O MST convida a todos para logo mais, às 18 horas, um ato que será realizado no Plenarinho da Câmara Municipal de Maringá. A programação inclui um informe sobre a Jornada Nacional de Lutas do MST, realizadas nesse mês de agosto e uma manifestação de apoio à decisão do Presidente Lula de atualizar os índices de produtividade, vez que isso vem sendo sistematicamente atacado na imprensa e em manifestações públicas de representantes da UDR e de membros da bancada ruralista, como se fosse conduzir ao fim da agricultura. Os organizadores contam com a presença do leitor deste blog.
SÍTIO CRIADO EM 02/11/2006. eliasbrandao.unespar@gmail.com - Cel.: (44) 99813-1630
31 de agosto de 2009
Devolução da taxa de iluminação pública
Segundo informações, encerra-se no próximo dia 05 de setembro o prazo para que os contribuintes de Maringá possam solicitar judicialmente a devolução da Taxa de Iluminação Pública cobrada pela prefeitura de Maringá entre 1994 e 2002. O direito foi resultado de ação ajuizada pelo Promotor de Justiça de Maringá e a Prefeitura foi condenada a ressarcir os maringaenses dos valores recebidos que serão corrigidos em juros e correção monetária, calculado sobre o valor da época.
Este blogueiro e alguns vizinhos solicitarão a devolução corrigida da Taxa de Iluminação, o que devem fazer até a próxima sexta-feira dia 04, vez que dia 05 é sábado e o Fórum estará fechado e a solicitação da devolução deverá ser realizada por advogado contratado. Interessante são os valores solicitados por diferentes advogados. Alguns pedem 20% e outros 30%. Se não ficarmos atentos, perdemos lá atrás e perderemos na hora da contratação de um advogado.
Para receber os valores, a pessoa que possuia conta de luz em nome próprio pode apresentar cópia simples de RG e CPF, mais conta de luz da época ou atual e o advogado entrará com ação, o que deve demorar de um a três anos para o ressarcimento. Geralmente os advogados só receberão os valores de seu trabalho quando o dinheiro for devolvido.
Manifestação em defesa de Sarandi
30 de agosto de 2009
Marina Silva no PV
Descaso pela higiene
29 de agosto de 2009
O calor chegou
Molina toma posse em São Pedro
28 de agosto de 2009
Mau exemplo
Velocidade e falta de atenção
Conversando em celular enquanto dirige
27 de agosto de 2009
Audiência Pública
Divulguei neste blog a Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Maringá e um imprevisto impossibilitou-me de acompanhar. Ainda bem que a plenária se posicionou contrária.
A gripe H1N1 começa a ser banalizar
Já é possível observar o início da banalização dos riscos sobre a gripe Influenza A (H1N1). É com o descuido que as pessoas podem adquiri-la, correndo o risco de óbito. Um exemplo da banalização é observarmos a reação de quem ouve os noticiários. Poucos dias atrás, ao se divulgar sobre os riscos da gripe, o espanto das pessoas era imediato. Ontem, assisti alguns meios de comunicação divulgando que o Brasil lidera o ranking de mortes da gripe A e observei que a informação quase não causou reação. Em Maringá, por exemplo, já morreram nove pessoas e praticamente não foi divulgado pelos meios de comunicação. Neste sentido, em termos de informação e prestação de serviço à comunidade, temos que parabenizar o blog do Rigon que tem se destacado na atualização dos dados.
26 de agosto de 2009
Churrasco de rico e de pobre 2
- Bermuda Hugo Boss ou Calvin Klein, camisa esporte Lacoste ou Brooksfield, óculos Armani, relógio Rolex e geralmente chegam acompanhados de uma bela mulher em sua Hilux ou Cayenne.
- Chinelo Rider, bermuda florida ou feita de uma calça jeans cortada no joelho desfiada, com a barriga aparecendo, camisa do Corinthians ou do Flamengo jogada nas costas (eles morrem de calor) e óculos de camelô na testa (suada). Chegam de Monza ou de carona com mais oito pessoas.
A COMIDA
DE RICO:
Normalmente eles não comem, quando comem é um pouquinho de cada coisa. Arroz com brócolis ou açafrão, farofa com frutas secas, filé de cordeiro, picanha argentina, muzzarella de búfala. Sendo que cada coisa a seu tempo e pausadamente.
DE POBRE:
Vinagrete, farofa com muita cebola, maionese, muita asa de frango, lingüiça com pão de alho, costela e miolo de acém (que eles juram ser mais macio que picanha!).
Na porta do Plenário do Senado Brasileiro
“F..........d.......P.........., Ladrão, Salafrário, Assassino, Traficante, Mentiroso, Pedófilo, Vagabundo, Sem Vergonha, Preguiçoso de Merda. Vendido, Assaltante, Falso, Puxa Saco, Vira-Casaca ...”
