro de 2011

Retornando ao local onde nasci

Faremos no início deste ano o que há anos tenho vontade. Conhecer o sítio e a cidade onde nasci, Mata Grande-AL. Saí de Alagoas (Mata Grande) aos 05 anos de idade (1965) e somente agora a conhecerei de fato. De lá não me lembro nada a não ser o dia em que viajávamos na carreceria de uma caminhonete para embarcarmos em Inhapi-AL  e à caminhonete passar sobre uma lombada fui jogado para fora dela, sendo pego no ar por um dos pés por um tio que reside em Paulo Afonso. A informação é que todo sertão nordestino está muito seco, pois não chove com frequência - como no centro-oeste e sul - há mais de três meses. Conheceremos Bahia (Rio São Francisco, Usina de Paulo Afonso...) e Alagoas, sem esquecer algumas praias. Não vejo a hora de viajar.

6 de janeiro de 2011

lixo e vandalismo

A ausência de consciência social, política e ambiental de maringaenses resultam em atitudes desagradáveis pelo centro e bairros de Maringá. Em dezembro, dois fragrantes me chamaram a atenção. Primeiro foi um CPU de computador jogado sobre um contêiner de lixo no anoitecer (Avenida Prudente de Moraes - próximo ao Estádio, durante o jogo da Seleção Brasileira Master). Segundo foi ver um orelhão arrancado e derrubado na Avenida Tiradentes.