Assustado o homem pergunta ao segurança parado na porta:
“O que está acontecendo aí dentro? Estão brigando?”
Não - responde o segurança - acho que estão fazendo a chamada.
25 de agosto de 2009
Votação do Plano Diretor
Voluntários das entidades que assinaram o Manifesto em defesa do Plano Diretor de Maringá enviam convidam os maringaenses a comparecerem nesta quarta-feira, às 18 horas, na Câmara Municipal, para acompanhar e pressionar/convencer os vereadores a garantir o Plano Diretor, não votando autorizando seu esquartejamento pela administração pública de Maringá.
24 de agosto de 2009
UEM retomou as aulas hoje
3 em 1
- Angelo Rigon coloca que a Prefeitura de Maringá parece ter recuado na informação sobre a quantidade de mortes da gripe A – desta vez o número coincidiu com o Estado: 8 mortes;
- Messias Mendes sugeriu ao Guerles rever as faixas de pedestres nas saídas das rotatórias. Foram legalizadas em locais de risco e eu, noutras oportunidades, já havia alertado;
- Paulo Vidigal retoma a questão das denúncias sobre os trabalhadores do SAMU. Os poucos que trabalham dia e noite, noite e dia resistem à “falta de manutenção nas ambulâncias, não cumprimento de direitos trabalhistas, assédio moral no ambiente de trabalho”. Trabalham para socorrer o povo. Quem se habilita socorrê-los? O Ministério Público foi instigado. Aguardemos os resultados.
Adiado o V Seminário de mulheres negras
23 de agosto de 2009
Alerta: possível manipulação de resultados da H1N1
Ao conversarmos com diferentes pessoas da área da saúde pode-se perceber por trás das palavras que a administração de Maringá pode estar faltando com a verdade sobre as informações e números de pessoas doentes ou mortas em Maringá, direcionando a manipulação de resultados nas fichas e cadastros de pacientes para jamais sabermos ao certo a quantidade de pessoas atingidas ou levadas a óbito em Maringá. Uma coisa é certa. Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde em relação a Maringá são sempre maiores que os números que a administração insiste confirmar. Nunca batem. Agora vem O Diário de hoje com uma reportagem que contradiz os dados da prefeitura de Maringá. Será que não se envergonham? Cadê a ética profissional dos gestores públicos da saúde de Maringá?
Com a suspensão das aulas escolares pelos prefeitos da região e a continuidade das mesmas aulas em Maringá, penso que a administração daqui, cidade pólo regional está – irresponsavelmente – contribuindo com os riscos da gripe H1N1. Depois vem a público dizer que tudo está sobre controle e que estamos dentro da percentagem aceitável pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Questionamento: O Ministério Público não tem a função de investigar se a administração está faltando com a verdade, descobrindo se estão manipulando registros e informações?
Churrasco de rico e de pobre 1
22 de agosto de 2009
Desocupação no RS resulta em morte de sem terra
Desocupação da Fazenda Southal na manhã de ontem, 21 de agosto, pela polícia militar em São Gabriel-RS, resulta na morte de um trabalhador rural sem terra, Elton Brum da Silva. De acordo com o Movimento Nacional de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (MNDH-RS), o clima naquele Estado é tenso pela forma como a ação da Brigada Militar foi efetivada: truculenta e com a beneficência do representante do Ministério Público Estadual que acompanhou a ação policial. Várias entidades do Rio Grande cobram apuração dos fatos e punição dos responsáveis pela ação que resultou na morte.
Férias suínas
Amanhã é dia de posses dos padres Zenildo e Bruno
Padre Zenildo Megiatto toma posse neste domingo, dia 23, às 08 horas, na paróquia Bom Pastor de Mandaguari. Ainda amanhã, às 18 horas, quem também toma posse é o padre Bruno Elizeu Versari, na paróquia Santa Maria Goretti.
Coordenando o CEEDH
Na reunião do CEEDH (Coletivo de Estudo e Educação em Direitos Humanos de Maringá) na manhã de hoje sobrou para mim. Fui escolhido juntamente com Salete Eduardo de Souza para coordenarmos o CEEDH até agosto de 2010. Grande responsabilidade. Contamos agora com o interesse e participação de quantos visitarem este blog. Visite também o blog do Coletivo.
21 de agosto de 2009
A gripe A se aproximou 2
A gripe A se aproximou
Tratando da gripe A, soube que aqui perto de casa morreu uma senhora com a gripe. Só não sei confirmar a veracidade da informação e em caso de confirmado como gripe A, se passou a fazer parte das estatísticas. Sei de outras três pessoas de achegados que estão com a gripe A. O que aparentemente estava distante para mim, agora começa a mudar de figura. Precisamos ficar mais atento e não abaixarmos a guarda.
É baixa a frequência escolar
Acabo de chegar do centro da cidade e percebi mais comum que outros dias pessoas utilizando máscaras pelas ruas e comércios de Maringá. Ao vê-las, conversei com a sobrinha e soube que eles - os alunos - estão preocupados com o vírus da gripe, mais ainda por que tem faltado álcool em gel no Colégio onde estuda. Muitos alunos estão levando - caso dela. Confiou ser alto a percentagem de ausência dos alunos nas salas de aula. De aproximadamente 40 estudantes da sala, a média diária de participação nos últimos dias foi de 20 alunos. Hoje, por exemplo, compareceram 18. Seria medo ou precaução dos pais em encaminhar seus filhos para os colégios enquanto a situação ainda continua alarmante em Maringá? Penso que os pais estão cautelosos e preocupados. Estão evitando que alguém da família adquira a gripe A. Também, se pode evitar, por que complicar? Por que correr riscos?
Crianças com sintomas da gripe sendo encaminhadas à escola
Comentando a notícia sobre a possibilidade das aulas no município de Maringá ser suspensas na próxima semana, uma pessoa comentou no Rigon: “O pior e que nós que estamos nas escolas corremos risco, pois as crianças chegam nas escolas com febre, tosse, gripe e nós temos que esperar até o final do período com essas crianças ou ate os pais chegarem para buscá-los, mas o pior é que com tantas informações os pais ainda mandam seus filhos doentes pra escola”.
Meu pitaco: A pessoa que fez o comentário tem razão sobre a preocupação. Os professores das escolas e centros infantis não são da área da saúde para detectar a gripe e medir os riscos que uma criança que apresente sintomas esteja correndo. É muita responsabilidade para os educadores. O melhor são os educadores encaminhá-las o quanto antes para quem entende do assunto. Como adiantou a professora (penso): pior são os pais com filhos apresentando sintomas serem encaminhadas para a escola. Estão alguns pais fugindo à responsabilidade de pai/protetor, repassando-a aos educadores?
Desconfiança do público sobre dados da gripe A
Tenho ouvido e recebido comentários com desconfianças sobre manipulação de dados por parte do poder público – para não causar alarmes – em relação à quantidade de casos e mortes em consequência da gripe Influenza A (H1N1). Uma pessoa disse mais ou menos nestes termos: “não estão falando a verdade aqui em Maringá. Devem estar escondendo dados. Pela procura nos postos de saúde e no Hospital Municipal e pela preocupação dos agentes e médicos, a situação é mais grave. Para mim o secretário de saúde está escondendo informações. Falta transparência e quem sofre somos nós”. Como também estou um tanto apreensivo devido a porcentagem de mortes em comparação aos casos confirmados, ouvi em não discordei. Nada é impossível, sobretudo para forçosamente abaixar a porcentagem, aproximando-a da porcentagem de outros municípios, Estado e nação.
CEEDH realiza reunião neste sábado
20 de agosto de 2009
PT sofre perdas
Ao assistir ontem a noite o senador Flávio Arns (PT) analisando contundentemente o que ocorreu nos bastidores e nas decisões que resultarem no arquivamento das denúncias contra os senadores em Brasília-DF, leva-nos a nos preocupar sobre o papel, função e responsabilidade dos políticos nas casas de leis, seja nos municípios, estados e Federação. A revolta do senador foi além dos acordos. Ficou decepcionado com a falta de ética e moral do Partido que representa e deverá pedir desfiliação.
O senador Aluísio Mercadante (PT) também foi abalado pelas decisões, pressões e manobras da direção do Partido e pode renunciar a liderança do Partido no senado ainda hoje após conversar com o presidente Lula no início da noite.
Novo monsenhor na Catedral
Monsenhor Orivaldo Robles muda de paróquia, mas não de cidade. O religioso toma posse amanhã na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá. A missa está marcada para as 18h30.
19 de agosto de 2009
PT perdeu a ambientalista Marina Silva
Eleições 2010 na mídia e nos blogs
Padre Nelson Maia toma posse em Inajá
18 de agosto de 2009
Golpitas de Honduras já saquearam 250 milhões de dólares
No RS, Yeda Crusius em maus lençóis
Vem mais dor de cabeça à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. É que a oposição pediu ontem - segunda-feira - reabertura de ação sobre compra da casa da governadora. A solicitação foi feita à procuradora-geral de Justiça, Simoni Mariano Rocha, para reabertura das investigações sobre a compra de uma mansão pela governadora Yeda Crusius, ocorrida logo depois da eleição de 2006.
Encontro ecumênico
17 de agosto de 2009
Anônimo não existe
A primeira greve da história e origem de plebiscito
- O leitor sabe em que ano e motivo ocorreu a primeira greve de caráter social da História? Contamos com sua participação.
- Sabe também a origem da palavra plebiscito?
H1N1: 20% sobre o número de casos confirmados
Ao ler matérias sobre o número de casos confirmados da gripe H1N1 em Maringá e o número de mortes confirmadas, passei a rascunhar algumas idéias de que a gripe Influenza A (H1N1) ainda pode matar mais pessoas em Maringá caso não se tome medidas contundentes em relação à volta das aulas no dia de hoje – segunda-feira. Penso que locais de grandes aglomerações ou úmidos, a exemplo de clubes e piscinas deveriam ser mais bem avaliados em termos de continuarem abertos por uma semana. Parece-me que a água das piscinas é propícia para transmissão do vírus. Nela as pessoas sadias ou adoentadas espirram, tossem, cospem, escorre sujeira do nariz e quem tiver próximo, sem querer, ingerem um ou mais goles ou passam a língua sobre os lábios. Caso haja vírus na água pode acabar infectando pessoas pelo nariz, boca, olho ou cortes superficiais.
Diante do número de mortes em Maringá e se alguma cidade do Brasil tivesse que radicalizar o controle sanitário, a cidade não seria Cascavel, seria Maringá. Vinte por cento de mortes em relação ao número de casos confirmados da gripe H1N1 é muita coisa e inaceitável. Em que será que os planejamentos da saúde erraram? 20% sobre o número de casos confirmados é pandemia. Parece-me que as "autoridades" daqui precisam acordar imediatamente, antes que seja tarde demais.
Israel Zago em novo endereço
Padre Israel Zago, que foi pároco em nossa região (Tuiuti, Branca Vieira e adjacentes), tomou posse sábado dia 16, na paróquia Santa Izabel de Portugal. Continua em Maringá, mas em uma região com bairros mais novos.
16 de agosto de 2009
Nesta segunda estaremos de volta
14 de agosto de 2009
Sina de um motorista de ônibus
Igreja inventando moda: Missa pré-balada
Comércio fechado
Neste sábado, o comércio de Maringá estará fechado para balanço com Deus e Nossa Senhora da Glória. Quem tiver dívidas, que vá à Igreja Católica. Se alguém tiver que fazer compras, que vá até a noite de hoje, pois amanhã poucos comércios estarão abertos.
Feriado religioso - Dia de Nossa Senhora da Glória
Neste sábado, dia 15, é feriado em Maringá. O dia será de oração para os católicos, confira:
07h00 - Solene Ofício de Nossa Senhora (Laudes) e entronização de imagens da Bem-aventurada Virgem Maria nos lares
12h00 - Assunção de Nossa Senhora – Missa do dia e repicar dos sinos de todas as Paróquias da Arquidiocese de Maringá
18h00 - Procissão e Missa Solene seguida da coroação da imagem da Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora Glória – com saída do Parque do Ingá em direção à Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
Adiado Título de Doutor Honoris Causa
13 de agosto de 2009
Baile adiado
A Paróquia Santa Rita de Cássia comunica que devido às atuais circunstancias da nova gripe, fica adiada a realização do Baile da Família que seria no dia 15 de agosto, no CTG. Os convites adquiridos ficam valendo para a nova data que será divulgada brevemente.
Prevenindo-se
Gripe H1N1 leva inúmeras dioceses de todo Brasil à prevenção total, adiando Ordenações Sacerdotais; cancelamento de Romarias; cancelamento de Encontro; cancelamento de Peregrinações; proibição da recepção da comunhão na boca e sim nas mãos; evitar o abraço da paz e dar as mãos à oração do Pai-Nosso; a retirar a água benta da entrada das igrejas e, durante as celebrações manter as igrejas o mais ventiladas possíveis.
Presbíteros cancelam encontro em Maringá
Receio da gripe H1N1 leva padres do Paraná a cancelar encontro que realizariam em Maringá entre os dias 24 a 27 de agosto.
UEM adia o retorno às aulas para dia 24
"Além disso, o Ambulatório Médico e de Enfermagem irá priorizar os atendimentos às pessoas que apresentarem os sintomas da doença. Será colocada uma ambulância para, se necessário, transportar pacientes. Além da criação de estruturas extras para atendimento de pacientes, caso o fluxo aumente além da capacidade de atendimento do Ambulatório".
Evento sobre Pedofilia na Internet
Encerra-se amanhã, dia 14, o prazo para inscrição (gratuita) do Evento “Fórum sobre Pedofilia e Pornografia Infanto Juvenil na Internet” (vagas limitadas) e deve ser realizado no endereço eletrônico www.oabpr.org.br/eventos. O Evento está sendo organizado pela Comissão da Criança e do Adolescente e Comissão de Vítimas de Crime, com a parceria do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Paraná e Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Paraná. A princípio continua confirmado para os dias 18 e 19 de agosto de 2009, das 09h00 às 18h00, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná –, na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú, em Curitiba/PR.
CMEIs sem crianças
Percebeu o leitor que com medo da gripe H1N1 e por livre espontânea vontade, a maioria dos pais não estão levando os filhos às CMEIs? Fosse uma paralisação das escolas e creches por motivo de greve dos servidores e funcionários por melhores salários e condições de trabalho ou mesmo um feriado prolongado, muitos pais estariam chiando, xingando, ligando para a imprensa e prefeitura, enviando comentários para os blogs... No entanto, ocorreu o contrário, encontraram o jeitinho brasileiro e priorizaram os filhos junto deles ou de parentes, indicando que se quisessem contribuiriam para não transformar muitas creches em depósitos de seus filhos e filhas.
Mais uma posse de padre
Hoje tem posse do padre Ivaldir Camaroti dos Reis na paróquia Santa Joaquina de Vedruna, às 20 horas.
Sensação de conceira
12 de agosto de 2009
Trabalhadores de mercados e supermercados correm risco
Os trabalhadores dos mercados e supermercados de Maringá estão em perigo por estarem expostos à contração da gripe H1N1. Desde a semana passada tenho observado que mercados e supermercados não estão contribuindo para evitar que a gripe Influenza A (H1N1) atinja seus funcionários. Agora a noite, por exemplo, ao fazer compras em um supermercado de uma grande rede, observei que as pessoas que trabalhavam nos caixas não utilizavam nenhuma proteção nas mãos e rosto. Os atendentes estavam totalmente expostos a riscos de contração de qualquer tipo de doença, inclusive o vírus da gripe H1N1. Enquanto aguardava na fila de um caixa rápido, observei que uma atendente, inconscientemente coçou o nariz. Ela nem percebeu o ato. Muitos outros atendentes de caixas e funcionários daquele e de outros supermercados devem cometer o mesmo feito várias vezes enquanto trabalham. Tentei ver álcool em gel ou em líquido à disposição dos funcionários dos caixas ou clientes e nada vi. Tratando-se desta prática, único lugar que presenciei álcool à disposição dos clientes para limpeza dos cestos, carrinhos e mãos foi no hiper-big. Confesso que sai do supermercado - agora a noite - com a certeza que os trabalhadores deste tipo de estabelecimentos estão em perigo. É questão de saúde pública, mais ainda quando vi uma pessoa utilizando máscara e duas espirrando ao lado das gôndolas com alimentos.
Maringá: 27 casos e 05 óbitos da gripe suína
O número de mortes por casos confirmados da gripe Influenza A (H1N1) em Maringá pode ser considerado muito alto. Dos 27 casos confirmados, cinco pessoas morreram, significando que a cada 10 casos confirmados, mais de duas pessoas morreram da gripe, ou seja, 5,4% do total de casos. No Paraná o número de mortes subiu para 58 pessoas em decorrência de complicações da gripe. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou hoje 1.148 casos da gripe Influenza A (H1N1), vitimando 58 pessoas, mas ainda há 2.315 casos suspeitos, fora os que já morreram e ainda não saíram os resultados. A qualquer momento o número poderá ser alterado. Vale lembrar que o primeiro óbito no Paraná ocorreu dia 14 de julho e amanhã, dia 13, completará 30 dias. Depois de Curitiba (706 casos confirmados e 32 mortes), Maringá é a cidade que mais registrou óbitos no Estado. Londrina, por exemplo, com 87 casos confirmados, registrou apenas uma morte. O que estão fazendo de errado em planejamento preventivo em Maringá? AQUI você encontra outros detalhes sobre a situação dos casos confirmados em todas as cidades no Paraná.
2.520 postagens
11 de agosto de 2009
Gripe H1N1: 192 mortes em poucas semanas
A gripe Influenza H1N1 mata 192 pessoas em poucas semanas no Brasil – confirmadas hoje pelo governo – e o número aumentará de forma incontrolável caso o governo não tome medidas drásticas. Andando por aí não percebemos que a gripe seja tão real e perigosa. Mas quem trabalha na área da saúde afirma que a situação é assustadora. Médicos, enfermeiros e atendentes estão preocupados não só em atender a população como também estão preocupados com sua saúde e de seus familiares, pois diariamente estão em contatos com doentes e equipes de saúde e, se forem atingidos, complica mais ainda a situação.
Álcool vencido, poucas máscaras...
Brasil – terceiro no mundo em mortes da gripe H1N1
Acabo de receber um levantamento intitulado “a gripe e o capital” realizado pelo prof. Pedro Jorge, atualizado em 10.08.2009, apresentando dados sobre a gripe Influenza H1N1:
EUA............. 43.693 casos...... 436 mortes...... 0,99% de letalidade
México......... 17.530 casos...... 149 mortes...... 0,84% de letalidade
Chile............. 12.030 casos...... 104 mortes...... 0,86% de letalidade
Canadá......... 10.449 casos........ 64 mortes...... 0,61% de letalidade
Argentina....... 5.710 casos...... 338 mortes....... 5,91% de letalidade - 2º em mortes
Brasil............. 2.958 casos........ 96 mortes....... 3,2% de letalidade - 3º em mortes
Venezuela......... 476 casos......... 02 mortos...... 0,42% de letalidade
Colômbia......... 275 casos......... 17 mortes........ 6,18% de letalidade - 1º em mortes
Países onde não houve mortes
Alemanha........ 12.513 casos...... 00 mortes...... 0,00% de letalidade
Itália................ 1.238 casos..... 00 mortes...... 0,00% de letalidade
Grécia.............. 1.002 casos..... 00 mortes...... 0,00% de letalidade
Cuba.................. 264 casos..... 00 mortes...... 0,00% de letalidade
Conclusões do prof. Pedro Jorge:
1. Taxa de letalidade de 0,4% é uma média mundial. No Brasil, estamos muito acima dela;
2. Países que não tem saúde privatizada passam pela gripe sem problemas. Países que adotaram a lógica privatista do neo-liberalismo, também na saúde, pagam com inúmeras vidas o preço da subserviência às ordens do capital;
3. Agora que a água bate nas nádegas, é hora de pensarmos em quantos outros milhões de mortes são provocados pela dinâmica destrutiva do capital. Também aqui, no caso da Influenza A, não há alternativas: socialismo ou barbárie.
Posse de padres na São Mateus
Manifestação
Comentei ontem sobre o que observei das janelas fechadas e semi-fechadas em uma CMEI. Dois comentários chamaram atenção. O primeiro ao descrever “fomos orientados pela gerente de educação infantil [...] a manter as salas fechadas porque dessa maneira as crianças não iriam pegar vento ‘encanado’ e ficarem gripadas”. O segundo comenta que “O dia em que a secretaria de educação de Maringá e a sociedade deixarem de ver as escolas como depósitos de crianças quem sabe eles passam a pensar... Para eles o que importa de deixar a população calada e com as crianças nas creches ninguém abre a boca...”
Comentário do blog - No caso em questão, a orientação maior é da autoridade da saúde. Uma vez que a sociedade está em alerta e orienta-se manter janelas abertas para ventilações, precisamos ficar em alerta e não sermos cúmplices da epidemia ou pandemia. Além disso, as escolas e creches em funcionamento não podem ser motivos de calar as pessoas. A saúde e a vida em primeiro lugar.
Arquidiocese suspende atividades com aglomerações
POR CIRCUNSTÂNCIA DA NOVA GRIPE
1- Com relação à Catequese: ficam suspensos os encontros catequéticos enquanto estiverem suspensas as aulas nas escolas públicas;
2- Com relação a outras reuniões pastorais: devem também ficar suspensas as que, de modo semelhante, implicarem risco, devido ao número de pessoas, duração e local fechado;
3- Com relação às missas:
- diante da situação, dispensamos do preceito da missa dominical;
- ficam mantidos os horários de missa;
- a comunhão deve ser recebida somente na mão;
- sem prejudicar o respeito e a natureza da celebração, procure o sacerdote e as equipes de liturgia e canto reduzirem o tempo de duração;
- evite-se todo gesto de cumprimentos e saudações que impliquem contatos físicos: recepção, abraço da paz, Pai Nosso etc
- as pessoas que estiverem com qualquer sintoma de gripe, mesmo a comum, devido ao risco para os outros, não devem participar das missas ou outras atividades da Igreja, enquanto durarem;
- na medida do possível, as paróquias coloquem à disposição dois fiéis o álcool gel para higienização das mãos;
4- Com relação à Festa da Padroeira da Arquidiocese e do município de Maringá: fica mantida a programação da procissão e missa no referido dia 15 de agosto, a partir das 18h, por ser toda ela realizada ao ar livre.
Convocamos todos os católicos, especialmente os agentes da Pastoral da Saúde, da Criança e da Pessoa Idosa, a cooperarem com todas as iniciativas de prevenção dessa nova gripe.
Lembramos que todo o cuidado para proteger a saúde e a vida é profundamente cristão: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude” (Jo 10,10)
Portanto, convocamos igualmente a todos, para num momento como esse, também reforçarem seu espírito de fé e confiança em Deus, através da oração, principalmente pelas vítimas e seus familiares,
Fraternalmente
Arcebispo Metropolitano de Maringá
10 de agosto de 2009
Brasil é culpado por escuta ilegal contra MST
C.M.E.I. atendendo com janelas fechadas
O secretário de Saúde de Maringá tem aparecido na mídia para orientar a população no que fazer e não fazer nos cuidados com a gripe Influenza A H1N1. Mas algumas orientações parecem-me contraditórias, como o funcionamento dos centros infantis do município, enquanto o Estado suspendeu as aulas. O secretário de Maringá orientou que os ambientes precisam estar arejados e janelas abertas. No entanto, observei nesta manhã frienta que na C.M.E.I do Jardim Novo Oásis, as crianças eram atendidas com as janelas praticamente fechadas. A abertura não passava de 20 centímetros. Algumas não chegavam a 10 e outras estavam totalmente fechadas. Interessante é que na medida em que se permite a aglomeração, possibilita-se a contração do vírus, ainda mais em crianças que são indefesas e na maioria das vezes não sabem identificar o que sentem. Será que as secretarias de Saúde e Educação do município não precisariam repensar a questão e avaliar a aglomeração?
Serviços incompletos
9 de agosto de 2009
FELIZ DIA DOS PAIS
8 de agosto de 2009
Centro tumultuado
O centro de Maringá está tumultuado neste sábado. Dirigir demanda o dobro da atenção de outros dias da semana. Caminhar pelas calçadas exige paciência. Entrar em uma loja significa estar preparado para não encontrar um vendedor imediatamente livre. A agitação tem uma explicação: véspera do dia dos pais. Para se acalmar, nada melhor que adentrar algum supermercado e saborear deliciosos cafés e bolos oferecidos aos pais. Como não sou bobo, mesmo não sendo pai, não perdi tempo e saboreei um capuccino cremoso com um delicioso bolo recheado. Como dizia minha memorável avó: foi de lamber os beiços. Queria ter repetido a dose. Não fiz por educação. Mas estou até agora com o desejo aguçado.
Semana da Família
Neste domingo, dia 09 de agosto, todas as paróquias de Arquidiocese de Maringá abrirão a Semana da Família como momento de reflexão sobre como as famílias vivem.
24ª Romaria da Terra do Paraná é adiada devido a gripe Influenza A
Nestes 25 anos de caminhada, as Romarias da Terra tem se constituído como um espaço de defesa e valorização da vida, sendo assim está decisão visa manter a coerência e os princípios que tem motivado a CPT e os romeiros (as) da Terra do Paraná.
Sugerimos que as comunidades e organizações continuem motivadas e articuladas para a 24ª Romaria da Terra do Paraná em Marilândia do Sul. No início da próxima semana a CPT e a Diocese de Apucarana se reunirão para definir uma nova data de realização da Romaria que será informada as comunidades a partir do dia 13 de agosto.
7 de agosto de 2009
Pit bull
Bazar beneficente
Neste sábado, 08 de agosto, haverá bazar beneficente em prol do Centro de Convivência João Paulo II, no salão comunitário do Jardim Tarumã, em Maringá.
6 de agosto de 2009
Dirigir e conversar ao telefone
Enquanto andava hoje pelo centro de Maringá, vi aberrações imperdoáveis. Motoristas conversavam ao telefone enquanto dirigiam. Em menos de meia hora vi três motoristas, com cada carrãooooooo cometendo os delitos. Foram nos cruzamentos da Avenida Paraná com a Avenida Brasil e na Avenida XV de Novembro. Mesmo eu sendo contra multas, tenho que concordar que muitos deles abusam no trânsito e acabam cometendo acidentes.
5 de agosto de 2009
Mais uma Farmácia Popular em Maringá
Duplo cano em reunião de conselheiros da Arquidiocese
Servidores de Nova Esperança podem entrar em greve
Influenza A superlota Hospital Municipal
Paulo Vidigal relata que a gripe Influenza A H1N1 elevou a mais de quinhentos atendimentos/dia o número de pessoas procurando o Hospital Municipal de Maringá (HM). De acordo com o blogueiro, uma enfermeira que trabalha no Hospital relatou a ele que da uma da tarde até a uma na manhã, o atendimento é mantido com três clínicos gerais e dois pediatras e que o próprio secretário de saúde reconheceu numa entrevista hoje que pacientes que se enquadram numa classificação de risco menor, tem esperado de três a quatro horas para serem atendidos.
Jornalistas americanas foram libertadas pela Coréia
Ainda não sabemos o teor das negociações para a libertação das jornalistas americanas Laura Ling, de 32 e Euna Lee, de 36 anos que chegaram de volta hoje nos Estados Unidos da América. Ambas foram detidas em 17 de março pela Coréia do Norte após cruzar a fronteira entre China e Coréia do Norte e foram acusadas de espionagem. Ontem, 04 de agosto de 2009, elas foram libertadas pela intermediação do ex-presidente americano Bill Clinton.
Os bastidores dos acordos em Brasília
As negociatas na Câmara e no Senado Federal indicam que a política está de ponta cabeça. Deputados e senadores são denunciados escancaradamente e não renunciam ou são punidos. Dois exemplos frustram os eleitores: as denúncias contra o deputado do castelo de Minas Gerais e as acusações contra o senador José Sarney. Em Brasília se negociam tudo. Os bastidores dos acordos em Brasília ocorrem na luz do dia e no calar da noite. A imprensa apenas nos informa. Leis, processos, condenações, prisões e atestado de boa conduta servem apenas para quem não quer se envolver na política. Em alguns outros países os denunciados teriam renunciado ao mandato e estariam sendo processado. Aqui se faz lei para impedir que políticos sejam investigados e condenados.
Eclipse da lua
Hoje teremos eclipse parcial da lua. Prevê-se que o eclipse possa ser visto entre as 20:00 e 00:00 horas de Brasília.
4 de agosto de 2009
Gripe internacionalizada
Sobre a gripe suína, penso que medidas extremas não podem ser tomadas isoladamente pelos países como vem ocorrendo. Ou se tomam medidas conjuntamente ou não se controlará a gripe em curto prazo. A gripe suína está internacionalizada, ou seja, foi globalizada.
Dúvidas: Será que muitas mortes poderiam ter sido evitadas caso os medicamentos tivessem disponíveis nas Unidades de Saúde e hospitais desde a expansão da gripe?
Por que somente após dezenas de mortes – em vários estados – o governo liberou os médicos para prescreverem o Tamiflú?
Não foi o Estado conivente com a situação e o descontrole do vírus à medida que não interveio imediatamente, além das campanhas educativas?
Especulação sobre a ONU
Caso a situação "alarmante" da gripe "Influenza A" continue mundo afora, será que a ONU aconselhará os governos de todos os países a decretarem de 7 a 10 dias de total reclusão dos povos em suas casas para erradicação total da pandemia? Caso chegássemos a tal situação, empresas fechariam, pararia o setor público e privado, missas e cultos cancelados, vôos nacionais e internacionais, assim como circulação de ônibus, trens, metrôs e navios seriam suspensos e ninguém viajaria ou voltaria para suas casas enquanto durasse a reclusão. Seria um caos econômico? Olhando pelo lado da economia, sim. Olhando pelo lado da saúde pública, não.
A preocupação nas Unidades de Saúde
Se qualquer sinal de gripe já nos deixa em sinal de alerta em relação à gripe Influenza A, imaginemos a preocupação de quem trabalha nas Unidades Básicas de Saúde. O receio ou precaução de atendentes, enfermeiros(as) e médicos(as) está evidente no semblante de cada um, pois não sabem com quem tem contato e se os espirros que ocorrem nos locais – muitas vezes fechados – são procedentes de quem está com o vírus. Para sentir a preocupação é só chegar em uma Unidade ou conversar com quem trabalha na área, seja pública ou privada. Uma das preocupações dos trabalhadores da saúde é lavar as mãos várias vezes ao dia para evitar contaminação. O lavar as mãos pode virar fobia...
Servidores públicos com receio da gripe
As aulas nas instituições públicas foram suspensas, mas os serviços à comunidade continuam e está causando preocupação junto aos servidores que são obrigados a contatar com as mais diferentes pessoas a exemplo de setores como o Núcleo Regional de Educação e Biblioteca da UEM. O receio dos servidores sobre a gripe Influenza A é grande, sobretudo por receber e conversar com as mais diferentes pessoas que os procuram nos setores públicos.
3 de agosto de 2009
O anonimato da rua, da vida, do dia e da noite
Que vida louca devem passar tais pessoas. Percebíamos de cara que não falava toda a verdade e que media cada palavra e era contraditório. Não queria se comprometer, nem comprometer outros, mas deixou transparecer que estava jurado de morte por problemas de drogas e parecia um tanto alucinado. Se hoje eu quisesse encontrá-lo, não mais seria possível, pois não tem moradia, ou seja, tem a rua, mas Maringá é grande e disse que também percorre e pousa em Sarandi. Se chegar a morrer, nem os parentes ficarão sabendo em curto prazo, pois não tem documentos e não quer providenciar a segunda via. Prefere o anonimato da rua, da vida, do dia e da noite.
2 de agosto de 2009
A revolução não está nos livros
1 de agosto de 2009
Arressotom
A Influenza A já chegou em Maringá
A gripe Influenza A chegou de mansinho em Maringá. Um casal bastante próximo – médico e psicóloga – está isolado em sua própria casa para tratamento. É um momento um tanto chato, mas que passará rápido. Por aqui, também estamos fortemente gripados, mas como nenhum dos sintomas da nova gripe por enquanto foi apresentado, estamos levando a vida normalmente, evitando aglomerações.